PT1164106E - Anel de levantamento - Google Patents

Anel de levantamento Download PDF

Info

Publication number
PT1164106E
PT1164106E PT00870131T PT00870131T PT1164106E PT 1164106 E PT1164106 E PT 1164106E PT 00870131 T PT00870131 T PT 00870131T PT 00870131 T PT00870131 T PT 00870131T PT 1164106 E PT1164106 E PT 1164106E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ring
spindle
lifting ring
load
base
Prior art date
Application number
PT00870131T
Other languages
English (en)
Inventor
Georges Zuliani
Original Assignee
S H B L S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by S H B L S A filed Critical S H B L S A
Publication of PT1164106E publication Critical patent/PT1164106E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66CCRANES; LOAD-ENGAGING ELEMENTS OR DEVICES FOR CRANES, CAPSTANS, WINCHES, OR TACKLES
    • B66C1/00Load-engaging elements or devices attached to lifting or lowering gear of cranes or adapted for connection therewith for transmitting lifting forces to articles or groups of articles
    • B66C1/10Load-engaging elements or devices attached to lifting or lowering gear of cranes or adapted for connection therewith for transmitting lifting forces to articles or groups of articles by mechanical means
    • B66C1/62Load-engaging elements or devices attached to lifting or lowering gear of cranes or adapted for connection therewith for transmitting lifting forces to articles or groups of articles by mechanical means comprising article-engaging members of a shape complementary to that of the articles to be handled
    • B66C1/66Load-engaging elements or devices attached to lifting or lowering gear of cranes or adapted for connection therewith for transmitting lifting forces to articles or groups of articles by mechanical means comprising article-engaging members of a shape complementary to that of the articles to be handled for engaging holes, recesses, or abutments on articles specially provided for facilitating handling thereof
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T403/00Joints and connections
    • Y10T403/32Articulated members
    • Y10T403/32114Articulated members including static joint
    • Y10T403/32213Articulate joint is a swivel
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T403/00Joints and connections
    • Y10T403/32Articulated members
    • Y10T403/32975Rotatable

