BRPI1106151A2 - Cabeça de cilindro para um motor de combustão interna - Google Patents

Cabeça de cilindro para um motor de combustão interna Download PDF

Info

Publication number
BRPI1106151A2
BRPI1106151A2 BRPI1106151A BRPI1106151A2 BR PI1106151 A2 BRPI1106151 A2 BR PI1106151A2 BR PI1106151 A BRPI1106151 A BR PI1106151A BR PI1106151 A2 BRPI1106151 A2 BR PI1106151A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
head
cooling jacket
cylinder head
discharge
discharge ducts
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Giampaolo Galeazzi
Antonio Abozzi
Carmelo D Anna
Original Assignee
Fiat Powertrain Tech Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fiat Powertrain Tech Spa filed Critical Fiat Powertrain Tech Spa
Publication of BRPI1106151A2 publication Critical patent/BRPI1106151A2/pt
Publication of BRPI1106151B1 publication Critical patent/BRPI1106151B1/pt

Links

Abstract

CABEÇA DE CILINDRO PARA UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA Uma cabeça de cilindro (1) para um motor de combustão interna, tendo um corpo (2) integrando, em uma única peça fundida, o coletor de descarga e incluindo uma camisa de esfriamento inferior (18) e uma camisa de esfriamento superior (19). A camisa de esfriamento inferior (18) é longitudinalmente dividida em uma pluralidade de câmaras transversais separadas (180) associadas com vários cilindros de motor, enquanto a camisa de esfriamento superior (19) tem uma parte (196) estendida longitudinalmente sobre o inteiro desenvolvimento da cabeça (1) e se comunicando com câmaras transversais separadas (198) localizadas no lado de admissão da cabeça (1). Os condutos de descarga (9), integrados na cabeça, formam subgrupos separados (16, 17) dos condutos de descarga (9) se fundindo em partes de coletor (16a, 17a) sobrepostas e espaçadas entre si. A camisa de esfriamento inferior acima mencionada (18) tem uma sua parte (20) que é estendida na área do corpo (2) da cabeça (1), que separa as partes sobrepostas (16a, 17a) dos subgrupos acima mencionados (16, 17) dos condutos de descarga (9).

