PT101334B - Dispositivo e sistema de preparacao de cama de sementeira numa passagem - Google Patents

Dispositivo e sistema de preparacao de cama de sementeira numa passagem Download PDF

Info

Publication number
PT101334B
PT101334B PT101334A PT10133493A PT101334B PT 101334 B PT101334 B PT 101334B PT 101334 A PT101334 A PT 101334A PT 10133493 A PT10133493 A PT 10133493A PT 101334 B PT101334 B PT 101334B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
containment
packaging system
bag
water
inner bag
Prior art date
Application number
PT101334A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101334A (pt
Original Assignee
Ray Rawson
Allen Rawson
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ray Rawson, Allen Rawson filed Critical Ray Rawson
Publication of PT101334A publication Critical patent/PT101334A/pt
Publication of PT101334B publication Critical patent/PT101334B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01BSOIL WORKING IN AGRICULTURE OR FORESTRY; PARTS, DETAILS, OR ACCESSORIES OF AGRICULTURAL MACHINES OR IMPLEMENTS, IN GENERAL
    • A01B49/00Combined machines
    • A01B49/04Combinations of soil-working tools with non-soil-working tools, e.g. planting tools
    • A01B49/06Combinations of soil-working tools with non-soil-working tools, e.g. planting tools for sowing or fertilising
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/006Minimum till seeding
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02PCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN THE PRODUCTION OR PROCESSING OF GOODS
    • Y02P60/00Technologies relating to agriculture, livestock or agroalimentary industries
    • Y02P60/20Reduction of greenhouse gas [GHG] emissions in agriculture, e.g. CO2

