BRPI1004297A2 - composição cosmética e processo de tratamento cosmético - Google Patents

composição cosmética e processo de tratamento cosmético Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004297A2
BRPI1004297A2 BRPI1004297-0A BRPI1004297A BRPI1004297A2 BR PI1004297 A2 BRPI1004297 A2 BR PI1004297A2 BR PI1004297 A BRPI1004297 A BR PI1004297A BR PI1004297 A2 BRPI1004297 A2 BR PI1004297A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
formula
composition according
weight
notably
powders
Prior art date
Application number
BRPI1004297-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Guillaume Cassin
Original Assignee
Oreal
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Oreal filed Critical Oreal
Publication of BRPI1004297A2 publication Critical patent/BRPI1004297A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q19/00Preparations for care of the skin
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/31Hydrocarbons
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/72Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic macromolecular compounds
    • A61K8/84Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic macromolecular compounds obtained by reactions otherwise than those involving only carbon-carbon unsaturated bonds
    • A61K8/89Polysiloxanes
    • A61K8/896Polysiloxanes containing atoms other than silicon, carbon, oxygen and hydrogen, e.g. dimethicone copolyol phosphate
    • A61K8/898Polysiloxanes containing atoms other than silicon, carbon, oxygen and hydrogen, e.g. dimethicone copolyol phosphate containing nitrogen, e.g. amodimethicone, trimethyl silyl amodimethicone or dimethicone propyl PG-betaine
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q19/00Preparations for care of the skin
    • A61Q19/08Anti-ageing preparations

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • Gerontology & Geriatric Medicine (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Abstract

COMPOSIçãO COSMéTICA E PROCESSO DE TRATAMENTO COSMéTICO A presente invenção tem por objeto uma composição cosmética sob a forma de pasta, contendo em um meio fisiologicamente aceitável pelo menos 10% em peso em relação ao seu peso total de carga (s), pelo menos um copolímero bloco silicone poliamida (PSPA) e pelo menos uma cera possuindo uma temperatura de fusão inicial superior ou igual a 500C. Ela visa, além disso, um processo de tratamento cosmético destinado a melhorar o aspecto de superficie da pele, e em especial em diminuir as irregularidades visíveis e/ou tácteis da pele como, por exemplo, microrrelevo cutâneo, compreendendo pelo menos a aplicação sobre a pele apresentando as referidas irregularidades de pelo menos uma composição tal como foi definida acima.

Description

"COMPOSIÇÃO COSMÉTICA E PROCESSO DE TRATAMENTO COSMÉTICO"
A presente invenção tem por objeto uma composição destinada a melhorar o aspecto de superfície da pele, notadamente do rosto.
A composição de acordo com a invenção é mais particularmente destinada a diminuir as irregularidades visíveis e/ou tácteis da pele, como por exemplo, microrrelevo cutâneo, até mesmo rugas profundas da pele.
Durante o processo de envelhecimento, uma alteração da estrutura e das funções cutâneas aparece. Os principais sinais clínicos observados são o aparecimento de rugas e de rídulas ligada a um relaxamento cutâneo. O versado na arte sabe que tal relaxamento pode ser corrigido de maneira imediata pela aplicação de um agente tensor sobre a pele. Entende-se por agente tensor um composto susceptível de ter um efeito tensor, ou seja, poder esticar a pele e por este efeito de tensão alisar a pele e fazer diminuir ou mesmo desaparecer de maneira imediata as rugas e as rídulas.
Até agora, a utilização de numerosos agentes tensores para tratar as rugas é conhecida do versado na técnica. Infelizmente, tais agentes tensores notam sua eficácia desaparecer durante o dia, o filme tensor se fraturando quando das mímicas do rosto. Além disso, a eficácia destes agentes tensores sobre rugas do rosto mais profundas é baixa e muito pouco durável.
Existe, portanto, uma grande necessidade para composições cosméticas permitindo reduzir de maneira notável as rugas, ou mesmo cicatrizes do rosto mesmo as mais profundas, e isto durante todo o dia.
