PT11071T - Instrumento angular articulado para abordagem em dispositivo de laparoscopia de acesso único - Google Patents

Instrumento angular articulado para abordagem em dispositivo de laparoscopia de acesso único Download PDF

Info

Publication number
PT11071T
PT11071T PT11071U PT1107114U PT11071T PT 11071 T PT11071 T PT 11071T PT 11071 U PT11071 U PT 11071U PT 1107114 U PT1107114 U PT 1107114U PT 11071 T PT11071 T PT 11071T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
jaw
handle
instrument
rod
rotation
Prior art date
Application number
PT11071U
Other languages
English (en)
Other versions
PT11071U (pt
Inventor
Alexandre Miguel Falcato Moleiro
Ana Catarina Bernardes Ferreira Mateus
Paulo Jorge Gil Duarte Morais
Diogo Henriques Teixeira
Original Assignee
Endowave Unipessoal Lda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Endowave Unipessoal Lda filed Critical Endowave Unipessoal Lda
Priority to PT11071U priority Critical patent/PT11071U/pt
Publication of PT11071T publication Critical patent/PT11071T/pt
Publication of PT11071U publication Critical patent/PT11071U/pt

Links

Landscapes

  • Surgical Instruments (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A UM INSTRUMENTO MÉDICO PARA ABORDAGEM EM DISPOSITIVO DE LAPAROSCOPIA DE ACESSO ÚNICO, NA REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS LAPAROSCÓPICAS. O INSTRUMENTO É COMPOSTO PELO PUNHO (1), HASTE (2) E MANDIBULA (3), QUE POSSUI UM MECANISMO QUE PERMITE O CONTROLO E A FIXAÇÃO DA MANDÍBULA EM TODA A SUA ANGULAÇÃO, E A ROTAÇÃO DO CONJUNTO HASTE/MANDÍBULA QUE PERMITE ROTAÇÕES DE 360 GRAUS SEM PREDEFINIÇÃO DE POSIÇÕES.