Description

SACO CONTIDO NOUTRO SACO PARA CONFINAMENTO E EMBALAGEM
DE PRODUTOS TÓXICOS OU NOCIVOS
Antecedentes da Invenção
II. Âmbito da Invenção
A presente invenção refere-se a um sistema de confinamento e a recipientes que são particularmente adequados para armazenagem, embalagem e transporte de produtos tóxicos ou nocivos, por exemplo compostos químicos para.a agricultura , tais como pesticidas e os seus concentrados.
II. Discussão da técnica Anterior
Até ao presente, a maior parte dos produtos líquidos nocivos e tóxicos tem sido armazenada em tambores metálicos ou quando estão envolvidas quantidades menores, em recipientes plásticos. Os compostos nocivos, especialmente os compostos agroquímicos, são formulados em várias composições.
A expressão compostos tóxicos ou nocivos tal como é aqui utilizada significa um composto industrial químico ou agroquímico que, se libertado nas quantidades ou nas concentra ções normais existentes em recipientes de armazenagem e transporte, pode provocar danos ao ambiente ou pode ser nocivo para uma pessoa que os contacta.
Relativamente aos· produtos químicos para a agricultu
-2ra, as composições líquidas, particularmente sob a forma de con centrados, são mais convenientes para os agricultores devido ã facilidade relativa com que podem ser manipuladas. Existem, con tudo, dificuldades no manuseamento de tais composições líquidas. Existe um perigo de derramamento ou de vazamento se se desenvolverem orifícios nos recipientes que se deixam cair ac_i dentalmente e assim se rompem ou partem. Têm-se desenvolvido recipientes que possuem maior resistência ao impacto e ao choque. Embora tais recipientes sejam seguros em condições normais de armazenagem e manuseamento, no caso de um acidente, por exemplo durante o transporte, permanece um risco considerável de derrame ou de vazamento com rápida perda de líquido. 0 derrame de produtos químicos tóxicos e nocivos pode provocar danos no ambiente.
As indústrias químicas e de embalagem têm tentado desde hã muito tempo encontrar um recipiente seguro que proporcione segurança suficiente para os que o manuseiam, tais como agri cultores e transportadores, assim como protecção adequada ao ambiente.
É conhecida, por exemplo, a embalagem de produtos agro químicos em sacos ou saquetas solúveis feitas de películas solú veis em água.
Contudo, em alguns casos a utilização de sacos solúveis em água (ou dispersáveis em água, o que ê sempre contemplado aqui) é impossível ou de interesse muito limitado.
Esta ê ou pode ser a situação típica quando se utilizam dois ou mais produtos agroquímicos em conjunto para tratar de uma cultura ou qualquer tipo de planta e quando apenas um deles ê utilizado na forma de um saco solúvel em água.
f
É ou pode ser também a situação típica quando se utilizam dois ou mais produtos agroquímicos em conjunto para tratar uma cultura ou qualquer tipo de planta(s) e quando a utilização normal destes produtos agroquímicos é efectuada segundo uma taxa de utilização muito diferente. Na verdade, é sabido que a taxa de utilização de alguns pesticidas pode variar entre 10 ou mes mo 100 vezes de um pesticida para outro.
Uma outra situação em que a utilização de um saco solúvel em água para um pesticida era considerada até agora sem interesse é a situação em que se utilizam produtos agroquímicos incompatíveis. Os produtos agroquímicos incompatíveis são produtos agroquímicos que, quando adicionados em conjunto numa for ma concentrada ou num tanque para mistura, pelo menos parte aglomera-se em conjunto e/ou produz sedimentos no fundo do tan que não se dispersando ou emulsionando no tanque com a agita ção. Outro tipo de produtos agroquímicos incompatíveis são os produtos , agroquímicos que são quimicamente instáveis ao lon go do tempo quando misturados em conjunto.
Na técnica dos detergentes ou lavandaria é conhecida a utilização de sistemas com um saco ou saqueta interior, numa bolsa exterior (patente de invenção norte-americana NQ 4846992 ou pedido de patente de invenção europeia NQ 132726); contudo estes sistemas conhecidos incluem uma bolsa ou saco exterior permeável à água. Tais bolsas permeáveis ã água são de facto insolúveis em água e assim não são apropriadas para utilização quando o conjunto do sistema de confinamento tem de desaparecer quando colocado em água. Esta e especialmente a situação dos agricultores que dispersam os produtos agroquímicos em tan ques de água para obterem uma mistura de aspersão.
Infelizmente a utilização de mais do que um produto agro químico pelos agricultores para tratar as suas culturas é cada vez mais comum e os agricultores utilizam muito as chamadas misturas prontas para utilização que são misturas que os agricultores podem utilizar directamente para diluição no seu tanque. Assim, a prática das misturas prontas para utilização não se ajusta ainda à tecnologia dos sacos solúveis em água.
Sumário da invenção
A presente invenção refere-se a um sistema de confina mento constituído pelo menos por um saco interior solúvel em água colocado no interior de um saco exterior solúvel em água. Cada saco solúvel em água contém independentemente um produto agroquímico que não dissolve o sáco ou os sacos com os quais contacta. Os produtos agroquímicos típicos encontram-se no estado sólido, no estado líquido (de preferência quando são praticamente não aquosos), ou sob a forma de um gel orgânico. Os produtos agroquímicos típicos incluem agentes ou compostos protectores de plantas tais como pesticidas (por exemplo insecticidas, fungicidas, herbicidas, acaricidas, nematocidas), nutrientes de plantas ou reguladores do crescimento das plantas.
Um objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema de confinamento para conter produtos agroquímicos que seja seguro para todas as pessoas.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema de confinamento para conter produ-5tos agroquímicos que seja fácil de manipular pelo agricultor.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema de confinamento para conter produtos agroquímicos que seja fácil, rápida e facilmente solúvel e/ou dispersável em água.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema de confinamento para conter produtos agroquímicos que seja tão condensado quanto possível , utilizando o menor espaço.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema de confinamento e/ou um novo méto do para conter mais do que um composto nocivo, por exemplo pro dutos agroquímicos, e que diminua o risco de poluição.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema de confinamento para conter dois ou três compostos nocivos, por exemplo produtos agroquímicos.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema de confinamento para conter dois ou três compostos nocivos, por exemplo produtos agroquímicos, que se utilizam normalmente a diferentes taxas de utilização.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema para conter dois ou três compostos nocivos, por exemplo produtos agroquímicos, normalmente in compatíveis.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema para conter produtos químicos tais como produtos agroquímicos que permita que tais produtos químicos sejam fácil e homogeneamente dispersos em água mesmo que
-6sejam eventualmente incompatíveis.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema para conter produtos químicos tais como produtos agroquímicos que permita que tais produtos químicos sejam facil e homogeneamente dispersos em água mesmo que eventualmente estejam presentes em quantidades diferentes ou muito diferentes.
Ainda um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um sistema de confinamento em que seja necessário menos solvente na formulação de um produto agroquímico, o que representa uma poupança no transporte e no fabrico.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema de confinamento para produtos agroquímicos que elimine ou pelo menos reduza os odores desagradáveis ou os problemas de odor de produtos químicos odoríferos.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema de confinamento para produtos agro químicos que elimine ou pelo menos reduza os problemas de elimi nação de recipientes e de embalagens contaminadas.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um novo sistema de confinamento para produtos agro químicos que se dissolva rapidamente quando colocado em água.
A presente invenção procura ainda proporcionar um novo sistema de confinamento para produtos agroquímicos que redu za o risco de entupimento dos bocais de aspersão ou dos filtros dos tanques de aspersão.
Outros objectivos desta invenção serão melhor compreendidos a partir da descrição seguinte.
-ΊOs objectivos da presente invenção podem ser atingidos total ou parcialmente por intermédio desta invenção.
Descrição pormenorizada da invenção sistema de confinamento da presente invenção inclui pelo menos um (de preferência um ou dois) sacos interiores solúveis em água ou dispersáveis em água contendo um composto ou produto nocivo, de preferência um produto agroquimico, mais preferivelmente um produto agroquimico não aquoso.
A Figura 1 representa uma vista de frente que mostra em esquema uma forma de realização da presente invenção possuin do um saco interior 110 colocado dentro de um saco exterior 120.
A Figura 2 representa um alçado lateral da forma de realização da Figura 1.
As Figuras 1 e 2 ilustram mas não pretendem limitar a presente invenção.
O sistema de confinamento inclui ainda um saco exterior solúvel em água ou dispersável em água contendo um outro composto ou produto nocivo (diferente do primeiro composuo nocivo) , de preferência um produto agroquimico, mais preferivelmente um produto agroquimico não aquoso. O saco exterior contém também o saco interior com o seu conteúdo. Facultativamen te, este chamado sistema de multi-sacos está contido num recipiente exterior insolúvel em água tal como uma caixa rígida ou semi-rígida.
Os compostos ou produtos nocivos desta invenção e a parede dos sacos que eles contactam são escolhidos de tal for
-8ma que os compostos ou produtos nocivos praticamente não dissol. vem a parede do saco com a qual contactam e praticamente não penetram através dela. Isto significa que a dissolução e a penetração são individual e independentemente inferiores a 5% , mais preferivelmente inferior a 1% e ainda mais preferivelmente inferiores a 0,5% em relação ao peso total do saco.
Os compostos nocivos desta invenção, especialmente as composições agroquímicas que estão contidas nos sacos de acordo com a invenção são essencialmente materiais que contêm entre 0,5 e 80% (p/p) de ingrediente activo (tais como agentes de pro tecção das plantas ou pesticidas ou reguladores do crescimento de plantas ou nutrientes de plantas, como aqui definido) e essas composições agroquímicas são composições concentradas destinadas a serem diluídas em água antes da aspersão.
As composições agroquímicas que se podem utilizar ne_s ta invenção e que podem estar contidas nos recipientes exterio res ou interiores podem assumir diferentes formas físicas. Po dem estar no estado sólido tal como um pó, de preferência um pó molhãvel, õu grânulos de preferência grânulos dispersáveis em âgua; ou podem estar no estado líquido não aquoso, tal como uma solução ou uma dispersão ou uma emulsão num dissolvente or gânico; este liquido pode ser mais ou menos viscoso, pode ser um líquido muito fluido tal como um líquido possuindo uma viscosidade de Brookfield compreendida entre 100 e 1000 centipoise ou pode ser um líquido viscoso tal como um líquido possuindo uma viscosidade de Brookfield compreendida entre 1000 e 30 000 centi poise (as medições de viscosidade nesta memória são feitas com um viscosímetro Brookfield a 23°C com uma placa rodando a 20 ro
-9tações por minuto; um outro estado físico vantajoso para a com posição agroquímica é o estado de um gel orgânico.
Os geles que são de particular interesse nesta invenção são geles orgânicos que possuem viscosidades compreendidas entre 600 e 30 000 centipoise, de preferência entre 1 000 e 12 000 centipoise e ainda mais preferivelmente entre 1 000 e 5 000 centipoise.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, o material ou o gel que ê utilizado na invenção é essencialmente um material que possui uma diferença de fase entre a tensão de corte controlada e o esforço cortante resultante , tal que tg ( y* ) é inferior ou igual a 1,5, de preferência igual ou inferior al,2. A tg ( ) é a tangente trigonométri.
ca do ângulo (ou diferença de fase). A medição de γ é feita por intermédio de um reõmetro possuindo uma placa plana fixa e um cone rotativo por cima desta placa de tal forma que o ângulo entre eles é inferior a 10°, de preferência inferior a 4o. 0 cone é colocado em rotação por intermédio de um motor de velocidade controlada; a rotação é de forma sinusoidal, isto é, o binário e o deslocamento angular variam como uma função seno com o tempo. Este deslocamento angular corres^ ponde à tensão de corte anteriormente referida: o binário do mo tor de velocidade controlada (que provoca o deslocamento angular) corresponde à tensão de corte controlada anteriormente re ferida.
Ê sabido, que um gel é, em geral, um colóide em que a fase dispersa está combinada com a fase contínua para produzir
-10um produto viscoso semelhante a geleia; ê também um sistema disperso constituído normalmente por um composto de peso mole cular elevado ou agregado de pequenas partículas em associação muito íntima com um líquido. Os geles utilizados nesta invenção possuem basicamente uma fase contínua orgânica. Pelo contrário, a maior parte dos materiais/geles existentes são com base em água e possuem uma fase contínua aquosa. Além disso , os geles utilizados nesta invenção possuem essencialmente uma fase física, pelo menos como pode ser constatado quando se observam visualmente. Os geles preferidos nesta invenção são também geles que se podem dividir por corte em que as partes cortadas são capazes de se fundir em conjunto por simples justa posição.
As composições agroquímicas não aquosas que se utilizam nesta invenção são essencialmente materiais possuindo um baixo teor de água, em geral inferior a 5% (em peso), de preferência inferior a 3%, mais preferivelmente inferior a 1%.
A escolha da forma física particular dos produtos agro químicos utilizados nesta invenção depende dos produtos agroquí micos particulares que estão envolvidos.
Os aspectos seguintes, sozinhos ou em combinação , constituem aspectos preferidos desta invenção:
De acordo com um desses aspectos, o produto nocivo é, de preferência, um produto agroquímico ou mais precisamente um agente de protecção das plantas (incluindo pesticidas tais como insecticidas, fungicidas, herbicidas, acaricidas ou nematocidas; ou reguladores do crescimento das plantas ou nutrientes
QMCnnnn. -r->-r
-lidas plantas).
Esta invenção não é limitada a alguns produtos agroquímicos específicos; como exemplos de muitos dos produtos agro químicos que se podem utilizar no sistema de multi-saco desta invenção refere-se:
Fungicidas tais como triadimefão, tebuconazol, proclo raz, triforina, tridemorfo,. propiconazol, pirimicarbo, iprodio na, metalaxilo, bitertanol, iprobenfos, flusilazol, fosetil, propizamida, clorotalonil, diclona, mancozebo, antraquinona, manebo, vinclozolina, fenarimol, bendiocarbo, captafol, benala xilo, tiramo;
herbicidas (ou esfoliantes) tais como quizalofope e os seus derivados, acetoclor, metolaclor, imazapuro e imazapiro , glifosato e glufosinato, butaclor, acifluorfeno, oxifluorfeno, butralina, fluazifop-butilo, bifenox, bromoxinilo, ioxinilo , diflufenicano, fenmedifano, dismedifamo, oxodiazono, mecoprope, MCPA, MCPB, linurão, isoproturão, flamprope e os seus derivados, etofumesato, dialato, carbetamida, alaclor, metsulfu rão, clorsulfurão, clorpiralido, 2,4-D, tribufos, triclopiro, diclofop-metilo, setoxidimo, pendimetalina, trifluralina, ame trina, clorambeno, amitrole, asulama, dicamba, bentazona, atra zina, cianazina, tiobencarbo, prometrina, 2-(2-clorobenzil)-4,4-diraetil-l,2-oxazolidin-3-ona, flometurão, napropamida, paraquate, bentazol, molinato, propaclor, imazaquina, metribuzina, tebutiurão, orizalina;
insecticidas ou nematocidas tais como ebufos, carbosulfano, amitraz, vamidotião, etião, triazofos, propoxur, fozalona, permetrina, cipermetrina, paratião, metilparatião, dia zinona, metomilo, malatião, lindano, fenvalerato, epotrofos, endrina, endossulfano, dimetoato, dieldrina, dicrotofos, diclorprope, diclorvos, azinfos e os seus derivados, aldrina , ciflutrina, deltametrina, dissulfotão, clordimeforme, clorpi. rifos, carbanilo, dicofol, tiodicarbo, propargita, demetão, fosalona; e reguladores do crescimento das plantas tais como ácido giberélico, etrel ou etefão, cicocel, clormequate, etefão, mepiquate.
De acordo com um outro aspecto, a proporção em volume entre o saco exterior e o saco interior é superior a 1,5 : 1, de preferência superior a 2 : 1.
De acordo com um outro aspecto, a proporção em peso entre os produtos agroquímicos contidos respectivamente no sa co e no(s) saco(s) interior(es) é aproximadamente igual à pro porção das taxas de utilização de (ou recomendados para) ingredientes activos contidos respectivamente no saco exterior e no(s) saco(s) interior(es). Aproximadamente igual significa igual à referida proporção de taxas de utilização ou a um valor que está interãlo de mais ou menos 10% da referida proporção das taxas de utilização.
De acordo com um outro aspecto desta invenção o(s) sa co(s) interior(es) e o saco exterior contêm respectivamente produtos nocivos incompatíveis, especialmente produtos agroquímicos incompatíveis.
De acordo com um outro aspecto desta invenção os sacos exterior e interior podem flutuar ou fundar-se quando colocados na água, tal como sucede no tanque de ãgua que um agri. cultor utiliza para mistura e aspersão .
