PT1563869E - Aparelho para tratar o corpo de um paciente, utilizando um campo electromagnético - Google Patents

Aparelho para tratar o corpo de um paciente, utilizando um campo electromagnético Download PDF

Info

Publication number
PT1563869E
PT1563869E PT04003008T PT04003008T PT1563869E PT 1563869 E PT1563869 E PT 1563869E PT 04003008 T PT04003008 T PT 04003008T PT 04003008 T PT04003008 T PT 04003008T PT 1563869 E PT1563869 E PT 1563869E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
coil
patient
receiving surface
treatment
electromagnetic field
Prior art date
Application number
PT04003008T
Other languages
English (en)
Inventor
Richard Markoll
Original Assignee
Richard Markoll
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Richard Markoll filed Critical Richard Markoll
Publication of PT1563869E publication Critical patent/PT1563869E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61NELECTROTHERAPY; MAGNETOTHERAPY; RADIATION THERAPY; ULTRASOUND THERAPY
    • A61N2/00Magnetotherapy
    • A61N2/02Magnetotherapy using magnetic fields produced by coils, including single turn loops or electromagnets

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Radiology & Medical Imaging (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Magnetic Treatment Devices (AREA)
  • Magnetic Resonance Imaging Apparatus (AREA)
  • Radiation-Therapy Devices (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
"APARELHO PARA TRATAR O CORPO DE UM PACIENTE, UTILIZANDO UM CAMPO ELECTROMAGNÉTICO" Âmbito técnico A presente invenção refere-se, em termos gerais, a um aparelho para tratar o corpo de um paciente, utilizando um campo electromagnético, e em particular, a um aparelho de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Um campo electromagnético pode ser aplicado ao corpo de um paciente, ou parte dele, para modificar, parar ou tratar doenças e condições, incluindo condições dolorosas, degenerativas, resultantes de lesões ou inflamatórias, como por exemplo a osteoporose e outras perturbações músculo-esqueléticas, ou para aliviar a dor ou outras sensações desconfortáveis ou indesejadas associadas a estas doenças ou condições designadas.
Antecedentes associados A técnica anterior reconheceu que a aplicação de um campo magnético em partes de corpo doentes pode, de algum modo, melhorar a condição. 0 documento US 5.131.904 e o seu documento idêntico EP 1 371 388 A apresentam um processo para tratar um órgão a um campo artrítico do corpo, em que o processo é realizado na ausência de qualquer campo eléctrico e inclui o passo de sujeitar o órgão artrítico do corpo 2 electromagnético abaixo de 20 gauss criado por uma bobina anular, dentro de cujo centro é posicionado o órgão artrítico do corpo, sendo a bobina accionada por uma tensão CC pulsada com uma onda rectangular, que consiste de uma subida abrupta e de um impulso de corrente que se deteriora abruptamente à taxa de 1 a 30 choques de impulsos por segundo. Neste aparelho da técnica anterior, a parte do corpo alvo do tratamento pode ser suportada para ficar na posição excêntrica à secção de fluxo central do campo magnético dentro da bobina. Isto pode ser conseguido por uma almofada moldável, que ajuda ao posicionamento adequado da parte do corpo. A terapia realizada por um aparelho destes é actualmente conhecida por PST (terapia de sinais pulsados). A orientação de uma frequência de tempo especifica e forma de onda com um campo magnético de baixa amplitude para dentro e sobre uma parte do corpo alvo de tratamento numa disposição quase axial por um determinado período de tempo, permite ou até faz com que o fluxo electrónico ou iónico permaneça num estado positivo ou negativo. Esta acção estimula o potencial eléctrico da parte do corpo. Deste modo, inicia-se um processo de regeneração, através do qual as células são capazes de realizar, com mais eficácia, as suas planeadas funções genéticas.