Description

DESCRIÇÃO
INSTRUMENTO ANGULAR ARTICULADO PARA ABORDAGEM EM DISPOSITIVO DE LAPAROSCOPIA DE ACESSO ÚNICO Âmbito da Invenção A presente invenção refere-se em geral a instrumentos médicos, e mais particularmente a instrumentos cirúrgicos operados manualmente que se destinam a ser utilizados em cirurgias minimamente invasivas, ou em outras formas ou técnicas de procedimentos cirúrgicos ou médicos. 0 instrumento aqui descrito é essencialmente utilizado para abordagem em dispositivo de laparoscopia de acesso único, no entanto, deve ser entendido que o instrumento da presente invenção pode ser utilizado em outros procedimentos. A cirurgia laparoscópica é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, efectuado sob anestesia geral, em que através de uma incisão na parede abdominal ou através de um orifício natural, é introduzido um gás na cavidade peritoneal, normalmente dióxido de carbono, para que o abdómen se distenda criando assim o pneumoperitoneu, ou seja, a presença de ar na cavidade peritoneal - que irá dar espaço de manobra e de trabalho aos cirurgiões. Depois de estabelecido o pneumoperitoneu são colocadas portas de acesso para a introdução do laparoscópio e outros instrumentos. Estas portas de acesso possuem válvulas que permitem a manutenção do pneumoperitoneu durante a cirurgia. 0 laparoscópio é introduzido por uma das portas transmitindo imagens que são visualizadas pela equipa cirúrgica num monitor. Os instrumentos para a execução da cirurgia são passados e manipulados através das restantes portas. A necessidade de menores incisões por parte da técnica cirúrgica laparoscópica reduz em muito o trauma provocado no paciente, reduzindo as complicações pós-operatórias e o tempo de recuperação, causando cicatrizes menores e requerendo uma menor intervenção do sistema imunitário bem como uma redução significativa da permanência num hospital, com uma rápida capacidade de voltar à sua actividade normal. Um menor traumatismo no paciente leva a que a sua recuperação seja muito mais rápida que de uma cirurgia tradicional fazendo com que não sejam necessários tantos meios para a sua recuperação. 0 tempo de internamento pós-operatório bem como o tempo de retorno à vida activa ficam bastante reduzidos, o mesmo acontecendo com os custos inerentes a este período beneficiando a economia familiar e hospitalar.
No entanto, e embora o custo geral do tratamento seja mais reduzido no global, a cirurgia laparoscópica é hoje mais dispendiosa que uma cirurgia tradicional, muito devido ao elevado custo dos instrumentos utilizados. Ao contrário da cirurgia tradicional em que o cirurgião tem grande liberdade no posicionamento das mãos para conseguir um uso eficaz do instrumento, a cirurgia laparoscópica é efectuada através de portas de acesso, denominadas trocares, colocadas em pequenas incisões (1.5 a 3 cm) em que o acesso de diferentes instrumentos é feito através de válvulas existentes nos trocares e cujos diâmetros variam entre os 5 e os 15 mm. Os instrumentos actualmente utilizados foram especificamente desenvolvidos para esta técnica pois a instrumentação cirúrgica convencional não se adequa.
Uma recente evolução na cirurgia laparoscópica é a utilização de uma única incisão de acesso à cavidade abdominal, na maioria dos casos fazendo-se uma incisão trans-umbilical. Esta abordagem reduz ao máximo a invasão provocada pela cirurgia e uma redução significativa de dor no pós-operatório imediato e aumenta significativamente o efeito estético. Apesar das vantagens óbvias que traz para o paciente, esta prática acarreta algumas dificuldades a nivel operacional, uma vez que a triangulação de instrumentos utilizada na técnica laparoscópica tradicional não é possível, sendo necessário desenvolver instrumentos com características que garantam a maior amplitude de movimentos possível e uma abordagem consistente e eficiente.
Mais recentemente a realização de cirurgias endoscópicas por orifícios naturais representa outra mudança de paradigma em cirurgias minimamente invasivas, em que a técnica visa eliminar totalmente qualquer tipo de incisão abdominal.
Antecedentes da invenção A primeira laparoscopia de que se tem registo foi realizada a um cão, em 1901, por Georg Kelling, no decurso da sua investigação para o tratamento do sangramento gastrointestinal. A primeira laparoscopia feita num humano foi realizada em 1910, mas foi só nos anos 70 que a técnica começou a ser utilizada de uma forma mais geral, quando foi introduzida na cirurgia ginecológica por Kurt Semms como método de diagnóstico cirúrgico. Mas a grande revolução nesta técnica foi gerada já durante os anos 80, por uma inovação instrumental, a introdução de microcâmaras CCD com iluminação fria, que possibilitou a projecção de vídeo. A laparoscopia foi então aplicada a intervenções como apendicectomias e colecistectomias. Durante as duas últimas décadas a técnica expandiu-se a praticamente todos os órgãos abdominais bem como para fora da cavidade abdominal.
Inicialmente os instrumentos desenvolvidos para laparoscopia eram rectos e extremamente rígidos. Esses instrumentos foram melhorados ao longo do tempo estando disponível hoje em dia um conjunto de instrumentos laparoscópicos com características diversificadas. No entanto, com o surgimento recente da laparoscopia de incisão única, esses instrumentos utilizados em cirurgia laparoscópica tradicional tornam-se limitativos, uma vez que a amplitude de trabalho é bastante mais reduzida, o que conduz com frequência à colisão das mãos do médico-cirurgião durante o procedimento cirúrgico e, consequentemente, a uma cirurgia de menor rigor e precisão se esse tipo de instrumentos forem utilizados.
