BRPI1107311A2 - Dispositivo padronizado para obtenção de imagem para análise facial e processo de obtenção de imagem - Google Patents

Dispositivo padronizado para obtenção de imagem para análise facial e processo de obtenção de imagem Download PDF

Info

Publication number
BRPI1107311A2
BRPI1107311A2 BRPI1107311-0A BRPI1107311A BRPI1107311A2 BR PI1107311 A2 BRPI1107311 A2 BR PI1107311A2 BR PI1107311 A BRPI1107311 A BR PI1107311A BR PI1107311 A2 BRPI1107311 A2 BR PI1107311A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
standard
image obtaining
facial analysis
rod
analysis according
Prior art date
Application number
BRPI1107311-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Rocha Roberto
Meller Santana Regis
Original Assignee
Universidade Federal De Santa Catarina
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Universidade Federal De Santa Catarina filed Critical Universidade Federal De Santa Catarina
Priority to BRPI1107311-0A priority Critical patent/BRPI1107311A2/pt
Publication of BRPI1107311A2 publication Critical patent/BRPI1107311A2/pt

Links

Landscapes

  • Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PADRONIZADO PARA OBTENÇÃO DE IMAGEM PARA ANÁLISE FACIAL E PROCESSO DE OBTENÇÃO DE IMAGEM O dispositivo proposto pela presente invenção foi concebido levando-se em conta o barateamento e facilidade no manuseio de arquivos digitais de imagem estáticas e de vídeo, visa suprir um espaço ainda pouco explorado no processo do diagnóstico ortodôntico na análise facial, onde os métodos e meios utilizados são incompletos e pouco efetivos abrindo espaço para novas metodologias. Suas principais vantagens são: poderá ser empregado tanto para obtenção de fotografias e vídeos; o paciente será posicionado somente uma vez, eliminando a interferência causada anteriormente pela movimentação do paciente para obtenção de fotografias em normas diferentes; obtenção de forma padronizada e reprodutível de vídeo de face; obtenção de forma padronizada e reprodutível de fotografias de face em qualquer norma, desde o perfil direito completo até o perfil esquerdo completo; permite amplitude de captação no vídeo de 180º indo do perfil direito completo até o perfil esquerdo completo; pode ser parado em qualquer norma, dentro do curso de 180º.

