BRPI1105475A2 - Aparelho e sistema de captação de imagem, e, método para acionar um aparelho de captação de imagem - Google Patents

Aparelho e sistema de captação de imagem, e, método para acionar um aparelho de captação de imagem Download PDF

Info

Publication number
BRPI1105475A2
BRPI1105475A2 BRPI1105475-1A BRPI1105475A BRPI1105475A2 BR PI1105475 A2 BRPI1105475 A2 BR PI1105475A2 BR PI1105475 A BRPI1105475 A BR PI1105475A BR PI1105475 A2 BRPI1105475 A2 BR PI1105475A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
horizontal
period
count
vertical
periods
Prior art date
Application number
BRPI1105475-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Kazuhiro Sonoda
Shintaro Takenaka
Original Assignee
Canon Kk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Canon Kk filed Critical Canon Kk
Publication of BRPI1105475A2 publication Critical patent/BRPI1105475A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N25/00Circuitry of solid-state image sensors [SSIS]; Control thereof
    • H04N25/70SSIS architectures; Circuits associated therewith
    • H04N25/76Addressed sensors, e.g. MOS or CMOS sensors
    • H04N25/7795Circuitry for generating timing or clock signals
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N25/00Circuitry of solid-state image sensors [SSIS]; Control thereof
    • H04N25/50Control of the SSIS exposure
    • H04N25/53Control of the integration time
    • H04N25/531Control of the integration time by controlling rolling shutters in CMOS SSIS
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N25/00Circuitry of solid-state image sensors [SSIS]; Control thereof
    • H04N25/50Control of the SSIS exposure
    • H04N25/57Control of the dynamic range
    • H04N25/58Control of the dynamic range involving two or more exposures
    • H04N25/581Control of the dynamic range involving two or more exposures acquired simultaneously
    • H04N25/583Control of the dynamic range involving two or more exposures acquired simultaneously with different integration times
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N25/00Circuitry of solid-state image sensors [SSIS]; Control thereof
    • H04N25/70SSIS architectures; Circuits associated therewith
    • H04N25/71Charge-coupled device [CCD] sensors; Charge-transfer registers specially adapted for CCD sensors
    • H04N25/745Circuitry for generating timing or clock signals

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Transforming Light Signals Into Electric Signals (AREA)

Abstract

Aparelho e sistema de captação de imagem, e, método para acionar um aparelho de captação de imagem. Em um aparelho de captação de imagem em esta do sólido incluindo uma formação de pixel tendo pixéis, cada um incluindo elemento de conversão fotoelétrico arranjado em uma matriz, uma unidade geradora de sinal de sincronização gera um sinal de sincronização horizontal para definir comprimento do primeiro período horizontal e um segundo período horizontal diferente em sincronização horizontal, um circuito de varredura de reajuste sequencialmente seleciona e reajusta pixéis em fileiras da formação de pixel e um circuito de varredura por leitura sequencialmente seleciona pixéis e lê um sinal de pixel dele. Em cada pixel, a carga é acumulada em um período de acúmulo de carga começando quando o reajuste é realizado e terminando quando o sinal de pixel é lido. Em um período vertical, o primeiro período horizontal e a pluraridade de segundos períodos horizontais aparecem ambos em uma pluraridade de vezes, em que o segundo período horizontal aparece periodicamente.