Description

“CABEÇA DE CILINDRO PARA UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA’'
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a cabeças de cilindro para motores de combustão interna do tipo tendo:
um corpo com uma face superior, uma face inferior, duas faces extremas e duas faces laterais,
dito corpo integrando-se em uma única peça de fundição do coletor de descarga do motor
dito coletor de descarga sendo definido por uma pluralidade de condutos para os gases de descarga providos no corpo da cabeça, ditos condutos se fundindo em uma saída comum terminando em uma face lateral da cabeça, e
pelo menos uma camisa de esfriamento inferior e pelo menos uma camisa de esfriamento superior providas no corpo da cabeça, substancialmente abaixo e acima de condutos definindo o coletor de descarga. TÉCNICA ANTERIOR
As cabeças de cilindro do tipo anteriormente descrito têm sido conhecidas durante anos. Uma cabeça de cilindro deste tipo, destinada em particular para um motor de combustão interna turbocompressor, é descrita no documento US-A-4 993 227.
A integração do coletor de descarga na cabeça do cilindro permite uma simplificação de construção e também uma redução dos custos de manufatura, dado que nos motores convencionais com coletor de descarga separado o último deva ser feito de aço precioso para suportar as elevadas temperaturas operacionais, enquanto nas cabeças de cilindro com coletor integrado o material constituindo a cabeça e o coletor seja tipicamente alumínio, e o problema derivando das altas temperaturas dos gases de descarga é resolvido provendo-se um refrigerante líquido para o coletor e a cabeça, através das camisas de esfriamento acima mencionadas.
Como indicado acima, o documento US-A-4 993 27 mostra uma solução deste tipo usada para um motor turbocompressor, em que a integração do coletor de descarga na cabeça permite a montagem de uma 5 unidade de turbocompressor na face da cabeça, em que a saída comum acima mencionada dos gases de descarga termina. Na solução da técnica anterior acima mencionada, a camisa de esfriamento mais abaixo recebe fluido de esfriamento vindo de condutos providos no bloco de motor através de uma pluralidade de aberturas de acesso providas na face inferior da cabeça e 10 distribuídas ao longo da inteira dimensão longitudinal da cabeça. O fluido de esfriamento é livremente distribuído na camisa de esfriamento inferior sobre sua inteira dimensão longitudinal e em seguida alcança a camisa superior através de uma pluralidade de condutos, também distribuídos sobre a inteira direção longitudinal da cabeça. Na camisa superior de referência o fluido é 15 também distribuído livremente através da inteira dimensão longitudinal da cabeça, até fundir-se junto com o fluido que passa através da camisa de esfriamento inferior para dentro de uma saída provida adjacente a uma extremidade da cabeça.
Uma solução substancialmente similar é também descrita no 20 documento US2009/0126659A1. A única diferença substancial entre a solução descrita em tal segundo documento e o descrito no US-A-4 993 227 situa-se no fato de que, no caso do segundo documento, a camisa de esfriamento inferior e a camisa de esfriamento superior serem substancialmente separadas em relação entre si através da inteira dimensão 25 longitudinal da cabeça e receberem o líquido de esfriamento principalmente das aberturas de entrada arranjadas em uma extremidade da cabeça, de modo que o líquido de esfriamento passa através - paralelo - das duas camisas de esfriamento inferior e superior através da inteira direção longitudinal e então sai através de uma abertura provida na extremidade oposta da cabeça, que fica em comunicação com ambas as camisas de esfriamento.
Uma desvantagem das soluções da técnica anterior acima reside no fato de que as camisas de esfriamento inferior e superior são substancialmente atravessadas por um fluxo longitudinal de um fluido de 5 esfriamento, de uma extremidade da cabeça à outra, o que não garante um esfriamento ideal e uniforme de todas as partes da cabeça associada com os cilindros de motor.
OBJETIVO DA INVENÇÃO
O objetivo da presente invenção é aquela de prover uma 10 cabeça de cilindro do tipo indicado no início da presente descrição, onde a desvantagem acima mencionada é superada e particularmente onde um esfriamento ótimo e uniforme das partes da cabeça é garantido e, em particular, o esfriamento das várias partes do coletor de descarga, associado com os vários cilindros de motor.
Um outro objetivo da invenção é aquele de reduzir o
superaquecimento a que os condutos de descarga associados com os cilindros de motor são submetidos e as não-uniformidades de tal superaquecimento entre diferentes condutos de descarga até o máximo.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO Com o intuito de atingir tal objetivo, a invenção tem em vista
