PT1343319E - Temporização de resposta - Google Patents

Temporização de resposta Download PDF

Info

Publication number
PT1343319E
PT1343319E PT03251397T PT03251397T PT1343319E PT 1343319 E PT1343319 E PT 1343319E PT 03251397 T PT03251397 T PT 03251397T PT 03251397 T PT03251397 T PT 03251397T PT 1343319 E PT1343319 E PT 1343319E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
receiving unit
message
timing
data
user
Prior art date
Application number
PT03251397T
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Van Noetsele
Original Assignee
Chellomedia Programming B V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Chellomedia Programming B V filed Critical Chellomedia Programming B V
Publication of PT1343319E publication Critical patent/PT1343319E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N7/00Television systems
    • H04N7/16Analogue secrecy systems; Analogue subscription systems
    • H04N7/162Authorising the user terminal, e.g. by paying; Registering the use of a subscription channel, e.g. billing
    • H04N7/163Authorising the user terminal, e.g. by paying; Registering the use of a subscription channel, e.g. billing by receiver means only

Description

DESCRIÇÃO "TEMPORIZAÇÃO DE RESPOSTA"
Esta invenção refere-se a aplicações de televisão interactiva, e em particular à melhoria da resolução temporal em aplicações de televisão interactiva.
Um sistema de televisão interactiva tipico é mostrado na Figura 1 do conjunto de desenhos em anexo. 0 sistema inclui um fornecedor 1 de dados de video digital, descodificadores 3a-c para converter os dados de video digital para um formato analógico, um televisor 5 em cada descodificador para apresentação dos dados de video, e conteúdo melhorado transmitido sobre uma rede 2. Nos sistemas actuais, o conteúdo melhorado é transmitido para descodificadores, ou caixas descodificadoras (STB), que apresentam, então, páginas de conteúdo melhorado num televisor. Um dispositivo 4 de introdução de dados de utilizador é fornecido em cada descodificador 3a-c de forma a que um utilizador possa ajustar os parâmetros do descodificador e/ou do televisor 5 e responder a buscas ou perguntas presentes no conteúdo melhorado. 0 dispositivo 4 de introdução de dados do utilizador poderia, por exemplo, ser um teclado ou um controlo remoto. 0 termo conteúdo melhorado é aqui utilizado em referência a conteúdo disponivel para ser apresentado num écran de televisão a pedido de um utilizador. 0 conteúdo melhorado pode estar adicionado aos dados de video básicos de um programa de 1 televisão ou filme. Pode consistir em informação, tal como noticias, horários de televisão, ou relatórios metereológicos, ou pode incitar uma resposta de um utilizador. 0 conteúdo melhorado pode ser transmitido sobre uma rede independentemente dos dados de vídeo, ou, em alternativa, pode estar embebido nos dados de vídeo. 0 termo "televisão interactiva" sugere que um telespectador pode fornecer dados de entrada ao sistema, por exemplo para responder a perguntas dentro do conteúdo melhorado ou para controlar o fluxo de vídeo que este recebe. Um exemplo de uma introdução de dados/resposta é uma resposta a uma questão colocada no conteúdo melhorado (ou conteúdo interactivo). Se o conteúdo video a ser apresentando num televisor for, por exemplo, um concurso de perguntas/respostas, pode ser desejável fornecer conteúdo interactivo constituído por perguntas correspondentes às que estão a ser perguntadas no concurso.
Pode prever-se que um aspecto duma aplicação de perguntas relativamente à qual os participantes podem ser avaliados, pode ser a rapidez com a qual os participantes, cada um com a sua caixa descodificadora, respondem às questões colocadas. Neste caso, seria necessário uma configuração que pudesse medir os tempos relativos que cada utilizador participante demora a responder às questões.
Em situações em que o tempo de resposta de um utilizador a uma página de conteúdo melhorado é significativo, as caixas descodificadoras actuais, se incluírem funções de pergunta de data e tempo, podem fornecer informação dentro de apenas alguns segundos, ou, no melhor dos casos, milissegundos. No exemplo 2 acima referido de um concurso de perguntas/respostas, a resolução da informação temporal disponível seria inaceitável. Se centenas de milhares de utilizadores estão a participar num concurso particular, por exemplo, e todas as respostas forem recebidas dentro de um periodo de 10 segundos, então uma precisão ao milissegundo não seria suficiente para determinar a resposta mais rápida. É concebível que vários milhões de utilizadores possam participar num dado concurso. Podem prever-se muitas aplicações que necessitariam de uma informação temporal mais precisa do que aquela atingível actualmente.