-13De acordo ainda com um outro aspecto desta invenção que é particularmente apropriada para produtos agroquimicos in compatveis ou muito incompatíveis, um dos sacos (um saco interior ou um saco exterior) flutua e o outro (ou o seu conteúdo; de preferência o saco exterior) mergulha quando colocados em agua. Estes sacos específicos são particulamrente adequados para produtos agroquimicos incompatíveis uma vez que estes pro dutos agroquimicos incompatíveis, devido ao facto de um dos sa cos flutuar e o outro mergulhar, são diluídos e misturados separadamente com água antes de serem misturados entre si.
Quando se diz que o saco interior flutua e o saco exterior mergulha, quando colocados em água, isto significa que, quando colocados em água, o saco interior (ou os sacos interio res) cheio(s) com o seu conteúdo ou apenas o conteúdo (quando o saco interior se dissolveu) flutua ou flutuam quando o saco exterior è aberto (isto é quando a película que envolve o saco exterior se dissolveu o suficiente para deixar que o seu conteúdo se liberte ) e quando simultaneamente este saco exterior parcialmente aberto (antes de completamente dissolvido) e o seu conteúdo (antes ou depois deste saco exterior se ter dissolvido completamente) mergulha.
Quando se diz que o saco exterior flutua e o(s) saco (s) interior(es) mergulha(m), quando colocados em água, isto significa que, quando colocado em ãgua, o saco interior (ou os sacos interiores) com o seu conteúdo ou apenas o seu conteú do (quando o saco interior se dissolveu) mergulha(m) quando o saco exterior é aberto (isto é quando a película que envolve o saco exterior se dissolveu o suficiente para deixar que o seu
-14conteúdo se liberte) e quando simultaneamente este saco exterior parcialmente aberto (antes de completamente dissolvido) e o seu conteúdo (antes ou depois deste saco interior estar completamente dissolvido) flutua.
De acordo com um aspecto particular desta invenção , no qual um saco é flutuante e o outro é mergulhante, o saco flutuante contém um líquido ou um gel ou, de acordo com um as pecto vantajoso, contém um põ molhável ou grânulos dispersáveis em água.
De acordo com um aspecto específico desta invenção que ê de interesse particular, os sacos de acordo com a presen te invenção são feitos de tal forma que o saco exterior com o seu conteúdo total ou apenas com a composição agroquímica que é exterior ao saco interior, pode possuir uma densidade relati va superior a 1 e o saco interior com o seu conteúdo pode possuir uma densidade relativa inferior a 1.
De acordo com um aspecto específico desta invenção que ê de interesse particular, os sacos de acordo com a presen te invenção são feitos de tal forma que o saco exterior com o seu conteúdo total ou apenas com a composição agroquímica que ê exterior ao saco interior pode possuir uma densidade relati va· inferior a 1 e o saco interior com o seu conteúdo pode po_s suir uma densidade relativa superior a 1.
De acordo com um outro aspecto, os sacos desta invenção, especialmente o saco exterior, são cheios até pelo menos 60% da sua capacidade, cora a composição agroquímica, mais pre ferivelmente até pelo menos 70% da sua capacidade, ainda mais preferivelmente entre 80 e 90% da sua capacidade, e mais prefe rivelmente entre 85 e 95% da sua capacidade. O saco exterior não está, de preferência, com a sua capacidade completamente cheia uma vez que a capacidade não utilizada proporciona resis tência ao choque, isto é, resistência à abertura quando se dei xa cair ao ser transportado ou armazenado. Esta capacidade não utilizada pode ou não conter ar ou um gás inerte. A ausên cia de ar ou gãs inerte na capacidade não utilizada melhora ainda a resistência ao choque. Contudo, na decisão da dimensão da capacidade não utilizada e da ausência de ar ou gás inerte para proporcionar as vantagens de resistência ao choque tem de ser comparada a necessidade, se existir, da resistência ao cho que e o custo de proporcionar essa resistência ao choque. Por exemplo, se o saco exterior for armazenado e/ou transportado num recipiente que absorve o choque pode eventualmente não ser útil proporcionar esta capacidade não utilizada.
Também a capacidade até à qual se enche o saco exterior e a existência ou não existência de ar na capacidade não utilizada são afectadas pelo facto de se desejar possuir um sa co que mergulhe ou flutue.
facto de o saco mergulhar ou flutuar depende não apenas da capacidade utilizada mas também da densidade relativa do conteúdo dos sacos.
A percentagem de capacidade até à qual se enche o saco interior depende, mais do que a capacidade do saco exterior, do facto de se desejar que o saco interior mergulhe ou flutue. Por exemplo, a compatibilidade do conteúdo do saco e a dispersaoilidade do conteúdo do saco em água afecta a intenção de se ter o saco interior e o saco exterior a flutuar ou mergulhados ou a intenção de se ter um saco que mergulha e um outro saco
-16' que flutua. Por exemplo, se os ingredientes activos, ou as suas formulações, contidos nos sacos interior ou exterior forem compatíveis e dispersáveis, mesmo que os dois sacos se abram na mesma parte do banho de mistura, então pode ser dese jãvel possuir ambos os sacos flutuantes ou ambos os sacos mer gulhantes.
Quando o saco é cheio com sólidos a capacidade é relativa ao volume dos sólidos a granel e não ao volume real das partículas dos sólidos.
De acordo com um outro aspecto desta invenção, o saco interior pode conter um marcador, por exemplo um corante . Este marcador é libertado para mostrar se o saco interior se rompeu por qualquer razão de tal forma que a embalagem não de va ser utilizada.
Na prática, as composições agroquímicas utilizadas na presente invenção incluem em geral 0(s) ingrediente(s) activo(s) em associação com outros ingredientes, por exemplo agentes tensio-activos, dispersantes, espessantes, anti-espumantes, anti-congelantes, agentes de gelificação e pastificantes do ma terial polimérico constituinte da película envolvente dos sacos.
De acordo com um outro aspecto os sacos utilizados nejs ta invenção são de preferência feitos de uma película polimérica solúvel em água. A espessura desta película está em geral compreendida entre 10 e 500 micra, de preferência entre 20 e 100 micra.
O material polimérico que constitui a parede dos sacos pode ser igual ou pode ser diferente para os dois sacos. Embora
-17estes dois sacos possam ser diferentes são de preferência solú veis em água fria. Solúveis em água fria significa completamente solúveis em água a uma temperatura inferior a 35°C, por exemplo compreendida entre 5o C e 35°C. Os sacos interior e exterior podem dissolver-se na água em condições semelhantes , isto é, no mesmo intervalo de temperaturas, como definido anteriormente.
A natureza química da película envolvente que constitui os sacos pode variar muito. Os materiais adequados são ma teriais solúveis em água (ou possivelmente dispersáveis em água) que são insolúveis nos dissolventes orgânicos utilizados para dissolver ou dispersar o ingrediente activo agroquímico.
Os materiais específicos adequados incluem óxido de po lietileno, tais como polietilenoglicol ; amido e amido modifica do; alquil- e hidroxi-alquil-celulose como hidroxi-metil-celulo se, hidroxi-etil-celulose, hidroxipropil-celulose; carboxi-metil-celulose; éteres de polivinilo tais como éter polimetil-vi nílico ou poli-(2-metoxi-etoxietileno); poli-(2,4-dimetil-6-triazinil-etileno); poli-(3-morfolinil-etileno); poli-(N-l,2,4-triazolil-etileno); poli-(ácido vinil-sulfónico); poli-anidridos; resinas de melamina/formaldeído de baixo peso molecular; resinas de ureia-formaldeído de baixo peso molecular; poli- (metacrilato de 2-hidroxi-etilo); ácido poli-acrílico e os seus homólogos. De preferência a película envolvente inclui ou é feita de álcool polivinílico (APV). 0 APV ê uma película de ace tato de polivinilo (ou outro éster), em geral parcial ou comple tamente alcoolisada ou hidrolisada, por exemplo, entre 40 e 100%, de preferência alcoolisada ou hidrolisada entre 80 e 99%; podem
-18-^— também utilizar-se copolímeros ou outros derivados de tais poli meros.
Os materiais preferidos para a constituição dos sacos desta invenção são óxido de polietileno ou metilcelulose ou ãl, cool polivinílico. Quando se utiliza álcool polivinílico é , com vantagem, uma película de acetato de polivinilo alcoolisada ou hidrolisada entre 40 e 100%, de preferência alcoolisada ou hidrolisada entre 80 e 99%.
O sistema de multi-saco da presente invenção pode ser utilizado pelo agricultor por colocação simples do sistema num tanque de água, misturando ou fazendo a recirculação para obter os ingredientes homogeneamente dispersos.
Assim, segundo um outro aspecto da presente invenção, o sistema de multi-saccsé colocado num tanque de água. O agricultor espera então até que o saco interior se dissocie do saco exterior e que o seu conteúdo comece a sair.
A mistura ou recirculação começa apenas depois desta altura. Como jã referido os sacos podem flutuar ou mergulhar.