prover uma cabeça de cilindro do tipo indicado no início da presente descrição e caracterizado pelo fato de:
a) a camisa de esfriamento ser longitudinalmente dividida em uma pluralidade de câmaras transversais separadas associadas a vários
cilindros de motor, enquanto a camisa de esfriamento superior tem uma parte estendida longitudinalmente sobre a inteira extensão da cabeça e se comunicando com câmaras transversais separadas, localizadas acima das câmaras de combustão da cabeça.
b) ditos condutos de descarga integrados na cabeça formarem subgrupos separados de condutos de descarga se fundindo em partes de coletor sobrepostas e afastadas entre si,
c) ditos subgrupos separados de condutos de descarga terminam em dita saída comum em uma face lateral da cabeça de cilindro, e 5 d) a camisa de esfriamento inferior acima mencionada tem
uma sua parte que é estendida na área do corpo da cabeça, que separa as partes sobrepostas dos acima mencionados subgrupos de condutos de descarga.
Deve ser observado que uma cabeça de cilindro, tendo a características acima mencionada (a) foi anteriormente proposta pelo Requerente em seu pedido de patente Europeu anterior 10 425 161.6, ainda não divulgado na data de prioridade do presente arquivamento. A presente invenção faz referência a tal proposta anterior e combina-a com as outras soluções acima mencionadas, primeiro de tudo provendo subgrupos de condutos de descarga se fundindo em partes de coletor sobrepostas e afastadas entre si. A última solução é por si conhecida na técnica (US 2010/0083920 Al, US 2009/0241526 Al) e permite vantagens em termos de esfriamento melhorado e mais uniforme dos condutos, também evitando a interação dinâmica de gás entre os condutos, típica das soluções com uma única e próxima saída do gás da cabeça de cilindro.
Devido às características acima mencionadas (a), a cabeça de acordo com a presente invenção assegura que o fluido de esfriamento não atravesse as camisas de esfriamento acima mencionadas longitudinalmente de uma extremidade da cabeça à outra, porém é pelo menos parcialmente forçada 25 a fluir de acordo com as direções transversais à direção longitudinal da cabeça, paralela nas várias câmaras de esfriamento associadas com diferentes cilindros de motor, em conseqüência assegurando uma correta velocidade de translação do fluido de esfriamento bem como - acima de tudo — uma substancial uniformidade de esfriamento entre as várias partes da cabeça de cilindro e, em particular, do coletor de descarga, associado com vários cilindros de motor.
As vantagens acima mencionadas de esfriamento aperfeiçoado e mais uniforme da cabeça de cilindro são aumentadas ainda devido às características (b-d).
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma cabeça de cilindro de acordo com a presente invenção,
A Figura 2 é uma vista em planta da cabeça de cilindro da
figura 1,
A Figura 3 é uma vista lateral da cabeça de cilindro das figuras
1,2,
A Figura 4 é uma vista seccional de acordo com a linha IV-IV
da figura 2,
A Figura 5 é uma vista seccional de acordo com a linha V-V
da figura 2,
A Figura 6 é uma vista seccional de acordo com a linha VI-VI
da figura 4,
A Figura 7 é uma vista seccional de acordo com a linha VIIVII da figura 4,
A Figura 8 é uma vista seccional de acordo com a linha VIIIVIII da figura 4,
A Figura 9 é uma vista seccional de acordo com a linha IX-IX
da figura 2.
A Figura 10 é uma vista seccional de acordo com a linha X-X
da figura 2,
A Figura 11 é uma vista seccional de acordo com a linha XIXI da figura 3,
A Figura 12 é uma vista em perspectiva explodida dos núcleos de areia usados para prover os condutos de descarga e as camisas de esfriamento no corpo da cabeça de cilindro de acordo com a presente invenção,
A Figura 13 é uma vista em perspectiva, em condição montada, dos dois núcleos usados para prover os condutos de descarga,
As Figuras 14, 15 são vistas em perspectiva especificamente ilustrando os núcleos usados para a camisa de esfriamento inferior e para a camisa de esfriamento superior, e
A Figura 16 ilustra uma outra vista em perspectiva explodida dos núcleos das figuras 14, 15.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE UMA FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA
O exemplo ilustrado refere-se ao caso da cabeça de cilindro de um motor de combustão interna turbocompressor, com quatro cilindros em 15 linha. E entretanto óbvio que a presente invenção pode ser aplicada a qualquer outro tipo de motor, com qualquer número de cilindros e em ambos os casos onde uma unidade de super turbocompressor é provida e em casos em que tal unidade não é provida.
Com referência às figuras 1 - 11, o número 1 indica - em sua totalidade - uma cabeça de cilindro de acordo com a presente invenção, tendo um único corpo de alumínio 2 com uma face superior 3, uma face inferior 4 (vide figura 3), uma primeira face extrema 5 e uma segunda face extrema 6.
