PT1366781E - Equipamento para tratamento de uma parte do corpo humano usando um campo electromagnético - Google Patents

Equipamento para tratamento de uma parte do corpo humano usando um campo electromagnético Download PDF

Info

Publication number
PT1366781E
PT1366781E PT02011946T PT02011946T PT1366781E PT 1366781 E PT1366781 E PT 1366781E PT 02011946 T PT02011946 T PT 02011946T PT 02011946 T PT02011946 T PT 02011946T PT 1366781 E PT1366781 E PT 1366781E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
coil
human body
electromagnetic field
cylindrical coil
body part
Prior art date
Application number
PT02011946T
Other languages
English (en)
Inventor
Markoll Dr Richard
Original Assignee
Markoll Dr Richard
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Markoll Dr Richard filed Critical Markoll Dr Richard
Publication of PT1366781E publication Critical patent/PT1366781E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61NELECTROTHERAPY; MAGNETOTHERAPY; RADIATION THERAPY; ULTRASOUND THERAPY
    • A61N2/00Magnetotherapy
    • A61N2/02Magnetotherapy using magnetic fields produced by coils, including single turn loops or electromagnets

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Radiology & Medical Imaging (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Magnetic Treatment Devices (AREA)
  • Magnetic Resonance Imaging Apparatus (AREA)

Description

- 1 - PE 1366781
DESCRIÇÃO "EQUIPAMENTO PARA TRATAMENTO DE UMA PARTE DO CORPO HUMANO USANDO UM CAMPO ELECTROMAGNÉTICO"
Domínio técnico A presente invenção diz genericamente respeito a um equipamento para tratamento de uma parte do corpo humano usando um campo electromagnético, e mais particularmente a um equipamento em conformidade com o preâmbulo da reivindicação 1.
Pode-se aplicar um campo electromagnético a uma parte do corpo humano para alterar, suspender, ou curar doenças e situações patológicas - incluindo situações dolorosas degenerativas, nocivas, ou inflamatórias - de partes do corpo humano, ou para aliviar a dor ou qualquer outra sensação desconfortável ou indesejável associada com estas designadas doenças e situações.
Tecnologia antecedente associada
Como tem sido comprovado na tecnologia antecedente, a aplicação de um campo magnético em partes do corpo humano com enfermidades pode, de algum modo, melhorar a situação. 0 documento US 5 137 904 descreve um processo para tratamento de um órgão artrítico do corpo humano, em que o - 2 - ΡΕ1366781 processo é levado a cabo na ausência de qualquer campo eléctrico, e que inclui a etapa de sujeição do órgão artrítico do corpo humano a um campo electromagnético inferior a 20 Gauss; este campo é gerado por uma bobina anelar, no centro da qual o órgão artrítico do corpo humano é colocado, sendo a bobina alimentada por uma voltagem de corrente contínua por impulsos, que apresenta uma onda de forma rectangular consistindo em elevar a pique e baixar a pique os impulsos de corrente, a uma taxa de 1 a 30 disparos de pulsação por segundo. Neste equipamento associado à tecnologia antecedente, a parte do corpo humano visada pode ser apoiada de modo a ficar numa posição excêntrica relativamente à zona de fluxo central do campo magnético no interior da bobina. Isto poderá ser realizado por intermédio de uma almofada moldável, que auxilia no correcto posicionamento da parte do corpo humano. A terapia que foi realizada por intermédio de um tal equipamento é actualmente conhecida por Terapia de Sinal por Impulsos "PST (Pulse Signal Therapy)". Ao direccionarmos uma específica frequência temporal e forma de onda, de um campo magnético com baixa amplitude, por cima e para o interior de uma parte concreta do corpo humano, segundo uma disposição praticamente axial, durante um intervalo de tempo específico, permite-se - ou até mesmo provoca-se - que o fluxo de electrões ou iões se mantenha num estado positivo ou negativo. Esta acção estimula de facto o potencial eléctrico dessa parte do corpo humano. Nestas circunstâncias, dá-se início a um processo de - 3 - ΡΕ1366781 regeneração, através do qual as células serão capazes de desempenhar as funções genéticas a que se destinam, e fá-lo-ão de uma forma mais completa.
Num equipamento desenvolvido pela empresa "PST Pulsierende Signal Therapie GmbH", o doente coloca a parte do corpo humano a ser tratada (em particular o seu braço, perna ou torso) no interior de uma bobina cilíndrica, dentro da qual são gerados sinais pulsados. A intensidade e frequência de tais sinais pulsados são variadas de acordo com um padrão biológico predeterminado, em função do tipo de doença ou de situação patológica a ser tratada. Os sinais pulsados têm uma frequência e energia relativamente baixas. Para ajudar no correcto posicionamento da parte do corpo humano dentro da bobina, pode igualmente ser disponibilizada neste equipamento uma almofada moldável.
No entanto, no decurso do tratamento, o equipamento é repetidamente usado e com certos intervalos de tempo, por exemplo durante aproximadamente 30 minutos em cada 24 a 48 horas. Nos equipamentos já conhecidos, torna-se difícil colocar a parte do corpo humano exactamente na mesma posição dentro da bobina, de cada vez que o equipamento é usado.
Sumário da invenção
Constitui um objectivo da presente invenção proporcionar um equipamento, do modelo atrás mencionado, para tratamento de uma parte do corpo humano, em que a - 4 - ΡΕ1366781 parte do corpo humano possa ser sempre facilmente colocada na mesma posição.
Este objectivo é conseguido por um equipamento em conformidade com a reivindicação 1. Neste equipamento, da estrutura de suporte faz parte uma superfície receptora rígida que se estende ao longo da bobina, essencialmente numa direcção paralela ao eixo central da mesma, e que está instalada de maneira a apoiar a parte do corpo humano numa posição que fica desviada, relativamente ao centro da bobina cilíndrica, no sentido da periferia interna da bobina cilíndrica. A bobina encontra-se acomodada num alojamento apresentando um formato essencialmente em anel, e este alojamento em forma de anel fica fixado naquela estrutura de suporte de forma que uma parte superior do dito alojamento se desenvolva por cima da mencionada superfície receptora, enquanto que uma parte inferior do dito alojamento se desenvolve por baixo da mesma superfície receptora; a área da secção transversal da bobina naquela parte superior do dito alojamento é menor do que a área da secção transversal da bobina na parte inferior do mesmo alojamento. 0 facto de se apoiar a parte do corpo humano nesta posição desviada tem a seguinte justificação. Descobriu-se que ao usar padrões de impulsos particulares, por exemplo um padrão de impulsos para tratamento da - 5 - ΡΕ1366781 osteoporose, o campo electromagnético é mais forte junto da periferia interna da bobina do que no centro da bobina. Consequentemente, a estrutura de suporte, em conformidade com a presente invenção, é instalada de maneira a apoiar a parte do corpo humano a ser tratada numa posição onde o campo electromagnético seja relativamente mais forte. Além disso, como vai ser usado um comprimento de onda relativamente elevado, os componentes transversais do campo electromagnético, ou seja os componentes que não são paralelos ao eixo central da bobina, serão praticamente nulos nesta área da bobina.
Nas reivindicações secundárias da presente invenção são descritas caracteristicas vantajosas da mesma.
Preferencialmente, a indução do campo electromagnético será de aproximadamente 12,5 Gauss, e a taxa de repetição dos impulsos de corrente situa-se entre 10 e 20 disparos de pulsação por segundo. Descobriu-se que estes valores são particularmente adequados para serem usados no equipamento da invenção. A voltagem por impulsos de corrente continua consiste em impulsos rectangulares variáveis com o tempo, em que pelo menos alguns dos quais terão, de preferência, diferentes durações e amplitudes. Poderão no entanto surgir, por vezes, dois ou três impulsos adjacentes apresentando a mesma duração e/ou amplitude. Como já foi anteriormente destacado, o particular padrão de impulsos a - 6 - ΡΕ1366781 ser usado no equipamento, de acordo com a presente invenção, depende da doença ou da situação patológica a ser tratada.
Preferencialmente, a bobina cilíndrica irá apresentar um diâmetro interno com cerca de 29,04 cm (11 ") . Um tal diâmetro interno poderá mostrar-se útil no tratamento da mão ou do joelho. Para um tratamento de todo o corpo, por exemplo uma abertura de 58,05 cm (22 ") poderá ser adequada para a maioria dos doentes.
Numa configuração particularmente preferida para a invenção, a razão entre a duração dos impulsos de um ciclo em carga e de um ciclo em vazio é superior a 1. O ciclo em vazio será então sempre de menor duração do que o ciclo em carga; a relação poderá ser, por exemplo, de 0,52 (ciclo em carga) para 0,48 (ciclo em vazio).
Breve descrição dos desenhos