Num aparelho desenvolvido pelo Dr. Markoll, o paciente posiciona a parte do corpo a tratar (em particular o seu braço, perna ou torso) dentro de uma bobina cilíndrica, na qual são criados sinais de impulsos. A intensidade e frequência destes sinais pulsados variam de acordo com um padrão biológico pré-determinado, dependendo do tipo de doença ou condição a tratar. Os sinais pulsados têm uma 3 energia e frequência relativamente baixas. Para contribuir para um posicionamento apropriado da parte do corpo dentro da bobina, pode também ser providenciada uma almofada moldável com este aparelho. 0 documento EP-A-1 366 781 apresenta um aparelho, como é descrito no preâmbulo da reivindicação 1, em que a estrutura de suporte é disposta de modo a suportar a parte do corpo numa posição deslocada do centro da bobina cilíndrica, para colocar a parte do corpo perto da periferia interior da bobina cilíndrica. A bobina cilíndrica e a estrutura de suporte não podem ser deslocadas uma em relação à outra. 0 documento EP-A-0 048 451 apresenta uma série de diferentes dispositivos de tratamento portáteis com bobinas que podem ser ajustadas em todas as direcções. Os dispositivos não têm uma estrutura de suporte dentro das bobinas.
Por fim, num dispositivo de tratamento apresentado em WOA- 0 053 259, há uma superfície de suporte ajustável, longitudinalmente para a frente e para trás relativamente a uma unidade magnética, mas também verticalmente para cima e para baixo.
Sumário da Invenção
Um objectivo da presente invenção é providenciar um aparelho do tipo acima mencionado, que é concebido para tornar o tratamento do corpo de um paciente mais eficaz, independentemente da constituição física do paciente.
Este objectivo é resolvido por um aparelho de acordo com a reivindicação 1. No referido aparelho são 4 providenciados meios para deslocar verticalmente a bobina, de modo a ajustar a posição da referida bobina relativamente à referida superfície de recepção.
Ao ajustar assim a posição da bobina, o tratamento torna-se mais eficaz. A razão tem a ver com o facto de que a utilização de determinados padrões pulsados, como por ex. um padrão pulsado para tratar a osteoporose, torna o campo electromagnética mais forte perto da periferia interior da bobina do que no centro da bobina. Deste modo, a estrutura de suporte de acordo com a presente invenção está disposta de modo a suportar a parte do corpo a tratar numa posição, em que o campo electromagnético é relativamente forte. Além disso, como é utilizado um comprimento de onda relativamente grande, os componentes transversais do campo electromagnético, isto é, os componentes que não são paralelos ao centro do eixo da bobina, são substancialmente zero nesta área da bobina.
De acordo com a invenção, a bobina é verticalmente movível relativamente à superfície de recepção, para permitir que o paciente tenha um contacto aproximado com a bobina de tratamento, independentemente da sua constituição física. No caso de pessoas mais corpulentas, a bobina é subida; para pessoas magras, ela é descida. Deste modo, a bobina permite uma relação de contacto eficaz com o corpo. Esta relação de contacto adnexo permite transmitir um sinal de tratamento mais eficaz ao corpo do paciente.
As reivindicações dependentes apresentam características vantajosas da presente invenção. A bobina é subida e descida através de meios adequados, como por ex. uma manivela mecânica, pneumaticamente, hidraulicamente ou através de um 5 dispositivo eléctrico.
Numa versão privilegiada, o aparelho compreende uma cama de tratamento, na qual o paciente pode descansar durante o tratamento, envolvendo a bobina pelo menos parte do comprimento da referida cama de tratamento. 0 aparelho pode compreender um apoio deslizante móvel para permitir que o paciente possa ser deslocado no sentido longitudinal da cama para uma posição de tratamento dentro da bobina.
Numa versão privilegiada, a posição (altura) da bobina é indicada por uma marca que apresenta a posição exacta da bobina, como por ex. relacionada com o aspecto anterior do corpo superior do paciente. Um indicador destes pode funcionar mecânica ou electricamente, mas principalmente de modo digital.
No caso da bobina estar disposta de modo a acomodar todo o corpo do paciente, a área para deslocar verticalmente a bobina situa-se convenientemente entre 0,1 e 50 cm, de modo a que a bobina possa ajustar comodamente o corpo do paciente, enquanto também envolve os aspectos laterais do seu corpo. A bobina é, de preferência, uniforme e continuamente ajustável, embora também seja possível, naturalmente, um ajuste progressivo.
