PT103418B - Garra para travessa - Google Patents

Garra para travessa Download PDF

Info

Publication number
PT103418B
PT103418B PT10341806A PT10341806A PT103418B PT 103418 B PT103418 B PT 103418B PT 10341806 A PT10341806 A PT 10341806A PT 10341806 A PT10341806 A PT 10341806A PT 103418 B PT103418 B PT 103418B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
profile
claw
self
upright
guide pin
Prior art date
Application number
PT10341806A
Other languages
English (en)
Other versions
PT103418A (pt
Inventor
Salemo De Almeida Madureira
Original Assignee
Salemo & Merca Lda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Salemo & Merca Lda filed Critical Salemo & Merca Lda
Priority to PT10341806A priority Critical patent/PT103418B/pt
Priority to EP07398001A priority patent/EP1808552A3/en
Publication of PT103418A publication Critical patent/PT103418A/pt
Publication of PT103418B publication Critical patent/PT103418B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04GSCAFFOLDING; FORMS; SHUTTERING; BUILDING IMPLEMENTS OR AIDS, OR THEIR USE; HANDLING BUILDING MATERIALS ON THE SITE; REPAIRING, BREAKING-UP OR OTHER WORK ON EXISTING BUILDINGS
    • E04G7/00Connections between parts of the scaffold
    • E04G7/02Connections between parts of the scaffold with separate coupling elements
    • E04G7/06Stiff scaffolding clamps for connecting scaffold members of common shape
    • E04G7/24Couplings involving arrangements covered by more than one of the subgroups E04G7/08, E04G7/12, E04G7/20, E04G7/22
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04GSCAFFOLDING; FORMS; SHUTTERING; BUILDING IMPLEMENTS OR AIDS, OR THEIR USE; HANDLING BUILDING MATERIALS ON THE SITE; REPAIRING, BREAKING-UP OR OTHER WORK ON EXISTING BUILDINGS
    • E04G7/00Connections between parts of the scaffold
    • E04G7/02Connections between parts of the scaffold with separate coupling elements
    • E04G7/06Stiff scaffolding clamps for connecting scaffold members of common shape
    • E04G7/22Stiff scaffolding clamps for connecting scaffold members of common shape for scaffold members in end-to-side relation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Connection Of Plates (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Abstract

GARRA PARA TRAVESSA própria para ser utilizada em torres de trabalho móveis feitas de elementos pré-fabricados ou sistema modular que apresenta no interior da garra um pino guia de auto-posicionamento (1), um sistema de fecho e abertura automáticos (3) que só abre com pressão dos botões (5), um segundo sistema de segurança (2) que é manual e só fecha quando a garra está devidamente aplicada no montante, a garra é aplicada no extremo interior do perfil da travessa por encaixe do alongamento (4) sendo este posteriormente frenado e cravado ao perfil, a superfície interior da garra é adequada com um contorno periférico igual ao perfil do montante onde é aplicada, e o pino guia (1) tem periferia exterior com formato igual ao interior do perfil do degrau do montante onde é aplicado, o pino de auto posicionamento (1) e o sistema de fecho/abertura (3) permitem a montagem/desmontagem fácil e rápida sem recurso a ferramentas nem acessórios.

