PT100579A - Processo para o tratamento de depuracao de aguas de esgoto municipais e instalacao que utiliza o referido processo - Google Patents

Processo para o tratamento de depuracao de aguas de esgoto municipais e instalacao que utiliza o referido processo Download PDF

Info

Publication number
PT100579A
PT100579A PT100579A PT10057992A PT100579A PT 100579 A PT100579 A PT 100579A PT 100579 A PT100579 A PT 100579A PT 10057992 A PT10057992 A PT 10057992A PT 100579 A PT100579 A PT 100579A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
anaerobic
reactor
process according
sludge
denitrification
Prior art date
Application number
PT100579A
Other languages
English (en)
Inventor
Andrea Tilche
Gilberto Garuti
Original Assignee
Enea Ente Nuove Tec
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Enea Ente Nuove Tec filed Critical Enea Ente Nuove Tec
Publication of PT100579A publication Critical patent/PT100579A/pt

Links

Classifications

    • Y02W10/12

Landscapes

  • Purification Treatments By Anaerobic Or Anaerobic And Aerobic Bacteria Or Animals (AREA)

Description

ENEA ENTE PER LE NUOVE TECNOLOGIE, L1ENERGIA E L*AMBIENTE "PROCESSO PARA O TRATAMENTO DE DEPURAÇÃO DE ÁGUAS DE ESGOTO MUNICIPAIS E INSTALAÇÃO QUE UTILIZA O REFERIDO PROCESSO" A presente invenção refere-se ao sector da Engenharia do Ambiente e, mais precisamente, refere-se a um processo para o tratamento de depuração de líquidos, em particular águas de esgoto municipais. Faz também parte integrante da invenção a instalação em que se utiliza o mencionado processo.
Na Itália, as águas de esgoto municipais são desde há longa data tratadas em instalações de depuraçao aerobias com lamas activas. Este sistema, que se emprega desde o início do século, sofreu um rápido e contínuo desenvolvimento em todo o mundo, demonstrando ser o tipo de instalações mais versátil das águas de esgoto em geral e das municipais em particular. A denominação do processo com lamas activas deriva do facto de que, no tratamento de depuração, se desenvolve uma massa de lamas que arrastam os componentes inquinantes. O esquema convencional deste sistema é constituído por três fases principais : a) um tratamento primário, em que os líquidos de esgoto são
preventivamente submetidos a tratamentos preliminares de passagem através de redes grosseiras e finas, com eventual trituração e separação de areia; em seguida, depois da eventual eliminação de ôleo e desengorduramento, são enviadas à sedimentação primária, onde se deposita grande parte dos sólidos sedimentáveis; b) um tratamento secundário ou biológico das substâncias orgânicas dissolvidas e coloidais que se encontram no líquido sobrenadante da sedimentação primária. Esta fase compreende uma acção oxidante através de um sistema de arejamento interno artificial durante intervalos de tempo que variam de acordo com o tipo de líquido e com os critérios de dimensionamento; c) um tratamento das lamas; as lamas em excesso são normalmente retiradas a montante da fase de sedimentação primária, de modo que, misturando-se com as lamas primárias, estas são submetidas a um processo de espessamento sobre o fundo dos vasos de sedimentação e a mistura das lamas mistas é submetida a estabilização (necessária dada a sua elevada putrescibilidade) por digestão anaeróbia ou aeró-bia, e depois a uma desidratação que precede a saída.
Entre os vários inconvenientes e problemas que apresenta um processo biológico com lamas activas, o que preocupa princi- -3-
palmente o estado actual da técnica é a digestão final das lamas produzidas eplo sistema ou, melhor, a grande quantidade de lamas produzida, que depois deverão ser descarregadas. A dificuldade de se conseguirem sítios apropriados para a descarga final dos refugos sólidos em descargas controladas é um dos maiores problemas ambientais que interessam ao nosso país. A legislação vigente (D. L. 915/82) estabelece que as lamas provenientes do tratamento de águas de esgoto sejam tratadas como esgotos assimiláveis aos resíduos sólidos urbanos, em descargas de primeira categoria, ou como rejeições tóxicas ou nocivas em descargas de segunda categoria.
Com base nisto e em outros problemas relacionados com a capacidade de remoção dos compostos tóxicos e nocivos, realizam--se há vários anos investigações em diversas partes do mundo para a utilização de processos anaeróbios no tratamento de águas de esgoto urbanas.
De factô, o processo anaeróbio apresenta uma baixa produção de lamas em relação à quantidade de substância orgânica retirada (da ordem de cerca de 0,1 kg VSS por kg de COD eliminado e igual a cerca de 1/5 a 1/10 do produzido por um sistema com lamas activas).
No tratamento anaeróbio das águas urbanas, não é, no en- tanto, economicamente conveniente operar a um nível de temperatura do processo óptimo (30 a 35°C) como acontece normalmente na estabilização das lamas. Além disso, a complexidade do processo biológico anaeróbio comporta a presença de numerosos compostos intermédios tais como sulfuretos e amoníaco, que, além de determinarem um COD solúvel à saída mais elevado em relação a um processo aeróbio, são substâncias inquinantes que são eliminadas . O objectivo da presente invenção é o de proporcionar um processo que, aliando as solicitações de ambos os sistemas conhecidos, permita simultaneamente uma elevada percentagem de remoção dos parâmetros considerados na legislação e uma menor produção de lamas em relação a uma instalação aeróbia convencional.
De acordo com a presente invenção, prevê-se um processo anaeróbio/anóxico/aeróbio ("ANANOX") para o tratamento dos es-gostos urbanos, caracterizado pelo facto de compreender três fases bem separadas, constituídas por um primeiro tratamento anaeróbio, a que se segue uma fase anóxica, seguida depois por uma fase aeróbia final. A invenção será descrita agora com referência ao único desenho anexo, que representa o esquema do processo e da instalação de depuração em que o mesmo ê aplicado.
Com referência ao desenho, a água de descarga a tratar entra num feactor ABR (Anaerobic Baffled Reactor), que compreende três câmaras 1, 2 e 3, em que têm lugar quer a sedimentação primária quer uma parte da remoção anaeróbia do carbono orgânico. A câmara 3 do reactor ABR é mantida em condições anóxicas e nela efectua-se a desnitrificaçio. Na citada câmara, misturam-se os efluentes provenientes da nitrificação e da fase anaeróbia. O influente anaeróbio constitui a fonte de carbono exterior para o processo de desnitrificaçao, fornecendo matéria orgânica.
Esse sistema de processo permite além disso aproveitar as potencialidades de alguns microrganismos que conseguem utilizar os sulfuretos como doadores de electrões para a desnitrifi-cação.
Na parte terminal da câmara de desnitrificação 3, coloca-se um sedimentador anaeróbio 4, que tem a função de intrapo-lar as lamas anaeróbias/anóxicas, evitando a sua passagem para a fase oxidante seguinte. As lamas assim separadas são recircula-das para a entrada do reactor dividido em compartimentos. A mistura que sai do reactor é submetida a arejamento que, além dè permitir a ulterior remoção do COD, nitrifica a parte do azoto amoniàcal ainda não oxidada.. Depois da câmara 4, -6-
têm-se em seguida as fases de nitrificação em 5 e a sedimentação final em 6. A recirculação para a desnitrificação, de maneira diferente em relação às instalações tradicionais, interessa o refluxo clarificado â saída e não a mistura arejada. Também deste modo mantêm-se separadas as lamas anaeróbias/anóxicas das aeróbias. Esta separação é extremamente importante a fim de evitar a formação de biomassa filamentosa na fase oxidativa, que provocaria dificuldades de sedimentação final.
As lamas em excesso sao extraídas do fundo das primeiras duas câmaras 1 e 2 do reactor compartimentado e do sedimentadõr final 6. 0 processo acima descrito permite optimizar separadamente cada uma das fases de tratamento, favorecendo uma menor sensibilidade às flutuações dos parâmetros operativos e, em certa medida, protege a zona aeróbia e, em particular, as baterias nitrif icantes contra a acção das substâncias tóxicas externas (por exemplo, compostos clorados), na medida em que estes podem ser decompostos e biodegradados na primeira fase anaeróbia.
Pela análise dos resultados obtidos no trabalho experimental realizado em escala piloto, verificou-se que o processo de acordo com a presente invenção apresenta várias vantagens, -7-
entre as quais níveis muito baixos de COD e de sólidos â saída e também com utilização de baixas temperaturas, acompanhado de uma produção de lamas três a cinco vezes inferior â das instalações convencionais. Verificou-se, além disso, uma grande diminuição de azoto na entrada através da desnitrificação anóxica, sem adicionar nenhum composto de carbono. A presente invenção foi ilustrada e descrita com referência a uma sua forma de realização preferida, mas entende-se que se possam realizar variantes de execução na prática realizadas por quaisquer especialistas na matéria sem que, no entanto, se saia do âmbito de protecção do presente pedido de patente de invenção.