Existe no mercado um número relativamente reduzido de instrumentos específicos para abordagem laparoscópica de incisão única uma vez que se trata de uma técnica que, como já mencionado, só recentemente foi introduzida nos procedimentos cirúrgicos. Devido a esse facto, os instrumentos desenvolvidos especificamente para esta abordagem laparoscópica ainda se encontram numa fase de evolução tecnológica. São da técnica conhecidos instrumentos cuja finalidade é a de serem utilizados em cirurgias, e especialmente desenhados para serem usados em cirurgias minimamente invasivas. Podem-se citar como exemplo os documentos WO2011056458 e W02009035508 da Cambridge Endoscopic Devices Inc ou o documento W02008012236 da Novare Surgical Systems Inc.
Podem ainda ser citados os instrumentos cuja finalidade é idêntica à da presente invenção: - Autonomy Laparo-Angle da Cambridge Endoscopic Devices Inc - Pinças Sitracc da EDLO S/A Produtos Médicos - Instruments for S-Portal da Karl Storz - RealHand High Dexterity (HD) Instruments da Novare Surgical Systems Inc - HiQ IS Handles and Hand Instruments da Olympus Corp
- SILS Hand Instruments da Covidien IP
Vantagens da invenção
Da análise das características dos diferentes instrumentos atrás referidos e das necessidades percebidas através de um exaustivo levantamento das necessidades e características que instrumentos deste género necessitam de cumprir, chegou-se à conclusão que alguns aspectos dos instrumentos existentes podem ser alvo de melhorias significativas, trazendo vantagens que abrangem aspectos como: - Facilidade de manuseamento e de flexibilidade dos instrumentos em abordagem diferenciada; - Facilidade de utilização do punho para controlo mais preciso das mandíbulas; - Elevada angulação dos instrumentos, complementar à articulação das mandíbulas; - Aumento da durabilidade dos materiais para reutilização efectiva; - Aumento do grau de conforto do procedimento cirúrgico para a equipa médica e também para os pacientes; - Redução do custo de venda.
Para alcançar estas vantagens foram desenvolvidas e implementadas as seguintes características inovadoras: - Mecanismo para controlo e fixação da mandíbula em toda a sua angulação. Um sistema de posicionamento permite que este mecanismo seja capaz de fixar a mandíbula em qualquer posição da sua angulação, contrariamente aos instrumentos existentes actualmente que só a fixam a zero e a 90 graus; - Sistema de rotação da haste/mandíbula que permite rotações de 360 graus sem predefinição de posições; - Sistema de electrocoagulaçao incorporado através da passagem de uma corrente eléctrica de alta frequência; - Sistema de limpeza universal Luer® lock incorporado de modo a que seja possível efectuar uma lavagem e esterilização completa no interior dos instrumentos; - Sistema mecânico para fixação da abertura da mandíbula em qualquer posição facilitando o trabalho do médico-cirurgião por não exigir deste força muscular constante durante a preensão da mandíbula, conseguindo-se assim desta forma aumentar o grau de conforto do médico durante o procedimento cirúrgico; - Punho de elevado grau ergonómico, com configuração ajustável em função dos tipo de mandíbula a ser utilizada; - Haste com curvatura de elevada gama angular permitindo maiores amplitudes de trabalho, adaptada à funcionalidade particular de cada mandíbula; - Mecanismo mandibular articulado com capacidade de abordagens anteriores, laterais e posteriores às estruturas a intervencionar.
Em termos comparativos, à excepção dos instrumentos apresentados pela Cambridge Endoscopic Devices Inc. e pela Novare Surgical Systems Inc. em que o mecanismo de fixação da mandíbula permite que esta seja realizada em toda a sua rotação, controlando adequadamente os movimentos realizados e permitindo a execução de várias tarefas em simultâneo, os restantes instrumentos apresentam limitações neste aspecto, sendo necessário recorrer a um instrumento adicional para complementar a função a desempenhar .
Relativamente a instrumentos angulares articulados apenas a EDLO S/A Produtos Médicos apresenta esta característica, possuindo, no entanto, algumas limitações funcionais relativamente ao punho e respectiva articulação e rotação de 360 graus. Neste instrumento o dissector é composto por um punho de 3 anéis de difícil manuseamento, pouco ergonómico e com peso substancial, o que condiciona o trabalho do médico-cirurgião, limitando assim a utilização dos instrumentos.
Uma das claras e mais evidentes vantagens do instrumento da invenção em relação aos restantes instrumentos atrás referidos é a de ser um instrumento que permite que as mandíbulas sejam fixadas em qualquer ângulo entre 0 o e 90° e que permite na movimentação uma rotação e uma angulação a 360°.
Breve descrição dos desenhos
