BRPI1107036A2 - Suporte de alvião - Google Patents

Suporte de alvião Download PDF

Info

Publication number
BRPI1107036A2
BRPI1107036A2 BRPI1107036-6A BRPI1107036A BRPI1107036A2 BR PI1107036 A2 BRPI1107036 A2 BR PI1107036A2 BR PI1107036 A BRPI1107036 A BR PI1107036A BR PI1107036 A2 BRPI1107036 A2 BR PI1107036A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
blister
roller
axis
drum
holder
Prior art date
Application number
BRPI1107036-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Russell Cascio
Adam Osuski
Justin Zunker
Bernard Pusheck
Original Assignee
Harnischfeger Tech Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Harnischfeger Tech Inc filed Critical Harnischfeger Tech Inc
Publication of BRPI1107036A2 publication Critical patent/BRPI1107036A2/pt
Publication of BRPI1107036B1 publication Critical patent/BRPI1107036B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C4/00Crushing or disintegrating by roller mills
    • B02C4/28Details
    • B02C4/30Shape or construction of rollers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C4/00Crushing or disintegrating by roller mills
    • B02C4/02Crushing or disintegrating by roller mills with two or more rollers
    • B02C4/08Crushing or disintegrating by roller mills with two or more rollers with co-operating corrugated or toothed crushing-rollers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C13/00Disintegrating by mills having rotary beater elements ; Hammer mills
    • B02C13/26Details
    • B02C13/28Shape or construction of beater elements

Abstract

Suporte de alvião. Um suporte de alviào para um calibrador de rolo, o calibrador de rolo incluindo pelo menos um tambor de rolo que define um eixo geométrico de tambor, o tambor de rolo rodando em torno de um eixo geométrico de tambor. O suporte de alvião inclui uma base e um rebordo. A base incluir pelo menos um orifício para o recebimento de um prendedor para o acoplamento de forma removlvel do suporte de alvião ao tambor de rolo. O rebordo é acoplado à base.

