PT116902B - Encaixe de fluido, em particular um encaixe de gás, para um dispositivo de aquecimento, de preferência um aquecedor de fluxo contínuo, e dispositivo de aquecimento - Google Patents

Encaixe de fluido, em particular um encaixe de gás, para um dispositivo de aquecimento, de preferência um aquecedor de fluxo contínuo, e dispositivo de aquecimento Download PDF

Info

Publication number
PT116902B
PT116902B PT116902A PT11690220A PT116902B PT 116902 B PT116902 B PT 116902B PT 116902 A PT116902 A PT 116902A PT 11690220 A PT11690220 A PT 11690220A PT 116902 B PT116902 B PT 116902B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
flow
fluid
fitting
valve
heating device
Prior art date
Application number
PT116902A
Other languages
English (en)
Other versions
PT116902A (pt
Inventor
Dionisio João
Original Assignee
Bosch Termotecnologia Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bosch Termotecnologia Sa filed Critical Bosch Termotecnologia Sa
Priority to PT116902A priority Critical patent/PT116902B/pt
Publication of PT116902A publication Critical patent/PT116902A/pt
Publication of PT116902B publication Critical patent/PT116902B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23NREGULATING OR CONTROLLING COMBUSTION
    • F23N1/00Regulating fuel supply
    • F23N1/04Regulating fuel supply conjointly with air supply and with draught
    • F23N1/045Regulating fuel supply conjointly with air supply and with draught using electrical or electromechanical means
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23NREGULATING OR CONTROLLING COMBUSTION
    • F23N5/00Systems for controlling combustion
    • F23N5/18Systems for controlling combustion using detectors sensitive to rate of flow of air or fuel
    • F23N5/184Systems for controlling combustion using detectors sensitive to rate of flow of air or fuel using electronic means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Feeding And Controlling Fuel (AREA)
  • Details Of Valves (AREA)

Abstract

A INVENÇÃO REFERE-SE A UM ENCAIXE DE FLUIDO (10), EM PARTICULAR, UM ENCAIXE DE GÁS (12), PARA UM DISPOSITIVO DE AQUECIMENTO, DE PREFERÊNCIA UM AQUECEDOR DE FLUXO CONTÍNUO, COMPREENDENDO UMA VÁLVULA (14) QUE É CONFIGURADA PARA VARIAR UM PRIMEIRO FLUXO DE FLUIDO (F1) EM FUNÇÃO DE UM SEGUNDO FLUXO DE FLUIDO (F2), E UM DISPOSITIVO DE AQUECIMENTO, EM PARTICULAR UM AQUECEDOR DE FLUXO CONTÍNUO COMPREENDENDO TAL ENCAIXE DE FLUIDO (10). DE ACORDO COM A INVENÇÃO, A VÁLVULA (14) COMPREENDE UM ÍMAN PERMANENTE (36) QUE É CONFIGURADA PARA AUMENTAR UMA FORÇA A SER INICIALMENTE APLICADA PARA ABRIR A VÁLVULA (14).

