PT103978B - Blocos de encaixe e processo para construção de edificações empregando esses blocos - Google Patents

Blocos de encaixe e processo para construção de edificações empregando esses blocos Download PDF

Info

Publication number
PT103978B
PT103978B PT10397808A PT10397808A PT103978B PT 103978 B PT103978 B PT 103978B PT 10397808 A PT10397808 A PT 10397808A PT 10397808 A PT10397808 A PT 10397808A PT 103978 B PT103978 B PT 103978B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
block
blocks
socket
male
female
Prior art date
Application number
PT10397808A
Other languages
English (en)
Other versions
PT103978A (pt
Inventor
Joaquim A Goncalves
Original Assignee
Inblock Servicos E Consultador
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inblock Servicos E Consultador filed Critical Inblock Servicos E Consultador
Priority to PT10397808A priority Critical patent/PT103978B/pt
Publication of PT103978A publication Critical patent/PT103978A/pt
Publication of PT103978B publication Critical patent/PT103978B/pt

Links

Landscapes

  • Retaining Walls (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO REFERE BLOCOS DE ENCAIXE PARA ALVENARIAS EXTERIORES, INTERIORES, PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E/OU AUTO-CONSTRUÇÃO. ESTES BLOCOS CONSTITUEM UM SISTEMA MODULAR DE ENCAIXE NOS QUATROS LADOS, DERIVADOS DO BLOCO PRINCIPAL. ESTE E SUAS VARIANTES PRETENDEM ABRANGER TODAS AS HIPÓTESES DE APLICAÇÃO EM CONSTRUÇÃO. A INVENÇÃO PERMITE: CONSTRUÇÃO DE ALVENARIA DE ENCHIMENTO INTER-ESTRUTURAL DE GRANDES EDIFICAÇÕES COM ESTRUTURAS EM BETÃO ARMADO OU AÇO; MANUSEAMENTO DOS BLOCOS DE FORMA RÁPIDA, EFICIENTE REDUZINDO ESFORÇO FÍSICO OU MECÂNICO, REDUZINDO O SEU PESO; PROPORCIONAR ENCAIXES NAS FACES DE JUNTA DOS BLOCOS, PARA QUE SE MONTEM E JUSTAPONHAM COM FACILIDADE E RAPIDEZ; PROPORCIONAR O EFICAZ TRAVAMENTO DOS BLOCOS ATRAVÉS DOS ENCAIXES E A ELIMINAÇÃO DO ASSENTAMENTO COM ARGAMASSAS; POSSIBILITAR A CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS CONSTITUÍDAS POR PILARES E VIGAS INTEGRADOS NAS ALVENARIAS; TORNAR POSSÍVEL A INTEGRAÇÃO DE CANALIZAÇÕES NAS ALVENARIAS; REFORÇAR O ISOLAMENTO TÉRMICO E SONORO, ATRAVÉS DE PAREDE DUPLA, PERMITINDO A EXISTÊNCIA DE UMA CAIXA-DEAR.

Description

DESCRIÇÃO
BLOCOS DE ENCAIXE E PROCESSO PARA CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES EMPREGANDO ESSES BLOCOS
A presente invenção refere blocos de encaixe para alvenarias exteriores e interiores, e processo de construção utilizando os mesmos.
São já conhecidos blocos dotados de furos para a execução de construções.
Com a presente invenção pretendem-se proporcionar blocos que permitam uma maior rapidez e simplicidade construtivas, com a intenção principal de facilitar a construção e/ou auto-construção rápida e completa de habitações de um ou mais pisos, ou de naves de outra natureza, incluindo os elementos estruturais necessários ao seu travamento e consolidação.
A presente invenção permite também, com similar economia de tempo e mão-de-obra, a construção de alvenaria de enchimento inter-estrutural de grandes edificações com estruturas em betão armado ou em aço.
com a presente invenção e para os efeitos acima a gama de
De acordo descritos, modular derivado de adiante designaremos variantes pretendem aplicação que satisfazendo necessidades previstas ou previsíveis.
blocos proposta constitui um sistema um bloco principal de por bloco-tipo). Tal abranger todas as se apresentam na construção encaixe (que bloco e hipóteses de edifícios, suas de
Deste modo, de acordo com a presente invenção, os objectivos fundamentais do sistema são:
a) Permitir o manuseamento dos blocos de forma rápida, eficiente e sem grande esforço físico ou mecânico, através da redução ao mínimo do seu peso;
b) Proporcionar encaixes nas faces de junta dos blocos (por ex. nas quatro juntas do bloco-tipo), para que se montem e justaponham com grande facilidade e rapidez, sem implicação de técnicas ou movimentos especiais, permitindo a redução de custos de mão-de-obra;
c) Proporcionar o eficaz travamento dos blocos através dos encaixes;
1/27
d) Garantir, através dos encaixes, a exacta justaposição das superfícies de junta em contacto;
e) Proporcionar a eliminação do assentamento com argamassas.
A precisão do sistema de encaixe permite, se for conveniente - constituindo uma característica importante da presente invenção - o assentamento a seco, sem prejuízo sensível da estabilidade e resistência de montagem e com a substancial vantagem da redução drástica de custos em materiais de ligação;
f) Possibilitar a criação de eventuais estruturas de suporte constituídas por pilares e vigas integrados nas alvenarias. Isto conseguido através da colocação de armaduras em vazados existentes em todos os blocos ou em blocos próprios, posteriormente betonados, sempre com quantidades reduzidas de betão;
g) Tornar possível que as canalizações (águas, esgotos, electricidade e sistemas de comunicação) fiquem integradas nas alvenarias: verticalmente nos furos dos blocos, horizontalmente em blocos especiais, ou ainda, atravessando blocos normais através de furos - que facilmente neles se executam por meio de brocas próprias disponíveis no mercado.
h) Possibilitar o reforço do isolamento térmico e sonoro, de forma económica e eficaz, através de construções de parede dupla - com duas fiadas de blocos em paralelo com um intervalo entre si, permitindo a existência de uma caixa-de-ar. Nesta é também possível introduzir materiais disponíveis no mercado, para uma maior eficiência dos isolamentos.
A forma de realização preferida do bloco, de acordo com a presente invenção, tem as seguintes dimensões base:
• Comprimento - 300 mm ou 400 mm • Largura - 140 mm ou 200 mm • Altura - 150 mm
A espessura das paredes do bloco é em média de 40 mm.
Embora a presente invenção abranja vários tipos de blocos morfológica e geometricamente diferentes, que se encontram representados nos desenhos anexos - a verdade é que estes resultam de modificações e ajustamentos funcionais do bloco-tipo.
2/27 se as nos quais
A presente invenção será pois melhor compreendida a partir da descrição morfológica, geométrica e funcional que segue, com referência aos desenhos anexos, figuras representam:
Figura
Perspectiva e três vistas do Bloco-tipo que, de acordo com a presente invenção possui nos extremos do seu eixo longitudinal, um encaixe macho transversal (19) e um encaixe fêmea no seu eixo vertical, um encaixe macho encaixe fêmea inferior (13). Os quatro encaixes permitem o assentamento dos blocos na horizontalidade e verticalidade.
bloco é atravessado verticalmente por duas cavidades vazadas (9) , cujo posicionamento permite, na montagem da alvenaria, a passagem de bem como de armaduras de reforço estrutural.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista Superior
C. Vista Inferior
D. Vista de Frente
Figura 2
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Bloco Remate A que, de acordo com a presente invenção, possui, nos extremos do seu eixo longitudinal, uma face plana (4) e um encaixe macho transversal (19) . Este bloco tem a função de terminal, ou remate, quando se pretende limitar a ombreira de um vão, ou terminar lateralmente um muro.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
3/27
A. Perspectiva
Β. Vista superior
Figura 3
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Bloco Remate B que, de acordo com a presente invenção, possui, nos extremos do seu eixo longitudinal, uma face plana (4) e um encaixe fêmea transversal (21) . Este bloco tem a mesma função do da figura 2.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 4
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Meio Bloco que, de acordo com a presente invenção, tem metade do comprimento do bloco-tipo, sendo dotado apenas de uma cavidade vazada vertical (9) . Este bloco tem a função de preenchimento de hiatos nas fiadas de alvenaria.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
4/27
Figura 5
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Meio Bloco Remate A que, de acordo com a presente invenção, tem metade do comprimento do bloco-tipo, sendo dotado apenas de uma cavidade vazada vertical (9), e possui, nos extremos do seu eixo longitudinal, uma face plana (4) e um encaixe macho transversal (19) . Este bloco tem função similar aos das figuras 2 e 3.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 6
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Meio Bloco Remate B que, de acordo com a presente invenção, tem metade do comprimento do bloco-tipo, sendo dotado apenas de uma cavidade vazada vertical (9) , e possui, nos extremos do seu eixo longitudinal, uma face plana (4) e um encaixe fêmea transversal (21) . Este bloco tem função similar aos das figuras 2, 3 e 5.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
5/27
Figura 7
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Bloco Canto Ά que, de acordo com a presente invenção, possui, nos extremos do seu eixo longitudinal, uma face plana (4) e um encaixe macho transversal (19), e possui, numa das faces longitudinais, um encaixe fêmea longitudinal (17) . Este bloco destina-se à execução de cunhais, ou cantos.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 8
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Bloco Canto B que, de acordo com a presente invenção, possui, nos extremos do seu eixo longitudinal, uma face plana (4) e um encaixe fêmea transversal (21), e possui, numa das faces longitudinais, um encaixe macho longitudinal (15). Este bloco tem a mesma função do da figura 7.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
6/27
Figura 9
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Bloco Canto C que, de acordo com a presente invenção, possui, nos extremos do seu eixo longitudinal, uma face plana (4) e um encaixe macho transversal (19) , e possui, numa das faces longitudinais (do lado oposto ao representado na figura 7), um encaixe fêmea longitudinal (17). Este bloco tem a mesma função dos das figuras 7 e 8.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 10