Uma vantagem da presente invenção reside no facto de evitar que os utilizadores abram uma embalagem e que tentem uti_ lizar apenas uma parte de uma ou da outra, embalagem. Assim, es ta invenção proporciona um sistema de longe mais seguro para aplicar os compostos às culturas. É seguro para o utilizador e para a cultura ou planta.
A preparação ou fabrico do sistema de confinamento des_ ta invenção pode fazer-se de acordo com processos conhecidos de preparação ou fabrico de sacos solúveis em água. Como uma forma'prática,prepara-se o primeiro saco (isto é, o saco inte-19-( rior ou sacos interiores se existir mais do que um) a partir de uma película solúvel em água, facultativamente por vedação parcial a quente. Enche-se depois com uma composição agroquí mica e finalmente fecha-se o(s) saco(s). Prepara-se depois o segundo saco (isto é, o saco exterior) da mesma forma. No en tanto, enche-se não apenas com uma composição agroquímica mas também com o primeiro saco previamente preparado. Este último saco exterior é também fechado, de preferência por vedação a quente.
Uma vantagem da presente invenção reside no facto de proporcionar um processo fácil para se obter uma unidade acti va de dois componentes. 0 seu fabrico é mais fácil e não necessita de um verdadeiro sistema de mistura.
Os exemplos seguintes são apresentados com objectivos ilustrativos e não devem ser considerados como limitativos da presente invenção.
Nestes exemplos, mediu-se a viscosidade de Brookfield, como anteriormente indicado, com um viscosímetro de Brookfield que possui uma placa plana rotativa a 20 rotações por minuto.
Em todos os exemplos os geles preparados possuíam uma tg ( Y ) compreendida entre 0,1 e 1,5.
Exemplo 1
-------Fez-se uma embalagem colocando um saco solúvel em água cheio com um material sólido num saco maior solúvel em água cheio com um gel.
Colocou-se um põ molhável herbicida contendo o herbici
-20 da conhecido como atrazina no chamado saco interior (10 g de um pó molhável cujas partículas possuíam uma dimensão inferior a 5 micra).
Verteu-se este pó molhável num pequeno saco de pelícu la de álcool polivinílico solúvel em água. Vedou-se este mate riall contendo uma bolsa pequena de ar para assegurar que o sa co flutuava.
segundo herbicida era constituído por 1 litro de um gel contendo 460 g de bromoxinilo (na forma de éster octanoato) . Verteu-se num saco de película de álcool polivinílico solúvel em água. 0 saco anterior com atrazina foi também adicionado a este saco (daqui em diante o saco menor vai flutuar na superfí cie do gel). Vedou-se então este saco maior.
A película utilizada nesta experiência era uma pelícu la laminada de álcool polivinílico com uma espessura de 75 micra. Os sacos pequeno e grande foram feitos com esta película por vedação a quente.
Colocaram-se os dois sacos vedados num tanque cheio com 90 litros (20 galões) de água com 342 ppm de dureza (conteúdo em cloreto de cálcio e magnésio) . Os conteúdos mergulha^ ram imediatamente para o fundo do tanque e começaram a dissolver-se. Depois de aproximadamente 1 minuto e 28 segundos, o sa co exterior libertou uma pequena bolsa de ar. Depois de mais 15 minutos a atrazina separou-se do saco solúvel em água por dissolução e dirpersou-se numa nuvem na água límpida. Imediata mente depois da libertação do pó molhável de atrazina a bomba de recirculação começou a funcionar e dispersou o gel depositado no fundo do tanque com a atrazina diluída. Continuou-se es
-21 ta recirculação durante 4 minutos. Em seguida todos os conteú dos do tanque foram aspergidos através de bocais de aspersão . Não havia qualquer película de saco ou produtos deixados nos filtros ou no fundo do tanque.
Exemplo 2
Fez-se uma embalagem colocando um saco solúvel em água, cheio com um insecticida em gel, num saco maior solúvel am água cheio com um insecticida sólido em grânulos dispersáveis em água.
A película utilizada nesta experiência era uma pelícu la laminada de álcool polivinílico com uma espessura total de 75 micra.
Verteram-se 15 g de um gel de cipermetrina num pequeno saco solúvel em água, feito de álcool polivinílico. Este gel continha agentes tensio-activos em uma quantidade suficiente pa ra promover a dispersão e a emulsão do gel quando diluído em água.
Verteram-se 1000 g de grânulos de tiodicarbo dispersáveis em água num saco maior de álcool polivinílico solúvel em água. A este saco maior cheio com grânulos de tiodicarbo dispersáveis em água adicionou-se também o saco menor cheio com a cipermetrina. Vedou-se dpois este saco maior por vedação a quen te.
Introduziu-se este saco maior com o seu conteúdo num tanque cheio até 81 litros (18 galões) de água com 342 ppm de dureza. Este saco mair flutuou na superfície da água. Este sa co começou a dissolver-se e depois de decorridos aproximadamen te 1,25 minutos, pequenas quantidades dos grânulos dispersáveis em água começaram a cair do saco maior. Depois de decorridos mais 15 segundos, o conteúdo do saco menor (cheio com piretroi de) libertou-se também por dissolução do saco. A dissolução do saco menor permitiu que o gel fluisse do saco para a superfície da água. Este gel misturou-se rapidamente com a água logo que se ligou a bomba de recirculação. Depois de decorridos aproxi madamente mais 2 minutos de recirculação, os grânulos dispersa veis em água flutuantes dispersaram-se completamente na água . Não existiram problemas de entupimento dos bocais ou de bloqua mento dos filtros ou de sedimentos deixados no fundo do tanque.
Neste exemplo, os grânulos dispersáveis em água assim como o pó molhãvel do Exemplo 1 eram flutuantes devido ao seu conteúdo em ar.
Exemplo 3
Fez-se uma embalagem colocando um saco solúvel em água cheio com um herbicida dispersãvel em água (sulfonil-ureia) num saco maior solúvel em água cheio com um gel de bromoxinil semelhante ao do Exemplo 1.
A película utilizada nesta experiência era uma película laminada de álcool polivinílico com uma espessura total de 75 mi cra.
Utilizaram-se 8 g de um herbicida em grânulos de sulfo
-2 3nil-ureia, dispersáveis em água para encher um pequeno saco de álcool polivinílico solúvel em água. Vedou-se depois o saco a quente.
Verteram-se 950 ml de um herbicida de bromoxinil em gel num saco maior solúvel em água feito de álcool polivinílico. O saco menor cheio com sulfonil-ureia foi também colocado dentro deste saco maior cheio com o gel de bromoxinil. Vedou-se depois a quente este saco maior com os seus conteúdos.
Colocou-se este saco maior com o seu conteúdo num tanque de água (81 litros -18 galões). Este saco maior mergulhou até ao fundo do tanque e começou a dissolver-se. Depois de decorridos aproximadamente 1,5 minutos, libertou uma pequena bolsa de ar. Doze (12) segundos mais tarde o saco pequeno cheio com grânulos de sulfonil-ureia dispersáveis em água flutuava na superfície da água. Aproximadamente 1 minuto e 2 segundos mais tarde os grânulos de sulfonil-ureia dispersáveis em água começa ram a separar-se do saco de álcool polivinílico dissolvido e dispersaram-se em água. Depois de decorridos mais 17 segundos, humedeceram-se os grânulos dispersáveis em água e dispersaram-se em água. Começou a funcionar o sistema da banba de recirculação. Esta misturou imediatamente o gel no tanque de água com a sul. fonil-ureia. Aspergiu-se a mistura através de bocais e o exame final não mostrou qualquer sedimentação ou entupimento dos bocais, filtros ou no fundo do tanque.
Exemplo 4
Fez-se uma embalagem colocando um saco solúvel sn água cheio com insecticida líquido num saco maior solúvel em água cheio com um insecticida sólido em grânulos dispersáveis em água.
A película utilizada nesta experiência foi uma pelícu la laminada de álcool polivinílico com uma espessura total de 75 micra.
Verteram-se 12 g de um concentrado emulsionãvel de c_i permetria (460 g de piretrõide por litro) num saco pequeno solú vel em água feito de álcool polivinílico. Vedou-se este material próximo do nível do líquido para remover tanto quanto po£ sível o ar retido.
Verteram-se 1200 g de pó molhável de carbarilo (80% de carbarilo em pó) num saco maior de álcool polivinílico solúvel em água. 0 saco menor cheio com cipermetrina foi também colocado dentro deste saco maior cheio com grânulos de carbarilo dispersáveis em água. Vedou-se depois este saco maior por vedação a quente.
Colocou-se este saco maior com os seus conteúdos num tanque cheio até 81 litros (18 galões) com água (dureza: 342 ppm). Este saco maior flutuou na superfície da água. Este sa co começou a dissolver-se e, depois de decorridos aproximadamente 1 minuto e 24 segundos, libertou os seus conteúdos incluin do o saco pequeno (cheio com piretrõide). Este saco pequeno começou a dissolver-se numa mistura de água nebulosa. Depois de decorrido 1 minuto e 10 segundos o líquido libertou-se e diluiu-se ele próprio na água-.- Começou a funcionar a bomba de recircu— lação e os materiais misturaram-se rapidamente dentro do tanque.
-25Aspergiram-se os conteúdos através dos bocais e o exame final não mostrou qualquer sedimentação ou entupimento ou resíduo nos bocais, filtros ou no fundo do tanque.
Lisboa, 2 de Abril de 1992
O Agente Ofício! dq Propriedade InçiwiTid