Um problema adicional associado ao aspecto da temporização da TV interactiva refere-se aos atrasos das diferentes transmissões correspondentes a diferentes meios de transmissão, tais como o cabo, o satélite ou a transmissão terrestre. Um sinal de video transmitido por satélite, por exemplo, demoraria mais tempo a alcançar uma STB do que o mesmo sinal transmitido por via terrestre. Assim, de um modo preferido, não é o tempo absoluto no qual a STB de um utilizador responde a uma página de televisão interactiva (iTV) que é relevante para avaliar a rapidez das respostas: o tempo significativo é antes o tempo decorrido entre a recepção da página iTV pela STB, ou pelo menos a página que está a ser apresentada, e a resposta dada pelo utilizador. E desejável um sistema em que este tempo relativo possa ser calculado e devolvido à rede para permitir que a rapidez da resposta seja avaliada. O documento U.S. 764275 revela um sistema para proporcionar segurança num sistema de televisão interactiva. O sistema protege contra a fraude quando telespectadores enviam respostas a mensagens de solicitação presentes nos dados interactivos. Os tempos relativos entre selos temporais embebidos nos dados 3 interactivos e os relógios dos dispositivos portáteis dos telespectadores são determinados para estabelecer se um telespectador está a responder em tempo real ou se um programa interactivo foi atrasado fazendo uma gravação com um VCR ou outra técnica.
De acordo com um aspecto da presente invenção é proporcionado um método para transmitir uma mensagem num sistema de televisão interactiva, compreendendo: a recepção numa unidade de recepção, de um fluxo de video incluindo dados de video e um fluxo de temporização indicador da temporização dos dados de video; a recepção numa unidade de recepção, de uma instrução de um utilizador para transmitir uma mensagem da unidade de recepção e a transmissão da mensagem a partir da unidade de recepção; caracterizado pelo passo de: em resposta à instrução, formação da mensagem de forma a incluir uma indicação de temporização baseada em dados actuais extraídos do fluxo de temporização.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção é proporcionada uma unidade de recepção para utilização num sistema de televisão interactiva, compreendendo a unidade de recepção uma configuração de recepção para receber um fluxo de vídeo incluindo dados de vídeo e um fluxo de temporização indicativo da temporização dos dados de vídeo; uma configuração de recepção para receber uma instrução de um utilizador para transmitir uma mensagem a partir da unidade de recepção; um formador de mensagem para formar a mensagem em resposta à instrução; e uma configuração de transmissão para transmitir a mensagem a partir da unidade de recepção; caracterizada por o formador da mensagem estar preparado para formar a mensagem de forma a incluir uma indicação de temporização baseada em dados 4 actuais extraídos do fluxo de temporização.
De acordo com outro aspecto da presente invenção é proporcionado um sistema para utilização numa rede de televisão interactiva, compreendendo o sistema: um transmissor de vídeo para transmitir um fluxo de vídeo incluindo dados de vídeo e um fluxo de temporização indicativo da temporização dos dados de vídeo; uma pluralidade de unidades de recepção para receber o fluxo de vídeo e transmitir mensagens incluindo uma indicação de temporização baseada em dados actuais extraídos do fluxo de temporização; e uma unidade analisadora para analisar as mensagens transmitidas pelas unidades de recepção.
De um modo conveniente, os dados actuais do fluxo de temporização indicarão: 1) o ponto actual, no fluxo de vídeo, no instante em que a pergunta, à qual o utilizador está a responder, é descodificada na unidade de recepção; e 2) o ponto actual, no fluxo de vídeo, no instante em que uma instrução para responder é enviada para a unidade de recepção pelo utilizador. De um modo alternativo, 1) poderia ser, o ponto actual, no fluxo de vídeo, no instante em que a pergunta, à qual o utilizador está a responder, é transmitida a partir da unidade de recepção para apresentação numa unidade de visualização, ou o ponto actual, no fluxo de vídeo, no instante em que a pergunta, à qual o utilizador está a responder, é recebida na unidade de recepção.
De um modo conveniente, a indicação de temporização poderia ser uma diferença entre os instantes 2) e 1) listados acima, representando, assim, o tempo que o utilizador demorou a responder à pergunta. 5
De um modo conveniente, os dados de vídeo são dados MPEG.
De um modo preferido, o fluxo de temporização tem uma resolução de, pelo menos, 0,1 ms, correspondendo a uma frequência superior a 10 kHz. De um modo mais preferido, tem uma resolução de, pelo menos, 0,001 ms, correspondendo a uma frequência superior a 10 MHz. O fluxo de temporização é, de um modo preferido, um fluxo de temporização de vídeo. O fluxo de temporização está, de um modo preferido, associado com a informação de tramas de vídeo. O fluxo de temporização é, de um modo conveniente, uma Referência de Relógio de um Programa MPEG com uma frequência de 27 MHz.
Um algoritmo poderia ser aplicado para interpolar ciclos do fluxo de temporização, atingindo-se, deste modo, uma resolução mais elevada do que a disponível sem interpolação.
De um modo preferido, os dados de vídeo podem sair de uma unidade de recepção para apresentação numa unidade de visualização, que poderia ser, de um modo conveniente, um televisor, e a unidade de recepção seria, de um modo conveniente, uma caixa descodificadora. A mensagem poderia, de um modo conveniente, ser formada por uma aplicação de televisão melhorada na unidade de recepção, e incluiria, de um modo preferido, dados identificando a unidade de recepção da qual foi transmitida ou o utilizador dessa unidade de recepção. A mensagem incluiria também, de um modo preferido, dados referentes à resposta do utilizador. O fluxo de vídeo incluiria, de um modo preferido, conteúdo melhorado, e uma aplicação adequada do método ou aparelho seria 6 num concurso de perguntas/respostas. 0 fluxo de vídeo incluiria, de um modo preferido, uma imagem a convidar o utilizador a responder. A indicação de temporização poderia, de um modo conveniente, ser produzida iniciando um temporizador quando a imagem é descodificada na unidade de recepção, ou armazenando dados do fluxo de temporização quando a imagem é descodificada na unidade de recepção, calculando-se, então, uma diferença entre o instante de transmissão de uma mensagem e o tempo armazenado. A mensagem poderia, de um modo conveniente, ser transmitida para um servidor através de uma rede ligada à unidade de recepção. 0 sistema para utilização numa rede de televisão interactiva compreende, de um modo preferido, uma unidade analisadora. Após a transmissão de uma mensagem de resposta para a rede a partir de uma unidade de recepção, a mensagem deveria, de um modo preferido, ser recebida numa unidade analisadora. A unidade analisadora poderia, de um modo conveniente, executar uma análise da mensagem de resposta enviada a partir de uma unidade de recepção. A análise poderia, de um modo conveniente, incluir a determinação de se a resposta correcta a uma pergunta, apresentada em dados de vídeo ou em conteúdo melhorado, foi fornecida pelo utilizador, e determinar o tempo que o utilizador levou a responder à pergunta. A unidade analisadora poderia, de um modo conveniente, receber e analisar muitas mensagens de resposta enviadas a partir de muitas unidades de recepção diferentes. De um modo preferido a unidade analisadora poderia efectuar uma comparação entre as mensagens de resposta. De um modo conveniente, o sistema poderia compreender muitas unidades analisadoras, cada uma das quais capaz de receber e analisar muitas mensagens de 7 resposta, ligadas de forma a que possa ser executada uma comparação global entre todas as mensagens de resposta recebidas em todas as unidades analisadoras, de forma a determinar o vencedor de uma competição. 0 vencedor pode, por exemplo, ser definido como o utilizador cuja mensagem de resposta possui uma indicação de temporização correspondente à resposta mais rápida, e cuja mensagem contém a resposta correcta a uma pergunta.
De um modo conveniente, a unidade analisadora, ou combinação de unidades analisadoras, tendo determinado o vencedor de uma competição, poderia fornecer um prémio ao vencedor, ou transmitir uma mensagem notificando o vencedor que este tem direito a um prémio.
Tal como para concursos de pergunta/resposta, a invenção é também indicada para aplicações tais como inquéritos a assinantes, jogos interactivos e votação dos assinantes em resposta a eventos televisivos. A invenção será agora descrita, a titulo de exemplo, em referência aos desenhos em anexo, nos quais os algarismos de referência semelhantes se referem a componentes semelhantes. A Figura 1 mostra um sistema de televisão interactiva tipico da técnica anterior; A Figura 2 mostra um sistema de televisão interactiva; A Figura 3 mostra uma unidade de recepção para utilização num sistema de televisão interactiva; e A Figura 4 mostra uma rede de televisão interactiva.
No sistema da Figura 2, um fornecedor 1 de dados de video transmite dados de video para uma rede 2. Estes dados de video, contendo um sinal de video e conteúdo melhorado, são então transmitidos para uma série de unidades 3a-c de recepção que podem descodificar os dados, e transmitir o sinal de video descodificado e o conteúdo melhorado para uma unidade 5 de visualização para apresentação a um telespectador. As unidades de recepção poderiam, por exemplo, ser caixas descodificadoras. A configuração de uma unidade 3c de recepção é mostrada em maior detalhe.
Um dispositivo 4 de introdução de dados de utilizador é proporcionado de forma a que um utilizador possa ajustar os parâmetros da unidade 3 de recepção e/ou da unidade 5 de visualização e responder a perguntas ou questões no conteúdo melhorado. 0 dispositivo de introdução de dados de utilizador poderia, por exemplo, ser um teclado ou um controlo remoto.
Uma unidade 6 analisadora, que também está ligada à rede 2, é proporcionada para receber e analisar dados transmitidos pelas unidades 3a-c de recepção para a rede 2. A rede 2 poderia, por exemplo, ser uma rede de TV por cabo, ou a Internet. A rede 2 pode ser constituída por um conjunto de sub-redes; por exemplo, os dados de video podem ser transmitidos por um sistema de difusão sem fios para as unidades de recepção, e os dados transmitidos a partir das unidades de recepção (e. g. para a unidade 6 analisadora) podem ser transportados por uma rede telefónica terrestre ou sem fios.
Em referência agora à Figura 3, será descrita a unidade 3 de recepção da Figura 2. Os dados 2 0 de vídeo da rede 2 são recebidos pela unidade 3 de recepção e entram na unidade 10 de 9 descodificação que descodifica o sinal 20 de video. O conteúdo melhorado incluído nos dados de vídeo será também descodificado, ou no descodificador 10 ou num descodificador separado (não mostrado). O sinal 21 de vídeo descodificado sai então do descodificador 10 e é transmitido para uma unidade 5 de visualização. O conteúdo melhorado 21 descodificado é também transmitido para a unidade 5 de visualização, e os dados 22 de temporização do conteúdo melhorado são fornecidos a um formador 11 de mensagem. A entrada 23 de um utilizador entra na unidade de recepção pela unidade 12 de entrada de utilizador. A entrada 23 de utilizador pode incluir um comando para alterar os parâmetros da unidade 3 de recepção (tal como o canal a ser exibido ou o volume sonoro), um comando relacionado com o conteúdo melhorado (tal como um comando para apresentar um horário dos programas para um canal particular) ou uma resposta a uma pergunta apresentada no conteúdo melhorado. A informação 24 de selecção de canal é passada ao descodificador 10 para utilização na selecção de quais os dados de vídeo a ser apresentados.