Description

“APARELHO E SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM, E, MÉTODO PARA ACIONAR UM APARELHO DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM” FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Campo da Invenção A presente invenção refere-se a um aparelho de captação de imagem em estado sólido e um sistema de captação de imagem.
Descrição da Técnica Relacionada Um aparelho de captação de imagem em estado sólido, empregando um sensor de imagem tipo-CMOS, é sabido prover uma função de obturação eletrônica de plano focal. A função obturadora eletrônica refere- se a uma função para reajustar uma região de armazenagem de carga de sinal em um fotodiodo em cada pixel antes de o fotodiodo começar a armazenar uma carga de sinal gerada via urna conversão fotoelétrica, desse modo obtendo a capacidade de mudar o período de acúmulo de carga do fotodiodo.
No obturador eletrônico de plano focal, um grande número de pixéis, arranjados em uma formação bidimensional, é varrido e reajustado sequencialmente de uma fileira de pixel para a seguinte em sincronização com um sinal de sincronização horizontal. Após. um período particular de tempo ter decorrido, cargas de sinal armazenadas era pixéis são sequencialmente lidas fileira por fileira. O “período de tempo particular” descrito acima é chamado um período de acúmulo de carga do fotodiodo e o período de acúmulo de carga é igual para qualquer fileira, contanto que os intervalos do sinal de sincronização horizontal (período horizontal) sejam mantidos constantes. Por outro lado, como descrito na Patente Japonesa Aberta ao Público No. 2004-023615, para remover ruído de tremulação, é conhecido o ajuste do comprimento de um período vertical provendo-se um período de ajuste de fração e mudando-se o comprimento do período horizontal mudando-se um valor de contagem de uma contagem de fração.
Suponha-se um caso em que o ajuste da extensão de um período vertical pela mudança do período horizontal provendo-se que o período de ajuste de fração seja realizado em um aparelho de captação de imagem em estado sólido tendo a função obturadora eletrônica de plano focal, como descrito na Patente Japonesa Aberta ao Público No. 2004-023615.
Neste caso, pode ocorrer uma diferença nos períodos de acúmulo de carga entre uma região incluindo um período de ajuste de fração e uma região não incluindo nenhum período de ajuste de fração. Se a diferença de comprimento entre o período de ajuste de fração e o período normal aumentar, isto resulta em um aumento da diferença nos níveis de sinal de pixel entre a região em que o período de acúmulo de carga inclui um período de ajuste de fração e a região em que não há período de ajuste de fração, o que causa um problema de degradação de qualidade de imagem.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção provê um aparelho de captação de imagem em estado sólido incluindo uma formação de pixéis em que cada pixel incluindo elemento de conversão fotoelétrico, para converter luz em uma carga, é disposto em uma formação bidimensional, uma unidade geradora de sinal de sincronização que gera um sinal de sincronização horizontal tendo um intervalo de pulso correspondendo a um primeiro período horizontal e um intervalo de pulso correspondendo a um segundo período horizontal diferente em comprimento do primeiro período horizontal, um circuito de varredura de reajuste que, com base no sinal de sincronização horizontal, sequencialmente seleciona pixéis em fileiras da formação de pixel e reajusta uma carga acumulada no elemento de conversão fotoelétrico, e um circuito de varredura por leitura que, com base no sinal de sincronização horizontal, sequencialmente seleciona pixéis em fileiras da formação de pixel e lê um sinal de pixel, em que em cada pixel a carga é acumulada em um período de acúmulo de carga começando quando o reajuste é realizado pelo circuito de varredura reajustado e terminando quando a leitura é realizada pelo circuito de varredura por leitura e em que em um período vertical definido por um intervalo de pulso de um sinal de sincronização vertical, o sinal de sincronização vertical é gerado de modo que o primeiro período horizontal e o segundo período horizontal ambos aparecem uma pluralidade de vezes e de modo que o segundo período horizontal apareça periodicamente.
Outros aspectos da presente invenção tomar-se-ão evidentes pela seguinte descrição de formas de realização exemplares com referência aos desenhos anexos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As Figs. I A e 1B são diagramas conceituais ilustrando um processo associado com um aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com uma forma de realização da presente invenção. A Fig. 2 é um diagrama ilustrando um exemplo de uma configuração de um aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com uma forma de realização da presente invenção.
As Figs. 3A e 3B são diagramas conceituais ilustrando uma relação entre uma posição de inserção de um. período de ajuste de fração e um período de acúmulo de carga.
As Figs. 4A e 4B são diagramas esquemáticos ilustrando relações entre uma contagem, um sinal de sincronização vertical e um sinal de sincronização horizontal. A Fig. 5 é um fluxograma ilustrando uma operação de um contador horizontal. A Fig. 6 é um fluxograma ilustrando uma operação de um contador vertical. A Fig. 7 é um fluxograma ilustrando uma operação de um contador vertical.
As Figs. 8A e 8B são diagramas esquemáticos ilustrando relações entre uma contagem, um sinal de sincronização vertical e um sinal de sincronização horizontal. A Fig. 9 é um fluxo grama ilustrando uma operação de um contador vertical.
As Figs. 10A e 10B são diagramas conceituais ilustrando uma relação entre uma posição de inserção de um período de ajuste de fração e um período de acúmulo de carga.
As Figs. 11A e 11B são diagramas esquemáticos ilustrando relações entre uma contagem, um sinal de sincronização vertical e um sinal de sincronização horizontal. A Fig. 12 é um fluxograma ilustrando uma operação de um contador vertical. A Fig. 13 é um fluxograma ilustrando uma operação de um contador vertical. A Fig. 14 é um diagrama de blocos ilustrando um exemplo de uma configuração de um sistema de captação de imagem.
DESCRIÇÃO DAS FORMAS DE REALIZAÇÃO
Primeira Forma de Realização As Figs. IA e 1B são diagramas conceituais ilustrando um princípio de um processamento associado com um aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com uma primeira forma de realização da presente invenção. 101 ilustra um exemplo comparativo, enquanto 102 ilustra a presente forma de realização. Na presente forma de realização, um período de ajuste de fração, que é um resto que ocorre quando um período vertical é dividido por um valor normal de um período horizontal, é dividido em uma pluralidade de pedaços e inserido periodicamente, de modo que o número de períodos de ajuste de fração, incluídos nos períodos de acúmulo de carga, seja igual para cada fileira. A inserção de uma pluralidade de períodos de ajuste de fração resulta em uma redução em uma diferença de comprimento entre o período de ajuste de fração e o período normal. Como resultado, pode ser conseguida alta igualdade através das fileiras, em termos de período de acúmulo de carga. Nas Figs. 1A e 1B é presumido por meio de exemplo que o período de acúmulo de carga é estabelecido ser igual a quatro períodos horizontais pelo obturador eletrônico de plano focal.
Na Fig. IA, o exemplo comparativo 101 é provido para facilidade de entendimento dos efeitos da presente forma de realização. Neste exemplo comparativo 101, somente um período horizontal de ajuste de fração é inserido. No caso do obturador eletrônico de plano focal, o período de acúmulo de carga em cada fileira é definido em unidades de períodos horizontais. Portanto, o período de acúmulo de carga de cada fileira é igual a uma vez Ta fornecido pela soma de quatro períodos horizontais normais ou uma vez Tb fornecido pela soma de três períodos horizontais normais e um período horizontal de ajuste de fração. Neste caso, há uma grande diferença entre o período de ajuste de fração e o período normal e a diferença no período de acúmulo de carga de uma fileira para outra pode ser tão grande quanto a diferença causada pelo período de ajuste de fração.
Em outro exemplo comparativo 101 mostrado na Fig. 1 B, três períodos horizontais de ajuste de fração são inseridos em uma segunda- metade de um período vertical. Portanto, a diferença entre o período normal e o período de ajuste de fração é tão pequena quanto 1/3 da diferença do exemplo comparativo 10 mostrado na Fig. IA. Entretanto, o período de acúmulo de carga varia através das fileiras dentro de uma faixa de um tempo Ta igual à soma de quatro períodos horizontais normais até um tempo Te igual à soma de um período horizontal normal e três períodos horizontais de ajuste de fração. Portanto, a diferença entre Te e Ta é igual a um resto que ocorre quando um período vertical é dividido pelo período horizontal normal, e nenhuma redução na diferença de fileira-para-fileira no período de acúmulo Λn· r» Qfcra ç* nnncAnrnírla Por outro lado, na presente forma de realização 102 mostrada nas Figs. IA e 1B, uin período horizontal de ajuste de fração é inserido cada três períodos horizontais e assim há um total de três períodos horizontais de ajuste de fração em um período vertical. Portanto, o período de acúmulo de carga de cada fileira é igual a uma vez Tc definido pela soma de três períodos horizontais normais e um período horizontal de ajuste de fração ou uma vez Td definido pela soma de dois períodos horizontais normais e dois períodos horizontais de ajuste de fração. Na primeira forma de realização, como um resultado da inserção de três períodos horizontais de ajuste de fração, a diferença entre o período normal e o período de ajuste de fração é reduzida para 1/3 daquela do exemplo comparativo 101 mostrado nas Figs. IA e 1B.