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Hooks, Suction Cups, And Attachment By Adhesive Means (AREA)
  • Snaps, Bayonet Connections, Set Pins, And Snap Rings (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)
  • Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
  • Mutual Connection Of Rods And Tubes (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
ANEL DE LEVANTAMENTO A invenção diz respeito aos anéis de levantamento, especialmente para cargas muito pesadas. 0 anel de levantamento de acordo com a invenção, é concebido, mais particularmente, para cargas suspensas exigindo manobras precisas de posicionamento e de orientação, tais como, moldes de injecção industriais, etc.
Os anéis de levantamento rotativos clássicos compreendem um corpo rotativo suportando uma manilha e um elemento de fixação constituído por uma haste roscada.
Tais anéis são descritos, nomeadamente, em WO 90/10803 e GB 2303682, bem como em DE 8406130 U, DE 4336780 A e EP-A-0365430. A prática revela que estes anéis apresentam uma série de inconvenientes. 0 seu ponto fraco (zona de rotura) não é, de uma maneira geral, o anel mas a junção entre a parte roscada e a face de apoio do anel sobre a carga. Isto verifica-se, tanto em anéis monoblocos, como em anéis articulados (amplia-se tanto mais quanto o anel não fique perfeitamente assente sobre a face de apoio).
Aliás, os utilizadores de ferramentas (nomeadamente, no caso de moldes por injecção de plásticos) são muitas vezes prejudicados por anéis que não deixam muito espaço para passar o gancho de elevação, mesmo quando as tomadas, as diversas ligações, as tubagens são arrancadas quando da manutenção e, mais particularmente, durante a reposição das peças manipuladas.
Existe pois uma necessidade real de afastar de maneira segura o ponto de fixação da superfície dos moldes, mas, 1 além disso, existe também um problema de segurança uma vez que muitas vezes os utilizadores recorrem a montagens ocasionais e a outras soluções arriscadas com anéis montados sobre acrescentos para afastar o ponto de fixação da face de apoio da carga. A invenção resolve os problemas atrás referidos, propondo anéis de espigão liso com um sistema de retenção, como exposto no desenvolvimento técnico que se segue, e torna igualmente possível, graças ao aumento de espaço conseguido, a junção de uma base que permite anéis de forte resistência de uma solidez excepcional. 0 objecto da invenção é um anel de levantamento de carga que compreende uma argola de engate e um elemento de fixação no corpo de uma carga, no qual o elemento de engate é um fuso cilíndrico liso. Uma ranhura periférica é realizada perto da extremidade livre deste fuso, sendo inserido na referida ranhura um aro sem engaste expansível. 0 fuso é encaixado e fixado axialmente num alojamento cilíndrico solidário com o corpo da carga pela ranhura periférica que fica em frente da ranhura do fuso, na qual o aro sem engaste expansível é inserido. 0 aro sem engaste expansível é, de um modo preferido, um anel elástico fendido, ou então é constituído por uma peça elástica que exerce uma força para o exterior em rodízios ou em segmentos de maneira a encaixá-los na meia cana. A argola pode fazer parte integrante do anel ou então passar num olhai integrado no corpo do anel.
De acordo com uma forma de realização vantajosa, o alojamento cilíndrico, no qual é montado o corpo rotativo, é feito numa base fixada ao corpo da carga. 2 O topo desta base pode apresentar uma resistência importante na frente relativamente à superfície da carga, o que facilita as manipulações em suspensão.
Neste caso, é vantajoso que o alojamento cilíndrico atravesse a base. 0 alojamento cilíndrico compreende então, de forma vantajosa, um troço de maior diâmetro do lado do reverso da base, sendo inserido um ferrolho em anel ao longo deste troço entre a base e o fuso, de maneira a manter o fuso cilíndrico liso ou os seus componentes no lugar. 0 fuso cilíndrico liso pode prolongar-se para lá do reverso da base, numa cavidade de diâmetro correspondente realizada no corpo da carga, o que melhora a sua centragem e o seu comportamento.
Um outro objecto da invenção é um corpo de anel de levantamento, como foi descrito anteriormente, que compreende uma argola, um fuso cilíndrico liso, sendo feita uma ranhura periférica perto da extremidade livre deste fuso cilíndrico liso, e sendo inserido um aro sem engaste expansível na referida ranhura.
Com vantagem, uma braçadeira de aperto mantém o aro sem engaste comprimido no seu lugar antes da inserção do fuso cilíndrico liso num alojamento apropriado.
Uma vantagem da invenção é que se pode ganhar na solidez do eixo, porque, por exemplo, um fuso liso de diâmetro 48 é mais resistente que uma rosca M 48, sobretudo na junção com o anel. Torna-se fácil reforçar a resistência, passando de um diâmetro de φ 48 a um diâmetro de φ 56, obtendo-se uma resistência multiplicada por ± 1,8, permitindo assim oferecer uma capacidade de utilização em tracção a 90° próxima da de uma tracção axial. De uma maneira geral, a perda de eficácia a 90° é da ordem dos 40% 3 relativamente à tracção axial devido à fraqueza no ponto de junção sobre os anéis clássicos, tanto monoblocos, como articulados. 0 custo de um eixo liso φ 56 é menor do que o de um eixo roscado φ 48, portanto de menor diâmetro.
Uma outra vantagem reside no facto da invenção resolver o problema do fecho (ou dos esquecimentos de fecho), uma vez que um anel aferrolhado não pode sê-lo apenas por metade. Além disso, a capacidade na ligação da haste com o anel fica reforçada. 0 anel de levantamento de acordo com a invenção oferece valores garantidos pelo construtor correspondendo ao espirito de normalização procurada, nomeadamente, pelos grandes responsáveis da indústria plástica, mas igualmente de outras indústrias.
Outras particularidades e vantagens da invenção ressaltarão da descrição que se segue de formas de realização particulares, sendo feita referência aos desenhos anexos, nos quais a Fig.l é uma vista lateral de uma forma de realização do anel encastrado numa carga (em corte) as Figs.2 e 3 são vistas laterais de formas de realização, em que a argola tem uma forma diferente as Figs. 4a a 4d são vistas em corte de pormenores de realização do aferrolhar do fuso cilíndrico liso a Fig.5 é uma vista lateral de um anel com uma base as Figs.6 e 7 são vistas combinadas, respectivamente, em corte lateral e inferior, do anel com base de resistência axial a Fig.8 é uma vista lateral em corte do anel da Fíg.6 com fuso alongado. 4 A Fig.l é uma vista geral do anel de levantamento da invenção constituído por uma argola 2 de engate que forma aqui uma peça única com o corpo 4 rotativo. Este corpo 4 prolonga-se para a sua parte posterior na forma de fuso 6 liso.
Os eixos x e y definem o sentido das solicitações laterais ou axiais.
Uma ranhura 8 periférica é realizada neste fuso 6, de uma maneira geral, perto da extremidade livre. O fuso 6 é inserido num alojamento 10 cilíndrico realizado no corpo 12 da carga. Uma meia cana 14 rodeia o alojamento 10 cilíndrico com uma determinada profundidade relativamente ao plano da superfície 16 da carga 12 correspondente à posição da ranhura 8 no fuso 6.
Um aro 18 sem engaste expansível é introduzido na ranhura do fuso 6. 0 aro 18 é, neste caso, um anel 19 fendido de aço para mola duro tratado, com um perfil estudado para ajudar a encabar e a evitar o eventual fecho sobre si mesmo durante a utilização. 0 aro 18 é, antes da inserção, mantido fechado por uma braçadeira de fecho (não representada). Quando o fuso 6 é empurrado no alojamento 10 cilíndrico, o aro 18, que apresenta uma ligeira conicídade além da sua elasticidade, começa a entrar neste alojamento 10. A braçadeira de fecho resvala e, logo que o aro 18 tenha entrado no alojamento 10, pode ser retirada. Basta em seguida empurrar o anel 1 a fundo no seu alojamento 10 até que o aro fique em frente da meia cana 14, aí se alargue e aferrolhe assim o anel 1.
As posições respectivas da meia cana e da ranhura são calculadas para conseguir, na face 20 de apoio do anel 1, uma folga suficiente para permitir uma rotação livre do anel 1 relativamente ao corpo 12 da carga. 5 0 diâmetro do fuso cilíndrico liso é certamente calculado para que, mesmo na sua parte mais delgada, mantenha uma resistência suficiente à tracção axial.
As Figs.4a a 4d mostram, com maior pormenor, diferentes formas de realização possíveis do aro 18 sem engaste. A FIG.4 mostra o anel 19 elástico fendido.
Quando o diâmetro do fuso é pequeno, o anel 19 fendido arrisca-se a não ter uma elasticidade suficiente. Neste caso, é utilizada, como se mostra nas Figs. 4b, 4c e 4d, uma mola 22 de lâmina enrolada em espiral com mais de uma volta. Esta lâmina 22 fica colocada sob rodízios 24 (Figs. 4b, 4c) ou sob segmentos 26 que ela empurra para o exterior. Para evitar qualquer retorno para o centro, a abertura da lâmina 22 é calculada para que as suas extremidades fiquem ponta com ponta após a expansão. Os rodízios 24 ou o segmento 26, encaixados e mantidos no fundo da meia cana 14, são de aço muito duro e trabalham em cisalhamento no caso de tracção axial.
As Figs. 2 e 3 mostram que o anel 1 pode, sem sair do quadro da invenção, apresentar argolas 2 com formas variadas.
Na Fig.2, a argola 2 tem a forma de um elo 28 fechado que passa num olhai 30 integrado no corpo 4 do anel. A tracção pode fazer-se segundo uma direcção qualquer entre x e y.
Na Fig.3, um elo 32 intermédio é intercalado entre o olhai 30 e o elo 28 fechado. O elo 28 é orientável e pode enganchar no bom sentido para que o engate se debata num plano paralelo à face 16 de apoio.
Quando o corpo da carga apresenta uma parede fina, pode ser difícil, digamos impossível, inserir o fuso 6 directamente. Neste caso, o alojamento 10 cilíndrico é 6 realizado numa base 33 que é fixada, quer directamente à parede da carga, quer no reverso desta, como é mostrado na Fig.5.
As Figs.6, 7 e 8 mostram uma forma de realização onde a argola, montada numa base 34, apresenta uma forte resistência relativamente à face de apoio da carga.
Esta forma de realização é tornada possível pela resistência elevada conferida pelo fuso cilíndrico liso e pelo ganho em extensão axial, devido à ausência de qualquer mecanismo de rotação da argola, sendo o corpo do anel 1, por si mesmo, rotativo.
Apesar do binário de torção importante criado pela resistência do anel, o conjunto mantém-se com alta resistência.
As vistas superiores (Fig.7) ilustram a possibilidade de realizar bases 34 de grande soco aparafusadas à face de apoio da carga. Como representado, o apoio 6 da base 34, em função do volume desejado, pode ser de forma cilíndrica ou quadrada. 0 fuso 6 é retido, quer por intermédio de um aro 18 sem engaste fendido, quer por rodízios 24, quer por segmentos 26 de aço muito duro trabalhando em cisalhamento. 0 alojamento 10 cilíndrico pode, como está representado na Fig. 6, atravessar todo o comprimento da base 34 e compreender um troço 40 de maior diâmetro, o que permite inserir pelo reverso da base 34 um ferrolho 40 em anel, que mantém o aro 18 ou os seus componentes (rodízios 24, segmentos 26) no seu lugar.
Na Fig. 8, o anel com base é aparafusado sobre uma cavidade realizada no corpo da carga. 0 diâmetro desta cavidade é calculado de maneira a poder nela se introduzir 7 um anel 4 4 de centragem que confere uma segurança suplementar para tracções segundo y.
Deverá notar-se que a cavidade pode ser uma abertura feita na base 34, o que permite fixar, à escolha, um anel de levantamento clássico no mesmo espaço.
Lisboa, 18 de Janeiro de 2007

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Anel (1) de levantamento para carga, compreendendo uma argola (2) de engate, um corpo (4) rotativo e um elemento de fixação no corpo da carga, caracterizado por, o elemento de fixação ser um fuso (6) cilíndrico liso, sendo uma ranhura (8) periférica realizada próximo da extremidade livre deste fuso (6), sendo um aro (18) sem engaste inserido na referida ranhura (8), sendo o referido fuso (6) encaixado e aferrolhado axialmente num alojamento (10) cilíndrico solidário com o corpo (12) da carga, compreendendo este alojamento (10) cilíndrico uma meia cana (14) periférica que fica em frente da ranhura (8) do fuso, no qual o aro (18) expansível está inserido.
  2. 2. Anel de levantamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o aro (18) expansível ser um anel (19) elástico fendido.
  3. 3. Anel de levantamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o aro (18) expansível compreender uma peça (22) elástica que exerce um impulso para o exterior sobre rodízios (24) ou segmentos (26) de maneira a encaixá-los na meia cana (14).
  4. 4. Anel de levantamento de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a argola (2) ser parte integrante do corpo (4) do anel.
  5. 5. Anel de levantamento de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a argola 1 (2) passar num olhai (30) integrado no corpo (4) do anel.
  6. 6. Anel de levantamento de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o alojamento (10) cilíndrico ser realizado numa base (33, 34) fixada ao corpo (12) da carga.
  7. 7. Anel de levantamento de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o topo da base (34) apresentar uma resistência na frente da superfície (16) da carga (12).
  8. 8. Anel de levantamento de acordo com qualquer das reivindicações 6 e 7, caracterizado por o alojamento (10) cilíndrico atravessar a base (33, 34) .
  9. 9. Anel de levantamento de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o alojamento (10) cilíndrico compreender um troço (38) de maior diâmetro do lado do apoio (36) da base (33, 34), sendo um ferrolho (40) em anel inserido neste troço (38) entre a base (34) e o fuso (6) de maneira a manter o aro (18) expansível no seu lugar.
  10. 10. Anel de levantamento de acordo com qualquer das reivindicações 8 e 9, caracterizado por o fuso (6) se prolongar para lá do reverso da base (34) numa cavidade de diâmetro correspondente realizada no corpo da carga (12).
  11. 11. Anel (1) de levantamento de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender: uma argola (2), um fuso (6) cilíndrico liso, sendo uma ranhura (8) realizada perto da extremidade 2 livre deste fuso (6) e sendo um aro (18) expansível inserido na referida ranhura (8).
  12. 12. Anel de levantamento de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por uma braçadeira de fixação manter o aro (18) comprimido no seu lugar antes de uma inserção do fuso (6) liso num alojamento (10) apropriado. Lisboa, 18 de Janeiro de 2007 3
PT00870131T 2000-06-15 2000-06-15 Anel de levantamento PT1164106E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP00870131A EP1164106B1 (fr) 2000-06-15 2000-06-15 Anneau de levage