Estas e outras características podem ser facilmente compreendidas através dos desenhos anexos, que devem ser considerados como meros exemplos e não restritivos de algum modo do âmbito da invenção. Nos desenhos, e para fins ilustrativos, as medidas de alguns dos elementos podem estar exageradas e não desenhadas à escala. As dimensões absolutas e as dimensões relativas não correspondem às relações reais para a realização da invenção. A figura 1 apresenta uma vista em perspectiva do instrumento da invenção, sendo visíveis os seus componentes: punho (1), haste (2) e mandíbula (3) . A figura 2 apresenta uma vista em perspectiva do instrumento da invenção, sendo visíveis os elementos do punho (1): gatilho abre- e-fecha (1.1), pega (1.2), trinco do gatilho abre-e-fecha (1.3), conector eléctrico (1.4), entrada para sistema de limpeza (1.5), roda (1.6) para rotação da mandíbula a 360° e manipulo (1.7) para angulação e fixação da mandíbula até 90°. A figura 3 apresenta uma vista em corte transversal do instrumento da invenção, sendo visíveis os elementos do punho (1): gatilho abre-e-fecha (1.1), pega (1.2), trinco do gatilho abre-e-fecha (1.3), roda (1.6) para rotação da mandíbula e manipulo (1.7) para angulação e fixação da mandíbula até 90°. A figura 4 apresenta duas vistas do pormenor do ponto de articulação (2.1) na haste (2) que permite a rotação e a angulação da mandíbula (3).
Descrição detalhada da Invenção
Ao longo desta descrição o termo Dissector de Maryland refere-se a um dispositivo que permite a execução de tarefas de dissecção de tecidos (corta ou separa) durante o procedimento cirúrgico; os termos Grasper Endo Clinche e Grasper atraumático fenestrado referem-se a mandíbulas que têm como função fazer a preensão dos tecidos, sendo a primeira constituída genericamente por dentes grandes e afastados, enquanto a segunda possui dentes mais pequenos e menos distanciados entre si; o termo Tesoura de Metzenbaum tem a função de uma tesoura comum, servindo para cortar tecidos e que se caracteriza por se apresentar com uma curvatura, que pode ser mais ou menos acentuada.
Por formato substancialmente circular, substancialmente elíptico, substancialmente esférico, substancialmente cilíndrico entendem-se como formas preferenciais para a realização da invenção, podendo a mesma funcionar com outros formatos. A presente invenção tem por objecto um dispositivo médico para a realização de cirurgias, mais especificamente a um instrumento angular articulado para abordagem em dispositivo de laparoscopia de acesso único. 0 instrumento é composto pelo punho (1), haste (2) e mandíbula (3) . a) Punho 0 punho (1) é o componente que permite ao médico-cirurgião não só segurar o instrumento mas também manipulá-lo, para executar operações de intervenção cirúrgica através do controlo preciso das mandíbulas. É constituído por: - gatilho abre-e-fecha (1.1) com um formato substancialmente circular, ligado por um veio à mandíbula (3), e que permite ao médico-cirurgião abrir e fechar a mandíbula (3) que estiver a ser operada; - pega (1.2) com um formato substancialmente elíptico, para ajudar a segurar o instrumento; - trinco do gatilho abre-e-fecha (1.3), que permite fixar a posição do gatilho abre-e-fecha (1.1), através da acção de um sistema dentado; - conector eléctrico (1.4) para ligação ao sistema de electrocoagulação através da passagem de corrente eléctrica de alta frequência; - entrada para sistema e limpeza (1.5) para lavagem e esterilização completa do interior do instrumento; - roda (1.6) para rotação da mandíbula com o formato de uma roda dentada, conectada com a haste (2) por meio de encaixe mecânico, e que permite ao médico-cirurgião rodar a mandíbula (3) que estiver a ser operada, com uma amplitude até 360 graus; - manipulo (1.7) para angulação da mandíbula com o formato substancialmente esférico, ligado por dois veios ao ponto de articulação (2.1), e que permite ao médico-cirurgião angular e fixar a mandíbula (3) que estiver a ser operada, até 90 graus. b) Haste A haste (2) constituída por um tubo oco com um formato substancialmente cilíndrico é o componente do instrumento que estabelece a ligação entre o punho (1) e a mandíbula (3), transportando no seu interior os elementos dos mecanismos que permitem o funcionamento da mandíbula (3). Apresenta um ponto de articulação (2.1), constituído por um sistema de anéis, a uma distância compreendida entre 0,025 m e 0,075 m da extremidade distai, ponto a partir do qual é feita a angulação da mandíbula (3), através de dois veios ligados ao manipulo (1.7). A haste (2) tem um comprimento compreendido entre 0,33 m e 0,53 m e um diâmetro compreendido entre 0,001 os 0,01 m, mais concretamente entre 0,003 m e 0,007 m, mais especificamente 0,005 m. A uma distância compreendida entre 0,025 m e 0,075 m em relação à extremidade proximal, a haste (2) apresenta um ponto de inflexão, de modo a que o troço da haste (2) que fica do lado esquerdo do ponto de inflexão faça com o troço da haste (2) que fica do lado direito um ângulo compreendido entre os 162 e os 170 graus. c) Mandíbula A mandíbula (3) é o elemento terminal do instrumento, cuja funcionalidade é controlada através do punho (1) do instrumento pelo médico-cirurgião.
Algumas das mandíbulas (3) a serem utilizadas no instrumento são mandíbulas já hoje utilizadas, nomeadamente:
Dissector de Maryland
Grasper Endo Clinche
Grasper atraumático fenestrado
Tesoura Metzenbaum
Poderá ainda ser acoplado ao instrumento qualquer outro tipo de mandíbula existente ou que venha a existir, desde que possuam a capacidade de serem fixadas em qualquer ângulo, compreendido entre 0o e 90° e realizar rotação até 360°, permitindo uma abordagem anterior, posterior e lateral à estrutura a abordar. 23-03-2015

