BRPI1014796B1 - métodos e aparelhos para realizar a segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio, e memória legível por computador - Google Patents

métodos e aparelhos para realizar a segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio, e memória legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BRPI1014796B1
BRPI1014796B1 BRPI1014796-9A BRPI1014796A BRPI1014796B1 BR PI1014796 B1 BRPI1014796 B1 BR PI1014796B1 BR PI1014796 A BRPI1014796 A BR PI1014796A BR PI1014796 B1 BRPI1014796 B1 BR PI1014796B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
legacy
frequency band
advanced
band segment
downlink
Prior art date
Application number
BRPI1014796-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Jelena M. Damnjanovic
Juan Montojo
Sandip Sarkar
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=42934315&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1014796(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BRPI1014796A2 publication Critical patent/BRPI1014796A2/pt
Publication of BRPI1014796B1 publication Critical patent/BRPI1014796B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0053Allocation of signaling, i.e. of overhead other than pilot signals
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/0091Signaling for the administration of the divided path
    • H04L5/0094Indication of how sub-channels of the path are allocated
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/23Control channels or signalling for resource management in the downlink direction of a wireless link, i.e. towards a terminal
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0044Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path allocation of payload

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

SEGMENTAÇÃO DE LARGURA DE BANDA E OPERAÇÃO E CONTROLE DE MÚLTIPLOS SEGMENTOS. A segmentação de largura de banda de acordo com uma abordagem de uma portadora portado um um MIB suporta uma pluralidade de segmento de frequência contíguos com um segmento de frequência observado pelo terminais de legado e toda a largura de banda observada pelos terminais avançados. As regiões de controle dentro das regiões de dados de um segmento de banda de frequência de legado ou com um ou dois segmentos de banda de frequência avançada contíguos separados pelo segmento de banda de frequência de legado são comunicadas para os terminais avançados nos SIBs ou portadas para um UE avançado pela sinalização dedicada.

Description

[0001] O presente pedido de patente reivindica prioridade do pedido provisório No. 61/168.354, intitulado "MULTIPLE-CARRIER DESIGN FOR LONG TERM EVOLUTION ADVANCED MULTIPLE SEGMENT CONTROL" depositado em 10 de abril de 2009, e cedido para o cessionário do presente pedido e expressamente incorporado aqui por referência.
Campo da Invenção
[0002] Os aspectos ilustrativos e não limitadores descritos aqui se referem geralmente a sistemas de comunicações sem fio, métodos, produtos de programa de computador, e dispositivos e mais especificamente a técnicas para uma operação de portadora em um sistema de comunicação sem fio altamente programado com bandas de frequência contíguas observadas por alguns terminais e apenas parcialmente observadas por terminais de legado.
Descrição da Técnica Anterior
[0003] A Evolução de Longo Termo (LTE) do Projeto de Parceria de 3a Geração (3GPP) representa um avanço importante na tecnologia celular e é a próxima etapa na direção dos serviços celulares 3G como uma evolução natural do Sistema Global para comunicações Móveis (GSM) e Sistema de Telecomunicações Móvel Universal (UMTS). LTE fornece uma velocidade de uplink de até 50 megabits por segundo (Mbps) e uma velocidade de downlink de até 100 Mbps e traz muitos benefícios técnicos para as redes celulares. LTE é projetado para corresponder às necessidades de portadora por transporte de dados e mídia em alta velocidade além de um suporte de voz de alta capacidade bem dentro da próxima década. A largura de banda é escalonável de 1,25 MHz para 20 MHz. Isso é adequado às necessidades de diferentes operadores de rede que possuem diferentes alocações de largura de banda, e também permite que os operadores forneçam serviços diferentes com base no espectro. LTE também deve aperfeiçoar a eficiência espectral nas redes 3G, permitindo que os portadores forneçam mais serviços de dados e voz através de uma largura de banda determinada. LTE engloba dados de alta velocidade, serviços de difuso de multimídia e unidifusão de multimídia.
[0004] A camada física LTE (PHY) é um meio altamente eficiente de portar ambas as informações de dados e controle entre uma estação base melhorada (eNodeB) e o equipamento de usuário móvel (UE). PHY LTE emprega algumas tecnologias avançadas que são novas aos aplicativos celulares. As mesmas incluem Multiplexação por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDM) e transmissão de dados de Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas (MIMO). Adicionalmente, PHY LTE utiliza o Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDMA) em downlink (DL) e Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal de Portadora única (SC-FDMA) em uplink (UL). OFDMA permite que os dados sejam direcionados para e dos múltiplos usuários de subportadora por subportadora para um número específico de períodos de símbolo.
[0005] Recentemente, LTE Avançada é um padrão de comunicação móvel em evolução para fornecer serviços 4G. Sendo definida como tecnologia 3G, LTE não corresponde às exigências de 4G também chamada IMT Avançada como definido pela União de Telecomunicações Internacional tal como fornecendo taxas de dados de pico de até 1 Gbit/s. Além da taxa de dados de pico, LTE Avançada também tem por objetivo uma comutação mais rápida entre estados de potência e desempenho aperfeiçoado na borda da célula.
Sumário da Invenção
[0006] A seguir é apresentado um sumário simplificado a fim de se fornecer uma compreensão básica de alguns aspectos dos aspectos descritos. Esse sumário não é uma visão extensa e nem pretende identificar elementos chave ou críticos nem delinear o escopo de tais aspectos. Sua finalidade é apresentar alguns conceitos das características descritas de uma forma simplificada como uma introdução à descrição mais detalhada que será apresentada posteriormente.
[0007] Em um aspecto, um método é fornecido para realizar a segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio pelo emprego de um processador executando instruções executáveis por computador armazenadas em um meio de armazenamento legível por computador para implementar os seguintes atos: Um downlink é recebido compreendendo um segmento de banda de frequência de legado em um única portadora. Uma banda de frequência avançada contígua é recebida em downlink portada pela portadora única. Uma região de controle de legado é recebida no segmento de banda de frequência de legado.
[0008] Em outro aspecto, um produto de programa de computador é fornecido para realizar a segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio. Pelo menos um meio de armazenamento legível por computador armazena instruções executáveis por computador que, quando executadas por pelo menos um processador, implementam os componentes: Um primeiro conjunto de instruções faz com que um computador receba um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência de legado em uma única portadora. Um segundo conjunto de instruções faz com que o computador receba uma banda de frequência avançada contígua em downlink portado pela portadora única. Um terceiro conjunto de instruções faz com que o computador receba uma região de controle de legado no segmento de banda de frequência de legado.
[0009] Em um aspecto adicional, um aparelho é fornecido para realizar a segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio. Pelo menos um meio de armazenamento legível por computador armazena instruções executáveis por computador que, quando executadas por pelo menos um processador, implementam os componentes: Meios são fornecidos para o recebimento de um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência de legado em uma única portadora. Meios são fornecidos para o recebimento de uma banda de frequência avançada contígua no downlink portado pela única portadora. Meios são fornecidos para o recebimento de uma região de controle de legado no segmento de banda de frequência de legado.
[0010] Em um aspecto adicional, um aparelho é fornecido para a realização de segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio. Um receptor recebe um downlink pelo recebimento de um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência de legado em uma única portadora, recebendo uma banda de frequência avançada contígua no downlink portadora pela portadora única, e recebendo uma região de controle de legado no segmento de banda de frequência de legado. Uma plataforma de computação processa a região de controle de legado. Um transmissor transmite em um uplink.
[0011] Em outro aspecto, um método é fornecido para a realização da segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio pelo emprego de um processador executando instruções executáveis por computador armazenadas em um meio de armazenamento legível por computador para implementar os seguintes atos: Um downlink é transmitido compreendendo um segmento de banda de frequência de legado em uma portadora única. Uma banda de frequência avançada contígua é transmitida em downlink portado pela portadora única. Uma região de controle em downlink é transmitida e designa uma concessão em uma região de dados do downlink.
[0012] Em outro aspecto, um produto de programa de computador é fornecido para realizar a segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio. Pelo menos um meio de armazenamento legível por computador armazena instruções executáveis por computador que, quando executadas por pelo menos um processador, implementam os componentes: Um primeiro conjunto de instruções faz com que um computador transmita um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência de legado em uma única portadora. Um segundo conjunto de instruções faz com que o computador transmita uma banda de frequência avançada contígua no downlink portado pela portadora única. Um terceiro conjunto de instruções faz com que o computador transmita uma região de controle em downlink que designa uma concessão em uma região de dados do downlink.
[0013] Em outro aspecto adicional, um aparelho é fornecido para realizar a segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio. Pelo menos um meio de armazenamento legível por computador armazena instruções executáveis por computador que, quando executadas por pelo menos um processador, implementam os componentes: Meios são fornecidos para transmitir um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência de legado em uma única portadora. Meios são fornecidos para transmitir uma banda de frequência avançada contígua no downlink portado pela única portadora. Meios são fornecidos para transmitir uma região de controle no downlink que designa uma concessão em uma região de dados do downlink.
[0014] Em outro aspecto, um aparelho é fornecido para a realização da segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio. Um programador designa recursos em uplink e downlink. Um receptor recebe o uplink. Um transmissor transmite o downlink compreendendo um segmento de banda de frequência de legado em uma portadora única, transmitindo uma banda de frequência avançada contígua em downlink portadora pela portadora única, e transmitindo uma região de controle no downlink que designa uma concessão em uma região de dados do downlink.
[0015] Para a realização das finalidades acima e outras relacionadas, um ou mais aspectos compreendem as características totalmente descritas posteriormente e particularmente destacadas nas reivindicações. A descrição a seguir e os desenhos em anexo apresentam em detalhes determinados aspectos ilustrativos e são indicativos e apenas poucas dentre as várias formas nas quais os princípios dos aspectos podem ser empregados. Outras vantagens e características de novidade se tornarão aparentes a partir da descrição detalhada a seguir quando considerada em conjunto com os desenhos e os aspectos descritos devem incluir todos os ditos aspectos e suas equivalências.
Breve Descrição dos Desenhos
[0016] As características, natureza e vantagens da presente descrição se tornarão mais aparentes a partir da descrição detalhada apresentada abaixo quando levada em consideração em conjunto com os desenhos nos quais referências numéricas similares identificam partes similares correspondentes por todas as vistas e onde:
[0017] A figura 1 ilustra um diagrama em bloco de uma rede de comunicação sem fio realizando o controle de segmentação de largura de banda com uma operação de uma portadora para terminais de legado e avançados em um sistema de comunicação sem fio programado;
[0018] A figura 2 ilustra um diagrama em bloco de uma banda segmentada;
[0019] A figura 3 ilustra um diagrama em bloco de um controle de downlink onde as regiões de controle avançadas com pulo de frequência são colocadas dentro das regiões de dados de legado;
[0020] A figura 4 ilustra um diagrama em bloco de um controle de downlink onde as regiões de controle avançado são colocadas dentro das bandas de frequência avançadas contíguas a uma banda de frequência de legado;
[0021] A figura 5 ilustra um diagrama em bloco de um controle de uplink onde as regiões de controle avançado são colocadas dentro de bandas de frequência avançadas contíguas a uma banda de frequência de legado;
[0022] A figura 6 ilustra um diagrama em bloco de um controle de uplink onde as regiões de controle avançadas são colocadas dentro de bandas de frequência avançadas contíguas a uma banda de frequência de legado com pulo de frequência;
[0023] A figura 7 ilustra um fluxograma de uma metodologia ou sequência de operações para a realização do controle para segmentação de largura de banda com uma operação de uma portadora para terminais de legado e avançados em um sistema de comunicação sem fio programado;
[0024] A figura 8 ilustra um diagrama de um sistema de comunicação sem fio de acesso múltiplo de acordo com um aspecto para a realização da função de utilidade de vizinhança para atualizações de divisão de recurso;
[0025] A figura 9 ilustra um diagrama em bloco esquemático de um sistema de comunicação para a realização da função de utilidade de vizinhança para atualizações de divisão de recurso;
[0026] A figura 10 ilustra um sistema de comunicação sem fio ilustrativo;
[0027] A figura 11 ilustra um sistema tal como um equipamento de usuário possuindo agrupamentos lógicos de componentes elétricos para o recebimento de segmentação de largura de banda;
[0028] A figura 12 ilustra um sistema tal como um nó base possuindo agrupamentos lógicos de componentes elétricos para a transmissão de segmentação de largura de banda;
[0029] A figura 13 ilustra um aparelho tal como um equipamento de usuário possuindo mecanismos para receber a segmentação de largura de banda;
[0030] A figura 14 ilustra um aparelho tal como um nó base possuindo mecanismos para transmitir a segmentação de largura de banda.
Descrição Detalhada da Invenção
[0031] A operação de múltiplos segmentos utilizando uma portadora melhora de forma vantajosa a LTE 3GPP. O suporte é fornecido para designação de recursos para dispositivos LTE de legado que utilizam a largura de banda de até 20 MHz em uma única portadora além de dispositivos avançados que podem utilizar uma banda maior (por exemplo, 20 a 100 MHz). A compatibilidade retroativa é vantajosamente mantida para a estrutura de controle e dados DL e UL de um sistema LTE-A 3GPP de múltiplos segmentos.
[0032] Vários aspectos são agora descritos com referência aos desenhos. Na descrição a seguir, para fins de explicação, inúmeros detalhes específicos são apresentados a fim de fornecer uma compreensão profunda de um ou mais aspectos. Pode ser evidente, no entanto, que os vários aspectos podem ser praticados sem esses detalhes específicos. Em outros casos, estruturas e dispositivos bem conhecidos são ilustrados na forma de diagrama em bloco a fim de facilitar a descrição desses aspectos.
[0033] Na figura 1, um sistema de comunicação programado 100 fornece o controle de UL e DL 102 por um nó base, tal como um eNB 104, para um terminal de legado ou UE 106 que recebe apenas uma banda de frequência de legado 108 e para um terminal avançado ou UE 110 que recebe toda uma banda 112 que inclui uma banda de frequência avançada 114 e a banda de frequência de legado 108. Em um bloco de informação principal (MIB) 116, o eNB 104 define a banda de frequência de legado 108. Um bloco de informação de sistema (SIB) 118 informa ao terminal avançado ou UE 110 sobre a existência e onde e quão grande as regiões de controle avançadas 120 são e podem ser recebidas, incluindo a definição de bandas de proteção 121 entre as bandas. A existência, posição e tamanho dos segmentos podem ser específicos de UE avançado, caso no qual a informação sobre os segmentos é transportada para um UE avançado pela sinalização dedicada. O eNB 104 não programa o terminal de legado ou UE 106 para receber ou transmitir nas regiões de controle avançadas 120. Adicionalmente, essas regiões de controle avançadas podem estar na banda de frequência de legado 108 ou banda de frequência avançada 114. Um terminal de legado ou UE 106 é fornecido para se saber que uma região de controle de legado 122 está em uma primeira partição de tempo na banda de frequência de legado 108.
[0034] Vantajosamente, o eNB 104 pode reduzir uma alocação de largura de banda de legado como apresentado em 124 se for determinado que uma alocação mais eficiente deva ser feita para os terminais avançados ou UEs 110 ou para fins de economia de bateria pela redução do consumo de energia para os terminais de legado se os terminais de legado possuírem baixas necessidades de largura de banda (taxa de dados), como é o caso com o tráfego VoIP. A largura de banda é, dessa forma, alocada para ser suficiente de uma forma adaptativa ou semiestática.
[0035] Um programador 130 pode realizar a alocação de recursos através de uma pluralidade de eNBs 104 tal como para codificação de espaço e tempo e para reutilização de recursos com controle de energia adaptativo.
[0036] Na figura 2, uma largura de banda de múltiplos segmentos e portadora única "B" 150 compreende uma largura de banda de frequência de legado "B0" 152 que é contígua a uma largura de banda de frequência avançada, que compreende uma largura de banda superior "B1" 154 e uma largura de banda inferior "B2" 156.
[0037] Na figura 3, uma largura de banda de múltiplos segmentos e portadora única "B" 170 que pode realizar PDCCH compreende uma largura de banda de frequência de legado "B0" 172 que é contígua para uma largura de banda de frequência avançada, que compreende uma largura de banda superior "B1" 174 e uma largura de banda inferior "B2" 176. Uma região de controle de legado 178 reside dentro de uma primeira partição de tempo através de toda a banda de frequência de legado "B0" 172. As regiões de controle avançadas ilustrativas são apresentadas como três segmentos FDD 180a a 180c em uma partição de tempo seguindo a região de controle de legado 178 que pula em frequência respectivamente para os segmentos FDD 182a a 182c em uma partição de tempo subsequente.
[0038] Na figura 4, uma largura de banda de múltiplos segmentos e única portadora "B" 190 que pode realizar PDCCH compreende uma largura de banda de frequência de legado "B0" 192 que é contígua a uma largura de banda de frequência avançada, que compreende uma largura de banda superior "B1" 194 e uma largura de banda inferior "B2" 196. Uma região de controle de legado 198 reside dentro de uma primeira partição de tempo através de toda a banda de frequência de legado "B0" 192. As regiões de controle avançadas ilustrativas são apresentadas como segmentos duplexados em tempo e frequência 20 que são localizados em ambas as larguras de banda de frequência avançadas superior e inferior 194 e 196, respectivamente.
[0039] Na figura 5, uma largura de banda de múltiplos segmentos e portadora única "B" 210 que pode realizar PUCCH compreende uma largura de banda de frequência de legado "B0" 212 que é contígua a uma largura de banda de frequência avançada, que compreende uma largura de banda superior "B1" 214 e uma largura de banda inferior "B2" 216. As regiões de controle superior e inferior de legado 218a, 218b são separadas por FDD de uma região de dados de legado 219 na banda de frequência de legado "B0" 212. As regiões de controle avançado ilustrativas são apresentadas como um segmento duplexado de frequência superior 220a na largura de banda superior 214 e um segmento duplexado de frequência inferior 220b na largura de banda inferior 216.
[0040] Na figura 6, uma largura de banda de múltiplos segmentos e portadora única "B" 230 que pode realizar PUCCH compreende uma largura de banda de frequência de legado "B0" 232 que é contígua a uma largura de banda de frequência avançada, que compreende uma largura de banda superior "B1" 234 e uma largura de banda inferior "B2" 236. As regiões e controle superior e inferior de legado 238a, 238b são separadas por FDD de uma região de dados de legado 239 na banda de frequência de legado "B0" 232. As regiões de controle avançado ilustrativas são apresentadas como segmentos duplexados de frequência superior 240a, 240b em uma primeira partição de tempo na largura de banda superior 234 que pula em frequência respectivamente em uma segunda partição de tempo como apresentado em 242a, 242b. As regiões de controle avançado ilustrativas são adicionalmente apresentadas como segmento duplexado por frequência inferior 244a, 244b em uma primeira partição de tempo na largura de banda inferior 236 que pula em frequência respectivamente em uma segunda partição de tempo como apresentado em 246a, 246b.
[0041] Deve-se apreciar com o benefício da presente descrição que um downlink pode compreender uma banda de frequência de legado em uma única portadora que pode ou não conter uma região de controle de legado e pode ou não conter pelo menos uma região de dados de legado. Essa omissão pode ser temporária. De forma similar, o downlink pode ou não conter uma banda de frequência avançada contígua no downlink portado pela única portadora compreendendo uma região de dados avançada. Novamente, a omissão pode ser temporária. Por exemplo, uma região de controle avançado no downlink pode ser exclusiva da região de controle de legado que não está atualmente sendo transmitida ou utiliza recursos de região diferentes como apresentado anteriormente. Por exemplo, pode ser o caso de haver múltiplos segmentos de largura de banda configurados dentro de uma portadora, mas regiões de controle de não-legado (avançadas) podem estar presentes além das regiões de controle PDCCH de legado. A região de controle de não-legado e os segmentos de largura de banda podem ser definidos e configurados independentemente ou em conjunto.
[0042] Na figura 7, uma metodologia ou sequência de operações 300 é fornecida para a realização da segmentação da largura de banda em um sistema de comunicação sem fio. No bloco 302, uma região de controle de legado e pelo menos uma região de dados de legado de uma banda de frequência de legado são transmitidas em uma portadora única e recebidos por um terminal de legado. No bloco 304, uma banda de frequência avançada contígua é transmitida na portadora única recebido por um terminal avançado que também recebe a banda de frequência de legado. No bloco 306, uma região de controle avançado exclusiva da região de controle de legado é transmitida na portadora única. Em um aspecto ilustrativo, a região de controle avançado pode ser omitida. Por exemplo, uma população de dispositivos de legado pode ser servida e é incapaz de utilizar o segmento de banda de frequência avançada contígua.
[0043] Em um aspecto, a metodologia 300 compreende adicionalmente a transmissão em um MIB de uma definição para a banda de frequência de legado como compreendendo até 20 MHz.
[0044] Em outro aspecto, a metodologia 300 compreende adicionalmente a determinação de uma população servida de terminais de legado e avançados; e a transmissão em um MIB de uma definição para a banda de frequência de legado como compreendendo menos do que 20 MHz em resposta à determinação de que uma exigência de dados da população servida de terminais de legado é menor do que a população servida de terminais avançados.
[0045] Em um aspecto adicional, a metodologia 300 compreende adicionalmente a transmissão da região de controle avançado dentro de uma partição de tempo de dados da banda de frequência de legado.
[0046] Em outro aspecto adicional, a metodologia 300 compreende adicionalmente o pulo de frequência da região de controle avançado através de duas partições de tempo de dados da banda de frequência de legado.
[0047] Em um aspecto adicional, a metodologia 300 compreende adicionalmente a transmissão da região de controle avançado dentro da banda de frequência avançada.
[0048] Em outro aspecto, a metodologia 300 compreende adicionalmente a transmissão do portado rúnico pela transmissão de um PDCCH onde a região de controle de legado compreende uma partição de tempo dentro da banda de frequência de legado.
[0049] Em outro aspecto, uma metodologia 300 compreende adicionalmente a transmissão da portadora única pela transmissão de um PUCCH onde a região de controle de legado é separada por FDD das regiões de dados.
[0050] Em outro aspecto adicional, a metodologia 300 compreende adicionalmente uma segunda banda de frequência avançada contígua com e separada da primeira banda de frequência avançada pela banda de frequência de legado.
[0051] Em outro aspecto adicional, a metodologia 300 compreende adicionalmente a transmissão de uma primeira banda de frequência avançada de 10 MHz e uma segunda banda de frequência avançada de 10 MHz separadas por uma banda de frequência de legado de 20 MHz. Deve-se apreciar que os valores mencionados acima e as faixas são ilustrativos.
[0052] Em outro aspecto adicional, a metodologia 300 compreende adicionalmente a difusão de informação referente à região de controle avançado em uma difusão de informação de sistema. Um UE pode então receber a informação de difusão.
[0053] Deve-se apreciar que os sistemas de comunicação sem fio são amplamente desenvolvidos para fornecer vários tipos de conteúdo de comunicação tal como voz, dados e assim por diante. Esses sistemas podem ser sistemas de acesos múltiplo capazes de suportar a comunicação com múltiplos usuários pelo compartilhamento de recursos disponíveis do sistema (por exemplo, potência de transmissão e largura de banda). Exemplos de tais sistemas de acesso múltiplo incluem sistemas de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), sistemas de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), sistemas de acesso múltiplo por divisão de frequência (FDMA), sistemas LTE 3GPP, e sistemas OFDMA.
[0054] Um sistema de comunicação de acesso múltiplo sem fio pode suportar simultaneamente comunicação para múltiplos terminais de acesso sem fio. Como mencionado acima, cada terminal pode se comunicar com uma ou mais estações base através de transmissões nos links diretos e reverso. O link direto (ou downlink) se refere ao link de comunicação das estações base para os terminais, e o link reverso (ou uplink) se refere ao link de comunicação dos terminais para as estações base. Esse link de comunicação pode ser estabelecido através de um sistema de entrada única e saída única, um sistema MIMO ou algum outro tipo de sistema.
[0055] Com referência à figura 8, um sistema de comunicação sem fio de acesso múltiplo de acordo com um aspecto é ilustrado. Um ponto de acesso (AP) 400 inclui múltiplos grupos de antena, um incluindo 404 e 406, outro incluindo 408 e 410, e um adicional incluindo 412 e 414. Na figura 8 apenas duas antenas são ilustradas para cada grupo de antenas, no entanto, mais ou menos antenas podem ser utilizadas para cada grupo de antenas. Um terminal de acesso (AT) 416 está em comunicação com as antenas 412 e 414, onde as antenas 412 e 414 transmitem informação para o terminal de acesso 416 através do link direto 420 e recebem informação do terminal de acesso 416 através do link reverso 418. O terminal de acesso 422 está em comunicação com as antenas 406 e 408, onde as antenas 406 e 408 transmitem informação para o terminal de acesso 422 através do link direto 426 e recebem informação do terminal de acesso 422 através do link reverso 424. Em um sistema FDD, os links de comunicação 418, 420, 424 e 426 podem utilizar diferentes frequências para comunicação. Por exemplo, o link direto 420 pode utilizar uma frequência diferente da utilizada pelo link reverso 418.
[0056] Cada grupo de antenas e/ou a área na qual as mesmas devem se comunicar é frequentemente referido como um setor do ponto de acesso 400. No aspecto, os grupos de antena são, cada um, designados a se comunicar com os terminais de acesso 416 e 422 em um setor de áreas cobertas pelo ponto de acesso 400.
[0057] Na comunicação através dos links diretos 420 e 426, as antenas transmissoras do ponto de acesso 400 utilizam a conformação de feixes a fim de aperfeiçoar a razão de sinal para ruído dos links diretos para diferentes terminais de acesso 416 e 422. Além disso, um ponto de acesso utilizando a conformação de feixes para transmitir para os terminais de acesso espalhados aleatoriamente através de sua cobertura causa menos interferência aos terminais de acesso em células vizinhas do que um ponto de acesso transmitindo através de uma única antena para todos os seus terminais de acesso.
[0058] Um ponto de acesso 400 pode ser uma estação fixa utilizada para comunicação com os terminais e também pode ser referido como um ponto de acesso, um Nó B, ou alguma outra terminologia. Os terminais de acesso 416 e 422 podem ser chamados também de UE, um dispositivo de comunicação sem fio, um terminal, ou alguma outra terminologia.
[0059] Um sistema MIMO emprega múltiplas antenas transmissoras (NT) e múltiplas antenas receptoras (NR) para a transmissão de dados. Um canal MIMO formado pelas NT antenas transmissoras e NR antenas receptoras pode ser decomposto em NS canais independentes, que também são referidos como canais espaciais, onde NS < min {NT, NR}. Cada um dos NS canais independentes corresponde a uma dimensão. O sistema MIMO pode fornecer o desempenho aperfeiçoado (por exemplo, maior rendimento, e/ou maior confiabilidade) se as dimensões adicionais criadas pelas múltiplas antenas transmissoras e receptoras forem utilizadas.
[0060] Um sistema MIMO pode suportar a duplexação por divisão de tempo (TDD) e a duplexação por divisão de frequência (FDD). Em um sistema TDD, as transmissões em link direto e reverso estão na mesma região de frequência de modo que o princípio de reciprocidade permite a estimativa do canal de link direto a partir do canal de link reverso. Isso permite que o ponto de acesso extraia o ganho de conformação de feixes de transmissão no link direto quando múltiplas antenas estão disponíveis no ponto de acesso.
[0061] Os ensinamentos apresentados aqui podem ser incorporados em um nó (por exemplo, um dispositivo) empregando vários componentes para comunicação com pelo menos um outro nó. A figura 9 apresenta vários componentes ilustrativos que podem ser empregados para facilitar a comunicação entre os nós. Especificamente, a figura 9 ilustra um dispositivo sem fio 510 (por exemplo, um ponto de acesso) e um dispositivo sem fio 550 (por exemplo, um terminal de acesso) de um sistema MIMO 500. No dispositivo 510, os dados de tráfego para várias sequências de dados são fornecidos a partir de uma fonte de dados 512 para um processador de dados de transmissão (TX) 514.
[0062] Em alguns aspectos, cada sequência de dados é transmitida através de uma antena de transmissão respectiva. O processador de dados TX 514 formata, codifica e intercala os dados de tráfego para cada sequência de dados com base em um esquema de codificação particular selecionado para essa sequência de dados para fornecer dados codificados.
[0063] Os dados codificados para cada sequência de dados podem ser multiplexados com dados piloto utilizando- se técnicas OFDM. Os dados piloto são tipicamente um padrão de dados conhecido que é processado de forma conhecida e pode ser utilizado no sistema receptor para estimar a resposta de canal. Os dados codificados e piloto multiplexados para cada sequência de dados são então modulados (isto é, mapeados em símbolos) com base em um esquema de modulação particular (por exemplo, BPSK, QPSK, M- PSK ou M-QAM) selecionado para essa sequência de dados para fornecer símbolos de modulação. A taxa de dados, codificação, e modulação para cada sequência de dados podem ser determinadas por instruções realizadas por um processador 530. Uma memória de dados 532 pode armazenar o código de programa, dados e outras informações utilizadas pelo processador 530 ou outros componentes do dispositivo 510.
[0064] Os símbolos de modulação para todas as sequências de dados são então fornecidos para um processador MIMO TX 520, que pode processar adicionalmente os símbolos de modulação (por exemplo, para OFDM). O processador MIMO TX 520 então fornece NT sequências de símbolo de modulação e NT transceptores (XCVR) 522a a 522t onde cada possui um transmissor (TMTR) e um receptor (RCVR). Em alguns aspectos, o processador MIMO TX 520 aplica as ponderações de conformação de feixes aos símbolos das sequências de dados e à antena a partir da qual o símbolo está sendo transmitido.
[0065] Cada transceptor 522a a 522t recebe e processa uma sequência de símbolo respectiva para fornecer um ou mais sinais analógicos e condiciona adicionalmente (por exemplo, amplifica, filtra e converte ascendentemente) os sinais analógicos para fornecer um sinal modulado adequado para a transmissão através do canal MIMO, NT sinais modulados a partir dos transceptores 522a a 522t são então transmitidos a partir das NT antenas 524a a 524t, respectivamente.
[0066] No dispositivo 550, os sinais modulados transmitidos são recebidos por NR antenas 552a a 552r e o sinal recebido de cada antena 552a a 552r é fornecido para um transceptor receptivo (XCVR) 554a a 554r. Cada transceptor 554a a 554r condiciona (por exemplo, filtra, amplifica e converte descendentemente) um sinal recebido respectivo, digitaliza o sinal condicionado para fornecer amostras, e processa adicionalmente as amostras para fornecer uma sequência de símbolo "recebida" correspondente.
[0067] Um processador de dados RX 560 então recebe e processa as NR sequências de símbolo recebidas a partir dos NR transceptores 554a a 554r com base em uma técnica de processamento de receptor particular para fornecer NT sequências de símbolo "detectadas". O processador de dados RX 560 então demodula, desintercala, e decodifica cada sequência de símbolo detectada para recuperar os dados de tráfego para a sequência de dados. O processamento pelo processador de dados RX 560 é complementar ao realizado pelo processador MIMO TX 520 e ao processador de dados TX 514 no dispositivo 510.
[0068] Um processador 570 determinar periodicamente qual matriz de pré-codificação utilizar. O processador 570 formula uma mensagem de link reverso compreendendo uma parte de índice de matriz e uma parte de valor de classificação. Uma memória de dados 572 pode armazenar o código de programa, dados e outras informações utilizadas pelo processador 570 ou outros componentes do dispositivo 550.
[0069] A mensagem de link reverso pode compreender vários tipos de informação referente ao link de comunicação e/ou à sequência de dados recebida. A mensagem de link reverso é então processada por um processador de dados TX 538, que também recebe dados de tráfego para várias sequências de dados a partir de uma fonte de dados 536, modulada por um modulador 580, condicionada pelos transceptores 554a a 554r, e transmitida de volta para o dispositivo 510.
[0070] No dispositivo 510, os sinais modulados do dispositivo 550 são recebidos pelas antenas 524a a 524t, condicionados pelos transceptores 522a a 522t, demodulados por um demodulador (DEMOD) 540 e processados por um processador de dados RX 542 para extrair a mensagem de link reverso transmitida pelo dispositivo 550. O processador 530 então determina qual matriz de pré-codificação utilizar para determinar as ponderações de conformação de feixes e então processa a mensagem extraída.
[0071] A figura 9 também ilustra que os componentes de comunicação podem incluir um ou mais componentes que realizam as operações de controle de interferência. Por exemplo, um componente de controle de interferência (INTER.) 590 pode cooperar com o processador 530 e/ou outros componentes do dispositivo 510 para enviar/receber sinais para/de outro dispositivo (por exemplo, dispositivo 550). De forma similar, um componente de controle de interferência 592 pode cooperar com o processador 570 e/ou outros componentes do dispositivo 550 para enviar/receber sinais para/do outro dispositivo (por exemplo, dispositivo 510). Deve-se apreciar que para cada dispositivo 510 e 550 a funcionalidade de dois ou mais dos componentes descritos pode ser fornecida por um único componente. Por exemplo, um único componente de processamento pode fornecer a funcionalidade do componente de controle de interferência 590 e o processador 530 e um único componente de processamento pode fornecer a funcionalidade do componente de controle de interferência 592 e o processador 570.
[0072] A figura 10 ilustra um sistema de comunicação sem fio 600, configurado para suportar vários usuários, nos quais os ensinamentos apresentados aqui podem ser implementados. O sistema 600 fornece comunicação para múltiplas células 602, tal como, por exemplo, macro células 602a a 602g, com cada célula sendo servida por um nó de acesso correspondente 604 (por exemplo, nós de acesso 604a a 604g). Como ilustrado na figura 10, os terminais de acesso 606 (por exemplo, terminais de acesso 606a a 606l) podem ser distribuídos em vários locais por todo o sistema com o tempo. Cada terminal de acesso 606 pode se comunicar com um ou mais nós de acesso 604 em um FL e/ou um RL em um determinado momento, dependendo se o terminal de acesso 606 está ativo e se está em soft handoff, por exemplo. O sistema de comunicação sem fio 600 pode fornecer serviço através de uma grande região geográfica. Por exemplo, as macro células 602a a 602g podem cobrir poucos blocos em uma vizinhança.
[0073] Com referência à figura 11, é ilustrado um sistema 1100 para a realização de segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio. Por exemplo, o sistema 1100 pode residir pelo menos parcialmente dentro do UE. Deve-se apreciar que o sistema 1100 é representado como incluindo blocos funcionais, que podem ser blocos funcionais que representam as funções implementadas por uma plataforma de computação, processador, software ou combinação dos mesmos (por exemplo, firmware). O sistema 1100 inclui um agrupamento local 1102 de componentes elétricos que podem agir em conjunto. Por exemplo, o agrupamento lógico 1102 pode incluir um componente elétrico para o recebimento de um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência de legado em uma única portadora 1104. Ademais, o agrupamento lógico 1102 pode incluir um componente elétrico para o recebimento de um segmento de banda de frequência avançada contígua no downlink portado pela portadora única 1106. Adicionalmente, o agrupamento lógico 1102 pode incluir um componente elétrico para o recebimento de uma região de controle de legado no segmento de banda de frequência de legado 1108. Adicionalmente, o sistema 1100 pode incluir uma memória 1120 que retém instruções para a execução de funções associadas com componentes elétricos 1104 a 1108. Enquanto ilustrados como sendo externos à memória 1120, deve-se compreender que um ou mais componentes elétricos 1104 a 1108 podem existir dentro da memória 1120.
[0074] Com referência à figura 12, é ilustrado um sistema 1200 para a realização da segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio. Por exemplo, o sistema 1200 pode residir pelo menos parcialmente dentro da entidade de rede para fornecer acesso a rádio (por exemplo, eNB). Deve-se apreciar que o sistema 1200 é representado como incluindo blocos funcionais, que podem ser blocos funcionais que representam funções implementadas por uma plataforma de computação, processador, software, ou combinação dos mesmos (por exemplo, firmware). O sistema 1200 inclui um agrupamento lógico 1202 de componentes elétricos que podem agir em conjunto. Por exemplo, o agrupamento lógico 1202 pode incluir um componente elétrico para a transmissão de um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência de legado em uma única portadora 1204. Ademais, o agrupamento lógico 1202 pode incluir um componente elétrico para a transmissão de um segmento de banda de frequência avançada contígua no downlink portado pela portadora única 1206. Adicionalmente, o agrupamento lógico 1202 pode incluir um componente elétrico para a transmissão de uma região de controle de legado no segmento de banda de frequência de legado 1208. Adicionalmente, o sistema 1200 pode incluir uma memória 1220 que retém instruções para execução das funções associadas com os componentes elétricos 1204 a 1208. Enquanto são ilustrados como sendo externos à memória 1220, deve-se compreender que um ou mais dos componentes elétricos 1204 a 1208 podem existir dentro da memória 1220.
[0075] Na figura 13, um aparelho 1302 é apresentado para a realização de segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio. Os meios 1304 são fornecidos para o recebimento de um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência e legado em uma única portadora. Os meios 1306 são fornecidos para o recebimento de um segmento de banda de frequência avançada contígua no downlink portado pela portadora única. Os meios 1308 são fornecidos para o recebimento de uma região de controle de legado no segmento de banda de frequência de legado.
[0076] Na figura 14, um aparelho 1402 é apresentado para a realização de segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio. Os meios 1404 são fornecidos para a transmissão de um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência e legado em uma única portadora. Os meios 1406 são fornecidos para a transmissão em um segmento de banda de frequência avançada contígua no downlink portado pela portadora única. Os meios 1408 são fornecidos para a transmissão de uma região de controle de legado no segmento de banda de frequência de legado.
[0077] Pelo benefício do acima exposto, a segmentação de largura de banda é fornecida dentro de uma abordagem de portadora única onde a largura de banda do sistema é dividida em vários segmentos contíguos. O segmento de largura de banda observado pelos UEs de legado é portado no MIB. Os UEs de legado não estão cientes e outros segmentos. Em contraste, os segmentos de largura de banda observados pelos novos UEs (terminais avançados) são portados em um SIB adicional ou por sinalização dedicada. Em alguns casos, os UEs avançados estão cientes de todos os segmentos de largura de banda existentes. Alternativamente, os UEs avançados estão cientes de alguns segmentos de largura de banda, especialmente se informados com base em UE individual por sinalização dedicada.
[0078] Por exemplo, se toda a largura de banda do sistema tiver 40 MHz, os 20 MHz centrais (B0) podem ser definidos no MIB. Outros dois segmentos de 10 MHz (B1 e B2) podem ser definidos em um SIB adicional ou portados para um UE avançado pela sinalização dedicada. Os UEs de legado possuem uma noção de 20 MHz. Toda a estrutura de dados e controle se conforma a Rel-8. UEs avançados possuem uma noção de todos os 40 MHz (por exemplo, um segmento de 20 MHz e dois segmentos de 10 MHz cada). Para sincronização, a estrutura PSS/SSS de legado (Sinal de Sincronização Primário/Sinal de Sincronização Secundário) é utilizada. No meio da banda de legado central todos os UEs (de legado e novos) realizam o mesmo procedimento de busca e sincronização de célula. Para SIB, todos os UEs adquirem a informação de sistema básico no PBCH (Canal de Difusão Físico) de legado. 72 tons intermediários da banda de legado em determinados símbolos OFDM são utilizados durante os 4 quadros de rádio consecutivos. SIB adicional porta informação de múltiplos segmentos que é lida por terminais de não-legado apenas e pertence à largura de banda e localização de cada segmento de não-legado. Com relação ao controle DL, a região de controle de legado para concessões é retida. Os primeiros símbolos OFDM, como definidos por PCFICH (Canal Indicador de Formato de Controle Físico) são utilizados para controlar os UEs de legado e para UEs avançados. Uma nova região de controle para novos formatos de concessão para designar segmentos de legado e de não-legado. Uma extensão do formato existente fornece melhor detalhamento da largura de banda maior.
[0079] A nova região de controle é definida em resposta aos fatores de modo que a região de controle de legado não seja suficiente, endereçando a existência de femto/pico células, e fornecendo a conformação de feixes. A nova região de controle pode ser localizada dentro da banda de canal de dados com localização de frequência exata da região de controle definida em um SIB adicional ou por sinalização dedicada a UE. Por exemplo, a nova região de controle para UEs avançados pode estar em qualquer um dos segmentos utilizando blocos de construção menores do que o bloco de recurso (RB) que não precisam abranger toda a partição. Adicionalmente, várias configurações podem suportar diferente situações, tal como suportando micro-sleep e contendo o sinal de referência de demodulação (DRS). A nova região de controle permite a diversidade e proteção pelo suporte de alocação de diversidade de frequência e pulo, coordenação de frequência para proteger a banda, e cobertura ortogonal para um sistema de sincronização. Novos segmentos podem ser utilizados para transmitir dados e controle, dados apenas ou controle apenas. O controle UL retém a região de controle de legado nas bordas do segmento de legado e é utilizado para controlar os UEs de legado e os UEs avançados.
[0080] Por motivos de clareza, vários aspectos descritos aqui são realizados com relação à segmentação de banda dentro de uma portadora. No entanto, deve-se apreciar com o benefício da presente descrição que a segmentação de banda pode ser implementada com relação a múltiplos portadores dentro de um sistema de múltiplos portadores. Por exemplo, em um sistema de três portadoras, uma primeira portadora pode ter dois segmentos de largura de banda de não-legado (avançados), uma segunda portadora pode ter quatro segmentos de largura de banda de não-legado (avançados), e uma terceira portadora pode estar sem segmentos de largura de banda de não-legado (avançados).
[0081] Diferentes UEs podem ter diferentes conhecimentos sobre segmentos de largura de banda de não- legado. Continuando com o exemplo anterior, um primeiro UE pode estar ciente de dois dos quatro segmentos na segunda portadora enquanto um segundo UE pode estar ciente de todos os quatro segmentos na segunda portadora.
[0082] O que foi descrito acima inclui exemplos de vários aspectos. É, obviamente, impossível se descrever cada possível combinação de componentes ou metodologias para fins de descrição dos vários aspectos, mas os versados na técnica podem reconhecer que muitas combinações adicionais e permutas são possíveis. De acordo, a presente especificação está destinada a englobar todas as ditas alterações, modificações e variações que se encontrem dentro do espírito e escopo das reivindicações em anexo.
[0083] O termo "ilustrativo" é utilizado aqui para significar "servindo como um exemplo, caso ou ilustração". Qualquer modalidade descrita aqui como "ilustrativa" não deve ser considerada necessariamente como preferida ou vantajosa sobre outras modalidades. As modalidades descritas podem ser aplicadas a qualquer uma ou combinações de tecnologias a seguir: CDMA, CDMA de múltiplos portadores (MC-CDMA), CDMA de Banda Larga (W-CDMA), Acesso a Pacote em Alta Velocidade (HSPA, HSPA+), TDMA, FDMA, OFDMA ou outras técnicas de acesso múltiplo. Um sistema de comunicação sem fio pode ser projetado para implementar um ou mais padrões, tal como os padrões IS-95, cdma2000, IS- 856, W-CDMA, TD-SCDMA e outros padrões.
[0084] Em particular e com relação às várias funções realizadas pelos componentes, dispositivos, circuitos, sistemas descritos acima e similares, os termos (incluindo uma referência a "meios") utilizados para descrever tais componentes devem corresponder, a menos que indicado de outra forma, a qualquer componente que realize a função especificada do componente descrito (por exemplo, uma equivalência funcional) apesar de não estruturalmente equivalente à estrutura descrita, que realiza a função nos aspectos ilustrativos ilustrados aqui. A esse respeito, será reconhecido também que os vários aspectos incluem um sistema além de um meio legível por computador possuindo instruções executáveis por computador para a realização de atos e/ou eventos de vários métodos.
[0085] Adicionalmente, enquanto uma característica particular pode ter sido descrita com relação a apenas uma dentre várias implementações, tal característica pode ser combinada com uma ou mais outras características das outras implementações como pode ser desejado e vantajoso para qualquer aplicação determinada. Até onde os termos "inclui" e "incluindo" e suas variações são utilizados na descrição detalhada ou nas reivindicações, esses termos devem ser inclusivos de uma forma similar ao termo "compreendendo". Adicionalmente, o termo "ou" como utilizado na descrição detalhada ou nas reivindicações deve ser um "ou não exclusivo".
[0086] Adicionalmente, com será apreciado, várias partes dos sistemas descritos e métodos podem incluir ou consistir de inteligência artificial, aprendizado por máquina, ou componentes com base em conhecimento ou regra, subcomponentes, processos, meios, metodologias ou mecanismos (por exemplo, maquinas de vetor de suporte, redes neurais, sistemas especialistas, redes de crença Bayesiana, lógica fuzzy, motores de fusão de dados, classificadores, etc.) Tais componentes, entre outros, podem determinar automaticamente os mecanismos e processos realizados para criar tornar partes dos sistemas e métodos mais adaptativos além de eficientes e inteligentes. Por meio de exemplo e não de limitação, a RAN evoluída (por exemplo, ponto de acesso, eNodeB) pode inferir ou prever quando um campo de verificação aumentado ou robusto foi empregado.
[0087] Como utilizado nesse pedido, os termos "componente", "módulo", "sistema", e similares devem se referir a uma entidade relacionada com computador, seja ela hardware, uma combinação de hardware e software, software, ou software em execução. Por exemplo, um componente pode ser, mas não está limitado a ser um processo rodando em um processador, um processador, um objeto, um elemento executável, uma sequência de execução, um programa e/ou um computador. Por meio de ilustração, ambos um aplicativo rodando em um servidor e o servidor podem ser um componente. Um ou mais componentes podem residir dentro de um processo e/ou sequência de execução e um componente pode ser localizado em um computador e/ou distribuído entre dois ou mais computadores.
[0088] O termo "ilustrativo" é utilizado aqui para significar servindo como um exemplo, caso ou ilustração. Qualquer aspecto ou desenho descrito aqui como "ilustrativo" não deve ser necessariamente considerado como preferido ou vantajoso sobre outros aspectos ou desenhos.
[0089] Adicionalmente, as uma ou mais versões podem ser implementadas como um método, aparelho ou artigo de fabricação utilizando técnicas de programação e/ou engenharia padrão para produção de software, firmware, hardware ou qualquer combinação dos mesmos para controlar um computador para implementar os aspectos descritos. O termo "artigo de fabricação" (ou alternativamente, "produto de programa de computador") como utilizado aqui deve englobar um programa de computador acessível a partir de qualquer dispositivo legível por computador, portadora ou mídia. Por exemplo, a mídia legível por computador pode incluir, mas não está limitada a dispositivos de armazenamento magnético (por exemplo, disco rígido, disquete, tiras magnéticas, etc.), discos óticos (por exemplo, disco compacto (CD), disco versátil digital (DVD), etc.), cartões inteligentes e dispositivos de memória flash (por exemplo, cartão, stick). Adicionalmente, deve-se apreciar que uma onda portadora pode ser empregada para portar dados eletrônicos legíveis por computador tal como os utilizados na transmissão e recepção de correio eletrônico ou no acesso a uma rede tal como a Internet ou uma rede de área local (LAN). Obviamente, os versados na técnica reconhecerão que muitas modificações podem ser realizadas nessa configuração sem se distanciar do escopo dos aspectos descritos.
[0090] Vários aspectos serão apresentados em termos de sistemas que podem incluir vários componentes, módulos e similares. Deve-se compreender e apreciar que os vários sistemas podem incluir componentes, módulos, etc. adicionais e/ou podem não incluir todos os componentes, módulos etc. discutidos com relação às figuras. Uma combinação dessas abordagens também pode ser utilizada. Os vários aspectos descritos aqui podem ser realizados em dispositivos elétricos incluindo dispositivos que utilizam tecnologias de exibição de tela de toque e/ou interfaces do tipo mouse e teclado. Exemplos de tais dispositivos incluem computadores (desktop e móvel), telefones inteligentes, assistentes digitais pessoais (PDAs), e outros dispositivos eletrônicos com ou sem fio.
[0091] Em vista dos sistemas ilustrativos descritos acima, as metodologias que podem ser implementadas de acordo com a presente matéria descrita foram descritas com referência aos vários fluxogramas. Enquanto para fins de simplicidade de explicação, as metodologias são ilustradas e descritas como uma série de blocos, deve-se compreender e apreciar que a presente matéria reivindicada não está limitada pela ordem dos blocos, visto que alguns blocos podem ocorrer em ordens diferentes e/ou simultaneamente com outros blocos a partir do que foi apresentado e descrito aqui. Ademais, nem todos os blocos ilustrados podem ser necessários para se implementar as metodologias descritas aqui. Adicionalmente, deve-se apreciar adicionalmente que as metodologias descritas aqui podem ser armazenadas em um artigo de fabricação para facilitar o transporte e a transferência de tais metodologias para computadores. O termo artigo de fabricação, como utilizado aqui, deve englobar um programa de computador acessível a partir de qualquer dispositivo legível por computador, portadora ou mídia.
[0092] Deve-se apreciar que qualquer patente, publicação ou outro material de descrição, em todo ou em parte, que seja considerado incorporado por referência aqui é incorporado aqui apenas até onde o material incorporado não entra em conflito com as definições, declarações ou outro material de descrição existente apresentado nessa descrição. Como tal, e até onde for necessário, a descrição como apresentada explicitamente aqui se sobrepõe a qualquer material em conflito incorporado aqui por referência. Qualquer material, ou parte do mesmo, que seja considerado incorporado por referência aqui, mas que entre em conflito com definições, declarações ou outro material de descrição existente apresentado aqui, só será incorporado até onde nenhum conflito surja entre esse material incorporado e o material de descrição existente.

Claims (11)

1. Método para realizar segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio (100) em um terminal (110), caracterizado pelo fato de que compreende: receber um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência de legado (108) em uma única portadora; receber um segmento de banda de frequência avançada contígua (114) no downlink transportado pela portadora única; e receber uma região de controle de legado (122) no segmento de banda de frequência de legado com informações de sincronização e sistema; e em que a região de controle de legado (122) é usada para controle de terminais de legado (106) recebendo o segmento de banda de frequência de legado (108) e para controle de terminais avançados (110) recebendo ambos o segmento de banda de frequência de legado (108) e o segmento de banda de frequência avançado contíguo (114); em que o terminal (110) lê a partir de sinalização dedicada ou a partir de blocos de informação de sistema, SIB, informações relacionadas à largura de banda e localização do segmento de banda de frequência avançada contígua, em que o segmento de banda de frequência avançada contígua (114) é para uso exclusivo de terminais avançados e não se sobrepõe ao segmento de banda de frequência de legado (108), em que o método compreende adicionalmente: receber o downlink compreendendo o segmento de banda de frequência de legado na portadora única contendo uma região de controle de legado e pelo menos uma região de dados de legado; receber o segmento de banda de frequência avançada contígua no downlink transportado pela portadora única compreendendo uma região de dados avançada; e receber uma região de controle avançado no downlink dentro do segmento de banda de frequência avançada contígua.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente receber a portadora única pelo recebimento de um canal de controle de downlink físico, PDCCH, em que a região de controle de legado compreende uma partição de tempo dentro do segmento de banda de frequência de legado.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente receber um segundo segmento de banda de frequência avançada contígua separada do segmento de banda de frequência avançada contígua por e contígua com o segmento de banda de frequência de legado.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente receber uma definição de uma banda de proteção entre a banda de legado e o segmento de banda de frequência avançada contígua.
5. Aparelho (1302) para realizar a segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio (100), caracterizado pelo fato de que compreende: mecanismos para receber (1304) um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência de legado (108) em uma única portadora; mecanismos para receber (1306) um segmento de banda de frequência avançada contígua (114) no downlink transportado pela portadora única; e mecanismos para receber (1308) uma região de controle de legado (122) no segmento de banda de frequência de legado com informações de sincronização e sistema; em que a região de controle de legado (122) é usada para controle de terminais de legado (106) recebendo o segmento de banda de frequência de legado (108) e para controle de terminais avançados (110) recebendo ambos o segmento de banda de frequência de legado (108) e o segmento de banda de frequência avançado contíguo (114); em que o aparelho (1302) é adaptado para ler a partir de sinalização dedicada ou a partir de blocos de informação de sistema, SIB, informações pertencendo à largura de banda e localização do segmento de banda de frequência avançada contígua, em que o segmento de banda de frequência avançada contígua (114) é para uso exclusivo de terminais avançados e não se sobrepõe ao segmento de banda de frequência de legado (108), em que o aparelho compreende adicionalmente: mecanismos para receber o downlink compreendendo o segmento de banda de frequência de legado na portadora única contendo uma região de controle de legado e pelo menos uma região de dados de legado; mecanismos para receber o segmento de banda de frequência avançada contígua no downlink transportado pela portadora única compreendendo uma região de dados avançada; e mecanismos para receber uma região de controle avançado no downlink dentro do segmento de banda de frequência avançada contígua.
6. Memória legível por computador caracterizada pelo fato de que compreende instruções armazenadas na mesma, as instruções sendo executáveis por computador para realizar as etapas do método conforme definido em qualquer uma das reivindicações de 1 a 4.
7. Método (300) de realização da segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende: transmitir (302) um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência de legado (108) em uma portadora única; transmitir (304) um segmento de banda de frequência avançada contígua (114) no downlink transportado pela portadora única; e transmitir (302) uma região de controle de legado (122) com informações de sincronização e de sistema no segmento de banda de frequência de legado, em que a região de controle de legado (122) e as informações de sincronização e sistema na mesma são usadas para controle de terminais de legado (106) recebendo o segmento de banda de frequência de legado (108) e para controle de terminais avançados (110) recebendo ambos o segmento de banda de frequência de legado (108) e o segmento de banda de frequência avançada contígua (114); em que o segmento de banda de frequência avançada contígua (114) é para uso exclusivo de terminais avançados e não se sobrepõe ao segmento de banda de frequência de legado (108), em que o método compreende adicionalmente: transmitir o downlink compreendendo o segmento de banda de frequência de legado na portadora única contendo a região de controle de legado e pelo menos uma região de dados de legado; transmitir o segmento de banda de frequência avançada contígua no downlink transportado pela portadora única compreendendo uma região de dados avançada; e transmitir (306) uma região de controle avançada no downlink dentro do segmento de banda de frequência avançada contígua.
8. Método (300), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: determinar uma primeira população servida de terminais de legado e uma segunda população servida de terminais avançados; e transmitir, em um bloco de informação principal, MIB, uma definição para o segmento de banda de frequência de legado como compreendendo menos de 20 MHz em resposta à primeira população servida de terminais de legado ser menor do que a segunda população servida de terminais avançados.
9. Método (300), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a região de controle avançada é transmitida para dados, para controle ou para dados e controle.
10. Aparelho (1402) para realizar a segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio, caracterizada pelo fato de que compreende: mecanismos para transmitir (1404) um downlink compreendendo um segmento de banda de frequência de legado (108) em uma portadora única; mecanismos para transmitir (1406) um segmento de banda de frequência avançada contígua (114) no downlink transportado pela portadora única; e mecanismos para transmitir (1408) uma região de controle de legado (122) com informações de sincronização e de sistema no segmento de banda de frequência de legado; em que a região de controle de legado (122) e as informações de sincronização e sistema na mesma são usadas para controle de terminais de legado (106) recebendo o segmento de banda de frequência de legado (108) e para controle de terminais avançados (110) recebendo ambos o segmento de banda de frequência de legado (108) e o segmento de banda de frequência avançada contígua (114); em que o segmento de banda de frequência avançada contígua (114) é para uso exclusivo de terminais avançados e não se sobrepõe ao segmento de banda de frequência de legado (108), em que o aparelho compreende adicionalmente: mecanismos para transmitir o downlink compreendendo o segmento de banda de frequência de legado na portadora única contendo a região de controle de legado e pelo menos uma região de dados de legado; mecanismos para transmitir o segmento de banda de frequência avançada contígua no downlink transportado pela portadora única compreendendo uma região de dados avançada; e mecanismos para transmitir uma região de controle avançada no downlink dentro do segmento de banda de frequência avançada contígua.
11. Memória legível por computador caracterizada pelo fato de que compreende instruções armazenadas na mesma, as instruções sendo executáveis por computador para realizar as etapas do método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 7 a 9.
BRPI1014796-9A 2009-04-10 2010-04-09 métodos e aparelhos para realizar a segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio, e memória legível por computador BRPI1014796B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US16835409P 2009-04-10 2009-04-10
US61/168,354 2009-04-10
US12/636,589 2009-12-11
US12/636,589 US8315273B2 (en) 2009-04-10 2009-12-11 Bandwidth segmentation and multi-segment operation and control
PCT/US2010/030626 WO2010118385A2 (en) 2009-04-10 2010-04-09 Bandwidth segmentation and multi-segment operation and control

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1014796A2 BRPI1014796A2 (pt) 2016-04-05
BRPI1014796B1 true BRPI1014796B1 (pt) 2021-03-16

Family

ID=42934315

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1014796-9A BRPI1014796B1 (pt) 2009-04-10 2010-04-09 métodos e aparelhos para realizar a segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio, e memória legível por computador

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8315273B2 (pt)
EP (1) EP2417725B1 (pt)
JP (1) JP5661736B2 (pt)
KR (2) KR20130081310A (pt)
CN (1) CN102388562B (pt)
BR (1) BRPI1014796B1 (pt)
TW (1) TWI472212B (pt)
WO (1) WO2010118385A2 (pt)

Families Citing this family (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2010120088A2 (ko) * 2009-04-13 2010-10-21 엘지전자 주식회사 개선 시스템을 지원하는 기지국에서의 시스템 정보 전송 방법 및 장치
CN101778459B (zh) * 2010-01-08 2012-06-27 华为技术有限公司 一种基站发送信号方法和节能基站
KR101701308B1 (ko) 2010-01-12 2017-02-02 주식회사 팬택 요소 반송파의 세그먼트 정보를 송수신하는 방법 및 장치
KR101781196B1 (ko) * 2010-05-10 2017-09-22 한국전자통신연구원 복수의 세그먼트 주파수 대역을 이용하는 무선 통신 시스템에서 다중 사용자에게 프레임을 전송하는 방법 및 이의 수신 방법
GB2487907B (en) * 2011-02-04 2015-08-26 Sca Ipla Holdings Inc Telecommunications method and system
GB2488513B (en) * 2011-02-04 2015-06-24 Sca Ipla Holdings Inc Telecommunication method and systen
GB2487909B8 (en) 2011-02-04 2015-01-21 Sca Ipla Holdings Inc Telecommunications method and system
EP2695461B1 (en) * 2011-04-01 2016-10-26 Intel Corporation Carrier segment support for wireless networks
WO2012148076A1 (en) 2011-04-29 2012-11-01 Lg Electronics Inc. Method for transmitting and receiving downlink control information in a wireless communication system and apparatus for the same
US8582525B2 (en) 2011-06-04 2013-11-12 Ofinno Technologies, Llc Dynamic multicarrier OFDM transmission
US8885560B2 (en) * 2011-06-27 2014-11-11 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Cellular communication system support for limited bandwidth communication devices
US8848638B2 (en) * 2011-06-27 2014-09-30 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Cellular communication system support for limited bandwidth communication devices
GB2493703C (en) * 2011-08-11 2020-03-04 Sca Ipla Holdings Inc OFDM subcarrier allocations in wireless telecommunications systems
GB2493702B (en) * 2011-08-11 2016-05-04 Sca Ipla Holdings Inc OFDM subcarrier allocations in wireless telecommunications systems
US9241287B2 (en) 2011-09-13 2016-01-19 Qualcomm Incorporated Narrow bandwidth operation in LTE
EP2761955B1 (en) 2011-09-30 2017-07-26 Interdigital Patent Holdings, Inc. Device communication using a reduced channel bandwidth
KR20130037507A (ko) * 2011-10-06 2013-04-16 삼성전자주식회사 다중 대역 다중 셀의 운영 방법 및 장치
JP5796448B2 (ja) * 2011-10-07 2015-10-21 ソニー株式会社 無線通信装置及び無線通信方法、並びに無線通信システム
WO2013056138A1 (en) * 2011-10-13 2013-04-18 Huawei Technologies Co., Ltd. System and method for data channel transmission and reception
US9078253B2 (en) * 2011-11-28 2015-07-07 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for machine-type communications
CN103220811B (zh) * 2012-01-19 2018-04-27 中兴通讯股份有限公司 信息处理方法、mtc ue随机接入lte系统的方法
US9407403B2 (en) 2012-02-29 2016-08-02 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for transmitting downlink data
US9629166B2 (en) * 2012-05-11 2017-04-18 Qualcomm Incorporated Coexistence between legacy carrier types and new carrier types
US9622230B2 (en) 2012-05-17 2017-04-11 Qualcomm Incorporated Narrow band partitioning and efficient resource allocation for low cost user equipments
WO2013181808A1 (zh) 2012-06-06 2013-12-12 华为技术有限公司 一种消息的重传方法及终端、基站
CN103546920A (zh) 2012-07-13 2014-01-29 中兴通讯股份有限公司 一种系统信息的接收方法和装置
WO2014043900A1 (zh) 2012-09-21 2014-03-27 华为技术有限公司 一种公共消息的传输方法和装置
EP2901640A2 (en) 2012-09-26 2015-08-05 Interdigital Patent Holdings, Inc. Methods, systems and apparatuses for operation in long-term evolution (lte) systems
CN104871581B (zh) * 2012-11-02 2018-09-28 瑞典爱立信有限公司 蜂窝无线通信中的灵活频谱支持
WO2014126395A1 (ko) * 2013-02-13 2014-08-21 엘지전자 주식회사 기계 타입 통신을 지원하는 무선 접속 시스템에서 시스템 대역폭 할당 방법 및 이를 지원하는 장치
PT3806375T (pt) * 2013-04-05 2023-08-28 Ericsson Telefon Ab L M Difusão de informação para novo tipo de portadora
US10142064B2 (en) * 2013-09-17 2018-11-27 Intel IP Corporation Techniques and configurations associated with machine type communication in enhanced coverage mode
MX2016016617A (es) 2014-06-16 2017-03-23 Mayo Foundation Tratamiento de mielomas.
US10484991B2 (en) * 2015-08-21 2019-11-19 Ntt Docomo, Inc. User terminal, radio base station and radio communication method
CN107872847B (zh) * 2016-09-28 2024-01-19 华为技术有限公司 传输数据的方法、网络设备和终端设备
US10856311B2 (en) * 2018-03-06 2020-12-01 Qualcomm Incorporated Systems and methods of communicating via sub-bands in wireless communication networks

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US657423A (en) * 1899-09-28 1900-09-04 Benjamin F Kent Lamp-bracket.
JPS60143398U (ja) * 1984-03-05 1985-09-24 三菱電線工業株式会社 遮蔽材
US6574237B1 (en) * 1999-03-19 2003-06-03 Agere Systems Inc. Inoperable network device
AU2588201A (en) * 1999-12-23 2001-07-03 Broadcom Corporation System and method for providing compatibility between different transceivers in a multi-pair communication system
US20060014186A1 (en) * 2001-09-04 2006-01-19 Hodge Timothy A Methods for genotype screening of a strain disposed on an adsorbent carrier
US7643453B2 (en) * 2004-06-22 2010-01-05 Webster Mark A Legacy compatible spatial multiplexing systems and methods
US20060146861A1 (en) * 2004-12-20 2006-07-06 Ryuji Maeda System and Method for Communication over a Network with Extended Frequency Range
KR100877136B1 (ko) * 2005-06-23 2009-01-07 삼성전자주식회사 무선통신시스템에서 이종망간 핸드오프 처리 장치 및 방법
US8213943B2 (en) 2007-05-02 2012-07-03 Qualcomm Incorporated Constrained hopping of DL reference signals
US20090067386A1 (en) 2007-06-19 2009-03-12 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for cell reselection enhancement for e-utran
US9392504B2 (en) 2007-06-19 2016-07-12 Qualcomm Incorporated Delivery of handover command
US8009617B2 (en) 2007-08-15 2011-08-30 Qualcomm Incorporated Beamforming of control information in a wireless communication system
US8325661B2 (en) * 2008-08-28 2012-12-04 Qualcomm Incorporated Supporting multiple access technologies in a wireless environment
US20100069073A1 (en) * 2008-09-12 2010-03-18 Industrial Technology Research Institute System and method for system switch and handover between wireless communication systems

Also Published As

Publication number Publication date
US8315273B2 (en) 2012-11-20
JP2012523773A (ja) 2012-10-04
BRPI1014796A2 (pt) 2016-04-05
KR20130081310A (ko) 2013-07-16
TW201110648A (en) 2011-03-16
WO2010118385A2 (en) 2010-10-14
CN102388562B (zh) 2015-07-08
KR101331545B1 (ko) 2013-11-20
EP2417725B1 (en) 2018-05-16
US20100260081A1 (en) 2010-10-14
TWI472212B (zh) 2015-02-01
EP2417725A2 (en) 2012-02-15
WO2010118385A3 (en) 2010-12-23
KR20110139768A (ko) 2011-12-29
CN102388562A (zh) 2012-03-21
JP5661736B2 (ja) 2015-01-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1014796B1 (pt) métodos e aparelhos para realizar a segmentação de largura de banda em um sistema de comunicação sem fio, e memória legível por computador
TWI753172B (zh) 根據訊框結構的實體通道配置
JP5960222B2 (ja) マルチキャリア動作におけるダウンリンク制御送信
US20190159180A1 (en) Designs for remaining minimum system information (rmsi) control resource set (coreset) and other system information (osi) coreset
JP6437918B2 (ja) ユーザ機器の無線フレーム設定方法及びユーザ機器、並びに基地局の無線フレーム設定方法及び基地局
RU2623498C2 (ru) Поддержка гибкого спектра в сотовой беспроводной связи
JP6661635B2 (ja) ネストされたシステム動作
US10757697B2 (en) Discovery signal measurement timing configuration for SCells in asynchronous networks
TWI758557B (zh) 用於混合數值方案的分頻多工
US20110310829A1 (en) Method and apparatus for grouping control channel resource in mobile communication system
BR112014009868B1 (pt) Projeto de espaço de busca para e-pdcch em redes de comunicação sem fio
BR112012030448B1 (pt) Padrões de sinal de referência
JP7021202B2 (ja) 端末、無線通信方法及びシステム
CN103517345B (zh) 下行用户专用dm‑rs传输方法和ue及网络侧装置
JP6901637B2 (ja) プライベートワイヤレスネットワークにおける通信を管理するための技法および装置
BR112019021756A2 (pt) estrutura de canal de controle de enlace descendente em sistemas de baixa latência
JP7054389B2 (ja) 端末、無線通信方法、基地局及びシステム
TW201832489A (zh) 彈性基於梳形之參考信號
JP7046810B2 (ja) 端末、無線通信方法及び基地局
JPWO2018003646A1 (ja) ユーザ端末及び無線通信方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/03/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.