PT1388270E - Indicação a um equipamento de utilizador que o mesmo se deve registar - Google Patents
Indicação a um equipamento de utilizador que o mesmo se deve registar Download PDFInfo
- Publication number
- PT1388270E PT1388270E PT01938209T PT01938209T PT1388270E PT 1388270 E PT1388270 E PT 1388270E PT 01938209 T PT01938209 T PT 01938209T PT 01938209 T PT01938209 T PT 01938209T PT 1388270 E PT1388270 E PT 1388270E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- user
- network
- registration
- warning
- registered
- Prior art date
Links
Classifications
-
- G—PHYSICS
- G06—COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
- G06F—ELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
- G06F15/00—Digital computers in general; Data processing equipment in general
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04L—TRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
- H04L67/00—Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
- H04L67/14—Session management
- H04L67/147—Signalling methods or messages providing extensions to protocols defined by standardisation
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04L—TRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
- H04L67/00—Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
- H04L67/14—Session management
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W76/00—Connection management
- H04W76/10—Connection setup
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W76/00—Connection management
- H04W76/10—Connection setup
- H04W76/18—Management of setup rejection or failure
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W4/00—Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
- H04W4/06—Selective distribution of broadcast services, e.g. multimedia broadcast multicast service [MBMS]; Services to user groups; One-way selective calling services
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W60/00—Affiliation to network, e.g. registration; Terminating affiliation with the network, e.g. de-registration
- H04W60/06—De-registration or detaching
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W8/00—Network data management
- H04W8/02—Processing of mobility data, e.g. registration information at HLR [Home Location Register] or VLR [Visitor Location Register]; Transfer of mobility data, e.g. between HLR, VLR or external networks
- H04W8/08—Mobility data transfer
- H04W8/10—Mobility data transfer between location register and external networks
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W80/00—Wireless network protocols or protocol adaptations to wireless operation
- H04W80/08—Upper layer protocols
- H04W80/10—Upper layer protocols adapted for application session management, e.g. SIP [Session Initiation Protocol]
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Theoretical Computer Science (AREA)
- General Physics & Mathematics (AREA)
- General Engineering & Computer Science (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- Computer Hardware Design (AREA)
- Telephonic Communication Services (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
- Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)
- Information Transfer Between Computers (AREA)
- Audible And Visible Signals (AREA)
- Telephone Function (AREA)
- Electrophonic Musical Instruments (AREA)
Description
ΕΡ 1 388 270/PT
DESCRIÇÃO "Indicação a um equipamento de utilizador que o mesmo se deve registar"
CAMPO DO INVENTO O presente invento refere-se a um método e rede para controlo de uma rede que oferece serviços a utilizadores registados.
ANTECEDENTES DO INVENTO O documento EP-A-1 051 054 apresenta um método para controlo de uma rede, um dispositivo de controlo de rede e um dispositivo de rede, tal como estabelecido no preâmbulo das reivindicações 1, 8 e 15. 0 documento "Digital cellular telecommunications system (Phase 2+); Mobile radio interface layer 3 specification (GSM 04.08 version 6.3.1 Release 1997)". De acordo com este documento, uma entidade utilizadora pode pedir um serviço através do envio de um PEDIDO DE SERVIÇO CM, o qual inclui uma identidade móvel, etc. Se o serviço não poder ser aceite, a rede faz retornar a mensagem SERVIÇO CM REJEITADO para a estação móvel, e neste caso a identidade do utilizador não é conhecida, um valor causa # 4: "desconhecido IMSI em VLR" pode ser adicionado. 0 invento refere-se a redes as quais oferecem serviços a utilizadores registados. Por exemplo, no "IP Multimedia (IM) Subsystem", como definido pelo "3rd Generation Partnership Project (3GPP)", é necessário para um UE (equipamento de utilizador) a ser registado antes do UE poder fazer a utilização dos serviços multimédia.
Assim, no caso do utilizador (isto é, o UE) não enviar um pedido de registo (por exemplo, uma mensagem de REGISTO SIP (Session Initiation Protocol)) primeiro, a rede não é capaz de tratar os pedidos de serviço desse utilizador, o que leva a uma falha. Por sua vez, o utilizador não é notificado da falha e, portanto, não é capaz de identificar o motivo da falha, isto é, da não aceitação do pedido de serviço. 2
ΕΡ 1 388 270/PT
Para além disso, num ambiente 3GPP, a rede pode iniciar uma anulação do registo de iniciação de rede ("NetWork Initiated De-registation"). Isto é executado, por exemplo, a fim de evitar problemas nos servidores. 0 utilizador pode ou não ser notificado sobre a acção, dependendo se ele estiver previamente inscrito para ser notificado e for acessível ou não.