As cavidades 7 (vide figuras 4, 5) definindo as câmaras de combustão associadas com os cilindros de motor, são formadas na face 25 inferior 4 da cabeça de cilindro. O exemplo ilustrado refere-se ao caso de um motor provido com duas válvulas de admissão e duas válvulas de descarga para cada cilindro de motor. Portanto, dois condutos de entrada 8 e dois condutos de descarga 9 (vide figuras 4, 6) são formados se fundindo, para cada cilindro de motor, no corpo 2 da cabeça de cilindro I. Os condutos de admissão 8 terminam em uma face lateral longitudinal 10 da cabeça (vide figuras 2, 5, 10). As Figuras 1, 7 também mostram os furos atravessantes 8a e 9a terminando - na parte superior - na face superior 3 da cabeça e — na parte inferior - nos respectivos condutos de admissão e de descarga 8, 9, destinados 5 a receber e guiar as hastes das válvulas de admissão e descarga. Uma cavidade 11, destinada a alojar um ou mais eixos de came e os respectivos ressaltos para o acionamento das válvulas de admissão e descarga, é provida na face superior da cabeça, de acordo com a técnica convencional.
Como claramente observável na figura 6, o coletor de descarga de motor é também provido em uma única peça fundida na cabeça de cilindro
I. A configuração total dos condutos definindo o coletor de descarga corresponde àquela do núcleo usado pra obtê-los, observáveis na figura 13 dos desenhos anexos. Em tal figura, as partes do núcleo de areia correspondendo ás cavidades obtidas na cabeça de cilindro são indicadas com o mesmo número de referência.
Como observável na figura 13, todos os condutos de descarga
9 fundem-se em uma saída comum 12 terminando em uma face lateral longitudinal 13 da cabeça de cilindro (figura 1) em uma faceta planar 14 contendo furos 15 para o encaixe de parafusos para fixação da unidade de 20 turbocompressor (não ilustrada). Retomando para a figura 13, os condutos de descarga 9, definindo o tubo coletor, formam dois separados subgrupos de condutos de descarga, respectivamente indicados com os números de referência 16, 17. O subgrupo 16 é constituído pelos condutos de descarga 9 associados com os dois cilindros de motor, que ficam no centro da série 25 alinhada de quatro cilindros, enquanto o subgrupo 17 é constituído pelos condutos de descarga 9 associados com os dois cilindros que ficam nas extremidades da série de cilindros. Os condutos de descarga 9 do primeiro subgrupo 16 mutuamente fundem-se em uma parte de coletor 16a que, por sua vez, funde-se na saída 12 com dois condutos 17a parte do subgrupo 17, dentro dos quais os condutos de descarga 9 de cada um dos cilindros extremos fundem-se. Os condutos 17a estendem-se em uma direção substancialmente longitudinal com respeito à cabeça de cilindro, um em direção ao outro, até uma parte central do coletor em que eles fundem-se junto com a parte 16a 5 dentro da saída comum 12.
Como claramente observável na figura 13, os dois subgrupos de condutos de descarga 16, 17 fundem-se em respectivas partes de coletor, que ficam em uma posição que é sobreposta e afastada entre si, de modo que se estende uma parede do corpo da cabeça de cilindro adequadamente esfriada 10 provendo-se (como observável a seguir) uma cavidade para a circulação do líquido de esfriamento entre a parte central 16a do subgrupo 16 e a parte central em que os dois condutos 17a se fundem.
Como indicado acima, a provisão de um coletor de descarga integrado no corpo da cabeça de cilindro, com os condutos de descarga 15 formando subgrupos de condutos se fundindo separados, sobrepostos e afastados entre si, é conhecida na técnica (vide US 2010/0083920 Al e US 2009/0241526 Al). A presente invenção refere-se à aplicação específica de tal solução a uma cabeça de cilindro do tipo descrito aqui. Além disso, contrário às soluções conhecidas, no caso da invenção os subgrupos de 20 condutos de descarga sobrepostos e afastados entre si, entretanto, fundem-se em uma saída comum.
Como observável na figura 1, no caso do exemplo ilustrado, a parte da cabeça de cilindro em que o coletor de descarga é integrado define uma parte 13a projetando-se da face lateral longitudinal 13.
Com particular referência às figuras 4, 5, as camisas de
esfriamento inferior e superior 18, 19, descritas em detalhes abaixo, para esfriar a cabeça e em particular o coletor de descarga provido na cabeça, são também formadas se fundindo no corpo da cabeça de cilindro 1. As camisas de esfriamento inferior e superior 18, 19 são estendidas substancialmente acima e abaixo dos condutos definindo o coletor de descarga, bem como em tomo da saída comum central 12. A camisa inferior 18 em particular também tem uma parte 20 estendida na parede, que separa as partes centrais - que são sobrepostas e afastadas entre si dos subgrupos de condutos de descarga 16, 17, tal parte 20 da camisa de 5 esfriamento inferior 18 sendo obtida provendo-se o correspondente núcleo de areia tendo apêndices semelhantes a lingueta que são indicados com o mesmo número de referência 20 nas figuras 12,14,16.