Relativamente ao campo electromagnético utilizado, a sua resistência é, preferencialmente, de 12,5 gauss, e a taxa de impulsos está entre 10 e 20 choques de impulsos por segundo. Verificou-se que estes valores são particularmente adequados a serem usados no aparelho da invenção. A tensão CC pulsada compreende impulsos rectangulares de tempo variável, em que pelo menos alguns possuem, preferencialmente, diferentes durações e amplitudes. Pode, 6 porém, haver por vezes dois ou três impulsos adjacentes com a mesma duração e/ou amplitude. Como já foi mencionado, o padrão de impulsos especifico utilizado no aparelho de acordo com a presente invenção depende da doença ou da condição a tratar. A referida bobina cilíndrica possui, preferencialmente, um diâmetro interior de aproximadamente 58,05 cm (22 "). Um diâmetro interior destes é adequado ao tratamento do corpo inteiro da maior parte dos pacientes.
Numa versão particularmente privilegiada da invenção, a razão do ciclo de trabalho para o ciclo off de impulsos é superior a 1. O ciclo off é, por isso, sempre inferior ao ciclo de trabalho; a razão pode ser, por exemplo, 0,52 (ciclo de trabalho) para 0,48 (ciclo off).
Breve Descrição dos Desenhos
Outras características e vantagens da presente invenção ficarão mais claros com a seguinte descrição, em conjunto com os desenhos anexos, em que: A Fig. 1 mostra uma versão de um aparelho de acordo a presente invenção, A Fig. 2 mostra outra versão de um aparelho de acordo a presente invenção; A Fig. 3 mostra, em pormenor, meios de calibragem de um aparelho de acordo com a invenção; A Fig. 4 mostra esquematicamente a forma do campo 7 electromagnético criado na bobina do aparelho de acordo com a presente invenção, e A Fig. 5 mostra um padrão da tensão a aplicar à bobina do aparelho de acordo com a presente invenção.
Descrição detalhada de versões privilegiadas
Passamos a descrever versões privilegiadas da presente invenção, fazendo referência aos desenhos anexos. A Fig. 1 mostra uma versão privilegiada do aparelho de acordo com a presente invenção numa vista de perspectiva. A cama de tratamento apresentada destina-se a tratar o corpo de um paciente. 0 aparelho compreende uma bobina cilíndrica 1 que se encontra numa armação 2 de plástico. A armação 2 tem a forma de um anel, e a sua forma adapta-se à forma da bobina cilíndrica 1. Para fornecer energia à bobina, utilizando os padrões de impulsos específicos acima mencionados, é providenciada uma unidade de controlo 3 ligada à bobina 1. É providenciado um LED 10 para indicar um estado activo do aparelho.
Na versão apresentada, a bobina tem um diâmetro interior de aproximadamente 60 cm; porém, são também possíveis vários diâmetros interiores e comprimentos. A bobina de tratamento 1 também se pode estender sobre todo o comprimento do corpo, se pretender tratar o corpo inteiro de uma vez só. O aparelho compreende ainda uma estrutura de suporte 4 com uma superfície de recepção rígida 5 para suportar o corpo do paciente (não ilustrada) dentro da bobina 1. A estrutura de suporte 4 deve ser inteiramente feita 8 num material que não interfira com o campo electromagnético. Por exemplo, a estrutura pode ser em madeira ou plástico. 0 topo da superfície de recepção 5 pode ser dotado de uma camada acolchoada fina 7, que pode ser em espuma de látex.
De acordo com a invenção, a bobina 1 e a sua armação 2 podem ser verticalmente deslocadas em relação à superfície de recepção 5 da estrutura de suporte 4 (na direcção da seta A na Fig. 1), para permitir que o paciente tenha um contacto próximo com a bobina de tratamento, independentemente da sua constituição física. No caso de pessoas mais corpulentas, a bobina 1 é subida; para pessoas magras, ela é descida. Deste modo, a bobina 1 permite uma relação de contacto eficaz com o corpo. Esta relação de contacto adnexo permite transmitir um sinal de tratamento mais eficaz ao corpo do paciente.
Na versão apresentada, a altura da bobina 1 é ajustável através de meios de calibragem 9. A Fig. 3 mostra os referidos meios de calibragem 9 em detalhe: compreende uma roda de ajuste 20, assim como, um indicador mecânico com uma escala 21 e um pino 22, que indicam a posição da bobina 1 relativamente à superfície de recepção 5 da estrutura de suporte 4. A Fig. 2 mostra outra versão da invenção. Esta versão é diferente da Fig. 1 pelo facto de ser providenciado um apoio deslizante 6 na superfície de recepção da estrutura de suporte 4. Através do referido apoio deslizante 6, que é deslizantemente suportado por dois carris 8, o paciente pode ser convenientemente deslizado para dentro da bobina 1 depois de se ter deitado sobre o apoio deslizante 6. Isto é, o paciente descansa deitado de barriga para baixo (ou 9 seja, de costas) sobre o apoio deslizante 6, que depois é empurrado para dentro e através da bobina 1 sobre carris 8. 0 apoio deslizante 6 pode ser manualmente deslocado ou pode ser operado através de meios mecânicos, pneumáticos, hidráulicos ou através de um dispositivo eléctrico.
Ainda na versão da Fig. 2, a bobina 1 e a sua armação 2 são verticalmente ajustáveis relativamente à superfície de recepção 5 da estrutura de suporte 4. A posição do corpo do paciente relativamente à bobina 1 pode, por isso, ser ajustada tanto na direcção vertical (ajustando a altura da bobina 1 através de meios de calibragem 9, seta A) como na direcção horizontal (movendo o apoio deslizante 6 dentro da bobina 1, seta B) , de modo a que o campo magnético possa ser aplicado com exactidão à respectiva parte do corpo.
Ao energizar a referida bobina cilíndrica 1, é criado um campo electromagnético. A Fig. 4 mostra esquematicamente a forma do campo criado. É uma importante característica da invenção o facto do campo não ser superior a 20 gauss, de preferência, aprox. 12,5 gauss, na área da parte do corpo a tratar. A tensão a fornecer à bobina C tem um padrão, como por exemplo como é demonstrado na Fig. 5. A tensão fornecida tem de ser repetidamente e fortemente aumentada, mantida e depois deteriorada, de modo a criar, assim, uma série de plataformas de trabalho espaçadas p de pura corrente CC. É, por isso, preferível que no ciclo de trabalho, a forma de onda da pura tensão CC envolvida seja virtualmente em forma rectangular com o r de subida abrupta r e os lados d de descida abrupta da forma de onda, que compreende os lados de um rectângulo. Entre dois destes ciclos de trabalho, existe um ciclo off. 10
Como acima mencionada, a taxa de repetição dos impulsos corresponde a uma taxa de 1 a 30 choques de impulsos por segundo. Para um comprimento de onda tão grande, os componentes transversais do campo electromagnético, isto é, os componentes que não são paralelos ao centro do eixo da bobina, são substancialmente zero nesta área da bobina. É ainda importante que o movimento do campo ao longo da parte doente do corpo seja na direcção da sua extremidade distai. Isto é conseguido, fornecendo uma tensão de polaridade própria aos fios terminais da bobina. A referida tensão CC pulsada tem uma forma de onda rectangular, que consiste em subir abruptamente e deteriorar abruptamente o impulso da corrente à taxa de 1 a 30, de preferência, de 1 a 20 choques de impulsos por segundo. Pelo menos alguns dos impulsos têm diferentes durações e amplitudes.
Numa versão particularmente privilegiada da invenção, a razão do ciclo de trabalho para o ciclo off de impulsos é superior a 1. O ciclo off é, por isso, sempre inferior ao ciclo de trabalho; a razão pode ser, por exemplo, 0,52 (ciclo de trabalho) para 0,48 (ciclo off). A presente invenção foi até agora abordada através de duas versões, mas não deve ser limitada a elas e a presente invenção pode ser convenientemente alterada e modificada.
Além disso, nas duas versões acima descritas, a bobina 1 envolve o corpo de um paciente, enquanto está deitado sobre a superfície de recepção; o aparelho pode, porém, também ser construído de modo a que a bobina envolva um braço ou uma perna a tratar. Neste caso, as dimensões da bobina são convenientemente ajustadas. 11
DOCUMENTOS APRESENTADOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista dos documentos apresentados pelo requerente foi exclusivamente recolhida para informação do leitor e não faz parte do documento europeu da patente. Apesar de ter sido elaborado com o máximo cuidado, o IEP não assume, porém, qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente apresentados na descrição • US 5131904 A [0004] · EP 0048451 A [0008] • EP 1371388 A [0004] · WO 0053259 A [0009] • EP 1366781 A [0007]
Lisboa, 27/07/2010