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Bloco Canto D que, de acordo com a presente invenção, possui, nos extremos do seu eixo longitudinal uma face plana (4) e um encaixe fêmea transversal (21), e possui, numa das faces longitudinais (a do lado oposto ao representado na figura 8) , um encaixe macho longitudinal (15). Este bloco tem a mesma função dos das figuras 7, 8 e
9.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 11
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Bloco Ligação A que, de acordo com a presente invenção, possui um corpo transversal (8) que tem um encaixe macho longitudinal (15) de um lado e um encaixe fêmea longitudinal (17) do outro. Este bloco destina-se à
7/27 execução do cruzamento entre duas alvenarias perpendiculares.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 12
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Bloco Ligação B que, de acordo com a presente invenção, possui um corpo transversal (8) do lado oposto ao representado na figura 11. Este bloco tem a mesma função do da figura referida.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 13
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Bloco Ligação Remate A que, de acordo com a presente invenção, possui, nos extremos do seu eixo longitudinal, uma face plana (4) e um encaixe macho transversal (19), e possui um corpo transversal (8) que tem um encaixe macho longitudinal (15) de um lado e um encaixe fêmea longitudinal (17) do outro. Este bloco destina-se à execução do entroncamento entre duas alvenarias perpendiculares.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
8/27
Figura 14
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Bloco Ligação Remate B que, de acordo com a presente invenção, possui, nos extremos do seu eixo longitudinal, uma face plana (4) e um encaixe fêmea transversal (21), e possui um corpo transversal (8) que tem um encaixe macho longitudinal (15) de um lado e um encaixe fêmea longitudinal (17) do outro. Este bloco tem a mesma função do da figura 13.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 15
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Bloco Ligação Remate C que, de acordo com a presente invenção, possui, nos extremos do seu eixo longitudinal, uma face plana (4) e um encaixe macho transversal (19), e possui um outro colocado em sentido inverso ao representado na figura 13. Este bloco tem a mesma função dos das figuras 13 e 14.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista Superior
Figura 16
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Bloco Ligação Remate D que, de acordo com a presente invenção, possui, nos extremos do seu eixo longitudinal, uma face plana (4) e um encaixe fêmea transversal (21), e possui um corpo transversal (8) colocado em sentido inverso
9/27 ao representado na figura 14. Este bloco tem a mesma função dos das figuras 13, 14 e 15.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 17
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Simples que, de acordo com a presente invenção, é um bloco limitado por dois elementos paralelepipédicos longitudinais (1) paralelos, dispostos ao comprimento, e ligados entre si por uma base cega que, com aqueles, define uma secção em H. A parte inferior do H corresponde ao encaixe inferior (13) do bloco. A parte superior é destinada à passagem de armaduras (ou de canalizações). Este bloco é fundamentalmente destinado à execução de lintéis, mas pode também ser utilizado para a passagem de canalizações.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem·.
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 18
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Canto A que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 17 por possuir, num dos extremos do seu eixo longitudinal, um elemento paralelepipédico transversal (3) , e por um dos elementos paralelepipédicos longitudinais (1) ser interrompido. Este bloco destina-se a prolongar, para cunhais ou cantos, blocos do tipo do da figura referida.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem;
10/27
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 19
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Canto B que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 18 por ter interrompido, o elemento paralelepipédico longitudinal (1) oposto. Este bloco tem a mesma função do da figura referida.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 20
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Assentamento que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 17 por possuir um dos elementos paralelepipédicos longitudinais (1) paralelos com altura inferior. Este bloco destina-se ao assentamento de elementos estruturais e de enchimento pré-fabricados, para a execução de coberturas ou pavimentos.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 21
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Ligação que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 17 por ter interrompidos, os seus dois elementos paralelepipédicos longitudinais (1) paralelos. Este bloco destina-se a prolongar, no cruzamento
11/27 entre duas alvenarias perpendiculares, blocos do tipo do da figura referida.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 22
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Ligação Remate que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 21 por ter, num dos extremos do seu eixo longitudinal, um elemento paralelepipédico transversal (3) que o remata. Este bloco destina-se a prolongar, no entroncamento entre duas alvenarias perpendiculares, blocos do tipo do da figura 17.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
C. Perspectiva
D. Vista superior
Figura 23
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Furado que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 17 por possuir na base duas cavidades vazadas (9) . Este bloco tem funções similares ao da figura referida, e, adicionalmente, permite a passagem de armaduras ou canalizações verticais pelos furos.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
12/27
Figura 24
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Furado Ligação que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 21 por possuir na base duas cavidades vazadas (9). Este bloco tem função idêntica ao da figura referida, e possui a função adicional do da figura 23.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 25
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Furado Canto A que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 19 por possuir na base duas cavidades vazadas (9) . Este bloco tem função idêntica ao da figura referida, e possui a função adicional do da figura 23.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
C. Perspectiva
D. Vista superior
Figura 26
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Furado Canto B que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 18 por possuir na base duas cavidades vazadas (9) . Este bloco tem função idêntica ao da figura referida, e possui a função adicional do da figura 23.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
13/27
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 27
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Furado Assentamento que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 20 por possuir na base duas cavidades vazadas (9) . Este bloco tem função idêntica ao da figura referida, e possui a função adicional do da figura 23.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 28
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Furado Assentamento Canto A que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 25 por ser de altura inferior, o elemento paralelepipédico longitudinal (1) que está interrompido. Este bloco tem as funções do bloco da figura referida, conjugadas com a função do da figura 20.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 29
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Furado Assentamento Canto B que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 26 por ser de altura inferior, o elemento paralelepipédico
14/27 transversal (1) que está interrompido. Este bloco tem as funções do bloco da figura referida, conjugadas com a função do da figura 20.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 30
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Duplo que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 17 por ser mais largo, sendo a sua largura equivalente à de uma alvenaria dupla (duas alvenarias paralelas com respectiva caixa-de-ar). Este bloco tem a mesma função do da figura referida.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 31
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Duplo Assentamento que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 20 por ser mais largo, sendo a sua largura equivalente à de uma alvenaria dupla. Este bloco tem a mesma função do da figura referida.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 32
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Duplo Furado que, de acordo com a presente invenção,
15/27 apenas difere do bloco da figura 30 por possuir na base uma cavidade vazada transversal (9) . Este bloco tem funções similares ao da figura 23.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista Superior
Figura 33
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Duplo Furado Canto A que, de acordo com a presente invenção, tem largura equivalente à de uma alvenaria dupla, possui dois elementos paralelepipédicos, um longitudinal (1) e um transversal (3) que se unem perpendicularmente, e é dotado na base de uma cavidade vazada (9). Este bloco tem funções similares ao da figura 25 26.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 34
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Duplo Furado Canto B que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 33 por possuir o seu elemento paralelepipédico longitudinal (1) do lado oposto. Este bloco tem funções similares ao da figura 25
26.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
16/27
Figura 35
Perspectiva e vista superior de uma variante do blocotipo ; Lintel Duplo Furado Assentamento que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 31 por possuir na base uma cavidade vazada (9) . Este bloco tem funções similares ao da figura 27.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 36
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Lintel Duplo Furado Ligação que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 32 por ter interrompido a meio, um dos seus elementos paralelepipédicos paralelos longitudinais (1) . Este bloco tem funções similares ao da figura 22 e, por possuir uma cavidade vazada (9) na base, tem também a função adicional do da figura 23.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 37
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Pilar Simples que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco-tipo por possuir uma só cavidade vazada (9). Este bloco destina-se à execução de pilares, integrados numa alvenaria.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
17/27
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 38
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Pilar Duplo que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 37 por ser mais largo, sendo a sua largura equivalente à de uma alvenaria dupla, e por possuir, num dos extremos do seu eixo longitudinal, dois encaixes macho transversais (19), e no outro, dois encaixes fêmea transversais (21). Este bloco destina-se à execução de pilares, integrados em alvenarias duplas.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 39
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Pilar Duplo Canto A que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 38 por possuir, em duas faces contíguas, dois encaixes macho transversais (19). Este bloco destina-se à execução de pilares em cunhais ou cantos, quando topam com alvenarias duplas.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Figura 40
Perspectiva e vista superior de uma variante do bloco-tipo: Pilar Duplo Canto B que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 39 por possuir, em duas
18/27 faces contíguas, dois encaixes fêmea transversais (21) . Este bloco tem a mesma função do da figura referida.
As vistas apresentam-se pela seguinte ordem:
A. Perspectiva
B. Vista superior
Na figura 1 representa-se, em várias vistas, o bloco-tipo, de acordo com a presente invenção. Como referido anteriormente, considera-se que todos os blocos representados nas figuras seguintes constituem variantes derivadas deste, e são destinados a satisfazerem as diversas exigências verificadas durante uma edificação.
Considera-se o bloco-tipo, na figura 1, como constituído por dois elementos paralelepipédicos paralelos dispostos ao comprimento e ligados entre si por um corpo longitudinal (5) que é atravessado por duas cavidades vazadas (9) (dividido assim em três partes podendo pontualmente denominarem-se septos laterais e corpo central).
corpo longitudinal (5) é na sua base atravessado por dois canais abertos (9) . Este, liga os elementos paralelepipédicos paralelos (1) e, apesar de ter a mesma altura que aqueles, é elevado, de forma a configurar um encaixe macho na parte superior (5) e um encaixe fêmea na parte inferior (13) . Esta elevação é equidistante em ambos os encaixes.
encaixe vertical dos blocos é possível através da ligação de macho com fêmea. Estes [encaixe macho superior (11) e fêmea inferior (13)] têm as superfícies laterais inclinadas para dentro (12 e 14) . Assim obtém-se superior e inferiormente maior precisão no encaixe e facilitam a desmoldagem do bloco após a saída da máquina de fabrico de blocos.
encaixe dos blocos na fiada horizontal, é possível através da ligação de macho (11) , de um bloco, com fêmea (13), de bloco a assentar na fiada superior. Estes têm a mesma lógica funcional dos encaixes verticais: o corpo longitudinal (5) , ao ligar com os elementos paralelepipédicos paralelos (1) , é afastado da face transversal (4) destes de forma equidistante formando um encaixe macho e um encaixe fêmea transversal (19 e 21).
corpo longitudinal (5) é então dotado de:
19/27
Duas cavidades vazadas (9) que dividem o corpo em três partes. Estas têm as suas paredes interiores ligeiramente inclinadas (10), com o objectivo de facilitar a desmoldagem do bloco após a saída da máquina de fabrico de blocos;
Uma divisão intermédia do corpo longitudinal (corpo central) (5) , que está posicionada à mesma distância das faces dos encaixes transversais (19 e 21) dos elementos paralelepipédicos (1). Esta serve como centro geométrico do bloco-tipo, para que no assentamento dos blocos no sentido vertical as cavidades vazadas (9) coincidam. Esta coincidência permite o alojamento de canalizações ou fios eléctricos e o betonado da alvenaria.
Um encaixe de ambos os topos do bloco com os blocos contíguos das fiadas, com a maior precisão, proporcionado pelas superfícies inclinadas transversais do encaixe macho superior (12).
Um encaixe de ambos os lados do bloco com os blocos contíguos da fiada, proporcionado pelas superfícies inclinadas transversais dos encaixes transversais (20 e 22) .