Nos desenhos, o número de referência 21 indica os condutos providos na cabeça de cilindro para Fixar as velas de ignição associadas com vários cilindros de motor, enquanto o número de referência 22 indica outros condutos providos na cabeça para permitir a fixação de injetores associados com os vários cilindros.
As figuras 6, 7, 8 mostram seções da cabeça de cilindro em planos horizontais correspondendo às linhas VI-VI, VII-VII e VIII-VIII da 15 figura 4, isto é, substancialmente no nível do subgrupo inferior 17 dos condutos de descarga, no nível do subgrupo 16 superior dos condutos de descarga e no nível da parte extrema superior da camisa de esfriamento superior 19.
Com referência à figura 6, é claramente observável que a 20 camisa de esfriamento inferior 18 é longitudinalmente dividida em quatro câmaras transversais 180 por meio de divisões transversais 181 providas em uma única peça com a cabeça de cilindro. As câmaras transversais 180 da camisa de esfriamento inferior 18 são destinadas a receber fluido de esfriamento do circuito provido no bloco de motor por meio de condutos 25 distribuídos sobre o inteiro comprimento da cabeça de cilindro e providos começando da face inferior da cabeça respectivamente adjacente ao lado de admissão e ao lado de descarga das câmaras de combustão 7. A Figura 16 mostra apêndices 182 do núcleo de areia usado para obter alguns dos condutos de comunicação acima mencionados, que permitem a chegada - nas câmeras transversais separadas 180 da camisa de esfriamento inferior 18 - de líquido de esfriamento vindo do circuito provido no bloco de motor, de acordo com as setas indicadas com 183 na figura 16.
Devido ao arranjo anteriormente descrito, o líquido de 5 esfriamento vindo do bloco de motor é forçado a passar através da camisa de esfriamento inferior 18 atravessando - paralelo - as quatro câmaras transversais 180, de acordo com as direções ortogonais à direção longitudinal da cabeça, indicadas pelas setas 184 na figura 16. Assim, o líquido de esfriamento que passa através das câmaras transversais 180 alcança o lado de 10 descarga da cabeça de cilindro esfriando as paredes do subgrupo 17 de condutos de descarga, passando abaixo de tal subgrupo (com referência à orientação dos desenhos) e acima dele, na parte 20 da camisa de esfriamento inferior 18 (figura 5) interposta entre o subgrupo 17 e o subgrupo 16 dos condutos de descarga.
O líquido de esfriamento passa da camisa de esfriamento inferior
18 para a camisa de esfriamento superior 19 por meio de um par de condutos 190 (figuras 6, 11) definidos por elementos de fechamento 191 que obstruem dois apêndices tubulares 192 projetando-se da face 13 da cabeça de cilindro nos dois lados da saída central 12 para os gases de descarga (também vide figura I). Nas 20 figuras 1, 3 os elementos de fechamento 191 foram omitidos, a fim de permitir que a borda de uma divisão 189 (figura 11), que separa as camisas de esfriamento inferior e superior 18, 19, seja observada. Como claramente observável na figura
11, o elemento de fechamento 191 é afastado da borda frontal da divisão 189, a fim de definir o conduto de comunicação 190.
Na figura 16, o número de referência 18 indica - em sua
totalidade - a parte do núcleo de areia destinada a definir a camisa de esfriamento inferior 18 da cabeça de cilindro de acordo com a invenção, enquanto o número de referência 19 indica a parte do núcleo de areia destinado a definir a camisa de esfriamento superior 19. As cavidades cilíndricas definidas pelos apêndices tubulares acima mencionados 192 são obtidas como resultado da cooperação entre os apêndices 185 da parte de núcleo inferior e os apêndices 193 da parte de núcleo superior, que têm superfícies de acoplamento diamétricas planas. Devido a tal arranjo, na cabeça de cilindro de acordo com a presente invenção, o líquido de 5 esfriamento vindo da camisa de esfriamento inferior 18 chega na camisa de esfriamento superior 19 através dos condutos acima mencionados 190, saindo da camisa inferior 18 na direção das setas 186 da figura 16 e retomando para dentro da camisa superior 19 seguindo a direção das setas 194 da Figura 16. Uma outra comunicação entre a camisa de esfriamento inferior 18 e a camisa de esfriamento 10 superior 19 é provida em áreas 195 (figura 7), cada uma arranjada adjacente à câmara de combustão, entre os dois condutos de admissão.
Com referência à figura 7, a camisa de esfriamento superior 19 tem um conduto longitudinal 196 na área localizada imediatamente acima do coletor de descarga, com uma parte ponte central 197 (vide a correspondente parte do núcleo 19 da figura 12) circundando - na parte superior - a parte 16a do subgrupo 16 dos condutos de descarga (também vide figura 13).
Ainda com referência às figuras 7 e 12, bem como figura 16, a camisa de esfriamento superior 19 é também dividida em câmaras transversais separadas 198 no lado oposto da cabeça de cilindro, por meio das divisões 20 199. Ainda com referência à figura 7, a camisa de esfriamento superior 19 se comunica na face extrema da cabeça de cilindro 1 com uma saída 200 do líquido de esfriamento da cabeça (também vide a correspondente parte do núcleo de areia da figura 16). Somente a camisa de esfriamento superior 19 comunica-se com tal saída 200, de modo que o líquido passa através das 25 câmaras transversais 180 da camisa de esfriamento inferior 18 e é forçado a passar através da camisa de esfriamento superior 19 antes de sair da cabeça.
Na figura 16, as setas 201 indicam a direção seguida pelo líquido de esfriamento dentro da camisa de esfriamento superior e então para a saída 200. Com referência à figura 8 e figura 15, a camisa de esfriamento superior 19 tem uma parte extrema superior, com uma parte 202 localizada acima da saída central 12, e um canal 203 estendido longitudinalmente de tal parte 202 até à saída 200. Tal parte superior da camisa de esfriamento 5 superior 19 tem a finalidade de permitir a liberação de possíveis bolhas de ar, que são contidas no líquido de esfriamento e que tendem a parar na área mais elevada da camisa de esfriamento da cabeça de cilindro.
Por fim, com referência às figuras 9, 10, a cabeça de cilindro de acordo com a presente invenção tem dois pares de furos atravessantes 204, 205 que são providos na cabeça de cilindro após fundição e que têm a finalidade de colocar a camisa de referência superior 19 e a camisa de esfriamento 18 na área circundando a saída do gás de descarga 12, em comunicação em relação entre si, a fim de evitar a formação de áreas mortas com baixa circulação do líquido de esfriamento em tais áreas. Como ilustrado, os furos 204 colocam as duas partes 206 (vide as partes correspondentes do núcleo de areia na figura 12) da camisa de esfriamento inferior 18 em comunicação com os lados da parte de ponte 197 da camisa de esfriamento superior 19 (figuras 9, 12). Como claramente observável na figura 9, deve ser observado que a camisa inferior é entretanto dividida por uma divisão vertical abaixo da saída 12 para o gás, a fim de evitar a criação de um espaço contínuo circundando a saída 12. Os furos 205 colocam a parte de ponte acima mencionada 197 da camisa de esfriamento superior em comunicação com as partes 20 da camisa de esfriamento inferior, que são estendidas entre os subgrupos de condutos 16, 17 (figuras 10,12). Como claramente observável na figura 10, um espaço circundando o subgrupo superior 16 apenas em proximidade de sua saída e que é também, entretanto, interrompido por uma divisão vertical abaixo de tal saída, é também criado nos furos 205.
Como indicado acima, as figuras 12-16 indicam os núcleos de areia que podem ser usados para prover as cavidades na cabeça de cilindro de acordo com a invenção. A Figura 12 mostra que os subgrupos sobrepostos 16, 16 dos condutos de descarga são obtidos por meio de corpos de núcleo separados, que são mutuamente justapostos para formar o corpo observável na figura 13.
Como óbvio pela descrição acima, a cabeça de cilindro de acordo com a presente invenção tem o coletor de descarga integrado nela e compreende subgrupos separados 16, 17 dos condutos de descarga se fundindo em partes de coletor sobrepostas e afastadas entre si. Além disso, uma camisa de esfriamento inferior, que recebe líquido de esfriamento do bloco de motor através de uma pluralidade de aberturas distribuídas sobre a inteira dimensão longitudinal da cabeça, é provida a fim de suprir o líquido de esfriamento a uma pluralidade de câmaras transversais separadas 180, que são passadas através - paralelas pelo líquido de esfriamento, transversalmente à direção longitudinal da cabeça. O líquido de esfriamento assim passa da camisa de esfriamento inferior para a camisa de esfriamento superior. A última é passada através, tanto transversal como longitudinalmente, até a saída do líquido de esfriamento em uma extremidade da cabeça de cilindro.
A cabeça de cilindro de acordo com a presente invenção permite, devido às características acima mencionadas, combinar as vantagens de um transmissão de dados de um coletor de descarga formado por 20 subgrupos sobrepostos e afastados de condutos de descarga, com as vantagens em termos de esfriamento mais eficiente derivando da configuração e arranjo específicos das camisas de esfriamento. Simultaneamente, a cabeça de cilindro de acordo com a presente invenção pode ser obtida em uma maneira relativamente simples e em custos relativamente baixos provendo-se os 25 núcleos configurados como descrito acima.
Obviamente, sem prejuízo do princípio da invenção, os detalhes de construção e formas de realização podem largamente variar com respeito ao que foi descrito e ilustrado puramente por meio de exemplo, sem desvio do escopo de proteção da presente invenção.

Claims (2)

1. Cabeça de cilindro (1) para ura motor de combustão interna, dita cabeça tendo: - um corpo (2) com uma face superior (3), uma face inferior (4), duas faces extremas (5, 6) e duas faces laterais (10, 13), - dito corpo (2) integrando em uma única peça de fundição, o coletor de descarga de motor (16, 17), - dito coletor de descarga (16, 17) sendo definido por uma pluralidade de condutos (9) para os gases de descarga providos no corpo (2) da cabeça (1), ditos condutos (9) se fundindo em uma saída comum (12) terminando em uma face lateral (13, 14) da cabeça (1), e - pelo menos uma camisa de esfriamento inferior (18) e pelo menos uma camisa de esfriamento superior (19) provida no corpo (2) da cabeça (1), substancialmente abaixo e acima dos condutos (9) definindo o coletor de descarga (16, 17). caracterizada pelo fato de: a) a camisa de esfriamento inferior (18) ser longitudinalmente dividida em uma pluralidade de câmaras transversais separadas (180) associadas com vários cilindros de motor, enquanto a camisa de esfriamento superior (19) tem uma parte (196) se estendendo longitudinalmente sobre a inteira extensão da cabeça (1) e se comunicando com câmeras (198) transversais separadas, localizada no lado de admissão da cabeça (1), b) ditos condutos de descarga (9) integrados na cabeça (1) formam subgrupos separados (16, 17) de condutos de descarga se fundindo em partes de coletor (16a, 17a) sobrepostas e afastadas entre si. c) ditos subgrupos separados (16, 17) de condutos de descarga (9) terminam em dita saída comum (12) em uma face lateral (13, 14) da cabeça de cilindro (1), e d) a camisa de esfriamento inferior acima mencionada (18) tem uma sua parte (20) que é estendida na área do corpo da cabeça que separa as partes sobrepostas (16a, 17a) dos subgrupos acima mencionados (16, 17) dos condutos de descarga (9).
2. Cabeça de cilindro de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de também compreender furos (204, 205) providos por meio de uma operação de perfuração na fundição, para colocação da camisa de esfriamento inferior e superior (18, 19) em comunicação entre si nas áreas dos dois lados opostos e separados da saída comum (12) dos condutos de descarga (9).
BRPI1106151-0A 2011-03-10 2011-11-28 Cabeça de cilindro para um motor de combustão interna BRPI1106151B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP11057719 2011-03-10
EP1157719.3 2011-03-10

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1106151A2 true BRPI1106151A2 (pt) 2014-08-19
BRPI1106151B1 BRPI1106151B1 (pt) 2021-07-13

Family

ID=51360460

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1106151-0A BRPI1106151B1 (pt) 2011-03-10 2011-11-28 Cabeça de cilindro para um motor de combustão interna

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1106151B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1106151B1 (pt) 2021-07-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1107007A2 (pt) cabeÇa de cilindro para um motor de combustço interna
US8714128B2 (en) Cylinder head for an internal combustion engine, with integrated exhaust manifold and subgroups of exhaust conduits merging into manifold portions which are superimposed and spaced apart from each other
US10107171B2 (en) Cooling structure of internal combustion engine
BRPI1100834B1 (pt) cabeça de cilindro para um motor de combustão interna
US20110315098A1 (en) Cooling device of water-cooled engine and method of manufacturing the same
RU125629U1 (ru) Система охлаждения двигателя, головка блока цилиндров двигателя и система двигателя
KR20090028817A (ko) 내연 기관
JP2007051601A5 (pt)
CN107208568B (zh) 气缸盖
JP6384492B2 (ja) 多気筒エンジンの冷却構造
JP5278299B2 (ja) シリンダヘッドの冷却構造
US11045869B1 (en) Methods, assemblies, and apparatuses for forming a water jacket in a cast part of a marine engine
JP2010265840A (ja) シリンダヘッドのウオータジャケット構造
JP2018184939A (ja) 内燃機関の冷却構造
JP5330088B2 (ja) シリンダヘッドのウオータジャケット構造
BRPI1106151A2 (pt) Cabeça de cilindro para um motor de combustão interna
JPS6040763A (ja) シリンダブロツク
TWI672436B (zh) 汽缸頭
JP6696125B2 (ja) シリンダヘッドの冷却構造
JP2017193971A (ja) シリンダヘッド
JP2018080679A (ja) シリンダヘッド
JP6583115B2 (ja) シリンダヘッド
JP7151785B2 (ja) シリンダヘッド
SU371731A1 (ru) йОьСиЮЗНАЯ
JP2019078254A (ja) シリンダヘッド

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/11/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.