Se tiver sido anulado o registo do utilizador a partir da rede, mas ele não foi notificado por causa de uma das razões listadas acima, ele pode a qualquer momento enviar um pedido de iniciação de sessão para a rede. Se for esse o caso, a rede não pode servir o utilizador, uma vez que não está registado. No entanto, também neste caso o utilizador não fica ciente do facto de que já não está registado.
Assim, as situações acima conduzem ao problema que um utilizador não pode ser servido e que o utilizador não fica ciente da razão pela qual a rede não aceita o seu pedido de serviço.
RESUMO DO INVENTO
Por conseguinte, o objecto subjacente ao invento reside na remoção dos inconvenientes acima da técnica anterior.
Este objecto é resolvido por um método tal como estabelecido na reivindicação 1, e, em alternativa, por um dispositivo de controlo de rede, tal como estabelecido na reivindicação de 8, e, em alternativa, ainda um dispositivo de rede, tal como definido na reivindicação 15 e um método estabelecido na reivindicação de 18.
Assim, por este método e dispositivo controlo, o utilizador é automaticamente informado de que ele não está registado. Por conseguinte, é conseguido um tratamento fácil dos pedidos de serviço dos utilizadores não registados. A mensagem de resposta é uma resposta Forbidden 403 de SIP (Session Initiation Protocol). Portanto, é utilizada uma mensagem padrão predefinida para o transporte das informações de aviso. Por conseguinte, o método e o dispositivo de 3 ΕΡ 1 388 270/PT controlo acima podem ser facilmente aplicados nos sistemas existentes.
Os desenvolvimentos vantajosos estão definidos nas reivindicações dependentes. A informação de aviso pode incluir um texto de aviso. Este texto de aviso pode ser inteligível para o utilizador de tal forma que ele pode facilmente ser informado sobre a situação. 0 texto de aviso pode ser um texto de aviso predefinido. Desta maneira, o utilizador pode ser informado de modo mais claro, uma vez que o texto de aviso é predefinido e, portanto, familiar para o utilizador. A informação aviso pode incluir um código de aviso predefinido. Desta maneira, também o equipamento de utilizador (UE) do utilizador pode ser facilmente informado sobre o não registo não pela utilização do código predefinido.
Além disso, pode ser accionado um registo automático no dispositivo de rede do utilizador. Isto é, o dispositivo de rede do utilizador pode ser adaptado para executar um registo automático em reacção à mensagem de resposta recebida, a qual contém o código de aviso específico. Desta maneira, o registo necessário é executado sem que o utilizador tenha de comandar o mesmo.
Para além disso, pode ser verificado se o utilizador tinha um registo válido antes ou não, em que no caso do utilizador não tivesse registo válido antes, a informação de que é necessário um registo é inserida na informação de aviso.
Em alternativamente, pode ser verificado se o utilizador tinha antes um registo válido ou não e se tinha sido realizada uma anulação de registo do utilizador, e em que, no caso o utilizador ter antes um registo válido e uma anulação de registo do utilizador tenha sido realizada, a informação de que um novo registo é necessário é inserida na informação de aviso. 4
ΕΡ 1 388 2 70/PT
Assim, é também considerada a condição do utilizador ter antes um registo válido e uma anulação de registo ter sido efectuada, e o utilizador é informado sobre esta condição. A rede pode ser uma rede de terceira geração, em que o passo de geração é realizado numa função de controlo de estado de chamada proxy (P-CSCF). A rede pode ser uma rede de terceira geração, e em que o passo de geração é realizado em função de uma porção de controlo de estado de chamada (S-CSCF).
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS 0 presente invento irá ser mais facilmente entendido como referência para os desenhos anexos, nos quais: a Fig. 1 mostra um diagrama do sistema de rede, à qual é aplicável uma primeira e uma segunda concretização, a Fig. 2 mostra um diagrama de sinalização do procedimento de acordo com a primeira concretização, e a Fig. 3 mostra um diagrama de sinalização do procedimento de acordo com uma segunda concretização.
DESCRIÇÃO DA CONCRETIZAÇÕES PREFERIDAS
No que se segue, as concretizações preferidas do invento são descritas com mais pormenor com referência aos desenhos anexos. A Fig. 1 mostra um sistema de rede simplificado para o qual são aplicáveis as concretizações. 0 sistema de rede pode configurado de acordo com conceitos de "IP Multimedia
Subsystem", como definido pelo "3rd Generation Partnership Project (3GPP)". 0 sistema de rede compreende uma rede doméstica de um equipamento de utilizador (UE) e uma rede visitada. A rede doméstica compreende uma "Serving Call State Control Function" (Função de controlo de estado de chamada de 5 ΕΡ 1 388 2 70/PT serviço) (S-CSCF), que controla os serviços para o utilizador (isto é, o UE) . A S-CSCF acede a um HSS (Home Subscriber Server), a fim de obter informações sobre o utilizador. A rede visitada compreende uma função de controlo de estado de chamada proxy (P-CSCF), basicamente executa uma função de interface para a ligação do UE para a S-CSCF na sua rede doméstica. A S-CSCF está localizada na rede doméstica do UE, que está em "roaming" na rede visitada e anexado à P-CSCF. A seguir, é descrita a primeira concretização. De acordo com a primeira concretização é assumido que o utilizador envia uma mensagem de SIP (Session Initiation Protocol) INVITE antes envia um REGISTER para a rede. A rede retorna uma mensagem Forbidden 403 para o utilizador com um cabeçalho de aviso.
Em SIP, os cabeçalhos de aviso são utilizados em mensagens de resposta, a fim de transportar informações adicionais sobre o estado de uma resposta. Os cabeçalhos de aviso compreendem os seguintes campos: código de aviso, agente de aviso e texto de aviso. O código de aviso é um número composto por três dígitos. Os códigos de aviso específicos de SIP começam com um 3 como o primeiro digito. O agente de aviso indica o nome ou pseudónimo do servidor que adiciona o cabeçalho de aviso. O texto de aviso é um texto em claro e compreensível para o utilizador humano.
De acordo com a presente concretização, o cabeçalho de aviso compreende um texto de aviso de "Registration Needed". Este texto de aviso está associado a um código de aviso específico de 3GPP. Portanto, o mesmo deve começar com outro dígito diferente de 3, a fim de distinguir a forma do mesmo dos códigos de aviso da forma específica de SIP. O código de aviso de 3GPP deve, de preferência, desencadear no UE uma mensagem de Register a ser enviada para a rede. A Fig. 2 mostra um fluxo de sinalização de acordo com a primeira concretização, o qual ilustra o procedimento acima em mais pormenor. Como mencionado acima, é assumido que o utilizador (isto é, o UE) não está registado na rede. Isto é, 6 ΕΡ 1 388 2 70/PT a primeira acção executada pelo UE é o envio de um pedido de SIP INVITE para a P-CSCF, como indicado no passo AI. Neste exemplo, é assumido que o UE não está registado, e é enviada uma resposta correspondente de retorno para o UE no passo A2.
Isto é, no passo A2, a P-CSCF faz retornar uma resposta final 4.xx, de preferência, uma mensagem Forbidden 403 para o UE. Na mensagem Forbidden 403, um cabeçalho de aviso contendo um texto de aviso de, por exemplo, "Registration Needed" e é incluído um correspondente código de aviso específico de 3GPP. Este código de aviso deve ser normalizado e, por exemplo, devem, de preferência, ser definido pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority). A P-CSCF envia a mensagem Forbidden 403 para o UE no passo A2. Assim, o UE é informado de que a mensagem SIP INVITE enviada no passo AI não teve sucesso e, além disso, o UE é também informado a razão pela qual a mensagem INVITE não teve sucesso, isto é, porque o UE ainda não está registado na rede.
De preferência, o UE é desencadeado pela mensagem Forbidden 403 para enviar uma mensagem SIP REGISTER, como indicado no passo A3. Pela utilização do código de aviso especifico de 3GPP mencionado acima, pode ser accionado o UE para enviar automaticamente um tal pedido um registo sem que o utilizador tenha de inserir manualmente um pedido correspondente. Isto é, o UE pode ser adaptado para executar automaticamente o registo em resposta à recepção do código de aviso descrito acima.
Após o envio da mensagem SIP REGISTER no passo A3, é executado o processo de registo normal. Uma descrição pormenorizada do mesmo é omitida para simplificação da ilustração.
Deve ser notado que para o registo automático descrito acima o texto de aviso é opcional. Isto é, a fim de desencadear um registo automático do UE, é apenas necessário o código de aviso. O mesmo procedimento como o descrito acima pode ser utilizado para accionar um registo do UE quando chega um 7
ΕΡ 1 388 270/PT INVITE à P-CSCF após o registo do utilizador ter expirado na P-CSCF, isto é, num caso em que o registo é oportunamente limitado. 0 cabeçalho de aviso "Registration Needed" é, de preferência, apenas inserido por uma P-CSCF, uma vez que este elemento proporciona uma interface da rede para o UE.
Deve ser notado que na descrição acima, é assumido que a informação sobre o estado do utilizador (isto é, registado ou não registado) é armazenada no HSS. No entanto, esta informação pode também ser armazenada num banco de dados no S-CSCF ou também no P-CSCF. Desta forma, é eliminada a necessidade de encaminhamento das consultas para o HSS ou para a rede doméstica.
Em seguida, é descrita uma segunda concretização com referência à Fig. 3.
De acordo com a segunda concretização, é assumido que o UE foi registado, mas que a rede doméstica, onde o UE está registado executa uma anulação do registo de iniciação de rede para este utilizador. Isto implica que S-CSCF vai excluir o utilizador do banco de dados dos utilizadores registados. Isso não pode implicar implicitamente que o P-CSCF também exclua o mesmo. A seguir, a sinalização para este caso é descrita pela referência à Fig. 3. No passo Bl, o UE envia uma mensagem SIP INVITE para a P-CSCF. Podem existir casos em que o registo do UE é válido na P-CSCF, mas já não é válido na S-CSCF. Assim, a P-CSCF encaminha a mensagem SIP INVITE para a S-CSCF no passo B2.
No entanto, o S-CSCF verificou que foi anulado o registo do UE, ou do temporizador associado com o registo expirado, etc., isto é, o UE já não tem um registo válido. Assim, a S-CSCF retorna uma resposta Forbidden 403 para o utilizador. Uma vez que neste cenário o utilizador pode ter um registo válido recente, a S-CSCF insere, de preferência, outro cabeçalho de aviso com um texto de aviso de "Re-Registration Needed". Como descrito na primeira concretização, o texto de aviso deve estar, de preferência, associado a um código de aviso especifico de 3GPP (que pode ser o mesmo de acordo com a primeira concretização) . A S-CSCF envia a mensagem 8
ΕΡ 1 388 270/PT
Forbidden 403 composta desta maneira para o P-CSCF (passo B3), que por sua vez encaminha o mesmo para o UE (passo B4).
Semelhante como de acordo com a primeira concretização, o texto de aviso e o código de aviso devem, de preferência, desencadear no UE um novo registo para ser enviado para a rede, como indicado no passo B5. Após isto, é realizado o procedimento de registo normal. Uma descrição detalhada do mesmo é omitida para simplificação da ilustração. O texto de aviso "Re-registration needed" é, de preferência, apenas pode ser inserida por um S-CSCF.
Deve ser notado que no SIP um registo e o novo registo têm exactamente a mesma aparência. 0 motivo para ter textos de aviso diferentes é para informar o utilizador no UE que o utilizador não está ainda registado na rede ou que um registo válido recente estava invalidado pela rede, respectivamente.
Deve ser notado que o invento não se limita às concretizações descritas acima. Várias alterações e modificações são possíveis.
Em particular, as concretizações podem ser combinadas. Isto é, ambos os procedimentos podem ser aplicados num sistema de rede, e dependendo da situação a mensagem Forbidden 403 enviada para o UE pode incluir o texto de aviso "Registration Needed" ou "Re-Registration Needed" e um correspondente código de aviso.
Além disso, deve ser notado que o IP Multimedia Subsystem é apenas tomado como um exemplo. Isto é, o invento pode ser aplicado a qualquer sistema de rede, em que um utilizador tem que ser registado antes que possa obter quaisquer os serviços.
Para além disso, o protocolo SIP também é apenas tomado como um exemplo. Em vez disso, podem ser utilizadas todas as mensagens de protocolo especifico em que os textos de aviso e/ou o código de possam ser incluídos.
Lisboa, 2011-10-27
Claims (21)
- ΕΡ 1 388 270/PT 1/4 REIVINDICAÇÕES 1 - Método para controlo de uma rede, em que a rede oferece serviços a utilizadores registados, compreendendo o método: a recepção (Al; Bl, B2) de um pedido de serviço a partir de um dispositivo de rede (UE) de um utilizador, em que o dito pedido de serviço é um pedido de convite SIP, caracterizado por compreender os passos de: verificação de que o utilizador está ou não registado, pela referência à informação sobre um estado de registo do utilizador, armazenado num servidor de subscritor doméstico, numa função de controlo de estado de chamada "proxy" ou uma função de controlo de estado de chamada, e geração, se o utilizador não estiver registado, de uma mensagem de resposta, que inclui uma informação de aviso que indica que o utilizador não está registado e envio (A2; B3 a B4) da mensagem de resposta para o dispositivo de rede (UE) do utilizador, em que a mensagem de resposta é uma resposta proibida 403 do protocolo de iniciação de sessão.
- 2 - Método de acordo com a reivindicação 1, em que a informação de aviso compreende um texto de aviso.
- 3 - Método de acordo com a reivindicação 2, em que o texto de aviso é um texto de aviso predefinido.
- 4 - Método de acordo com a reivindicação 1, em que a informação de aviso compreende um código de aviso predefinido.
- 5 - Método de acordo com a reivindicação 1, que compreende ainda o desencadeamento (A3; B5) de um registo automático do dispositivo de rede (UE) do utilizador.
- 6 - Método de acordo com a reivindicação 1, que compreende ainda a verificação de que o utilizador teve antes ou não um registo válido, em que, no caso do utilizador não ΕΡ 1 388 270/PT 2/4 ter tido antes registo válido, na geração da informação de que é requerido um registo é inserida na informação de aviso.
- 7 - Método de acordo com a reivindicação 1, que compreende ainda a verificação de que o utilizador teve antes ou não um registo válido e se foi executada a anulação do registo do utilizador, e em que, no caso do utilizador ter tido antes um registo válido e uma anulação do registo do utilizador tiver sido executada, na geração da informação de que um novo registo é requerido é inserida na informação de aviso.
- 8 - Dispositivo de controlo de rede para controlo de uma rede, em que a rede oferece serviços a utilizadores registados, e o dispositivo está adaptado para receber um pedido de serviço, em que o dito pedido de serviço é um pedido de convite SIP, caracterizado por: o dispositivo estar adaptado para verificar se um utilizador que pede o serviço está registado ou não, pela referência à informação sobre um estado de registo do utilizador, armazenado num servidor de subscritores domésticos ou sendo o dispositivo de controlo de rede uma função de controlo de estado de chamada "proxy" ou uma função de controlo de estado de chamada de serviço, e para gerar uma mensagem de resposta que contém uma informação de aviso, que indica que o utilizador não está registado para o utilizador, no caso do utilizador não estar registado, em que a mensagem de resposta é uma resposta proibida 403 do protocolo de iniciação de sessão.
- 9 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, em que a informação de aviso compreende um texto de aviso.
- 10 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, em que o texto de aviso é um texto de aviso predefinido.
- 11 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, em que a informação de aviso compreende um código de aviso predefinido. ΕΡ 1 388 270/PT 3/4
- 12 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, em que o dispositivo está adaptado para verificar se o utilizador teve antes ou não um registo válido e, no caso do utilizador não ter tido antes o registo válido, inserir na informação de aviso a informação de que é requerido um registo.
- 13 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, em que o dispositivo é adaptado para verificar se o utilizador teve antes ou não um registo válido e para verificar se foi executada uma anulação do registo do utilizador, e para inserir na informação de aviso a informação de que um novo registo é requerido, no caso do utilizador ter tido antes um registo válido e ter sido executada uma anulação do registo do utilizador.
- 14 - Sistema de rede, que compreende um dispositivo de controlo de rede de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 13, que compreende ainda um dispositivo de rede (UE) , em que o dispositivo de rede está adaptado para executar um registo automático em reacção à mensagem de resposta.
- 15 - Sistema de rede que pode ser ligado a uma rede, oferecendo a rede serviços a utilizadores registados, em que o dispositivo está adaptado para enviar um pedido de serviço para a rede, em que o dito pedido de serviço é um pedido de convite SIP, caracterizado por: o dispositivo estar adaptado para receber uma mensagem de resposta e executar um registo automático na rede, no caso da mensagem de resposta conter uma informação de aviso predeterminada, que indica que o utilizador não está registado, em que a mensagem de resposta é uma resposta proibida 403 do protocolo de iniciação de sessão.
- 16 - Sistema de rede de acordo com a reivindicação 15, em que a informação de aviso contém um código de aviso.
- 17 - Dispositivo de rede de acordo com a reivindicação 15, em que a informação de aviso contém um texto de aviso. ΕΡ 1 388 2 70/PT 4/4
- 18 - Método, que compreende: o envio de um pedido de serviço para uma rede, a qual oferece serviços a utilizadores registados, em que o dito pedido de serviço é um pedido de convite de protocolo de iniciação de sessão, a recepção de uma mensagem de resposta, em que a mensagem de resposta é uma resposta proibida 403 do protocolo de iniciação de sessão, e a execução de um registo automático na rede, no caso da mensagem de resposta conter uma informação de aviso predeterminada, que indica que um utilizador não está registado.
- 19 - Método de acordo com a reivindicação 18, em que a informação de aviso contém um código de aviso.
- 20 - Método de acordo com a reivindicação 18, em que a informação de aviso contém um texto de aviso.
- 21 - Produto de programa de computador para um computador, que compreende porções de código de suporte lógico (software) para executar as caracteristicas de qualquer uma das reivindicações 1 a 7 e 18 a 20, quando o programa é posto a correr no computador. Lisboa, 2011-10-27
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PCT/EP2001/005272 WO2002091780A1 (en) | 2001-05-09 | 2001-05-09 | Method for indicating a ue that it must register |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1388270E true PT1388270E (pt) | 2011-11-10 |
Family
ID=8164407
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT01938209T PT1388270E (pt) | 2001-05-09 | 2001-05-09 | Indicação a um equipamento de utilizador que o mesmo se deve registar |
Country Status (14)
Country | Link |
---|---|
US (2) | US7606910B2 (pt) |
EP (1) | EP1388270B1 (pt) |
JP (1) | JP2004531821A (pt) |
KR (1) | KR100563999B1 (pt) |
CN (1) | CN1262141C (pt) |
AT (1) | ATE517536T1 (pt) |
AU (1) | AU2001263923B2 (pt) |
BR (1) | BR0117004A (pt) |
CA (1) | CA2446966C (pt) |
DK (1) | DK1388270T3 (pt) |
ES (1) | ES2372636T3 (pt) |
MX (1) | MXPA03010157A (pt) |
PT (1) | PT1388270E (pt) |
WO (1) | WO2002091780A1 (pt) |
Families Citing this family (28)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
EP1873980B1 (en) * | 2002-01-21 | 2015-07-22 | SISVEL International S.A. | Interrogating network element for an IMS data network |
EP1470684B1 (en) | 2002-01-21 | 2007-11-07 | Nokia Corporation | Method and system for changing a subscription |
US8732086B2 (en) * | 2003-01-02 | 2014-05-20 | Catch Media, Inc. | Method and system for managing rights for digital music |
US9451422B2 (en) | 2003-03-17 | 2016-09-20 | Nokia Technologies Oy | Method, system and network device for routing a message to a temporarily unavailable network user |
US7529839B2 (en) * | 2003-03-24 | 2009-05-05 | Nokia Corporation | Request redirection handling in IMC |
GB0402894D0 (en) * | 2004-02-10 | 2004-03-17 | Nokia Corp | Controlling communication sessions in a communication system |
DE602004028213D1 (de) * | 2004-03-05 | 2010-09-02 | T Mobile Deutschland Gmbh | Verfahren zum Registrieren eines Kommunikationsendgeräts in einem IMS-Dienstnetz |
US8130718B2 (en) | 2004-12-09 | 2012-03-06 | Interdigital Technology Corporation | Method and system for interworking of cellular networks and wireless local area networks |
ES2335019T3 (es) * | 2005-05-23 | 2010-03-18 | Alcatel Lucent | Extension del protocolo rsvp para soportar configuracion oam. |
CN1905472B (zh) * | 2005-07-27 | 2010-05-05 | 华为技术有限公司 | 一种ims网络可靠性实现方法 |
CN100388685C (zh) | 2005-08-30 | 2008-05-14 | 华为技术有限公司 | Ip多媒体子系统中ims注册触发实现方法 |
CN100459801C (zh) * | 2005-10-20 | 2009-02-04 | 中国移动通信集团公司 | 自动注册业务的方法 |
KR100670813B1 (ko) * | 2005-11-10 | 2007-01-19 | 한국전자통신연구원 | 프레즌스 서비스 가입 절차의 안정 수행을 보장하는 시스템및 그 방법 |
PL2763377T3 (pl) * | 2006-12-29 | 2016-04-29 | Huawei Tech Co Ltd | Sposób i system oraz element sieci do przetwarzania usługi po unieważnieniu danych elementu sieci i wystąpieniu błędu |
KR100946900B1 (ko) * | 2007-01-11 | 2010-03-09 | 삼성전자주식회사 | Ims 재등록 방법 및 이를 위한 시스템 |
CN101282572B (zh) * | 2007-04-04 | 2012-07-18 | 中国电信股份有限公司 | 未注册ims用户做被叫时的自动注册方法 |
CN101102607B (zh) * | 2007-08-08 | 2011-05-25 | 中兴通讯股份有限公司 | 一种ip多媒体子系统ims中处理用户订阅的方法 |
KR200453493Y1 (ko) * | 2009-03-13 | 2011-05-06 | (주)맥디자인 | 실외용 레그 익스텐션컬 기구 |
US9084071B2 (en) * | 2009-09-10 | 2015-07-14 | Michael-Anthony Lisboa | Simple mobile registration mechanism enabling automatic registration via mobile devices |
US9923934B2 (en) | 2010-07-26 | 2018-03-20 | Vonage Business Inc. | Method and apparatus for VOIP communication completion to a mobile device |
PL2456159T3 (pl) * | 2010-11-19 | 2018-07-31 | Nokia Solutions And Networks Oy | Sposób i urządzenie dla rejestracji użytkownika w ims |
US10080163B2 (en) | 2014-07-15 | 2018-09-18 | T-Mobile Usa, Inc. | Telecommunication network pre-establishment service interruption response |
US10039019B2 (en) | 2014-07-24 | 2018-07-31 | T-Mobile Usa, Inc. | Telecommunications network non-establishment response |
US10594741B2 (en) * | 2014-08-04 | 2020-03-17 | T-Mobile Usa, Inc. | Suppressing third party registration and third party deregistration actions |
US10117211B2 (en) | 2016-03-17 | 2018-10-30 | T-Mobile Usa, Inc. | Communication session registration- and subsidiary-request processing |
KR101837413B1 (ko) * | 2016-08-30 | 2018-03-12 | 현대자동차주식회사 | 차량 및 그 제어방법 |
US10021665B1 (en) * | 2016-12-20 | 2018-07-10 | T-Mobile Usa, Inc. | Processing requests in communication session |
US20210281646A1 (en) * | 2020-03-03 | 2021-09-09 | Comcast Cable Communications, Llc | Methods, systems, and apparatuses for voice restoration for originating calls |
Family Cites Families (18)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5241594A (en) * | 1992-06-02 | 1993-08-31 | Hughes Aircraft Company | One-time logon means and methods for distributed computing systems |
US5329619A (en) * | 1992-10-30 | 1994-07-12 | Software Ag | Cooperative processing interface and communication broker for heterogeneous computing environments |
GB9414951D0 (en) | 1994-07-25 | 1994-09-14 | British Telecomm | Computer system having client-server architecture |
US5935251A (en) * | 1997-12-22 | 1999-08-10 | Hewlett Packard Company | Method and apparatus expedited log-on to an application program |
FI107859B (fi) * | 1998-03-23 | 2001-10-15 | Nokia Networks Oy | Tilauspalvelut matkaviestinjärjestelmässä |
JP2000112885A (ja) * | 1998-10-06 | 2000-04-21 | Nec Telecom Syst Ltd | データ通信装置 |
ATE273538T1 (de) * | 1998-10-28 | 2004-08-15 | Verticalone Corp | Gerät und verfahren für automatische aggregation und abgabe von elektronischer persönlicher information oder daten |
KR100532323B1 (ko) * | 1998-12-24 | 2006-02-28 | 삼성전자주식회사 | 종합정보통신망을 통한 문자정보 서비스방법 |
US6715082B1 (en) * | 1999-01-14 | 2004-03-30 | Cisco Technology, Inc. | Security server token caching |
US6859649B1 (en) * | 1999-05-07 | 2005-02-22 | Cingular Wireless Ii, Inc. | Method for registering with a communication service |
JP2001005783A (ja) * | 1999-06-23 | 2001-01-12 | Namco Ltd | 個人識別方式 |
JP2001061184A (ja) * | 1999-08-19 | 2001-03-06 | Denso Corp | 無線通信システムおよびノードならびに移動局 |
RU2158956C1 (ru) | 1999-08-20 | 2000-11-10 | Закрытое акционерное общество "Фирма АйТи. Информационные технологии" | Система для управления совершением сделок |
US6363424B1 (en) * | 1999-09-01 | 2002-03-26 | Lucent Technologies, Inc. | Reuse of services between different domains using state machine mapping techniques |
AU7325700A (en) | 1999-09-10 | 2001-04-17 | Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) | System and method of controlling discovery of a call-control server in a packet data network |
WO2001031472A1 (en) | 1999-10-22 | 2001-05-03 | Telcordia Technologies, Inc. | Method and system for host mobility management protocol |
US6754482B1 (en) * | 2000-02-02 | 2004-06-22 | Lucent Technologies Inc. | Flexible access authorization feature to enable mobile users to access services in 3G wireless networks |
JP2002032216A (ja) * | 2000-07-19 | 2002-01-31 | Fujitsu Ltd | アプリケーションのホスティング装置 |
-
2001
