PT11478U - Dispositivo de corte para roçadora - Google Patents

Dispositivo de corte para roçadora Download PDF

Info

Publication number
PT11478U
PT11478U PT11478U PT1147817U PT11478U PT 11478 U PT11478 U PT 11478U PT 11478 U PT11478 U PT 11478U PT 1147817 U PT1147817 U PT 1147817U PT 11478 U PT11478 U PT 11478U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cutting
head
cutting blade
cutting device
zone
Prior art date
Application number
PT11478U
Other languages
English (en)
Inventor
Inácio De Sousa Cardoso Armando
Original Assignee
Armando Inacio De Sousa Cardoso
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Armando Inacio De Sousa Cardoso filed Critical Armando Inacio De Sousa Cardoso
Priority to PT11478U priority Critical patent/PT11478U/pt
Publication of PT11478U publication Critical patent/PT11478U/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D34/00Mowers; Mowing apparatus of harvesters
    • A01D34/01Mowers; Mowing apparatus of harvesters characterised by features relating to the type of cutting apparatus
    • A01D34/412Mowers; Mowing apparatus of harvesters characterised by features relating to the type of cutting apparatus having rotating cutters
    • A01D34/63Mowers; Mowing apparatus of harvesters characterised by features relating to the type of cutting apparatus having rotating cutters having cutters rotating about a vertical axis
    • A01D34/67Mowers; Mowing apparatus of harvesters characterised by features relating to the type of cutting apparatus having rotating cutters having cutters rotating about a vertical axis hand-guided by a walking operator

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)

Abstract

A INVENÇÃO DESCRITA NO PRESENTE DOCUMENTO REFERE-SE A UM DISPOSITIVO COM CABEÇA E LÂMINA DE CORTE PARA USO EM ROÇADORAS, PARA CORTE DE VEGETAÇÃO COMPOSTA POR PLANTAS DE CAULE MACIO, VULGARMENTE DESIGNADOS POR ERVAS. O DISPOSITIVO DA PRESENTE INVENÇÃO É COMPOSTA POR UMA CABEÇA (C) E UMA LÂMINA DE CORTE (L). A CABEÇA (C) POSSUI UM FORMATO SUBSTANCIALMENTE CILÍNDRICO, QUE APRESENTA UM ORIFÍCIO CENTRAL (C.3), E PELO MENOS UM ORIFÍCIO LATERAL (C.1), PELO QUAL PASSA A LÂMINA DE CORTE (L) A SUBSTANCIALMENTE 90º RELATIVAMENTE AO ORIFÍCIO CENTRAL (C.3). A LÂMINA DE CORTE (L) POSSUI UM CORPO (L.2) COM UM FORMATO SUBSTANCIALMENTE QUADRANGULAR, ESTREITO E LONGO, UMA EXTREMIDADE ANTERIOR (L.3) QUE POSSUI, UMA FORMA SUBSTANCIALMENTE CILÍNDRICA COM UM CORTE TRANSVERSAL QUE FORMA UMA SUPERFÍCIE SUBSTANCIALMENTE PLANA PARA APOIO NA ZONA DE FIXAÇÃO (C.2), ENQUANTO A EXTREMIDADE POSTERIOR (L.1) APRESENTA UMA FORMA SUBSTANCIALMENTE PONTIAGUDA.

Description

DESCRIÇÃO DISPOSITIVO DE CORTE PARA ROÇADORA Âmbito de invenção A presente invenção enquadra-se nos dispositivos para utilização em equipamentos que possuam um mecanismo com eixo rotativo ao qual podem ser acoplados acessórios, e cuja finalidade é, nomeadamente mas não exclusivamente, cortar e destroçar matéria orgânica, nomeadamente plantas herbáceas, rosáceas e arbustivas. Mais especificamente, a presente invenção refere-se a um dispositivo com cabeça e lâminas de corte para uso em roçadoras, para corte de vegetação composta plantas de caule macio ou maleável sem caule lenhoso, vulgarmente designados por ervas.
Enquadramento da invenção
As ervas, designação pela qual são genericamente conhecidos as plantas herbáceas que, sem cerimónia nascem em qualquer lado, desde a beira dos caminhos até em qualquer terreno abandonado, seja ele citadino, florestal ou agrícola. É um tipo de vegetação com altura geralmente inferior a 1 metro e que devido a sua elevada diversidade de espécies conseguem se desenvolver em qualquer tipo de solo que contenha alguma humidade. Estas espécies apresentam, na maioria, um ciclo de vida anual, e podem em pouco tempo cobrir largas extensões de terreno. 0 estrato herbáceo desempenha papéis extremamente relevantes, quer ao nível ecológico, quer económico e mesmo social. Entre inúmeras funções, este tipo de vegetação fornece alimentos a inúmeros organismos, tem funções de proteção do solo contra a erosão, e possui ainda vastas aplicações medicinais e industriais.
Em algumas situações podem ser considerada uma praga pois cresce em qualquer lado sem que para isso necessite de ser cultivado, enquanto noutras, recorre-se a este tipo de vegetação para aprimorar paisagística e recreativamente uma dada zona. Em ambos os casos é necessário proceder ao seu desbaste regular em zonas nas quais não se pretende a catalogação de abandonado e de ambientalmente degradado.
Um método eficaz nesta tarefa de corte e limpeza das áreas onde as ervas se encontram implantadas, é a utilização de roçadoras equipadas com lâminas adequadas para o efeito.
Antecedentes da invenção
Sendo uma roçadora um equipamento especialmente dedicado ao corte de, nomeadamente mas não exclusivamente, relva, pastagens, arbustos, à qual se podem acoplar diversos tipos de acessórios cortantes/destroçadores, existem diferentes tipos de acessórios que se adequam ao tipo de trabalho que se pretende executar com a roçadora.
Exemplos destes acessórios podem ser facilmente encontrados em documentos de patente e em páginas da internet de empresas especializadas na venda destes equipamentos e acessórios.
Alguns dos acessórios existentes, nomeadamente fios de corte ou lâminas, têm como característica o facto de necessitarem de ferramentas para a sua montagem ou possuírem sistemas de fixação por atrito.
Exemplos destes acessórios podem ser encontrados nos documentos EP2936960 e US20040237315, que referem equipamentos que possuem sistemas de fixação da lâmina por atrito.
Um outro tipo de acessórios, cujas lâminas são fios de corte, podem ser visualizadas no documento CN105706620 ou no documento JP2015165794.
Ainda um outro tipo de acessório para uso em máquinas de cortar relva, pode ser encontrado no documento US4065913. Este documento refere um sistema de fixação por encaixe da lâmina ao corpo, e de um método de fixação da cabeça ao equipamento por roscagem.
Vantagens da invenção
Os equipamentos normalmente utilizados no corte de ervas são as lâminas de faca com duas ou três pontas e as lâminas de fio de corte. As lâminas de faca são constituídas por um corpo principal que inclui um orifício central que define o eixo de rotação da lâmina e que permite a conexão a roçadora por meio de uma porca de fixação. As lâminas de fio de corte são constituídos em grande parte por fios de nylon que se encontram enrolados ou fixos numa bobine de fio que efetua a fixação na roçadora. 0 trabalho de montagem e desmontagem das lâminas, bem como dos fios de corte é realizado por meio de ferramentas auxiliares ou por meios de fixação por atrito.
Apesar de as diversas soluções apresentadas na invenção descrita neste documento poderem ser encontradas isoladamente em diversos documentos, não foi encontrado nenhuma solução que as apresente todas conjugadas.
Comparativamente com o estado da técnica, a invenção descrita neste documento apresenta clara e evidentes vantagens: - o sistema de fixação da cabeça ao equipamento é por roscagem, não sendo necessária a utilização de ferramentas para que a sua fixação seja efetuada; - o facto de as lâminas serem encaixados sem ser necessária a utilização de ferramentas; - quando as lâminas se partem, a troca é facilitada pelo sistema de encaixe, pois podem simplesmente serem empurradas ou puxadas para fora do encaixe; - o sistema de encaixe permite uma orientação clara da lâmina de corte, que dependendo da sua configuração pode ser redonda ou possuir zonas de corte; - o equipamento não é suscetível aos depósitos orgânicos que possam ocorrer junto às zonas de encaixe, que no caso do encaixe por roscagem ou outros sistemas complementares de fixação por atrito, pode dificultar ou mesmo impedir a troca das lâminas.
Qualquer uma destas características técnicas isoladamente ou em conjunto garante uma maior eficácia na troca das lâminas.
Breve descrição das figuras
Estas e outras características podem ser facilmente compreendidas através dos desenhos anexos, que devem ser considerados como meros exemplos e não restritivos de modo algum do âmbito da invenção. Nos desenhos, e para fins ilustrativos, as medidas de alguns dos elementos podem estar exageradas e não desenhadas à escala. As dimensões absolutas e as dimensões relativas não correspondem às relações reais para a realização da invenção. A figura 1 apresenta uma vista inferior da cabeça do equipamento da invenção. A figura 2 mostra uma vista em perspetiva do lado de cima da cabeça do equipamento da invenção.
Na figura 3 é possível observar uma vista em perspetiva do orifício lateral da cabeça do equipamento da invenção. A figura 4 exibe uma vista em perspetiva da lâmina de corte do equipamento da invenção. A figura 5 apresenta uma vista inferior em perspetiva do equipamento da invenção. A figura 6 mostra uma vista inferior do equipamento da invenção.
Nas figuras é possível observar os diversos componentes e partes que compõem o equipamento: C - Cabeça C.l - Orifício lateral C.2 - Zona de fixação C.3 - Orifício central C.4 - Zona interior C.5 - Zona exterior L - Lâmina de corte L.l - Extremidade posterior L.2 - Corpo L.3 - Extremidade anterior Descrição detalhada da Invenção
Por formas: "substancialmente cilíndrico", "substancialmente quadrangular", "substancialmente pontiaguda", "substancialmente oval", entendem-se como formas preferenciais para a realização da invenção podendo a mesma funcionar com outras formas.
Por posição "substancialmente 90o" entende-se como posição preferencial para a realização da invenção podendo a mesma funcionar com outras posições. A invenção descrita no presente documento refere-se a dispositivos para uso em equipamentos que possuam um mecanismo com eixo rotativo ao qual podem ser acoplados acessórios, e cuja finalidade é, nomeadamente mas não exclusivamente, cortar e destroçar matéria orgânica, designadamente plantas herbáceas, rosáceas e arbustivas. Mais especificamente, a presente invenção refere-se a uma cabeça e lâmina de corte para uso em roçadoras, para corte de vegetação composta por plantas herbáceas formados por caules não lenhosos ou flexíveis, com altura geralmente inferior a um metro, vulgarmente designados por ervas.
Fazendo referências às figuras, o dispositivo da presente invenção é composta por uma cabeça (C) com um formato substancialmente cilíndrico, que apresenta um orifício central (C.3), e pelo menos um orifício lateral (C.l), pelo qual passa a lâmina de corte (L) a substancialmente 90° relativamente ao orifício central (C.3). A lâmina de corte (L) possui um corpo (L.2) com um formato substancialmente quadrangular, estreito e longo, uma extremidade anterior (L.3) que possui uma forma geométrica em que a face lateral apresenta pelo menos uma superfície substancialmente plana, nomeadamente mas não exclusivamente, uma forma substancialmente cilíndrica com um corte transversal que forma uma superfície substancialmente plana para apoio na zona de fixação (C.2), enquanto a extremidade posterior (L.l) apresenta uma forma substancialmente pontiaguda.
Os orifícios laterais (C.l) que atravessam lateralmente a cabeça (C) apresentam no seu interior duas zonas com geometrias destintas, uma zona interior (C.4) que apresenta a forma do corpo (L.2) da lâmina de corte (L) , nomeadamente mas não exclusivamente, uma forma substancialmente quadrangular, e uma zona exterior (C.5) que apresenta uma forma substancialmente oval. A função da zona interior (C.4) é a de fixar a orientação, bem como evitar que a lâmina de corte (L) se possa soltar, enquanto a zona exterior (C.5) tem como finalidade conceder um maior grau de mobilidade às lâminas de corte (L). A forma substancialmente oval permite que as lâminas de corte (L) tenham maior mobilidade no plano de rotação e uma reduzida mobilidade no plano perpendicular ao sentido de rotação das lâminas de corte (L) . A vantagem da zona exterior (C.5) substancialmente oval nos orifícios laterais (C.l) é a de aumentar a mobilidade das lâminas de corte (L) , reduzindo o risco destas se partirem com os impactos mecânicos que as lâminas de corte (L) estão sujeitas durante a operação da roçadora.
Para a montagem das lâminas de corte (L) na cabeça (C) , a extremidade posterior (L.l) da lâmina de corte (L) é montada pelo interior da cabeça (C) , atravessando os orifícios laterais (C.l) da cabeça (C), até que a extremidade anterior (L.3) fique apoiada na zona de fixação (C.2), de modo a proporcionar a estabilidade da lâmina de corte (L). A fixação e estabilidade da lâmina de corte (L) na cabeça (C) é conseguida por intermédio dos elementos de encaixe e pelas zonas de atrito entre a lâmina de corte (L) e a cabeça (C) , nomeadamente pela extremidade anterior (L.3) da lâmina de corte (L) , a zona de fixação (C.2) e o orifício lateral (C.l) da cabeça (C) , bem como pela força centrífuga a que as lâminas de corte (L) ficam sujeitas durante a operação da roçadora. A força centrífuga tende a empurrar a extremidade anterior (L.3) da lâmina de corte (L) contra a cabeça (C) , assegurando o encaixe e fixação da lâmina de corte (L) . A área de contacto entre a zona de fixação (C.2) e a extremidade anterior (L.3), para além de aumentar a estabilidade, efetua a fixação da orientação da lâmina de corte (L).
Para a utilização do dispositivo, a cabeça (C) é montado por meio do orifício central (C.3) à roçadora, sendo que as lâminas de corte (L) são montadas e desmontadas por encaixe, sem que seja necessário recorrer a ferramentas. As lâminas de corte (L) uma vez montadas, apresentam uma posição de substancialmente 90° relativamente ao eixo de montagem da roçadora.

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Dispositivo de corte para rogadora constituída por: - uma cabeça (C) que incorpora - um orifício central (C.3) - pelo menos um orifício lateral (C.l) para passagem das lâminas de corte (L) - uma lâmina de corte (L) constituída por - extremidade posterior (L.l) - corpo (L.2) - extremidade anterior (L.3) caracterizado por: - a lâmina de corte (L) ser montada e desmontada por encaixe manual - a cabeça (C) possuir uma zona de fixação (C.2) e a extremidade anterior (L.3) da lâmina de corte (L) integrar na face lateral pelo menos uma área substancialmente plana para apoio na zona de fixação (C.2) .
  2. 2. Dispositivo de corte para rogadora de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por o orifício lateral (C.l) possuir duas zonas com geometrias distintas, uma zona interior (C.4) com a forma do corpo (L.2) da lâmina de corte (L) , e uma zona exterior (C.5) com uma forma substancialmente oval.
  3. 3. Dispositivo de corte para rogadora de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a lâmina de corte (L) possuir um corpo (L.2) estreito e longo com uma extremidade anterior (L.3) em que a face lateral apresenta pelo menos uma superfície substancialmente plana, e uma extremidade posterior (L.l) com uma forma substancialmente pontiaguda.
  4. 4. Dispositivo de corte para rogadora de acordo com a reivindicações anteriores caracterizado por o corpo (L.2) ter um formato substancialmente quadrangular.
  5. 5. Dispositivo de corte para rogadora de acordo com a reivindicações anteriores caracterizado por a extremidade anterior (L.3) ter um formato substancialmente cilíndrico com um corte transversal.
  6. 6. Dispositivo de corte para rogadora de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por, após a inserção da lâmina de corte (L) na cabeça (C) a extremidade anterior (L.3) ficar apoiada na zona de fixação (C.2) da cabeça (C).
PT11478U 2017-12-07 2017-12-07 Dispositivo de corte para roçadora PT11478U (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT11478U PT11478U (pt) 2017-12-07 2017-12-07 Dispositivo de corte para roçadora

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT11478U PT11478U (pt) 2017-12-07 2017-12-07 Dispositivo de corte para roçadora

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT11478U true PT11478U (pt) 2018-06-07

Family

ID=62838090

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT11478U PT11478U (pt) 2017-12-07 2017-12-07 Dispositivo de corte para roçadora

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT11478U (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2006204939B2 (en) Electric modular pruning and/or topping machine
US20080000210A1 (en) Reciprocating breakaway knife
US20100132200A1 (en) Bush cutter blade and bush cutter
BRPI0615802A2 (pt) dispositivo de cultivo de solo
BRPI1004371A2 (pt) aperfeiçoamentos em conjuntos de corte de máquina colhedora de cana
CO7110268A1 (es) Cortacésped
PT11478U (pt) Dispositivo de corte para roçadora
US2513663A (en) Cutting implement
KR200440283Y1 (ko) 예초기용 칼날조립체
KR20100054059A (ko) 예초기용 커터
KR200328998Y1 (ko) 예취기의 회전칼날 지지용 거치대
JP4452759B1 (ja) 農具および刃
KR20200140156A (ko) 예초기용 회전칼날줄
KR200355077Y1 (ko) 예초기 칼날
KR200207320Y1 (ko) 초목예취기용 칼날
KR20090054874A (ko) 수목보호대
KR101448297B1 (ko) 예초기용 베어링유닛 결합구조
KR20010011930A (ko) 제초기
KR20130002636U (ko) 절단칼날 위에 절단용 홈이 있는 예초기 날
CN205510693U (zh) 不缠草旋耕刀轴
KR200237356Y1 (ko) 예초기용 회전날
KR200207294Y1 (ko) 교체형 예초기 칼날
KR20140002949U (ko) 예초기 커터 어셈블리
US1012712A (en) Rake.
ES2516565B1 (es) Cuchilla astilladora para máquina desbrozadora

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 20180131