Description

ENCAIXE DE FLUIDO, EM PARTICULAR UM ENCAIXE DE GÁS, PARA UM DISPOSITIVO DE AQUECIMENTO, DE PREFERÊNCIA UM AQUECEDOR DE FLUXO CONTÍNUO, E DISPOSITIVO DE AQUECIMENTO
Campo técnico
A presente invenção refere-se a um encaixe de fluido, em particular, um encaixe de gás, para um dispositivo de aquecimento, de preferência um aquecedor de fluxo continuo, com uma válvula que é configurada para variar um primeiro fluxo de fluido em função de um segundo fluxo de fluido, e a um dispositivo de aquecimento com tal encaixe de fluido.
Estado da técnica
São conhecidos aquecedores de fluxo contínuo que têm um encaixe de gás equipado com uma válvula que varia o fornecimento de gás combustível em função de um fluxo de água a ser aquecido.
Divulgação da invenção
A presente invenção com as características da reivindicação principal tem a vantagem de que a válvula compreende um íman permanente que é configurado para aumentar uma força a ser inicialmente aplicada para abrir a válvula. Isso impede que a válvula se abra, por exemplo, no caso de um pequeno fluxo de fluido não intencional, aumentando assim a segurança.
Os desenvolvimentos adicionais vantajosos da invenção, de acordo com a reivindicação principal, são possíveis por meio das características citadas nas reivindicações dependentes. Assim, é vantajoso se a válvula compreende uma parte de fecho e uma sede de válvula correspondente à parte de fecho, em que a parte de fecho e/ou a sede de válvula são formadas, pelo menos parcialmente, a partir de um material ferromagnético, pelo que os custos de material podem ser mantidos baixos.
É vantajoso se o iman permanente estiver disposto entre a parte de fecho e a sede de válvula, pelo que a operação eficiente é possível.
É particularmente vantajoso se o íman permanente estiver disposto na sede de válvula, pelo que um funcionamento particularmente eficiente é possível.
Também é particularmente vantajoso se o íman permanente estiver disposto na parte de fecho, pelo que a operação eficiente também é possível.
Também é particularmente vantajoso se a parte de fecho e/ou a sede de válvula forem projetadas, pelo menos parcialmente, como um íman permanente, pelo que a operação eficiente também é possível.
A invenção também se refere a um dispositivo de aquecimento, em particular um aquecedor de fluxo contínuo, com um encaixe de fluido, de preferência um encaixe de gás, de acordo com a descrição anterior.
Breve descrição dos desenhos
Nos desenhos, formas de realização exemplificativas da invenção são mostradas esquematicamente e explicadas em mais detalhes na seguinte descrição:
A Fig. 1 é uma secção transversal esquemática de uma forma de realização exemplificativa de um encaixe de fluido,
A Fig. 2 é uma secção transversal esquemática de outra forma de realização exemplificativa de um encaixe de fluido,
A FIG. 3 é uma secção transversal esquemática de uma outra forma de realização exemplificativa de um encaixe de fluido,
A Fig. 4 é uma secção transversal esquemática de uma forma de realização exemplificativa de um encaixe de fluido,
Descrição de formas de realização
As FIGS. 1 e 4 mostram uma secção transversal esquemática de uma forma de realização exemplar de um encaixe de fluido (10) . O encaixe de fluido (10) é um encaixe de gás (12) . Isto destina-se a ser usado num dispositivo de aquecimento, no presente caso, num aquecedor de fluxo contínuo. O encaixe de fluido (10) tem uma válvula (14) que é configurada para variar um primeiro fluxo de fluido (Fl), no presente caso um fluxo de gás (G) , como uma função de um segundo fluxo de fluido (F2), no presente caso um fluxo de água (W).
No presente caso, a água corrente do fluxo de água (W) destina-se a ser aquecida no dispositivo de aquecimento ou no aquecedor de fluxo contínuo. O gás corrente do fluxo de gás (G), por sua vez, é fornecido no presente caso para gerar calor para aquecer a água no dispositivo de aquecimento ou no aquecedor de fluxo contínuo, por exemplo, queimando-o por meio de um queimador.
No caso de um utilizador solicitar água, por exemplo, ao abrir uma torneira conectada ao dispositivo de aquecimento com um encaixe de fluido (10), a água flui através do encaixe de fluido (10), no presente caso, através de uma entrada de água (16) através de uma câmara de fluxo (18) para uma saída de água (20) e, assim, forma o segundo fluxo de fluido (F2) ou o fluxo de água (W).