Claims (32)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. - Sistema de conf inamento e embalagem, caracterizado pelo facto de ser constituído por pelo menos um saco interior solúvel em água ou dispersável em água contendo um composto nocivo e ainda pelo facto de esse sistema de confinamento e embalagem compreender um saco exterior solúvel em água ou dispersável em água contendo outro composto nocivo diferente do primeiro, estando o saco interior e o seu conteúdo contidos no saco exterior.
  2. 2. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de os compostos ou os produtos nocivos e a parede dos sacos que contactam serem seleccionados de tal modo que os compostos ou os produtos nocivos praticamente não dissolvem a parede do saco que contactam a qual praticamente não lhes é permeável.
  3. 3. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com qualquer das reivindciaçÕes 1 ou 2, caracterizado pelo facto de os compostos nocivos contidos no(s) saco(s) interior(es) e também os compostos nocivos contidos no saco exterior
    -τ' t ” serem produtos agroquímicos.
  4. 4. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de os compostos nocivos serem seleccionados entre o gru po constituído por produtos agroquímicos, agentes de protecção das plantas, pesticidas, insecticidas, fungicidas, herbicidas, acaricidas, nematocidas, reguladores do crescimento das plantas e nutrientes das plantas.
  5. 5. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de o(s) composto(s) nocivo(s) contido(s) no(s) saco(s) interior(es) e os compostos nocivos contidos no saco exterior serem não aquosos e/ou incompatíveis.
  6. 6. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reividnicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de ser constituído por um ou dois sacos interiores contidos no saco exterior.
  7. 7. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com a reivindicação-6, caracterizado pelo-facto de ser constituído por um ou dois sacos interiores contidos no saco exterior e por facultativamente existir uma outra embalagem exterior insolúvel em água.
  8. 8.- Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de as películas envolventes do(s) saco(s) interior(es) e do saco exterior serem solúveis em água fria.
    /”'
  9. 9.- Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de ser constituído por um saco interior e por um saco exterior.
  10. 10. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo facto de os compostos nocivos se encontrarem sob uma forma con centrada.
  11. 11. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo facto de as concentrações dos ingredientes activos nos compostos nocivos contidos nos sacos variarem entre 0,5 e 80Z (p/p) de ingrediente activo.
  12. 12. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo facto de os compostos nocivos contidos nos sacos se encontrarem no estado sólido e/ou no estado líquido e/ou sob a forma de gel.
  13. 13. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo facto de um dos sacos, ou o saco interior ou o saco exterior, flutuar quando colocado em água e por o outro saco, ou o seu conteúdo, se afundarem quando colocados em água.
  14. 14. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo facto de o(s) saco(s) interior(es) flutuar(em) quando colocado(s) em água e por o saco exterior se afundar quando colocado em água.
  15. 15. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo facto de o(s) saco(s) interior(es) mergulhar(em) quando colocado(s) em água e por o saco exterior flutuar quando colocado em água.
  16. 16. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo facto de o saco que flutua conter um põ molhável ou grânulos dispersáveis em água.
  17. 17. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo facto de o saco exterior, eventualmente com todo o seu conteúdo ou contendo apenas a composição agroquímica existente no exterior do saco interior, possuir uma densidade relativa superior ã unidade e por o saco interior, conjuntamente com o seu conteúdo, possuir uma densidade relativa inferior à unidade .
  18. 18. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo facto de o saco exterior, eventualmente com todo o seu conteúdo ou apenas com a composição agroquímica existente no exterior do saco interior, possuir uma densidade relativa inferior à unidade e por o saco interior, conjuntamente com o seu conteúdo, possuir uma densidade relativa superior à unidade.
  19. 19. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 18, caracterizado pelo facto de pelo menos um dos sacos conter uma composição agroquímica sob a forma de um pó molhável ou sob a forma de grânulos dispersáveis em água.
  20. 20. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo 'com uma qualquer das reivindicações 1 a 19, caracterizado pelo facto de pelo menos um saco conter uma composição agroquímica sob a forma de um líquido não aquoso ou sob a forma de um gel orgânico.
  21. 21. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo facto de o líquido não aquoso ser uma solução, uma dispersão ou uma emulsão num dissolvente orgânico.
  22. 22. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 21, caracterizado pelo facto de o quociente entre as massas dos produtos agroquímicos contidos respectivamente no saco exterior e no(s) saco(s) interior (es) corresponder a um valor compreendido na gama de mais ou menos 10Z do quociente das concentrações utilizadas dos ingredientes activos contidos respectivamente no saco exterior e no(s) saco(s) interior(es).
  23. 23. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 22, caracterizado pelo facto de o quociente entre os volumes do saco exterior e do saco interior ser superior a 1.5:1.
  24. 24. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 23, caracterizado pelo facto de o quociente entre os volumes do saco exterior e do saco interior ser superior a 2:1.
  25. 25. - Sistema de confinamento e embalagem de acor do com uma qualquer das reivindicações 1 a 24, caracterizado pe lo facto de pelo menos uma das composições agroquímicas ser um gel orgânico e por esse gel orgânico possuir uma viscosidade compreendida entre 600 e 30 000 mPa.s (centipoise).
  26. 26. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo facto de pelo menos uma das composições agroquímicas ser um gel orgânico e por esse gel orgânico possuir uma viscosidade compreendida entre
    1 000 a 12 000 mPa.s (centipoise).
  27. 27. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com a reivindicação 26, caracterizado pelo facto de pelo menos uma das composições agroquímicas ser um gel orgânico e por esse gel orgânico possuir uma viscosidade compreendida entre 1 000 e 5 000 mPa.s (centipoise).
  28. 28. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 27, caracterizado pelo facto de pelo menos uma das composições agroquímicas ser um gel orgânico e por esse gel orgânico possuir uma diferença de'· fase entre a tensão de corte controlada e o esforço de corte resultante de tal modo que a tangente ( ^) ê igual ou menor do que 1,5 e de preferência é menor ou igual a 1,2.
  29. 29.- Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 24, caracterizado pelo facto de pelo menos uma das composiçoes agroquímicas ser um lí quido cuja viscosidade de Brookfield varia entre 100 e
  30. 30 000 mPa.s (centipoise).
    30. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com a reivindicação 29, caracterizado pelo facto de pelo menos uma das composições agroquímicas ser um líquido que possui uma viscosidade de Brookfield variável entre 1 000 e
    30 000 mPa.s (centipoise).
  31. 31. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 30, caracterizado pelo facto de o saco interior conter um elemento identificador.
  32. 32. - Sistema de confinamento e embalagem de acordo com uma qualquer das reivindciações 1 a 31, caracterizado pelo facto de o saco exterior estar preenchido com a referida segun da substância agroquímica e com o referido saco interior até pelo menos 60Z da sua capacidade.
PT101334A 1992-12-08 1993-08-12 Dispositivo e sistema de preparacao de cama de sementeira numa passagem PT101334B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US98696992A 1992-12-08 1992-12-08

