PT109734A - Caixa expositora e de arrumação e processo de empilhamento - Google Patents

Caixa expositora e de arrumação e processo de empilhamento Download PDF

Info

Publication number
PT109734A
PT109734A PT109734A PT10973416A PT109734A PT 109734 A PT109734 A PT 109734A PT 109734 A PT109734 A PT 109734A PT 10973416 A PT10973416 A PT 10973416A PT 109734 A PT109734 A PT 109734A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sides
flaps
cover
storage box
box
Prior art date
Application number
PT109734A
Other languages
English (en)
Inventor
Adriano Magalhães Da Cunha José
Original Assignee
Impar - Imóveis E Participações Sociais S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Impar - Imóveis E Participações Sociais S A filed Critical Impar - Imóveis E Participações Sociais S A
Priority to PT109734A priority Critical patent/PT109734A/pt
Publication of PT109734A publication Critical patent/PT109734A/pt
Priority to ES201731366U priority patent/ES1199158Y/es

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D11/00Containers having bodies formed by interconnecting or uniting two or more rigid, or substantially rigid, components made wholly or mainly of plastics material
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D11/00Containers having bodies formed by interconnecting or uniting two or more rigid, or substantially rigid, components made wholly or mainly of plastics material
    • B65D11/18Containers having bodies formed by interconnecting or uniting two or more rigid, or substantially rigid, components made wholly or mainly of plastics material collapsible, i.e. with walls hinged together or detachably connected

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Rigid Containers With Two Or More Constituent Elements (AREA)
  • Stackable Containers (AREA)

Abstract

A INVENÇÃO DIZ RESPEITO A UMA CAIXA EXPOSITORA E DE ARRUMAÇÃO E RESPETIVO PROCESSO DE EMPILHAMENTO, CAIXA QUE É CONSTITUÍDA POR UM CORPO (2) DOTADO DE FUNDO E LADOS (4) E POR UMA TAMPA (10) DOTADA DE COBERTURA E ABAS (12), POSSUINDO CADA LADO (4), NAS SUAS EXTREMIDADES INTERIORES, E CADA ABA (12), NOS SEUS TOPOS, PELO MENOS UMA GARRA (30), POSSUINDO A CAIXA TANTOS PERNOS (20) QUANTOS OS LADOS (4) E AS ABAS (12), PERNOS (20) QUE DESLIZAM E ENCAIXAM NAS GARRAS (30) AJUSTANDO AS EXTREMIDADES LATERAIS DOS RESPETIVOS LADOS (4) E OS TOPOS DAS RESPETIVAS ABAS (12).