Um dispositivo de venturi (22) está disposto dentro da câmara de fluxo (18). O dispositivo de venturi (22) é concebido de tal forma que afunila a câmara de fluxo (18) num ponto em frente à saída de água (20) e é conectado fluidicamente a uma câmara de vácuo (26) através de um canal de sucção (24). Além disso, a jusante do dispositivo de venturi (22), a câmara de fluxo (18) está conectada fluidicamente à câmara de vácuo (26) através de um canal (28) adicional. A câmara de fluxo (18) e a câmara de vácuo (26) são formadas adjacentes uma à outra e são essencialmente separadas uma da outra por uma membrana (30) flexível. A membrana (30), por sua vez, está conectada à válvula (14) através de um parafuso (32) .
Se a água agora flui, no presente caso através da entrada de água (16) através da câmara de fluxo (18) para a saída de água (20), esta passa através do dispositivo de venturi (22), onde a velocidade de fluxo do segundo fluxo de fluido (Fl) aumenta localmente em relação aos pontos não afunilados da câmara de fluxo (18). Isso, por sua vez, leva à diminuição da pressão estática no dispositivo de venturi (22) localmente. Devido à pressão estática localmente mais baixa no dispositivo de venturi (22), uma diferença de pressão entre a câmara de fluxo (18) e a câmara de vácuo (26) é novamente gerada através do canal de sucção (24), cuja diferença de pressão é neutralizada pela água que escapa da câmara de vácuo (26) através do canal (28) adicional e a membrana (30) a ser sugado na direção da câmara de vácuo (26) . Uma vez que a membrana (30) está conectada à válvula (14) através do parafuso (32), a válvula (14) está aberta para o primeiro fluxo de fluido (Fl) ou o fluxo de gás (G) , respetivamente, quando um segundo fluxo de fluido (F2) ou fluxo de água (W), respetivamente, causado pela solicitação de água de um utilizador, está presente. Correspondentemente, quando a válvula (14) está aberta, o gás pode fluir através do encaixe de fluido (10), de uma entrada de gás (33) através de uma câmara de fluxo (34) adicional para uma saída de gás (35) e formar o primeiro fluxo de fluido (Fl) ou o fluxo de gás (G).
Se o segundo fluxo de fluido (F2) ou o fluxo de água (W) variar, a posição da membrana (30) também varia. Correspondentemente, o primeiro fluxo de fluido (Fl) ou o fluxo de gás (G) também é variado ou regulado em função do segundo fluxo de fluido (F2) ou do fluxo de água (W). Assim, o primeiro fluxo de fluido (Fl) ou o fluxo de gás (G) é aumentado quando o segundo fluxo de fluido (F2) ou o fluxo de água (W) é aumentado. Se o segundo fluxo de fluido (F2) ou o fluxo de água (W) é reduzido, então o primeiro fluxo de fluido (Fl) ou o fluxo de gás (G) também é reduzido.
No caso de não haver necessidade de água por um utilizador, por exemplo, quando a torneira está fechada, que está conectada ao dispositivo de aquecimento contendo o encaixe de fluido (10), a câmara de fluxo (18) e a câmara de vácuo (26) são essencialmente inundadas com água, em que a água não flui através do encaixe de fluido (10) e, portanto, nenhum segundo fluxo de fluido (F2) ou fluxo de água (W) está presente. Neste caso, a membrana (30) não é sugada na direção da câmara de vácuo (26) e a válvula (14) permanece fechada para o primeiro fluxo de fluido (Fl) ou o fluxo de gás (G).
No entanto, é possível que um ligeiro segundo fluxo de fluido (F2) ou fluxo de água (W) esteja presente, embora isso não seja desejado por um utilizador, por exemplo, se a torneira não estiver suficientemente fechada e/ou defeituosa, de modo que a água caia para fora dela. Em ligações de fluido previamente conhecidas, isto levaria a que válvula (14) estaria ligeiramente aberta para o primeiro fluxo de fluido (Fl) ou para o fluxo de gás (G) devido ao segundo fluxo de fluido (F2) ou fluxo de água (W) . Uma vez que o gás pode fluir de tal forma que nem sequer pode ser queimado, isso representa um risco de segurança.
Em contraste, o presente encaixe de fluido (10) agora tem a vantagem de que a válvula (14) compreende um íman permanente (36) que é configurado para aumentar uma força a ser inicialmente aplicada para abrir a válvula (14). Isto impede que a válvula (14) seja aberta para o primeiro fluxo de fluido (Fl), ou para o fluxo de gás (G) , no caso de um ligeiro segundo fluxo de fluido (F2), ou fluxo de água (W), se a torneira não estiver suficientemente fechada e/ou defeituosa, pelo que, por sua vez, a segurança é aumentada.
Nas formas de realização exemplificativas mostradas, a válvula (14) compreende uma parte de fecho (38) e uma sede de válvula (40) correspondente à parte de fecho (38) . A parte de fecho (38) da válvula (14) está conectada à membrana (30) através do parafuso (32). Além disso, uma vedação (42) é disposta na parte de fecho (38), cuja vedação melhora a estanqueidade quando a válvula (14) é fechada.
Nas formas de realização exemplificativas mostradas, a parte de fecho (38) e/ou a sede de válvula (40) são formadas, pelo menos parcialmente, a partir de um material ferromagnético. Como resultado, os custos do material podem ser mantidos baixos e, ao mesmo tempo, a adesão eficiente ao íman permanente pode ser possível.
Nas formas de realização exemplificativas mostradas nas FIGS. 1 e 2, o íman permanente (36) é disposto entre a parte de fecho (38) e a sede de válvula (40). Isso torna possível um funcionamento eficiente.
Na forma de realização exemplar mostrada na FIG. 1, o íman permanente (36) está disposto na sede de válvula (40). Neste caso, a parte de fecho (38) é feita de um material ferromagnético. Assim, o íman permanente (36) atrai magneticamente a parte de fecho (38), pelo que uma força atua na parte de fecho (38) na direção da sede de válvula (40), cuja força deve ser adicionalmente superada quando a válvula (14) é aberta. Correspondentemente, a força a ser aplicada inicialmente para abrir a válvula (14) é aumentada. Isto permite um funcionamento particularmente eficiente.
Na forma de realização exemplar mostrada na FIG. 2, o íman permanente (36) é disposto na parte de fecho (38) . Neste caso, a sede da válvula (40) é feita de um material ferromagnético. Assim, o íman permanente (36) atrai magneticamente a sede de válvula (40), pelo que, por sua vez, uma força atua na parte de fecho (38) na direção da sede de válvula (40), cuja força deve ser adicionalmente superada quando a válvula (14) é aberta. Correspondentemente, a força a ser inicialmente aplicada para abrir a válvula (14) é igualmente aumentada. Isto também torna possível um funcionamento particularmente eficiente.
Alternativamente, no entanto, também seria possível que pelo menos um íman permanente fosse disposto em cada caso tanto na parte de fecho (38) quanto na sede de válvula (40). Neste caso, tanto a parte de fecho (38) quanto a sede de válvula (40) podem ser feitas de um material ferromagnético. No entanto, também seria possível, neste caso, que a parte de fecho (38) e a sede de válvula (40) não fossem feitas de um material ferromagnético, mas que os imanes permanentes fossem dispostos de tal forma que eles atraíssem um ao outro.
Na forma de realização exemplificativa mostrada na FIG. 3, a própria sede de válvula (40) é concebida como um íman permanente (36). Neste caso, a parte de fecho (38) também é feita de um material ferromagnético. Assim, a sede de válvula (40), como um íman permanente (36), atrai magneticamente a parte de fecho (38), pelo que uma força atua na parte de fecho (38) na direção da sede de válvula (40), cuja força deve ser adicionalmente superada quando a válvula (14) é aberta. Correspondentemente, a força a ser inicialmente aplicada para abrir a válvula (14) é igualmente aumentada. Isto também torna possível um funcionamento particularmente eficiente.
Alternativamente, no entanto, também seria possível que a própria parte de fecho (38) fosse concebida como um íman permanente (36) . Neste caso, a sede da válvula (40) seria feita de um material ferromagnético. Assim, a parte de fecho (38) poderia atrair magneticamente a sede de válvula (40) como um íman permanente (36), pelo que uma força atuaria na parte de fecho (38) na direção da sede de válvula, cuja força teria que ser superada adicionalmente quando a válvula fosse aberta. Correspondentemente, a força a ser inicialmente aplicada para abrir a válvula (14) também seria aumentada.
Tal permitiria também um funcionamento eficiente.

Claims (6)

1. Encaixe de fluido (10), em particular um encaixe de gás (12), para um dispositivo de aquecimento, de preferência um aquecedor de fluxo contínuo, com uma válvula (14) adaptada para variar um primeiro fluxo de fluido (Fl) em função de um segundo fluxo de fluido (F2) , caracterizado por a válvula (14) compreender um íman permanente (36) disposto entre uma parte de fecho (38) e uma sede de válvula (40) para atrair magneticamente a parte de fecho (38) na direção da sede de válvula (40).
2. Encaixe de fluido (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a válvula (14) compreender uma parte de fecho (38) e uma sede de válvula (40) correspondente à parte de fecho (38), em que a parte de fecho (38) e/ou a sede de válvula (40) são formadas, pelo menos parcialmente, a partir de um material ferromagnético.
3. Encaixe de fluido (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o íman permanente (36) estar disposto na sede de válvula (40).
4. Encaixe de fluido (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o íman permanente (36) estar disposto na parte de fecho (38).
5. Encaixe de fluido (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a parte de fecho (38) e/ou a sede de válvula (40) serem concebidas, pelo menos parcialmente, como um íman permanente (36).
6. Dispositivo de aquecimento, em particular aquecedor de fluxo contínuo, caracterizado por compreender um encaixe de fluido (10), preferencialmente um encaixe de gás (12), conforme descrito em qualquer uma das reivindicações anteriores.
PT116902A 2020-11-27 2020-11-27 Encaixe de fluido, em particular um encaixe de gás, para um dispositivo de aquecimento, de preferência um aquecedor de fluxo contínuo, e dispositivo de aquecimento PT116902B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT116902A PT116902B (pt) 2020-11-27 2020-11-27 Encaixe de fluido, em particular um encaixe de gás, para um dispositivo de aquecimento, de preferência um aquecedor de fluxo contínuo, e dispositivo de aquecimento

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT116902A PT116902B (pt) 2020-11-27 2020-11-27 Encaixe de fluido, em particular um encaixe de gás, para um dispositivo de aquecimento, de preferência um aquecedor de fluxo contínuo, e dispositivo de aquecimento

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT116902A PT116902A (pt) 2022-05-27
PT116902B true PT116902B (pt) 2023-06-21

Family

ID=81827393

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT116902A PT116902B (pt) 2020-11-27 2020-11-27 Encaixe de fluido, em particular um encaixe de gás, para um dispositivo de aquecimento, de preferência um aquecedor de fluxo contínuo, e dispositivo de aquecimento

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT116902B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT116902A (pt) 2022-05-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DK149236B (da) Mekanisme til indstilling af forbraendingsluftstroemmen i gasforbrugere
GB2431461A (en) Water heating installation
KR970011624A (ko) 히터식 초음파 가습기
PT116902B (pt) Encaixe de fluido, em particular um encaixe de gás, para um dispositivo de aquecimento, de preferência um aquecedor de fluxo contínuo, e dispositivo de aquecimento
CN106062450B (zh) 具有限制流量调节片的摆动角度的功能的流量调节单元
PT100296B (pt) Dispositivo de regulacao para um queimador de gas com um ventilador para a alimentacao de ar comburente
DE50211122D1 (de) Verteilerventil mit durchflussmesser für den einbau im zulauf
KR930004718A (ko) 가스 보일러
BR0109254A (pt) Aparelho de aquecimfnto elétrico e válvula de regulagem para aparelho de aquecimento elétrico
NO138420B (no) Luftutslippanordning.
KR100854756B1 (ko) 밸브
US338045A (en) Thomas s
KR920003033A (ko) 밸브장치가 부착된 유량센서
JP3920205B2 (ja) 逆流防止装置
TWM647659U (zh) 混合閥結構
JP2003074987A (ja) 燃焼装置
JPS585894Y2 (ja) 先止め式湯沸器
CN220102151U (zh) 旁通阀组件、流量调节装置和热水器
US1736266A (en) John kibxeby
JP5067080B2 (ja) 逆流防止弁とこれを有する逆流防止装置、給湯装置及び給湯システム
CN208519397U (zh) 一种蒸汽阀阀门保温装置
NO151366B (no) Analogifremgangsmaate til fremstilling av terapeutisk aktive 7,8,9,10-tetrahydrotieno(3,2,-e)pyrido (4,3-b)indoler
JP2002089455A (ja) 血液ポンプ
JPS62252848A (ja) 給湯器
KR950010611Y1 (ko) 수동 및 자동유량조절밸브

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20210129

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20230616