Description

SUPORTE DE ALVIÃO
ANTECEDENTES A presente invenção se refere ao campo de trituradores de mineração. Especificamente, a presente invenção mostra um conjunto de rolos para um triturador.
Os trituradores de mineração convencionais incluem um par de conjuntos de rolos paralelos rodando em direções opostas. Os rolos incluem uma série de alviões dispostos ao longo da superfície. Conforme os rolos rodam, os alviões se encaixam no material que é deixado cair no topo dos rolos.
Os alviões rompem o material. Durante uma operação normal, é possível que um evento sem valor ocorra, no qual um material muito denso ou muito duro é inserido no triturador. Neste caso, as tensões resultantes são muito altas e podem fazer com que um ou mais alviões falhem.
Quando os alviões falham, é necessário desmontar o conjunto de rolos para a substituição do alvião quebrado. Uma desmontagem frequentemente requer a desinstalação do conjunto de rolos inteiro do quadro de calibrador de rolo.
Além disso, uma vez que os alviões frequentemente são empilhados em um arranjo axial no rolo, um reparo do alvião quebrado requer a remoção de todos os alviões, de modo a se remover o alvião quebrado. Este processo complicado pode tornar o triturador inoperante por longos períodos de tempo, reduzindo a produtividade.
SUMÁRIO
Em uma modalidade, a invenção provê um suporte de alvião para um calibrador de rolo, o calibrador de rolo incluindo pelo menos um tambor de rolo que define um eixo geométrico de tambor, o tambor de rolo rodando em torno do eixo geométrico de tambor. O suporte de alvião inclui uma base e um rebordo. A base inclui pelo menos um orifício para o recebimento de um prendedor para acoplamento de forma removível do suporte de alvião ao tambor de rolo. O rebordo é acoplado à base.
Em uma outra modalidade, a invenção provê um conjunto de alvião para um calibrador de rolo, o calibrador de rolo incluindo pelo menos um tambor de rolo que define um eixo geométrico de tambor, o conjunto de alvião incluindo um suporte de alvião e um alvião. O suporte de alvião é acoplado ao tambor de rolo. O alvião é acoplado de forma removível ao suporte de alvião e inclui uma cabeça e um eixo. A cabeça tem uma ponta para encaixe do material a ser rompido. O eixo tem uma primeira extremidade e uma segunda extremidade e define um eixo geométrico de alvião entre elas, a primeira extremidade sendo acoplada â cabeça oposta à ponta.
Em ainda uma outra modalidade, a invenção provê um conjunto de rolos que inclui um eixo, um tambor de rolo e uma pluralidade de suportes de alvião. O eixo define um eixo geométrico de eixo e é rotativo em uma primeira direção. O tambor de rolo é acoplado de forma removível ao eixo e define uma superfície externa. O tambor de rolo inclui uma pluralidade de orelhas acopladas à superfície externa. Cada suporte de alvião inclui uma base acoplada de forma removível a uma das orelhas.
Em ainda uma outra modalidade, a invenção provê um aparelho em um triturador de mineração, o aparelho incluindo um tambor de rolo, um suporte de alvião e um meio para acoplamento de forma removível do suporte de alvião ao tambor de rolo. O tambor de rolo define um eixo geométrico de tambor e roda em uma primeira direção em torno do eixo geométrico de tambor. O suporte de alvião inclui uma base e um rebordo. A base é acoplada de forma removível ao tambor de rolo e o rebordo inclui um recesso.
Em ainda uma outra modalidade, a invenção provê um calibrador de rolo para um triturador de mineração. O calibrador de rolo inclui um primeiro eixo, um segundo eixo, um primeiro conjunto de rolos e um segundo conjunto de rolos. O primeiro eixo define um primeiro eixo geométrico e roda em uma primeira direção. O segundo eixo define um segundo eixo geométrico e roda em uma segunda direção oposta à primeira direção. O primeiro conjunto de rolos inclui um primeiro tambor de rolo que tem uma pluralidade de orelhas, uma pluralidade de suportes de alvião e uma pluralidade de alviões. O primeiro tambor de rolo é acoplado de forma rotativa ao primeiro eixo. Cada um dos suportes de alvião é acoplado de forma removível a uma das orelhas, e cada um dos alviões é acoplado de forma removível a um dos suportes de alvião, de modo que os alviões sejam orientados substancialmente perpendiculares ao primeiro eixo geométrico. O segundo conjunto de rolos inclui um segundo tambor de rolo que tem uma pluralidade de orelhas, uma pluralidade de suportes de alvião e uma pluralidade de alviões. O segundo tambor de rolo é acoplado de forma rotativa ao segundo eixo. Cada um dos suportes de alvião é acoplado de forma removível a uma das orelhas, e cada um dos alviões é acoplado de forma removível a um dos suportes de alvião, de modo que os alviões sejam orientados substancialmente perpendiculares ao segundo eixo geométrico.