Claims (2)

REIVINDICAÇÕES
1. Instrumento angular articulado para abordagem em dispositivo de laparoscopia de acesso único constituído por: - punho (1) que compreende: gatilho abre-e-fecha (1.1), pega (1.2), trinco do gatilho abre-e-fecha (1.3), conector eléctrico (1.4), entrada para sistema de limpeza (1.5), roda (1.6) para rotação e angulação da mandíbula (3) e manipulo (1.7) para rotação e fixação da mandíbula (3); - haste (2) que compreende um ponto de articulação (2.1); - mandíbula (3); caracterizado por: - o gatilho abre-e-fecha (1.1), ligado por um veio à mandíbula (3), para abrir e fechar a mandíbula (3) que estiver a ser operada; - a pega (1.2) para segurar o instrumento; - o trinco do gatilho abre-e-fecha (1.3), para fixação da posição do gatilho abre-e-fecha (1.1), através da acção de um sistema dentado; - o conector eléctrico (1.4) para ligação ao sistema de electrocoagulação através da passagem de corrente eléctrica de alta frequência; - a entrada para sistema e limpeza (1.5) para lavagem e esterilização completa do interior do instrumento; - a roda (1.6), conectada com a haste (2) por meio de encaixe mecânico, para rotação da mandíbula (3) que estiver a ser operada, com uma amplitude de 360 graus; - manipulo (1.7), ligado por dois veios ao ponto de articulação (2.1), para angulação e fixação da mandíbula (3) que estiver a ser operada, até 90 graus.
2. Instrumento angular articulado para abordagem em dispositivo de laparoscopia de acesso único de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por a haste (2) ter um comprimento compreendido entre 0,33 m e 0,53 m e um diâmetro compreendido entre 0,001 os 0,01 m, mais concretamente entre 0,003 m e 0,007 m, mais especificamente 0,005 m; a uma distância compreendida entre 0,025 m e 0,075 m em relação à extremidade proximal, apresenta um ponto de inflexão, de modo a que o troço da haste (2) que fica do lado esquerdo do ponto de inflexão faça com o troço da haste (2) que fica do lado direito um ângulo compreendido entre os 162 e os 170 graus; apresenta um ponto de articulação (2.1) a uma distância compreendida entre 0,025 m e 0,075 m da extremidade distai, ponto a partir do qual é feita a rotação e a angulação da mandíbula (3). 23-03-2015
PT11071U 2014-09-22 2014-09-22 Instrumento angular articulado para abordagem em dispositivo de laparoscopia de acesso único PT11071U (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT11071U PT11071U (pt) 2014-09-22 2014-09-22 Instrumento angular articulado para abordagem em dispositivo de laparoscopia de acesso único

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT11071U PT11071U (pt) 2014-09-22 2014-09-22 Instrumento angular articulado para abordagem em dispositivo de laparoscopia de acesso único

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT11071T true PT11071T (pt) 2015-03-23
PT11071U PT11071U (pt) 2016-06-20

Family

ID=52822237

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT11071U PT11071U (pt) 2014-09-22 2014-09-22 Instrumento angular articulado para abordagem em dispositivo de laparoscopia de acesso único

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT11071U (pt)

Citations (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20070250113A1 (en) * 2003-05-23 2007-10-25 Hegeman David E Tool with articulation lock

Patent Citations (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20070250113A1 (en) * 2003-05-23 2007-10-25 Hegeman David E Tool with articulation lock

Also Published As

Publication number Publication date
PT11071U (pt) 2016-06-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11478315B2 (en) Reusable surgical instrument for minimally invasive procedures
US9615824B2 (en) Handle assembly for endoscopic suturing device
ES2547001T3 (es) Empuñadura reductora de interferencias para instrumentos quirúrgicos articulados
US8795325B2 (en) Handle assembly for articulated endoscopic instruments
US9820766B2 (en) Dual directional articulation hand instrument
US9468426B2 (en) Compound angle laparoscopic methods and devices
US5395367A (en) Laparoscopic instrument with bendable shaft and removable actuator
JP4881300B2 (ja) 腹腔鏡器具、カニューレアセンブリおよび関連外科方法
US8968187B2 (en) Articulating laparoscopic surgical access instrument
BR112018007509B1 (pt) Instrumento cirúrgico para cirurgia laparoscópica
JP3192239U (ja) 外科用内視鏡
US9179933B2 (en) Gear driven triangulation
JP2009528150A (ja) 内視鏡手術のための手術器具
JPH06217987A (ja) 非外傷型内視鏡装置
EP3193736B1 (en) Single port laparoscopic access system with external tool support
US9204869B2 (en) Articulation control mechanisms
KR20180122845A (ko) 관절운동과 회전운동이 가능한 미세 수술기구
US20200229837A1 (en) Left atrial appendage manipulation and traction
JP2017189571A (ja) 先端屈曲鉗子
Tessier et al. Ergonomic considerations in natural orifice translumenal endoscopic surgery (NOTES): A case study
PT11071T (pt) Instrumento angular articulado para abordagem em dispositivo de laparoscopia de acesso único
Dukleska et al. Fundamentals of Operating Room Setup and Surgical Instrumentation
BRPI0905399A2 (pt) métodos e dispositivos de realizar gastrectomias e gastroplastias

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 20141106

BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 20151207

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 20160615