PT1521023E - Suporte do fuso nema válvula corrediça de tubagem para fluidos. - Google Patents

Suporte do fuso nema válvula corrediça de tubagem para fluidos. Download PDF

Info

Publication number
PT1521023E
PT1521023E PT04016116T PT04016116T PT1521023E PT 1521023 E PT1521023 E PT 1521023E PT 04016116 T PT04016116 T PT 04016116T PT 04016116 T PT04016116 T PT 04016116T PT 1521023 E PT1521023 E PT 1521023E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
valve
bush
spindle
bearing
fluid pipe
Prior art date
Application number
PT04016116T
Other languages
English (en)
Inventor
Martin Katzenschwanz
Original Assignee
Hawle Armaturen Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hawle Armaturen Gmbh filed Critical Hawle Armaturen Gmbh
Publication of PT1521023E publication Critical patent/PT1521023E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K31/00Actuating devices; Operating means; Releasing devices
    • F16K31/44Mechanical actuating means
    • F16K31/50Mechanical actuating means with screw-spindle or internally threaded actuating means
    • F16K31/508Mechanical actuating means with screw-spindle or internally threaded actuating means the actuating element being rotatable, non-rising, and driving a non-rotatable axially-sliding element

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Sliding-Contact Bearings (AREA)
  • Magnetic Bearings And Hydrostatic Bearings (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "SUPORTE DO FUSO NUMA VÁLVULA CORREDIÇA DE TUBAGEM PARA FLUIDOS" A invenção refere-se a um suporte do fuso da válvula corrediça de tubagem para fluidos. Tais válvulas corrediças são utilizadas na limitação ou interrupção do fluxo do fluido (fluido em forma de gás ou liquido) numa tubagem, por exemplo numa canalização de abastecimento de gás ou de água. As válvulas corrediças possuem um elemento de vedação deslocável através de um fuso, com o qual a passagem do fluido em fluxo pela tubagem pode ser fechada ou aberta.
Usualmente, tais válvulas corrediças compreendem uma parte superior da válvula corrediça, que incorpora um casquilho de apoio, o qual pode suportar de forma giratória uma secção de suporte de um fuso. Os suportes do fuso usuais estão de tal modo realizados, que geralmente é aparafusada uma peça de retenção metálica de material resistente à corrosão, por exemplo, bronze ou latão, numa rosca interior na parte superior da válvula corrediça. Esta peça em latão retém, então, o fuso e recebe os vedantes em 0 para a vedação do fuso e da caixa da parte superior. Tais disposições são conhecidas dos documentos US 3753569 e US 3064674.
Tais suportes do fuso exigem desvantajosamente uma necessidade elevada de tratamento de material. Tanto a parte superior da válvula corrediça, como também o casquilho de apoio (peça de retenção em latão) têm de estar providos de uma rosca e 1 tratados de tal forma nas suas superfícies deslizantes, que o fuso possa ser facilmente rodado. Nestes tratamentos resultam também superfícies de metal polidas susceptíveis a corrosão. 0 objectivo da presente invenção consiste em propor um suporte do fuso, o qual já não apresenta as desvantagens acima mencionadas. Em particular a necessidade de tratamento nas peças de suporte do fuso deve ser rescindida ou reduzida consideravelmente. Entre outros, também deve ser possibilitada protecção aperfeiçoada contra a corrosão.
Este objectivo é solucionado, de acordo com a invenção, através de um suporte do fuso de acordo com a reivindicação 1. As reivindicações dependentes definem formas de realização vantajosas da invenção.
As vantagens da presente invenção baseiam-se no facto de pelo menos as superfícies deslizantes do casquilho de apoio compreenderem um material sintético deslizante. Através desta selecção de material, a despesa de tratamento é eliminada ou minimizada de forma ideal. Além disso, um material deste género assegura que as superfícies de corrosão já não existam. Em particular, é possível conceber, deste modo, o suporte do fuso da válvula corrediça de tubagem para fluidos com custos muito mais baixos.
De acordo com uma forma de realização da invenção, o casquilho de apoio é totalmente composto pelo material sintético deslizante.
De acordo com uma outra forma de realização, o casquilho de apoio ou o fuso apresenta recepções para elementos de vedação. 2
Estes destinam-se, por exemplo, à vedação no fuso ou na parte superior da válvula corrediça e são, particularmente, ranhuras anulares para recepção de vedantes em 0. 0 suporte do fuso da válvula corrediça de tubagem para fluidos, de acordo com a invenção, pode estar concebido de tal modo, que o casquilho de apoio apresenta uma parte inferior do casquilho e uma parte superior do casquilho, em que os elementos de vedação estão dispostos, particularmente, na parte inferior do casquilho. Neste caso, é possível apoiar a parte superior do casquilho na parte inferior do casquilho, precisamente, em particular, num entalhe em forma de copo. A superfície de apoio entre a parte superior da válvula corrediça e o casquilho de apoio pode ser formada, portanto, só pela parte inferior do casquilho.
De acordo com uma outra configuração vantajosa da invenção, o casquilho de apoio é fixado por meio de um elemento de gancho, particularmente por meio de um gancho de engate, na parte superior da válvula corrediça para impedir uma deslocação axial.
De acordo com uma outra configuração, o casquilho de apoio pode ser fixado por meio de um anel de metal ou plástico, particularmente por meio de um anel fendido, na parte superior da válvula corrediça para impedir uma deslocação axial.
Os elementos da invenção aqui descritos podem ser realizados individualmente ou em qualquer combinação. Em seguida, a invenção é descrita mais detalhadamente mediante o único desenho em anexo, que ilustra um corte longitudinal através de um suporte do fuso de acordo com a invenção. 3
No desenho, a parte superior da válvula corrediça está provida do sinal de referência 10; o fuso tem o sinal de referência 20 e o casquilho de apoio tem ao todo o sinal de referência 30. O fuso 20 está apoiado de forma giratória no espaço interior da parte 10 superior da válvula corrediça, precisamente por meio do casquilho 30 de apoio de duas partes, que compreende uma parte 31 inferior do casquilho, assim como uma parte 32 superior do casquilho, a qual é incorporada num entalhe em forma de copo da parte 31 inferior do casquilho. O fuso 20 apresenta na sua extremidade superior um encaixe 24 para ferramentas e, distanciada deste, uma saliência 22 anular. A saliência 22 anular está apoiada sobre a parte 31 inferior do casquilho dentro da cavidade em forma de copo, e sobre a saliência 22 apoia-se então - encostada ao fuso 20 - a parte 32 superior do casquilho.
Para a vedação do fuso 20, a parte 31 inferior do casquilho apresenta no interior duas ranhuras, nas quais se encontram os vedantes 42 e 43 em 0. Para a vedação da parede interior da parte superior da válvula corrediça, a parte 31 inferior do casquilho apresenta, por sua vez, no exterior uma ranhura, na qual está disposto um vedante 41 em 0. Com isto é assegurado que o fluido no espaço interior da parte superior da válvula corrediça não consiga sair através do suporte do fuso. 0 casquilho de apoio, portanto a parte 31 inferior do casquilho e a parte 32 superior do casquilho são concebidas de um material sintético deslizante. Neste caso, é possivel utilizar, entre outros, os materiais seguintes: POM, PTFE, resinas acetais.
Axialmente é possível montar o casquilho 30 e o fuso 20 de 4 formas diferentes na parte 10 superior da válvula corrediça. No desenho estão representados dois tipos de suporte. Um primeiro tipo de suporte é realizado por meio de um elemento 50 de gancho que apresenta um prolongamento 51, o qual pode encaixar num entalhe na parede interior da parte superior da válvula corrediça. O elemento 50 de gancho encontra-se firmemente disposto sobre a parte 32 superior do casquilho. Na parte inferior da parte 31 inferior do casquilho está representado um outro mecanismo de protecção de deslocação axial. O anel 53 envolve a parte 31 inferior do casquilho numa superfície que converge de forma inclinada e é apoiado no exterior na parte superior da válvula corrediça numa ranhura anular. Este impede, com isto, uma deslocação da unidade de fuso casquilho para baixo. A construção, assim como a selecção do material para o casquilho de apoio permitem, de acordo com a invenção, que as partes do casquilho não tenham de ser ainda tratadas após a produção e, apesar disso, providenciam um suporte fixo e bem vedante com boas características de deslize. Nem o lado exterior do casquilho 30 nem a parede interior da parte superior da válvula corrediça têm de ser providos de roscas susceptíveis à corrosão, uma vez que o suporte se realiza através de elementos de retenção axial que actuam por união positiva e/ou aderência. Também no lado deslizante em direcçâo ao fuso não é necessário realizar nenhum tratamento dos elementos de casquilho, uma vez que o próprio material do casquilho oferece boas características de deslize.
Lisboa, 11 de Maio de 2007 5

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Suporte do fuso da válvula corrediça de tubagem para fluidos com uma parte (10) superior da válvula corrediça, que incorpora um casquilho (30) de apoio, o qual suporta de forma giratória uma secção de suporte de um fuso (20), caracterizado por pelo menos as superfícies deslizantes do casquilho (30) de apoio compreenderem um material sintético deslizante.
  2. 2. Suporte do fuso da válvula corrediça de tubagem para fluidos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o casquilho (30) de apoio ser totalmente composto pelo material sintético deslizante.
  3. 3. Suporte do fuso da válvula corrediça de tubagem para fluidos de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o casquilho (30) de apoio apresentar recepções para elementos de vedação que se destinam à vedação no fuso (20) ou na parte (10) superior da válvula corrediça, particularmente ranhuras anulares para recepção de vedantes (41, 42, 43) em 0.
  4. 4. Suporte do fuso da válvula corrediça de tubagem para fluidos de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o casquilho (30) de apoio apresentar uma parte (31) inferior do casquilho e uma parte (32) superior do casquilho, em que os elementos de vedação estão dispostos particularmente na parte (31) inferior do casquilho. 1
  5. 5. Suporte do fuso da válvula corrediça de tubagem para fluidos de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a parte (32) superior do casquilho estar apoiada na parte (31) inferior do casquilho, particularmente num entalhe em forma de copo, em que a superfície de apoio entre a parte (20) superior da válvula corrediça e o casquilho (30) de apoio é formada apenas pela parte (31) inferior do casquilho.
  6. 6. Suporte do fuso da válvula corrediça de tubagem para fluidos de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o casquilho (30) de apoio de plástico ser fixado por meio de um elemento de gancho, particularmente um gancho (50) de mola, na parte (10) superior da válvula corrediça para impedir uma deslocação axial.
  7. 7. Suporte do fuso da válvula corrediça de tubagem para fluidos de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o casquilho (30) de apoio ser fixado por meio de um anel de metal ou plástico, particularmente por meio de um anel fendido, na parte (10) superior da válvula corrediça para impedir uma deslocação axial. Lisboa, 11 de Maio de 2007 2
PT04016116T 2003-10-02 2004-07-08 Suporte do fuso nema válvula corrediça de tubagem para fluidos. PT1521023E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE20315221U DE20315221U1 (de) 2003-10-02 2003-10-02 Spindellagerung in einem Fluidleitungsschieber

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1521023E true PT1521023E (pt) 2007-05-31

Family

ID=29762467

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04016116T PT1521023E (pt) 2003-10-02 2004-07-08 Suporte do fuso nema válvula corrediça de tubagem para fluidos.

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP1521023B1 (pt)
AT (1) ATE362069T1 (pt)
DE (2) DE20315221U1 (pt)
DK (1) DK1521023T3 (pt)
ES (1) ES2286536T3 (pt)
HR (1) HRP20070276T3 (pt)
PL (1) PL1521023T3 (pt)
PT (1) PT1521023E (pt)
SI (1) SI1521023T1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202004006831U1 (de) * 2004-04-29 2004-09-02 Eisenwerke Fried. Wilh. Düker AG & Co. KGaA Absperrschieber
CH701582B1 (de) 2007-11-28 2011-02-15 Vonroll Infratec Invest Ag Fluidleitungsschieber-Spindellagerung mit Bajonettverschluss.
ATE519978T1 (de) * 2009-06-15 2011-08-15 Miodrag Stanic Absperrventil

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1010060A (fr) * 1948-07-27 1952-06-06 Soupape d'arrêt en matière artificielle
US3064674A (en) * 1957-09-09 1962-11-20 Carfagna Armando Gate valve
US3753569A (en) * 1971-03-23 1973-08-21 A Bonomi Pressure valve for fluids
US4265457A (en) * 1979-02-14 1981-05-05 Neptune Glenfield Limited Shaft seals
DE3440464A1 (de) * 1984-11-06 1986-06-12 Bopp & Reuther Gmbh, 6800 Mannheim Absperrschieber
US6345805B1 (en) * 2000-01-04 2002-02-12 Vijay R. Chatufale Rotary valve with seat assembly

Also Published As

Publication number Publication date
ATE362069T1 (de) 2007-06-15
DK1521023T3 (da) 2007-09-17
EP1521023B1 (de) 2007-05-09
DE502004003745D1 (de) 2007-06-21
ES2286536T3 (es) 2007-12-01
DE20315221U1 (de) 2003-12-11
EP1521023A1 (de) 2005-04-06
SI1521023T1 (sl) 2008-02-29
PL1521023T3 (pl) 2007-08-31
HRP20070276T3 (en) 2007-08-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9915367B2 (en) Valve assembly having improved rotational feel
US1021681A (en) Valve for corrosive liquids.
US4037624A (en) Spout assembly
US5971007A (en) Piston valve
BR9909171A (pt) Desviador rotativo
ES2219529T3 (es) Conjunto valvular de aislamiento.
KR20190114387A (ko) 스위블 조인트
KR930702640A (ko) 회전식 조인트(joint)조립체
PT1521023E (pt) Suporte do fuso nema válvula corrediça de tubagem para fluidos.
KR830002827B1 (ko) 혼합밸브
BR112014003251B1 (pt) conjunto de rolamento para uma bomba de turbina vertical
US2818878A (en) Mixing valve and swing faucet
ES2287735T3 (es) Valvula de varios pasos.
US3906990A (en) Diverter spout
ES2895954T3 (es) Válvula de bola resistente a la corrosión
CA2278471A1 (en) Shut-off valve for pipes
US4796663A (en) Fabricated check valve construction
EP1018614A2 (en) Plug valve
JP2006189157A (ja) 自動的に固定する流体用接続部
US3198210A (en) Swing-type faucet
ES2888406T3 (es) Conjunto de sellado para válvulas de bola y válvula de bola que comprende tal conjunto de sellado
ES2335111T3 (es) Valvula de cierre.
US3218026A (en) Plug valve having renewable sealing inserts
US5310162A (en) Eccentrically rotatable sleeve valve
JPS6113069A (ja) 逆止めストツパをそなえた水栓弁