Claims (8)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Aparelho para tratar um paciente, compreendendo uma bobina cilíndrica (1) para gerar um campo electromagnético, encontrando-se a bobina cilíndrica (1) disposta de modo a acomodar pelo menos parte do corpo do paciente e sujeitá-lo ao referido campo electromagnético; meios (3) para accionar a bobina (1) através de uma tensão CC pulsada; uma estrutura de suporte (4) compreendendo uma superfície de recepção (5) configurada para suportar o corpo, ou parte do corpo, dentro da referida bobina cilíndrica (1); em que a estrutura de suporte (4) compreende uma cama de tratamento, sobre a qual o paciente pode descansar durante o tratamento, envolvendo a bobina (1) pelo menos parte do comprimento da referida cama de tratamento, caracterizado pelo facto de compreender ainda meios (9) para deslocar verticalmente a bobina (1) para ajustar a posição da referida bobina (1) relativamente à referida superfície de recepção (5).
2. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, em que os meios (9) para deslocar verticalmente a bobina (1) são uma manivela mecânica, pneumática, hidráulica ou um dispositivo eléctrico.
3. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, que compreende ainda um apoio deslizante móvel (6) que é deslizantemente suportado pela estrutura de suporte (4) através de pelo menos um carril (8) , para permitir que o paciente possa ser deslocado na direcção longitudinal da estrutura de suporte (4) para uma posição de tratamento 2 dentro da bobina (1), e para ajustar com exactidão a referida posição de tratamento.
4. Aparelho de acordo qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida bobina cilíndrica possui um diâmetro interior de aprox. 58,05 cm (22").
5. Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, compreendendo ainda meios de indicação (21, 22) para indicar a posição da bobina (1) relativamente à superfície de recepção (5) em, pelo menos, uma direcção.
6. Aparelho de acordo com a reivindicação 5, em que os referidos meios de indicação funcionam de modo mecânico ou eléctrico, mas principalmente de modo digital.
7. Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a área para deslocar verticalmente a bobina se situa entre 0,1 e 50 cm.
8. Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida bobina (1) pode ser continuamente ajustada relativamente à superfície de recepção (5). Lisboa, 27/07/2010
PT04003008T 2004-02-11 2004-02-11 Aparelho para tratar o corpo de um paciente, utilizando um campo electromagnético PT1563869E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04003008A EP1563869B1 (en) 2004-02-11 2004-02-11 Apparatus for treating a patient's body using an electromagnetic field

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1563869E true PT1563869E (pt) 2010-08-02

Family

ID=34684662

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04003008T PT1563869E (pt) 2004-02-11 2004-02-11 Aparelho para tratar o corpo de um paciente, utilizando um campo electromagnético

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7588529B2 (pt)
EP (1) EP1563869B1 (pt)
AT (1) ATE465777T1 (pt)
BR (1) BRPI0500441A (pt)
DE (1) DE602004026821D1 (pt)
DK (1) DK1563869T3 (pt)
ES (1) ES2348469T3 (pt)
PT (1) PT1563869E (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8827886B2 (en) 2009-09-14 2014-09-09 Minnesota Medical Physics Llc Thermally assisted pulsed electro-magnetic field stimulation device and method for treatment of osteoarthritis
US8460167B2 (en) * 2009-09-14 2013-06-11 Minnesota Medical Physics Llc Thermally assisted pulsed electro-magnetic field stimulation device and method for treatment of osteoarthritis
US8932196B2 (en) 2009-09-14 2015-01-13 Minnesota Medical Physics Llc Thermally assisted pulsed electro-magnetic field stimulation device and method for treatment of osteoarthritis
DE102012013534B3 (de) 2012-07-05 2013-09-19 Tobias Sokolowski Vorrichtung für repetitive Nervenstimulation zum Abbau von Fettgewebe mittels induktiver Magnetfelder
CN103736207B (zh) * 2013-12-19 2016-02-17 中国人民解放军第四军医大学 一种基于多物理因子协同作用的骨损伤/骨质疏松治疗床
CN104721959A (zh) * 2015-03-17 2015-06-24 郭宝强 一种新型的低频电磁场骨质疏松治疗床

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA1150361A (en) * 1980-09-24 1983-07-19 Roland A. Drolet Electro-magnetic therapeutic system and method
US5131904A (en) * 1990-05-04 1992-07-21 Richard Markoll Treatment of arthritis with magnetic field therapy and apparatus therefor
US6241671B1 (en) * 1998-11-03 2001-06-05 Stereotaxis, Inc. Open field system for magnetic surgery
KR20000060068A (ko) * 1999-03-11 2000-10-16 김쌍용 전자기장의 펄스와 파장에 의한 유전자 치료법 및 그 치료장치
ATE347919T1 (de) * 2002-05-29 2007-01-15 Richard Dr Markoll Vorrichtung zur behandlung eines menschlichen körperteils mittels eines elektromagnetischen feldes

Also Published As

Publication number Publication date
DE602004026821D1 (de) 2010-06-10
ATE465777T1 (de) 2010-05-15
EP1563869B1 (en) 2010-04-28
US20050203332A1 (en) 2005-09-15
DK1563869T3 (da) 2010-08-23
US7588529B2 (en) 2009-09-15
ES2348469T3 (es) 2010-12-07
BRPI0500441A (pt) 2005-09-27
EP1563869A1 (en) 2005-08-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2208989T3 (es) Aparato para tratar un organo corporal con la ayuda de una terapia por campo magnetico.
ES2971218T3 (es) Estimulación del cerebro
ES2829387T3 (es) Dispositivo para el tratamiento por campo magnético de personas sobre una camilla de tratamiento y/o una silla de tratamiento
JP3338880B2 (ja) 医療用の電圧コントロールフィードバックを備えたエレクトロポレーションシステム
ES2629427T3 (es) Dispositivo para mejorar el flujo de sangre
US20180125416A1 (en) Apparatus and method for treatment of biological structure
JPS633873A (ja) レ−ザ−治療器
ES2851151T3 (es) Dispositivo para magnetoterapia
JP2007520290A (ja) 磁場を用いた治療用機器
JPH02307441A (ja) 砕石装置用患者横臥台
WO2013113297A1 (en) Electrode for percutaneous neurostimulation therapy and reflex movement detector
WO2022119577A1 (en) Magnetic nerve stimulator
ES2907747T3 (es) Dispositivo de inmovilización para radioterapia
PT1563869E (pt) Aparelho para tratar o corpo de um paciente, utilizando um campo electromagnético
ES2962143T3 (es) Módulo de asistencia al parto y mueble de parto
KR102462186B1 (ko) 마사지 및 자극치료 의료보조기용 자기장 발생 장치 및 이를 포함하는 자기장 의료보조기
CN205913440U (zh) 一种儿童颈托上肢固定器
RU2094069C1 (ru) Устройство для физиотерапевтического лечения заболеваний мочеполовой системы
CN215019585U (zh) 一种兽医治疗用固定支架
CN111839971A (zh) 儿童耳鼻喉科检查器械
CN219941612U (zh) 一种放疗科肿瘤放疗辅助装置
EP1366781B1 (en) Apparatus for treating a body part using an electromagnetic field
GB2038150A (en) Improvements in or related to radiography
CN215230155U (zh) 一种新型脑病科熏蒸装置
RU2257878C2 (ru) Регулируемый опорный механизм для физиотерапевтического воздействия