A presente invenção tem precisamente por objeto responder a esta necessidade.
Mais particularmente, ela visa propor uma nova composição cosmética, permitindo obter um depósito confortável sobre a pele que dissimula de modo durável as rugas e as imperfeições do rosto. Assim, a presente invenção tem por objeto principal uma composição cosmética sob a forma de pasta, contendo em um meio físiologicamente aceitável pelo menos 10% em peso em relação ao seu peso total de carga (s), um copolímero bloco silicone poliamida (PSPA) e pelo menos uma cera possuindo uma temperatura de fusão inicial superior ou igual a 50 °C.
A presente invenção tem igualmente por objeto, de acordo com outro dos seus aspectos, um processo de tratamento cosmético destinado a melhorar o aspecto de superfície da pele, e em especial diminuir as irregularidades visíveis e/ou tácteis da pele como, por exemplo, microrrelevo cutâneo, compreendendo pelo menos a aplicação sobre a pele que apresenta as referidas irregularidades de pelo menos uma composição de acordo com a invenção.
O processo de acordo com a invenção conduz com vantagem a um depósito confortável sobre a pele, que dissimula de modo durável as irregularidades visíveis e/ou tácteis da pele.
Assim, é por outro lado eficaz tratar as rugas e as rídulas, e particularmente as rugas profundas da pele.
Como precisado acima, as composições de acordo com a invenção estão sob a forma de uma pasta.
Entende-se aqui por "pasta" uma composição da qual se pode medir a viscosidade, em oposição à estrutura sólida de um batom ou bastão, dos quais não se pode medir a viscosidade.
As composições de acordo com a invenção possuem parâmetros reológicos característicos, compreendendo o limiar de escoamento, o módulo elástico e o módulo viscoso. A tensão limiar de desestruturação ou limiar de escoamento T0 das composições é definida como a pressão necessária para provocar um escoamento macroscópico da composição; ela pode ser determinada realizando uma varredura sob tensão, por exemplo, com a ajuda de reômetro Haake a uma tensão imposta CSl50 a uma temperatura de 25 °C, como descrito em exemplo 1.
Aliás, o módulo elástico e o módulo viscoso das composições podem ser medidos para uma freqüência de solicitação de 1 Hertz, na zona dita de viscoelasticidade linear definida pelo fato de a tensão aplicada quando da medida é inferior à tensão limiar de desestruturação da composição.
De modo geral, as composições de acordo com a invenção são caracterizadas por um módulo elástico, superior a 5000 Pascal, preferivelmente superior 10000 Pascal, e ainda mais preferivelmente superior a 20000 Pascal, e um valor de tangente (δ) dado pela relação do módulo viscoso sobre o módulo elástico, inferior a 0,2, 25 0C para uma freqüência de solicitação de 1 Hertz.
O limiar de escoamento das composições de acordo com a invenção é superior a 50 Pascal, preferivelmente superior a 100 Pascal e ainda mais preferivelmente superior a 500 Pascal.
Para as tensões impostas inferiores à tensão limiar, a viscosidade das composições de acordo com a invenção é superior a 100.000 Pa.s, e preferivelmente superior a 500.000 Pa.s.
A viscosidade das composições de acordo com a invenção é igual ou superior a 5000 Pa.s para uma taxa de cisalhamento igual a 10" s" e preferivelmente superior a 10.000 Pa.s e notadamente inferior a 10.000.000 Pa.s, viscosidade medida a 25°C com um aparelho Rheostress RS 150 de Haake em configuração cone-plano sob tensão.
Em relação à sua viscosidade, as composições de acordo com a invenção apresentam uma deformabilidade, uma elasticidade e uma maneabilidade vantajosas, permitindo realizar uma modelagem da pele, notadamente da pele do rosto, e por conseguinte eficaz para diminuir o microrrelevo cutâneo.