Description

DESCRIÇÃO
Caixa expositora e de arrumação e processo de empilhamento DOMÍNIO TÉCNICO A presente invenção diz respeito a uma caixa, também designada por "caixa expositora e de arrumação", que mostra o seu conteúdo e serve simultaneamente de arrumação.
Pode, por isso, servir para expor produtos para venda, protegendo o conteúdo que pode ser diverso, mormente calçado, artigos têxteis, joias ou bijutaria, artigos de marroquinaria, como carteiras e porta-documentos.
Pode também servir para acondicionar fruta e hortaliça, não havendo qualquer limitação quanto ao campo de aplicação da caixa inventada.
Acresce que pode ser utilizada no embalamento dos artigos de diversas indústrias, como a do têxtil e a do calçado, podendo estes produtos ser acondicionados em caixas como a inventada logo no final da linha de produção.
Consoante o modelo de negócio a implementar, pode ser vendida com o próprio produto exposto, servindo, já na ótica do consumidor, de caixa para proteger e arrumar o conteúdo e permitir visualizá-lo facilmente.
Foi concebida de modo a poder ser transportada sob forma planificada, o que conduz a uma enorme economia de espaço. A invenção tem interesse para a indústria dos plásticos e para o comércio em geral.
ESTADO DA TÉCNICA ANTERIOR Não se conhece caixa conforme a inventada que foi concebida de modo a poder ser transportada sob forma planificada e cuja montagem é muito simples e rápida.
Caixas conforme a invenção podem ser empilhadas umas sobre as outras depois de montadas, sem necessidade de recurso a ferramentas, constituindo um espaço de arrumação privilegiado na medida em que permitem ao utilizador visualizar facilmente o seu conteúdo.
Acresce que uma caixa de acordo com a invenção foi concebida de modo a poder integrar rótulos IML (in mould labeling), de forma inovadora.
Esta característica é particularmente importante no caso de caixas destinadas a embalar calçado, pois o potencial comprador pode ver o produto, escolhendo o modelo e cor, sem necessidade de abertura da tampa.
Acresce que para os armazenistas e vendedores esta característica também é fundamental para a mais rápida identificação do produto que o cliente deseja. 0 rótulo pode fornecer outras indicações igualmente importantes. A caixa inventada visa resolver de forma simples um conjunto de problemas: transporte com ocupação de um minimo de espaço, montagem manual sem recurso a ferramentas, solidez e peso reduzido e possibilidade de visualizar o conteúdo, facilitando a procura dos objetos nelas guardados e facilitando a escolha por via de incorporação de informação em rótulos IML.
Relativamente ao estado da técnica conhecido, faz-se referência à patente americana US2011/0120994 AI que diz respeito a uma caixa de montar "Box Assembly".
Esta caixa consiste num fundo [11] ligado a um primeiro par de lados [12] e a um segundo par de lados [13] .
Por sua vez, o fundo [11] dispõe de um rebaixo ou canelura dobrável [111] em torno dos quatro lados.
Estes são aspetos técnicos análogos àqueles que a presente "caixa expositora e de arrumação" apresenta.
Os lados [12] da patente americana US2011/0120994 AI têm uma pluralidade de protuberâncias de encaixe [122] e os lados [13], nos seus extremos, têm um friso de encaixe [131], dotado de uma ranhura [132], e o dito friso dispõe de uma pluralidade de aberturas [133] onde se encaixam as protuberâncias [122].
Ora, relativamente a este aspeto - montagem da caixa -há diferenças técnicas entre a "caixa expositora e de arrumação" e esta patente americana. E essa diferença é sensível uma vez que obriga a uma ordem de montagem dos lados da "Box Assembly".
Efetivamente, é preciso primeiramente rodar os lados [12] 902 , isto é, para a posição vertical - lados cujos topos se caracterizam pela existência de um rebaixo [121] -para depois se encaixarem os lados [13] ou vice-versa.
Ora, tal obrigatoriedade não existe na "caixa expositora e de arrumação" que pode ter múltiplas formas como, por exemplo, pentagonal, forma em que a "Box Assembly" não pode ser materializada, dada a sua conceção. A "caixa expositora e de arrumação" pode ser montada sem qualquer ordem imposta para o encaixe dos lados.
Por outro lado, o referido friso [131] parece obrigar a uma certa espessura e isso é inconveniente no que se refere ao transporte, já que quanto maior a espessura do conjunto menos caixas podem ser empilhadas para uma dada área disponível.
Acresce que não será fácil desmontar a "Box Assembly", ou será, porventura, impossível desmontá-la sem a danificar, pois as protuberâncias [122] são rampeadas no sentido do encaixe, mas uma vez encaixadas nas aberturas [133] ficam entaladas na ranhura [132] sem poderem sair de lá, pelo menos por mera ação manual.
Ora, a "caixa expositora e de arrumação" resolve estes problemas técnicos, como abaixo se explicará.
Pode ainda fazer-se referência à patente US3254786A "Folding carrying case", mas esta assenta num princípio inventivo muito diferente ao subjacente à presente invenção.
Nesta patente US3254786A a caixa tem uma construção complexa, sendo as paredes independentes em forma de "L" e não estando o fundo ligado em permanência às paredes.
Acresce que, mesmo quando dobrada, a "Folding carrying case" apresenta uma altura significativa o que dificulta o transporte.
Ademais a montagem torna-se complexa e o empilhamento destas caixas pode levar a danos nas caixas inferiores. A "caixa expositora e de arrumação" está concebida de modo a poder ser fabricada numa diversidade de formas, retangular, triangular, pentagonal, etc., o que não sucede com as patentes anteriores.
As caracteristicas técnicas da invenção, e as consequentes vantagens, são descritas, em seguida, com pormenor.
DESCRIÇÃO DO INVENTO
Como se disse, a invenção diz respeito a uma caixa que se monta facilmente e uma vez montada mostra o que estiver guardado no seu interior, servindo para arrumação. A caixa expositora e de arrumação, de material plástico, carateriza-se por possuir um corpo dotado de fundo e lados, por o número de lados ser par ou impar, por possuir uma tampa dotada de cobertura e abas e por o número de abas ser par ou impar.
Carateriza-se também por possuir tantos pernos quantos os lados e as abas, por entre o fundo e cada lado existir um rebaixo (que serve de eixo de rotação destes em relação àquele) e por entre a cobertura e cada aba existir um rebaixo (que serve de eixo de rotação destas em relação àquela).