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção
DISPOSITIVO PADRONIZADO PARA OBTENÇÃO DE IMAGEM PARA ANÁLISE FACIAL E PROCESSO DE OBTENÇÃO DE IMAGEM Campo da Invenção
Dispositivo eletrônico desenvolvido visando suprir um espaço ainda
pouco explorado no processo do diagnóstico ortodôntico e na análise facial, onde os métodos e meios utilizados são incompletos abrindo espaço para tal invento. Processo de obtenção de imagem, vídeo ou foto padronizada, por meio da movimentação do dispositivo proposto no eixo de 180° da face, desde 10 o perfil lateral de um lado ao outro. O dispositivo é automatizado e permite uma reprodutibilidade com parâmetros de ampliação e distância padronizados da face.
Antecedente da invenção
Por muitos anos o diagnóstico ortodôntico se baseou sobre a análise da 15 radiografia cefalométrica evidenciando toda a relação dento esquelética e intermaxilar, analise de fotos frontais sorrindo e em repouso e foto de perfil em repouso, mostrando o correspondente tecidual e as relações do sorriso e lábio- dente e o modelo de estudos. Essa documentação é eivada por limitações inerentes ao fato de estar sempre restrita a tomadas estáticas e que 20 consideram, a cada vez somente dois planos do espaço. Com intuito de sanar esta deficiência, devido a metodologia empregada no diagnóstico das estruturas dento esqueléticas, as radiografias vem cedendo espaço para tomografia computadorizada de feixe cônico (Cone Beam).
No entanto para a análise facial não houve evolução ou algo que 25 acrescentasse um recurso realmente inovador na análise tridimensional e dinâmica da face. Atualmente a documentação de análise facial é obtida a partir de fotografias de face realizadas geralmente nas normas perfil, frontal e frontal em sorriso espontâneo. O paciente fica na posição ereta e manualmente o especialista faz o giro de 90° para as tomadas de perfil. A base desta 30 metodologia vem sendo empregada a mais de um século, sem grandes mudanças. O presente invento propõe sanar as dificuldades deste método, por meio de um dispositivo que permite a expansão da visualização para uma amplitude de 180°, abrangendo as normas frontais, obliqua e sagital padronizado o processo pela exatidão na reprodutibilidade da posição do paciente.
A invenção descrita neste relatório propõe uma alternativa para a
obtenção de um diagnóstico mais completo, através de um equipamento eletrônico que permite a obtenção de imagem, vídeo digital ou fotografia padronizada, da face completa em um eixo horizontal de 180°, desde o perfil lateral de um lado ao outro do paciente. O dispositivo é automatizado e permite 10 uma reprodutibilidade com parâmetros de ampliação e distância padronizados. O volume de informações que podem ser extraídos de um vídeo é muito superior ao de fotografias, pois o aspecto estático deias é bastante limitador. Notadamente na análise do sorriso e mímicas faciais o aspecto estático é bastante limitador. A ampliação das possibilidades por intermédio do vídeo é 15 bastante expressiva. A espontaneidade tanto do sorriso quanto das mímicas faciais podem não ser facilmente capturadas em uma fotografia, porém o serão em uma captura dinâmica através do vídeo.
Entre as desvantagens do método atual de captura de imagem estão: a necessidade de o paciente permanecer ereto durante a aquisição das imagens, 20 posição desconfortável e que pode contribuir para variações da fotografia; o operador é quem segura a câmera, o que pode incluir uma série de variáveis indesejáveis, entre elas: o eixo de incidência da tomada pode não ficar ortogonal ao plano horizontal da face, conseqüência da diferença entre a estatura do operador e a do paciente; o enquadramento pode variar de uma 25 tomada para outra, na mesma data e em datas diferentes; quando o paciente faz o giro de 90° para alterar da norma frontal para perfil o controle na precisão deste giro é subjetivo; e, o enquadramento pode variar de uma tomada para outra, de acordo com eventual reposicionamento involuntário, tanto do operador como do paciente.
O dispositivo proposto pela presente invenção foi concebido levando-se
em conta o barateamento e facilidade no manuseio de arquivos digitais de imagem estáticas e de vídeo, visa suprir um espaço ainda pouco explorado no processo do diagnóstico ortodôntico a análise facial, onde os métodos e meios utilizados são incompletos e pouco efetivos abrindo para novas metologias. Suas principais vantagens são: poderá ser empregado tanto para obtenção de 5 fotografias e vídeos; o paciente será posicionado somente uma vez, eliminando a interferência causada anteriormente pela movimentação do paciente para obtenção de fotografia; obtenção de forma padronizada e reprodutível de vídeo de face; obtenção de forma padronizada e reprodutível de fotografias de face em qualquer norma, desde o perfil direito completo até o perfil esquerdo 10 completo; permite amplitude de captação no vídeo de 180° indo do perfil direito completo até o perfil esquerdo completo; pode ser parado em qualquer norma, dentro do curso de 180° para registro específico; o enquadramento do campo de registro, tanto para máquina fotográfica como para filmadora, pode variar conforme desejado tendo como amplitude máxima desde a região cervical do 15 pescoço até 2,5cm acima linha que demarca a base do contorno capilar; o paciente pode ser filmado em repouso; exercitando mímica facial em qualquer norma, dentro do curso de 180°, para fins de diagnóstico na função da musculatura; permite a análise dinâmica do sorriso, com a visualização da linha do sorriso, quantidade de dentes expostos, quantidade de gengiva, amplitude 20 do corredor bucal; favorece o diagnóstico de assimetrias faciais estáticas e ou funcionais; e, os vídeos que envolvem todas as possibilidades descritas podem ser obtidos em, no máximo 40 segundos, gerando arquivos digitais pequenos e de fácil utilização.
O dispositivo proposto, além de ser utilizado na área odontológica, poderá ser utilizado para a obtenção de imagens importantes para a analise de da função oral e faringeal imaturas pela má postura da língua e ou de lábios de pacientes; para fins de correções estéticas, e também na área de segurança para a obtenção de vídeos faciais detalhados.
Obieto da invenção
Em um primeiro aspecto, a presente invenção proporciona um
dispositivo eletrônico para a obtenção de imagem, vídeo e fotografia padronizada, da face completa em um eixo horizontal de 180°, desde o perfil lateral de um lado ao outro para o auxilio do diagnostico na área odontológica. O dispositivo proposto é automatizado e permite uma reprodutibilidade com parâmetros de ampliação e distância padronizados, podendo ser acoplado nele tanto dispositivo de vídeo (filmadora) como de fotografia (máquina fotográfica).
Um adicional objeto da presente invenção é o processo de obtenção da imagem padronizada, obtida pelo ajuste do dispositivo ao indivíduo e o seu acionamento eletrônico pelo operador. Podendo ser obtida uma filmagem pela movimentação do dispositivo de um lado a outro da face do paciente, em 180°, 10 e também uma filmagem ou fotografia com o dispositivo estático em uma norma desejada, para a observação do movimento da face do indivíduo. Descrição das Figuras
Para completar a descrição da idéia e com o objetivo de facilitar a compreensão de suas características é apresentada as figuras anexas com caráter ilustrativo e não limitativo:
Figura 1. Representação lateral do dispositivo para obtenção de imagem padronizada para a análise facial, composto de uma base de sustentação (1), uma haste vertical (2) com um tubo deslizante (3) na sua extremidade, uma haste horizontal (4) conectado ao tubo (3), um motor (5), um eixo de polia (6), 20 uma haste (7) que suporta os três dispositivos de lasers: dois laterais (9a) e um frontal (9b), uma haste (8) possui o suporte para o dispositivo de captura de imagem (11) e o anteparo (10).
Figura 2. Representação esquemática do conjunto de rotação (12), composto da intersecção das hastes verticais (7) e (8), que suportam os dispositivos de laser e o suporte do dispositivo de filmagem (11).
Descrição Detalhada da Invenção
O dispositivo eletrônico para padronização de imagem, descrito neste relatório, conforme a Figura 1 compreende uma base de sustentação (1) em que é fixada uma haste vertical (2). Poderá ser utilizado como uma alternativa a base de sustentação (1), o uso de uma cadeira para o acondicionamento do indivíduo, havendo a fixação na cadeira da haste vertical (2). Um tubo deslizante (3), localizado no extremo superior da haste (2), está fixada uma haste horizontal (4). Na outra extremidade da haste (4) está fixado um motor (5) e um eixo com polia (6), este está ligado ao motor (5). Um conjunto de rotação em forma de cruz (12), conforme a Figura 2, formado pela 5 intersecção de uma haste horizontal (7) com uma haste horizontal (8) de maior extensão, está conectado ao eixo com polia (6) em tal ponto de intersecção.
Na Figura 2, está detalhado o conjunto de rotação (12), onde na extremidade da haste vertical (7) descem dois segmentos verticais que possuem em cada extremidade um dispositivo de laser (9a). Na haste de maior 10 extensão (8), em cada uma de suas extremidades, descem também dois segmentos verticais onde em um está sustentado um anteparo curvilíneo (10), que é o fundo da área de enquadramento para a obtenção da imagem, e no outro um suporte para o dispositivo de captura de imagem (11).
No suporte para o dispositivo de captura de imagem (11) tem-se uma base com rosca universal para encaixe da câmera e um dispositivo de laser (9b). O suporte (11) permite posicionar o dispositivo de filmagem ou fotografia para enquadramento vertical ou horizontal.
Processo de obtenção da imagem
O indivíduo é posicionado sentado em uma cadeira localizada sobre a base de sustentação (1), ele deve ser acondicionado de maneira confortável e com o troco ereto. A altura do dispositivo será ajustada pelo acionamento eletrônico do tubo deslizante (3), conforme a altura do indivíduo.
O operador irá ajustar o conjunto de rotação (12) de forma que o laser (9a), em ambos os lados, fiquem nivelados nas entradas dos condutos 25 auriculares, e o laser (9b), fique localizado ao nível do ponto glabela do indivíduo. Desta maneira é possível controlar a posição do indivíduo para obtenção de uma imagem padrão no decorrer da movimentação do conjunto (12).
Uma vez estando o indivíduo corretamente posicionado o operador aciona manualmente o inicio da captura da imagem pelo dispositivo de captura de imagem localizado no suporte (11), e aciona eletronicamente o motor (5) para o funcionamento da polia (6) promovendo a movimentação do conjunto (12). A velocidade do giro poderá ser programada conforme a necessidade, e da mesma forma as paradas em normas pré-ajustadas como 45, 90 e 135 graus.
O operador também pode realizar um vídeo com o conjunto (12) fixo em
uma posição desejada para observar os efeitos na face da movimentação labial. Da mesma forma o dispositivo pode ser empregado para registros fotográficos igualmente em qualquer norma desejada na amplitude de 0 a 180 graus.

Claims (10)

1. DISPOSITIVO PADRONIZADO PARA OBTENÇÃO DE IMAGEM PARA ANÁLISE FACIAL E PROCESSO DE OBTENÇÃO DE IMAGEM DISPOSITIVO PADRONIZADO PARA OBTENÇÃO DE IMAGEM PARA ANÁLISE FACIAL refere-se a um dispositivo para a captura de imagem da face caracterizado por compreender uma base de sustentação (1), uma haste vertical (2) com um tubo deslizante (3) na sua extremidade, uma haste horizontal (4) conectado ao tubo (3), um motor (5) e um eixo de polia (6) que sustenta um conjunto de rotação (12).
2. DISPOSITIVO PADRONIZADO PARA OBTENÇÃO DE IMAGEM PARA ANÁLISE FACIAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela haste (2) ser fixada diretamente em · uma cadeira para o acondicionamento do indivíduo.
3. DISPOSITIVO PADRONIZADO PARA OBTENÇÃO DE IMAGEM PARA ANÁLISE FACIAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela haste (2) possuir em sua extremidade superior um tubo deslizante (3) com uma haste horizontal (4) fixada a ele.
4. DISPOSITIVO PADRONIZADO PARA OBTENÇÃO DE IMAGEM PARA ANÁLISE FACIAL, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pela haste (4) possuir em sua extremidade um motor (5) com uma eixo de polia (6) que sustenta um conjunto de rotação em forma de cruz (12).
5. DISPOSITIVO PADRONIZADO PARA OBTENÇÃO DE IMAGEM PARA ANÁLISE FACIAL, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo conjunto de rotação (12) ser formado pela intersecção de uma haste horizontal (7) com uma haste horizontal (8) de maior extensão, e estar conectado ao eixo com polia (6) no ponto de intersecção das haste (7) e (8).
6. DISPOSITIVO PADRONIZADO PARA OBTENÇÃO DE IMAGEM PARA ANÁLISE FACIAL, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pela haste (7), do conjunto de rotação (12), possuir em cada extremidade um segmento vertical que suporta um dispositivo de laser (9a).
7. DISPOSITIVO PADRONIZADO PARA OBTENÇÃO DE IMAGEM PARA ANÁLISE FACIAL, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pela haste de maior extensão (8), do conjunto de rotação (12), possuir em cada uma de suas extremidades um segmento vertical que suporta um anteparo curvilíneo (10), que é o fundo da área de enquadramento para a obtenção da imagem, e no outro um suporte para o dispositivo de captura de imagem (11) e um laser (9b).
8. PROCESSO DE OBTENÇÃO DE IMAGEM, caracterizado pelo posicionamento do indivíduo com o tronco ereto sob a base de sustentação (1), o ajuste da altura do dispositivo é realizado pelo acionamento eletrônico do tubo deslizante (3) conforme a altura do indivíduo e com o auxílio do ajuste dos Iasers (9a), no nível das entradas dos condutos auriculares, e o laser (9b), nível do ponto glabela do individuo.
9. PROCESSO DE OBTENÇÃO DE IMAGEM, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pela movimentação do conjunto de rotação (12), pelo eixo de 180 graus, por meio do funcionamento do eixo de polia (6) pelo acionamento do motor (5).
10. PROCESSO DE OBTENÇÃO DE IMAGEM, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo o acionamento remoto permitir o controle de paradas em normas pré-ajustadas como 45, 90 e 135 graus; permite realizar o vídeo com o dispositivo de obtenção de imagem parado, somente observando qualquer função da mímica, em qualquer norma, desde 0 a 180 graus; e ser empregado para registros fotográficos igualmente em qualquer norma desejada na amplitude de 0 a 180 graus.
BRPI1107311-0A 2011-11-25 2011-11-25 Dispositivo padronizado para obtenção de imagem para análise facial e processo de obtenção de imagem BRPI1107311A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1107311-0A BRPI1107311A2 (pt) 2011-11-25 2011-11-25 Dispositivo padronizado para obtenção de imagem para análise facial e processo de obtenção de imagem