Assim, a diferença de fileira-para-fileira no período de acúmulo de carga é reduzida para 1/3. A Fig. 2 ilustra um exemplo de uma configuração de um aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção. Na Fig. 2, uma formação de pixel 201 inclui pixéis incluindo cada um elemento de conversão fotoelétrico para converter luz de entrada em uma carga arranjada' em uma formação bidimensional. O circuito de varredura por leitura de dados 203 e um circuito de varredura de reajuste 204 opera como um circuito de varredura vertical para selecionar uma fileira estendendo-se em uma direção horizontal na formação de pixel 201. Uma carga de sinal acumulada em cada pixel na fileira selecionada pelo circuito de varredura por leitura 203 é lido fileira por fileira por um circuito de leitura 206. A seguir, a sequência de operações das fileiras sequencialmente varrendo da formação de pixel 201 pelo circuito de varredura por leitura 203 e lendo as cargas de sinal acumuladas no pixel pelo circuito de leitura 206 será referida como uma operação de varredura por leitura. Um sinal lido pelo circuito de leitura 206 será referido como um sinal de pixel.
Por outro lado, a operação realizada pelo circuito de varredura de reajuste 204 para sequencialmente varrer fileiras particulares em uma área particular da formação de pixel 201 e os sinais elétricos reajustados acumulados nos pixéis a um potencial predeterminado serão referidos como uma operação de varredura de reajuste. A área particular é estabelecida de modo que o circuito de varredura por leitura 203 ou o circuito de varredura de reajuste 204 leia o sinal do circuito gerador de temporização 202 e todas ou algumas fileiras da formação de pixel 201 são lidas ou reajustadas. O período de acúmulo de carga em que uma carga elétrica é acumulada em um dos pixéis é controlado por um período da operação de varredura de reajuste para a operação de varredura por leitura (obturador eletrônico de plano focal).
Um circuito de varredura horizontal 205 é um circuito de varredura para selecionar uma coluna da formação de pixel 201. O sinal de pixel lido fileira por fileira pelo circuito de leitura 206 é sequencialmente emitido coluna por coluna selecionada pelo circuito de varredura horizontal 205. A saída de sinal de pixel do circuito de leitura 206 é convertida por um conversor analógico-digital (AD) 207 de uma forma analógica em uma forma digital. Uma unidade de processamento de imagem 208 realiza várias espécies de processamento de imagem, incluindo uma correção de defeito, uma remoção de ruído etc. no sinal de pixel convertido na forma digital.
Um sinal de varredura vertical para acionar o circuito de varredura por leitura 203 e o circuito de varredura de reajuste 204 e um sinal de varredura horizontal para acionar o circuito de varredura horizontal 205 são gerados por um circuito gerador de temporização. O circuito gerador de temporização 202 gera o sinal de varredura vertical e o sinal de varredura horizontal em sincronização com um sinal de sincronização vertical e um sinal de sincronização horizontal emitido por uma unidade geradora de sinal de sincronização 200. Assim, o instante associado com a operação de varredura de reajuste e a operação de varredura por leitura para controlar o obturador eletrônico de plano focal é determinado pelo sinal de sincronização vertical e o sinal de sincronização horizontal emitidos pela unidade geradora de sinal de sincronização 200.
Quando uma velocidade de projeção em que uma imagem é capturada é igual a 60 fps, um período vertical definido por um intervalo dos sinais de sincronização vertical é de cerca de 16,7 ms. Se um período horizontal definido por um intervalo dos sinais de sincronização horizontal for de 10 ps, um resto de 6,7 ps ocorre. Para obter-se a velocidade de projeção constante, uma fileira com um diferente período horizontal é inserida. Tal fileira é referida como um período de ajuste de fração.
Na presente forma de realização, o resto que ocorre quando um período vertical é dividido por um período horizontal normal é dividido em uma pluralidade de pedaços, isto é, uma pluralidade de períodos de ajuste de fração, e os períodos de ajuste de fração são inseridos periodicamente, por meio do que é conseguida elevada igualdade através das fileiras em termos do número de períodos de ajuste de fração incluídos no período de acúmulo de carga.
As Figs. 3A e 3B são diagramas conceituais ilustrando relações entre as posições de inserção de períodos de ajuste de fração e do período de acúmulo de carga em cada fileira, de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção. Nas Figs. 3A e 3B é suposto por meio de exemplo que o período de acúmulo de carga é igual aos quatro períodos horizontais. No exemplo mostrado nas Figs. 3A e 3B, a operação do obturador eletrônico de plano focal é realizada de modo que a operação de varredura de reajuste seja iniciada no tempo tl e a operação de varredura por leitura é iniciada no tempo t5. O período de acúmulo de carga Ta da primeira fileira é dado por um tempo do tempo tl, em que a operação de reajuste 301 é realizada, ao tempo t5 em que a operação de leitura 302 é realizada. O período de acúmulo de carga Ta inclui quatro períodos horizontais, dois dos quais são períodos horizontais de ajuste de fração 303 e os outros dois dos quais são períodos horizontais normais 304. Por outro lado, o período de acúmulo de carga Tb da segunda fileira é dado por um período do tempo t2 em que a operação de reajuste 301 é realizada ao tempo tó em que a operação de leitura 302. O período de acúmulo de carga Tb inclui quatro períodos horizontais, um dos quais é período horizontal de ajuste de fração 303 e três dos quais são períodos horizontais normais 304. Na terceira fileira e seguintes, o período de acúmulo de carga é dado de uma maneira similar. Assim, o período de acúmulo de carga em qualquer uma das primeira à nona fileiras é igual a Ta ou Tb e, mais especificamente, os períodos de acúmulo de carga das primeira à nona fileiras são respectivamente Ta, Tb, Tb, Ta, Tb, Tb, Ta, Tb e Tb. A diferença no período de acúmulo de carga, isto é, Ta — Tb, é igual à diferença entre o período de ajuste de fração 303 e o período normal 304.
Na presente forma de realização, três períodos horizontais de ajuste de fração são inseridos em um período vertical e, assim, a diferença entre o período de ajuste de fração e o período normal é reduzida para 1/3 daquele no caso em que somente um período horizontal de ajuste de fração é inserido. Assim, a diferença escalonada em sinal de pixel devida à diferença em período de acúmulo de carga através das fileiras é reduzida para 1/3. Além disso, em razão de os períodos de ajuste de fração serem dispersivamente inseridos em posições periódicas, fileiras tendo diferentes períodos de acúmulo de carga (fileiras tendo um período de acúmulo de carga de Ta e fileiras tendo um período de acúmulo de carga de Tb) são dispersos e, assim, diferenças escalonadas em sinal de pixel tornam-se visualmente menos observáveis.
Em seguida, um método específico de dispersivamente inserir períodos de ajuste de fração em posições periódicas é descrito. As Figs. 4A e 4B são diagramas esquemáticos ilustrando relações entre uma conta de um contador vertical, uma conta de um contador horizontal, o sinal de sincronização vertical e o sinal de sincronização horizontal de acordo com a primeira forma de realização da invenção. Observe-se que os diagramas esquemáticos mostrados nas Figs. 4A e 4B ilustram um processo interno realizado pela unidade geradora de sinal de sincronização 200 mostrada na Fig. 2.
Na presente forma de realização, um período de ajuste de fração com uma diferente contagem horizontal é inserido em cada três períodos horizontais. A Fig. 4A ilustra um caso em que o período de ajuste de fração 303 é maior do que o período normal 304 (Nh2 > Nhl). A Fig. 4B ilustra um caso em que o período de ajuste de fração 303 é mais curto do que o período normal 304 (Nh2 < Nhl). Quando a contagem vertical CntV do contador vertical e a contagem de ciclo CntC do contador de ciclo são iguais a 0, a contagem horizontal CntH do contador horizontal conta de 0 até a contagem horizontal Nhl (período normal 304). A seguir, a contagem vertical CntV do contador vertical será referida como a contagem CntV, a contagem de ciclo CntC do contador de ciclo será referida como a contagem CntC e a contagem horizontal CntH do contador horizontal .será referida como a contagem CntH.
Quando a contagem CntH alcança o valor da contagem horizontal Nhl, a contagem CntC e a contagem CntV são incrementadas por 1 e, assim, elas tornam-se igual a 1, e a contagem CntH conta de 0 até o valor de contagem horizontal Nhl (período normal 304). A contagem CntH alcança Nhl, a contagem CntC e a contagem CntV são incrementadas por 1 e, assim, elas tomam-se igual a 2.
Quando a contagem CntC é igual a 2, a contagem CntH conta de 0 até a contagem horizontal Nh2 que é diferente do valor normal (período de ajuste de fração 303).
Quando a contagem CntH alcança Nh2, a contagem CntC é inicializada em 0 e a contagem CntV é incrementada em 1 e, assim, a contagem CntV toma-se igual a 3. A contagem CntH conta de 0 até o valor de contagem horizontal Nhl (período normal 304).
Em seguida, a operação é realizada repetidamente de uma maneira similar, até a contagem CntV alcançar o valor de contagem de fileira vertical 11. Se a contagem CntV alcançar 11, a contagem CntC alcança 2 e a contagem CntH alcança Nh2, as contagens CntV, CntC e CntH são inicializadas em 0. No presente exemplo, o período vertical inclui 12 períodos horizontais correspondendo à contagem CntV de 0 a 11.
Os períodos de ajuste de fração 303 são providos para ajustar o comprimento de um período vertical. O valor limiar Nhl da contagem CntH indica o comprimento do período normal 304 e é determinada pela soma do número de pixéis horizontais efetivos, o número de pixéis OB (opticamente preto) horizontais e o número de intervalos de inibição. Por outro lado, o valor limiar Nh2 da contagem CntH indica o comprimento do período de ajuste de fração 303 e o valor limiar Nh2 é determinado pra ajustar o comprimento de um período vertical.