Carateriza-se ainda por cada lado, nas suas extremidades interiores, e cada aba, nos seus topos, dispor de pelo menos uma garra e por nas garras de lados/abas contiguos/contiguas se encaixar e deslizar um perno ajustando as extremidades laterais/topos dos respetivos lados/abas sem qualquer ordem preestabelecida entre os lados/abas a unir.
Pela operação inversa, isto é, desencaixando e libertando os pernos das garras, libertam-se as extremidades laterais/topos dos respetivos lados/abas sem qualquer ordem preestabelecida entre os lados/abas a desencaixar.
Para melhor entendimento da descrição, indicam-se abaixo as referências numéricas da invenção: 1 - caixa 2 - corpo 3 - fundo 4 - lado (s) 10 - tampa 11 - cobertura 12 - aba(s) 20 - perno 25 - rebaixo 30 - garra 35 - extremidade interior 36 - topo 40 - abertura da tampa 45 - abertura do corpo
Os rebaixos (25) , quer entre o fundo (3) e cada lado (4), quer entre a cobertura (11) e cada aba (12), podem ser executados em meia esquadria.
Uma dada garra (30) pode ser fechada, passando o perno (20) correspondente pelo seu interior.
Cada perno (20) está concebido de modo a ter um espessamento em cunha abaixo da cabeça, para que parte dessa zona entre por pressão nas garras (30), ficando à vista a parte mais espessa e mais junto da cabeça do perno, de modo a que seja fácil a remoção do mesmo no caso de se pretender desmontar a caixa (1) . A caixa (1) também pode ser dotada de garras (30) tipo gancho, envolvendo apenas parte do corpo de cada perno (20) correspondente.
Por outro lado, numa realização preferencial, enquanto as garras (30) dos lados (4) estão dispostas na extremidade interior (35) de cada lado (4) , não sendo visíveis do exterior quando o corpo (2) fica montado, as garras (30) das abas (12) estão dispostas nos topos (36) destas, sendo visíveis do lado exterior quando a tampa (10) fica montada.
Esta conceção, que permite a realização do corpo (2) da caixa (1) sem qualquer atravancamento exterior e permite também a realização da tampa (10) sem qualquer atravancamento interior, possibilita o ajuste dimensional perfeito entre corpo e tampa.
Está prevista a possibilidade de a caixa estar dotada de uma ou mais aberturas (40)/ (45) para arejamento do conteúdo. A tampa (10) pode estar dotada de duas aberturas (40) opostas - conjugadas com as aberturas do corpo (45) - que não só servem aquele propósito como, adicionalmente, servem para remover a tampa da caixa de forma muito prática.
Acresce que quando caixas, como a agora inventada, se encontram empilhadas, é fácil retirar dessa pilha uma que esteja numa posição inferior, sendo que para o efeito basta colocar os dedos nas aberturas (40)/(45) e puxar a caixa em causa.
Dada a sua conceção, cada tampa (10) planificada ocupa em altura apenas a sua espessura.
Cada corpo (2) planificado ocupa, em altura, a sua espessura somada ao atravancamento de uma garra. É possível, para economia de espaço no empilhamento e transporte, desfasar as garras de corpos (2) empilhados contiguamente, de modo a que o contorno periférico de múltiplos corpos empilhados possa ser igual ao contorno de um só corpo.
Para o efeito é necessário ter duas materializações distintas do corpo para uma única materialização da tampa.
Assim, cada dois corpos empilhados nestas condições têm uma altura correspondente à espessura desses corpos somada ao atravancamento de uma só garra.
Quer em relação à tampa (10) , quer em relação aos dois corpos contíguos (2) de garras (30) desfasadas um em relação ao outro, a altura ocupada, aquando do seu empilhamento é a que acima se referiu.
Acresce que, qualquer caixa como a inventada, quando não está a uso como caixa de arrumação, pode ser planificada e guardada ocupando um mínimo de espaço. A caixa que se pretende patentear é simples de executar, é simples de montar e de desmontar, não sendo necessário recorrer a qualquer ferramenta, e é polivalente no que se refere ao uso, quer como caixa expositora, quer como caixa de arrumação.
Para além disso, um ou vários lados e também uma ou até todas as abas podem ter cor o que facilita a identificação dos objetos arrumados, sem que os mesmos deixem de ser visíveis pelo exterior.
Esta característica é importante quando se trata de arquivo documental. A rotulagem no molde, IML, é possível e traz também grande vantagem nos processos de armazenamento e de venda no caso de produtos como o calçado.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
Nas figuras anexas, apresentadas a título exemplificativo e não limitativo, pode observar-se o seguinte: na figura 1 a representação, em perspetiva, da caixa inventada, sendo que corpo e tampa se encontram planificados, vendo-se no corpo o fundo (3) , os rebaixos (25) , as extremidades interiores (35) dos lados, as garras (30) e a abertura (45) e vendo-se na tampa a cobertura (11), os rebaixos (25), a garra (30), o topo (36) da aba e a abertura (40); na figura 2 a representação, em perspetiva, da caixa inventada, numa posição intermédia de montagem, vendo-se os lados (4) do corpo (2) , as abas (12) da tampa (10) e os pernos (20) e as garras (30), quer do corpo (2), quer da tampa (10); na figura 3 a representação, em perspetiva, da caixa inventada, numa posição final de montagem, vendo-se o corpo (2) pronto a receber os pernos e a tampa (10) igualmente pronta a receber os respetivos pernos; na figura 4 a representação, em perspetiva, da caixa inventada, sendo que o corpo (2) e a tampa (10) estão já montadas; na figura 5 a representação, em perspetiva, da caixa inventada (1) já montada, vendo-se a aba (12) da tampa ajustada ao lado (4) do corpo; na figura 6 a representação, em perspetiva, de um pormenor da caixa inventada, estando o corpo e a tampa planificados, vendo-se os rebaixos (25) do corpo e os topos (36) das abas e a abertura (40), ambos da tampa, vendo-se ainda os pernos (20); na figura 7 a representação, em perspetiva, de um pormenor da caixa inventada, numa fase de montagem, vendo-se as extremidades interiores (35) dos lados do corpo e as garras (30) da tampa e do corpo; na figura 8 a representação, em perspetiva, de um pormenor da caixa inventada na posição final de montagem, vendo-se o fundo (3) do corpo e a cobertura (11) da tampa; na figura 9 a representação, em perspetiva, de um pormenor da caixa inventada na posição final de montagem, vendo-se um dos pernos (20) da tampa posicionado para entrar nas garras. A caixa representada tem um fundo retangular e uma cobertura conjugada, mas nada impede que a caixa tenha outra forma. A caixa inventada pode ser produzida em "PP RONDOM" transparente com um peso final da ordem de 300,0 g, isto para uma dimensão aproximada de 320X185x118 mm3 e uma espessura de cerca de 1,5 mm.
Porto, 14 de março de 2017