Um canal na base do corpo (10) que permite, numa fiada horizontal o alojamento de canalizações ou fios eléctricos, que ficam perfeitamente acondicionados sem afectar ou prejudicar a montagem dos blocos de fiada horizontal inferior ou superior e sem afectar o encaixe.
Resumindo, o bloco-tipo, de acordo com a presente invenção, é provido de um sistema de encaixe preciso nas quatro faces: encaixe superior (11) e inferior (13) no sentido vertical; e encaixe de ambos os lados no sentido horizontal (15 e 17) . Este confere uma rigidez excepcional à construção, que é efectuada com precisão, facilidade e economia de materiais.
Nas figuras 2 e 3 representa-se o Bloco Remate A que, de acordo com a presente invenção, possui nos extremos do seu eixo longitudinal uma face plana (4) e um encaixe macho (19) ; e Bloco Remate B que, de acordo com a presente invenção, possui nos extremos do seu eixo longitudinal uma face plana (4) e um encaixe Fêmea (21).
Este bloco de ombreira tem a função de terminal, ou remate, quando se pretende limitar lateralmente a ombreira de um vão, ou terminar lateralmente um muro. Como estes blocos são providos encaixes verticais (11 e 13) é possível iniciar ou rematar um vão em todas as fiadas que seja
20/27 necessário, bem como iniciar a primeira fiada que assentará directamente sobre o massame da fundação da alvenaria e continuando na fiada seguinte.
Nas figuras 4,5 e 6 encontramos pela mesma ordem variantes, do bloco-tipo e blocos de remate das figuras 1, 2 e 3. Diferem dos anteriormente descritos, por possuírem cerca de metade do comprimento, dos anteriores e uma única cavidade vazante (9) , mantendo-se os mesmos tipos de encaixe e respectivas combinações nos quatro lados não aparentes e de encaixe do bloco.
Estes, pela sua dimensão, apelidam-se de Meio Bloco (figura 4), Meio bloco de Remate A (figura 5), e Meio Bloco de Remate B (figura 6) . Os três permitem os ajustamentos necessários às dimensões em planta da construção a erigir. Mantêm respectivamente a função de: blocos de construção de alvenaria (figura 4) ; e de remate ou terminal (figura 5 e 6) , para construir a ombreira de um vão, ou terminar lateralmente um muro.
Assim, na figura 4 representa-se um bloco, que de acordo com a presente invenção pode considerar-se como derivado do bloco representado na figura 1, anteriormente descrito. Os blocos representado nas figuras 5 e 6 constituem os blocos de remate que, constituirão a ombreira de um vão na primeira fiada assente na fundação da parede, mas possuindo uma face lisa (4) e a oposta com encaixe (19,21), portanto derivando dos blocos representado nas figuras 3 e 4.
Descritos os tipos de blocos que permitem a construção das paredes nas suas partes de paramento, falta considerar os tipos que, de acordo com a presente invenção, permitem a ligação em ângulo recto de paredes, cruzamento de paredes (caso de paredes diversos tipos de blocos destinados a representados nas figuras 7 a 16.
intersecção ou divisórias). Os este fim estão
Nas figuras 7,8,9 e 10 representam-se uma vista em a) Perspectiva e em planta, respectivamente, do tipo de bloco a empregar, de acordo com invenção, nos cunhais da construção em todas as fiadas, excluindo a última fiada superior que, conterá a viga de cintagem através da utilização dos blocos de lintel (figura 19 a 35).
Os Blocos de Canto que, de acordo com a presente invenção, possuem nos extremos do seu eixo longitudinal uma face plana (4) e um encaixe macho ou fêmea (19,21), e numa das faces longitudinais, um encaixe fêmea ou macho (21,19) respectivamente.
Estes são apresentados, de acordo com a presente invenção em quatro variantes para garantir encaixes, macho e fêmea, em blocos esquerdos e direitos.
21/27
As figuras 11 e 12 são blocos de ligação - que, de acordo com a presente invenção constituem a forma de construção de paredes divisórias. Os blocos de ligação, possuem um corpo transversal (8) com um encaixe macho (15) de um lado e um encaixe fêmea (17) do outro. Estes blocos destinam-se à execução de cruzamentos de paredes entre duas alvenarias. Os seus encaixes cobrem as variantes existentes.
Das figuras 13 a 16 os blocos de ligação são variantes dos anteriores (figura 11 e 12) com a diferença de terem uma das faces transversais lisa (4) , destinando-se à execução do entroncamento a 90° entre duas alvenarias, permitindo por exemplo, a inserção de uma parede divisória junto a uma ombreira de um vão.
Estes blocos diferem entre si, nos encaixes que cobrem todas as necessidades de construção, e de acordo com a presente invenção: Bloco de Ligação Remate A (figura 13) gue, possui nos extremos do seu eixo longitudinal uma face plana (4) e um encaixe macho (19) , e possui um corpo transversal (8) que tem um encaixe macho (15) de um lado e um encaixe fêmea (17) do outro; Bloco de Ligação Remate C (figural5) que, de acordo com a presente invenção, é igual ao bloco da figura 13 mas no corpo transversal (8) tem os encaixes colocados em sentido inverso; Bloco de Ligação Remate B (figura 14) que, de acordo com a presente invenção, possui nos extremos do seu eixo longitudinal uma face plana (4) e um encaixe fêmea (21) , e possui um corpo transversal (8) que tem um encaixe macho (15) de um lado e um encaixe fêmea (17) do outro; Bloco de Ligação Remate D (figura 16) de acordo com a presente invenção, é igual ao bloco da figura 14 mas no corpo transversal (8) tem os encaixes colocados em sentido inverso.
Na figura 17 representa-se, de acordo com a presente invenção, o Lintel Simples que, derivado do bloco-tipo, é limitado por dois elementos paralelepipédicos paralelos (1) dispostos ao comprimento e ligados entre si por uma base cega que define uma secção em H. Este, conforme se verifica nas figuras, possuem inferiormente um encaixe fêmea (13) inteiramente idêntico aos dos blocos anteriormente descritos destinando-se a constituir a fiada terminal superior de uma parede, montando-se desta forma sobre os encaixes macho (11) dos blocos da fiada inferior adj acente.
Pela sua forma, permite a constituição de calhas para servir de cofragem para a betonagem de lintéis ou vigas, colocando-se as armaduras no interior da calha.
22/27
As figuras 18 e 19; Lintel Canto A e Lintel Canto B que, de acordo com a presente invenção, são variantes do bloco da figura 17 por possuírem, num dos extremos do seu eixo longitudinal, um elemento paralelepipédico transversal, e por um dos elementos paralelepipédicos longitudinais (1) ser interrompido.
Lintel de Assentamento, ilustrado na figura 20, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 17 por possuir um dos elementos paralelepipédicos paralelos com altura inferior.
A figura 21 do Lintel Ligação, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 17, por ter interrompido, ambos os elementos paralelepipédicos paralelos. Este bloco destina-se a prolongar, no cruzamento entre duas alvenarias perpendiculares, blocos de Lintel. Este bloco, Lintel de Ligação desdobra-se no bloco Lintel de ligação Remate, ilustrado na figura 22, apenas difere do bloco da figura anterior, por ter, num dos extremos do seu eixo longitudinal, um elemento paralelepipédico transversal que o remata.
As figuras 23 a 29, de acordo com a presente invenção são variantes das figuras 17 a 22 com a diferença de possuírem nas suas bases duas cavidades vazadas (9) que permitem a passagem de armaduras ou canalizações verticais pelos furos.
Passamos a descrever:
• A figura 23, Lintel Furado que, de acordo com a presente invenção, ê variante do bloco da figura 17;
• A figura 24, Lintel Furado Ligação que, de acordo com a presente invenção, é variante do bloco da figura;
• Figura 25, Lintel Furado Canto A que, de acordo com a presente invenção, é variante do bloco da figura 19;
• Figura 26 Lintel Furado Canto B que, de acordo com a presente invenção, é variante do bloco da 18;
• Figura 27 Lintel Furado Assentamento que, de acordo com a presente invenção, é variante do bloco da 20;
• Figura 28 Lintel Furado Assentamento Canto A que, de acordo com a presente invenção, é variante do bloco da 25;
Neste bloco o elemento paralelepipédico longitudinal (1) que está interrompido é de altura inferior ao da figura 25. Este bloco tem as funções do bloco da
23/27 figura referida, conjugadas com a função do da figura 20;
• Figura 29 Lintel Furado Assentamento Canto B que, de acordo com a presente invenção, a é variante do bloco da figura 26 por ser de altura inferior, Tem elemento paralelepipédico interrompido e de altura inferior ao bloco da figura citada. Este bloco tem as funções do bloco da figura 26, conjugadas com a função do da figura 20;
No sistema se construção de alvenaria, de acordo com a presente invenção estão previstas paredes duplas cuja construção é elaborada por duas fiadas de blocos paralelas entre si e cujo intervalo entre elas é o de uma caixa-de-ar para isolamento térmico e acústico.
As figuras que se seguem servem para colmatar as necessidades já identificadas e colmatadas na construção de uma fiada de blocos (parede simples) e acima descritas.
A figura 30 representa o Lintel Duplo que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 17 por ser mais largo, sendo a sua largura equivalente à de uma alvenaria dupla. Este bloco tem a mesma função do da figura referida.
lintel duplo de assentamento, representado na figura 31, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 20 por ser mais largo, sendo a sua largura equivalente à de uma alvenaria dupla. Este bloco tem a mesma função do da figura referida.
O Lintel Duplo Furado, representado na figura 31, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 30 por possuir na base uma cavidade vazada. Este bloco tem funções similares ao da figura 23.
Lintel Duplo Furado Canto A, representado na figura 32, e Lintel Duplo Furado Canto B, representado na figura 32 de acordo com a presente invenção, têm larguras equivalentes à de uma alvenaria dupla, possuem dois elementos paralelepipédicos que se unem perpendicularmente, e são dotados na base de uma cavidade vazada.
Estes servem, para na última fiada de uma alvenaria, fazerem os cantos direito e esquerdo. Sendo furados permitem a passagem de armaduras ou canalizações verticais
pelos parede furos, e facilitam se necessário o travamento da
Podem também na última fiada vertical da alvenaria de
canto, conjuntamente com os blocos de pilar servir de
24/27 remate superior ao pilar e simultaneamente fazer o cunhal e ligação para a restante fiada de lintéis.
Lintel Duplo Furado Assentamento conforme representado na figura 35, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 31 - Lintel duplo de assentamento, por possuir na base uma cavidade vazada.
A figura 36, Lintel Duplo Furado Ligação, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco da figura 32 Lintel Duplo Furado Canto A - por ter interrompido a meio, um dos seus elementos paralelepipédicos paralelos. Este bloco tem funções similares ao da figura 22, Lintel de ligação Remate e, por possuir uma cavidade vazada (9) na base, tem também a função adicional do da figura 23, o Lintel Furado.
Os Blocos que se seguem da figura 37 à 40, de acordo com a presente invenção, são de carácter inovador numa construção modular, e de particular importância, reforçando a estrutura do sistema de construção, e permitindo a elaboração de vigas na vertical de uma forma simples, mais rápida e económica. O primeiro destes blocos é o Bloco Pilar Simples (figura 37) que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco-tipo por possuir uma só cavidade vazada. Este bloco destina-se à execução de pilares, integrados numa alvenaria reforçando assim a estrutura da parede permitindo o reforço da mesma.
Deste bloco de Pilar simples deriva o representado na figura 38, Pilar Duplo que, de acordo com a presente invenção, apenas difere do bloco anterior na largura, sendo equivalente à de uma alvenaria dupla. Assim possui, num dos extremos do seu eixo longitudinal, dois encaixes macho e no outro, dois encaixes fêmea permitindo o encaixe com os blocos-tipo e suas variantes. Este bloco destina-se à execução de pilares integrados em alvenarias duplas.
Para a construção de pilares integrados em alvenarias duplas, mas que para além dos propósitos do pilar duplo, servem também de cunhal ou canto, existem, de acordo com a presente invenção, o Pilar Duplo Canto A (figura 39) e Pilar Duplo Canto B (figura 40).
Face à descrição efectuada, dos diversos tipos de blocos de acordo com a presente invenção, é fácil deduzir imediatamente a forma como se efectua a sua aplicação dando realização ao processo de construção de acordo com a invenção.
25/27
Haverá inicialmente que regularizar o terreno de construção, abrir e encher caboucos e garantir neles uma superfície rigorosamente de nível, afim de que o assentamento dos blocos se efectue com a maior exactidão e verticalidade por simples encaixe.
No caso de já ter sido executado o pavimento térreo haverá que traçar nele a configuração das paredes a elevar ou, pelo menos do seu eixo.
Ao longo do traçado aplica-se a argamassa e à medida que se assentam os blocos da primeira fiada, o ligante da primeira fiada fica contida no interior do bloco. Esta primeira fiada de blocos ficará ainda encostada no pavimento quando forem aplicadas as betonilhas.
Se for necessário criar suportes verticais ou pilares em betão armado, as armaduras deverão ficar desde logo integradas na sapata de fundação, não interessando todavia que fiquem logo com toda a sua extensão para não dificultar a colocação dos blocos.
Os varões da armadura poderão assim ser montados sucessivamente com as sobreposições de varões regulamentares.
A compactação do betão vazada nos ocos dos blocos para construir pilares poderá ser efectuada, por exemplo, por vibração das armaduras.
A versatilidade permitida pela concepção dos blocos de construção de acordo com a invenção, permite encontrar inúmeras combinações acessíveis a quem executa a construção para a fácil realização deste tipo de elementos resistentes.
As possibilidades e facilidades que com a invenção, proporcionam para a distribuição interiores carácter limitativo, combinações e variantes técnicos da especialidade.
de acordo os blocos, montagem de redes de de água não possuem qualquer pois são possíveis inúmeras que empiri de acordo com a invenção de cimento e de areia, outros materiais moldáveis material
camente surgem aos
serão de betão ou embora possam ser e que permitam uma de preferência será
Os blocos argamassa utilizados produção fácil à máquina, betão com uma granulometria de materiais inerentes e teor em de cimento adequado para a moldagem em máquinas deste tipo elementos de construção.
Os blocos de acordo com a presente invenção, e como já foi referido, apresentam caracteristicas de acabamento
26/27 notáveis. Estas, consideradas em conjunto com o sistema de encaixe nas quatro faces de montagem do bloco, proporcionam extrema facilidade de montagem e rapidez de assentamento. Estas características permitem resolver o problema de execução rápida e perfeita de paredes de enchimento não resistentes em estruturas porticadas.
Com os blocos e processo construtivo de acordo com a invenção, proporciona-se a rapidez e facilidade de construção que torna acessível a autoconstrução com uma economia de mão de obra até agora não obtida, devendo salientar-se que o sistema de encaixe e precisão de acabamentos proporcionada, permite como já anteriormente se referiu, o assentamento a seco.

Claims (14)

REIVINDICAÇÕES
1/4
1- Bloco de encaixe, para construção de edificações, caracterizado por ser constituído por dois elementos paralelepipédicos paralelos entre si ao longo do eixo longitudinal (1) , nos extremos deste possui um encaixe macho (15) e um encaixe fêmea (17) ; nos extremos do eixo vertical, um encaixe macho (11) e um encaixe fêmea (13) que fazem respectivamente o topo e a base do septo (5) que é elemento de união entre os elementos paralelepipédicos do bloco (1) ; o corpo é intersectado por duas cavidades (6) dividindo-o em três partes, de ambos os lados do corpo tem respectivamente, encaixe macho (15) e encaixe fêmea (17) laterais, tendo assim encaixes nos quatro lados do bloco; este é também caracterizado por ter as faces interiores das cavidades vazadas (9) , ligeiramente inclinadas desde as suas arestas superiores às arestas inferiores formando troncos de pirâmides esta inclinação interior é formada com o objectivo de facilitar a desmoldagem da máquina.
2/4
2- Bloco que, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ter nas faces laterais dos septos - que correspondem às faces laterais dos encaixes quer seja macho ou fêmea transversal ou longitudinal (12,14,18 e 20) inclinações para facilitarem o embutimento com os encaixes fêmea inferiores de blocos contíguos, estes têm abertos canais em alinhamento na parte inferior do corpo; sendo que as mesmas se aplicam no alinhamento longitudinal; por terem nas partes interiores dos elementos paralelepipédicos (1) duas superfícies interiores inclinadas -que se salientam lateralmente para além do corpo transversal (8) extremo e, a partir daí constituírem o encaixe lateral fêmea ou macho do bloco (17 ou 15) , estas são divergentes para a partir daí realizar o encaixe com o extremo oposto do bloco seguinte da fiada; os encaixes, macho superior (5) , fêmea inferior (4) e lateral (7,8); têm previsto um intervalo, para em construção, criar uma caixa-de-ar permitindo isolamento térmico e acústico, podendo-se nesse intervalo colocar, materiais de isolamento.
3 / 4
3- Bloco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por possuir superiormente um encaixe macho (11) , inferiormente um encaixe fêmea (13), de um lado um encaixe macho (19) ou fêmea (21) e do lado oposto não possuir qualquer encaixe terminando numa face plana (4) para constituir um bloco de remate delimitando um vão.
4- Bloco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por possuir superiormente um encaixe macho (11), inferiormente um encaixe fêmea (13), longitudinalmente um encaixe macho (19) ou fêmea (21) e do lado oposto não possuir qualquer encaixe terminando numa face plana (4) para constituir um bloco de remate delimitando um vão, mas tendo num ou nos dois dos elementos paralelepipédicos (1) encaixe macho (19) ou fêmea (21) permitindo o seguimento de uma fiada de blocos delimitando um canto ou vão.
5- Bloco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por possuir superiormente dois encaixes fêmea (13) , inferiormente dois encaixes macho (11) , e no seu eixo longitudinal de um lado dois encaixes fêmea (21) e do outro dois encaixes macho (11), servindo para assentamento em alvenarias de parede dupla.
6- Bloco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por possuir superiormente dois encaixes fêmea (6) , inferiormente dois encaixes macho (11) mas fazendo entre si um ângulo recto e no seu eixo longitudinal de um lado dois encaixes fêmea (21) e do outro dois encaixes macho (15) , fazendo de novo um ângulo recto, este poderá ter apenas um tipo de encaixe, superior ou inferior e destina-se a cunhais ou cantos de parede dupla.
7- Bloco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por possuir septos extremos que limitam, em conjunto com os elementos paralelepipédicos do bloco (1) , uma única cavidade atravessante (6).
8- Bloco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, numa das faces de um dos elementos paralelepipédicos (1) , possuir, um encaixe fêmea (17) ou macho (21) destinado a proporcionar a recepção do encaixe oposto de um bloco perpendicular de uma fiada para constituição do cruzamento com uma parede perpendicular, por exemplo uma parede divisória.
9- Bloco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por encaixe lateral (15 ou 17) estar situado perpendicular à face lateral plana do bloco (2) para que este possa constituir um bloco de canto ou cunhal, podendo o outro extremo do bloco ter face (4) para funcionar como remate ou encaixe (15,17), encaixando-se no encaixe oposto fazendo cruzamentos de fiada, entroncamentos ou remates em T e/ou
10- Bloco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ter encaixe para a construção de edificações, a utilizar em combinação com outros blocos, tendo paredes verticais rectangulares constituindo respectivamente os elementos paralelepipédicos (1) do bloco, que são unidas inferiormente por corpo transversal (8) posicionado a distância adequada dos bordos inferiores dos elementos paralelepipédicos (14), para obter um encaixe fêmea (13) adaptável aos encaixes superiores macho (11) dos blocos, podendo o corpo transversal possuir (8) cavidades coincidentes (9) com as vazantes dos blocos (6) , destinando-se estes blocos a constituir auto-cofragem de vigas ou lintéis com atravessamento de pilares ou a formar calhas ou caleiras para a instalação de canalizações ou cabos.
11- Bloco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o corpo/base não possuir furos, destinando-se o bloco à auto cofragem de vigas ou lintéis ou à constituição de calhas para montagem de canalizações.
12- Bloco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por uma das paredes laterais do eixo longitudinal (2) interrompida para proporcionar um encaixe que permita utilizar o bloco como bloco de cunhal na última fiada superior que constituirá a viga de cintagem.
13- Bloco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ter um dos elementos paralelepipédicos (1) com menor altura do que os opostos para permitir o assentamento no bloco de elementos estruturais e de enchimento de coberturas pré-fabricadas, lajes de esteira ou lajes de pavimento e seu posterior envolvimento e betonagem para formar uma viga de cintagem geral.
14- Bloco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as superfícies de encaixe (11,13,19,21 e/ou 15 e 17) do bloco possuírem um acabamento que permite a montagem e assentamento dos blocos por meio de colagem com colas à base de resinas sintéticas, ou permitindo o assentamento a seco com solidarização dos blocos por revestimento adequado dos parâmetros obtidos, em especial com revestimentos à base de fibras de vidro e resinas sintéticas.
PT10397808A 2008-02-27 2008-02-27 Blocos de encaixe e processo para construção de edificações empregando esses blocos PT103978B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10397808A PT103978B (pt) 2008-02-27 2008-02-27 Blocos de encaixe e processo para construção de edificações empregando esses blocos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10397808A PT103978B (pt) 2008-02-27 2008-02-27 Blocos de encaixe e processo para construção de edificações empregando esses blocos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT103978A PT103978A (pt) 2008-10-14
PT103978B true PT103978B (pt) 2009-03-04

Family

ID=40551199

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10397808A PT103978B (pt) 2008-02-27 2008-02-27 Blocos de encaixe e processo para construção de edificações empregando esses blocos

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT103978B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT103978A (pt) 2008-10-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2994162A (en) Building block and wall construction made therefrom
US8161699B2 (en) Building construction using structural insulating core
US4319440A (en) Building blocks, wall structures made therefrom and methods of making the same
AU2015203890B2 (en) An interlocking masonry block
US6176059B1 (en) Modular concrete building system
RU2129640C1 (ru) Элемент опалубки для изготовления бетонных стен
US5855102A (en) Molded brick module
US8887466B2 (en) System for constructing walls using blocks equipped with coupling means
GB2060026A (en) Building blocks
US8601758B2 (en) Interlocking construction blocks
US9068351B1 (en) Interlocking construction blocks
KR102171006B1 (ko) 강화 콘크리트 바닥을 구축하기 위한 소결 발포 폴리스티렌 모듈형 요소
CN110616846A (zh) 一种装配式砌块、装配式砌块锁锚墙体建筑体系及其施工方法
US2882712A (en) Preformed and bonded masonry wall structure
US3076293A (en) Method of dry construction and set of elements for carrying out the same
BRPI1004610A2 (pt) blocos de encaixe e processo para construÇço de edificaÇÕes empregando esse blocos
US3650079A (en) Building block and wall construction with grout-receiving lateral cells
DK2644794T3 (en) SYSTEM OF FORCING BLOCKS, STRUCTURE CONSTRUCTED THEREOF AND PROCEDURE FOR THE CONSTRUCTION OF A STRUCTURE
PT103978B (pt) Blocos de encaixe e processo para construção de edificações empregando esses blocos
US1453557A (en) Masonry structure
US1955584A (en) Plank construction system
US2042113A (en) Wall and floor construction
BR102022004119A2 (pt) Sistema de modulações de acoplamentos, travamentos e encaixes de paredes e divisórias a seco de construções verticais
US3405495A (en) Building wall construction with laterally spaced panel members
RU2460855C1 (ru) Армокаменный цоколь небольшого легкого здания с подвалом

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20081006

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20090226