PT106991A - Saco de transporte a granel - Google Patents

Saco de transporte a granel Download PDF

Info

Publication number
PT106991A
PT106991A PT106991A PT10699113A PT106991A PT 106991 A PT106991 A PT 106991A PT 106991 A PT106991 A PT 106991A PT 10699113 A PT10699113 A PT 10699113A PT 106991 A PT106991 A PT 106991A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
bag
storing
flexible bag
raw material
transport
Prior art date
Application number
PT106991A
Other languages
English (en)
Inventor
Ivano Barbato
Original Assignee
Ivano Barbato
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ivano Barbato filed Critical Ivano Barbato
Priority to PT106991A priority Critical patent/PT106991A/pt
Publication of PT106991A publication Critical patent/PT106991A/pt

Links

Landscapes

  • Packages (AREA)
  • Bag Frames (AREA)

Abstract

O PRESENTE INVENTO DIZ RESPEITO A UM SACO FLEXÍVEL PRÓPRIO PARA O ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE MATÉRIA-PRIMA A GRANEL, COMPREENDENDO UMA PARTE INTERIOR FECHADA (1) E PAREDES LATERAIS (2-5), QUE SUPORTA ATÉ UM PESO DE 24.000 KG, PERMITINDO O TRANSPORTE DE CARGA POR VIA FLUVIAL OU MARÍTIMA, QUANDO CARREGADO ATÉ UM PESO DE 15.000 KG, MANTENDO-SE A MESMA SECA DURANTE TODO O SEU PERCURSO. É COMPOSTO POR TRÊS CAMADAS DE COMPOSIÇÃO DISTINTA (6-8), SENDO A PRIMEIRA CAMADA EXTERIOR (6) CONSTITUÍDA POR UM TECIDO EM POLIPROPILENO E POLIETILENO, QUE SERVE DE REVESTIMENTO EM TODA A SUA ÁREA ENVOLVENTE E PROTEGE A CARGA TRANSPORTADA DE CHOQUES TÉRMICOS E HUMIDADE; A SEGUNDA CAMADA INTERIOR (7), QUE ENVOLVE TODA A SUPERFÍCIE DA EMBALAGEM, É COMPOSTA POR UMA ESPUMA EM POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE, CAPAZ DE SUPORTAR CHOQUES E IMPACTOS; A TERCEIRA CAMADA (8) É CONSTITUÍDA POR FILME EM POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE, PARA EFEITOS DE IMPERMEABILIZAÇÃO E CONFERÊNCIA DE RESISTÊNCIA AO SACO.

Description

DESCRIÇÃO
Saco de transporte a granel A presente invenção refere-se a um saco flexível próprio para o armazenamento e transporte de matéria-prima a granel em grandes quantidades, especialmente, mas não limitativamente, por via fluvial ou marítima, mantendo-se a carga seca desde o momento do seu carregamento até ao seu destino.
As matérias-primas consistem num conjunto de produtos necessários em diversos processos de produção, que são extraídos ou obtidos diretamente da natureza (explorações florestais, agrícolas ou minerais) . São materiais em estado natural e bruto utilizado para o processo de fabricação de bens industriais e semi-industriais. É também uma substância de origem natural e semi-faturada submetida para a produção industrial de um produto final acabado. Na sua origem natural, a matéria-prima pode ser animal, vegetal, mineral e de outras origens a serem descobertas.
Atualmente as matérias-primas são deslocadas por diversos modos de transporte, utilizando-se para o respectivo acondicionamento os chamados bags (sacos), que acabam por acarretar custos bastante elevados, quer pela sua fraca capacidade de carga, quer pela sua fraca eficiência.
Grande parte do transporte é efectuada através do modo ferroviário, por comboios, e terrestre, em camiões, principalmente no transporte intracontinental, ou no transporte da carga da sua área de produção até à área de expedição, em longas distâncias. 0 transporte por via-férrea traz algumas vantagens, desde logo pela sua capacidade de carga elevada. Por outro lado, também apresenta algumas desvantagens, pois ao longo do seu percurso o 1 comboio pode ter paragens devido a obstáculos, como animais ou linhas danificadas, o que pode ser provocado por cheias decorrentes de tempestades, reduzindo assim o número de tonelagem diário. O transporte terrestre, mais concretamente, por camião, apresenta uma menor capacidade de carga e é mais lento, podendo apresentar também inconvenientes consubstanciados em tombamentos e consequente perda de carga.
Na actualidade, são conhecidos sacos convencionais para o transporte de matéria-prima a granel, com capacidade apenas para um peso máximo de 4.500 Kg, que são acondicionados de forma aglomerada nos veículos, não permitindo um carregamento por camião superior a 90.000 Kg de peso.
Comparativamente com os sacos tradicionais, o saco objecto desta invenção apresenta vantagens ambientais, de segurança e gestão de matéria-prima armazenada.
Desde logo, reduz os custos energéticos face às soluções tradicionais, por ser uma embalagem 100% reciclável. A sua estrutura permite o transporte simultâneo de grandes quantidades de matéria-prima e o seu armazenamento por longos períodos de tempo, reduzindo drasticamente os custos energéticos.
Além disso, este sistema permite um total aproveitamento do produto, minimizando os desperdícios, qualquer que seja o modo de transporte utilizado. O próprio saco objecto deste pedido garante também uma elevada resistência ao transporte e manuseamento, uma vez que é facilmente manobrado pelos equipamentos e acessórios para movimentação de carga convencionais. 2
Para o transporte por via aquática, e de forma a permitir a flutuação do saco, o peso da respectiva carga não deverá exceder os 15.000 Kg.
Neste caso, consegue-se garantir que, para além de haver um aproveitamento de 80% da embalagem e garantir melhor flutuação, o saco só estará submerso em água até 40%. O transporte aquático deste saco será orientado apenas por um sistema mecânico, do género do sistema funicular, que com a ajuda da água vai fazer com que o mesmo se desloque a velocidades até 10 m/s. 0 objecto desta invenção foi também concebido de forma a proporcionar à própria embalagem estabilidade e segurança, relativamente a possíveis choques e impactos da natureza que poderão surgir ao longo do seu percurso, o que também não se verifica nos sacos tradicionais.
Toda a área do saco estará preparado e revestido com materiais 100% recicláveis, com capacidade de suportar temperaturas altas e baixas, e eventuais impactos que no seu percurso poderão surgir enquanto percorre as águas de qualquer rio ou canal.
Em toda a sua área envolvente, este saco contém uma malha interior constituída por espuma, que terá a capacidade de amortecer choques e impactos que poderão surgir em todo o percurso até ao destino final.
Esta mesma malha interior é aplicada na tela de polipropileno numa camada de espessura entre 10 mm e 100 mm, consoante a necessidade prevista para cada caso, sendo super flexivel e resistente a qualquer impacto e choque. 4
Assim, a expedição da matéria-prima pode ser feita de uma forma rápida e segura, por exemplo, desde o local onde a matéria-prima é extraída até ao porto, onde depois é carregada para os navios e exportado. 0 saco objecto desta invenção, além de ser constituído por polipropileno, polietileno de alta densidade e cada um deles suportar pesos até 24.000 kg, tem como capacidade fundamental flutuar, neste caso, se carregado até um peso total máximo de 15.000 Kg.
Assim, outra alternativa disponível para utilização deste saco é a sua utilização no transporte por via aquática, pois o objecto desta invenção, para além de concebido para receber qualquer matéria-prima a granel, apresenta particularidades técnicas destinadas a permitir a sua flutuação, mantendo-se a carga no seu interior completamente seca. A possibilidade e, aliás, excelente capacidade de flutuação que apresenta, afasta entraves no transporte da carga, permitindo um transporte rápido, directo ao destino e em perfeitas condições de segurança, mesmo quando a situação climatérica não permita.
Este saco está dividido em três partes, sendo a camada exterior constituída por polipropileno 200 g/m2 e polietileno 100 g/m2, que, além de proteger o conteúdo dos agentes atmosféricos e das diferenças de temperatura da água, oferecendo uma óptima impermeabilização e uma excelente elasticidade devido à camada exterior da qual é constituída, em especial quando o saco se encontra submerso em água durante longos períodos de tempo, a própria espuma, que consiste na segunda camada, tem a capacidade de condicionar toda a matéria-prima que contém o saco, fazendo com que a mesma seja transportada com maior segurança. 3 0 invento será melhor compreendido através da leitura da descrição que irá ser feita seguidamente com referência aos desenhos anexos, em que: - A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva do saco. - A Figura 2 é uma vista em planta do saco e dos respectivos painéis antes de unidos e as cintas. - A Figura 3 é uma vista em corte, que ilustra as 3 camadas por que é composto o saco. - A Figura 4 é uma vista frontal do saco. - A Figura 5 mostra uma vista em perspectiva de um saco com a saia de enchimento, destinada a acolher toda a matéria-prima. - A Figura 6 é uma ilustração do modo como o saco pode ser utilizado no transporte aquático, com o auxilio, para orientação, de um mecanismo mecânico. - A Figura 7 mostra uma vista frontal do saco na situação em que se encontra representado na Figura 6.
Conforme se encontra representado nos desenhos, este saco é constituída por três camadas (6-8), todas elas distintas entre si, sendo a primeira camada (6), exterior, constituída por um tecido em polipropileno com uma granulometria de 200 g/m2 e um filme em polietileno de alta densidade com uma granulometria de 100 g/m2 e uma espessura de 0,10 milímetros. Este mesmo filme em polietileno de alta densidade leva um tratamento especial, para que em contacto com qualquer matéria-prima e submerso em água, não provoque alterações nas propriedades que o constituem. A primeira camada (6) em polipropileno, além de proteger contra os agentes atmosféricos, principalmente a água e a variação 5 de temperatura, tem também a capacidade de condicionar toda a matéria-prima a granel que contém o saco, fazendo com que a mesma seja transportada com maior segurança. A adição do filme em polietileno de alta densidade oferece uma ótima impermeabilização, quando o saco se encontra submerso em água durante longos periodos de tempo. A segunda camada (7) consiste numa espuma em polietileno de alta densidade com uma espessura entre 10 mm a 100 mm, com grande capacidade de absorção de choque, grande flexibilidade e leveza. Esta espuma em polietileno de alta densidade é um produto de performance superior que apresenta uma barreira à passagem do vapor de água e com excelentes propriedades mecânicas, como resistência ao rasgamento e estiramento. A terceira camada (8) consiste num filme em polietileno com uma espessura de 100 g/m2, o qual é colado a quente em toda a área envolvente da segunda camada (7), configurando uma saia de enchimento que extrapassa a altura do saco, de forma a receber a matéria-prima e permitir o seu fecho com auxílio de uma qualquer abraçadeira plástica ou cordão (9).
Finalmente, na parte exterior do saco são cosidas cinco cintas (10) em polipropileno, nas arestas e uma (10) que percorre toda a extensão do saco e que se encontra no centro do mesmo. Cada uma das cintas tem uma capacidade nominal de 4.800 Kg quando em U.
No caso do modo de utilização do saco, que se acha representado nas figuras 6 e 7, verifica-se que as cinco cintas (10) que compõem o saco confluem em seis alças (10) que permitem o respectivo apresamento aos meios mecânicos auxiliares do transporte. Neste caso, de forma a permitir a flutuação do saco, a quantidade de matéria-prima inserida deverá atingir um peso máximo de 15.000 Kg.
Uma vez descrita suficientemente a natureza da invenção, assim como um exemplo de utilização preferida, faz-se notar para os devidos efeitos que não haverá qualquer modificação estrutural, 6 em elementos, materiais e componentes usados na prática da presente invenção, podendo, no entanto, ser variáveis as dimensões deste saco, consoante a necessidade de capacidade de carga.
Braga, 05 de Junho de 2013 7

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES Ia Saco flexível próprio para o armazenamento e transporte de matéria-prima a granel, compreendendo uma parte interior fechada (1) e paredes laterais (2-5), destinado especialmente ao transporte por via aquática, caracterizado por ser composto por três camadas (6-8) de composição distinta. 2a Saco flexível próprio para o armazenamento e transporte de matéria-prima a granel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a sua primeira camada (6) exterior ser constituída por um tecido em polipropileno com uma granulometria de 200 g/m2 e um filme em polietileno de alta densidade com uma granulometria de 100 g/m2 e uma espessura de 0,10 milímetros, que serve de revestimento em toda a sua área envolvente. 3a Saco flexível próprio para o armazenamento e transporte de matéria-prima a granel de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de a segunda camada (7) interior, que envolve toda a superfície da embalagem, ser composta por uma espuma em polietileno de alta densidade com uma espessura entre 10 mm a 100 mm. 4a Saco flexível próprio para o armazenamento e transporte de matéria-prima a granel de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de a terceira camada (8) consistir num filme em polietileno (8), com uma espessura de 100 g/m2, ser colado a quente em toda a área envolvente da segunda camada (7). 5a Saco flexível próprio para o armazenamento e transporte de matéria-prima a granel de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de o dito filme (8) extrapassar a altura do saco, de forma a receber a matéria-prima e permitir o seu fecho com auxílio de uma qualquer abraçadeira plástica ou cordão (9). 1 6a Saco flexível próprio para o armazenamento e transporte de matéria-prima a granel de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizado por o saco conter, cosidas, na parte exterior cinco cintas (10) em polipropileno nas arestas e uma (10) que percorre toda a extensão do saco e que se encontra no centro do mesmo. 7a Saco flexível próprio para o armazenamento e transporte de matéria-prima a granel de acordo com as reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de cada uma das cintas (10) ter uma capacidade nominal de 4.800 Kg quando em U. 8a Saco flexível próprio para o armazenamento e transporte de matéria-prima a granel de acordo com as reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de as cinco cintas (10) que compõem o saco confluírem em seis alças (10), nas arestas e laterais do saco, que permitem o respectivo apresamento aos meios mecânicos auxiliares do transporte. Braga, 05 de Junho de 2013 2
PT106991A 2013-06-07 2013-06-07 Saco de transporte a granel PT106991A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106991A PT106991A (pt) 2013-06-07 2013-06-07 Saco de transporte a granel

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106991A PT106991A (pt) 2013-06-07 2013-06-07 Saco de transporte a granel

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT106991A true PT106991A (pt) 2014-12-09

Family

ID=52273735

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106991A PT106991A (pt) 2013-06-07 2013-06-07 Saco de transporte a granel

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT106991A (pt)

Citations (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0703162A1 (en) * 1994-09-09 1996-03-27 Rohm And Haas Company Recycleable bulk bag containers
EP0876969A2 (de) * 1997-04-12 1998-11-11 Peter Dinter Flexibler Schüttgutbehälter mit Indikatoren zum Nachweis von Materialschädigungen durch UV-Strahlen

Patent Citations (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0703162A1 (en) * 1994-09-09 1996-03-27 Rohm And Haas Company Recycleable bulk bag containers
EP0876969A2 (de) * 1997-04-12 1998-11-11 Peter Dinter Flexibler Schüttgutbehälter mit Indikatoren zum Nachweis von Materialschädigungen durch UV-Strahlen

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1907301E (pt) Contentor de transporte com carga e método de estivar cargas num contentor de transporte
RU2701413C2 (ru) Интермодальный контейнер, ограничивающий загрязнение окружающей среды
BRPI0711457A2 (pt) unidade de transporte e método correspondente de fabricação
WO2008111864A1 (en) Tank container for water supply
US1211853A (en) Bag.
BR112014029220B1 (pt) estande para armazenar e/ou transportar painéis de vidro de grandes dimensões, estrutura e uso de pelo menos um estande
CN206813573U (zh) 一种具有分隔功能的储运箱
AU2014286923B2 (en) Container for reducing deterioration of horticultural produce
PT106991A (pt) Saco de transporte a granel
BRPI0520231B1 (pt) Packaging for an object
ES2831150T3 (es) Procedimiento para obtener un papel absorbente de etileno y el producto obtenido por dichos medios
US4355723A (en) Shipping container with coil spring supports
CN210681646U (zh) 一种用于食品包装的纸箱包装盒
CN209939428U (zh) 纸箱
KR100913853B1 (ko) 소금운반용포대
RU148166U1 (ru) Гибкий упаковочный материал и изготовленный из него мягкий контейнер
CN218752202U (zh) 一种鲜果低温保鲜箱
ES2930355T3 (es) Sistema de empaquetado para almacenamiento y envío de sólidos
CN206050402U (zh) 一种多功能桑葚包装盒
CN206511408U (zh) 一种水果物流箱
ES2199544T3 (es) Envase para mercancias peligrosas.
CN207631835U (zh) 一种稳定可靠的物料集装袋
CN218200046U (zh) 一种重型仓栏式挂车物流运输包装袋
CN207029972U (zh) 一种新型鸡蛋防破损包装结构
CN207341021U (zh) 一种银鲳活体运输装置

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20131015

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20151207

FC3A Refusal

Effective date: 20151223