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Caixa expositora e de arrumação (1) de material plástico, caraterizada por possuir um corpo (2) dotado de fundo (3) e lados (4), por o número de lados (4) ser par ou impar, por possuir uma tampa (10) dotada de cobertura (11) e abas (12), por o número de abas (12) ser par ou impar, por possuir tantos pernos (20) quantos os lados (4) e as abas (12) , por entre o fundo (3) e cada lado (4) existir um rebaixo (25) , por entre a cobertura (11) e cada aba (12) existir um rebaixo (25) , por cada lado (4) , nas suas extremidades interiores (35) , e cada aba (12) , nos seus topos (36) , dispor de pelo menos uma garra (30) , por nas garras de lados/abas contiguos/contiguas se encaixar e deslizar um perno (20) ajustando as extremidades laterais/topos dos respetivos lados/abas sem qualquer ordem preestabelecida entre os lados/abas a unir.
  2. 2 - Caixa expositora e de arrumação (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caraterizada por nas garras de lados/abas contíguos/contíguas se desencaixar e deslizar um perno (20), libertando as extremidades laterais/topos dos respetivos lados/abas sem qualquer ordem preestabelecida entre os lados/abas a desencaixar.
  3. 3 - Caixa expositora e de arrumação (1) de acordo com a reivindicação η.2 1, caraterizada por os pernos (20), de material plástico ou metálicos, estarem dotados de um espessamento em cunha abaixo da cabeça.
  4. 4 - Caixa expositora e de arrumação (1) de acordo com a reivindicação η.2 1, caraterizada por possuir pelo menos uma abertura da tampa (40) e pelo menos uma abertura conjugada do corpo (45).
  5. 5 - Caixa expositora e de arrumação (1) de acordo com a reivindicação n.2 4, caraterizada por a(s) abertura(s) da tampa não se localizar(em) na cobertura (11).
  6. 6 - Caixa expositora e de arrumação (1) de acordo com a reivindicação η.2 1, caraterizada por a tampa (10) planificada ocupar, em altura, a sua espessura.
  7. 7 - Caixa expositora e de arrumação (1) de acordo com a reivindicação η.2 1, caraterizada por o corpo (2) planificado ocupar, em altura, a sua espessura somada do atravancamento de uma garra (30).
  8. 8 - Processo de empilhamento, de caixas expositoras e de arrumação (1) conforme descritas nas reivindicações 1 a 7, caraterizado por as tampas (10) serem empilhadas umas sobre as outras e por os corpos (2) serem empilhados uns em cima dos outros aos pares, sendo os pares constituídos por corpos (2) de garras (30) desfasadas. Porto, 1 de junho de 2017
PT109734A 2016-11-11 2016-11-11 Caixa expositora e de arrumação e processo de empilhamento PT109734A (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT109734A PT109734A (pt) 2016-11-11 2016-11-11 Caixa expositora e de arrumação e processo de empilhamento
ES201731366U ES1199158Y (es) 2016-11-11 2017-11-10 Caja expositora y de almacenaje

