PT10941U - Placas de isolamento térmico e acústico - Google Patents

Placas de isolamento térmico e acústico Download PDF

Info

Publication number
PT10941U
PT10941U PT1094111U PT1094111U PT10941U PT 10941 U PT10941 U PT 10941U PT 1094111 U PT1094111 U PT 1094111U PT 1094111 U PT1094111 U PT 1094111U PT 10941 U PT10941 U PT 10941U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
thermal
agglutination
acoustic insulation
rubber
insulation board
Prior art date
Application number
PT1094111U
Other languages
English (en)
Other versions
PT10941T (pt
Inventor
Rui Carlos Cunha Amaro Ferreira
Original Assignee
Apartmar Construcoes Lda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Apartmar Construcoes Lda filed Critical Apartmar Construcoes Lda
Priority to PT1094111U priority Critical patent/PT10941U/pt
Publication of PT10941T publication Critical patent/PT10941T/pt
Publication of PT10941U publication Critical patent/PT10941U/pt

Links

Landscapes

  • Separation, Recovery Or Treatment Of Waste Materials Containing Plastics (AREA)
  • Building Environments (AREA)
  • Curing Cements, Concrete, And Artificial Stone (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A PLACAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO UTILIZADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL, FABRICADAS PELA AGLUTINAÇÃO DE DIVERSAS GRANULOMETRIAS DE RESÍDUOS RECICLADOS DE BORRACHA EPDM, BORRACHA SBR, POLIURETANOS, POLIESTIRENOS E CORTIÇA GRANULADA.O PRODUTO APRESENTA-SE EM PLACAS SIMPLES OU COMPOSTAS.EM PLACA SIMPLES, É O RESULTADO DA AGLUTINAÇÃO DOS RESÍDUOS RECICLADOS DE DIVERSAS GRANULOMETRIAS DE BORRACHA EPDM, BORRACHA SBR, POLIURETANOS, POLIESTIRENOS E CORTIÇA GRANULADA (1), PARA FABRICO EM DIVERSAS ESPESSURAS.EM PLACA COMPOSTA, À PLACA DESCRITA DO PARÁGRAFO ANTERIOR É ACRESCIDO UMA PLACA POLIESTIRENO EXTRUDIDO (2) COM DIVERSAS ESPESSURAS PARA MELHORAR A PERFORMANCE DE ISOLAMENTO TÉRMICO, DE ACORDO COM SUA APLICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS.