Outras caracteristicas e vantagens da presente invenção tornar-se-ão directamente perceptíveis a partir da seguinte descrição, tomada em conjunto com os desenhos anexos para os quais: a Figura 1 mostra uma configuração de um equipamento para tratamento de uma parte do corpo humano, em conformidade com a presente invenção, a Figura 2 mostra esquematicamente a forma do campo electromagnético que é gerado na bobina do equipamento, em conformidade com a presente invenção, e - 7 - ΡΕ1366781 a Figura 3 mostra um padrão da voltagem a ser aplicada à bobina do equipamento, de acordo com a presente invenção.
Descrição detalhada de uma configuração preferida Uma configuração da presente invenção irá ser a partir de agora descrita, fazendo referência aos desenhos anexos. A Figura 1 mostra uma configuração preferida do equipamento para tratamento de uma parte do corpo humano, em conformidade com a presente invenção. A Figura la constitui uma vista em perspectiva da mesma, a Figura lb consiste numa vista em secção de corte realizado ao longo do plano A-A da Figura la, e a Figura lc consiste numa vista em secção de corte realizado ao longo do plano B-B da Figura la. 0 equipamento de acordo com esta configuração pode ser usado para tratar um braço ou uma perna de um doente. 0 equipamento é constituído por uma bobina cilíndrica 1 apresentando um diâmetro interno preferencialmente com cerca de 30 cm. A bobina 1 está colocada num alojamento 2 que é feito em plástico. 0 alojamento 2 assume um formato em anel, e essa forma é adaptada à forma da bobina cilíndrica 1. Para fornecer energia à bobina 1, usando os particulares padrões de impulso atrás mencionados, é disponibilizada uma unidade de comando 3 que é ligada à bobina 1 por intermédio de um cabo 8 e de uma - 8 - ΡΕ1366781 ficha 9. Finalmente, é instalado um LED 10 para assinalar o estado do equipamento em carga.
Do equipamento faz ainda parte uma estrutura de suporte 4 apresentando uma superfície receptora rígida 5 para apoiar o braço ou a perna do doente (não representados) no interior da bobina 1. Pelas Figuras, torna-se perceptível que a parte do corpo humano fica apoiada numa posição que se encontra desviada, relativamente ao centro da bobina cilíndrica 1, no sentido da periferia interna desta bobina cilíndrica 1. Na presente configuração, a bobina 1 encontra-se posicionada na vertical e a parte do corpo humano ficará desviada no sentido ascendente relativamente ao centro da bobina 1. Nesta posição, a parte do corpo humano fica posicionada numa área da bobina 1 onde o campo electromagnético é mais forte do que no centro da bobina 1.
No caso de estar a ser tratado o braço de um doente, com esta configuração da invenção, o doente irá preferencialmente sentar-se por baixo do equipamento e irá assentar o seu braço sobre a superfície receptora 5, de maneira que o braço se estenda através da abertura da bobina 1, essencialmente numa direcção paralela ao eixo da bobina 1.
Na configuração presente, o alojamento 2 da bobina é fixado à estrutura de suporte 4, integrando na superfície receptora rígida 5, por meio de parafusos 6. - 9 - PE 1366781
Mais particularmente, a superfície receptora 5 fica localizada relativamente ao alojamento 2 em forma de anel de maneira que uma parte superior deste alojamento 2 em forma de anel, onde a bobina 1 está instalada, fique posicionada por cima da superfície receptora 5, enquanto que uma parte inferior do alojamento 2 em forma de anel fica posicionada por baixo da superfície receptora 5. A título de exemplo, a parte superior poderá corresponder a 1/3 do total da área da secção transversal da bobina, pelo que a parte inferior irá então corresponder a 2/3 do total dessa área da secção transversal. A estrutura de suporte 4 deverá ser integralmente feita num material que não perturbe o campo electro-magnético. Por exemplo, a estrutura poderá ser feita em madeira ou em plástico. Por cima da superfície receptora 5, poderá ser instalada uma fina capa almofadada 7, a qual pode ser feita de espuma de borracha.
Quando se fornece energia à referida bobina cilíndrica 1, fica criado um campo electromagnético. A Figura 2 mostra esquematicamente o formato do campo gerado. Constitui uma característica importante da invenção o facto de o campo não ser superior a 20 Gauss na área da parte do corpo humano a ser tratada. A voltagem a ser aplicada à bobina 1 apresenta um padrão como, por exemplo, o que é ilustrado na Figura 3. A voltagem fornecida tem que ser repetidamente elevada a -10- ΡΕ1366781 pique, mantida, e depois baixada também a pique, e isto é feito de maneira a que seja assim criada uma série de patamares de carga p, afastados entre si, de corrente continua pura. Portanto, será preferível que, no ciclo em carga, a forma de onda da voltagem de corrente contínua pura envolvida seja praticamente rectangular, com os lados da onda correspondendo à subida a pique r e à descida a pique d consistindo em lados de um rectângulo. Entre cada dois destes ciclos em carga existirá um ciclo em vazio.
Como foi atrás destacado, a velocidade de repetição dos impulsos corresponde a uma taxa de 1 a 30 disparos de pulsação por segundo. Para um comprimento de onda tão extenso, os componentes transversais do campo electromagnético, ou seja os componentes que não são paralelos ao eixo central da bobina, tornam-se praticamente nulos nesta área da bobina.
Além disso, é importante que o movimento do campo ao longo da parte do corpo humano afectada seja dirigido para a sua extremidade distai. Isto é conseguido ao fornecer uma voltagem com a polaridade devida aos cabos da bobina.
Até agora, a presente invenção tem sido descrita através de uma sua configuração, mas isso não deverá ser interpretado como se a invenção ficasse limitada a essa configuração, antes se devendo considerar que a dita -11- ΡΕ1366781 configuração poderá ser adequadamente alterada e modificada.
Por exemplo, na dita configuração atrás descrita a bobina é instalada numa posição vertical. No entanto, a bobina poderá igualmente ser instalada numa posição inclinada, por exemplo para tratar a perna de um doente tendo ele colocado o seu pé no chão. Para esta situação, a estrutura de suporte irá servir como uma espécie de encosto, para um correcto posicionamento da parte do corpo humano relativamente à bobina.
Por outro lado, o equipamento de acordo com a configuração anteriormente descrita é construído e é instalado para tratar preferencialmente o braço ou a perna de um doente. Para tratamento de outras partes do corpo humano, como por exemplo o torso, a construção - em particular o tamanho - e a instalação do equipamento poderão ser adequadamente adaptadas.
Um procedimento para o tratamento de uma parte do corpo humano, utilizando o equipamento de acordo com a invenção, é constituído pela etapa de geração de um campo electromagnético inferior a 20 Gauss, por intermédio de uma bobina cilíndrica que é instalada de maneira a acomodar a parte do corpo humano, e da submissão dessa parte do corpo àquele campo electromagnético. A bobina é alimentada por uma voltagem de corrente contínua por impulsos, que apresenta uma onda de forma rectangular consistindo em -12- PE 1366781 elevar a pique e baixar a pique os impulsos de corrente, a uma taxa de 1 a 30 disparos de pulsação por segundo. A mencionada parte do corpo humano fica apoiada no interior da referida bobina cilíndrica por meio de uma estrutura de apoio integrando uma superfície receptora rígida que se estende ao longo da bobina, essencialmente numa direcção paralela ao respectivo eixo central. A parte do corpo humano é apoiada numa posição que fica desviada relativamente ao centro da bobina cilíndrica, no sentido da periferia interna da bobina cilíndrica.
Lisboa, 13 de Fevereiro de 2007

Claims (6)

  1. ΡΕ1366781 - 1 - REIVINDICAÇÕES 1. Um equipamento para tratamento de uma parte do corpo humano composto por - uma bobina cilíndrica (1) para geração de um campo electromagnético inferior a 20 Gauss, estando a bobina cilíndrica (1) instalada de modo a acomodar a parte do corpo humano, e a submeter essa parte de corpo humano àquele campo electromagnético, - meios para alimentar a bobina (1) através de uma voltagem de corrente contínua por impulsos, que apresenta uma onda de forma rectangular, consistindo em elevar e baixar a corrente a uma taxa de 1 a 30 disparos de pulsação por segundo, e - uma estrutura de suporte (4) configurada para apoiar essa parte do corpo humano no interior da referida bobina cilíndrica (1); a mencionada estrutura de suporte (4) integra uma superfície receptora rígida (5) - que se estende ao longo da bobina, essencialmente em direcção paralela ao respectivo eixo central - e que está disposta de maneira a apoiar a parte do corpo humano numa posição que fica desviada, relativamente ao centro da bobina cilíndrica (1), no sentido da periferia interna da bobina cilíndrica (1); a bobina (1) encontra-se acomodada num alojamento (2) apresentando um formato essencialmente em anel, que fica fixado naquela estrutura de suporte (4) de forma que uma parte superior do dito alojamento (2) fique posicionada - 2- ΡΕ1366781 por cima da mencionada superfície receptora (5) , enquanto que uma parte inferior do dito alojamento (2) fica posicionada por baixo da mesma superfície receptora (5); caracterizado por a área da secção transversal da bobina (1) na parte superior ser menor do que a área da secção transversal da bobina (1) na parte inferior.
  2. 2. Um equipamento em conformidade com a reivindicação 1, em que a indução do campo electromaqnético é de aproximadamente 12,5 Gauss.
  3. 3 . Um equipamento em conformidade com a reivindicação 1 ou 2, em que os impulsos da corrente se repetem a uma taxa situada entre 10 e 20 disparos de pulsação por segundo.
  4. 4. Um equipamento em conformidade com qualquer uma das precedentes reivindicações, em que a mencionada voltagem de corrente contínua consiste em impulsos rectangulares variáveis no tempo, tendo, pelo menos alguns deles, diferentes durações e amplitudes.
  5. 5. Um equipamento em conformidade com qualquer uma das precedentes reivindicações, em que a referida bobina cilíndrica (1) apresenta um diâmetro interno com cerca de 29,04 cm (11 ") .
  6. 6. Um equipamento em conformidade com qualquer uma das precedentes reivindicações, em que a razão entre a -3- ΡΕ1366781 duraçao dos impulsos de um ciclo em carga e de um ciclo em vazio é superior a 1. Lisboa, 13 de Fevereiro de 2007
PT02011946T 2002-05-29 2002-05-29 Equipamento para tratamento de uma parte do corpo humano usando um campo electromagnético PT1366781E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP02011946A EP1366781B1 (en) 2002-05-29 2002-05-29 Apparatus for treating a body part using an electromagnetic field

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1366781E true PT1366781E (pt) 2007-02-28

Family

ID=29414718

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02011946T PT1366781E (pt) 2002-05-29 2002-05-29 Equipamento para tratamento de uma parte do corpo humano usando um campo electromagnético

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1366781B1 (pt)
AT (1) ATE347919T1 (pt)
DE (1) DE60216732T2 (pt)
PT (1) PT1366781E (pt)
WO (1) WO2003099378A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATE465777T1 (de) 2004-02-11 2010-05-15 Richard Markoll Vorrichtung zur behandlung eines patienten mittels eines elektromagnetischen feldes

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5131904A (en) 1990-05-04 1992-07-21 Richard Markoll Treatment of arthritis with magnetic field therapy and apparatus therefor
DE29614050U1 (de) * 1996-08-15 1997-12-11 Muntermann Axel Behandlungsliege für Magnetfeld- oder biomagnetische Signal-Therapie zur Kopf-, Rücken-, Bein- und Körperbehandlung
WO2001015770A2 (en) * 1999-08-27 2001-03-08 Luis Canedo Electromagnetic treatment of lesions

Also Published As

Publication number Publication date
ATE347919T1 (de) 2007-01-15
WO2003099378A1 (en) 2003-12-04
DE60216732D1 (de) 2007-01-25
EP1366781A1 (en) 2003-12-03
DE60216732T2 (de) 2007-11-15
EP1366781B1 (en) 2006-12-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4266532A (en) Modification of the growth, repair and maintenance behavior of living tissues and cells by a specific and selective change in electrical environment
EP0039206B1 (en) Magnetic treatment device
US20060224215A1 (en) Digital electromagnetic pulse generator
ES2216196T3 (es) Aparato para tratar un organo corporal con la ayuda de una terapia mediante campo magnetico.
ES2394206T3 (es) Facilitación de tratamiento mediante la estimulación magnética.
AU2005210132B2 (en) Device for treating using magnetic fields
KR20080012865A (ko) 치료용 미소진동장치
US20040210254A1 (en) Method and apparatus for electromagnetic stimulation of nerve, muscle, and body tissues
JP3739283B2 (ja) 磁気共振治療器
JP2004538041A5 (pt)
DE3379100D1 (en) Device for therapeutically treating living tissues through stimulation by means of electrical current pulses and/or electromagnetic waves
JP2014502900A (ja) 非侵襲的な脳深部電気刺激療法を行うための装置
DE69221315T2 (de) Katheter zur herzstimulation mittels zweier ungleicher elektroden-paare
CA3094851A1 (en) Central nerve magnetic stimulation device and healthcare or medical instrument having same
US7588529B2 (en) Apparatus for treating a patient's body using an electromagnetic field
PT1366781E (pt) Equipamento para tratamento de uma parte do corpo humano usando um campo electromagnético
US6450940B1 (en) Magnetic stimulation device
KR20100078748A (ko) 가변 전자계를 이용한 집속형 자기장 침 장치
JP2009226037A (ja) 治療装置
CN212593519U (zh) 一种具有磁力线发射装置的磁疗仪
JPH1119223A (ja) 尿失禁治療装置
RU175014U1 (ru) Устройство физиотерапевтического воздействия
RU2634988C1 (ru) Устройство физиотерапевтического воздействия
RU96124439A (ru) Устройство для физиотерапевтического лечения заболеваний мочеполовой системы
SU1500318A1 (ru) Устройство дл лечени воспалительных заболеваний полости рта