Outros aspectos da invenção tornar-se-ão evidentes por uma consideração da descrição detalhada e dos desenhos associados.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A figura 1 é uma vista em perspectiva de um calibrador de rolo de acordo com uma modalidade da presente invenção. A figura 2 é uma vista em perspectiva de um primeiro conjunto de rolos e de um segundo conjunto de rolos do calibrador de rolo da figura 1. A figura 3 é uma vista em perspectiva do primeiro conjunto de rolos da figura 2. A figura 4 é uma vista em perspectiva de um tambor de rolo. A figura 5 é uma vista explodida de uma porção do primeiro conjunto de rolos da figura 3. A figura 6 é uma vista em corte do conjunto de rolos da figura 3 tomada ao longo da linha 6-6. A figura 7 é uma vista em corte do conjunto de rolos da figura 3 tomada ao longo da linha 7-7. A figura 8 é uma vista em corte do conjunto de rolos da figura 3 tomada ao longo da linha 8-8. A figura 9 é uma vista em perspectiva de um alvião.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Antes de quaisquer modalidades da invenção serem explicadas em detalhes, é para ser entendido que a invenção não está limitada em sua aplicação aos detalhes de construção e ao arranjo de componentes estabelecidos na descrição a seguir ou ilustrados nos desenhos a seguir. A invenção é capaz de outras modalidades e de ser praticada ou de ser realizada de várias formas. Também, é para ser entendido que a fraseologia e a terminologia usadas aqui são para fins de descrição e não devem ser consideradas como limitantes. O uso de "incluindo" e "compreendendo" e variações dos mesmos, conforme usado aqui, tem por significado englobar os itens listados aqui adiante e equivalentes dos mesmos, bem como itens adicionais. O uso de "consistindo em" e variações do mesmo, conforme usado aqui, tem por significado englobar apenas os itens listados após isso e equivalentes do mesmo. A menos que especificado ou limitado de outra forma, os termos "montado", "conectado", "suportado" e "acoplado" e variações dos mesmos são usados amplamente e envolvem montagens, conexões, suportes e acoplamentos diretos e indiretos.
Conforme mostrado na figura 1, um calibrador de rolo 10 para um triturador de mineração móvel inclui um quadro 14, um primeiro conjunto de rolos 22, um segundo conjunto de rolos 26, um primeiro conjunto de acionamento 30 para rotação do primeiro conjunto de rolos 22, e um segundo conjunto de acionamento 34 para rotação do segundo conjunto de rolos 26. O quadro 14 define uma câmara de trituração 38. Na modalidade ilustrada, a câmara de trituração 38 tem um formato retangular definido por um par de paredes de suporte 46 e um par de paredes de conexão 50 se estendendo entre as paredes de suporte 46.
Conforme mostrado na figura 3, o primeiro conjunto de rolos 22 inclui um primeiro eixo 62, um tambor de rolo 66 (figura 4), múltiplos suportes 70, e múltiplos alviões 74. O primeiro eixo 62 inclui uma primeira extremidade 82 e uma segunda extremidade 86 e define um primeiro eixo geométrico 90 entre elas. Conforme usado aqui, o termo "radial" e variantes do mesmo se referem a uma direção que é perpendicular ao primeiro eixo geométrico 90, enquanto o termo "axial" e variantes do mesmo se referem a uma direção que é paralela ao primeiro eixo geométrico 90. A primeira extremidade 82 é acoplada ao primeiro conjunto de acionamento 30 (figura 1), o qual roda o primeiro conjunto de rolos 22 em torno do primeiro eixo geométrico 90 em uma primeira direção 96. O primeiro eixo 62 é suportado de forma rotativa por um par de primeiros suportes de eixo 94 (figura 2) .
Conforme mostrado na figura 4, o tambor de rolo 66 é acoplado de forma removível ao primeiro eixo 62. Na modalidade ilustrada, o tambor de rolo 66 é acoplado de forma rotativa ao primeiro eixo 62 com um anel de travamento (não mostrado) . Em outras modalidades, outros meios para o acoplamento de forma removível do tambor de rolo 66 e do primeiro eixo 62 podem ser usados, incluindo aparafusamento. O tambor de rolo 66 define uma superfície externa 98 e inclui múltiplas orelhas 102 dispostas ao longo do comprimento e o perímetro da superfície externa 98. As orelhas 102 são fundidas integralmente com o tambor de rolo 66. Em outras modalidades, as orelhas 102 podem ser afixadas ao tambor de rolo 66 por um outro método, tal como por soldagem ou por uma conexão de junta aparafusada.
Com referência âs figuras 4 e 5, cada orelha 102 inclui uma superfície de topo 104 e dois orifícios 106 se estendendo através da orelha 102 para o recebimento de prendedores 110. Os dois orifícios 106 se estendem em uma direção que é substancialmente paralela ao primeiro eixo geométrico 90 (figura 3) e substancialmente transversal à primeira direção de rotação 96 (figura 3) . Na modalidade ilustrada, o tambor de rolo 66 tem um formato cilíndrico e quatro orelhas 102 são dispostas em intervalos a 90° em torno do perímetro do tambor de rolo 66 (veja, também, a figura 8) . O tambor de rolo 66 inclui seis conjuntos de orelhas 102 espaçados ao longo do comprimento do tambor de rolo 66. Em uma posição axial adjacente, as orelhas 102 são dispostas em intervalos a 90° em torno do perímetro, mas deslocadas do conjunto adjacente de orelhas 102 por aproximadamente 15°. Isto provê um arranjo alternado para os alviões 74 (figura 3), e ajuda na separação do material no calibrador de rolo 10 (figura 1) . O arranjo dos alviões 74 é descrito em maiores detalhes abaixo. Em outras modalidades, menos ou mais orelhas 102 podem ser posicionadas em torno de cada porção do tambor de rolo 66, e a quantidade de deslocamento pode ser maior ou menor do que aquela mostrada na modalidade ilustrada. Em outras modalidades, as orelhas 102 podem incluir mais ou menos orifícios 106.
Conforme mostrado nas figuras 5 e 6, cada suporte 70 inclui uma base 118 e um rebordo 126. A base acopla de forma removível o suporte 70 em uma das orelhas 102. Na modalidade ilustrada, a base 118 e o rebordo 126 são formados como uma peça unitária e são compostos por aço liga fundido ou manganês fundido, com certos aspectos sendo usinados no suporte 70. A base 118 inclui uma superfície inferior 134, dois orifícios 138, dois espaçadores de apoio 142, dois prendedores 110 e duas porcas de retenção 150. Em outras modalidades, a base 118 pode ser formada a partir de um material diferente, pode incluir menos ou mais prendedores 110 e orifícios 138, ou pode ser acoplada às orelhas 102 de uma outra maneira. A superfície inferior 134 é adjacente à superfície externa 98 do tambor de rolo 66. A superfície inferior 134 é adjacente à superfície externa 98 do tambor de rolo 66. A superfície inferior 134 define um perfil arqueado que se alinha com a superfície externa 98 do tambor de rolo 66, quando o suporte 7 0 for acoplado à orelha 102. A superfície inferior 134 inclui uma porção 152 próximo da superfície externa 98.
Com referência às figuras 5 e 6, cada orifício 13 8 se estende transversalmente através do rebordo 126 e é alinhado com os orifícios 106 da orelha 102. Cada orifício 138 inclui uma superfície usinada 154 (figura 6) adjacente a qualquer extremidade do orifício 138. Cada orifício 138 se estende em uma direção que é substancialmente paralela ao primeiro eixo geométrico 90 (figura 3) e substancialmente transversal à primeira direção de rotação 96 (figura 3) do conjunto de rolos 22. Cada prendedor 110 se estende através do orifício 138 e através de cada respectivo orifício de orelha 106 a partir de um lado até o outro lado e é preso por uma das porcas de retenção 150. Os prendedores 110, portanto, experimentam uma carga de cisalhamento devido à força de trituração do alvião 74 exercida sobre o material na câmara de trituração 38. Os espaçadores de apoio 142 são inseridos entre as porcas de retenção 150 e a orelha 102, aumentando a área de contato entre a porca 150 e a orelha 102. O aperto de cada prendedor 110 aumenta a força de compressão da orelha 102 e do suporte 70. A força de compressão provê forças de reação de atrito e de apoio para resistência â força de trituração do alvião 74, reduzindo a força de cisalhamento sobre os prendedores 110 e melhorando a vida dos prendedores 110. A orelha 102, os prendedores 110 e as porcas de retenção 150 formam um meio para acoplamento de forma removível do suporte de alvião 70 ao tambor de rolo 66.
Na modalidade ilustrada nas figuras 5 a 7, o rebordo 126 tem um perfil arqueado que se estende em direção â base 118 em um lado voltado para longe da direção de rotação 96.
Em outras modalidades, o rebordo 126 pode ter um formato diferente. O rebordo 126 inclui uma sede 156, um recesso 158 (figura 7) no suporte 70, um furo 162 se estendendo entre a sede 156 e o recesso 158, uma arruela 166 (figura 7) e uma porca de travamento 170 (figura 7) posicionada no recesso 158. A sede 156 define uma superfície geralmente plana que é orientada para se voltar substancialmente para a direção de rotação 96 do tambor de rolo 66 em torno do primeiro eixo geométrico 90. O recesso 158 é posicionado no suporte 70 e longe da sede 156. Na modalidade ilustrada, o recesso 158 é envolvido no suporte 70 e inclui um perfil que se alinha com o formato da orelha 102. Em outras modalidades, o recesso 158 pode não estar inteiramente envolvido pelo suporte 70, e pode ter um perfil diferente. O recesso 158 define uma parede interna 174 (figura 7).
Conforme mostrado nas figuras 7 e 8, o furo 162 é orientado em uma direção que é substancialmente perpendicular ao primeiro eixo geométrico 90 (figura 8), e substancialmente paralela â primeira direção de rotação 96 (figura 8) . A arruela 166 é posicionada entre a porca de travamento 170 e o furo 162. Em uma modalidade alternativa, a arruela 166 pode ser composta por um material absorvedor de choque elastomérico, de modo a manter uma pré-carga desejada no alvião 74. A porca de travamento 170 tem pelo menos um lado 17 8 que se confina com a parede interna 174 e/ou uma superfície de topo 104 da orelha 102, prendendo a porca de travamento 170 contra uma rotação e evitando que a porca 170 se afrouxe no recesso 158. Na modalidade ilustrada, a porca de travamento 170 tem um formato geralmente quadrado e é separado do suporte 70. Em outras modalidades, a porca de travamento 170 é soldada no recesso 158, ou é formada como uma parte do suporte 70 no recesso 158 .
Conforme mostrado na figura 9, cada alvião 74 inclui um eixo 182 e uma cabeça 186 acoplada ao eixo 182. O eixo 182 inclui uma primeira extremidade 190 e uma segunda extremidade 194 . A primeira extremidade 190 do eixo 182 inclui uma porção roscada 202 para encaixe da porca de travamento 170. O eixo 182 é recebido no furo 162, de modo que a porção roscada 202 seja posicionada no recesso 158. A cabeça 186 é acoplada à segunda extremidade 194 do eixo 182 e inclui uma porção traseira 206, uma ponta 210 e um orificio 214. A porção traseira 206 se confina com a sede 156, quando o alvião 74 estiver montado no suporte 70. Em uma modalidade, a ponta 210 é feita de um material de carbureto tendo uma alta dureza. Quando o alvião 74 é preso no suporte 70, a ponta 210 é orientada para apontar em uma direção que é substancialmente paralela à primeira direção 96 e substancialmente perpendicular ao primeiro eixo geométrico 90. O orificio 214 se estende através da cabeça 186 em uma direção transversal, e é adaptado para receber uma chave ou outra ferramenta para a aplicação de torque ao alvião 74 para aparafusar ou desaparafusar a porção roscada 202 na porca de travamento 170.
Com referência à figura 2, o segundo conjunto de rolos 26 é similar ao primeiro conjunto de rolos 22 descrito em detalhes acima. O segundo conjunto de rolos 26 inclui um segundo eixo 262, um tambor de rolo 266, múltiplos suportes 270 e múltiplos alviões 274. O segundo eixo 262 inclui uma primeira extremidade 282 e uma segunda extremidade 286 e define um segundo eixo geométrico 290 entre elas que é paralelo ao primeiro eixo geométrico 90. A primeira extremidade 282 é acoplada ao segundo conjunto de acionamento 34 (figura 1), o qual roda o segundo conjunto de rolos 26 em torno do segundo eixo geométrico 290 em uma segunda direção 296. O segundo eixo 262 é suportado de forma rotativa por um par de segundos suportes de eixo 294. O tambor de rolo 2 66, os suportes 27 0 e os alviões 2 74 do segundo conjunto de rolos 26 são similares aos componentes do primeiro conjunto de rolos 22 descritos acima.
Conforme mostrado na figura 2, o primeiro eixo 62 e o segundo eixo 262 estão rodando ao contrário, de modo que o primeiro conjunto de rolos 22 e o segundo conjunto de rolos 26 rodem em direções opostas, quando vistos a partir de um lado comum. Dito de uma outra forma, os suportes 70, 270 de cada conjunto de rolos 22, 26 passam sobre o topo de cada eixo geométrico 90, 290 e rodam em direção a cada outro. Na modalidade ilustrada na figura 2, conforme visto ao longo de cada eixo geométrico 90, 290 a partir da primeira extremidade 82 do primeiro eixo 62 e da segunda extremidade 286 do segundo eixo 262, o primeiro conjunto de rolos 22 roda na primeira direção 96 (direção anti-horária) e o segundo conjunto de rolos 26 roda na segunda direção 296 (direção horária). Conforme o primeiro conjunto de rolos 22 e o segundo conjunto de rolos 26 rodam, os suportes 70 do primeiro conjunto de rolos 22 passam entre os suportes 270 do segundo conjunto de rolos 26, sem contatarem uns aos outros. Na modalidade ilustrada, o primeiro eixo geométrico 90 e o segundo eixo geométrico 290 definem um plano de calibrador 302 (figura 8).
Para a montagem do conjunto de rolos 22, o tambor de rolo 66 é acoplado de forma removível ao primeiro eixo 62, por exemplo, pelo anel de travamento. A arruela 166 e a porca de segurança 17 0 são inseridas no recesso 158, e a porção roscada 202 do eixo de alvião 182 é inserida através do furo 162 para se encaixar na porca de travamento 170.
Uma ferramenta roda a cabeça 18 6 pela aplicação de um torque no orifício 214, e o alvião 74 é apertado no suporte 70, até uma pré-carga desejada no alvião 74 ser aplicada. O suporte 70 e o alvião 74 então são posicionados no tambor de rolo 66, de modo que os orifícios 138 da base de suporte 118 estejam alinhados com os orifícios 106 da orelha 102 do tambor de rolo 66. Os prendedores 110 então são passados através de cada orifício de orelha 106 a partir de um lado do suporte 70 e presos pelos espaçadores de apoio 142 e pelas porcas de retenção 150 no lado oposto do suporte 70. O aperto das porcas de retenção 150 cria uma carga de compressão na base 118 do suporte 7 0 entre os espaçadores de apoio 142 e a superfície usinada da orelha 102.
Durante uma operação do calibrador de rolo 10, a câmara de trituração 38 recebe um material, por exemplo, a partir de um transportador (não mostrado) em um lado do plano de calibrador 302. Os pedaços de material são forçados em direção a uma posição entre o primeiro conjunto de rolos 22 e o segundo conjunto de rolos 26. Conforme mostrado na figura 8, os alviões 74 do primeiro conjunto de rolos 22 são orientados para exercerem uma força de trituração sobre o material. O material é aprisionado entre os alviões 74, 274 de cada conjunto de rolos 22, 26, fazendo com que o material exerça uma força de reação sobre os alviões 74, 274 e os suportes 70, 270. A força de reação atua contra a força de trituração, criando uma carga de cisalhamento nos prendedores 110, na orelha 102, no suporte 70 e nos espaçadores 142. A força de compressão sobre a base 118 do suporte 7 0 cria um atrito entre o suporte 70 e a orelha 102, o que resiste à força de reação e reduz a carga de cisalhamento sobre os prendedores 110. Os alviões 74 perfuram e rompem o material para um tamanho desejado. O material então cai entre o primeiro conjunto de rolos 22 e o segundo conjunto de rolos 26, passando para o outro lado do plano de calibrador 3 02 e para fora da câmara de trituração 38. As forças de trituração geradas pelos alviões 74 variam significativamente, dependendo da aplicação, do tamanho do material, do espaçamento dos conjuntos de rolo 22, 26 e de outros fatores.
No caso de um pedaço de material denso, duro ou de um material sem valor ser alimentado para a câmara de trituração 38, as forças de trituração podem fazer com que um ou mais suportes 70, alviões 74 ou orelhas 102 falhem. O projeto modular do primeiro conjunto de rolos 22 permite que o operador remova e substitua um alvião quebrado 74 sem requerer que o operador desinstale o suporte 70 do tambor de rolo 66. Além disso, a força de compressão dos espaçadores de apoio 142 provê um atrito entre a orelha 102 e o suporte 70, para resistir às forças de reação que se desenvolvem quando os alviões 74 exercem uma força de trituração sobre o material na câmara de trituração 38.
Este atrito reduz a carga de cisalhamento sobre os prendedores 110, o suporte 70, a orelha 102 e os espaçadores 142, desse modo melhorando as características de desgaste. No caso de um suporte 7 0 ou de um prendedor 110 falhar, o método de acoplamento do suporte 70 ao tambor de rolo 66 permite que o operador substitua o suporte 70, sem requerer que o tambor de rolo inteiro 66 seja desinstalado do primeiro conjunto de rolos 22. Mais ainda, orelhas de substituição 102 podem ser acopladas, tal como por soldagem, ao tambor de rolo 66, no caso de as orelhas 102 serem danificadas. Estes recursos incorporam múltiplos modos de falha no conjunto de rolos 22, reduzindo o tempo de manutenção requerido para o calibrador de rolo 10 e melhorando o tempo de operação da máquina.
Assim, a invenção provê, dentre outras coisas, um suporte de alvião. Vários recursos e vantagens da invenção são estabelecidos nas reivindicações a seguir.

Claims (39)

1. Suporte de alviao para um calibrador de rolo, o calibrador de rolo incluindo pelo menos um tambor de rolo que define um eixo geométrico de tambor, o tambor de rolo rodando em torno do eixo geométrico de tambor, o suporte de alvião caracterizado pelo fato de compreender: uma base que inclui pelo menos um orifício para o recebimento de um prendedor para acoplamento de forma removível do suporte de alvião ao tambor de rolo; e um rebordo que é acoplado à base.
2. Suporte de alvião, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o orifício definir um eixo geométrico de orifício que é paralelo ao eixo geométrico de tambor.
3. Suporte de alvião, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o rebordo incluir uma sede, um recesso e um furo que se estende entre a sede e o recesso.
4. Suporte de alvião, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de ainda compreender um alvião que tem uma cabeça e um eixo acoplado à cabeça, a cabeça se confinando com a sede, o eixo sendo recebido através do furo.
5. Suporte de alvião, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de o eixo do alvião incluir uma porção roscada, e a porção roscada ser presa no recesso.
6. Suporte de alvião, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de o furo definir um eixo geométrico de furo que é substancialmente perpendicular ao eixo geométrico de tambor, e pelo menos um orifício definir um eixo geométrico de orifício que é substancialmente paralelo ao eixo geométrico de tambor.
7. Suporte de alvião, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a base e o rebordo serem formados integralmente um com o outro.
8. Conjunto de alvião para um calibrador de rolo, o calibrador de rolo incluindo pelo menos um tambor de rolo que define um eixo geométrico de tambor, o conjunto de alvião caracterizado pelo fato de compreender: um suporte de alvião acoplado ao tambor de rolo,· um alvião acoplado de forma removível ao suporte de alvião, o alvião incluindo uma cabeça e um eixo, a cabeça tendo uma ponta para encaixe do material a ser rompido, o eixo tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade e definindo um eixo geométrico de alvião entre elas, a primeira extremidade sendo acoplada â cabeça oposta à ponta.
9. Conjunto de alvião, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de o suporte de alvião ainda incluir uma base que inclui pelo menos um orifício para o recebimento de um prendedor para acoplamento de forma removível do suporte de alvião ao tambor de rolo.
10. Conjunto de alvião, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de o orifício definir um eixo geométrico de orifício que é substancialmente paralelo ao eixo geométrico de tambor.
11. Conjunto de alvião, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de o suporte de alvião ainda incluir uma sede, um recesso e um furo se estendendo entre a sede e o recesso, a cabeça de alvião se confinando com a sede e o eixo sendo recebido no furo, de modo que a segunda extremidade do eixo esteja posicionada no recesso.
12. Conjunto de alvião, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de a segunda extremidade do alvião incluir uma porção roscada, e a porção roscada ser acoplada de forma removível no recesso por uma porca de travamento.
13. Conjunto de alvião, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de o furo ser orientado substancialmente perpendicular ao eixo geométrico de tambor.
14. Conjunto de alvião, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de a cabeça de alvião ainda incluir um orifício que se estende transversal ao eixo geométrico de alvião, o orifício recebendo uma ferramenta para instalação do alvião.
15. Conjunto de rolo, caracterizado pelo fato de compreender: um eixo que define um eixo geométrico de eixo, o eixo sendo rotativo em uma primeira direção; um tambor de rolo acoplado de forma removível ao eixo e definindo uma superfície externa, o tambor de rolo incluindo uma pluralidade de orelhas acopladas à superfície externa; e uma pluralidade de suportes de alvião, cada suporte de alvião incluindo uma base acoplada de forma removível a uma das orelhas.
16. Conjunto de rolo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de ainda compreender uma pluralidade de alviões, cada alvião acoplado de forma removível ao suporte de alvião.
17. Conjunto de rolo, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de cada alvião incluir uma cabeça e um eixo, o eixo incluindo uma primeira extremidade acoplada à cabeça e uma segunda extremidade tendo uma porção roscada.
18. Conjunto de rolo, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de cada suporte de alvião ainda incluir um rebordo que inclui um recesso, uma porca posicionada no recesso, e um furo se estendendo entre uma superfície externa do suporte de alvião e o recesso, em que o eixo de alvião é recebido no furo, de modo que a porção roscada seja acoplada de forma removível â porca no recesso e a cabeça de alvião se confine com a superfície externa do suporte de alvião.
19. Conjunto de rolo, de acordo com a reivindicação 18/ caracterizado pelo fato de cada orelha definir uma superfície de topo, e a porca incluir pelo menos um lado se confinando com a superfície de topo para fixação da porca contra um desenroscamento na porção roscada.
20. Conjunto de rolo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de o alvião ainda compreender uma ponta orientada para apontar em uma direção que é substancialmente perpendicular ao eixo geométrico de eixo.
21. Conjunto de rolo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de o alvião ainda compreender uma ponta orientada para apontar em uma direção que é substancialmente paralela à primeira direção.
22. Conjunto de rolo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de a base do suporte de alvião ser acoplada de forma removível a uma das orelhas por pelo menos um prendedor que se estende através da base e da orelha, o prendedor sendo orientado em uma direção que é substancialmente paralela ao eixo geométrico de eixo.
23. Conjunto de rolo, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de pelo menos um prendedor é preso por uma porca de retenção de modo que um aperto da porca de retenção proveja uma força de compressão exercida sobre o suporte de alvião entre a orelha e o prendedor.
24. Conjunto de rolo, de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de a força compressiva criar atrito entre a orelha e o suporte de alvião, o atrito atuando em uma direção oposta a uma força de reação exercida nos alviões e nos suportes de alvião.
25. Aparelho em um triturador de mineração, o aparelho caracterizado pelo fato de compreender: um tambor de rolo que define um eixo geométrico de tambor e rodando em uma primeira direção em torno do eixo geométrico de tambor; um suporte de alvião incluindo uma base e um rebordo, a base sendo acoplada de forma removível ao tambor de rolo, o rebordo incluindo um recesso; e um meio para acoplamento de forma removível do suporte de alvião ao tambor de rolo.
26. Aparelho, de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de o meio compreender uma orelha acoplada ao tambor de rolo, pelo menos um orifício se estendendo através da base do suporte de alvião, pelo menos um orifício se estendendo através da orelha, e um prendedor que se estende através do orifício de orelha e através do orifício da base para acoplamento de forma removível do suporte ao tambor, o prendedor sendo orientado em uma direção que é substancialmente paralela ao eletrodo de transmissor.
27. Aparelho, de acordo com a reivindicação 26, caracterizado pelo fato de pelo menos um orifício definir um eixo geométrico de orifício que é substancialmente paralelo ao eixo geométrico de tambor.
28. Aparelho, de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de o suporte de alvião ainda incluir uma sede substancialmente orientada na primeira direção e um furo que se estende através da sede e para o recesso.
29. Aparelho, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de ainda compreender um alvião que inclui uma cabeça e um eixo, a cabeça se confinando com a sede, o eixo incluindo uma primeira extremidade acoplada à superfície traseira da cabeça e uma segunda extremidade que tem uma porção roscada, o eixo sendo inserido através do furo para acoplamento de forma removível do alvião ao suporte de alvião.
30. Aparelho, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de o furo definir um eixo geométrico de furo que é substancialmente paralelo à primeira direção.
31. Aparelho, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de o furo definir um eixo geométrico de furo que é substancialmente perpendicular o eixo geométrico de tambor.
32. Aparelho, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de a porção roscada do eixo se encaixar de forma roscada em uma porca posicionada no recesso.
33. Aparelho, de acordo com a reivindicação 32, caracterizado pelo fato de a porca ser separada da cavidade interna.
34. Calibrador de rolo para um triturador de mineração, o calibrador de rolo caracterizado pelo fato de compreender: um primeiro eixo que define um primeiro eixo geométrico e que roda em uma primeira direção; um segundo eixo que define um segundo eixo geométrico e que roda em uma segunda direção oposta à primeira direção; um primeiro conjunto de rolos que inclui um primeiro tambor de rolo que tem uma pluralidade de orelhas, uma pluralidade de suportes de alvião e uma pluralidade de alviões, o primeiro tambor de rolo sendo acoplado de forma rotativa ao primeiro eixo, cada um dos suportes de alvião sendo acoplado de forma removível a uma das orelhas, cada um dos alviões sendo acoplado de forma removível a um dos suportes de alvião, de modo que os alviões sejam orientados substancialmente perpendiculares ao primeiro eixo geométrico; e um segundo conjunto de rolos que inclui um segundo tambor de rolo que tem uma pluralidade de orelhas, uma pluralidade de suportes de alvião e uma pluralidade de alviões, o segundo tambor de rolo sendo acoplado de forma rotativa ao segundo eixo, cada um dos suportes de alvião sendo acoplado de forma removível a uma das orelhas, cada um dos alviões sendo acoplado de forma removível a um dos suportes de alviao, de modo que os alvíoes sejam orientados substancialmente perpendiculares ao segundo eixo geométrico.
35. Calibrador de rolo, de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo fato de um plano que se estende entre o primeiro eixo geométrico e o segundo eixo geométrico definir um plano de calibrador, e o material a ser triturado ser alimentado para o calibrador de rolo a partir do primeiro lado do plano de calibrador e sair em um segundo lado oposto ao plano de calibrador.
36. Calibrador de rolo, de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo fato de o primeiro tambor de rolo ser acoplado de forma removível ao primeiro eixo.
37. Calibrador de rolo, de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo fato de cada suporte de alvião ser acoplado de forma removível a uma das orelhas por pelo menos um prendedor que se estende através do suporte de alvião e da orelha, o prendedor sendo orientado em uma direção que é substancialmente paralela ao eixo geométrico de eixo.
38. Calibrador de rolo, de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo fato de, conforme o primeiro conjunto de rolos e o segundo conjunto de rolos rodarem, os suportes de alvião do primeiro conjunto de rolos passarem entre os suportes de alvião do segundo conjunto de rolos sem contatarem uns aos outros.
39. Calibrador de rolo, de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo fato de o primeiro tambor de rolo ser acoplado de forma removível ao primeiro eixo.
BRPI1107036-6A 2010-11-30 2011-11-30 conjunto de alvião BRPI1107036B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US45871210P 2010-11-30 2010-11-30
US61/458,712 2010-11-30

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1107036A2 true BRPI1107036A2 (pt) 2015-07-28
BRPI1107036B1 BRPI1107036B1 (pt) 2020-11-17

Family

ID=46125961

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1107036-6A BRPI1107036B1 (pt) 2010-11-30 2011-11-30 conjunto de alvião

Country Status (7)

Country Link
US (1) US9302267B2 (pt)
CN (2) CN102553675B (pt)
AU (1) AU2011253666B8 (pt)
BR (1) BRPI1107036B1 (pt)
CA (1) CA2759353C (pt)
CO (1) CO6680100A1 (pt)
ZA (1) ZA201108667B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK2620218T3 (da) * 2012-10-25 2014-11-10 Hazemag & Epr Gmbh Knusering til en knusevalse
AU2014201358B2 (en) * 2013-03-12 2017-12-14 Joy Global Underground Mining Llc Tapered pick holder
DE102013110680A1 (de) * 2013-09-26 2015-03-26 Betek Gmbh & Co. Kg Meißelhalter und Kombination eines Meißelhalters mit einem Meißel
CN103934061B (zh) * 2014-04-17 2017-03-15 中国重型机械研究院股份公司 一种刀齿可拆卸的刀盘
GB201412012D0 (en) * 2014-07-04 2014-08-20 Mmd Design & Consult Breaker tooth and drum assembly for a nimberal breaker
CN104588167B (zh) * 2015-01-30 2017-06-16 湖南有色环保建材有限公司 破碎机
CN104929631A (zh) * 2015-06-26 2015-09-23 姚旺东 一种采矿用切割辊
GB201517407D0 (en) * 2015-10-02 2015-11-18 Mmd Design & Consult Sizer tooth

Family Cites Families (46)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2965365A (en) 1958-04-14 1960-12-20 Cincinnati Mine Machinery Co Bit and resilient holding means therefor
GB973448A (en) 1964-05-04 1964-10-28 Atomic Energy Authority Uk Improvements in or relating to containers for transporting radioactive materials
GB1266137A (pt) 1968-03-21 1972-03-08
US3614164A (en) 1969-08-01 1971-10-19 Carmet Co The Mine tool adapter
US3913979A (en) 1973-06-25 1975-10-21 Service Dynamics Inc Trencher tooth construction
US4274677A (en) 1976-07-23 1981-06-23 Pars Engineering Company Limited Mineral cutter pick arrangement
GB1548351A (en) 1977-01-28 1979-07-11 Hoy & Co Ltd Austin Securing means for machine parts
US4163581A (en) 1977-05-04 1979-08-07 The Cincinnati Mine Machinery Co. Retaining means for the connecting pin which joins a bit holder to a base member
US4275929A (en) 1978-08-25 1981-06-30 The Cincinnati Mine Machinery Company Means for removably affixing a cutter bit mounting lug to a base member on the driven element of a mining machine or the like
US4415208A (en) 1981-07-31 1983-11-15 Ingersoll-Rand Company Cutter bit assembly
US4456307A (en) 1982-03-16 1984-06-26 Gewerkschaft Eisenhutte Westfalia Cutter bit assembly
EP0114725B1 (en) * 1983-01-20 1990-04-11 Mmd Design And Consultancy Limited Mineral breaker
US4650254A (en) 1983-12-14 1987-03-17 Joy Manufacturing Company Bit holder
US4919566A (en) 1984-08-13 1990-04-24 Caron Compactor Co. Fill and compaction roller using readily replaceable cleat assemblies
US4607891A (en) 1985-05-31 1986-08-26 Joy Manufacturing Company Rotary retainer for mining bits
US4744605A (en) 1985-08-02 1988-05-17 Michael Komotzki Bit and bit holder for mining machines
DE3608789A1 (de) 1986-03-15 1987-09-24 Orenstein & Koppel Ag Mobile brecheranlage
US4828327A (en) 1987-03-19 1989-05-09 Joy Technologies Inc. Bit holder for miner
GB8717116D0 (en) 1987-07-20 1987-08-26 Wimet Mining Ltd Cutter picks
DE3833614A1 (de) 1988-10-03 1990-04-05 Krupp Polysius Ag Walzenmuehle
US5011229A (en) 1988-11-09 1991-04-30 Joy Technologies Inc. Miner cutting bit holding apparatus
US4944560A (en) 1989-06-15 1990-07-31 Joy Technologies Inc. Miner cutting bit holding apparatus
US4946109A (en) * 1989-08-09 1990-08-07 Newman Machine Company, Inc. Tooth assembly for rotary grinding apparatus
DE4323492A1 (de) 1993-07-14 1995-01-19 Westfalia Becorit Ind Tech Mobiles Aufbereitungs- und Absetzergerät für Bergbauprodukte u. dgl.
GB9505849D0 (en) * 1995-03-22 1995-05-10 Mmd Design & Consult Mineral breaker
US5607206A (en) 1995-08-02 1997-03-04 Kennametal Inc. Cutting tool holder retention system
WO1999054049A1 (en) 1998-04-22 1999-10-28 Mmd Design & Consultancy Limited A mineral breaker apparatus
US6386641B2 (en) 1999-04-22 2002-05-14 Kennametal Pc Inc. Weld joint design for corners
AUPR082200A0 (en) 2000-10-17 2000-11-09 Oldenburg Australasia Pty Ltd An apparatus
US6764140B2 (en) 2002-04-01 2004-07-20 Kennametal Inc. Drum mounting plate for cutting tool holder block
GB0219563D0 (en) 2002-08-22 2002-10-02 Extec Ind Plc Mobile 3-part crusher assembly
SE524301C2 (sv) 2003-07-11 2004-07-20 Combi Wear Parts Ab Tandsystem
GB0326155D0 (en) * 2003-11-08 2003-12-17 Mmd Design & Consult A tooth construction for a mineral breaker
DE20320161U1 (de) 2003-12-29 2004-03-04 Dbt Gmbh Meißelhalter für einen Hobelmeißel eines Kohlen- oder Gewinnungshobels und Hobelmeißel
USD560232S1 (en) 2005-05-30 2008-01-22 Italricambi Spa Tooth assembly for buckets
US8118371B2 (en) * 2006-08-11 2012-02-21 Schlumberger Technology Corporation Resilient pick shank
GB0703247D0 (en) 2006-09-12 2007-03-28 Mmd Design & Consult Improvements in or relating to mobile rigs
USD602505S1 (en) 2007-12-13 2009-10-20 Hensley Industries, Inc. Ground engaging wear member
CA2723278A1 (en) 2008-05-15 2009-11-19 Sandvik Intellectual Property Ab Block and sleeve with rotation-inhibiting feature
CN201279475Y (zh) 2008-09-08 2009-07-29 湖南万通电力科工有限公司 清箅破碎机的破碎齿组件
CN101745443B (zh) 2008-12-12 2011-08-10 上海建设路桥机械设备有限公司 用于轮齿式破碎机的转子部件
US8789894B2 (en) 2009-01-13 2014-07-29 Diamond Innovations, Inc. Radial tool with superhard cutting surface
GB0902729D0 (en) * 2009-02-19 2009-04-01 Mmd Design & Consult Tooth construction
CN201380089Y (zh) 2009-03-13 2010-01-13 煤炭科学研究总院唐山研究院 可更换截齿的破碎齿辊
DE102010044649A1 (de) 2010-09-07 2012-03-08 Bomag Gmbh Wechselhaltersystem für einen Meißel
USD682900S1 (en) 2013-01-11 2013-05-21 Minnovation Limited Mineral cutter pick

