PT1193900E - Sistema de emissão de um sinal de sincronização - Google Patents

Sistema de emissão de um sinal de sincronização Download PDF

Info

Publication number
PT1193900E
PT1193900E PT01402534T PT01402534T PT1193900E PT 1193900 E PT1193900 E PT 1193900E PT 01402534 T PT01402534 T PT 01402534T PT 01402534 T PT01402534 T PT 01402534T PT 1193900 E PT1193900 E PT 1193900E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
synchronization
time interval
time
delay
duration
Prior art date
Application number
PT01402534T
Other languages
English (en)
Inventor
Bruno Jechoux
Marian Rudolf
Original Assignee
Mitsubishi Electric Inf Tech
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mitsubishi Electric Inf Tech filed Critical Mitsubishi Electric Inf Tech
Publication of PT1193900E publication Critical patent/PT1193900E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04JMULTIPLEX COMMUNICATION
    • H04J3/00Time-division multiplex systems
    • H04J3/02Details
    • H04J3/06Synchronising arrangements
    • H04J3/0602Systems characterised by the synchronising information used
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W52/00Power management, e.g. TPC [Transmission Power Control], power saving or power classes
    • H04W52/04TPC
    • H04W52/30TPC using constraints in the total amount of available transmission power
    • H04W52/32TPC of broadcast or control channels
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W56/00Synchronisation arrangements
    • H04W56/003Arrangements to increase tolerance to errors in transmission or reception timing