Description

GARRA PARA TRAVESSA presente invento diz respeito a uma garra para travessa própria para ser utilizada na fixação de travessas em torres de trabalho móveis feitas de elementos pré-fabricados (sistema modular).
De um modo geral os diversos sistemas de fixação das travessas, que existem no mercado e que são utilizados nas torres de trabalho móveis, são constituídos por elementos de encaixe simples e por abraçadeiras de fixação. Daí resulta que quando uma torre de trabalho está montada com determinada composição e configuração em determinado local e se pretenda reconfigurar, alterar a localização ou dar à torre uma outra finalidade, a opção de desmontagem e nova montagem é considerada problemática pelo tempo e meios envolvidos.
Nos sistemas de fixação de travessas, existe uma predominância de dois tipos de fixações:
(a) Fixação de encaixe simples, com uso de cunhas ou freios.
(b) Sistemas de fixação das travessas aos elementos da torre de trabalho com uso de abraçadeiras ou aparafusamentos directos.
(c) Sistemas mistos que utilizam os dois métodos anteriores em simultâneo ou com adaptações semelhantes.
Os sistemas de encaixe simples (a) são de fácil montagem, podem
ser pouco fiáveis, actuam apenas por encaixe com pressão, mas
podem soltar-se facilmente por movimentos/vibrações verificadas trabalhos. acções nas acidentais ou por os
torres durante
Os métodos de fixação referidos em (b) e (c) , do parágrafo
anterior, têm como principal inconveniente o problema de montagem e desmontagem, que é complicada e demorada, porque, para além das abraçadeiras, cunhas ou varetas, são necessários outros acessórios para a montagem, tais como (parafusos, porcas,
Pag. 2 de 5 etc.), os quais por sua vez implicam utilização de ferramentas de aperto/desaperto; A montagem e desmontagem destas torres têm inevitáveis custos de mão-de-obra associados à necessidade de montar/desmontar outros elementos de travamento.
Esta nova garra para travessa que agora se apresenta, resolve globalmente os problemas anteriormente referidos, porque sendo dotada de elementos tecnicamente estudados, com configuração e funcionamento optimizados, permite de um modo fácil, rápido, resistente e seguro a montagem, desmontagem e reconfiguração de torres de trabalho móveis constituídas por elementos préfabricados, sendo facilmente adaptável aos demais sistemas modulares.
Esta garra para travessa é introduzida nos extremos do perfil da travessa e fixada com um rebite, passando a fazer parte do conjunto travessa, constituído pelo perfil e garras.
A configuração geométrica do corpo da Garra para Travessas que agora se apresenta é facilmente adaptada para ser igual à periferia dos perfis utilizados nas travessas e nos montantes das torres móveis de trabalho construídas com elementos préfabricados. São dependentes da configuração geométrica dos perfis utilizados:
(a) A extensão alongada (4) com periferia estrutural adaptável à configuração do interior do perfil das travessas, no extremo das quais é encaixada e frenada com rebite (14 fig. 2). Esta garra tem um ângulo de cerca de 45a no alongamento para aplicação na travessa de travamento mas, com alteração deste ângulo para 902, poderá ser aplicada nas travessas horizontais de barramento ou travamento da estrutura das torres móveis.
(b) A superfície interior da garra (16 fig.4) que terá um contorno igual ao perfil (13 fig.4) utilizado no montante ao qual se ajusta com tolerâncias compatíveis.
Pag. 3 de 5 (c) 0 pino auto-posicionador (1) que é solidário no corpo da Garra, entra no interior do perfil utilizado como degrau do montante e serve de guia e apoio da garra.
A garra de fixação apresentada tem características vocacionadas para a instalação em torres de trabalho colocadas em exteriores, expostas às influências das condições ambientais (agentes atmosféricos, agentes poluidores, etc.).
Qualquer elemento de fecho só é accionado (trancado/destrancado)
por movimentos mecânicos dos elementos de segurança que
constituem esta garra de fixação.
A garra para travessa apresenta-se com dois elementos de
segurança diferenciados, o Elemento Móvel Automatizado (3) e o
Fecho de Segurança (2); Ambos foram estudados com o objectivo de restringir o acesso despropositado, controlar e evitar acções acidentais no sistema de fixação da travessa à estrutura. Só a movimentação destes dois elementos permite alternar entre posições de aberto, para montagem e desmontagem, e de fechado, para situações de montagem concluida, sendo ainda a abertura do sistema automatizado de fecho (3) condicionado a actuação em simultâneo dos dois botões (5). Com acções simples e rápidas e sem uso ou utilização de acessórios complementares, a travessa é montada na estrutura e fixada com elevada segurança.
Elemento Móvel Automatizado (3) movimenta-se em rotação em torno de um eixo (6); os botões (5) são fixados por uma cavilha elástica (7 fig. 6) e o berço para mola (8 fig. 6) tem como função a deslocação que bloqueia e desbloqueia, permitindo a posição de aberto e de fechado.
Fecho de Segurança (2 fig. 6) é constituído por uma mola (10 fig. 6) e um pino guia (11) que servem para que este elemento mantenha a posição de aberto ou de fechado. Este Fecho de Segurança é fixado por cravação, sendo a função da anilha (9) e do casquilho (12) permitir a cravação do Fecho sem a sua imobilização, ou seja, possibilitam o movimento de rotação.
Pag. 4 de 5
Com o objectivo de se compreender mais facilmente não só a constituição, mas também o uso da presente invenção, descreve-se seguidamente o seu funcionamento, com recurso a um exemplo de montagem e referências aos desenhos, figura 3 projecção vertical lateral vista de frente, figura 4 projecção horizontal com vista do degrau (15) e corte do perfil do montante (13) antes da junção da garra, que se supõe aplicada no extremo da travessa (não visível no desenho) mas que estaria encaixada na extensão (4) do corpo da garra, sendo este exemplo meramente enunciativo e em caso algum, limitativo da mesma, em que:
ls) Pressionar simultaneamente os dois botões (5 fig.s 1 e 3) para abertura do elemento móvel da segurança automática (3 fig.s 1 e 3) .
22) Alinhar o pino auto-posicionador (1 fig.s 1 e 4) da Garra com a furação do degrau (15 fig. 4) do montante (13).
3â'j Deslocar a Garra no sentido do furo do degrau (15 fig. 4). Ao chegar à posição final, o automatismo fecha o elemento móvel (3) e a Garra fica fixa automaticamente;
4Q) Rodar o fecho de segurança (2 fig. 5) para a frente do perfil do montante (13), posicionamento de fechado, situação que obriga ao acoplamento perfeito do perfil do montante (13 fig. 5) à superfície interior da garra.
5S) Para retirar a Garra:
- Rodar o fecho de segurança (2 fig. 3) de forma a sair da frente do perfil do
Montante (13);
- Pressionar simultaneamente os botões (5) para abertura do sistema de segurança automático e puxar a Garra.
Pag. 5 de 5
NOMENCLATURA
-Pino auto-posicionador que se encaixa no degrau do montante
- Fecho de segurança complementar
- Elemento móvel do fecho de segurança automático
- Alongamento estrutural da garra para aplicação à. travessa
- Botões de pressão sincronizada para abertura automática
- Eixo dos componentes da segurança automática
- Cavilha elástica
- Berço para mola de elemento móvel
- Anilha
-Mola para fecho de segurança automático
-Pino guia para fecho de segurança
-Casquilho
-Perfil do montante
-Local de aplicação do rebite de ligação e frenagem da garra à travessa
-Perfil do degrau do montante
-Contorno da periferia interior da garra

Claims (1)

1 GARRA PARA TRAVESSA própria para ser utilizada em torres de trabalho móveis feitas de elementos pré-fabricados ou sistema modular que é caracterizada por apresentar no interior da garra um pino guia de auto-posicionamento (1), um sistema de fecho e abertura automáticos (3) que só abre com pressão simultânea dos dois botões (5), um segundo sistema de segurança (2) que é manual e só fecha quando a garra está devidamente aplicada no montante, a garra é aplicada no extremo interior do perfil da travessa por encaixe do alongamento (4) sendo este posteriormente frenado e cravado ao perfil, a superfície interior da garra (16) é adequada com um contorno periférico igual ao perfil do montante onde é aplicada e o pino guia (1) tem periferia exterior com formato igual ao interior do perfil do degrau do montante onde é aplicado, o pino de auto posicionamento (1) e o sistema de fecho/abertura (3) permitem a montagem/desmontagem e reconfiguração fácil e rápida sem recurso a ferramentas nem acessórios.
PT10341806A 2006-01-12 2006-01-12 Garra para travessa PT103418B (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10341806A PT103418B (pt) 2006-01-12 2006-01-12 Garra para travessa
EP07398001A EP1808552A3 (en) 2006-01-12 2007-01-04 Claw for crosspiece

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10341806A PT103418B (pt) 2006-01-12 2006-01-12 Garra para travessa

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT103418A PT103418A (pt) 2007-07-31
PT103418B true PT103418B (pt) 2007-11-05

Family

ID=37964902

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10341806A PT103418B (pt) 2006-01-12 2006-01-12 Garra para travessa

Country Status (2)

Country Link
EP (1) EP1808552A3 (pt)
PT (1) PT103418B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2498963B (en) * 2012-02-01 2018-02-14 Turner Access Ltd Scaffolding component fastener
DE102018133506A1 (de) * 2018-12-21 2020-06-25 Peri Gmbh Anschlusskopf für das Rohrprofil eines Modulgerüstbauteils in Form einer Vertikaldiagonalen und Vertikaldiagonale

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4715474A (en) * 1986-07-14 1987-12-29 Wehmeyer Donald T Scaffold system
FR2799783B1 (fr) * 1999-10-18 2002-01-04 Tubesca Sa Dispositif de fixation des barres diagonales sur les echelles d echafaudage et echafaudage obtenu

Also Published As

Publication number Publication date
EP1808552A2 (en) 2007-07-18
PT103418A (pt) 2007-07-31
EP1808552A3 (en) 2011-06-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8820686B2 (en) Apparatus and system to mount objects in proximity to ceiling structure
CN210197487U (zh) 用于窗式空调器的安装支架及窗式空调器组件
EP3762559B1 (en) Modifiable profile system
KR101509920B1 (ko) 알루미늄 프로파일의 연결구 구조
DE19520176A1 (de) Einbauleuchte mit Haltemitteln zu ihrer Halterung in einem Einbaukörper
PT103418B (pt) Garra para travessa
KR101797911B1 (ko) 도로표지판 및 신호등 설치용 회전식 지주
KR101655786B1 (ko) 거푸집 간격 유지장치 해제용 서포트
KR20160142928A (ko) 시스템 비계
JP5200125B2 (ja) 太陽電池パネルの取り付け構造と取り付け方法
US3327657A (en) Laboratory table
JP6289810B2 (ja) 天井吊り金具及び天井下地材支持構造
CN209811637U (zh) 一种适合多种车型座椅总成装配的快速定位锁紧托盘夹具
JP6214033B2 (ja) 送風機の取付装置
JP3222737U (ja) 仮設足場における棒材の支柱への固定構造
AU2005201026A1 (en) Improvements Relating to Portable Buildings
KR20200095776A (ko) 파이프 행거용 클램프
US4715590A (en) Positioning device for the installation of door frames, window frames or the like
JP3548426B2 (ja) スタンションポールの取付装置及びその取付方法
CN111851984A (zh) 一种脚手架用附墙支座及其使用方法
EP2351895A2 (de) Markise
KR20070000522U (ko) 펜스가설용 가변클램프
JP3209934U (ja) 足場用連結具および足場セット
JP2001120675A (ja) 仮設足場用安全帯案内軌条の緊締具及び接続金具
EP3045613A1 (en) Scaffold fitting means and method of use thereof

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20060309

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20071019

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20120712