Also Published As

Publication number Publication date
CO6680100A1 (es) 2013-05-31
US20120132740A1 (en) 2012-05-31
CN106111253B (zh) 2019-05-03
CA2759353A1 (en) 2012-05-30
AU2011253666A1 (en) 2012-06-14
ZA201108667B (en) 2012-07-25
CN106111253A (zh) 2016-11-16
AU2011253666B2 (en) 2014-09-18
US9302267B2 (en) 2016-04-05
AU2011253666B8 (en) 2014-09-25
CN102553675B (zh) 2016-08-17
CA2759353C (en) 2019-06-11
BRPI1107036B1 (pt) 2020-11-17
CN102553675A (zh) 2012-07-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1107036A2 (pt) Suporte de alvião
US4240669A (en) Mining cutter bit holder and mounting assemblies
CN101641158B (zh) 用于回转破碎机的内壳体以及将这样的壳体连接在破碎头上的方法
KR20100106463A (ko) 토목 롤용 팁
US9212554B2 (en) Interchangeable holder system for a chisel
EP1715955B1 (en) Apparatus and method for supporting and retaining a hammer and cutter
RU2644981C2 (ru) Держатель зубка конусообразной формы
CN101537576B (zh) 一种刀具夹持装置及铣刨机
JP6513671B2 (ja) 締付部材、締付装置、ジョークラッシャー、鉱石の加工プラント、および摩耗部品の締付度を調整する方法
US20170232444A1 (en) Tool Assembly for A Comminuting Apparatus
GB2492646A (en) Breaker pick retainer
US8038088B2 (en) Comminuting device with counter-rotating rotors
CN103191802A (zh) 可快速拆装齿板的破碎机齿辊
US10569274B2 (en) Locking bolt assembly for a crusher device
CA2888364C (en) Crusher feed hopper wear protection cassette
JP2016077979A (ja) 剪断式破砕機及びその回転刃
EP2810718A1 (en) Crushing jaw with plate retainer
CN218486113U (zh) 一种方便清理的破碎机齿辊
CN101391383A (zh) 轧辊磨床托瓦快速拆装装置
CN204058773U (zh) 用于综框的连接装置
CN214553851U (zh) 一种方便更换辊筒的对辊机
CN203196678U (zh) 可快速拆装齿板的破碎机齿辊
KR102211260B1 (ko) T너트 체결에 의해 커터칼을 탈부착하는 폐플라스틱 분쇄기
CN216296527U (zh) 改进型锤片式粉碎机锁紧装置
JP2004154623A (ja) ハンマー型粉砕装置及びこれに用いるハンマー

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: HARNISCHFEGER TECHNOLOGIES, INC. (US)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 870190086563 DE03/09/2019, E NECESSARIO:1. APRESENTAR TRADUCAO JURAMENTADA DO DOCUMENTO QUE COMPROVA A TRANSFERENCIASOLICITADA;2. QUE O DOCUMENTO QUE COMPROVA A TRANSFERENCIA SEJA APRESENTADO COM A DEVIDALEGALIZACAO CONSULAR OU ACOMPANHADO DA APOSTILA DE HAIA;3. QUE O CUMPRIMENTO DA PRESENTE EXIGENCIA ESTEJA ACOMPANHADO DA GRU RELATIVO A TALSERVICO.

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: JOY GLOBAL SURFACE MINING INC (US)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/11/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2751 DE 26-09-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.