Assim, na presente forma de realização, quatro períodos horizontais de ajuste de fração 303 são inseridos em um período vertical e o comprimento de um período vertical é ajustado mudando-se o valor limiar Nh2 da contagem CntH que indica o comprimento do período de ajuste de fração 303. Em sincronização com o instante de inicialização da contagem CntH em 0, o sinal de sincronização horizontal é assegurado. Além disso, na sincronização com o instante de inicialização da contagem CntV em 0, o sinal de sincronização vertical é assegurado. Como descrito acima, utilizando-se a contagem CntH, a contagem CntV e a contagem CntC, os períodos de ajuste de fração 303 podem ser inseridos em ciclos desejados em um período vertical, de modo que os períodos de ajuste de fração 303 sejam localizados em posições periódicas.
Em seguida, a operação de cada uma da contagem CntH, da contagem CntV e da contagem CntC é descrita com mais detalhes abaixo com referência a um fluxograma. A Fig. 5 é um fluxograma ilustrando uma operação de uma contagem horizontal CntH, que é um contador horizontal de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção. Quando uma operação de captura de imagem começa, o contador horizontal inicializa uma contagem CntH em 0 (etapa S51). Subsequentemente, o contador horizontal determina se uma contagem de ciclo CntC é igual a Nc (etapa S52).
Observe-se que Nc é um valor limiar que determina o ciclo, em unidades de períodos horizontais, de ocorrência do período de ajuste de fração. Por exemplo, na forma de realização descrita acima com referência às Figs. 4A e 4B, um período horizontal de ajuste de fração ocorre em cada três períodos horizontais e, assim, Nc = 3-1=2. Quando a contagem CntC é igual a NC, é determinado colocar um período de ajuste de fração, enquanto quando a contagem CntC não é igual a Nc, é determinado colocar um período normal.
Primeiro, um fluxo de processamento é descrito para um caso em que a contagem CntC não é igual a Nc. Se a contagem CntC não for igual a Nc, o contador horizontal determina que o período em curso é um período normal e o contador horizontal determina se a contagem CntH é igual a Nhl (etapa S53). Se a contagem CntH não for igual a Nhl, o contador horizontal incrementa a contagem CntH (etapa S54) e retorna para a etapa S52. Se a contagem CntH for igual a Nhl, o contador horizontal retoma para a etapa S51 e inicializa a contagem CntH em 0.
Em seguida, um fluxo de processamento é descrito abaixo para um caso em que a contagem CntC é igual a Nc. Quando a contagem CntC é igual a Nc, o contador horizontal determina que o período em curso é um período de ajuste de fração e o contador horizontal determina se a contagem CntH é igual a Nh2 (etapa S55). Quando a contagem CntH não é igual a Nh2, o contador horizontal incrementa a contagem CntH (etapa S54) e retorna para a etapa S52. Se a contagem CntH for igual a Nh2, o contador horizontal retorna para a etapa S51 e inicializa a contagem CntH em 0. A Fig. 6 é um fluxograma ilustrando uma operação da contagem vertical CntV, que é um contador vertical de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção. Quando uma operação de captura de imagem começa, o contador vertical inicializa a contagem CntV em 0 (etapa S61). Subsequentemente, o contador vertical determina se a contagem CntH é igual a 0 (etapa S62). Quando a contagem CntH não é igual a 0, o processo retoma para a etapa s62 e, assim, a contagem CntV é retida até a contagem CntH tornar-se igual a 0. Quando a contagem CntH é igual a 0, o contador vertical determina se a contagem CntV é igual a Nv (etapa S63). Nv é um valor limiar indicando o número de períodos horizontais que devem ser incluídos em um período vertical. Por exemplo, na forma de realização mostrada nas Figs. 4A e 4B, um período vertical inclui 12 períodos horizontais e, assim, Nv =12 — 1 = 1. l.Sea contagem CntV não for igual a Nv, o contador vertical incrementa a contagem CntV (etapa S64) e retorna para a etapa S62. Se a contagem CntV for igual a Nv, isto significa que o término de um período vertical é alcançado e, assim, o contador vertical retorna para a etapa S61 e inicializa a contagem CntV em 0. A Fig. 7 é um fluxograma ilustrando uma operação de contagem de ciclo CntC, que é o contador de ciclo de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção. Quando uma operação de captura de imagem começa, o contador vertical inicializa a contagem CntC em 0 (etapa s71). Subsequentemente, o contador vertical determina se a contagem CntH é igual a 0 (etapa S72). Quando a contagem CntH não é igual a 0, o processo retorna para a etapa S72 e, assim, a contagem CntC é retida até a contagem CntH tomar-se igual a 0. Quando a contagem CntH for igual a 0, o contador vertical determina se a contagem CntV é igual a Nv (etapa S73). Se a contagem CntV for igual a Nv, isto significa que o fim de um período vertical é alcançado e, assim, o contador vertical retoma para a etapa S71 e inicializa a contagem CntC em 0. Se a contagem CntV não for igual a Nv, o contador vertical determina se a contagem CntC é igual a Nc (etapa S74). Se a contagem CntC não for igual a Nc, o contador vertical incrementa a contagem CntC (etapa S75) e retorna para a etapa S71. Se a contagem CntC for igual a NC, isto significa que o último ciclo de inserção do período de ajuste de fração é alcançado e,assim, o contador vertical retoma para a etapa S71 e inicializa a contagem CntC em 0.
Na forma de realização descrita acima, é adotado que a contagem CntH, a contagem CntV e. a contagem CntC são-contadores-' ascendentes. Altemativamente, para obterem-se os efeitos da presente forma de realização, contadores-descendentes ou contadores de código-cinza podem ser usados.
Nas formas de realização descritas acima, para simplicidade de ilustração, é adotado que um período vertical inclui 9 a 12 períodos horizontais. Observe-se que o número de períodos horizontais não é limitado a esta faixa. Por exemplo, no caso de um de aparelho de captação de imagem incluindo 1920 pixéis na direção horizontal e 1080 pixéis na direção vertical, um período vertical inclui 1080 períodos horizontais. Se um período de ajuste de fração tendo uma diferente contagem horizontal for inserido cada três períodos horizontais como na presente forma de realização, há 360 períodos de ajuste de fração. Portanto, a presente forma de realização torna possível reduzir a diferença de comprimento entre o período normal e o período de ajuste de fração para 1/360 de uma diferença obtida em um caso em que uma período de ajuste de fração é inserido em um período horizontal. Portanto, a diferença escalonada em sinal de pixel devida à diferença no período de acúmulo de carga entre as fileiras toma-se 1/360. Isto é, na presente foima de realização, quanto maior o número de períodos horizontais incluído em um período vertical, maior a redução é conseguida nas diferença escalonada em sinal de pixel devido à diferença de fileira-para-fileira no período de acúmulo de carga.
Se a diferença de comprimento entre o período de ajuste de fração e o período normal, isto é, |Nh2 — Nhl|, é estabelecido ser igual ao menor valor possível da contagem CntH (por exemplo, uma frequência de relógio de acordo com que a contagem CntH é contada), é possível pra reduzir mais a diferença escalonada em sinal de pixel devida à diferença em período de acúmulo de carga entre fileiras.
Como descrito acima, a unidade geradora de sinal de sincronização 200 gera o sinal de sincronização horizontal e o sinal de sincronização vertical. O sinal de sincronização horizontal tem um intervalo de pulso definindo o período normal (primeiro período horizontal) 304 e um intervalo de pulso definindo o período de ajuste de fração (segundo período horizontal) 303 tendo um diferente comprimento daquele do período normal 304. Com base no sinal de sincronização horizontal, o circuito de varredura de reajuste 204 sequencialmente seleciona pixéis em uma fileira da formação de pixel 201 e reajusta cargas elétricas acumuladas em elementos de conversão fotoelétrica. Com base no sinal de sincronização horizontal, o circuito de varredura por leitura 203 sequencialmente seleciona pixéis em uma fileira da formação de pixel 201 para serem lidos e o circuito de varredura por leitura 103 lê o sinal de pixel dos pixéis selecionados. Cada pixel acumula uma carga de sinal durante o período do tempo em que o pixel é reajustado pelo circuito de varredura de reajuste 204 até o tempo em que o sinal de pixel é lido pelo circuito de varredura por leitura 203. Como mostrado nas Figs. IA e 1B e na Fig. 3, em um período vertical definido pelo intervalo de pulso do sinal de sincronização vertical. O sinal de sincronização horizontal é gerado de modo que o período normal (primeiro período horizontal) 304 e também o período de ajuste de fiação (segundo período horizontal) 304 apareçam uma pluralidade de vezes. O período de ajuste de fração (segundo período horizontal) 303 aparece periodicamente.
Em um período vertical, como mostrado nas Figs. 4A e 4B, o número (por exemplo 12) de períodos horizontais definidos pelo intervalo de pulso do sinal de sincronização horizontal é um múltiplo de um ciclo (por exemplo 3 períodos) de ocorrência do período de ajuste de fração (segundo período horizontal) 303. No período de acúmulo de carga, o sinal de sincronização horizontal é gerado de modo que tanto o período normal (primeiro período horizontal) 304 como o período de ajuste de fração (segundo período horizontal) 303 apareçam. A unidade geradora de sinal de sincronização 200 inclui o contador vertical, o contador de ciclo e o contador horizontal. Como mostrado na Fig. 6, para estabelecer o comprimento de um período vertical, o contador vertical conta o número de períodos horizontais CntV que aparecem nos intervalos de pulso do sinal de sincronização horizontal. Como mostrado na Fig. 7, para estabelecer o comprimento do período horizontal igual ao período normal (primeiro período horizontal) 304 ou ao período de ajuste de fração (segundo período horizontal) 303, o contador de ciclo periodicamente conta o número de períodos horizontais CntC. Como mostrado na Fig. 5, para estabelecer o comprimento do período horizontal ao período normal (primeiro período horizontal) 304 ou ao período de ajuste de fração (segundo período horizontal) 303, o contador horizontal conta o comprimento do período horizontal CntFí. Como mostrado nas Figs. 4A e 4B, a contagem de ciclo CntC do contador de ciclo é inicializado em 0 e a sincronização com o instante de inicialização da contagem vertical CntV do contador vertical em 0.
De acordo com a presente forma de realização, o obturador eletrônico de plano focal pode ser controlado de modo que elevada igualdade do período de acúmulo de carga através das fileiras seja conseguida. Como resultado, é possível reduzir a diferença em nível de sinal de pixel devido à diferença no período de acúmulo de carga através das fileiras e, assim, uma melhoria na qualidade da imagem pode ser conseguida.
Segunda Forma de Realização Uma segunda forma de realização da presente invenção é descrita abaixo, enquanto focalizando em diferenças da primeira forma de realização. A segunda forma de realização é diferente da primeira forma de realização na operação da contagem de ciclo CntC do contador de ciclo. Esta forma de realização provê uma vantagem em que elevada igualdade através das fileiras em termos do período de acúmulo de carga pode ser conseguida mesmo se o número de períodos horizontais incluídos em um período vertical não for igual a um múltiplo do ciclo de inserção de períodos de ajuste de fração.
As Figs, 8A e 8B são diagramas esquemáticos ilustrando relações entre uma contagem de um contador vertical, uma contagem de um contador horizontal, o sinal de sincronização vertical e o sinal de sincronização horizontal de acordo com a segunda forma de realização da presente invenção. Observe-se que o diagrama esquemático mostrado nas Figs. 8A e 8B ilustram um processo interno realizado pela unidade geradora de sinal de sincronização 200 mostrada na Fig. 2. .Na primeira forma de realização, um período de ajuste de fração com uma diferente contagem horizontal é inserido a cada três períodos horizontais. A Fig. 8A ilustra um caso em que o período de ajuste de fração 303 é maior do que o período normal 304 (Nh2 > Nhl). A Fig. 8B ilustra um caso em que o período de ajuste de fração 303 é mais curto do que o período normal 304 (Nh2 < Nhl).
Na presente forma de realização, diferente da forma de realização anterior, a contagem CntC não é inicializada em 0 quando a contagem CntV alcança 10, que é o valor indicando o período vertical. Em razão de a contagem CntC não ser inicializada em 0, os intervalos em que o período de ajuste de fiação é inserido estende-se através de períodos verticais. A contagem de ciclo CntC do contador de ciclo não é inicializada quando a contagem vertical CntV do contador vertical é inicializada em 0. A Fig. 9 é um fluxograma ilustrando uma operação do contador de ciclo em termos da contagem de ciclo CntC de acordo com a segunda forma de realização da presente invenção. Quando uma operação de captura de imagem começa, o contador vertical inicializa a contagem CntC em 0 (etapa S91). Subsequentemente, o contador vertical determina se a contagem CntFI é igual a 0 (etapa S92). Quando a contagem CntH não é igual a 0, o processo retoma para a etapa S92 e, assim, a contagem CntC é retida até a contagem CntH tornar-se igual a 0. Quando a contagem CntH é igual a 0, o contador vertical determina se a contagem CntV é igual a Nv (etapa S53).
Se a contagem CntC não for igual a Ne, o contador vertical incrementa a contagem Cntc (etapa S94) e retoma para a etapa S9L Se a contagem CntC for igual a Nc, isto significa que o último ciclo de inserção do período de ajuste de fração é alcançado e, assim, o contador vertical retorna para a etapa s91 e inicializa a contagem CntC em 0.
Como descrito acima, a presente forma de realização provê a vantagem de que elevada igualdade através das fileiras, em termos de período de acúmulo de carga, pode ser alcançada mesmo se.o número de períodos horizontais incluídos em um período vertical não for igual a um múltiplo do ciclo de inserção dos períodos de ajuste de fração. Assim, a presente forma de realização torna possível reduzir a diferença gradualmente em sinal de pixel devido à diferença de fileira-para-fileira no período de acúmulo de carga.
Terceira Forma de Realização Uma terceira forma de realização da presente invenção é descrita abaixo enquanto focalizando em diferenças da primeira forma de realização. Nesta forma de realização, elevada igualdade do período de acúmulo de carga através das fileiras pode ser conseguida controlando-se o número de períodos horizontais incluídos em um período vertical, no ciclo de inserção do período de ajuste de fração e no período de acúmulo de carga.
As Figs. 10A e 10B são diagramas conceituais ilustrando relações entre as posições de inserção dos períodos de ajuste de fração e do período de acúmulo de carga de cada fileira de acordo com a terceira forma de realização da presente invenção. Nas Figs. 10A e 10B é adotado por meio de exemplo que o período de acúmulo de carga é igual a três períodos horizontais. Na primeira forma de realização, a operação de varredura de reajuste é iniciada no tempo t2 e a operação de varredura por leitura é iniciada no tempo t5, por meio do que a operação do obturador eletrônico de plano focal é realizada. O período de acúmulo de carga Ta da primeira fileira é fornecido por um tempo do tempo t2 em que a operação de reajuste 301 é realizada ao tempo t5 em que a operação de leitura 302 é realizada. O período de acúmulo de carga Ta inclui três períodos horizontais, um dos quais é um período de ajuste de fração 303 e dois dos quais são períodos normais 304.
Isto também se aplica a todos os períodos de acúmulo de carga da segunda à nona fileiras.
Na presente forma de realização, é possível obter-se alta igualdade em termos de período de acúmulo de carga através de fileiras, determinando-se os seguintes parâmetros, isto é, o número NvO dos períodos horizontais em um período vertical, o ciclo NcO de ocorrência de período de ajuste de fração e o número NaO de períodos horizontais definindo o período de acúmulo de carga, de modo que a seguinte condição seja satisfeita.
NvO = M x NcO (M é um inteiro positivo igual a ou maior do que 2) NaO = K x NcO (K é um inteiro positivo) O número NaO dos períodos horizontais definindo o período de acúmulo de carga é um múltiplo do ciclo NcO de ocorrência do período de ajuste de fração (segundo período horizontal) 303. Assim, na primeira forma de realização, o período de acúmulo de carga pode ser igual através de fileiras, mesmo no caso em que um período de ajuste de fração é inserido para ajustar o comprimento do período vertical. Assim, a presente forma de realização toma possível eliminar a diferença escalonada em sinal de pixel devido à diferença fileira-por-fileira no período de acúmulo de carga.
Quarta Forma de Realização Uma quarta forma de realização da presente invenção é descrita abaixo, enquanto focalizando em diferenças da primeira forma de realização. A presente forma de realização é diferente pelo fato de que o número de períodos de ajuste de fração inseridos periodicamente é controlado usando-se um contador de fileira de fração configurada para contar o número de períodos de ajuste de fração. Na presente forma de realização, é possível ajustar o comprimento de um período vertical com alta precisão, controlando- se o número de períodos de ajuste de fração inseridos periodicamente.
As Figs. II A e 11B são diagramas esquemáticos ilustrando relações entre uma contagem de um contador vertical, uma contagem de um contador horizontal, o sinal de sincronização vertical e o sinal de sincronização horizontal de acordo com a quarta forma de realização da presente invenção. Observe-se que os diagramas esquemáticos mostrados nas Figs. I 1A e 11B ilustram um processo interno realizado pela unidade geradora de sinal de sincronização 200 mostrada na Fig. 2. Na primeira forma de realização, um período de ajuste de fração com uma diferente contagem horizontal é inserido cada três períodos horizontais. A Fig. 11A ilustra um caso em que o período de ajuste de fração 303 é maior do que o período normal 304 (Nh2 > Nhl). A Fig. IJ B ilustra um caso em que o período de ajuste de fração 303 é mais curto do que o período normal 304 (Nh2 < Nhl). A presente forma de realização é diferente pelo fato de uma contagem de fileira de fração CntL do contador de fileira de fração (a seguir referido como uma contagem CntL) ser adicionalmente provida desse modo para controlar a operação do ciclo de contagem CntC. A contagem CntL é inicializada em 0 em sincronização com o instante de inicializar a contagem CntV em 0. A contagem CntL é incrementada quando a contagem CntC alcança 2. Quando a contagem CntC é igual a 2, a contagem CntH conta de 0 até a contagem horizontal Nh2, que é diferente do valor normal (período de ajuste de fração 303). Assim, a contagem CntL opera para contar o número de períodos de ajuste de fração 303. Esta operação de contagem é repetida até a contagem CntL alcançar 3. Quando a contagem CntL alcança 3, a contagem CntL é mantida em 3 até a contagem CntV ser inicializada em 0. Quando a contagem CntL está no estado em que a contagem CntL é mantida em 3, a contagem CntC não é incrementada e é mantida em 0. Realizando-se a operação de contagem da maneira acima descrita, toma-se possível controlar a inserção dos períodos de ajuste de fração, de modo que nenhum período de ajuste de fração seja inserido após três períodos horizontais de ajuste de fração serem inseridos, como mostrado nas Figs. 11(A) e (B). O valor mantido pela contagem CntL é determinado obter um ajuste de alta precisão do comprimento de um período vertical. Por exemplo, se a diferença de comprimento entre o período de ajuste de fração e o período normal, isto é, [Nh.2 — Nhl], for estabelecido ser igual ao menor valor contável da contagem CntH (por exemplo, o ciclo de relógio usado na contagem pela contagem CntH), torna-se possível ajustar o comprimento de um período vertical em unidades correspondendo ao menor valor contável da contagem CntH.
Como descrito acima, utilizando-se a contagem CntH, a contagem CntV, a contagem CntC e a contagem CntL, os períodos de ajuste de fração são inseridos periodicamente em um ciclo desejável em um período vertical enquanto obtendo-se um ajuste de elevada precisão do comprimento de um período vertical.
Em seguida, a operação de cada uma da contagem CntC e da contagem CntL é descrita mais detalhadamente abaixo com referência a um fluxograma. A Fig. 12 é um fluxograma ilustrando uma operação da contagem de ciclo CntC, que é o contador de ciclo de acordo com a quarta forma de realização da presente invenção. Quando uma operação de captura de imagem começa, o contador vertical inicializa a contagem CntC em 0 (etapa S121). Subsequentemente, o contador vertical determina se a contagem CntH é igual a 0 (etapa SI22). Quando a contagem CntH não é igual a 0, o processo retoma para a etapa SI22 e, assim, a contagem CntC é retida até a contagem CntH tomar-se igual a 0. Quando a contagem CntH for igual a 0, o contador vertical determina se a contagem CntL é igual a NI (etapa S123). Se a contagem CntL for igual a Nl, isto significa que o fim de um período de ajuste de fração é alcançado e, assim, o contador vertical retorna para a etapa S121 e inicializa a contagem CntC em 0. Se a contagem CntL não for igual a Nl, o contador vertical determina se a contagem CntC é igual a Nc (etapa SI24). Se a contagem CntC não for igual a Nc, o contador vertical incrementa a contagem CntC (etapa SI25) e retorna para a etapa SI21. Se a contagem CntC for igual a Nc, isto significa que o último ciclo de inserção do período de ajuste de fração é alcançado e, assim, o contador vertical retoma para a etapa s 121 e inicializa a contagem CntC em 0. A Fig. 13 é um fluxograma ilustrando uma operação da contagem de fileira de fração CntL, que é o contador, de fileira de fração de acordo com a quarta forma de realização da. presente invenção. Quando uma operação de captura de imagem começa,o contador vertical inicializa a contagem CntL em 0 (etapa S131). Subsequentemente, o contador vertical determina se a contagem CntH é igual a 0 (etapa S132). Quando a contagem CntH não for igual a 0, o processo retoma para a etapa S132 e assim a contagem CntL é mantida até a contagem CntH tornar-se igual a 0. Quando a contagem CntH é igual a 0, o contador vertical determina se a contagem CntC é igual a Nc (etapa S133). Quando a contagem CntC não é igual a Nc, o processo retoma para a etapa SI32 e, assim, a contagem CntL é mantida até a contagem CntC tomar-se igual a Nc. Se a contagem CntC for igual a Nc, o contador vertical determina se a contagem CntL é igual a Nl (etapa SI34). Se a contagem CntL não for igual a Nl, o contador vertical incrementa a contagem CntL (etapa sl35) e retorna para a etapa sl32. Se a contagem CntL for igual a NI, o contador vertical determina se a contagem CntV é igual a Nv (etapa S136). Se a contagem V não for igual a Nv, isto significa que o período vertical está em andamento e, assim, o processo retorna para a etapa S136 e a contagem CntL é retida em Nl. Se a contagem CntV for igual a Nv, isto significa que o fim de um período vertical é alcançado e, assim, o contador vertical retorna para a etapa sl31 e inicializa a contagem CntL em 0. A unidade geradora de sinal de sincronização 200 inclui o contador de fileira de fração que conta o número de períodos de ajuste de fração (segundos períodos horizontais) 303. Como mostrado na Fig. 12, quando o valor de contagem CntL do contador de fileira de fração alcança o valor predeterminado NI, a contagem de ciclo CntC do contador de ciclo é inicializada em 0.
Na primeira forma de realização, como descrito acima, mesmo no caso em que os períodos de ajuste de fração são inseridos para ajustar o comprimento de um período vertical, é possível controlar apropriadamente o número de períodos de ajuste de fração. Isto é, é possível dispersivamente inserir períodos de ajuste de fração periodicamente em um ciclo desejável em um período vertical enquanto obtendo-se um ajuste de alta precisão do comprimento do período vertical.
Quinta Forma de Realização A Fig. 14 é um diagrama de blocos ilustrando um exemplo de uma configuração de um sistema de captação de imagem de acordo com uma quinta forma de realização da presente invenção. 901 indica uma barreira que protege uma lente 902 descrita abaixo. 902 indica a lente que forma uma imagem óptica de um objeto em um aparelho de captação de imagem em estado sólido 904. 903 indica uma abertura para ajustar a quantidade de luz passando através da lente 902. 904 indica o aparelho de captação de imagem em estado sólido que adquire um sinal de imagem correspondendo à imagem óptica do objeto formado via a lente 902. O aparelho de captação de imagem em estado sólido dê acordo com uma das primeira à quarta formas de realização é usado como o aparelho de captação de imagem em estado sólido 904. 905 indica um sensor AF. O numeral de referência 906 indica um aparelho de processamento de sinal analógico que processa um sinal emitido pelo aparelho de captação de imagem em estado sólido 904 e um sinal emitido pelo sensor AF 905. O numeral de referência 907 indica um conversor analógico-para-digital que converte um sinal emitido pelo aparelho de processamento de sinal analógico 906 de uma forma analógica em uma forma digital. O numeral de referência 908 indica uma unidade de processamento de sinal digital que realiza várias espécies de processamento em dados de imagem emitidos pelo conversor analógico-para-digital 907. O processamento pode incluir processamento de correção, processamento de compressão de dados etc. O numeral de referência 909 indica uma memória para temporariamente armazenar dados de imagem, O numeral de referência 910 indica um circuito I/F de dispositivo externo para interfacear com um computador externo ou similar, O numeral de referência 911 indica um gerador de temporização que emite vários sinais de temporização para a unidade de processamento de sinal digital 908 e outras unidades. O numeral de referência 912 indica uma unidade de controle/operação geral que realiza vários cálculos e controla a inteira câmera. O numeral de referência 913 indica uma unidade I/F de controle de meio de armazenagem. O numeral de referência 914 indica um meio de armazenagem removível, tal como uma memória semicondutora para armazenar e ler dados de imagem adquiridos. O numeral de referência 915 indica um computador externo.
Quando uma imagem é feita, o sistema de captação de imagem opera como segue. Quando a barreira 901 é aberta e um sinal é emitido pelo sensor AF 905, a unidade de controle/operação geral 912 calcula a distância para um objeto com base na detecção de diferença de fase.
Subsequentemente, com base no resultado do cálculo, a unidade de controle/operação geral 912 aciona a lente 902 para tentar obter foco. Uma determinação é então feita quanto a se um estado em foco é alcançado. Se for determinado que o foco não é alcançado ainda, a lente 902 é novamente acionada até o foco ser conseguido. Após o foco ter sido conseguido, o aparelho de captação de imagem em estado sólido 904 começa uma operação de acúmulo de carga elétrica. Se a operação de acúmulo de carga elétrica do aparelho de captação de imagem em estado sólido 904 estiver completada, um sinal de imagem é emitido pelo aparelho de captação de imagem em estado sólido 904 e convertido da forma analógica para a forma digital pelo conversor analógico-para-digital 907. Os dados digitais resultantes são processados pela unidade de processamento de sinal digital 908 e gravados na memória 909 sob o controle da unidade de controle/operação geral 912. Os dados armazenados na memória 909 são então armazenados no meio de armazenagem 914 via a unidade I/F de controle de meio de armazenagem 910 sob o controle da unidade de controle/operação geral 912. Os dados armazenados na memória 909 podem ser diretamente introduzidos no computador 915 ou similar via a unidade I/F de dispositivo externo 910. O aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com uma das primeira à quarta formas de realização pode ser usado em uma câmera eletrônica, uma câmera de vídeo etc. No aparelho de captação de imagem em estado sólido, o obturador eletrônico de plano focal pode ser controlado de modo que elevada igualdade do período de acúmulo de carga através das fileiras seja conseguida. Como resultado, é possível reduzir a diferença em nível de sinal de pixel devido à diferença em período de acúmulo de carga através das fileiras e, assim, uma melhoria de qualidade de imagem pode ser conseguida.
Embora a presente invenção tenha sido descrita com referência a formas de realização por meio de exemplo, porém não por limitação, deve ser entendido que a invenção não é limitada às formas de realização específicas descritas acima. Ao contrário, a presente invenção pode ser corporificada de várias maneiras sem desvio de seus espírito e escopo.
Embora a presente invenção tenha sido descrita com referência a formas de realização exemplares, deve ser entendido que ela não é limitada às formas de realização exemplares descritas. Ao escopo das seguintes reivindicações é para ser conferida a mais ampla interpretação, a fim de abranger todas tais modificações e estruturas e funções equivalentes.