Claims (13)

  1. -8- -8-
    REIVINDICAÇÕES 1. - Processo para a depuração de líquidos em geral, particulamente das águas de esgoto municipais, caracterizado pelo facto de compreender tris fases separadas e distintas, constituídas por um primeiro tratamento anaeróbio, por uma fa se anóxica intermédia e por uma fase aeróbia final.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, cara£ terizado pelo facto de se realizar a primeira fase introduzin do o líquido a depurar tal e qual se encontra num reactor anaeróbio do tipo compartimentado, onde têm lugar quer a sedi mentação primária quer a eliminação anaeróbia parcial do carbono orgânico.
  3. 3. - Processo de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de o referido reactor possuir tris compartimentos, dois dos quais efectuam a fase anaeróbia, enquanto o compartimento final serve para a desnitrificação.
  4. 4. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de, nas mencionadas duas primeiras -9-
    camaras do reactor compartimentado, se recuperar o gás metano produzido a partir dos líquidos a depurar.
  5. 5. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de, na continuação do terceiro compartimento do citado reactor, se prever um sedimentador anaeróbio (aparador de lamas), que efectua a separação da biomassa anaeróbia/anóxica da biomassa aeróbia.
  6. 6, - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de a referida fase de separação ser integrada mediante reciclagem, na câmara ou compartimento de desnitrificação, do efluente clarificado e retirado a jusante da fase de sedimentação final, junto da saída do material depurado.
  7. 7. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de as lamas separadas no sedimentador anaeróbio serem recirculadas para a entrada do reactor compartimentado. *
  8. 8. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de o efluente do último compartimento do reactor ser submetido a nitrificação e depois a uma fase final de sedimentação. -10-
  9. 9. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de uma fracção do material que se áe posita no fundo da câmara de sedimentação final ser recircula da para montante da câmara de nitrificaçao.
  10. 10. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo facto de a desnitrificação na câmara terminal do reactor ser realizada utilizando parte da substancia orgânica ainda não degradada como substrato para o desenvolvimento de bactérias desnitrificantes .
  11. 11. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo facto de a desnitrificação na câmara terminal do reactor compartimentado se realizar utilizando também os sulfuretos produzidos nas câmaras anaeróbias como substrato para a desnitrificação.
  12. 12. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo facto de as lamas em excesso serem extraídas do fundo das duas primeiras câmaras do reactor compartimentado (lamas anaeróbias) e do sedimentador final (lamas aeróbias).
  13. 13.- Instalação para a depuração de líquidos em ge ral, particularmente para a depuração de águas de esgoto -11- municipais, que utiliza o processo de acordo com as reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo facto de ser constituída por um reactor (A3R) que compreende três câmaras (1), (2) e (3) em que têm lugar quer a sedimentação primária quer uma parte da remoção anaeróbia do carbono orgânico a partir da água de descarga que entra no referido reactor, estando a câmara (3) do reactor mantida sob condições anõxicas e efectuando-se nela a desnitri_ ficação, misturando-se os efluentes provenientes da nitrifica-ção e da fase anaeróbia, colocando-se um sedimentador anaeróbio (4) que tem a função de intrapolar as lamas anaeróbias/anõxicas, evitando a sua passagem para a fase oxi-dante seguinte, sendo as lamas assim separadas recirculadas para a entrada do reactor dividido em compartimentos, seguindo--se finalmente as fases de nitrificação em (5) e a sedimentação final em (6). o Aoente Oficial da Prepned^de Industriei
PT100579A 1991-06-10 1992-06-09 Processo para o tratamento de depuracao de aguas de esgoto municipais e instalacao que utiliza o referido processo PT100579A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT91RM407 IT1249625B (it) 1991-06-10 1991-06-10 Procedimento per il trattamento depurativo delle acque di scarico municipali, e impianto che utilizza il detto procedimento

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT100579A true PT100579A (pt) 1993-08-31

Family

ID=11400188

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT100579A PT100579A (pt) 1991-06-10 1992-06-09 Processo para o tratamento de depuracao de aguas de esgoto municipais e instalacao que utiliza o referido processo

Country Status (4)

Country Link
ES (1) ES2042424B1 (pt)
GR (1) GR1001638B (pt)
IT (1) IT1249625B (pt)
PT (1) PT100579A (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2068750B1 (es) * 1992-03-31 1995-11-01 Meiring Pieter G J Tratamiento de aguas residuales.
CN112607977B (zh) * 2020-12-30 2022-11-11 广东锦帆环保科技有限公司 适用于高原生活污水处理的双污泥除磷脱氮装置和工艺

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4056465A (en) * 1976-04-12 1977-11-01 Air Products And Chemicals, Inc. Production of non-bulking activated sludge
FR2456712A1 (fr) * 1979-05-16 1980-12-12 Degremont Procede et installation pour l'elimination de la pollution carbonee et azotee des eaux usees
US4271026A (en) * 1979-10-09 1981-06-02 Air Products And Chemicals, Inc. Control of activated sludge wastewater treating process for enhanced phosphorous removal
NL8006094A (nl) * 1980-11-07 1982-06-01 Landbouw Hogeschool Werkwijze voor het zuiveren van afvalwater en/of afvalwaterslib.
DE3507388A1 (de) * 1985-03-02 1986-09-04 Böhnke, Botho, Prof. Dr.-Ing., 5100 Aachen Verfahren fuer die reinigung von abwasser
EP0293521A3 (de) * 1987-06-04 1989-01-04 GebràœDer Sulzer Aktiengesellschaft Verfahren zur biologischen Reinigung von Wasser oder Abwasser von organischen stickstoffhaltigen verunreinigungen
IT1223293B (it) * 1987-08-07 1990-09-19 Snam Progetti Procedimento per la depurazione bilogica di acque reflue
US5013441A (en) * 1988-07-20 1991-05-07 Goronszy Mervyn C Biological nutrient removal with sludge bulking control in a batch activated sludge system
US4919815A (en) * 1989-02-06 1990-04-24 Zimpro/Passavant Inc. Two-stage anaerobic/aerobic treatment process
EP0396142A1 (de) * 1989-05-03 1990-11-07 Mitteldeutsche Wasser- und Umwelttechnik AG Halle Verfahren und Vorrichtungen zur Steuerung biologischer Prozesse zur Phosphor- und Stickstoffeliminierung in Belebtschlammanlagen
IT1240837B (it) * 1990-05-18 1993-12-17 Fosflex Procedimento ed impianto per la depurazione biologica delle acque reflue

Also Published As

Publication number Publication date
ITRM910407A1 (it) 1992-12-10
GR1001638B (el) 1994-08-31
ES2042424B1 (es) 1994-06-01
ITRM910407A0 (it) 1991-06-10
ES2042424A1 (es) 1993-12-01
IT1249625B (it) 1995-03-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5182021A (en) Biological process for enhanced removal of ammonia, nitrite, nitrate, and phosphate from wastewater
US5811009A (en) Method and system for improved biological nitrification of wastewater at low temperature
AU2661292A (en) Method and system for biologically removing nitrogen from wastewater
KR101010053B1 (ko) 하수 처리 장치
KR19980051067A (ko) 포스트립 공법을 개조한 생물학적 인 및 질소 동시 제거장치
KR100428047B1 (ko) 역유입 슬러지를 이용한 오폐수 정화장치 및 방법
Subramaniam et al. Efficient biological nutrient removal in high strength wastewater using combined anaerobic-sequencing batch reactor treatment
Nichols Full scale experimentation on the new Johannesburg extended aeration plants
KR910003004B1 (ko) 생물학적 질소와 인의 제거법 및 그 처리장치
KR100430382B1 (ko) 고농도 유기물, 질소, 인 함유 축산폐수의 처리 방법 및 그에 사용되는 처리 시스템
PT100579A (pt) Processo para o tratamento de depuracao de aguas de esgoto municipais e instalacao que utiliza o referido processo
KR100240801B1 (ko) 폐수의 정화방법
JPS6254075B2 (pt)
Barnard The influence of nitrogen on phosphorus removal in activated sludge plants
KR20020087799A (ko) 다단 에스 비 알 시스템을 이용한 폐수의 정화 방법
Svardal et al. Treatment of citric acid wastewater for high quality effluent on the anaerobic-aerobic route
KR19990065434A (ko) 폐수의 정화방법
JPS5442850A (en) Method of treating raw sewage
KR100283127B1 (ko) 탈질 및 탈인 공정이 포함된 폐수 처리 방법
KR0183461B1 (ko) 고정화 담체를 이용한 유기성 폐수의 생물학적 처리 방법 및 그 장치
Nicholls Modification of extended aeration plants in Johannesburg, South Africa, to achieve denitrification
KR20020085282A (ko) 생물학적 고도처리에 의한 하수, 폐수 처리방법
KR100420301B1 (ko) 고도 하수 처리 방법과 그 장치
KR200267141Y1 (ko) 하수의 조성에 따른 조절가능한 고도 하수 처리 장치
KR100228739B1 (ko) 고농도 산소를 이용한 고농도 유기성 폐수의 고도 처리방법

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930330

FC3A Refusal

Effective date: 19990423