BRPI1004492A2 - composto e formulação para alisamento capilar - Google Patents

composto e formulação para alisamento capilar Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004492A2
BRPI1004492A2 BRPI1004492A BRPI1004492A2 BR PI1004492 A2 BRPI1004492 A2 BR PI1004492A2 BR PI1004492 A BRPI1004492 A BR PI1004492A BR PI1004492 A2 BRPI1004492 A2 BR PI1004492A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hair
compound
formulation
oxoacetamide
water
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Domenico Joaosinho Angelo Di
Original Assignee
Polytechno Ind Quimicas Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Polytechno Ind Quimicas Ltda filed Critical Polytechno Ind Quimicas Ltda
Priority to BRPI1004492A priority Critical patent/BRPI1004492B1/pt
Publication of BRPI1004492A2 publication Critical patent/BRPI1004492A2/pt
Publication of BRPI1004492B1 publication Critical patent/BRPI1004492B1/pt

Links

Landscapes

  • Cosmetics (AREA)

Abstract

COMPOSTO E FORMULAçãO PARA ALISAMENTO CAPILAR, a presente invenção trata de um composto que compreende matéria prima a ser utilizada na produção de uma formulação para alisamento capilar com base em escovação e aplicação de calor; para tanto, o composto para alisamento capilar compreende a mistura de oxoacetamidas e a formulação compreende o emprego de uma porcentagem deste composto em associação a outros componentes.

Description

"COMPOSTO E FORMULAÇÃO PARA ALISAMENTO CAPILAR". CAMPO TÉCNICO
Trata a presente invenção do desenvolvimento de um composto, o qual compreende matéria prima a ser utilizada na produção de uma formulação para alisamento capilar com base em escovação e aplicação- de calor; para tanto, o composto para alisamento capilar compreende a mistura de oxoacetamidas e a formulação compreende o emprego de uma porcentagem deste composto em associação a outros componentes.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
É de amplo conhecimento que uma das formas mais comuns de manter a estrutura da haste capilar lisa, quando do tratamento e embelezamento dos cabelos, depende do uso freqüente de secador e escova. No entanto, o efeito é temporário. Por este motivo, em função de uma moda que se estende desde o final dos anos 90, outra atitude mais duradoura para o alisamento capilar é trata-lo com substâncias químicas e calor. Várias técnicas para alisamento surgiram- no início, porém, uma das técnicas que mais proliferou, dentre outras, foi a conhecida escova progressiva que utiliza, ainda hoje, apesar da proibição, produtos perigosos, como o formol.
O risco do formol em sua aplicação indevida é tanto maior quanto maior a concentração e a freqüência do uso podem gerar sérios danos à saúde, tanto pelo usuário como pelo profissional, pois a intoxicação se dá, além do contato com a pele (couro cabeludo) também, pela inalação dos gases.
De acordo com a resolução 162/01, a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária - Brasil) não registra alisantes capilares que tenham como base o formol em sua fórmula. O formol, nas concentrações permitidas pela Agência, não tem função de aiisante. A substância só tem uso permitido em cosméticos nas funções de conservante (limite máximo de uso permitido 0,2%, conforme a Resolução 162/01) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de uso permitido 5%, segundo a resolução 79/00 Anexo V).
Mais recentemente, o aiisamento capilar teve uma grande evolução tecnológica face à evolução da indústria cosmética. Surgiram diferentes técnicas de aiisamento capilar, ou seja, a indústria cosmética evoluiu para atender às resoluções normativas e, também, para atender a todos os tipos de cabelos.
Para atender a necessidade de cada tipo de cabelo, os principais ativos conhecidos e utilizados pelos profissionais da área são hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, lítio, guanidina, tioglicolato de amônia e tioglicolato de etalonamina. Estas substâncias químicas têm a função de desestruturar as cadeias internas dos fios, modificando a textura para um formato liso ou menos ondulado. Os produtos à base de Hidróxidos de sódio, cálcio, lítio e guanidina são indicados para cabelos étnicos, mais crespos. Já os Tioglicolatos de amônia e etalonamina são ideais para cabelos europeus, do tipo formado por cachos largos, volumosos e ondulados.
Os hidróxidos têm a função de retirar as pontes de cistina dos fios de cabelo, dando uma nova forma aos mesmos. Já o tioglicolato de amônia também retira as pontes de cistina, só que com uma diferença dos hidróxidos, pois se utiliza neutraiizante após o aiisamento visando impedir que o ativo químico continue agindo a ponto de promover a quebra dos fios. O neutraiizante religa as pontes de cistina, firmando o novo formato do cabelo.
ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA
Em função do objeto da presente solicitação ser um composto baseado na associação de oxoacetamidas, foram realizadas buscas nos variados bancos de dados referentes a patentes - internacionais e nacional - tendo sido encontrados alguns documentos relativos ao a compostos para aiisamento. BREVE DESCRIÇÃO DO OBJETO
Diante do exposto e visando o desenvolvimento de uma matéria prima a ser utilizada no alisamento capilar que elimina o uso do Formol, a requerente apresenta um composto para alisamento capilar, com base na mistura de oxoacetamidas, ao consumidor.
Uma composição preferencial pode ser definida como contendo oxoacetamidas, que promove o amaciamento e relaxamento das fibras do cabelo.
OBJETIVOS E VANTAGENS
Com ò objetivo de verificar os resultados e vantagens ofertadas, pelo composto em questão, uma determinada porcentagem, aproximadamente 20% dele, foi incorporado a uma formulação especialmente desenvolvida para o alisamento capilar que inclui outros componentes, a serem definidos mais adiante.' Os resultados apresentados podem ser assim relacionados:
- a redução do volume do produto, objeto desta solicitação, foi 10% superior ao do produto de mercado;
- o aumento do brilho foi 20% superior, comparado com os demais produtos de mercado;
- o aspecto "natural" dos cabelos foi 50% superior ao apresentado em relação aos produtos de mercado;
- o alisamento dos cabelos foi superior em 5% aos do mercado;
- as pontas apresentaram aspecto menos ressecado. DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Com referências aos desenhos> a presente invenção se refere a "COMPOSTO E FORMULAÇÃO PARA ALISAMENTO CAPILAR", mais especificamente trata-se de um composto desenvolvido para ser incorporado em uma formulação indicada para alisamento capilar, proporcionado por escova e calor. Segundo a presente invenção, o composto compreende a associação de oxoacetamidas.
Um composto "A" preferencial é definido como contendo: Oxoacetamida carbocisteína: 30-40% ; Oxoacetamida Amino Ácidos: 30-40 %; e Água: 20 - 40%.
Como alternativa preférencial, o composto "B" pode ser obtido com os seguintes componentes e proporção: Oxoacetamida Cisteína: 30-40% ; Oxoacetamida Lisina: 30-40%; e Água: 20-40%.
Outro composto "C" alternativo, variante dos anteriores, pode ser assim definido: Oxoacetamida Creatina: 30-40% ; Oxoacetamida Lisina: 30-40%; e Água: 20-40%.
Para obter uma formulação a ser aplicada aos fios de cabelo, na intenção de obter um produto para alisamento capilar, uma porcentagem de qualquer dos compostos "A", "B" ou "C" foi misturado a outros componentes, resultando na matéria prima para ser usada com escova e calor. A formulação principal, ora pleiteada, é como segue:
<table>table see original document page 5</column></row><table> preferencial 0,3%;
Odor................... de 0,3 a 0,7%, preferencial 0,5%
e
Água.............................q.s.p. 100.
O método utilizado para realização dos testes que resultaram nas vantagens já citadas anteriormente, foi realizado em voluntários e foi feito com o produto em questão comparado com produtos de mercado. A proposta metodológica seguiu as seguintes etapas:
a) os cabelos foram lavados com xampu anti-resíduo;
b) os cabejos foram enxaguados até completa remoção do xampu;
c) o excesso de água dos cabelos foi removido com o auxílio de uma toalha limpa;
d) em meia cabeça, aplicou-se o produto inovado com auxílio de um pincel e em todo o comprimento do-cabelo, da raiz às pontas. Na outra metade da cabeça, foi aplicado, nas mesmas condições, um produto de mercado;
e) ambos os produtos permaneceram em contato com os cabelos durante 10 minutos;
f) após este tempo, o cabelo foi seco com o auxílio de um secador de cabelos, realizando-se, com concomitantemente, a técnica de escovação;
g) após a escovação de todo o cabelo, foi aplicada a prancha aquecedora a 200°C, em todo o comprimento dos fios;
h) após o procedimento da etapa acima, aguardou-se 15 minutos e os cabelos foram lavados com xampu; em seguida aplicou-se condicionador que permaneceu durante 3 minutos, sendo removido com água;
i) o excesso de água foi removido com auxílio de uma toalha; e
j) os cabelos foram secos com a utilização de um secador.
O resultado mostrou que o produto inovado supera os produtos de mercado nos seguintes tópicos: redução de volume, aumento de brilho, aspecto natural dos cabelos; hidratação das pontas. É certo que quando o presente invento for colocado em pratica, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não 'teve a finalidade de limitação.

Claims (5)

1. "COMPOSTO E FORMULAÇÃO PARA ALISAM ENTO CAPILAR", mais especificamente trata-se dê um compostd~dèsenvoIvidó para ser incorporado em uma formulação indicada para aiisamento capilar, proporcionado por escova e calor; caracterizado pelo fato do composto compreender a associação de oxoacetamidas, onde um composto "A" preferencial é definido como contendo: Oxoacetamida Carbocisteína: 30-40% ; Oxoacetamida Amino Ácidos: -30-40%; e Água: 20-40%.
2. "COMPOSTO PARA ALISAMENTO CAPILAR", de acordo com a reivindicação -1 e como alternativa de componentes utilizados, caracterizado por um composto "B" ser obtido com os seguintes componentes e proporção: Oxoacetamida Cisteína: 30-40% ; Oxoacetamida Lisina: 30-40%; e Água: 20-40%.
3. "COMPOSTO PARA ALISAMENTO CAPILAR", de acordo com a reivindicação -1 e como segunda alternativa de componentes utilizados, caracterizado por um composto "C" ser definido por conter: Oxoacetamida Creatina: 30-40% ; Oxoacetamida Alanina: 30-40%; e Água: 20-40%.
4.
"FORMULAÇÃO PARA ALISAMENTO CAPILAR", de acordo com as reivindicações 1, 2 e 3, caracterizado pela formulação apresentar as seguintes relações e componentes: <table>table see original document page 8</column></row><table> Agua ............................................................q.s.p. 100. "FORMULAÇÃO PARA ALISAMENTO CAPILAR", de acordo com as reivindicações 1, 2 e 3. caracterizado pelà formulação compreender a seguinte mistura: Composto "A", "B" ou "C"............. .............................. 20,70%; Polyquaternium.............................................................0,20%; Shea Butteramidopropyltrimonium Chloride...................1,0%; PEG-90M (emoliente e tensoativo)................................. 2,0%; Behentrimonium Methosulfato (e) Álcool de Cetearyl.....2,5%; Shea ButterCetyl esters.................................................. 1,0%; Isopropil Palmitate....................................................................0,7%; Methylchloroisothiazolinone (e) Methylisothiazolinone.... 0,3%; Odor ..............................................................................0,5%; e Água .............................................................................q.s.p. 100.
BRPI1004492A 2010-07-16 2010-07-16 composto e formulação para alisamento capilar BRPI1004492B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1004492A BRPI1004492B1 (pt) 2010-07-16 2010-07-16 composto e formulação para alisamento capilar

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1004492A BRPI1004492B1 (pt) 2010-07-16 2010-07-16 composto e formulação para alisamento capilar

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1004492A2 true BRPI1004492A2 (pt) 2012-06-05
BRPI1004492B1 BRPI1004492B1 (pt) 2017-05-30

Family

ID=46160705

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004492A BRPI1004492B1 (pt) 2010-07-16 2010-07-16 composto e formulação para alisamento capilar

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1004492B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1004492B1 (pt) 2017-05-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012021410B1 (pt) Processo para alisamento semipermanente do cabelo encaracolado, crespo ou ondulado.
KR101368829B1 (ko) 일욕식 퍼머넌트 웨이브용 및 스트레이트너용 용제 조성물
JP2008214292A (ja) 洗髪用剤
BR112014024925B1 (pt) composições e método para limpeza e condicionamento capilar
WO2012027369A2 (en) System and method for straightening or shaping hair
CN105555253A (zh) 用于处理头发的方法
BR112015015829B1 (pt) composição, processo para alisamento de cabelo crespo de tipo africano, uso da composição e kit
CN105579025A (zh) 用于头发半永久性拉直以及头发拉直后处理的方法
BR112013013919B1 (pt) Método para remodelação permanente e, em particular, para alisamento, que compreende uma etapa de alisamento de fibras de queratina utilizando uma composição compreendendo pelo menos 40% em peso de substâncias graxas que não são silicone
BRPI0923909B1 (pt) Método para tratar uma ou mais hastes de cabelo
BR112018071568B1 (pt) Método, uso, produto de coloração e composição de cuidados para cabelo
BR112019006350B1 (pt) Composição cosmética para cabelo, método para tratar o cabelo
KR20190117892A (ko) 헤어 샴푸 조성물 및 그 제조방법
WO2017167596A1 (en) Process for treating hair
US6306377B1 (en) Hair straightening/smoothing composition
BR112019019831A2 (pt) métodos e composições para fortalecimento do cabelo
ES2889901T3 (es) Proceso de remodelación en caliente
BRPI0710375A2 (pt) processo para alisar ou relaxar o cabelo e composição para o tratamento dos cabelos
WO2021062501A1 (en) Hair treatment device, method for treating hair and kit for hair treatment
BRPI1004492A2 (pt) composto e formulação para alisamento capilar
JP7290884B2 (ja) 毛髪熱保護剤および毛髪処理方法
KR102405047B1 (ko) 특정 화합물을 포함하는 퍼머넌트 웨이브용 및 스트레이트용 조성물
BR112019006334B1 (pt) Composição cosmética capilar do tipo sem enxágue (leaveon) e método de tratamento capilar
Griffin et al. Contemporary African-American hair care practices
WO2012135930A1 (pt) Kit cosmético, composição para mudança conformacional de fibras capilares e respectivo método de aplicação

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AQIA QUIMICA INDUSTRIAL LTDA (BR/SP)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted
B24B Patent annual fee: requirement for complementing annual fee
B24D Patent annual fee: restoration after fee payment
B25F Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certif. of addition of invention: change of name on requirement

Free format text: A FIM DE ATENDER A ALTERACAO DE NOME E DE SEDE REQUERIDAS ATRAVES DA PETICAO NO 870210014112, DE 10/02/2021, E NECESSARIO APRESENTAR MAIS UMA GUIA DE RECOLHIMENTO, CODIGO 248, RELATIVA AO SEGUNDO SERVICO SOLICITADO, ALEM DA GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B25D Requested change of name of applicant approved
B25G Requested change of headquarter approved