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT109734A PT109734A (pt) 2016-11-11 2016-11-11 Caixa expositora e de arrumação e processo de empilhamento

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT109734A true PT109734A (pt) 2017-06-09

Family

ID=59579335

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT109734A PT109734A (pt) 2016-11-11 2016-11-11 Caixa expositora e de arrumação e processo de empilhamento

Country Status (2)

Country Link
ES (1) ES1199158Y (pt)
PT (1) PT109734A (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
ES1199158Y (es) 2018-02-12
ES1199158U (es) 2017-11-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3123331A (en) Merchandise display hook
US20170225838A1 (en) Clear container holding multiple articles
PT109734A (pt) Caixa expositora e de arrumação e processo de empilhamento
PT11469U (pt) Caixa expositora e de arrumação.
WO2011051780A1 (en) Container made of plastic material
US2850207A (en) Carrier cartons
US20140251843A1 (en) Packaging system
US20140287103A1 (en) Interlocking uniformly vertically scalable thermoformed food packaging (suitable for chocolates)
CN213863104U (zh) 销售展示包装结构
US2410615A (en) Container and display box
ES1297146U (es) Embalaje apto para contener cintas de sujeción para el transporte de artículos
RU215866U1 (ru) Коробка-футляр
BR202020010363U2 (pt) Aperfeiçoamento introduzido em embalagem
ES2748935T3 (es) Sistema de contenedor-expositor de tipo palé
US4099613A (en) Display and transportation case for uniform packs
BR202019005630U2 (pt) Disposição construtiva introduzida em embalagem para bijuterias, joias ou semijoias
JP6717601B2 (ja) キャリー箱
KR20170002818U (ko) 상품 진열 케이스
KR20210073835A (ko) 테이프 없이 포장가능한 포장상자
BR102020016863A2 (pt) Disposições construtivas aplicadas em conjunto de embalagem
IT201600093209A1 (it) Borsa per il trasporto di bottiglie
BR202019023932U2 (pt) disposição construtiva em embalagem modulável para transporte de produtos
CZ307032B6 (cs) Krabička
ES1120781U (es) Alas para caja contenedora reforzada.
ITMO20110286A1 (it) Confezione multipla

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20170606