BRPI1005039A2 - embalagem com indicaÇço de ph dos alimentos e de seu estado de consumo - Google Patents

embalagem com indicaÇço de ph dos alimentos e de seu estado de consumo Download PDF

Info

Publication number
BRPI1005039A2
BRPI1005039A2 BRPI1005039-6A BRPI1005039A BRPI1005039A2 BR PI1005039 A2 BRPI1005039 A2 BR PI1005039A2 BR PI1005039 A BRPI1005039 A BR PI1005039A BR PI1005039 A2 BRPI1005039 A2 BR PI1005039A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
food
packaging
consumption
indication
sensitive
Prior art date
Application number
BRPI1005039-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Marcio Antonio Fiori
Da Silva Paula Marcos Marques
Silva Luciano Da
Original Assignee
Fundacao Educacional De Criciuma Fucri
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fundacao Educacional De Criciuma Fucri filed Critical Fundacao Educacional De Criciuma Fucri
Priority to BRPI1005039-6A priority Critical patent/BRPI1005039A2/pt
Publication of BRPI1005039A2 publication Critical patent/BRPI1005039A2/pt

Links

Landscapes

  • Packages (AREA)
  • Packging For Living Organisms, Food Or Medicinal Products That Are Sensitive To Environmental Conditiond (AREA)

Abstract

EMBALAGEM COM INDICAÇçO DE PH DOS ALIMENTOS E DE SEU ESTADO DE CONSUMO. Constituída por materiais poliméricos com coloração sensível a variação de pH do meio em que se encontram aplicados, ou seja, se refere a uma embalagem sensível ao pH dos produtos alimentícios armazenados na mesma, que muda de cor de acordo com o estado de consumo dos alimentos.

Description

EMBALAGEM COM INDICAÇÃO DE PH DOS ALIMENTOS E DE
SEU ESTADO DE CONSUMO
Setor tecnológico da invenção
A presente invenção tem aplicação no setor de embalagens, recipientes, reservatórios ou similares de produtos alimentícios de todas as naturezas, apresentando meios para a indicação do pH do produto condicionado, que servirá de indicador da qualidade do produto quanto ao seu estado (nível) de decomposição por microorganismos.
Estado da técnica conhecido
O estado da técnica deste setor tecnológico é
constituído por embalagens para produtos alimentícios em que são
colocadas, por impressão ao através de carimbos ou etiquetas, a data
de fabricação e a data de validade, ficando a cargo do
estabelecimento comercial de venda do produto e ao consumidor que
compra o mesmo, conferir e verificar se o produto é válido ou não.
Este procedimento carece de praticidade e depende do consumidor
para verificar ou não a validade do produto, o que nem sempre acontece.
Cita-se como documento relacionado o PI0900618-4 que se refere a uma etiqueta adesiva ou impressa no rótulo do produto, que permite raspar ou marcar com caneta a data de abertura do mesmo, bem como o PI9606257-6 que tem como objeto um mecanismo datador rotativo para embalagens de congelamento, que possibilita marcar a data em que o alimento foi congelado. Em ambas as criações descritas e reivindicadas nos documentos assinalados é necessária a atuação direta do consumidor. O inventor desconhece qualquer embalagem que indique as reais condições do alimento para consumo, através de uma indicação direta e facilmente perceptível e compreensível pelo consumidor, o que representa uma lacuna neste setor tecnológico.
Novidade e objetivos da invenção
A presente invenção se refere a uma embalagem para produtos alimentícios que indica a condição do alimento para o consumo, associando as condições de estado do alimento com a cor da embalagem, através de uma indicação dinâmica, que se altera conforme o estado do alimento se deteriora.
A embalagem ou recipiente objeto da invenção é capaz da demonstração da garantia do produto no momento da compra pelo consumidor. Os alimentos em condições normais de uso proporcionarão uma coloração específica na embalagem ou na sua região indicadora, enquanto os alimentos em condições impróprias para o consumo promoverão a mudança de coloração para uma cor específica que indicará ao consumidor o estado de não qualificado para o consumo. Deste modo, o consumidor terá além da informação escrita em datas de fabricação e vencimento, que nem sempre são adequadas e suficientes, outras informações indicativas da qualidade de identificação mais fácil, tendo em vista sua natureza visual.
Da mesma forma, tanto os estabelecimentos comerciais quanto os fabricantes terão um dispositivo a mais, além dos testes microbiológicos tradicionais e obrigatórios por lei, para avaliar e monitorar a qualidade dos produtos vendidos ou em estoque, pois as embalagens estarão realizando testes contínuos da qualidade dos alimentos acondicionados. É de conhecimento comum na técnica que os diferentes estados de decomposição dos alimentos produzem diferentes valores de pH. Na concretização preferencial da invenção a embalagem ou recipiente apresentará colorações diferenciadas de acordo com o pH do alimento condicionado e terá uma escala colorimétrica que indicará a condição do alimento para consumo. Assim, as embalagens ou recipientes objeto da invenção são produzidos com materiais poliméricos quimicamente inertes, desenvolvidos com a capacidade de mudar sua cor de acordo com os valores de pH do meio onde são aplicados, ou seja, a embalagem, o recipiente ou o indicador produzido com este polímero ajusta sua cor de acordo com o respectivo valor de pH do produto embalado. Mediante uma escala cromométrica é possível correlacionar o estado para o consumo do produto com uma determinada faixa de coloração do polímero. Como conseqüência, a própria embalagem ou o recipiente serão indicadores permanentes da qualidade do produto.
As embalagens poderão ser fabricadas com diversas configurações. A mais simples constituída inteiramente pelo material polimérico indicador do estado do alimento. Outras possibilidades poderão prever a fabricação de embalagens ou recipientes com multicamadas, de acordo com as necessidades específicas do produto a ser condicionado. Ainda, a embalagem poderá ser desenvolvida contendo uma região indicadora, onde apenas esta região conterá o polímero indicador do estado do alimento.
Descrição dos desenhos anexos:
Figura 1a desenho ilustrativo do material polimérico da embalagem submetido a um meio básico (pH 8). Figura 1b desenho ilustrativo do material polimérico da embalagem submetido a meio ácido (pH 5,5).
Figura 2 desenho em perspectiva de uma das possíveis concretizações da invenção.
Descrição detalhada da invenção
A presente invenção se refere a uma embalagem de alimentos constituída por materiais poliméricos com coloração sensível a variação de pH do meio em que se encontram aplicados, ou seja, se refere a uma embalagem sensível ao pH dos produtos alimentícios armazenados na mesma, que muda de cor de acordo com o estado de consumo dos alimentos.
A embalagem indica por meio da sua coloração o pH do meio envolvido pela mesma, onde se encontra o alimento. É sabido que dependendo do estado de decomposição dos alimentos determinadas substâncias são liberadas e o pH do meio é modificado. Assim, como o material constituinte da embalagem muda de cor de acordo com o pH do conteúdo a embalagem mostra ao consumidor, através de uma sinalização visualmente perceptível, o estado de qualidade do alimento para seu consumo. Os alimentos em condições normais de uso provocarão que a embalagem apresente uma coloração associada a esta condição, enquanto os alimentos em condições impróprias para o consumo provocarão a mudança de coloração para outra cor que é relacionada ao estado de não qualificado para o consumo. Para tanto, emprega-se uma escala cromométrica, que correlaciona o estado para o consumo do produto com uma determinada faixa de coloração do polímero. Na concretização preferencial da invenção são empregados o poliestireno e o ácido acrílico em uma reação de copolimerização, de modo a obter o copolímero poliestireno co-ácido acrílico. O copolímero é então submetido ao processo de sulfonação via tratamento em ácido sulfúrico. O polímero obtido é sensível ao pH devido as reações de protonação que ocorrem com os grupos sulfonas ligados aos anéis aromáticos da cadeia polimérica. Devido às reações de protonação grupos cromofóricos mudam sua configuração da estrutura do polímero. Estas diferentes configurações absorvem diferentes comprimentos de onda do espectro do visível, caracterizando assim as diferentes colorações do material polimérico de acordo com o pH. As figuras 1a e 1b são ilustrativas de exemplos de colorações assumidas pelo material polimérico diante de um meio básico (pH 8) e de um meio ácido (pH 5,5).
Em uma concretização da invenção a embalagem será composta inteiramente pelo material polimérico sensível a variação do pH do alimento.
Em outra concretização da invenção a embalagem pode apresentar o material sensível a variação do pH apenas em uma
região específica, que será indicativa do estado de consumo do alimento.
Ainda em outra concretização, a embalagem apresenta uma ou mais camadas de materiais poliméricos ou de outra natureza que tenham como finalidade a sua proteção, a sua estética ou a melhoria da suas propriedades mecânicas, físicas ou químicas. A figura 2 ilustra uma embalagem multicamadas (1), onde uma das camadas é um revestimento externo (2), dito de reforço, isolamento e acabamento estético, que recobre uma camada intermediária (3) composta pelo polímero sensível ao pH e que atuará como agente indicador e, por fim, uma camada interna permeável (4), que está em contato com o alimento e tem a finalidade de limitar a taxa de reação entre as substâncias produzidos pelo alimento e o material polimérico.
Tratou-se no presente relatório descritivo de uma invenção dotada de novidade, aplicação industrial e atividade inventiva, todos os requisitos determinados por lei para receber o privilégio pleiteado.

Claims (6)

1. EMBALAGEM COM INDICAÇÃO DE PH DOS ALIMENTOS E DE SEU ESTADO DE CONSUMO caracterizada por ser constituída por materiais poliméricos com coloração sensível a variação de pH do meio em que se encontram, que muda de cor de acordo com o pH dos produtos alimentícios armazenados e cuja cor é associada ao estado de consumo de ditos alimentos.
2. EMBALAGEM COM INDICAÇÃO DE PH DOS ALIMENTOS E DE SEU ESTADO DE CONSUMO como reivindicada em 1 e ainda caracterizada por o material sensível a variação do pH ser o copolímero poliestireno co-ácido acrílico submetido a um processo de sulfonação via tratamento em ácido sulfúrico.
3. EMBALAGEM COM INDICAÇÃO DE PH DOS ALIMENTOS E DE SEU ESTADO DE CONSUMO como reivindicada em 1 e ainda caracterizada por a embalagem ser composta inteiramente pelo material polimérico sensível a variação do pH do alimento.
4. EMBALAGEM COM INDICAÇÃO DE PH DOS ALIMENTOS E DE SEU ESTADO DE CONSUMO como reivindicada em 1 e ainda caracterizada por a embalagem apresentar o material sensível a variação do pH apenas em uma região específica, que será indicativa do estado de consumo do alimento.
5. EMBALAGEM COM INDICAÇÃO DE PH DOS ALIMENTOS E DE SEU ESTADO DE CONSUMO como reivindicada em 1 e ainda caracterizada por a embalagem apresentar uma ou mais camadas de materiais poliméricos ou de outra natureza que tenham como finalidade a proteção, a estética ou a melhoria da suas propriedades mecânicas, físicas ou químicas.
6. EMBALAGEM COM INDICAÇÃO DE PH DOS ALIMENTOS E DE SEU ESTADO DE CONSUMO como reivindicada em 4 e ainda caracterizada por a embalagem ser composta por um revestimento externo (2) de acabamento, reforço, isolamento e estética, associado a uma camada intermediária (3) do polímero sensível ao pH e a uma camada interna permeável (4), que está em contato com o alimento e limita a taxa de reação entre as substâncias produzidas pelo alimento e o material polimérico.
BRPI1005039-6A 2010-12-20 2010-12-20 embalagem com indicaÇço de ph dos alimentos e de seu estado de consumo BRPI1005039A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1005039-6A BRPI1005039A2 (pt) 2010-12-20 2010-12-20 embalagem com indicaÇço de ph dos alimentos e de seu estado de consumo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1005039-6A BRPI1005039A2 (pt) 2010-12-20 2010-12-20 embalagem com indicaÇço de ph dos alimentos e de seu estado de consumo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1005039A2 true BRPI1005039A2 (pt) 2013-04-02

Family

ID=47989457

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1005039-6A BRPI1005039A2 (pt) 2010-12-20 2010-12-20 embalagem com indicaÇço de ph dos alimentos e de seu estado de consumo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1005039A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20090010304A1 (en) Microstructured time dependent indicators
AU2005276116B2 (en) Indicating device for temperature sensitive products
BArskA et al. Innovations in the food packaging market-intelligent packaging-a review.
Siddiqui et al. Nanomaterials in smart packaging applications: a review
US5045283A (en) Moving boundary device for monitoring shelf-life of a perishable product
Han et al. Intelligent packaging
US11426974B2 (en) Thermal transfer of active ink with dynamic environmental data
Gregor-Svetec Intelligent packaging
CA2680830C (en) Physical/chemical uniform pressure indicating constructs including chemistries, films and devices configurations
BRPI0913415B1 (pt) sistema indicador
BRPI0612613A2 (pt) etiqueta tendo uma função de monitoramento de temperatura, embalagem para mercadorias providas com uma etiqueta, assim como, método e equipamento para a aplicação de etiquetas em embalagens de mercadorias
WO2008006153A1 (en) Medical indicator method and device
CN106164667B (zh) 食品新鲜度指示剂墨水及用于制造食品新鲜度指示剂墨水的方法
US20210396601A1 (en) Printable irreversible minimum temperature indicator
Ma et al. Properties and applications of intelligent packaging indicators for food spoilage
Roya et al. Intelligent food packaging: concepts and innovations
BRPI1005039A2 (pt) embalagem com indicaÇço de ph dos alimentos e de seu estado de consumo
GB2419868A (en) Food date indicator
KR20120004022A (ko) 스티커형 온도 인디케이터
US20130243645A1 (en) Real time indicator for quaternary ammonium compound concentration
El Deen The intelligent colorimetric timer indicator systems to develop label packaging industry in Egypt
CN211717660U (zh) 一种组合温度指示器
ES2924271A1 (es) Sistema indicador aplicado a superficies o en un soporte en forma de etiqueta que permite detectar y alertar el estado de descomposicion de un alimento y su fabricacion
JP7313949B2 (ja) 温度表示デバイス
BRPI0901669A2 (pt) selo foto sensìvel identificador

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: B65D 1/28 , B65D 65/38 , C08L 9/06

Ipc: B65D 1/28 (1968.09), G01N 21/80 (1980.01), B65D 65

B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL