PT101109A - Processo para a obtencao de azeite - Google Patents
Processo para a obtencao de azeite Download PDFInfo
- Publication number
- PT101109A PT101109A PT101109A PT10110992A PT101109A PT 101109 A PT101109 A PT 101109A PT 101109 A PT101109 A PT 101109A PT 10110992 A PT10110992 A PT 10110992A PT 101109 A PT101109 A PT 101109A
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- decanter
- water
- olive
- oil
- olive oil
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A23—FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
- A23D—EDIBLE OILS OR FATS, e.g. MARGARINES, SHORTENINGS, COOKING OILS
- A23D9/00—Other edible oils or fats, e.g. shortenings, cooking oils
- A23D9/02—Other edible oils or fats, e.g. shortenings, cooking oils characterised by the production or working-up
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C11—ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
- C11B—PRODUCING, e.g. BY PRESSING RAW MATERIALS OR BY EXTRACTION FROM WASTE MATERIALS, REFINING OR PRESERVING FATS, FATTY SUBSTANCES, e.g. LANOLIN, FATTY OILS OR WAXES; ESSENTIAL OILS; PERFUMES
- C11B1/00—Production of fats or fatty oils from raw materials
- C11B1/06—Production of fats or fatty oils from raw materials by pressing
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- Wood Science & Technology (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Food Science & Technology (AREA)
- Polymers & Plastics (AREA)
- Fats And Perfumes (AREA)
- Production Of Liquid Hydrocarbon Mixture For Refining Petroleum (AREA)
- Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
Description
OBJECTO DO INVENTO O presente invento diz respeito a um processo para a obtenção de azeite, obviamente a partir de azeitonas, cujo objectivo fundamental consiste na eliminação do típico alpexim que é produzido como subproduto do processo.
ANTECEDENTES DO INVENTO
Para a obtenção de azeite, independentemente dos processos artesanais clássicos, procede-se geralmente a uma primeira etapa de trituração das azeitonas através da utilização de quaisquer meios adequados, indo a massa triturada ser seguidamente submetida a uma etapa de prensagem, após o que a massa prensada vai ser misturada com água quente, a fim de ser lavada no interior de um decantador onde a massa prensada vai ser então introduzida e no qual existem três saídas, uma saída directa para o bagaço, que é o primeiro subproduto do processo, e duas saídas, uma para o azeite e outra para o alpexim, que se acham equipadas cada uma delas com o respectivo centrifugador, indo o referido alpexim constituir o segundo e último subproduto do processo. 0 primeiro subproduto, o bagaço, é um produto sólido e não levanta problemas importantes relativamente à sua eliminação, mas não se passando o mesmo em relação ao alpexim, que é um resíduo aquoso que compreende a água vegetal proveniente da azeitona e a água quente que é adicionada durante o processo.
Em consequência daquilo que acaba de ser dito, em cada temporada são produzidas enormes quantidades de alpexim, que é um 3
produto contaminante cuja eliminação levanta grandes problemas à indústria de produção de azeite. A única solução actualmente existente para este problema consiste em fazer grandes reservatórios, naturais ou artificiais, onde o alpexim é depositado a fim de se fazer a sua dessecação ao longo do tempo, o que além de implicar em grande parte dos casos a realização de obras de implantação muito importantes, origina maus cheiros que se estendem a grandes áreas circundantes.
DESCRIÇÃO DO INVENTO 0 processo que constitui o objecto do presente invento foi concebido com a finalidade de eliminar o alpexim como subproduto resultante do processo e, por conseguinte, de eliminar os problemas decorrentes da existência do mesmo, originando além disso uma série de vantagens complementares que se irão tornando evidentes ao longo da presente memória descritiva.
Mais especificamente, e para conseguir atingir os objectivos anteriormente citados, o referido processo parte das mesmas etapas de trituração e prensagem da azeitona, mas com a caracteristica especial de que a massa prensada é fornecida directamente ao decantador, sem adução de água quente de lavagem, utilizando-se para esse efeito um decantador de duas fases, do qual sai directamente o bagaço por um lado e o azeite pelo outro, indo o azeite ser obrigado a passar, como também é normal acontecer, por uma centrifugadora.
Para se conseguir obter esta simplificação do processo, o decantador vai ser alimentado com uma determinada quantidade de água, mas apenas numa primeira etapa do processo, de maneira que em a referida água vai manter-se no interior do decantador, circuito fechado, sem que seja necessário fazer mais qualquer alimentação de água e, por conseguinte, sem que haja mais consumo de água nem emissão de resíduos líquidos, actuando como catalisador. O processo anteriormente referido vai, para além do azeite pretendido, produzir apenas bagaço como subproduto, e mais concretamente aquilo que poderá ser designado por bagaço húmido, visto o bagaço ser portador, para além da fase sólida proveniente das azeitonas, da fase aquosa dessas mesmas azeitonas, mais concretamente aquilo que é vulgarmente designado por "água vegetal".
Para além desta eliminação do alpexim, com as vantagens disso decorrentes, o processo também apresenta outra série de vantagens adicionais, designadamente a eliminação de consumo de água, com as consequentes importantes poupanças do combustível que seria necessário para o seu aquecimento, obtendo-se melhores características organolépticas para o azeite devido ao facto de ser eliminada a etapa de lavagem da massa prensada no decantador, o próprio decantador precisa de menos potência, e a instalação de processamento torna-se globalmente mais simples e mais económica.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A fim de complementar a descrição que está a ser apresentada e com o objectivo de ajudar a ter-se uma melhor compreensão das característica do invento, a presente memória descritiva é acompanhada de uma folha única de desenhos onde com carácter puramente ilustrativo e não limitativo se acha representado na sua única figura um diagrama funcional do processo de obtenção de azeite que constitui o objecto do presente invento. 5
MODELO DE REALIZAÇÃO PREFERENCIAL DO INVENÍÓ
Na figura pode ver-se que as azeitonas (A) são submetidas a uma etapa de trituração (1) em que as referidas azeitonas são devidamente trituradas, sendo em seguida submetidas a uma etapa de prensagem (2), indo a massa prensada passar directamen-te, sem adição de água, para o decantador (3) que, de acordo com o que foi dito anteriormente, será um decantador de duas fases.
Do decantador (3) vai sair directamente, como único subproduto, o bagaço (0) e através da sua saída auxiliar (4) o azeite, no qual vai ser incorporada uma pequena quantidade de água, cerca de 1%, antes deste atingir a etapa final de centrifugação (5), a seguir à qual se vai obter definitivamente o azeite (D) como produto que se pretende obter através deste processo.
Conforme foi anteriormente referido, o decantador (3) é alimentado com uma pequena quantidade de água, mas que vai trabalhar em circuito fechado, isto é, que vai actuar à maneira de um catalisador, que é aplicada antes de se dar início ao processo e que aí vai permanecer sem ser consumida durante todo o tempo de realização do processo.
Do que aqui foi anteriormente dito é fácil deduzir, em primeiro lugar e com carácter fundamental, que se elimina o alpexim como subproduto, mais os problemas dele derivados, e além disso que a água quente que é adicionada ao processo é pratica-mente desprezável, cerca de 1%, conforme foi anteriormente referido, face aos 90% dos processos convencionais, graças ao que a quantidade de energia necessária para se fazer o seu aquecimento, ou por outras palavras, a quantidade de combustível utilizado para esse efeito, é também mínima, sendo também menor a energia consumida pelo decantador (3) devido ao facto deste ser um 6 decantador de duas fases, em vez de ser um decantador de três fases como aqueles que são usados convencionalmente. Não se considera ser necessário prolongar mais esta descrição para que qualquer pessoa entendida na matéria seja capaz de compreender o alcance do invento e as vantagens de derivam do mesmo.
Os termos utilizados na presente memória descritiva devem ser considerados sempre no seu sentido mais amplo e não limitativo.
Lisboa, 3 de Dezembro de 1993
Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 10-A 3." 1200 LISBOA
Claims (1)
- REIVINDICAÇÃO: Processo para a obtenção de azeite, caracterizado por a partir da azeitona (A) e depois das etapas iniciais de trituração (1) e de prensagem (2), a massa prensada ser enviada directamente para um decantador (3) , sem que haja um fornecimento continuo de água, sendo o decantador (3) um decantador de duas fases, a fim de que o mesmo vã produzir directamente o bagaço (0) como único produto residual, portador exclusivamente do resíduo sólido e da fase aquosa da azeitona, isto é, da "água vegetal", enquanto que o azeite (B) vai ser submetido a uma etapa de centrifugação (5) depois de sair do decantador e depois de lhe ter sido adicionada uma pequena quantidade de água quente, numa proporção da ordem de 1%, devendo a etapa de decantação ser realizada em presença de água, mas num circuito fechado, ou seja, mediante uma dose que é fornecida ao referido decantador antes de se dar início ao processo e que se vai manter como um catalisador, sem ser consumida, no interior do referido decantador ao longo de todo o processo. Lisboa, 3 de Dezembro de 1992J. PEREIRA DA CRUZ Agente Oficial da Propriedade Industriai RUA VICTOR CORDON, 10-A 3» 1200 USBOA
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
ES09200542A ES2043534B1 (es) | 1992-03-11 | 1992-03-11 | Proceso para la obtencion de aceite de oliva. |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT101109A true PT101109A (pt) | 1994-06-30 |
Family
ID=8276372
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT101109A PT101109A (pt) | 1992-03-11 | 1992-12-03 | Processo para a obtencao de azeite |
Country Status (8)
Country | Link |
---|---|
ES (1) | ES2043534B1 (pt) |
FR (1) | FR2688383B1 (pt) |
GR (1) | GR930100091A (pt) |
IL (1) | IL104432A0 (pt) |
IT (1) | ITMI922824A1 (pt) |
PT (1) | PT101109A (pt) |
TN (1) | TNSN93027A1 (pt) |
TR (1) | TR26891A (pt) |
Families Citing this family (9)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
IT1264823B1 (it) * | 1993-07-28 | 1996-10-10 | Nuova Maip Macchine Agric | Procedimento semplificato per l'estrazione in contprocedimento semplificato per l'estrazione in continuo di olio di prima e di seconda spremitura da inuo di olio di prima e di seconda spremitura da olive e simili olive e simili |
ES2076899B1 (es) * | 1994-03-22 | 1996-07-16 | Fuentes Cardona Sa | Nuevo metodo de tratamiento de orujos provenientes de la extraccion de aceite de oliva. |
ES2117904B1 (es) * | 1994-03-24 | 1999-04-01 | Fuentes Cardona Sa | Instalacion de tratamiento de la aceituna para extraccion de aceite de oliva. |
DE9415521U1 (de) * | 1994-09-24 | 1995-02-02 | Gall, Holger, 21629 Neu Wulmstorf | Vorrichtung zur mechanischen Gewinnung von pflanzlichem Öl |
GR1002831B (el) * | 1996-08-19 | 1997-12-23 | Ελαιοτριβειο με ηπιο σπασιμο ελαιοκαρπου και πλυσιμο ελαιομαζας με αποβαλλομενα ελαιονερα. | |
EP1148310A1 (en) * | 2000-04-21 | 2001-10-24 | Nuova M.A.I.P., Macchine Agricole Industriali Pieralisi S.P.A. | Method with centrifuging step using a centrifugal drier for the treatment of composite products comprising solid and liquid components |
ITRM20020406A1 (it) * | 2002-07-31 | 2004-02-01 | Rapanelli Fioravante Spa | Macchina di estrazione dell'olio da una pasta di olive o altri frutti oleosi. |
ES2431265B1 (es) * | 2013-05-14 | 2014-09-10 | Indso Engineering, S.L. | Dispositivo de rotura para romper aceitunas, instalación de obtención de aceite de oliva y procedimiento de obtención de aceite de oliva |
GR1010263B (el) * | 2021-04-08 | 2022-07-06 | Στυλιανος Ιωαννη Τζανακακης | Παραγωγη διατροφικων πολτων και παστων χαμηλης ελαιοπεριεκτικοτητας με υβριδισμο της μεθοδου παστοποιησης υδραυλικης αμεσης πιεσης εν ψυχρω με την μεθοδο ελαιοποιησης διφασικου φυγοκεντρικου διαχωρισμου |
Family Cites Families (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US1800336A (en) * | 1921-06-01 | 1931-04-14 | California Packing Corp | Method of removing oil from olives and other fruits |
ES353692A1 (es) * | 1968-03-30 | 1969-10-16 | Beloit Corp | Procedimiento para la extraccion de aceite de oliva de las aceitunas. |
FR2048251A5 (en) * | 1969-11-17 | 1971-03-19 | Vallee Felix | Continuous extraction of oil from olives |
US4370274A (en) * | 1980-12-23 | 1983-01-25 | Fps Development Partnership | Olive oil recovery |
ES8706800A1 (es) * | 1986-06-05 | 1987-07-16 | Traveria Casanova Tomas | Procedimiento para la reutilizacion del alpechin como agua de proceso en instalaciones de extraccion continua de aceite de oliva |
ES8707289A1 (es) * | 1986-06-17 | 1987-07-16 | Medina Berges Luis C | Procedimiento para la extraccion en continuo de aceite de oliva virgen |
ES2010535A6 (es) * | 1988-04-22 | 1989-11-16 | Fernandez Jorquera Sebastian | Procedimiento fisico para la reduccion del consumo de agua en las fabricas de extraccion del aceite de oliva (almazaras). |
ES2010278A6 (es) * | 1988-06-16 | 1989-11-01 | Abela Dominguez Francisco | Procedimiento e instalacion para la obtencion de aceite. |
DK276589D0 (da) * | 1989-06-06 | 1989-06-06 | Danisco | Fremgangsmaade og anlaeg til udvinding af olie af olieholdige planteprodukter |
DE4206006C1 (pt) * | 1992-02-27 | 1993-09-16 | Westfalia Separator Ag, 59302 Oelde, De |
-
1992
- 1992-03-11 ES ES09200542A patent/ES2043534B1/es not_active Expired - Lifetime
- 1992-12-01 FR FR9214454A patent/FR2688383B1/fr not_active Expired - Fee Related
- 1992-12-03 PT PT101109A patent/PT101109A/pt not_active Application Discontinuation
- 1992-12-11 IT IT002824A patent/ITMI922824A1/it unknown
-
1993
- 1993-01-18 IL IL104432A patent/IL104432A0/xx unknown
- 1993-03-02 TR TR00235/93A patent/TR26891A/xx unknown
- 1993-03-09 GR GR930100091A patent/GR930100091A/el unknown
- 1993-03-11 TN TNTNSN93027A patent/TNSN93027A1/fr unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
TR26891A (tr) | 1994-08-22 |
FR2688383A1 (fr) | 1993-09-17 |
IL104432A0 (en) | 1993-05-13 |
FR2688383B1 (fr) | 1995-02-03 |
GR930100091A (el) | 1993-11-30 |
ES2043534B1 (es) | 1994-05-16 |
ES2043534A1 (es) | 1993-12-16 |
TNSN93027A1 (fr) | 1994-03-17 |
ITMI922824A0 (it) | 1992-12-11 |
ITMI922824A1 (it) | 1994-06-11 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT101109A (pt) | Processo para a obtencao de azeite | |
DE3869183D1 (de) | Herstellung von ruebsamen-eiweissstoffen. | |
ES463209A1 (es) | Un procedimiento de regeneracion de papeles usados. | |
SE7704404L (sv) | Forfarande for peroxidblekning av hogutbytesmassa | |
ES8602374A1 (es) | Procedimiento para la preparacion de un almidon soluble en agua | |
NO803144L (no) | Fremgangsmaate til gjenvinningsbehandling av avfallspapir | |
KR910000038A (ko) | 대두스낵 및 그 제조방법 | |
KR930021795A (ko) | 효모 세포 고스트 제조 방법, 적어도 하나의 색원 및 글루칸-함유 효모 세포 고스트로 구성된 착색제 및 이의 생산방법 | |
ES2004846T3 (es) | Procedimiento para el blanqueado de pastas. | |
JPS57131716A (en) | Cosmetic for exclusive use to plantar skin | |
ES8400852A1 (es) | Procedimiento para la obtencion normalizada de modelos primarios en la fabricacion de calzado. | |
GB1019089A (en) | Method for producing blood meal and device therefor | |
US2269006A (en) | Shoe tree | |
NO911214D0 (no) | Programstyrt innmating av metallsmelte i et automatisk strengstoepeanleggs kokiller. | |
DE3482302D1 (de) | Durch einbringen in heisses wasser unverzueglich in den essfertigen zustand ueberfuehrbares trockenprodukt auf staerkebasis fuer die zubereitung von kloessen. | |
GB1121893A (en) | Improvements in or relating to the processing of rice | |
US1973281A (en) | Process of making vegetable product | |
GB1164986A (en) | Improvements in or relating to the Treatment of Oilseed Meals. | |
KR940013353A (ko) | 무취 마늘과 그 제조방법, 및 이 무취마늘을 주재로 하는 건강보조식품과 그 제조방법 | |
KR200403324Y1 (ko) | 신발용 건조기 | |
USD230649S (en) | Hydrotherapy foot tub | |
KR880002457A (ko) | 뚱딴지를 이용한 면의 제조방법 | |
SU115960A1 (ru) | Способ дезодорации изделий, например, искусственного каракул | |
JPS5513075A (en) | Preparation of bean-curd refuse | |
ES223625U (es) | Calzado ortopedico perfeccionado. |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 19931220 |
|
FC3A | Refusal |
Effective date: 19990629 |