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101334A PT101334A (pt) 1994-07-29
PT101334B true PT101334B (pt) 1999-11-30

Family

ID=25532944

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101334A PT101334B (pt) 1992-12-08 1993-08-12 Dispositivo e sistema de preparacao de cama de sementeira numa passagem

Country Status (3)

Country Link
US (1) US5473999A (pt)
CA (1) CA2096185C (pt)
PT (1) PT101334B (pt)

Families Citing this family (51)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5622124A (en) * 1996-02-12 1997-04-22 Unverferth Manufacturing Co., Inc. Coulter fertilizer tine
US5855248A (en) * 1996-05-14 1999-01-05 Rawson; Ray E. Track drive conversion apparatus for wheel driven vehicle
US5957217A (en) * 1998-04-06 1999-09-28 Gunnink; Darrel W Strip tillage apparatus
US7762345B2 (en) * 2003-03-05 2010-07-27 Salford Farm Machinery Ltd. Conservation tillage implement, system and method
US7451712B2 (en) * 2004-05-12 2008-11-18 Dawn Equipment Company Agricultural tillage device
US7497270B2 (en) * 2005-09-28 2009-03-03 Bruce Douglas G Variable wave coulter
US7673571B2 (en) * 2007-05-16 2010-03-09 Cnh Canada, Ltd. Drill disc opener
US8359988B2 (en) 2007-07-24 2013-01-29 Dawn Equipment Company Agricultural tillage device
US7743718B2 (en) * 2007-07-24 2010-06-29 Dawn Equipment Company Agricultural tillage device
US7673570B1 (en) 2008-12-01 2010-03-09 Dawn Equipment Company Row-clearing unit for agricultural implement
US8327780B2 (en) 2009-10-16 2012-12-11 Dawn Equipment Company Agricultural implement having fluid delivery features
US7992651B2 (en) * 2010-01-04 2011-08-09 Bruce Douglas G Wavy disc and coulter with notches
US8544397B2 (en) 2010-09-15 2013-10-01 Dawn Equipment Company Row unit for agricultural implement
US9107338B2 (en) 2010-09-15 2015-08-18 Dawn Equipment Company Agricultural systems
US8544398B2 (en) 2010-09-15 2013-10-01 Dawn Equipment Company Hydraulic down pressure control system for closing wheels of an agricultural implement
US9055712B2 (en) 2010-09-15 2015-06-16 Dawn Equipment Company Agricultural apparatus with integrated controller for a row unit
US9107337B2 (en) 2012-08-20 2015-08-18 Dawn Equipment Company Agricultural apparatus for sensing and providing feedback of soil property changes in real time
US9232687B2 (en) 2010-09-15 2016-01-12 Dawn Equipment Company Agricultural systems
US9226440B2 (en) 2010-09-15 2016-01-05 Dawn Equipment Company Agricultural apparatus with hydraulic cylinder and manifold for a row unit
US8985232B2 (en) 2012-08-20 2015-03-24 Dawn Equipment Company Agricultural apparatus for sensing and providing feedback of soil property changes in real time
US8776702B2 (en) 2010-09-15 2014-07-15 Dawn Equipment Company Hydraulic down pressure control system for an agricultural implement
US8763713B2 (en) 2012-01-27 2014-07-01 Dawn Equipment Company Agricultural implement with automatic down pressure control
US8863857B2 (en) 2011-02-23 2014-10-21 Dawn Equipment Company Row unit for agricultural implement
US9271437B2 (en) 2011-07-01 2016-03-01 Charles H. Martin Agricultural field preparation device
UA110988C2 (uk) 2011-08-05 2016-03-10 Пресіжн Плентінг Елелсі Пристрій, системи і способи регулювання притискної сили рядного висівного апарата
US8636077B2 (en) 2012-05-22 2014-01-28 Dawn Equipment Company Agricultural tool with structural housing for hydraulic actuator
US8910581B2 (en) 2012-07-25 2014-12-16 Dawn Equipment Company Side dressing fertilizer coulter
ES2927145T3 (es) 2012-07-25 2022-11-02 Prec Planting Llc Implemento agrícola con controlador de fuerza descendente
US9192091B2 (en) 2013-02-01 2015-11-24 Dawn Equipment Company Agricultural apparatus with hybrid single-disk, double-disk coulter arrangement
US9215839B2 (en) 2013-02-01 2015-12-22 Dawn Equipment Company Agricultural apparatus with hybrid single-disk, double-disk coulter arrangement
US9241438B2 (en) 2014-02-05 2016-01-26 Dawn Equipment Company Agricultural system for field preparation
US9668398B2 (en) 2014-02-05 2017-06-06 Dawn Equipment Company Agricultural system for field preparation
US10721855B2 (en) 2014-02-05 2020-07-28 Dawn Equipment Company Agricultural system for field preparation
US9615497B2 (en) 2014-02-21 2017-04-11 Dawn Equipment Company Modular autonomous farm vehicle
US9723778B2 (en) 2014-11-07 2017-08-08 Dawn Equipment Company Agricultural system
US9848522B2 (en) 2014-11-07 2017-12-26 Dawn Equipment Company Agricultural system
US11197411B2 (en) 2014-11-07 2021-12-14 Dawn Equipment Company Agricultural planting system with automatic depth control
US10582653B2 (en) 2014-11-07 2020-03-10 Dawn Equipment Company Agricultural planting system with automatic depth control
US10444774B2 (en) 2014-11-07 2019-10-15 Dawn Equipment Company Agricultural system
US10980174B2 (en) 2015-12-28 2021-04-20 Underground Agriculture, LLC Agricultural mowing device
US10477760B2 (en) 2015-12-28 2019-11-19 Underground Agriculture, LLC Agricultural organic device for weed control
US11083134B2 (en) 2015-12-28 2021-08-10 Underground Agriculture, LLC Agricultural inter-row mowing device
CN106433977B (zh) * 2016-07-21 2023-10-13 甘肃农业大学 蒸煮篦
US10645865B2 (en) 2017-05-04 2020-05-12 Dawn Equipment Company Agricultural row unit with automatic control system for furrow closing device
US11006563B2 (en) 2017-05-04 2021-05-18 Dawn Equipment Company Seed firming device for improving seed to soil contact in a planter furrow with feature designed to prevent the buildup of soil on the outer surfaces by discharging pressurized fluid
US10548260B2 (en) 2017-05-04 2020-02-04 Dawn Equipment Company System for automatically setting the set point of a planter automatic down pressure control system with a seed furrow sidewall compaction measurement device
US11064646B2 (en) 2017-11-13 2021-07-20 Cnh Industrial America Llc System for treatment of an agricultural field with real time sensing of soil variability and/or clod stability
CN108738434B (zh) * 2018-06-15 2021-05-11 娄底祥兴农业股份有限公司 一种苗木种植用具有施肥功能的松土装置
US20210251133A1 (en) * 2020-02-18 2021-08-19 Rosedale Ag Services, Llc Dual-placement fertilizer system
CN112913451A (zh) * 2021-01-21 2021-06-08 昆明理工大学 一种组合式防堵装置
CN113207339B (zh) * 2021-06-28 2022-03-04 台州科技职业学院 一种具有精量控制功能的旋耕施肥播种机