Claims (11)

1. Aparelho de captação de imagem em estado sólido, caracterizado pelo fato de compreender: uma formação de pixéis, em que cada um dos pixéis incluindo elemento de conversão fotoelétrico para converter luz em uma carga, é disposta em uma matriz; uma geração de sinal de sincronização configurada para gerar um sinal de sincronização horizontal tendo um intervalo correspondendo a um primeiro período horizontal e um intervalo correspondendo a um segundo período horizontal diferente em comprimento do primeiro período horizontal; um circuito de varredura de reajuste que, com base no sinal de sincronização horizontal, sequencialmente seleciona pixéis em fileiras da formação de pixéis e reajusta uma carga acumulada no elemento de conversão fotoelétrico; e um circuito de varredura por leitura configurado para, com base no sinal de sincronização horizontal, ler pixéis em uma fileira, a serem, lidos, da formação de pixel. em que cada pixel a carga é acumulada em um período de acúmulo de carga iniciando quando o reajuste é realizado pelo circuito de varredura de reajuste e terminando quando o sinal de pixel é lido pelo circuito de varredura por leitura, e em que em um período vertical definido por um intervalo de um sinal de sincronização vertical o sinal de sincronização horizontal inclui uma pluralidade de primeiros períodos horizontais e uma pluralidade de segundos períodos horizontais.
2. Aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de em um período vertical o segundo período horizontal ser inserido periodicamente, de modo que um segundo período horizontal ciclicamente apareça em seguida a uma pluralidade de primeiros períodos horizontais.
3. Aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de em um período vertical o número de períodos horizontais definidos pelo intervalo de pulso do sinal de sincronização horizontal ser um múltiplo de um ciclo de ocorrência dos segundos períodos horizontais.
4. Aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de o número de períodos horizontais que definem o período de acúmulo de carga ser um múltiplo de um ciclo de ocorrência dos segundos períodos horizontais.
5. Aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de o sinal de sincronização horizontal ser gerado de modo que tanto o primeiro período horizontal como o segundo período horizontal ocorrerem no período de acúmulo de carga.
6. Aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de a unidade geradora de sinal de sincronização .incluir um contador vertical que conta o número de períodos horizontais definidos pelo intervalo de pulso do sinal de sincronização horizontal, para desse modo ajustar o comprimento de um período vertical, um contador de ciclo que periodicamente conta o número de períodos horizontais para desse modo ajustar cada período horizontal para ser igual em comprimento ao primeiro período horizontal ou ao segundo período horizontal, e um contador horizontal que conta o comprimento de cada período horizontal, para desse modo estabelecer o período horizontal para ser igual em comprimento ao primeiro período horizontal ou ao segundo período horizontal.
7. Aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de o contador de ciclo ser inicializado em sincronização com o instante da inicialização do contador vertical.
8. Aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de o contador de ciclo não ser inicializado quando o contador vertical é inicializado.
9. Aparelho de captação de imagem em estado sólido de acordo com uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo fato de a unidade geradora de sinal de sincronização incluir ainda um contador de fileira de fração que conta o número de segundos períodos horizontais, e em que o contador de ciclo é inicializado quando o valor de contagem do contador de fileira de fração alcança um predeterminado valor.
10. Sistema de captação de imagem, caracterizado pelo fato de compreender: um aparelho de captação de imagem em estado sólido como definido em uma das reivindicações 1 a 8; e uma lente que forma uma imagem óptica no aparelho de captação de imagem em estado sólido.
11. Método para acionar um aparelho de captação de imagem em estado sólido, incluindo uma formação de pixel em que cada um dos pixéis, incluindo elemento de conversão fotoelétrico para converter luz em uma carga, é disposto em uma matriz, caracterizado pelo fato de compreender: controlar cada pixel de modo que a carga seja acumulada em um período de acúmulo de carga iniciando quando o pixel é reajustado e terminando quando o sinal de pixel é lido; e emitir um sinal de sincronização vertical em intervalos definindo um período vertical e suprir o sinal de sincronização vertical para o aparelho de captação de imagem em estado sólido; e emitir um sinal de sincronização horizontal a fim de definir um primeiro período horizontal e um segundo período horizontal tendo um comprimento diferente do comprimento do primeiro período horizontal.
BRPI1105475-1A 2010-12-13 2011-12-12 Aparelho e sistema de captação de imagem, e, método para acionar um aparelho de captação de imagem BRPI1105475A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010277295A JP5737921B2 (ja) 2010-12-13 2010-12-13 固体撮像装置、撮像システム及び固体撮像装置の駆動方法