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1164106E true PT1164106E (pt) 2007-02-28

Family

ID=8175765

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT00870131T PT1164106E (pt) 2000-06-15 2000-06-15 Anel de levantamento

Country Status (6)

Country Link
US (1) US6478350B2 (pt)
EP (1) EP1164106B1 (pt)
AT (1) ATE345307T1 (pt)
DE (1) DE60031840T2 (pt)
ES (1) ES2274774T3 (pt)
PT (1) PT1164106E (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10164598B4 (de) * 2001-12-21 2006-12-14 Rud-Kettenfabrik Rieger & Dietz Gmbh U. Co. Anschlussvorrichtung zum Anschließen von Anschlag- oder Verzurrmitteln
DE10236408A1 (de) * 2002-08-02 2004-02-26 Demag Cranes & Components Gmbh Aufhängung eines Lasthakens, insbesondere für Unterflaschen von Hebezeugen
US7067913B2 (en) * 2004-08-13 2006-06-27 Dtnr Ltd. Semiconductor cooling system and process for manufacturing the same
JOP20140215B1 (ar) * 2013-07-10 2023-03-28 Esco Group Llc موصل لتسهيل رفع الأجزاء البالية
US10260597B2 (en) * 2016-01-26 2019-04-16 Gregory Kutsen Swivel device and method of use thereof
DE102016211078A1 (de) * 2016-06-21 2017-12-21 Rud Ketten Rieger & Dietz Gmbh U. Co. Kg Anschlagpunkt zum Einsetzen in eine hinterschnittene Öffnung
USD803668S1 (en) 2016-09-01 2017-11-28 Mjt Holdings, Llc Load-mountable lifting eye
US10207902B2 (en) 2016-09-01 2019-02-19 Mjt Holdings, Llc Load-mountable lift eye assembly
USD840794S1 (en) 2017-11-27 2019-02-19 Mjt Holdings, Llc Load-mountable lift eye
EP4328170A1 (de) * 2022-08-22 2024-02-28 J.D. Theile GmbH & Co. KG Anordnung mit einem eine durchbrechung aufweisenden gut und mit einem hebeendstück sowie diesbezügliches hebeendstück

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB229557A (en) * 1924-06-06 1925-02-26 Nydqvist & Holm Ab Improvements in or relating to detachable couplings for lifting ropes and the like
US3680906A (en) * 1970-10-12 1972-08-01 Programmed & Remote Syst Corp Removable eye bolt for lifting heavy objects
DE8406130U1 (de) * 1984-02-29 1984-04-12 J. D. Theile GmbH & Co KG, 5840 Schwerte Anschlag-wirbelöse
EP0208028A1 (en) * 1985-07-08 1987-01-14 Pmb Systems Engineering Limited Lifting gear and testing it
US4863205A (en) * 1987-09-04 1989-09-05 Jergens, Incorporated Load ring assembly
US4802700B1 (en) * 1987-11-09 1996-10-01 Transguard Ind Inc Locking seal
FR2638150B1 (fr) * 1988-10-21 1990-12-28 Lecourt Marc Anneau de levage perfectionne pour la prise laterale de charges lourdes
JP2761660B2 (ja) * 1989-03-15 1998-06-04 フレデリックソン、ラルス 旋回連結具
DE4240090C2 (de) * 1992-11-28 1995-10-12 Leistritz Ag Krankupplungs-Automat
DE4336780A1 (de) * 1993-10-25 1995-04-27 Rud Ketten Rieger & Dietz Ringschraube
DE4403785A1 (de) 1993-10-25 1995-08-10 Rud Ketten Rieger & Dietz Ringschraube

Also Published As

Publication number Publication date
DE60031840D1 (de) 2006-12-28
EP1164106A1 (fr) 2001-12-19
ATE345307T1 (de) 2006-12-15
DE60031840T2 (de) 2007-04-19
US20020005645A1 (en) 2002-01-17
US6478350B2 (en) 2002-11-12
ES2274774T3 (es) 2007-06-01
EP1164106B1 (fr) 2006-11-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3633250A (en) Mechanical connector system including bifurcate hinged connector means
PT1164106E (pt) Anel de levantamento
US4671695A (en) Device for rapidly fixing the ends of cables and the like
US4863205A (en) Load ring assembly
US7438496B2 (en) Auto locked mechanism
US8152404B2 (en) Constructions means
US2257327A (en) Nut
US1062000A (en) Nut construction.
US4091646A (en) Holder for keys and the like
GB1587233A (en) Clamp for conductor of an overhead electricity transmission line
US2629277A (en) Stud bolt wrench
JP3989189B2 (ja) 離脱防止管継手の接続用治具
KR100889348B1 (ko) 와이어 장력기
CN209977021U (zh) 可二次锁定的膨胀螺丝
US1961113A (en) Battery clamp
JP2902570B2 (ja) 吊荷用フック構造
KR19980087741A (ko) 철근 연결구
KR200366678Y1 (ko) 관 연결용 고정핀
JPS6123961Y2 (pt)
GB2139268A (en) Arcuate concrete segments for tunnel or shaft linings
JPS6321131Y2 (pt)
KR200164131Y1 (ko) 비계용다용도클램프
JP2000046245A (ja) 組立式配管バンド
KR0177904B1 (ko) 파이프 등의 골조물 고정구
GB2256249A (en) Hollow door or cavity wall fixing