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Time-Division Multiplex Systems (AREA)
  • Synchronisation In Digital Transmission Systems (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
SISTEMA DE EMISSÃO DE UM SINAL DE SINCRONIZAÇÃO A presente invenção diz respeito a um sistema de emissão de um sinal de sincronização durante um intervalo de tempo de sincronização de um sistema de telecomunicações rádio-móvel do tipo emissão simultânea com divisão do tempo (TDD). Um tal sinal é por exemplo utilizado para assegurar a sincronização das estações base de um sistema de telecomunicações rádio-móvel do tipo emissão simultânea com divisão de tempo (TDD) . 0 dito sistema de telecomunicações é por exemplo o sistema em curso de normalização comummente chamado 3 GPP W-CDMA TDD.
Representou-se na Figura 1, uma estrutura rádio de um tal sistema de telecomunicações do tipo emissão simultânea com divisão de tempo. Ela é constituída por quinze intervalos de tempo em que alguns, por exemplo os intervalos ito, iti, ita, itg, ítg e ite, são destinados ao transporte de dados (no sentido alargado do termo) no sentido descendente (estação de base na direcção estação móvel) enquanto que outros, por exemplo os intervalos ita, ití, it?, itg, itxo, itn, iti2, iti3, iti4 e it is, são destinados ao transporte dos dados no sentido ascendente (estação móvel na direcção da estação base). Neste sistema, várias estações móveis ou de base podem emitir ou receber dados num ou de um mesmo intervalo de tempo. Elas são diferenciadas mediante reagrupamento por divisão de código (Código Divisão Múltiplo Acesso = CDMA).
Cada intervalo de tempo é provido de um período de guarda afim de que a recepção do sinal que foi emitido por uma estação móvel não seja perturbada por derivados do tempo ou dos atrasos devidos ao afastamento mais ou menos importante desta estação móvel relativamente à. estação de base receptora. Um período de vigia assegura bem como o sinal recebido de uma estação móvel seja sempre dentro do intervalo de tempo que lhe é acordado.
Do facto que uma mesma frequência é utilizada do mesmo modo no sentido ascendente que no sentido descendente, é necessário que se j a assegurada a sincronização das estações de base. Esta é feita de modo que os intervalos de tempos emitidos por uma estação de base o sejam ao mesmo tempo que os de qualquer outra estação de base. Os intervalos de tempo de todas as estações de base são então emitidos ao mesmo tempo.
Com efeito, se tai não fosse o caso, uma estação móvel emitindo com forte potência no canal ascendente poderia tornar impossível a recepção, por uma outra estação móvel próxima da primeira estação móvel, dos dados do canal descendente.
No modo de realização que interessa a presente invenção, esta sincronização entre estações de base é efectuada, reservando certos intervalos de tempo da transmissão e da recepção de uma sequência de sincronização Sync. A sincronização de uma estacão de base é então obtida, de uma forma conhecida em sí, pela correlação da sequência recebida com uma sequência réplica daquela transmitida. Assim, quando uma estação de base recebe o sinal de sincronização de uma ou menos das estações de base vizinhas, ela pode ajustar a sua sequência aquela das outras estações de base. utilizada um melhor é longa ganho no A sequência de sincronização geralmente (vários milhares de chíps) afim de ter tratamento da correla çã o. intervalo de processo de dos relógios tempos das
Um período de vigia Gs está previsto dentro do tempo afectado à sincronização para que o sincronização não seja perturbado por derivados respectivos das estações base mas também os estruturas, dos intervalos de tempo ou dos chips. A sequência de sincronização Sync geralmente utilizada é escolhida para ter uma boa função de auto-correlação. Assim, geralmente, ela apresenta uma largura L que é uma potência de Ar’1"'7* de 2, N sendo um número inteiro N, seja L = 2h, ou ainda uma potência Aõ,!,e de 2 menos 1, seja L = 2N - 1. Este último caso é aquele por exemplo das sequências de Gold ou das sequências M geralmente utilizadas para fins de sincronização. Neste último caso, as larguras L podem ser por exemplo 15, 31, 1023, 2047, etc.
Ora a largura máxima disponível para uma sequência de sincronização corresponde àquela de um intervalo de tempo diminuído da duração do período de vigia do intervalo de tempo afectado a esta sequência de sincronização. Compreenderemos que é sempre possível escolher uma sequência de sincronização em que o comprimento é inferior a este comprimento disponível.
Por exemplo, disponível é escolher como chips, quer dí no caso do de 2560 comprimento z e r N - 11. sistema W-CDMA TDD, o compr 160 = 2400 chips. Poderemos de sequências: L = 2“ - 1 à sincronização colocada acima do tempo sem emissão
Em geral, o intervalo de tempo afectado compreende uma sequência de sincronização Sync intervalo de tempo seguido de um período de ela mesma seguida de um período de vigia Gs. 2
Por f ac de cor de tanto, revela-se que esta to das interferências que tempo precedentes e se relação posto em activídade sincronização. configuração coloca problemas do são engendradas com os intervalos guintes durante o processo de na recepção do intervalo de tempo
Um pedido de patente internacional publicado com o número WO 00/57581 apresenta um sistema de sincronização posto em actívidade uma sequência de sincronização emitida com um atraso relativamente ao início de um intervalo de sincronização, o dito atraso sendo específico à estação de base emissora. A intenção da presente invenção é a de propor um sistema ae emissão de um sinal de sincronização do tipo acima mencionado que permite abolir ou pelo menos atenuar as interferências com os intervalos de tempo precedentes e seguintes engendrados durante o processo de correlação, permitindo emitir a sequência de sincronização com uma potência de emissão máxima.
Para este efeito, um sistema de emissão conforme ao parágrafo introdutívo consistindo a emitir a sequência de sincronização Sync com um atraso D em relação ao início do dito intervalo de tempo de sincronização é caracterizado segundo a presente invenção em que o dito atraso D é superior ao tempo necessário à potência de emissão para passar da potência mínima à potência maxima e é tal que a dita sequência de sincronização se encontra centrada dentro do intervalo de tempo compreendido entre o fim da emissão de dados do intervalo de tempo precedendo o intervalo de tempo de sincronização e o início da emissão de dados do intervalo de tempo seguindo o dito intervalo de tempo de sincronização.
Segundo uma outra caracteristica da invenção, quando o dito sistema de emissão segundo uma das reivindicações precedentes é posto em actívidade num sistema de transmissão para o qual cada intervalo de tempo tem uma duração Djt, para a qual um período de vigia de cada intervalo de tempo it tem uma duração d, o comprimento da dita sequência de sincronização sendo L, o dito atraso D é dado para a relação seguinte:
Dlt-d-L D =
Ma is precisamente, quando o dito sistema é posto em actívidade num sistema de transmissão do tipo W-CDMA TDD para o qual cada intervalo de tempo tem uma duração de 2560 chips, par ao qual um período de vigia de cada intervalo de tempo tem uma duração de 96 chips, caracterizado em que o comprimento da dita sequência de sincronização é de 2047 ou 2048 chips e em que o dito atraso D é de 208 chips.
As características da invenção acima mencionadas, bem como outras, aparecerão ma is claramente à leitura da descrição seguinte de um exemplo de realização, a dita descrição sendo feita em relação com os desenhos juntos, entre os quais: A tíg. 1 é uma vista de uma estrutura de emissão de um sistema de transmissão do tipo de W- CDMA TDD, e A Fig. 2 é uma vista de uma parte de uma tal estrutura, incorporando um intervalo de tempo de sincronização.
Na Fig. 2, vemos três intervalos de tempo itn-i, it„ e itn.: em que aquele do meio ítn é dedicado à sincronização. Para tal, ele suporta uma sequência de sincronização Sync e comporta um período de guarda. 0 comprimento da sequência de sincronização L é inferior ao comprimento Dlt de um intervalo de tempo diminuído da duração do do período de guarda.
Se nos situamos, a título de exemplo, no caso do sistema W-CDMA TDD, o comprimento de um intervalo de tempo é geralmente de 2560 chips. Como já foi mencionado no preâmbulo da presente descrição, o comprimento L da sequência da sincronização é igual seja â potência Nertte de 2 seja à potência Ntíme de 2 à qual tiramos 1 .
Os períodos de guarda G Gs do intervalo de tempo í t n_; e do intervalo de tempo itn estão representados. No caso do sistema W-CDMA TDD, o período de guarda G de um intervalo de tempo dos dados é de 96 chips. O período de guarda Gs é em compensação um pouco ma is longo no que diz respeito ao intervalo de tempo concedido à sincronização. Ela é então com efeito de 160 chips.
Como podemos constatar na Fig. 2, segundo o processo da presente invenção, a sequência da sincronização Sync é emitida com um atraso D relativamente ao princípio do intervalo de tempo de sincronização itn.
Assim, quando à recepção do sinal de sincronização, operamos a uma correlação arriscada deste sinal com uma réplica local da sequência de sincronização, o principal propósito desta correlação é procurar numa zona enquadrando a posição esperada da dita sequência de sincronização Sync. Porém, retardando a emissão da sequência de sincronização em relação ao inicio do intervalo de tempo de sincronização, limitamos a recuperação da parte objecro do processo de correlação proveniente do intervalo de tempo precedente itn_i. 4 o atraso encontra emissão Fig . 2) o início segundo possível
Segundo uma outra característíca da presente invenção, D é tal que a sequência de sincronização Sync se centrada no período de tempo compreendido entre o fim da de dados do intervalo de tempo itn_i (ponto A sobre a precedendo o intervalo de tempo de sincronização itn e de emissão de dados de intervalo de tempo ítn+i (ponto B) o dito intervalo de tempo de sincronização itn. Assim, é escrever:
Dlt-ci-L D = ----- 2
No caso de um sistema de transmissão do tipo W-CDMA TDD para o qual cada intervalo de tempo tem uma duração de 2560 chips, para o qual o período de guarda G de cada intervalo de tempo tem uma duração de 96 chips e a Gs de cada intervalo de tempo de sincronização é de 196 chips, o atraso D é então de 208 chips para um comprimento de sincronização L de 2047 chips ou 2048 chips.
Geralmente, nomeadamente para poder ser recebido por outras estações de base necessariamente exteriores à célula coberta pela estação de base considerada, a sequência de sincronização Sync é emitida com uma potência superior àquela dos ciados destinados às estações móveis. Esta potência de emissão da sequência de sincronização Sync é geralmente a potência máxima que pode oferecer uma estação base.
Com efeito, a potência de emissão da sequência de sincronização por uma estação base é necessariamente mais elevada que aquela dos dados para as móveis pois ela deve permitir abranger outras estações de base exteriores à célula coberta pela estação de base considerada. Por outro lado, esta potência de emissão é máxima na medida em que a sequência de sincronização é somente emitida neste momento. .Portanto, a potência da emissão de uma estação de base o-orr..-, q0 urna estação móvel) não passa instantaneamente de um - - , . - pode ser mínimo, a um valor que é máximo e reciproc exemplo, para uma estação base, a duração da subida é de aproximadamente 16 chips enquanto que ela é de 7 6 chips para a descida.
Deste facto, para permitir à sequência de sincronização Sync ser 7'"^' emente emitida à potência máxima, segundo uma outra nístíca da presente invenção, o atraso D é ao menos : ao tempo necessário à potência de emissão para passar í ·.,· ceia mínima à potência máxima. 5
Representámos na Fíg. 2, acima do intervalo de tempo de sincronização itn, a potência de emissão P da estação de base considerada e podemos constatar que a sequência de sincronização Sync é emitida à potência máxima.
Lisboa, 17 de Janeiro de 2C07.
Pela Requerente 0 Agente Oficial
' . ira A dum to A Agcne Atou da Pxo: ·" 7<K Inòona:
Ai Consolco A- mio de Sousa, 11-15’ 1070-072 L1.10Á - PORTUGAL 6

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES 1 . Sistema de emissão de intervalo de tempo de telecomunicações por estaçõ com divisão de tempo (TDD) sincronização de consistindo em emitir a sequência de sincronização atraso D relativamente ao início do dito intervale sincronização, sistema caracterizado por o dito superior ao tempo necessário à potência de emissãc da potência mínima à potência máxima e ser tal sequência de sincronização se encontra centrada num tempo compreendido entre o fim da emissão de dados um Ϊ o ' . - ~ ~- um s de io )n ee. ins. em ilt de rçâo, SÍ 5 tema Sync com um de ti enqv o de atraso C s er ϊ para pa ss ar que a di ta inter v a 1 C: de do in ter va lo onização Θ o agundo o di to intervalo de tempo de sincronização.
  2. 2. Sistema de emissão segundo a reivindicação precedente, empregue num sistema de transmissão para o qual cada intervalo de tempo tem uma duração Dit, para qual um período de vigilância de cada intervalo de tempo it tem uma duração d, o sincronização sendo L, ser dado pela relação comprimento da dita sequência de caracterizado por o oito atraso D seguinte: D, t-d-L D
  3. 3. Sistema de emissão segundo uma das reivindicações precedentes, empregue num sistema de transmissão do tipo W - CDMA TDD para o qual cada intervalo de tempo tem uma duração de 2560 ehips, para o qual um período de vigilância de cada intervalo de tempo tem uma duração de 9 6 ehips, caracterizado por o comprimento da dita sequência de sincronização ser de 2047 ou 2048 chipí em que o dito atraso D é de 208 ehips. Lisboa, 17 de Janeiro de 200/. Pela Requerente O Agente Oficial
PT01402534T 2000-10-02 2001-10-01 Sistema de emissão de um sinal de sincronização PT1193900E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0012762A FR2814878B1 (fr) 2000-10-02 2000-10-02 Procede d'emission d'un signal de synchronisation pendant un intervalle de temps de synchronisation d'un systeme de telecommunication radio-mobile du type duplex a division de temps (tdd)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1193900E true PT1193900E (pt) 2007-02-28