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1105475A2 true BRPI1105475A2 (pt) 2015-07-07

Family

ID=45560336

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1105475-1A BRPI1105475A2 (pt) 2010-12-13 2011-12-12 Aparelho e sistema de captação de imagem, e, método para acionar um aparelho de captação de imagem

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8853607B2 (pt)
JP (1) JP5737921B2 (pt)
CN (1) CN102572312B (pt)
BR (1) BRPI1105475A2 (pt)
DE (1) DE102011087051B4 (pt)
GB (1) GB2486775B (pt)
MY (1) MY153315A (pt)
RU (1) RU2491754C1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5737921B2 (ja) 2010-12-13 2015-06-17 キヤノン株式会社 固体撮像装置、撮像システム及び固体撮像装置の駆動方法
WO2017163501A1 (ja) * 2016-03-24 2017-09-28 富士フイルム株式会社 固体電子撮像装置の制御装置およびその制御方法
JP6661444B2 (ja) * 2016-03-31 2020-03-11 キヤノン株式会社 固体撮像装置
CN117250416B (zh) * 2023-11-20 2024-04-09 上海海栎创科技股份有限公司 多相信号扫描检测电路及检测方法

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS57183180A (en) * 1981-05-06 1982-11-11 Hitachi Ltd Pulse generating circuit for solid-state television camera
JP2001069406A (ja) * 1999-08-27 2001-03-16 Canon Inc 固体撮像素子の駆動方法、固体撮像装置及び記憶媒体
US6580106B2 (en) * 2001-01-12 2003-06-17 Isetex. Inc CMOS image sensor with complete pixel reset without kTC noise generation
US7079178B2 (en) * 2001-02-20 2006-07-18 Jaroslav Hynecek High dynamic range active pixel CMOS image sensor and data processing system incorporating adaptive pixel reset
JP3908606B2 (ja) * 2002-06-19 2007-04-25 三菱電機株式会社 撮像装置、撮像方法及びそれらを備える携帯端末装置
JP4277216B2 (ja) * 2005-01-13 2009-06-10 ソニー株式会社 撮像装置及び撮像結果の処理方法
JP5178994B2 (ja) * 2005-05-26 2013-04-10 ソニー株式会社 固体撮像装置、固体撮像装置の駆動方法および撮像装置
JP4539449B2 (ja) * 2005-06-10 2010-09-08 ソニー株式会社 画像処理装置および撮像装置
JP4540650B2 (ja) 2005-09-20 2010-09-08 三洋電機株式会社 撮影装置
JP4736819B2 (ja) * 2006-01-20 2011-07-27 ソニー株式会社 物理情報取得方法および物理情報取得装置ならびに駆動装置
JP2009071426A (ja) * 2007-09-11 2009-04-02 Canon Inc 撮像装置及びその音声付き動画記録方法、並びにプログラム
JP5111140B2 (ja) 2008-02-06 2012-12-26 キヤノン株式会社 固体撮像装置の駆動方法、固体撮像装置、及び撮像システム
JP2009260809A (ja) * 2008-04-18 2009-11-05 Yamaha Corp Cmos固体撮像装置
JP5268539B2 (ja) * 2008-10-02 2013-08-21 キヤノン株式会社 撮像装置及び信号制御方法
JP5737921B2 (ja) 2010-12-13 2015-06-17 キヤノン株式会社 固体撮像装置、撮像システム及び固体撮像装置の駆動方法

Also Published As

Publication number Publication date
JP5737921B2 (ja) 2015-06-17
GB2486775B (en) 2013-11-20
RU2491754C1 (ru) 2013-08-27
US20120145881A1 (en) 2012-06-14
CN102572312B (zh) 2014-09-03
CN102572312A (zh) 2012-07-11
GB2486775A (en) 2012-06-27
RU2011150474A (ru) 2013-06-20
DE102011087051A1 (de) 2012-06-14
US8853607B2 (en) 2014-10-07
GB201121349D0 (en) 2012-01-25
MY153315A (en) 2015-01-29
DE102011087051B4 (de) 2016-10-06
JP2012129634A (ja) 2012-07-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9794492B2 (en) Image pickup apparatus capable of reducing influence of flicker, method of controlling the same, and storage medium
US10091430B2 (en) Solid-state imaging device and driving method of same
US9930279B2 (en) Image capturing apparatus and control method thereof, and storage medium
KR970003032B1 (ko) 고체 촬상 장치
US9843752B2 (en) Solid-state image sensor, driving method thereof, and camera
US20150002715A1 (en) Imaging element, imaging apparatus, its control method, and control program
US11343453B2 (en) TDI image sensor capable of exposure control and control system including the same
US11363219B2 (en) Information processing apparatus, image sensor, image capturing apparatus, and information processing method
KR101905541B1 (ko) 광전 변환장치, 및 촬상 시스템
US20090122168A1 (en) Method for resetting image sensing and image sensing device using the same
JP5105843B2 (ja) 撮像装置及び判定方法
BRPI1105475A2 (pt) Aparelho e sistema de captação de imagem, e, método para acionar um aparelho de captação de imagem
US11172151B2 (en) Image capture apparatus and method for controlling the same
US10848694B2 (en) Imaging apparatus and method for controlling image apparatus having pixel saturation
US9325897B2 (en) Image capture apparatus with automatic focus detection and method for controlling the same
JP7278039B2 (ja) 撮像装置及びその制御方法、プログラム、記憶媒体
RU59923U1 (ru) Пзс-видеокамера
JP2021090134A (ja) 撮像装置およびその制御方法
US7687752B2 (en) Focus detection device having a plurality of focusing points and controlling the output of data from the focusing points
US20200137328A1 (en) Imaging apparatus having correction of signal difference
JP6661444B2 (ja) 固体撮像装置
JP7279746B2 (ja) 撮像ユニットおよび撮像装置
US9277115B2 (en) Focus adjustment apparatus, focus adjustment method and program, and image pickup apparatus
JP2014207641A (ja) トリガ信号生成機能を持つ高速度撮像素子
JP7183009B2 (ja) 撮像素子および撮像装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04N 3/14 , H04N 5/353

Ipc: H04N 5/353 (2011.01), H04N 5/355 (2011.01), H04N 5

B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements