PT100986B - Dispositivo de exposicao de informacoes - Google Patents

Dispositivo de exposicao de informacoes Download PDF

Info

Publication number
PT100986B
PT100986B PT100986A PT10098692A PT100986B PT 100986 B PT100986 B PT 100986B PT 100986 A PT100986 A PT 100986A PT 10098692 A PT10098692 A PT 10098692A PT 100986 B PT100986 B PT 100986B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
panels
selection
panel
rollers
order
Prior art date
Application number
PT100986A
Other languages
English (en)
Other versions
PT100986A (pt
Inventor
Frederic Houache
Original Assignee
Jean Marie Vigroux S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jean Marie Vigroux S A filed Critical Jean Marie Vigroux S A
Publication of PT100986A publication Critical patent/PT100986A/pt
Publication of PT100986B publication Critical patent/PT100986B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09FDISPLAYING; ADVERTISING; SIGNS; LABELS OR NAME-PLATES; SEALS
    • G09F11/00Indicating arrangements for variable information in which the complete information is permanently attached to a movable support which brings it to the display position
    • G09F11/30Indicating arrangements for variable information in which the complete information is permanently attached to a movable support which brings it to the display position the display elements being fed one by one from storage place to a display position
    • G09F11/32Indicating arrangements for variable information in which the complete information is permanently attached to a movable support which brings it to the display position the display elements being fed one by one from storage place to a display position the feeding means comprising belts or chains, e.g. endless belts or chains
    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09FDISPLAYING; ADVERTISING; SIGNS; LABELS OR NAME-PLATES; SEALS
    • G09F11/00Indicating arrangements for variable information in which the complete information is permanently attached to a movable support which brings it to the display position
    • G09F11/30Indicating arrangements for variable information in which the complete information is permanently attached to a movable support which brings it to the display position the display elements being fed one by one from storage place to a display position

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Displays For Variable Information Using Movable Means (AREA)
  • Control Of Vending Devices And Auxiliary Devices For Vending Devices (AREA)

Description

Resumo: (mãx. 150 palavras) (57)
O presente invento diz respeito a um dispositivo de exposição de informações, nomeadamente de informações publicitárias, compreendendo uma armação de suporte (10) dotada de uma janela de exposição (12), caracterizado por compreender um carregador (16) no qual se acha armazenado pelo menos um painel suporte de informações, uns meios de selecção e de preensão de um dos referidos painéis, e uns meios (14) de transferência desse painel para a zona da janela de exposição.
nQD.4 presente invento diz respeito a um dispositivo de exposição de, informações.
São já conhecidos diferentes dispositivos de exposição de informações, designadamente publicitárias. Existem assim painéis expositores que compreendem uma janela de exposição na qual vão aparecer informações previamente impressas numa tela enrolada num primeiro rolo que se acha disposto na parte inferior do painel expositor, ao mesmo tempo que um segundo rolo receptor, que se acha disposto na parte superior, enrola a tela ao longo de um comprimento correspondente à altura do cartaz.
Os painéis expositores deste tipo são geralmente motorizados e o cartaz é mudado periodicamente. Está mesmo previsto que o sentido de enrolamento-desenrolamento possa ser invertido, a fim de se poder fazer regressar novamente aos painéis já anteriormente expostos. Essas mudanças periódicas são comandadas por um autómato programável.
Os painéis expositores deste tipo constituem uma
evolução positiva em relaçao aos painéis expositores fixos que
recebem anúncios colados, mas ainda não são satisfatórios por
várias razões.
A razão principal é a falta de flexibilidade deste tipode painéis expositores. Com efeito, é preciso fazer uma tela com uma sucessão de cartazes, ordenados segundo uma determinada ordem, e esses cartazes irão ser apresentados segundo essa ordem, num ou noutro sentido, mas obrigatoriamente uns a seguir aos outros, cronologicamente.
Além disso, a passagem de um cartaz para outro pode ser estudada para um sentido de desfile, mas em contrapartida, a passagem no sentido inverso pode tornar-se muito desagradável para os espectadores.
Existe também uma razão de natureza económica, visto ser preciso executar por meio de serigrafia a totalidade das telas, sem que, apesar da programação, haja qualquer possibilidade de se intercalar um cartaz entre dois outros, de maneira que a programação tem que ser perfeitamente preestabelecida e as telas realizadas por encomenda. Além disso, é frequente acontecer que o controlo se efectue apenas por meio de uma temporização que faz com que um cartaz se vá manter visível na janela durante um determinado período de tempo e que desencadeia a passagem para o cartaz seguinte.
A utilização de dispositivos de exposição deste tipo apresenta igualmente um outro inconveniente, que é aquele que resulta do facto da operação de mudança de cartaz dificuldade ser uma operação demorada e difícil.
Existem outros dispositivos que utilizam rolos entre os quais vai ser estendida uma tela de suporte, transparente e não desmontável que vai ser disposta na armação de exposição. Cada cartaz é constituído por vários pedaços dispostos em alojamentos praticados na tela transparente de suporte. Esses pedaços são introduzidos uns a seguir aos outros nos correspondentes alojamentos, à maneira de um puzzle.
Quando se trata de cartazes com quatro metros por três metros, é preciso instalar oito cartazes de um metro por metro e meio na tela de suporte, de acordo com as normas de exposição actualmente em vigor. Não é difícil de perceber que a mudança de
cartaz é um processo demorado e delicado, no qual precisam de intervir geralmente duas pessoas simultaneamente durante longos períodos de tempo.
Além disso é evidente que durante estes longos períodos de mudança de cartazes, o dispositivo de exposição vai ficar imobilizado e por conseguinte sem poder ser utilizado e não rentável.
Esta operação de mudança ainda se torna mais fastidiosa nos casos em que os painéis de exposição se acham dispostos em altura, em postes colocados no centro de cidades ou outros centros urbanos e quando as condições climatéricas se tornam adversas.
comando à distância dos dispositivos de exposição desse tipo torna-se impossível de realizar, por um lado devido à ordem de passagem dos cartazes que é feita de uma maneira preestabelecida, e por outro lado devido ao facto de qualquer modificação ir dar origem a importantes períodos de imobilização.
Acontece que os mercados da publicidade e da comunicação requerem uma grande flexibilidade de utilização, e pode haver interesse em poder-se modificar a ordem de passagem das diferentes informações, modificar uma das informações sem se modificar as outras, ou simplesmente suprimir a passagem de uma das informações, mas mantendo a exposição das outras.
Por exemplo, no caso de um encontro desportivo, pode ser necessário aumentar o tempo de passagem de cartazes de um determinado anunciante, a pedido deste, em função da audiência que está a ter a retransmissão dessa manifestação desportiva através da televisão. Isso é impossível ser feito com os dispositivos actualmente existentes.
Também é necessário ter em atenção que os recintos fechados destinados à realização de provas desportivas ou de espectáculos são, por necessidade de rentabilidade, cada vez mais polivalentes e que as diferentes realizações se sucedem muito rapidamente e podem ser de tipos totalmente diferentes, com públicos diferentes, o que implica a necessidade de se proceder a rápidas mudanças dos cartazes a serem difundidos.
Por ocasião da realização de manifestações desportivas, é igualmente possível a ocorrência de prolongamentos do tempo de duração do encontro ou então a ocorrência de acontecimentos que desfasam a difusão das mensagens publicitárias ou da informação, de maneira que nos sistemas previamente estabelecidos é muitas vezes difícil modificar a programação.
Além disso, existe um tipo de informação publicitária que consiste em fazer circular veículos nos quais são dispostos painéis de exposição fixos nos quais são colados cartazes. Os sistemas deste tipo não são de utilização flexível visto que qualquer mudança de cartaz implica o regresso da viatura à empresa, a fim de se proceder à descolagem do cartaz e à recolagem de outro cartaz, ao passo que os sistemas automáticos de tela rolante tais como aqueles que foram anteriormente referidos, quer estejam instalados em postes ou em veículos, apresentam todos os inconvenientes de exploração anteriormente referidos.
presente invento propõe um dispositivo de exposição de informações, designadamente publicitárias, que é de uma grande flexibilidade de utilização, em que a programação preestabelecida pode ser modificada instantaneamente, em que a ordem de passagem
dos painéis de exposição pode ser modificada, que pode receber um painel suplementar ou todo um conjunto de novos painéis, que pode ser comandado de modo manual, ou por meio de uma programação interna ou à distância, que pode receber vários módulos justapostos, a fim de realizar um cartaz de largura muito grande, que é de custo pouco elevado, tanto sob o ponto de vista de manutenção do dispositivo propriamente dito como de exploração do referido dispositivo, que ocupa um volume reduzido, o que faz com que seja possível fazer o seu transporte sobre uma unidade móvel ou proceder à sua montagem sobre postes em locais fixos ou ainda sobre uma unidade capaz de pode ser deslocada manualmente rolando sobre o solo.
Para esse efeito, o dispositivo de exposição de informações, nomeadamente de informações publicitárias, de acordo com o invento é caracterizado por compreender uma armação de suporte dotada de uma janela de exposição, um carregador compreendendo pelo menos dois painéis suporte de informações, uns meios de selecção e de preensão de um dos referidos painéis, e uns meios de transferência desse painel para a zona da janela de exposição.
Os meios de selecção do dispositivo de acordo com invento compreendem mais particularmente uns indicadores que se acham aplicados nos painéis, defronte dos meios de preensão, e que são solidários com os meios de transferência.
De acordo com um modo de realização particular, os meios de transferência compreenderem pelo menos dois roletes, um rolete superior e um rolete inferior, pelo menos um dos quais é um rolete motor, em torno dos quais se acha enrolada uma banda de suporte em forma de anel fechado sobre a qual são aplicados os meios de preensão dos painéis.
De acordo com um modo de realização preferencial do invento, os meios de preensão compreendem uns electroímanes distribuídos ao longo de uma mesma linha paralela ao eixo de rotação dos roletes, sendo os meios de preensão propriamente ditos de cada um dos painéis constituídos pelos núcleos-êmbolo destes electroímanes, e os indicadores compreendem pelo menos duas linguetas salientes na zona do bordo superior de cada um dos painéis, encontrando-se cada uma destas linguetas dotada de um furo destinado a cooperar com a extremidade do núcleo-êmbolo do electroíman situado defronte da referida lingueta.
De acordo com uma outra característica do invento, a armação tem uma forma sensivelmente paralelepipédica, cuja largura e cuja altura correspondem sensivelmente à largura e à altura do painel que se destina a ser exposto e cuja espessura é uma espessura de valor reduzido, sensivelmente correspondente ao diâmetro dos roletes acrescentado da espessura do carregador que é disposto sobre a face posterior oposta à face que compreende a janela de exposição.
De acordo com uma outra característica, a armação compreende uma unidade de comando dos meios de selecção, de preensão e de transferência.
Dè acordo com uma outra característica do invento, o carregador é uma cassete amovível que compreende uma memória programada para a ordem de passagem e para o tempo de passagem dos painéis que se acham contidos no interior da referida cassete, bem como umas ligações por meio das quais é possível descarregar o conteúdo da memória programada da cassete para a unidade de comando.
Por outro lado, os módulos podem ser justapostos e ligados segundo o eixo longitudinal, a fim de ser possível realizar uma exposição com uma grande largura.
De acordo com um modo de realização particular, a armação é inclinada para trás, de modo a permitir o desengate e o empilhamento automático dos painéis por simples acção da gravidade.
De acordo com um modo de realização particular, o painel é constituído por uma placa, que serve de suporte aos indicadores e que se pode deformar de maneira a ajustar-se ao raio de curvatura dos roletes, sobre a qual é aplicada a informação propriamente dita.
invento irá ser em seguida descrito de acordo com modo de realização os desenhos anexos particular do invento, em correspondência nos quais:
um com a perspectiva invento;
Figura de um representa uma vista esquemática dispositivo de exposição de acordo em com o a
parcial, do
Figura representa uma vista de face e em dispositivo de exposição;
corte
Figura 3 representa uma vista com a
de exposiçãô de acordo com o invento, da;
de lado do dispositivo a tampa lateral retiraa Figura 4 representa uma vista tivo de exposição de acordo com o invento;
por detrás do disposi9
a Figura 5 representa uma vista esquemática e em perspectiva mostrando a disposição dos painéis no interior da cassete;
a Figura 6 é uma vista em pormenor de um electro-íman dos meios de selecção e preensão;
a Figura 7 representa uma vista em perspectiva explodida de um módulo fixo;
a Figura 8 representa uma variante de realização dos meios de selecção; e a Figura 9 é uma vista dos meios de preensão.
Na Figura 1 encontra-se representado um dispositivo de exposição de acordo com o invento, que compreende uma armação (10), uma janela de exposição (12), uns meios de transferência (14) e um carregador (16).
A armação (10) encontra-se representada na Figura 2, vista de face e em corte parcial. Pode-se considerar que esta armação tem uma forma sensivelmente paralelepipédica de grande largura e de grande altura, mas de reduzida profundidade.
Por outro lado, a armação (10) compreende um pé (18) solidário cçm a parte paralelepipédica que se acha orientado para a parte de trás da armação de maneira a conferir ao conjunto da armação uma certa estabilidade, tendo em conta que o paralelepípedo é ligeiramente inclinado para trás.
Além disso, no pé (18) estão integradas umas rodas (20), de maneira a permitir que o conjunto do dispositivo de exposição sé possa deslocar.
A janela de exposição (12) tem uma largura sensivelmente igual à do paralelepípedo, menos a espessura do invólucro que envolve o paralelepípedo e determina a formação da janela de exposição (12).
Esta janela de exposição (12) encontra-se orientada para a parte da frente do dispositivo e é delimitada por uma faixa superior (22) e uma faixa inferior (24) destinadas a ocultar os meios de transferência (14) que serão descritos ulteriormente.
Na Figura 2 encontra-se representada uma vista de face do dispositivo característico do invento, com um corte parcial.
A janela de exposição (12) compreende uma parede frontal transparente (26) que é fixa em relação à armação, mais particularmente em relação à faixa superior (22) e à faixa inferior (24), de maneira a assegurar a protecção e a estanqueidade do interior, da armação e dos órgãos que aí se acham contidos.
Os meios (14) de transferência dos painéis (28) compreendem um sistema mecânico (30) de transferência dos meios de preensão (32) e dos meios de selecção (34).
Conforme se acha representado de uma maneira pormenorizada na Figura 6, os meios de preensão (32) são constituídos pela extremidade do núcleo-êmbolo de um macaco electromagnético (36) que inclui um electroíman (38). A excitação deste electroíman (38) provoca o deslocamento dos meios de preensão (32), neste caso o êmbolo, no sentido indicado pela seta (40). Este macaco (36) é fixado directamente sobre uma pequena barra de suporte (41), solidária com uma banda em forma de anel fechado que vai passar em torno de dois tambores dentados (44) que são animados com um movimento de rotação por meio de um veio (46), indo o conjunto formado pelos sistemas mecânicos (30) superior e inferior ser sincronizado por meio de uma correia dentada (48) que vai cooperar com os tambores e que é solidária com a referida banda.
A motorização não foi indicada devido ao facto de ser em si mesma já bem conhecida pelos entendidos na matéria, e pode ser disposta entre os tambores (44) superior e inferior.
Está igualmente previsto que sobre as correias dentadas vão ser aplicados uns elementos compressores (50) , por exemplo do tipo lâminas de mola.
Nos lados existem umas falcas (52) solidárias com o invólucro que vão assegurar simultaneamente o guiamento da banda em forma de anel fechado (42) sobre a parte lateral oculta pela faixa superior (22) , ao mesmo tempo que desempenham funções de apoio para o veio (46) e fazem com que o painel se mantenha assente sobre a banda.
Por outro lado, a abertura cilíndrica que serve de apoio no interior da falca é uma abertura que atravessa a falca de lado a lado e o invólucro lateral encontra-se igualmente dotado de um furo colocado defronte da abertura da falca e dotado de um resguardo amovível.
carregador (16) é representado em pormenor e em vista parcial na Figura 5. O carregador compreende uma caixa ou cassete (54) no interior da qual são dispostos os painéis (28), paralelamente uns em relação aos outros, encontrando-se os painéis dotados de umas linguetas (56), respectivamente (A), (B) e (C), para os três painéis representados, encontrando-se estas linguetas colocadas a distâncias variáveis dos bordos, sendo os painéis alinhados uns em relação aos outros.
Cada uma das linguetas salientes encontra-se dotada de um furo (58) formado na sua parte superior, quer dizer acima do painel propriamente dito.
Por outro lado, esta cassete encontra-se dotada de uma memória (60) e de um elemento de ligação (62) destinado a ir ligar-se com um elemento de ligação, não representado, solidário com a armação do dispositivo de exposição.
Estes painéis são orientados de maneira a que as linguetas vão ficar colocadas na parte superior dos painéis.
A armação do dispositivo de exposição de acordo com o invento compreende um pé (18) apontado para trás que assegura a estabilidade do conjunto, conforme se acha representado de uma maneira pormenorizada na Figura 3.
No interior desse pé (18) está prevista a existência de uma unidade (64) de comando dos meios de selecção, de preensão e de transferência, indo esta unidade de comando ser alimentada pelas informações que se acham contidas na memória (60) graças ao elemento de ligação (62) da cassete.
A seguir irá ser descrito o modo de funcionamento do dispositivo.
O utilizador posiciona um módulo do dispositivo de exposição de acordo com o invento, tal como acaba de ser descrito, na zona onde pretende que sejam apresentadas as informações representadas nos painéis de exposição (28).
Uma cassete (54) compreende diferentes painéis (28), (28A), (28B), (28C), que são dispostos numa ordem qualquer no interior da cassete, indo a lingueta ficar orientada para cima e a face que contém as informações ficar orientada para a parte de trás do dispositivo.
A memória (60) da cassete foi programada com os tempos de passagem dos painéis e a ordem de passagem dos mesmos. Desde que a cassete esteja aplicada sobre a armação (10), as informações contidas na memória (60) vão, graças ao elemento de ligação (62), ser transferidas para a unidade de comando (64).
Portanto a unidade de comando (64) tem em memória os tops de passagem, as durações de passagem e as coordenadas dos painéis a serem passados.
Num determinado instante t está previsto que se faça a exposição do painel A. Por conseguinte, o electroíman (38) do macaco (36A), quer dizer, do macaco que se acha disposto defronte da lingueta’(A), irá ser alimentado de maneira a que o êmbolo que desempenha funções de suporte vá sair para fora do corpo do macaco (36) e passar através do furo (58) da lingueta (56A). A unidade de comando (64) irá então comandar o arranque da motorização, de maneira a fazer com que os tambores (44) comecem a rodar, arrastando consigo a correia dentada (48) que por sua vez
vai arrastar consigo a banda de suporte (42) sobre a qual são aplicados os macacos (36). 0 cartaz (A) vai ser então retirado da cassete (54), e a sua lingueta, que se acha montada de forma flexível em relação ao painel, vai ser arrastada e vai-se dobrar de maneira a acompanhar o perfil da banda (42) em forma de anel fechado, indo a lingueta ser assente e mantida pela parte interior da faixa (22), de maneira a fazer com que a lingueta não salte da extremidade do êmbolo dos meios de preensão (32).
A fim de limitar igualmente o desengate, a extremidade da cabeça do êmbolo é ligeiramente achatada, de maneira a conferir-lhe capacidade de bloqueamento.
Com efeito, assim que a banda (42) tiver sido animada de movimento de rotação, irá ser interrompido o fornecimento de energia eléctrica ao electroíman (38) do macaco (36), de modo a fazer com que o êmbolo vá recolher em relação ao corpo do macaco.
Quando a lingueta é arrastada, o painel semi-rígido vai dobrar-se e ajustar-se ao perfil da banda (42) e assim que der início à descida na janela de exposição (12), o painel vai ser assente contra a parede de protecção exterior transparente (26) por meio das molas dos elementos de assentamento (50).
Assim que o sistema de suporte e a lingueta ficarem ocultos pela faixa inferior (24), a unidade de comando irá fazer parar a motorização, de tal modo que a face do painel (A) portador das informações vai ficar perfeitamente posicionada na janela de exposição (12).
Logo que se tenha esgotado o tempo de exposição do painel (A), a unidade de comando vai alimentar de novo a motorização, a fim de que o painel (B) vá ser agarrado por uma segunda
série de macacos (36), e simultaneamente o painel (A) vai ser reconduzido à sua posição inicial.
Durante a rotação na parte inferior, a lingueta vai ser mantida sobre os meios de preensão (32) pela banda (24) , e depois de ter realizado o seu movimento de rotação, a lingueta irá ser mantida pela acção da gravidade, indo o painel exercer uma tracção no sentido de cima para baixo graças à acção do seu próprio peso.
Logo que o painel se achar situado na zona da cassete, tendo em conta a inclinação da armação, a parte inferior do painel vai alojar-se no interior da cassete. Então basta excitar o electroíman do macaco (36) para que a lingueta se vá desengatar dos meios de preensão (32). O painel, de rigidez suficiente, vai assentar sobre o painel (C) ficando na cassete. Durante esta fase, o painel (B) foi colocado no local da janela de exposição (12) e subsiste nessa posição durante o período de tempo programado.
A unidade de comando provoca assim a exposição dos diferentes painéis nos diferentes momentos e durante os períodos de tempo estabelecidos.
A programação pode ser prevista de ‘ maneira a que a seguir ao painel (B) apareça o painel (C), mas é igualmente possível fazer com que depois do painel (C) apareça directamente o painel (A). com efeito, a ordem cronológica de passagem é indiferente visto que os macacos podem engatar as linguetas face a face. Por conseguinte basta programar o movimento do macaco correspondente às linguetas do painel que se desejar que seja exposto, não estando dependentes uma da outra a ordem de passagem dos painéis e a ordem de recolocação dos painéis na cassete.
O utilizador também pode mudar de uma maneira quase instantânea os painéis de exposição. Para isso basta preparar uma cassete e introduzir na memória (60) as informações necessárias, depois trocar a primeira cassete pela segunda, indo as informações que foram transmitidas ã unidade de comando pela primeira cassete ser apagadas e substituídas pelas informações contidas na memória (60) da segunda cassete.
A utilização que acaba de ser descrita foi realizada no âmbito de uma unidade autónoma, mas é igualmente possível comandar à distância a ordem de passagem dos painéis.
Nesse caso, a cassete não comporta memória e a unidade de comando (64) acha-se ligada por meio de uma ligação rádio ou por meio de um cabo a um posto de comando que pode ser um programa previamente introduzido num microcomputador.
A unidade de comando vai então ficar em ligação directa com a sequência preestabelecida no microcomputador, o que irá permitir modificar em tempo real a ordem de passagem dos painéis, ou então simplesmente a duração do tempo de passagem dos painéis.
Se o utilizador desejar adicionar mais painéis publicitários, basta-lhe introduzir esses novos painéis no interior da cassete que se acha colocada, depois comandar com a ajuda do programa do microcomputador a ordem e a duração do tempo de passagem desses novos painéis em relação aos outros.
A descrição que acaba de ser apresentada diz respeito a um módulo de dispositivo de exposição, mas é igualmente possível justapor vários módulos de maneira a obter-se painéis de grande largura. Nesse caso, Os resguardos dispostos sobre os invólucros laterais são retirados, são introduzidas umas peças de ligação próprias para ligar entre si os veios (46) dos diferentes módulos, que passam assim a constituir um único dispositivo de exposição compreendendo vários módulos.
Basta adaptar a ordem de passagem dos painéis, indo a sincronização ser obtida através da ligação mecânica dos veios de transmissão de movimento de rotação.
Existem várias variantes que resultam directamente do invento.
Deste modo, o sistema de selecção e de preensão com macaco, linguetas e furos pode ser substituído por simples linguetas e meios de preensão com pinças.
Do mesmo modo, os meios de preensão, quer dizer o êmbolo, pode ser ele próprio um electroíman sobre o qual a lingueta coberta por uma película metálica poderia ir assentar por efeito da acção de forças magnéticas.
Quanto ao dispositivo de motorização e de transmissão de movimento de rotação entre dois rolos, pode-se admitir a utilização de rolos inteiriços com motor interior, rolos de barras, carretos com corrente de transmissão, ou qualquer outro sistema de transmissão ao alcance dos entendidos na matéria.
Do mesmo modo, a armação pode ser modificada, < no que respeita à sua inclinação, ou ainda ao seu exterior geral. Um tal dispositivo de exposição pode ser sobre postes, por exemplo para exposição de cartazes em ou outros centros urbanos, ou então instalado sobre um para a exposição urbana móvel de cartazes.
damente designa. aspecto montado cidades veículo
Quanto aos materiais que podem ser utilizados na construção da armação, temos que o modo de realização preferencial do invento prevê a utilização de materiais compósitos ou, de uma maneira .mais geral, de materiais plásticos que permitam a fabricação de peças de grandes dimensões através do processo de vazamento em moldes, ao passo que as diferentes fachadas transparentes, os painéis e a banda dos meios de transferência deverão ser feitos em materiais adequados tais como o policarbonato, as folhas plastificadas no caso dos painéis e uma tela de plástico transparente no caso da banda em forma de anel fechado.
A realização dos painéis pode ser vantajosamente efectuada a partir de folhas de plástico cujos bordos laterais são rigidifiçados por meio de uma tira metálica, ligeiramente arqueada transversalmente, equivalente a uma fita métrica, de maneira a conferir ao painel uma rigidez suficiente quando este se acha em posição vertical, ao mesmo tempo que permite que o painel se dobre com facilidade no momento em que for efectuado o início da dobragem.
sistema pode ser iluminado, por exemplo por meio de lâmpadas fluorescentes colocadas por detrás dos painéis.
Do mesmo modo, os meios de enganche podem ser constituídos por um dente escamoteável, um balão insuflável, ou um mandril expansível, dispostos na extremidade de uma haste móvel, indo esses diversos meios cooperar com os furos das linguetas dos painéis.
De acordo com o invento, está prevista a existência de uma variante de realização que se acha representada nas Figuras 7, 8 e 9 e que apesar de utilizar uma estrutura cuja forma é genericamente semelhante à estrutura do modo de realização que acaba de ser descrito, difere essencialmente daquela devido ao facto dos meios de selecção e os meios de preensão serem independentes.
Na Figura 7, que é uma vista em perspectiva explodida do módulo de acordo com a variante do invento, encontra-se representada uma armação de suporte (100) que compreende um pedestal (102) assim como duas chapas laterais (104) e (106).
Ê prevista a existência de umas nervuras (108), de perfil ligeiramente curvo, próprias para servir de apoio aos cartazes.
É igualmente prevista a existência de uma unidade de comando (110) própria para comandar o funcionamento do conjunto do dispositivo, compreendendo além disso a armação uma guia superior (112), uns meios de selecção (114), uns meios de preensão (116) e uns meios de transferência (118).
A armação compreende além disso uma janela de exposição protegida por uma placa (120) de material transparente. Os meios de selecção (114) encontram-se representados de uma maneira pormenorizada na Figura 8.
Os referidos meios de selecção compreendem um veio (120) de secção quadrada que se acha montado de forma articulada em relação à armação, rodando em torno do eixo (122) , apoiado através dos munhões (124).
Os meios de selecção (114) compreendem igualmente uma peça (126) que é montada de maneira a poder deslocar-se com um movimento alternativo de translação nos dois sentidos, conforme indicado pela seta (128), graças a um conjunto carreto-cremalheira (130) que é accionado por meio de um motor (132) de rotação
descontínua, por impulsos, que se acha ligado dê''uma maneira conhecida à.....unidade de comando (110).
Esta peça (126) compreende uns dedos de selecção (134).
Por outro lado, um outro moto-redutor (136) permite, graças a um conjunto de biela-manivela (138) , animar o veio (120) com um movimento de rotação alternativo, fazendo assim com que os dedos (134) vão ser escamoteados durante a realização do movimento de translação e vão ser projectados para fora durante a realização da operação de selecção.
Umas carnes (140), laterais e fixas em translação, vão fazer com que uns dedos de selecção complementares (142) fixos em translação sejam obrigados a rodar, indo assim assegurar simplesmente uma segurança de selecção do cartaz graças a uns indicadores laterais de que os cartazes são portadores em complemento dos indicadores de selecção.
Os meios de transferência (118) compreendem uns meios de preensão (116) que são solidários com uma correia (144) dos meios de transferência (118), compreendendo estes meios de preensão uns elementos (148) em forma de U invertido, abertos para a parte de baixo, que se acham equipados com umas linguetas de bloqueamento ou imobilização (150) que se vão alojar nas janelas laterais (152) do cartaz (146).
Deste modo, por efeito da acção da gravidade, o cartaz vai bloquear o dedo ou lingueta (150), ao passo que um corpo (156) fixo e solidário com o chassis vai permitir escamotear o dedo de bloqueamento (150) depois do conjunto ter efectuado uma volta graças aos meios de transferência.
Χ'·/ χ -ς* < „ ' Λ-.·
Estes meios de transferência (118) são''sensivelmente idênticos aos utilizados no modo de realização principal.
Com efeito, estes meios de transferência (118) compreendem duas chapas laterais (160), dois rolos, um rolo superior (162) e um rolo inferior (164), que são animados com um movimento de rotação por meio de um conjunto de engrenagens (166) e de um moto-redutor (168), sendo as correias (144) estendidas entre os dois rolos superior (162) e inferior (164).
O.funcionamento é idêntico ao do primeiro modo de realização, com excepção do facto de que os meios de selecção não são solidários com os meios de transferência, mas solidários com o chassis.
Lisboa, 20 de Outubro de 1992
J. PEREIRA DA CRU2 Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 10-A 3? 1200 LISBOA

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    ia. - Dispositivo de exposição de informações, nomeadamente de informações publicitárias, compreendendo uma armação de suporte (10) dotada de uma janela de exposição (12), caracterizado por compreender um carregador (16) no qual se acha armazenado pelo menos um painel (28) suporte de informações, uns meios de selecção (34) e de preensão (32) de um dos referidos painéis, e uns meios (14) de transferência desse painel para a zona da janela de exposição.
  2. 2^. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os meios de selecção (34) compreenderem uns indicadores (56) que se acham aplicados nos painéis, defronte dos meios de preensão (32) , e que são solidários com os meios de transferência.
  3. 3^. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por os meios de transferência (14) compreenderem pelo menos dois roletes (44), um rolete superior e um rolete inferior, pelo menos um dos quais é um rolete motor, em torno dos quais se acha enrolada uma banda de suporte (42) em forma de anel fechado sobre a qual são aplicados os meios de preensão (32) dos painéis.
  4. 4^. - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por os meios de preensão (32) compreenderem uns macacos (36) de electroíman (38) distribuídos ao longo de uma mesma linha paralela ao eixo de rotação dos roletes, sendo os meios de preensão propriamente ditos de cada um dos painéis constituídos pelos êmbolos; destes electroímanes, e poros indicadores (56) compreenderem pelo menos duas linguetas salientes na zona do bordo superior de cada um dos painéis, encontrando-se cada uma destas linguetas dotada de um furo (58) destinado a cooperar com o êmbolo do electroíman situado defronte da referida lingueta.
  5. 5^. - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a armação (10) ter uma forma sensivelmente paralelepipédica, cuja largura e cuja altura correspondem sensivelmente à largura e à altura do painel que se destina a ser exposto e cuja espessura é uma espessura de valor reduzido, sensivelmente correspondente ao diâmetro dos roletes acrescentado da espessura do carregador que é disposto sobre a face posterior oposta à face que compreende a janela de exposição.
  6. 6â. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a armação (10) compreender uma unidade (64) de comando dos meios de selecção, de preensão e de transferência.
    - Dispositivo de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado por o carregador (16) ser uma cassete amovível que compreende uma memória programada para a ordem de passagem e para o tempo de passagem dos painéis que se acham contidos no interior da referida cassete, bem como umas ligações (62) por meios das quais é possível descarregar o conteúdo da memória programada da cassete para a unidade de comando (64).
  7. 8^. - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender uns módulos que se acham dotados de uns meios de ligação e de sincronização segundo o eixo longitudinal dos roletes, a fim de ser possível realizar uma exposição com uma grande largura.
  8. 9^. - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a armação (10) ser inclinada para trás, de modo a permitir o desengate e o empilhamento automático dos painéis (28) por simples acção da gravidade.
  9. 10§. - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por cada um dos painéis (28) ser constituído por uma placa, que serve de suporte aos indicadores (56) , que se pode deformar de maneira a ajustar-se ao raio de curvatura dos roletes, sobre a qual é aplicada a informação propriamente dita.
    llâ. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender uns meios de selecção (114) solidários com a armação de suporte (100) e uns meios de preensão (116) solidários com os meios de transferência (118), compreendendo cada um dos painéis uns indicadores próprios para irem cooperar com os meios de selecção e umas linguetas laterais de preensão próprias para irem cooperar com os meios de preensão (116).
  10. 12â. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por os meios de selecção compreenderem uns dedos móveis (134) que se podem deslocar com um movimento de translação paralelamente ao eixo longitudinal dos roletes e entre duas posições, numa das quais os referidos dedos se acham recolhidos e na outra das quais os referidos dedos ficam salientes a fim de poderem cooperar com os indicadores do cartaz seleccionado.
  11. 13- Dispositivo de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado por os meios de selecção compreenderem uma manga (126) de suporte dos dedos de selecção (134) que se acha montada num veio (120) cuja secção transversal apresenta várias faces, sendo os referidos meios de selecção animados com um movimento de rotação alternativo por meio de um conjunto constituído por um motor (136) e por um sistema de biela-manivela (138), sendo a manga (126) solidária com a cremalheira de um conjunto (130) constituído por uma cremalheira e por um carreto accionado por um motor (132) que é próprio para promover a realização dos movimentos de translação da referida manga (126) sobre o veio (120).
PT100986A 1991-10-22 1992-10-20 Dispositivo de exposicao de informacoes PT100986B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP91402815A EP0538532B1 (fr) 1991-10-22 1991-10-22 Dispositif d'affichage d'informations

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT100986A PT100986A (pt) 1994-05-31
PT100986B true PT100986B (pt) 1999-07-30

Family

ID=8208627

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT100986A PT100986B (pt) 1991-10-22 1992-10-20 Dispositivo de exposicao de informacoes

Country Status (17)

Country Link
EP (1) EP0538532B1 (pt)
CN (1) CN1046365C (pt)
AR (1) AR246816A1 (pt)
AT (1) ATE148801T1 (pt)
AU (1) AU2948092A (pt)
DE (1) DE69124607T2 (pt)
DK (1) DK0538532T3 (pt)
ES (1) ES2099741T3 (pt)
GR (1) GR3023320T3 (pt)
IE (1) IE78013B1 (pt)
MC (1) MC2323A1 (pt)
MX (1) MX9206053A (pt)
NZ (1) NZ244809A (pt)
PT (1) PT100986B (pt)
UY (1) UY23492A1 (pt)
WO (1) WO1993008557A1 (pt)
ZA (1) ZA928161B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2721741A1 (fr) * 1994-06-28 1995-12-29 Michel Chevassus Module autonome et pilote de stockage, de sélection et de présentation d'affiches.

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3582937A (en) * 1969-04-21 1971-06-01 American Sign & Indicator Co Display sign and controls
DE8911618U1 (de) * 1989-09-29 1989-12-28 Fassauer, Angelika Vorrichtung zur Halterung von hinterleuchtbaren Werbeträgern

Also Published As

Publication number Publication date
ATE148801T1 (de) 1997-02-15
MC2323A1 (fr) 1993-10-25
CN1046365C (zh) 1999-11-10
IE78013B1 (en) 1998-02-11
WO1993008557A1 (fr) 1993-04-29
EP0538532A1 (fr) 1993-04-28
EP0538532B1 (fr) 1997-02-05
ES2099741T3 (es) 1997-06-01
DE69124607T2 (de) 1997-09-04
DE69124607D1 (de) 1997-03-20
UY23492A1 (es) 1992-11-05
AU2948092A (en) 1993-05-21
MX9206053A (es) 1993-05-31
PT100986A (pt) 1994-05-31
GR3023320T3 (en) 1997-08-29
IE922756A1 (en) 1993-05-05
ZA928161B (en) 1994-10-05
DK0538532T3 (da) 1997-08-18
AR246816A1 (es) 1994-09-30
NZ244809A (en) 1995-05-26
CN1076046A (zh) 1993-09-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4739567A (en) Display window aperture advertising medium
US7155848B2 (en) Apparatus for a scrolling sign
KR100309821B1 (ko) 포스터 세트를 개별적 및 선택적으로 디스 플레이하기 위한 장치
PT100986B (pt) Dispositivo de exposicao de informacoes
US6691441B1 (en) Device for individually and selectively displaying a set of posters
CA2198321A1 (en) A variable display device
US3829997A (en) Changeable message sign removable cassette
JP2885512B2 (ja) 順次図形材料表示装置
ES1077634U (es) Expositor publicitario
RU62278U1 (ru) Рекламная конструкция
BG64915B1 (bg) Устройство за демонстриране на рекламни материаличрез селективно разглеждане
US6023868A (en) Device for selectively displaying information
JP2002528750A (ja) 表示パネル
KR102035804B1 (ko) 자동 플래그 게양 장치
JP2631198B2 (ja) 標識体
CS163592A3 (en) Panel for displaying information, particularly advertising notices
CN210032872U (zh) 市政公路施工警示设备
ES2216262T3 (es) Dispositivo de enganche para paneles arrollables, en particular para displays de informacion con paneles intercambiables.
KR102126618B1 (ko) 광고 기능을 갖는 주차 차단기
JPS6224305Y2 (pt)
DE10021959A1 (de) Rollband- oder Rollvorhang-Werbevorrichtung zur dynamischen Wiedergabe von Bild- und/oder Schriftinformationen, sowie Zuschnitt zur Herstellung eines Rollvorhanges
JP3840324B2 (ja) 組立て式車輌検問柱
CN210294799U (zh) 一种便于收卷的露天电影幕布
JPH10502185A (ja) ポスターの収納、選択および表示のための自己包含ガイドユニット
JPS6344845Y2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19931207

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990420

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20001031