Family

ID=8855057

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT01402534T PT1193900E (pt) 2000-10-02 2001-10-01 Sistema de emissão de um sinal de sincronização

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7218622B2 (pt)
EP (1) EP1193900B1 (pt)
JP (1) JP2002165263A (pt)
CN (1) CN1319296C (pt)
AT (1) ATE347761T1 (pt)
DE (1) DE60125002T2 (pt)
ES (1) ES2275640T3 (pt)
FR (1) FR2814878B1 (pt)
PT (1) PT1193900E (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6724730B1 (en) * 2002-03-04 2004-04-20 Azimuth Networks, Inc. Test system for simulating a wireless environment and method of using same
CN100359956C (zh) * 2003-02-09 2008-01-02 中兴通讯股份有限公司 无线通信系统中实现同步与测距的方法及其实施装置
CN101222274B (zh) * 2008-01-25 2013-02-27 中兴通讯股份有限公司 时分双工系统中同步信号的发送方法和装置
CN102780553A (zh) * 2011-05-10 2012-11-14 北京联拓恒芯科技发展有限公司 一种发送同步码序列和进行同步的方法、系统及设备
CN103987115A (zh) * 2014-05-30 2014-08-13 哈尔滨海能达科技有限公司 一种同步字位置调整方法、帧同步检测方法及其装置
CN113542168A (zh) * 2020-04-14 2021-10-22 鹤壁天海电子信息系统有限公司 短波同步方法以及相关装置

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5666366A (en) * 1996-05-24 1997-09-09 National Semiconductor Corporation Inter-base synchronization technique for a TDMA communication system
US6005854A (en) * 1997-08-08 1999-12-21 Cwill Telecommunication, Inc. Synchronous wireless access protocol method and apparatus
US5930366A (en) * 1997-08-29 1999-07-27 Telefonaktiebolaget L M Ericsson Synchronization to a base station and code acquisition within a spread spectrum communication system
EP0938193A1 (en) * 1998-02-18 1999-08-25 Sony International (Europe) GmbH Header structure for TDD systems
DE19912856A1 (de) * 1999-03-22 2000-10-19 Siemens Ag Verfahren und Funk-Kommunikationssystem zur Synchronisation von Teilnehmerstationen
DE19916063C1 (de) * 1999-04-09 2000-07-13 Siemens Ag Verfahren und Funk-Kommunikationssystem zur Synchronisation von Teilnehmerstationen
MXPA01012097A (es) * 1999-05-28 2002-07-22 Interdigital Tech Corp Procedimiento de busqueda de celda para sistemas de comunicacion bilateral simultanea de division de tiempo, utilizando acceso multiple de division de division de codigo.
IT1313125B1 (it) * 1999-08-27 2002-06-17 Italtel Spa Procedimento e sistema per sincronizzare tra loro le unita' mobili ele stazioni radio base nelle reti di telecomunicazione digitale
US6834046B1 (en) * 1999-10-05 2004-12-21 Texas Instruments Incorporated Acquisition of an unevenly spaced synchronization channel in a wireless communication system

Also Published As

Publication number Publication date
ES2275640T3 (es) 2007-06-16
CN1319296C (zh) 2007-05-30
EP1193900A1 (fr) 2002-04-03
CN1346184A (zh) 2002-04-24
JP2002165263A (ja) 2002-06-07
EP1193900B1 (fr) 2006-12-06
US20020041573A1 (en) 2002-04-11
FR2814878A1 (fr) 2002-04-05
FR2814878B1 (fr) 2003-05-30
DE60125002D1 (de) 2007-01-18
US7218622B2 (en) 2007-05-15
ATE347761T1 (de) 2006-12-15
DE60125002T2 (de) 2007-03-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20040160936A1 (en) Method of scheduling on downlink and transmitting on uplink dedicated channels
DK0994872T3 (da) 4-phenylpiperidin-forbindelser
WO2016036142A1 (ko) 무선 통신 시스템에서 장치 대 장치 단말의 동기 신호 전송 방법 및 장치
BR9906577A (pt) Recptor que simultaneamente usa códigos ortogonais e códigos quase ortogonais em um sistema de comunicação cdma, e, processo de cancelar interferência entre códigos em um recptor que simultaniamente usa códigos ortogonais e códigos quase ortogonais
AU2015380194B2 (en) Method and network node for transmission coordination on wireless backhaul path
US6108327A (en) Orthogonal spread spectrum system
SE9700184L (sv) Bandspridningsinterferensdämpningssystem och -metod
US5754538A (en) System for transmitting learning information via a time-varying transmission channel and corresponding transmission and receiving equipment
BR9707506B1 (pt) processo de compartilhamento de uma faixa de freqüência comum para permitir comunicação tanto por um sistema de rádio-comunicação de múltiplo acesso por divisão de código (cdma) de faixa larga, quanto um sistema de comunicação de múltiplo acesso por divisão de tempo (tdma) de faixa estreita, e, aparelho de rede de telecomunicações operável para comunicação de surtos de sinal de comunicação de múltiplo acesso por divisão de código (cdma) e surtos de sinal de comunicação de múltiplo acesso por divisão de tempo (tdma).
ATE456912T1 (de) Netzwerkkanalzugriffsprotokoll - interferenz- und lastadaptiv
PT1193900E (pt) Sistema de emissão de um sinal de sincronização
GB2364206B (en) Transmission procedures
NO20025189D0 (no) Nedlink effektkontroll for multiple nedlinks tidsvinduser i TDD kommunikasjonssystemer
BR9712087A (pt) Sistema e método para a interferência gerada por um dispositivo de comunicação digital
ATE345628T1 (de) Blinde ratendetektion in einem multiplexübertragungssystem
ATE385088T1 (de) Zeiteinteilung von zeitschlitzen in kommunikationsnetzwerken mit gemeinsamem medium
BR9902571A (pt) Método de transmissão de dados e sistema de rádio
BR9912052A (pt) Método e equipamento para estabelecer serviços tdd/tty através de canais vocodificados
DK1338170T3 (da) System og fremgangsmåde til styring af konfliktende tilgang
BR112022021924A2 (pt) Método de acionamento de recepção de downlink, terminal e dispositivo do lado da rede.
BR9707356A (pt) Composto processo para preparação do mesmo composição fingicida e processo para combater fungos
Moriyama et al. Experimental evaluation of UL-NOMA system employing correlated receive diversity
AR042099A1 (es) Un metodo y un dispositivo para asignacion de intervalos de enlace ascendente para optimizar la ganancia de control de potencia de enlace ascendente en comunicaciones inalambricas.
EP1397010A1 (en) Method for selecting a synchronous code in a mobile communication synchronic system
Sato et al. Throughput of DS/SS unslotted aloha system with channel load sensing