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USRE25307E (en) * 1962-12-25 figures
US2912944A (en) * 1955-06-06 1959-11-17 Phillips Petroleum Co Liquid fertilizer applicator vehicle
UST862011I4 (en) * 1968-11-20 1969-05-06 Agricultural device sn
US3588139A (en) * 1969-03-10 1971-06-28 Clark Mfg Co Implement for applying fertilizer
USRE27295E (en) * 1970-10-16 1972-02-22 Wheeled agricultural implement
US4090456A (en) * 1975-10-02 1978-05-23 The United States Of America As Represented By The Secretary Of Agriculture Furrow opener and apparatus for no-tillage transplanters and planters
US4048929A (en) * 1976-01-08 1977-09-20 Zumbahlen Vincent J Combined apparatus for tilling and planting
NL7610345A (nl) * 1976-09-17 1978-03-21 Texas Industries Inc Grondbewerkingsmachine.
US4381823A (en) * 1981-02-23 1983-05-03 Dmi, Inc. Combination fertilizer applicator and tillage implement with adjustable sweep assemblies
US4596200A (en) * 1982-09-02 1986-06-24 Deutz-Allis Corporation Row crop planter
US4430952A (en) * 1982-09-07 1984-02-14 Allis-Chalmers Corporation Planter gauge wheels with adjustable equalizer mechanism
US4601248A (en) * 1984-06-13 1986-07-22 North Carolina State University Minimum tillage planting apparatus
US4785890A (en) * 1986-09-10 1988-11-22 Deere & Company Ground-driven rotary row cleaner
SE456551B (sv) * 1987-02-19 1988-10-17 Kurt Hansson Anordning vid kombisamaskin for samtidig utleggning av utsede och handelsgodsel avsedd for direktsadd
US5271342A (en) * 1988-04-29 1993-12-21 Dale Neidhardt Fertilizer injection device
US4987841A (en) * 1988-09-26 1991-01-29 Ray Rawson Coulter wheel assembly including applying dry or liquid fertilizer
US4947770A (en) * 1989-07-07 1990-08-14 Yetter Manufacturing Company Coulter and fertilizer applicator linkage arrangement
US5133414A (en) * 1990-09-28 1992-07-28 Youngkrantz Earl A Row crop cultivator
US5152349A (en) * 1990-12-10 1992-10-06 Roden Thomas V Coulter assembly for deep tillage apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
PT101334A (pt) 1994-07-29
CA2096185A1 (en) 1994-06-09
US5473999A (en) 1995-12-12
CA2096185C (en) 1996-02-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT101334B (pt) Dispositivo e sistema de preparacao de cama de sementeira numa passagem
JP2541899B2 (ja) 包装システム
US5351831A (en) Bag in a bag for containerization of toxic or hazardous material
AP356A (en) Containerisation systems for agrochemicals and the like.
US5253759A (en) Containerization system
US5323906A (en) Bag in a bag for containerization of toxic or hazardous material
US5248038A (en) Containerization system for agrochemicals and the like
CA2107580C (en) Containerization system
NZ239005A (en) Packaged hazardous substance-containing water dispersible gel contained
CS221791A3 (en) Water dispersible organic gel agent and a system comprising thereof
RU2096956C1 (ru) Упаковочная система, включающая водорастворимый или вододиспергируемый мешок из поливинилового спирта и пестицидный гель
PL171364B1 (pl) Zestaw niebezpiecznych srodków
PL167639B1 (pl) Układ konteneryzacji

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19940112

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990824

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20070226

NF4A Restitutio in integrum

Free format text: RESTITUTIO IN INTEGRUM

Effective date: 20070719

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20140224

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20140825