- 2001-05-09 ES ES01938209T patent/ES2372636T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2001-05-09 CA CA2446966A patent/CA2446966C/en not_active Expired - Fee Related
- 2001-05-09 PT PT01938209T patent/PT1388270E/pt unknown
- 2001-05-09 JP JP2002588709A patent/JP2004531821A/ja active Pending
- 2001-05-09 DK DK01938209.2T patent/DK1388270T3/da active
- 2001-05-09 BR BR0117004-0A patent/BR0117004A/pt active Search and Examination
- 2001-05-09 MX MXPA03010157A patent/MXPA03010157A/es active IP Right Grant
- 2001-05-09 AT AT01938209T patent/ATE517536T1/de active
- 2001-05-09 WO PCT/EP2001/005272 patent/WO2002091780A1/en active IP Right Grant
- 2001-05-09 KR KR1020037014425A patent/KR100563999B1/ko not_active IP Right Cessation
- 2001-05-09 EP EP01938209A patent/EP1388270B1/en not_active Expired - Lifetime
- 2001-05-09 CN CNB018232256A patent/CN1262141C/zh not_active Expired - Lifetime
- 2001-05-09 US US10/477,136 patent/US7606910B2/en not_active Expired - Lifetime
- 2001-05-09 AU AU2001263923A patent/AU2001263923B2/en not_active Ceased
-
2009
- 2009-09-10 US US12/557,486 patent/US20100120425A1/en not_active Abandoned
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
ES2372636T3 (es) | 2012-01-25 |
JP2004531821A (ja) | 2004-10-14 |
DK1388270T3 (da) | 2011-11-14 |
AU2001263923B2 (en) | 2007-05-10 |
US20100120425A1 (en) | 2010-05-13 |
EP1388270A1 (en) | 2004-02-11 |
MXPA03010157A (es) | 2004-03-10 |
CN1262141C (zh) | 2006-06-28 |
CA2446966C (en) | 2013-03-26 |
CN1507762A (zh) | 2004-06-23 |
AU2001263923B8 (en) | 2002-11-18 |
KR100563999B1 (ko) | 2006-03-29 |
KR20030093342A (ko) | 2003-12-06 |
US20040199641A1 (en) | 2004-10-07 |
CA2446966A1 (en) | 2002-11-14 |
US7606910B2 (en) | 2009-10-20 |
ATE517536T1 (de) | 2011-08-15 |
EP1388270B1 (en) | 2011-07-20 |
WO2002091780A1 (en) | 2002-11-14 |
BR0117004A (pt) | 2004-08-03 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT1388270E (pt) | Indicação a um equipamento de utilizador que o mesmo se deve registar | |
AU2001263923A1 (en) | Method for indicating a UE that it must register | |
US10873494B2 (en) | User presence information communication system | |
ES2451617T3 (es) | Registros de abonados en un sistema de comunicaciones móviles | |
RU2312466C2 (ru) | Способ и система, предназначенные для санкционирования доступа к пользовательской информации в сети | |
US8571548B2 (en) | Method and system for changing a subscription | |
ES2559686T3 (es) | Método, aparato y sistema para una recuperación en caso de siniestro operativo de un subsistema IMS | |
EP2351335B1 (en) | Ims restoration procedures for multiple contacts | |
EP1897343B1 (en) | Service error handling in a communications network | |
EP1916821A1 (en) | Method for re-assignment of S-CSCF services to registered IMS users of a Home Subscriber Server HSS | |
EP3796623A1 (en) | Method and apparatus for service processing after network element fails | |
EP1502469A1 (en) | System and method for handling sessions of specific type in communication networks | |
PT1571864E (pt) | Método de registo de um terminal de comunicações com uma rede de serviços ims | |
US20100229027A1 (en) | Ims recovery after hss failure | |
EP3262806A1 (en) | P-cscf recovery and reregistration | |
US20090073964A1 (en) | Providing services in case of call diversion in a communication system | |
EP1873980B1 (en) | Interrogating network element for an IMS data network | |
CN101052054B (zh) | 保持ps域和ims域ip地址注销一致性的方法 | |
CN112738848B (zh) | 核心网负荷调整方法、装置、设备及计算机可读存储介质 | |
JP4242438B2 (ja) | 登録しなければならないueを指示する方法 | |
RU2287227C2 (ru) | Способ указания пользовательскому устройству, что оно должно зарегистрироваться | |
CA2804067A1 (en) | Method for indicating a ue that it must register | |
US20120115450A1 (en) | Presence Server Based Name Information |