Durante um programa interactivo, tal como um concurso de pergunta/resposta, uma pergunta pode ser apresentada a um utilizador através de vídeo ou conteúdo melhorado apresentado na unidade de visualização. A configuração do conteúdo melhorado pode então dar uma oportunidade ao utilizador para responder à pergunta. Com este fim, o conteúdo melhorado, quando descodificado, incluirá, tipicamente, uma definição dos critérios de entrada e um identificador para a pergunta. Os critérios de entrada podem incluir um conjunto de respostas disponíveis para uma pergunta de resposta múltipla, ou a definição de um campo no qual podem ser introduzidos dados de 10 texto. 0 identificador pode ser um código numérico que identifica qual a pergunta, e inclui dados indicando a entidade (e. g. a unidade 6 analisadora) para a qual as respostas devem ser enviadas.
Quando a pergunta é descodificada para apresentação e enviada à unidade 5 de visualização, o descodificador 10 também envia para o formador 11 de mensagem, o identificador e a informação 22 de temporização tal como extraida do fluxo 22 de video.
Se a entrada 23 de utilizador contém uma resposta a uma pergunta, então um sinal 25 da unidade 12 de entrada de utilizador será transferido para o formador 11 de mensagem. Uma mensagem 26 será então formada pelo formador 11 de mensagem. O sinal 25 compreenderá dados relacionados com a resposta, incluindo a resposta dada pelo utilizador e, por exemplo, dados relacionados com a unidade de recepção, ou dados relacionados com o instante no qual a resposta foi introduzida pelo utilizador num dispositivo 4 de entrada de utilizador. Alguma ou toda esta informação 25 será incorporada na mensagem 26 formada pelo formador 11 de mensagens. A mensagem 26 compreenderá também, de um modo preferido, dados de temporização do sinal de conteúdo melhorado que podem identificar o instante no qual a pergunta foi, por exemplo, recebida, descodificada ou transmitida para a unidade 5 de visualização. A mensagem 26, uma vez formada, será transmitida a partir desde a unidade 3 de recepção até à rede 2 e será então analisada na unidade 6 analisadora (mostrada na Figura 2).
Tal como indicado acima, a informação de temporização é extraida do fluxo de video, por exemplo a partir de dados do 11 relógio do fluxo de vídeo. Por exemplo, uma elevada precisão de temporização em aplicações de televisão melhorada (ETV) pode ser alcançada com a utilização de um algoritmo que pode inquirir a Referência de Relógio do Programa (PCR) de um fluxo de vídeo MPEG. Este PCR representa o relógio mestre de um fluxo MPEG, e tem a frequência de 27 MHz. Este pode portanto fornecer uma resolução de 0,037 με. A PCR é adicionada ao fluxo de vídeo no ponto em que este é codificado no formato MPEG.
Retornando ao exemplo anterior de uma aplicação de um concurso de perguntas/respostas, no instante preciso em que é apresentada uma pergunta do concurso, a PCR pode ser inquirida e o tempo de relógio armazenado pela aplicação ETV. No instante preciso em que o utilizador responde à pergunta, a aplicação ETV pode inquirir novamente a PCR, e pode calcular a diferença entre os dois valores PCR. Esta informação pode então ser transferida, em conjunto com as respostas ao concurso, para a unidade 6 analisadora, na qual ocorrerá um processamento extra. A Figura 4 mostra um exemplo de uma rede de difusão na qual o presente sistema pode ser empregue. A rede mostrada na Figura 4 compreende um Controlador 100 de Edição, um Centro 101 de Gestão de Jogos, um Gestor 102 de Controlo de Média, estações 103 e 104 ascendentes e descendentes, um satélite 105, um descodificador 105, e um Sistema 107 de Gestão de Transacções. O descodificador 106 pode, por exemplo, ser uma caixa descodificadora ou uma televisão digital. Cada um dos componentes do sistema será descrito por sua vez. Os componentes podem comunicar uns com os outros tal como indicado pelas setas na Figura 4. 12 0 conteúdo interactivo é produzido no Controlador 100 de Edição (especificamente, num Gestor de Produção de Conteúdos (CPM)) em padrões genéricos reutilizáveis. Os padrões genéricos podem ser manipulados por desenhadores para produzir um padrão com o formato desejado para uma aplicação particular. Este padrão especifico pode ser guardado na memória do CPM. Dados subsequentes podem ser facilmente e rapidamente adicionados ao padrão especifico da aplicação, por exemplo, noticias diárias, meteorologia ou guias de TV.
Uma vez que se tenham adicionado dados a um padrão num CPM, o padrão novo é introduzido numa Consola de Intermediação de Eventos (EBC), o segundo passo de um Controlador de Edição, onde lhe é adicionado um roteiro de fluxo. É então adicionada metadados ao fluxo de difusão principal (i. e. o fluxo de video) que está associado ao conteúdo do padrão. Os metadados permitem que o roteiro de fluxo seja accionado em tempo real para sincronizar o conteúdo com o fluxo de difusão principal. Para eventos televisivos em directo, o EBC pode ser utilizado para gerir a difusão de páginas interactivas, tal como será descrito mais tarde.
Após a produção no Controlador de Edição, os dados do padrão passam para um Centro 101 de Gestão de Jogos (PMC) , que converte os dados num sinal (representando páginas de conteúdo interactivo) no formato relevante para qualquer plataforma na qual este seja recebido e apresentado. O PMC pode armazenar o conteúdo interactivo até este ser necessário. Uma vez que o conteúdo interactivo seja necessário, este é transmitido para um Gestor 102 de Controlo de Média (MCM) . Para alcançar o MCM o conteúdo interactivo pode ser enviado para uma estação 103 13 ascendente e transmitido via um satélite 105 para uma estação 104 descendente ou pode ser enviado de outra forma, por exemplo por cabo. O MCM 102 está localizado numa distribuidor digital de TV por cabo. O MCM recebe dados interactivos de um PMC 101, armazena-os até serem apresentados, e, em resposta à recepção de uma activação, difunde-os para os descodificadores 106. Os descodificadores podem ser caixas descodificadoras ligadas a televisores, ou podem ser televisores digitais. O MCM pode ser informado de várias maneiras sobre quando deve provocar a apresentação de uma página de conteúdo interactivo, sendo transmitida desde o MCM para o descodificador 106, e apresentada subsequentemente. Por exemplo, se o evento televisivo com o qual o conteúdo interactivo está relacionado está a ser difundido ao vivo, então um editor num Controlador 100 de Edição pode provocar manualmente a apresentação do conteúdo a partir dos MCMs 102, para assegurar que o conteúdo está sincronizado com uma parte apropriada do evento televisivo. Um activador seria enviado do Controlador 100 de Edição para o PMC 101; o PMC transcodifiçaria o activador e encaminhá-lo-ia para o MCM 102, e então o MCM difundiria o activador em direcção aos descodificadores 106. Em alternativa, os activadores podem ser preparados para serem enviados automaticamente em instantes pré-determinados durante um evento televisivo. Neste caso, o MCM tem acesso a um horário e com base nesse horário, envia activadores para descodificadores nos instantes em que é desejável apresentar o conteúdo interactivo. Por exemplo, um programa de TV pode começar às 19:30, e os activadores podem então ser automaticamente enviados a partir do MCM 102 às 19:31, 19:35, 19:42 et cetera, dependendo das partes do programa com as 14 quais estão relacionadas cada página de conteúdo interactivo. Como outra alternativa, os marcadores podem ser embebidos no sinal de video associado com um conjunto particular de páginas interactivas, e os activadores podem ser gerados dependendo da associação entre os marcadores e as páginas. Estes marcadores seriam os metadados referidos acima que são adicionados ao fluxo de video. 0 MCM 102 pode gerir também a largura de banda atribuida aos sinais de video e sinais de conteúdo interactivo de acordo com os eventos televisivos a decorrer. O conteúdo pode ser também armazenado/colocado em espera no MCM.
Um Sistema 107 de Gestão de Transacções (TMS) é empregue para lidar com respostas de assinantes à difusão de conteúdo interactivo. O TMS é capaz de tratar números elevados de respostas concorrentes, e pode produzir, por exemplo, listas de vencedores de uma competição a seguir às respostas dos assinantes. O TMS está ligado ao PMC de forma a que a informação relacionada com as respostas dos assinantes possa ser realimentada e inserida em difusões a partir do MCM 102. Adicionalmente, o PMC pode comunicar com o TMS. Para lidar com pagamentos em relação a respostas de utilizadores o TMS está ligado a um sistema 108 bancário. O TMS pode enviar sinais para outras funções, tais como um centro 109 de gestão de terceiros de forma a agir relativamente às respostas dos utilizadores, por exemplo para satisfazer compras ou emitir prémios.
Os editores no Controlador 100 de Edição podem comunicar com o TMS 107 através do PMC 101 de forma a determinar como o 15 TMS deveria reagir às respostas enviadas pelos assinantes.
Na rede da Figura 4, o Centro 101 de Gestão de Jogos pode compreender o aparelho 10 de formatação de sinal da Figura 2.
Num sistema tal como descrito acima em referência à Figura 4, existirão tipicamente múltiplos Controladores 100 de Edição, um PMC 101, múltiplos MCMs 102 distribuídos geograficamente por uma área servida pela rede, e um TMS 107, apesar de que no futuro possa ser desejável, em termos de eficiência, fornecer múltiplos PMCs e/ou TMSs. Os descodificadores 106 seriam posicionados localmente junto aos telespectadores individuais, por exemplo nas suas habitações ou em edifícios públicos. O TMS 107 pode ser a unidade 6 analisadora da presente invenção. O requerente chama a atenção para o facto de que a presente invenção pode incluir qualquer atributo ou combinação de atributos aqui apresentados, tanto implicitamente como explicitamente, ou qualquer generalização destes, sem limitação do âmbito de qualquer das definições apresentadas acima. Tendo em conta a descrição anterior, será evidente para um especialista na técnica que podem ser feitas várias modificações dentro do âmbito da invenção.
Lisboa, 21 de Novembro de 2006 16

Claims (49)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Método para transmitir uma mensagem num sistema de televisão interactiva, compreendendo: a recepção, numa unidade (3) de recepção, de um fluxo de video incluindo dados de vídeo e um fluxo de temporização indicativo da temporização dos dados de vídeo; a recepção, na unidade de recepção, de uma instrução (23) de um utilizador para transmitir uma mensagem (26) a partir da unidade de recepção; e a transmissão da mensagem a partir da unidade de recepção; caracterizado pelo passo de: em resposta à instrução, formar a mensagem de forma a incluir uma indicação de temporização baseada em dados (22) actuais do fluxo de temporização.
  2. 2. Método de acordo com a reivindicação 1, em gue os dados (22) actuais do fluxo de temporização indicam o ponto actual no fluxo de vídeo.
  3. 3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, em que a unidade (3) de recepção está preparada para emitir os dados de vídeo para apresentação numa unidade (5) de visualização associada.
  4. 4. Método de acordo com a reivindicação 3, em que a unidade (5) de visualização é um televisor. 1
  5. 5. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que os dados de vídeo são dados MPEG.
  6. 6. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que o fluxo de temporização é uma Referência de Relógio do Programa.
  7. 7. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que o fluxo de temporização tem uma frequência superior a 1 kHz.
  8. 8. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que o fluxo de temporização tem uma frequência superior a 1 MHz .
  9. 9. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que o fluxo de temporização tem uma frequência superior a 27 MHz.
  10. 10. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que a unidade (3) de recepção é uma caixa descodificadora.
  11. 11. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que a mensagem (26) é formada por uma aplicação de televisão melhorada na unidade (3) de recepção.
  12. 12. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que a mensagem (26) inclui dados que identificam a unidade (3) de recepção da qual foi transmitida.
  13. 13. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que a mensagem (26) inclui dados que identificam o 2 utilizador da unidade (3) de recepção da qual a mensagem foi transmitida.
  14. 14. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que o fluxo de video inclui conteúdo melhorado.
  15. 15. Método de acordo com a reivindicação 13, em que o conteúdo melhorado é um programa de pergunta/resposta.
  16. 16. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que o fluxo de video inclui uma imagem compreendendo um convite ao utilizador para enviar uma mensagem em resposta.
  17. 17. Método de acordo com a reivindicação 16, em que a unidade de recepção armazena dados a partir do fluxo de temporização no instante em que o convite é recebido na unidade de recepção.
  18. 18. Método de acordo com a reivindicação 17, em que a referida indicação de temporização é uma diferença calculada entre os dados (22) de temporização actuais e os dados de temporização armazenados.
  19. 19. Método de acordo com a reivindicação 16, em que um temporizador é iniciado quando o convite é descodificado na unidade (3) de recepção, e os dados do temporizador são utilizados para gerar a indicação de temporização.
  20. 20. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que a mensagem (26) é transmitida para um servidor (16) através de uma rede (12) à qual a unidade de recepção está ligada. 3
  21. 21. Método de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que a mensagem (26) também inclui dados relacionados com a entrada do utilizador.
  22. 22. Unidade (3) de recepção para utilização num sistema de televisão interactiva, compreendendo a unidade de recepção: uma configuração (10) do receptor para recepção de um fluxo de video incluindo dados de vídeo e um fluxo de temporização indicativo da temporização dos dados de vídeo; uma configuração (12) do receptor para recepção de uma instrução (23) de um utilizador para transmitir uma mensagem a partir da unidade de recepção; um formador (11) de mensagem para formar a mensagem (26) em resposta à instrução (23); e uma configuração de transmissão para transmitir a mensagem a partir da unidade de recepção; caracterizada por o formador de mensagem estar preparado para formar a mensagem de forma a incluir uma indicação de temporização baseada nos dados (22) actuais do fluxo de temporização.
  23. 23. Unidade de recepção de acordo com a reivindicação 22, em que os dados (22) actuais do fluxo de temporização indicam o ponto actual no fluxo de vídeo.
  24. 24. Unidade de recepção de acordo com a reivindicação 22 ou reivindicação 23, em que a unidade (3) de recepção está preparada para emitir os dados de vídeo para apresentação numa unidade (5) de visualização associada. 4
  25. 25. Unidade de recepção de acordo com a reivindicação 24, em que a unidade (5) de visualização é um televisor.
  26. 26. Unidade de recepção de acordo com qualquer das reivindicações 22-25, em que os dados de vídeo são dados MPEG.
  27. 27. Unidade de recepção de acordo com qualquer das reivindicações 22-26, em que o fluxo de temporização é uma Referência de Relógio do Programa.
  28. 28. Unidade de recepção de acordo com qualquer das reivindicações 22-27, em que o fluxo de temporização tem uma frequência superior a 1 kHz.
  29. 29. Unidade de recepção de acordo reivindicações 22-28, em que o fluxo uma frequência superior a 1 MHz. com qualquer de temporização das tem
  30. 30. Unidade de recepção de acordo com qualquer das reivindicações 22-29, em que a unidade (3) de recepção é uma caixa descodificadora.
  31. 31. Unidade de recepção de reivindicações 22-30, em que uma aplicação de televisão recepção. acordo com qualquer das a mensagem (26) é formada por melhorada na unidade (3) de
  32. 32. Unidade de recepção de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que a mensagem (26) inclui dados que identificam a unidade de recepção. 5
  33. 33. Unidade de recepção de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que a mensagem (26) inclui dados que identificam o utilizador da unidade de recepção.
  34. 34. Unidade de recepção de acordo com a reivindicação 22, em que o fluxo de video inclui conteúdo melhorado.
  35. 35. Unidade de recepção de acordo com a reivindicação 34, em que o conteúdo melhorado é um programa de pergunta/resposta.
  36. 36. Unidade de recepção de acordo com qualquer das reivindicações 22-35, em que o fluxo de video inclui uma imagem contendo um convite ao utilizador para enviar uma mensagem em resposta.
  37. 37. Unidade de recepção de acordo com a reivindicação 36, em que a unidade de recepção armazena dados do fluxo de temporização no instante em que o convite é descodificado na unidade de recepção.
  38. 38. Unidade de recepção de acordo com a reivindicação 37, em que a referida indicação de temporização é uma diferença calculada entre os dados (22) de temporização actuais e os dados de temporização armazenados.
  39. 39. Unidade de recepção de acordo com a reivindicação 36, em que um temporizador é iniciado quando o convite é descodificado na unidade de recepção, e os dados do temporizador são utilizados para gerar a indicação de temporização. 6
  40. 40. Unidade de recepção de acordo com qualquer das reivindicações 22-39, em que a mensagem (26) é transmitida para um servidor através de uma rede à qual a unidade de recepção está ligada.
  41. 41. Unidade de recepção de acordo com qualquer das reivindicações 22-40, em que a mensagem (26) também inclui dados relacionados com a entrada do utilizador.
  42. 42. Sistema para utilização numa rede de televisão interactiva, compreendendo o sistema: um transmissor (1) de video para transmitir um fluxo de video incluindo dados de vídeo e um fluxo de temporização indicativo da temporização dos dados de vídeo; uma pluralidade de unidades (3) de recepção tal como reivindicado em qualquer das reivindicações 22-41, para receber o fluxo de vídeo e transmitir mensagens (26); e uma unidade (6) analisadora para analisar as mensagens (26) transmitidas pelas unidades de recepção.
  43. 43. Sistema de acordo com a reivindicação 42, em que a unidade (6) analisadora pode analisar a indicação de temporização.
  44. 44. Sistema de acordo com a reivindicação 42 ou reivindicação 43, em que a unidade (6) analisadora pode analisar dados dentro da mensagem (26) relacionada com a entrada (23) do utilizador.
  45. 45. Sistema de acordo com a reivindicação 44 dependente da 7 reivindicação 43, em que a unidade (6) analisadora pode identificar uma mensagem (26) que contém uma resposta (23) particular do utilizador ao convite, e que possui uma indicação de temporização correspondente à resposta mais rápida ao convite por parte de qualquer utilizador, sendo este utilizador o vencedor de uma competição.
  46. 46. Sistema de acordo com a reivindicação 45, em que é executada uma rotina para fornecer um prémio ao vencedor.
  47. 47. Método para executar uma competição de televisão interactiva, compreendendo o método os passos da reivindicação 1, em que o fluxo de video inclui uma imagem contendo um convite a um utilizador para enviar uma mensagem em resposta, e compreendendo, além disso, os seguintes passos: receber uma pluralidade de mensagens (26) das unidades (3) de recepção respectivas; analisar as mensagens; como resultado da análise, identificar um vencedor; e fornecer um prémio ao vencedor.
  48. 48. Método como reivindicado na reivindicação 47, em que o passo de analisar as mensagens compreende determinar qual dos utilizadores submeteu uma resposta mais rapidamente, e esse utilizador é identificado como o vencedor. 8
  49. 49. Método como reivindicado na reivindicação 47, em que o passo de analisar as mensagens compreende determinar qual dos utilizadores submeteu uma resposta correcta mais rapidamente, e esse utilizador é identificado como o vencedor. Lisboa, 21 de Novembro de 2006 9
PT03251397T 2002-03-07 2003-03-07 Temporização de resposta PT1343319E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0205405A GB2387946B (en) 2002-03-07 2002-03-07 Response timing

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1343319E true PT1343319E (pt) 2007-01-31

Family

ID=9932524

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03251397T PT1343319E (pt) 2002-03-07 2003-03-07 Temporização de resposta

Country Status (11)

Country Link
US (1) US9003471B2 (pt)
EP (1) EP1343319B8 (pt)
AT (1) ATE338428T1 (pt)
AU (1) AU2003200901B2 (pt)
CA (1) CA2421326C (pt)
DE (1) DE60307915T2 (pt)
DK (1) DK1343319T3 (pt)
ES (1) ES2271479T3 (pt)
GB (1) GB2387946B (pt)
PT (1) PT1343319E (pt)
SI (1) SI1343319T1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0411683D0 (en) * 2004-05-25 2004-06-30 Chello Broadband N V Triggering enhanced content
WO2007034256A1 (en) * 2005-09-19 2007-03-29 Farimex S.A. Interactive tv signal receiver
US20100319043A1 (en) * 2009-06-11 2010-12-16 Microsoft Corporation Interactive television architecture

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6443840B2 (en) 1986-03-10 2002-09-03 Response Reward Systems, L.C. Evaluation of responses of participatory broadcast audience with prediction of winning contestants; monitoring, checking and controlling of wagering, and automatic crediting and couponing
US5795161A (en) * 1988-10-20 1998-08-18 Vogel; Peter S. Apparatus and method for calculating an absolute time at which an event occurred
DE68928534T2 (de) * 1988-10-20 1998-04-16 Right Hemisphere Pty Ltd Antwortsystem für zuhörer
US5519433A (en) * 1991-11-20 1996-05-21 Zing Systems, L.P. Interactive television security through transaction time stamping
AU5014493A (en) * 1992-08-14 1994-03-15 Dtmf Television, Inc. A participatory television system
FR2708768B1 (fr) * 1993-08-05 1995-09-01 Gemplus Card Int Système sécurisé de participation à des jeux interactifs à distance avec vérification de la chronologie d'événements.
US5695400A (en) * 1996-01-30 1997-12-09 Boxer Jam Productions Method of managing multi-player game playing over a network
US6567986B2 (en) * 1998-03-12 2003-05-20 Sarnoff Corporation Method and apparatus for distributing a globally accurate knowledge of time and frequency to a plurality of a high definition television studios
EP1005885B1 (en) * 1998-12-04 2003-05-28 Two Way TV Limited Interactive applications
US7174560B1 (en) * 1999-02-25 2007-02-06 Sharp Laboratories Of America, Inc. Method of synchronizing events with a digital television audio-visual program
AU758059B2 (en) * 1999-05-04 2003-03-13 Two Way Media Limited Interactive applications
DE19929337C2 (de) * 1999-06-26 2002-04-25 Alcatel Sa Verfahren zum Generieren eines Taktes für den Rückkanal eines bidirektionalen Punkt-zu-Mehrpunkt Netzwerkes
JP2001036549A (ja) * 1999-07-15 2001-02-09 Toshiba Corp データ処理システムおよびタイムスタンプ生成方法
US20020142842A1 (en) * 2001-03-29 2002-10-03 Easley Gregory W. Console-based system and method for providing multi-player interactive game functionality for use with interactive games
US7086075B2 (en) * 2001-12-21 2006-08-01 Bellsouth Intellectual Property Corporation Method and system for managing timed responses to A/V events in television programming

Also Published As

Publication number Publication date
AU2003200901B2 (en) 2007-11-29
EP1343319A2 (en) 2003-09-10
ATE338428T1 (de) 2006-09-15
EP1343319B1 (en) 2006-08-30
SI1343319T1 (sl) 2007-02-28
US20040006773A1 (en) 2004-01-08
EP1343319A3 (en) 2004-03-03
CA2421326C (en) 2014-08-19
DE60307915D1 (de) 2006-10-12
GB2387946A (en) 2003-10-29
US9003471B2 (en) 2015-04-07
GB0205405D0 (en) 2002-04-24
GB2387946B (en) 2005-05-18
AU2003200901A1 (en) 2003-09-25
EP1343319B8 (en) 2006-12-20
CA2421326A1 (en) 2003-09-07
ES2271479T3 (es) 2007-04-16
DE60307915T2 (de) 2007-05-24
DK1343319T3 (da) 2007-01-02
AU2003200901B9 (en) 2003-09-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4766825B2 (ja) エンハンスされた放送を行うためのシステムおよび方法
US7584491B2 (en) System and method for managing interactive programming and advertisements in interactive broadcast systems
CN1093771C (zh) 控制电视机的教学和娱乐使用的设备和方法
CA2568514C (en) Display of enhanced content
US8839286B2 (en) Display of enhanced content
CA2421344C (en) Display of enhanced content
PT1343319E (pt) Temporização de resposta
KR20020062022A (ko) 쌍방향 콘텐츠 재생이 가능한 디지털 텔레비젼 수신기 및그 방송시스템
US8424047B2 (en) Message transmission in an interactive television system
US8424051B2 (en) Enhancement for interactive TV formatting apparatus
US20030093786A1 (en) Interactive television method and device