Description

DESCRIÇÃO
Placa de isolamento térmico e acústico Âmbito da Invenção A presente invenção refere-se a placas de isolamento térmico e acústico utilizadas na construção civil, fabricadas pela aglutinação de diversas granulometrias de resíduos reciclados de borracha EPDM, borracha SBR, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada. Área técnica da invenção 0 mercado no sector da construção civil tem vários produtos como isolamentos térmicos e acústicos.
No entanto, esses produtos resultam da utilização de produtos obtidos a partir de matérias-primas, na maioria derivados pétreos ou produtos naturais, como por exemplo a cortiça.
Os produtos no mercado têm custos de transformação e consumo energéticos (emissão CO2), superiores aos produtos reciclados. Tendo os materiais reciclados excelentes características de isolamento térmico e acústico.
Antecedentes da Invenção
Esta invenção refere-se genericamente ao campo dos isolamentos térmicos e acústicos utilizadas na construção civil, e, mais especificamente, à utilização de resíduos reciclados de borracha EPDM, borracha SBR, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada. 1
Existem diversos documentos que revelam a utilização de borracha EPDM, borracha SBR, poliuretanos, poliestirenos e cortiça no fabrico de placas utilizadas como isolamento térmico e acústico na construção civil. De entre estes podemos referir os seguintes: CN201883601 que apresenta um painel de isolamento térmico em sandes constituído por, de entre outros, espuma de poliestireno, espuma de poliuretano, borracha e cortiça; CN201835403 que revela uma estrutura para paredes de edifícios, com propriedades de isolamento térmico e acústico, constituída por, de entre outros espuma de poliestireno, espuma de poliuretano, borracha e cortiça; CN201962821 descreve um painel de isolamento térmico e acústico em sandes constituído por, de entre outros, espuma de poliestireno, espuma de poliuretano, borracha e cortiça.
Contudo, diferentemente do presente pedido de patente, todos estes documentos referem a utilização de produtos obtidos a partir de matérias-primas, e a construção dos painéis por ensanduichamento das placas dos diferentes produtos.
Um outro documento que se pode citar é o documento DE4236909 que refere a utilização de cortiça, poliuretano e resíduos de borracha de entre outros. Contudo, este documento apresenta como matéria-prima principal o desperdício de tapetes.
Vantagens da invenção 2
As vantagens que este tipo de placas apresenta em relação às existentes no mercado são: - baixo peso quando comparadas com as placas hoje existentes no mercado; - utilizar produtos reciclados na sua construção; - ter um baixo consumo energético (emissões CO2); - ter uma baixa condutibilidade térmica e acústica; - ter uma boa resistência química; - ter um resistência aos UV; - ter uma boa resistência à compressão; - ter uma satisfatória reacção ao fogo; - ter um excelente isolamento térmico e acústico; - aspecto final de acordo com as necessidades de comercialização.
As placas são de fácil manuseamento, logo de fácil aplicação, bem como o seu corte caso seja necessário. Como exemplo: as habitações com coberturas planas terão uma excelente solução de isolamento térmico e acústico sem criar grande sobrecarga. Poderão assim ser aplicadas sobre revestimentos existentes, e em caso de reparação será de fácil remoção. 0 facto do seu peso por m2 ser inferior ao das placas que integram as soluções hoje existentes, torna esta solução uma excelente opção para projectista de estruturas e técnicos responsáveis, permitindo que em obras existentes a sua aplicação diminua custos e esforços na estrutura, melhorando a térmica e acústica em obras de reabilitação.
Desta forma, é uma excelente solução para melhoramento do isolamento térmico e acústico em todos os locais que façam uso de coberturas planas, quer em obras novas quer de reabilitação. 3
Por exemplo: As placas terão grande aplicabilidade no exterior, em coberturas planas, podendo ser aplicadas directamente sobre as lâminas impermeabilizantes, sem fixação mecânica, simplesmente apoiadas.
Poderão ser aplicadas em pavimentos, paredes e tetos em obras novas ou de reabilitação. Em processos novos de construção de paredes e tetos poderão ser aplicados entre revestimentos, como exemplo entre placas de gesso cartonado
Assim, o seu uso terá um desempenho em pavimentos, paredes e tetos, como isolamento térmico e acústico.
Breve descrição dos desenhos A figura 1 é uma representação em corte de uma placa simples constituída por diversas granulometrias de: borracha EPDM, borracha SBR, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada (1), todos eles reciclados. A figura 2 é uma representação em corte de uma placa composta por diversas granulometrias de: borracha EPDM, borracha SBR, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada (1), todos eles reciclados e de uma placa poliestireno extrudido (2).
Descrição pormenorizada da invenção 0 presente invento refere-se ao fabrico de placas de resíduos reciclados. 0 produto em placas simples é o resultado da aglutinação de diversas granulometrias de resíduos reciclados de: borracha 4 EPDM, borracha SBR, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada (1) .
As placas podem ser constituídas por qualquer aglutinação de entre os resíduos acima referidos.
Poderão ser constituídas por uma aglutinação de diversas granulometrias de dois dos resíduos de entre os de: borracha EPDM, borracha SBR, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada (1).
Poderão ser constituídas por uma aglutinação de diversas granulometrias de três dos resíduos de entre os de: borracha EPDM, borracha SBR, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada (1).
Poderão ser constituídas por uma aglutinação de diversas granulometrias de quatro dos resíduos de entre os de: borracha EPDM, borracha SBR, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada (1).
Finalmente poderão ser constituídas por uma aglutinação de diversas granulometrias dos cinco resíduos de: borracha EPDM, borracha SBR, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada (1). A aglutinação dos componentes será efectuada através resinas ou ligante hidráulico com fibras de vidro ou de qualquer aglutinador apropriado para o efeito. 0 fabrico das placas poderá ser efectuado a frio ou quente, dependendo esta escolha, do fim a que se destinam. 5
No processo a frio, os componentes juntamente com o aglutinador são colocados num molde, devidamente apertados, e posteriormente descofrados para comercialização. Este método de aglutinação, como não permite compressão e posterior laminagem, é especialmente indicado nos casos em que se pretende que as placas sejam mais porosas, nomeadamente para aplicação em coberturas.
No processo a quente, os componentes juntamente com o aglutinador são prensados, sendo o produto resultante laminado na espessura desejada, tendo em vista a finalidade a que se destina. Também conforme a finalidade a que se destina, a pressão exercida na prensagem permitirá que sejam fabricadas placas mais ou menos densas.
Neste último processo o aglutinador usado é uma resina ou qualquer outro aglutinador apropriado para o efeito, pois tem que ser um aglutinador que permita a laminagem. am* o térmico. É ainda possível acrescentar u rna placa de ρ o 1 i e s t i r e η o extrudido (2), com diferentes espessuras, por colagem simples, na parte inferior da placa da i nvenção, que mcionara na< )mo serante, mas como mcremer ador ií.: 0 seu peso por m2 será determinado de acordo com a sua aplicação. Como exemplo: placas aplicadas no exterior para isolamento de coberturas planas terão uma dimensão adequada ao seu manuseamento, com espessuras entre 25 mm a 50 mm, cuja densidade será calculada de acordo com o mínimo peso possível que evite o seu levantamento por incidência de vento forte e flutuação por água. 6
Assim, as placas de da presente invenção resíduos reciclados, isolamento térmico são caracterizadas sendo um isolamento e acústico objecto pela aplicação de térmico e acústico 23-07-2013 7

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Placa de isolamento térmico e acústico caracterizada por ser constituída pela aglutinação de diversas granulometrias de resíduos reciclados de: borracha SBR, borracha EPDM, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada (1).
  2. 2. Placa de isolamento térmico e acústico de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por ser constituída pela aglutinação de dois dos componentes de entre diversas granulometrias de resíduos reciclados de: borracha SBR, borracha EPDM, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada (1).
  3. 3. Placa de isolamento térmico e acústico de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por ser constituída pela aglutinação de três dos componentes de entre diversas granulometrias de resíduos reciclados de: borracha SBR, borracha EPDM, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada (1).
  4. 4. Placa de isolamento térmico e acústico de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por ser constituída pela aglutinação de quatro dos componentes de entre diversas granulometrias de resíduos reciclados de: borracha SBR, borracha EPDM, poliuretanos, poliestirenos e cortiça granulada (1).
  5. 5. Placa de isolamento térmico e acústico de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por ter acoplada uma placa de poliestireno extrudido (2). 1
  6. 6. Método de fabrico de placa de isolamento térmico e acústico reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 a 4 caracterizado por no processo de aglutinação a frio a aglutinação dos componentes ser efectuada através de resinas ou de um ligante hidráulico com fibras de vidro ou qualquer aglutinador apropriado para o efeito.
  7. 7. Método de fabrico de placa de isolamento térmico e acústico reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 a 4 caracterizado por no processo de aglutinação a quente a aglutinação dos componentes ser efectuada através de resinas ou qualquer aglutinador apropriado para o efeito.
  8. 8. Método de fabrico de placa de isolamento térmico e acústico reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 a 4 de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por no processo de aglutinação a frio os componentes juntamente com o aglutinador serem colocados num molde, devidamente apertados, e posteriormente descofrados.
  9. 9. Método de fabrico de placa de isolamento térmico e acústico reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 a 4 de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por no processo de aglutinação a quente os componentes juntamente com o aglutinador serem prensados e posteriormente laminados na espessura desejada. 23-07-2013 2
PT1094111U 2011-06-27 2011-06-27 Placas de isolamento térmico e acústico PT10941U (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT1094111U PT10941U (pt) 2011-06-27 2011-06-27 Placas de isolamento térmico e acústico

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT1094111U PT10941U (pt) 2011-06-27 2011-06-27 Placas de isolamento térmico e acústico

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT10941T PT10941T (pt) 2013-09-26
PT10941U true PT10941U (pt) 2013-12-24

Family

ID=49378701

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT1094111U PT10941U (pt) 2011-06-27 2011-06-27 Placas de isolamento térmico e acústico

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT10941U (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT10941T (pt) 2013-09-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN201883601U (zh) 建筑墙板
WO2019213794A1 (zh) 便于加工的复合防火板材及其制备方法
CN115262812B (zh) 一种装配式竹制组合墙体及其斜截面抗剪承载力计算方法
CN102003048A (zh) 复合型三维夹芯阻燃保温装饰板
PT10941U (pt) Placas de isolamento térmico e acústico
CN103274640A (zh) 一种新型储能保温环保板材
CN202450730U (zh) 三维网格布发泡水泥保温装饰复合板及外墙外保温系统
CN203905278U (zh) 纸蜂窝复合墙板
CN101100892A (zh) Hcm胶粉聚苯颗粒外墙外保温体系
CN206267464U (zh) 一种新型木塑复合墙板
CN103266717A (zh) 一种具有密度变化的轻质隔墙板
CN207931197U (zh) 一种高强度保温材料
CN201237061Y (zh) 复合隔热保温板
WO2014112890A1 (pt) Painel cimentício com estrutura sanduíche para a construção de edifícios
CN207714612U (zh) 轻质复合实心墙板
CN103526876B (zh) 用于加工复合墙板的蜂窝单板
CN203603360U (zh) 立体蜂窝整体式墙板
KR101301699B1 (ko) 퍼라이트 조성물로 이루어진 단열재를 이용한 칸막이 구조물
CN202866055U (zh) 剪力结构的多层防火隔断
CN210032365U (zh) 装配式蒸压加气混凝土板与冷弯薄壁轻钢复合屋面板
CN207348246U (zh) 一种钢结构保温系统构造
WO2022234163A1 (es) Mortero y material de construccion
TWI301777B (en) The method of manufacturing calcium silicate boards by pottery waste
CN206737255U (zh) 一种五明治复合保温墙板、墙体及墙体节点
TWI553199B (zh) 環保的快速補強輕量化紙凝土結構板材製作方法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 20130911

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 20131219

PC4K Transfer of assignment (utility model)

Owner name: RUI CARLOS CUNHA AMARO FERREIRA, PT

Effective date: 20150727