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1107311-0A BRPI1107311A2 (pt) 2011-11-25 2011-11-25 Dispositivo padronizado para obtenção de imagem para análise facial e processo de obtenção de imagem

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1107311A2 true BRPI1107311A2 (pt) 2014-05-13

Family

ID=50687021

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1107311-0A BRPI1107311A2 (pt) 2011-11-25 2011-11-25 Dispositivo padronizado para obtenção de imagem para análise facial e processo de obtenção de imagem

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1107311A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110208875A (zh) * 2019-06-28 2019-09-06 中交路桥建设有限公司 隧道地质探测器

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110208875A (zh) * 2019-06-28 2019-09-06 中交路桥建设有限公司 隧道地质探测器

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Weber et al. Three-dimensional reproducibility of natural head position
Hedrick et al. Radiographic determination of canal length: direct digital radiography versus conventional radiography
KR101830708B1 (ko) 콘―빔 단층촬영에서 환자를 위치시키기 위한 시스템 및 방법
ES2808210T3 (es) Mapa de arcada dental dinámico
US9949628B2 (en) Alignment of dental model using 2D photograph
JP2014534866A (ja) 歯、顔弓、及び咬合器を調整するための歯科用要素又は補助器具を作成する方法
EP3226769B1 (en) Visual indicator for the assessment of the tilt of the frankfort plane in extra oral dental imaging devices
BRPI1107311A2 (pt) Dispositivo padronizado para obtenção de imagem para análise facial e processo de obtenção de imagem
WO2014097796A1 (ja) 顔面写真撮影装置、顔面写真撮影を行う際の頭部傾き測定方法ならびに顔面写真撮影およびx線撮影装置
Silva et al. Evaluation of the reliability of measurements in cephalograms generated from cone beam computed tomography
JP2017536203A (ja) 頭部計測用口腔外歯科用撮像装置のための手位置決め装置
Fanibunda Photoradiography of facial structures
Moate et al. A new craniofacial diagnostic technique: the Sydney diagnostic system
Solow et al. A cephalometric unit for research and hospital environments
RU2771467C2 (ru) Компьютерная томография и позиционирование отображаемой области
Fricker Standardized facial photography
KR20200035546A (ko) 엑스선 영상 생성 방법, 엑스선 영상 생성 장치 및 컴퓨터 판독 가능한 기록 매체
BR102020018769A2 (pt) Régua milimetrada para template em fotografias odontológicas
Martone Physiographic cinematography studies of a prosthodontic patient: an initial report
JP2019503743A (ja) 頭部計測画像を作成するための方法及びデバイス
Vargas Photographs of the Face for Publication and Presentations
Dayal et al. Comparison of angular and linear measurements of soft tissue profile between cephalograms and photograph in subjects with class I and II malocclusion in North Indian population-A comparative study
Walker Device for the radiographic examination of teeth in vitro
Freezer et al. 3D facial and dento-alveolar imaging
Hubar et al. A novel technique for pre-implant radiography using an instant camera system

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2386 DE 27-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.