No sentido da invenção, a expressão "irregularidades visíveis e/ou tácteis da pele" entende-se designar os sinais do envelhecimento cutâneo, como por exemplo rugas, notadamente as rugas profundas, e as rídulas, bem como as marcas de acne ou de varicela e cicatrizes.
Entende-se designar por "rugas profundas", rugas devido ao envelhecimento cutâneo, em oposição "às rugas de expressão" notadamente induzidas, com relação às mesmas, por dermocrispações dos músculos do rosto. São as tensões responsáveis pelas rugas de expressão que, ao esticar a face profunda da derme, têm tendência a escavar e formar as rugas profundas com o passar do tempo.
A presente invenção é mais particularmente dedicada ao tratamento cosmético das rugas, em especial das rugas profundas da pele, notadamente as rugas profundas da pele do rosto.
Polímero bloco silicone poliamida
Como indicado previamente, as composições de acordo com a invenção compreendem pelo menos um polímero bloco silicone poliamida referido ainda poliamida siliconada.
As poliamidas siliconadas da composição são preferivelmente sólidas a temperatura ambiente (25 0C) e pressão atmosférica (760 mm Hg).
Por polímero, entende-se no sentido da invenção um composto que tem pelo menos 2 motivos de repetição, preferivelmente pelo menos 3 motivos de repetição e melhor ainda 10 motivos de repetição.
As poliamidas siliconadas da composição da invenção podem ser polímeros do tipo poliorganossiloxano como por exemplo os descritos nos documentos US A 5.874.069, US A 5.919.441, US A 6.051.216 e US A 5.981.680. De acordo com a invenção, os polímeros siliconados podem pertencer às duas famílias seguintes:
(1) poliorganossiloxanos comportando pelo menos dois grupos amidas, estes dois grupos situados na cadeia do polímero, e/ou
(2) poliorganossiloxanos comportando pelo menos dois grupos amidas, estes dois grupos situados sobre enxertos ou ramificações.
A) De acordo com uma primeira variante , as poliamidas siliconadas são poliorganossiloxanos como são definidos acima e das quais os motivos amidas são dispostos na cadeia do polímero.
Mais particularmente, as poliamidas siliconadas podem ser polímeros que compreendem pelo menos um motivo que responde à fórmula geral I:
<formula>formula see original document page 6</formula>
em que:
1) G' representa C (O) quando G representa - C (O) - NH-Y- NH-, e G' representa - NH- quando G representa - -NH-C(O)-Y-C(O)-
2) R4, R5, R6 e R7, idênticos ou diferentes, representam um grupo escolhido entre:
- os grupos hidrocarbonetos, lineares, ramificados ou cíclicos, em C1 a C40, saturados ou insaturados, podendo conter na sua cadeia um ou vários átomos de oxigênio, de enxofre e/ou de nitrogênio, e podendo ser substituídos em parte ou totalmente por átomos de flúor,
- os grupos arilas em C6 a C10, eventualmente substituídos por um ou vários grupos alquila em C1 a C4,
- as cadeias poliorganossiloxanos contendo ou não um ou vários átomos de oxigênio, de enxofre e/ou nitrogênio,
3) os X, idênticos ou diferentes, representam um grupo alquileno di- ila, linear ou ramificado em C1 a C30, podendo conter na sua cadeia um ou vários átomos de oxigênio e/ou de nitrogênio,
4) Y é um grupo divalente alquileno linear ou ramificado, arilano, cicloalquileno, alquilarilano ou arilalquileno, saturado ou insaturado, em C1 a C50, podendo comportar um ou vários átomos de oxigênio, de enxofre e/ou de nitrogênio, e/ou portar, como substituinte, um dos átomos ou grupos de átomos seguintes: flúor, hidróxi, cicloalquila em C3 a C8, alquila em C1 a C40, arila em C5 a C10, alquila em C1-C40, arila em C5 Ci0, fenila eventualmente substituída por 1 a 3 grupos alquila em C1 a C3, hidróxialquila em Cj a C3 e amino alquila em C1 a C6, ou
5) Y representa um grupo que responde à fórmula:
em que:
T representa um grupo hidrocarboneto trivalente ou tetravalente, linear ou ramificado, saturado ou insaturado, em C3 a C24 eventualmente substituído por uma cadeia poliorganossiloxano, e podendo conter um ou vários átomos escolhidos entre O, N e S, ou T representa um átomo trivalente escolhido entre Ν, P e Al, e
R8 representa um grupo alquila em C1 a C50, linear ou ramificado, ou uma cadeia poliorganossiloxano, podendo comportar um ou vários grupos éster, amida, uretano, tiocarbamato, uréia, tiouréia e/ou sulfonamida que pode ser ligada ou não a outra cadeia do polímero,
6) η é um número inteiro indo de 2 a 500, preferivelmente de 2 a 200, e m é um número inteiro indo de 50 a 1000, preferivelmente de 50 a 700 e melhor ainda de 50 a 200.
Nota-se que "m" corresponde ao grau de polimerização médio da porção siliconada da poliamida siliconada.
De acordo com um modo de realização da invenção, 80% dos R4, R3, R6 e R7, o polímero são escolhidos preferivelmente entre os grupos metila, etila, fenila e 3,3,3-trifluoropropila. De acordo com outro modo, 80% dos R4, R3, R6 e R7, do polímero são grupos metila. De acordo com a invenção, Y pode representar diversos grupos divalentes, comportando eventualmente mais uma ou duas valências livres para estabelecer ligações com outros motivos do polímero ou copolímero. Preferivelmente Y representa um grupo escolhido entre:
a) os grupos alquileno lineares em C1 a C20, preferivelmente em C1 a C10,
b) os grupos alquileno ramificados podendo comportar ciclos e insaturações não conjugadas, em C30 a C56,
c) os grupos cicloalquileno em C5 a C6,
d) os grupos fenileno eventualmente substituídos por um ou vários grupos alquila em Q a C40,
e) os grupos alquileno em C1 a C20, comportando de 1 a 5 grupos amidas,
f) os grupos alquileno em C1, a C20, comportando um ou vários substituintes, escolhidos entre os grupos hidroxila, cicloalcano em C3 a C8, hidroxialquila em C1 aC3 e alquilaminas em C1 a C6, e
g) as cadeias poliorganossiloxano de fórmula:
<formula>formula see original document page 8</formula>
em que R4, R5, R6, R7, T e m são tais como definidos acima. Β) De acordo com uma segunda variante , as poliamidas siliconadas convenientes para a invenção podem ser polímeros que compreendem pelo menos um motivo que responde à fórmula (II):
<formula>formula see original document page 9</formula>
em que:
- R4 e R6, idênticos ou diferentes, como são definidos acima para a fórmula (I), -R10 representa um grupo tal como definido acima para R4 e R6, ou representa o grupo de fórmula X G" R no qual X como são definidos acima para a fórmula (I) e R representa um átomo de hidrogênio ou um grupo hidrocarboneto, linear, ramificado ou cíclico, saturado ou insaturado, em C1 a C50 comportando eventualmente na sua cadeia um ou vários átomos escolhidos entre O, S e N, eventualmente substituídos por um ou vários átomos de flúor e/ou um ou vários grupos hidroxila, ou um grupo fenila eventualmente substituído por um ou vários grupos alquila em Q a C4,
e G" representa - - C (O) NH e - HN C (O);
-R representa o grupo de fórmula X G" R " no qual X, G" e
R12 como são definidos acima,
- m1 é um número inteiro indo de 50 a 998, e
- m2 é um número inteiro indo de 2 a 500.
Nota-se que "nii" corresponde ao grau de polimerização médio da porção siliconada da poliamida siliconada.
De acordo com a invenção, a poliamida siliconada pode ser um homopolímero, ou seja um polímero comportando vários motivos idênticos, em especial motivos de fórmula (I) ou de fórmula (II).
De acordo com a invenção, pode-se também utilizar um polímero constituído por um copolímero comportando vários motivos de fórmula (I) diferentes, ou seja um polímero no qual um pelo menos dos R , R5,R6,R7,X, G, Y, m e η é diferente em um dos motivos. O copolímero pode também ser formado de vários motivos de fórmula (II), no qual um pelo menos dos R4, R6, R10, R11, m1, e m2 é pelo menos diferente em um dos motivos.
Pode-se ainda utilizar um polímero comportando pelo menos um motivo de fórmula (I) e pelo menos um motivo de fórmula (II), os motivos de fórmula (I) e os motivos de fórmula (II) podendo ser idênticos ou diferentes um dos outro.
De acordo com uma variante da invenção, pode-se ainda utilizar mais pelo menos uma poliamida siliconada que compreende um motivo hidrocarboneto comportando dois grupos capazes de estabelecer interações hidrogênio escolhidas entre os grupos éster, amida, sulfonamida, carbamato, tiocarbamato, uréia, uretano, tiouréia, oxamido, guanidino, biguanidino e as suas combinações.
Estes copolímeros podem ser polímeros blocos, polímeros seqüenciados ou polímeros enxertados.
Nas fórmulas (I) e (II), o grupo alquileno que representa X ou Y pode eventualmente conter na sua parte alquileno pelo menos um dos elementos seguintes:
1) 1 a 5 grupos amidas, uréia, uretano, ou carbamato,
2) um grupo cicloalquilaem C5 ou C6, e
3) um grupo fenileno eventualmente substituído por 1 a 3 grupos alquilas idênticos ou diferentes em C1 a C3.
Nas fórmulas (I) e (II), os grupos alquilenos podem também ser substituídos pelo menos por um elemento escolhido no grupo constituído:
- um grupo hidróxi,
- um grupo cicloalquila em C3 a C8, - um a três grupos alquilas em C1 a C40,
- um grupo fenila eventualmente substituído por um a três grupos alquilas em C1 aC3,
- um grupo hidroxialquila em C1 a C3, e
- um grupo aminoalquila em C1 a C6.
Na fórmula (I), Y pode também representar:
<formula>formula see original document page 11</formula>
onde R8 representa uma cadeia poliorganossiloxano, e T representa um grupo de fórmula :
<formula>formula see original document page 11</formula>
em que a, bec são independentemente números inteiros indo de 1 a 10, e R é um átomo de hidrogênio ou um grupo como o definido para R4, R5, R6 e R7.
Nas fórmulas (I) e (II), R4, R\ R6 e R7 representam preferivelmente, independentemente, um grupo alquila em C1 a C40, linear ou ramificado, preferivelmente um grupo CH3 C2H5, n-C3H7 ou isopropila, uma cadeia poliorganossiloxano ou um grupo fenila eventualmente substituído por um a três grupos metila ou etila.
Como visto previamente, o polímero pode compreender motivos de fórmula (I) ou (II) idênticos ou diferentes.
Assim, o polímero pode ser uma poliamida que contem vários motivos de fórmula (I) ou (II) de comprimentos diferentes, ou seja uma poliamida que responde à fórmula (III): <formula>formula see original document page 12</formula>
em que Χ, Υ, η, R4 a R7 têm os significados dadas acima, m, e m2 que são diferentes, são escolhidos na gama indo de 1 a 1000, e ρ é um número inteiro indo de 2 a 300.
Nesta fórmula, os motivos podem ser estruturados para formar quer um copolímero bloco, quer um copolímero aleatório, quer um copolímero alternado. Neste copolímero, os motivos podem ser não somente de comprimentos diferentes mas também estruturas químicas diferentes, por exemplo tendo Y diferentes. Neste caso, o polímero pode responder à fórmula IV:
<formula>formula see original document page 12</formula>
em que R4 a R7, X, Y, m1, m2, η e ρ têm os significados dados acima e Yl é diferente Y mas escolhido entre os grupos definidos para Y. Como previamente, os diferentes motivos podem ser estruturados para formar quer um copolímero bloco, quer um copolímero aleatório, quer um copolímero alternado.
Neste primeiro modo dc realização da invenção, o polímero siliconado pode também ser constituído por um copolímero enxertado. Assim, a poliamida com unidades silicone pode ser enxertada e eventualmente reticulada por cadeias silicones com grupos amidas. Tais polímeros podem ser sintetizados com aminas trifuncionais.
De acordo com a invenção, como visto previamente, as unidades siloxanos podem estar na cadeia principal ou esqueleto do polímero, mas podem igualmente estar presentes em cadeias enxertadas ou pendentes. Na cadeia principal, as unidades siloxanos podem estar sob a forma de segmentos como descritas acima. Nas cadeias pendentes ou enxertadas, as unidades siloxanos podem aparecer individualmente ou em segmentos. De acordo com uma variante de realização da invenção, pode- se utilizar um copolímero de poliamida silicone e de poliamida hidrocarboneto, quer um copolímero comportando motivos de fórmula (I) ou (II) e motivos poliamida hidrocarboneto. Neste caso, os motivos poliamida silicone podem ser dispostos nas extremidades da poliamida hidrocarboneto.
Com vantagem, a composição compreende pelo menos um polímero poliamida/polidimetilsiloxano, notadamente um polímero de fórmula geral (I) possuindo um índice m de valor compreendido entre 10 e 500, e preferivelmente entre 10 e 300. Poliamidas siliconadas de grau de polimerização igual 15, 100, a 150, e 250 demonstram ser particularmente interessantes e em especial as que possuem um DP de 100.
De modo vantajoso, a poliamida siliconada de fórmula (I) tem uma massa molecular média em peso indo de 10.000 a 500.000 g/mol.
Preferivelmente ainda, XeY representam independentemente um grupo escolhido entre os grupos alquileno lineares em C] a C2o, preferivelmente em Ct aC10.
A título de exemplos de polímero utilizável, pode-se citar um das poliamidas siliconadas, obtidas em conformidade com os exemplos 1 a 3 do documento US-A-5,981,680, como o produto comercializado sob a referênciaDC 2-8179 por Dow Corning.
Convém mais particularmente o copolímero bloco de polidimetilsiloxano (DP=IOO) e poliamida, cujo nome INCI é Nylon 611/ copolímero de dimeticona e que é comercializado sob a referência DC 2-8179 Silicone Polyamide.
Este polímero responde à fórmula seguinte :
<formula>formula see original document page 13</formula>
com η podendo ser igual 15, 100, a 150 e 250 e preferivelmente igual 100 e R, R', R " figurando nos grupos alquilas saturados.
De modo geral, uma composição de acordo com a invenção pode conter de 0,1 a 15% em peso e mais particularmente de 0,5 a 10% em peso de poliamidas siliconadas.
Como precisado acima, uma composição de acordo com a invenção compreende além disso pelo menos uma e preferivelmente várias cargas.
Carga
Por cargas, é necessário compreender partículas incolores ou brancas, minerais ou orgânicas, insolúveis no meio da composição, qualquer que seja a temperatura na qual a composição é fabricada, e que não colorem a composição.
As cargas podem ser de qualquer forma, plaquetárias, esféricas, fibrosas, hemisféricas ou oblongas, qualquer que seja a forma cristalográfica (por exemplo folha, cúbica, hexagonal, ortorrômbica, etc.).
A título ilustrativo destas cargas, podem ser citados o talco, a mica, a sílica, o caulim, os pós de poli-β -alanina e polietileno, os pós de polímeros de tetrafluoroetileno (Teílon®), a lauroil-lisina, o amido, o nitreto de boro, as microesferas ocas poliméricas como as de cloreto de polivinilideno/acrilonitrila como o Expancel ® (Nobel Industrie), de copolímeros de ácido acrílico, microesferas de resina de silicone (Tospearlsd) de Toshiba, por exemplo), as partículas de poliorganossiloxanos elastômeros, o carbonato de cálcio precipitado, o carbonato e o hidrocarbonato de magnésio, a hidroxiapatita, o sulfato de bário, os óxidos de alumínio, os pós de poliuretano, as cargas compósitas, as microesferas de sílica ocas, e as microcápsulas de vidro ou cerâmica.
Como precisado acima, uma composição de acordo com a invenção pode compreender fibras, notadamente pelo menos 5% em peso de fibras, em relação ao seu peso total. Por "fibra", é necessário compreender um objeto de comprimento L e de diâmetro D como L seja superior a D, e preferivelmente, muito superior a D, D sendo o diâmetro do círculo no qual se inscreve a secção da fibra. Em particular, a relação L/D (ou fator de forma) é escolhido na gama indo de 3,5 a 2500, preferivelmente de 5 a 500, e melhor de 5 a 150.
As fibras utilizáveis na composição da invenção podem ser fibras de origem sintética ou natural, mineral ou orgânica, e podem ser flexíveis ou rígidas. Elas podem ser curtas ou longas, unitárias ou organizadas, por exemplo traçadas. A sua forma pode ser qualquer e notadamente de secção circular ou poligonal (quadrada, hexagonal ou octogonal) de acordo com a aplicação específica visada. Em particular, as suas extremidades aparadas e/ou polidas para evitar ferimentos.
Em particular, as fibras de acordo com a invenção têm preferivelmente uma secção circular.
Em particular, as fibras têm um comprimento indo de 1 μηι a 10 mm, preferivelmente de 0,1 mm a 5 mm e melhor 0,1 mm a 3 mm. Ela tem uma secção compreendida em um círculo de diâmetro indo de 2 nm a 500 μηι, preferivelmente indo de 100 nm a 100 μm. O peso das fibras freqüentemente é dado em denier ou decitex.
As fibras podem ser as utilizadas na fabricação de têxteis e notadamente as fibras de seda, de algodão, de lã, de linho, as fibras de celulose extraídas por exemplo da madeira, vegetais ou das algas, as fibras de poliamida (Nylon®, notadamente sob as denominações Nylon 6 = Poliamida 6; Nylon 6,6 ou Nylon 66 = Poliamida 6,6; Nylon 12 = Poliamida 12), de ráion, viscose, de acetato notadamente acetato de fibra de ráion, acetato de celulose ou acetato de seda, poli-p-fenileno tereftamida, polímero acrílico notadamente de polimetacrilato de metila ou de poli-2-hidroxietilmetacrilato, as fibras poliolefina e notadamente de polietileno ou de polipropileno, as fibras de vidro, sílica, carbono notadamente sob forma grafite, politetrafluoroetileno (como Téflon®), colágeno insolúvel, poliésteres, policloreto de vinila ou vinilideno, álcool polivinílico, poliacrilonitrila, quitosano, poliuretano, polietileno ftalato, as fibras formadas de uma mistura de polímeros como as mencionadas acima, como fibras de poliamida/poliéster, trilóbulos, e as misturas destas fibras.
Pode-se também utilizar as fibras cirúrgicas como as fibras sintéticas reabsorvíveis preparadas para a partir de ácido glicólico e caprolactona ("Monocryl" da empresa Johnson & Johnson); as fibras sintéticas reabsorvíveis do tipo copolímero de ácido láctico e de ácido glicólico ("Vicryl" da empresa Johnson & Johnson); as fibras de poliéster tereftálico ("Ethibond" da empresa Johnson & Johnson) e os fios de aço inoxidável ("Acier" da empresa Johnson & Johnson).
Além disso, as fibras podem ser tratadas ou em não em superfície, revestidas ou não. Como fibras revestidas utilizáveis na invenção, podem-se citar as fibras de poliamida revestidas de sulfeto de cobre para um efeito antiestático (por exemplo as fibras R-STAT da empresa Rhodia) ou as fibras revestidas de outro polímero que permite uma organização particular das fibras (tratamento de superfície específico) ou um tratamento de superfície induzindo efeitos de cores/hologramas (fibra "Lurex" da empresa Sildorex, por exemplo).
As fibras utilizáveis na composição de acordo com a invenção preferivelmente são escolhidas entre as fibras de poliamida, as fibras de celulose, as fibras de polietileno e as suas misturas. O seu comprimento pode ir de 0,1 a 5 mm, preferivelmente de 0,25 a 1,6 mm, e o seu diâmetro médio pode ir de 5 a 50 μηι.
Convém, mais particularmente, as fibras escolhidas entre as fibras de Nylon 6 (ou Polyamide 6), de Nylon 6,6 ou Nylon 66 (ou Polyamide 6,6), Nylon 12 (ou Polyamide 12) e as suas misturas.
Em particular, podem-se utilizar as fibras de poliamida comercializadas pelos Etablissements Ρ. Bonte5 sob o nome Polyamide (L9 Dtex 0,3 mm (nome INCI: Nylon 6,6), tendo um diâmetro médio de 6 μηι, um C peso de cerca de 0.9 dtex e um comprimento indo de 0,3 mm a 3 mm, ou ainda as fibras de poliamidas vendidas sob a denominação Fiberlon 931-DI-S pela empresa LCW, tendo um título cerca de 0,9 dtex e um comprimento cerca de 0,3 Mm Pode-se utilizar também as fibras de Nylon-66, tendo um título de cerca de 2 Dtex e um comprimento de cerca de 0,3 mm, comercializadas sob a denominação "Polyamide brillante trilobée" pela empresa Utexbel (nome INCl: Nylon-66).
Pode-se também utilizar as fibras de celuloses (ou de fibra de ráion) que têm um diâmetro médio de 50 μηι e um comprimento indo de 0,5 mm a 6 mm como as vendidas sob o nome de "Natural rayon flock fiber RClBE - N003 - M04" pela empresa Claremont Flock. Pode-se igualmente utilizar fibras de polietileno como as vendidas sob o nome de "Shurt Stuff 13.099 F" pela empresa Mini Fibers.
Convém mais particularmente para a invenção, as cargas escolhidas entre:
- as micropartículas porosas de sílica, como por exemplo Silica Beads SB150® e SB700® de Miyoshi, de tamanho médio 5 mícrons;
Sunspheres® Série-H de Asahi Glass como por exemplo Sunsphere H33®, 1151®, e H53® de tamanhos respectivos de 3, 5 e 5 mícrons;
- os pós de politetrafluoroetileno (PTFE), como por exemplo PTFE Ceridust 9205F® de Clariant de tamanho médio de 8 mícrons;
- os pós de resina de silicone, como por exemplo Silicon resin Tospearl 145A® de GE Silicone de tamanho médio de 4,5 mícrons;
- as partículas hemisféricas ocas de silicone, como por exemplo NLK 500, NLK 506 e NLK 510 de Takemoto Oil and Fat;
- os pós de copolímeros acrílicos, notadamente poli (met) acrilato de metila (PMMA). como por exemplo as partículas PMMA Jurymer MBI® de Nihon Junyoki de tamanho médio de 8 mícrons, as esferas ocas de PMMA, como por exemplo vendidas sob a denominação Covabead LH85® pela empresa Wacker, e as microesferas de cloreto de vinilideno acrilonitrila metacrilato de metileno expandidas, vendidas sob a denominação EXPANCEL®;
- os pós de polietileno, notadamente compreendendo pelo menos um copolímero etileno/ácido acrílico, e em especial constituídos de copolímeros etileno/ácido acrílico, como por exemplo as partículas polietileno AC540® ou ainda as partículas Flobeads EA 209® de Sumitomo, de tamanho médio de 10 mícrons;
- os pós de organopolissiloxano elastomérico, reticulado, revestidos com resina de silicone, notadamente resina silsesquioxano, como descrito por exemplo na patente US 5.538.793. Tais pós de elastômeros são vendidos notadamente sob as denominações KSP-100®, KSP-101®, KSP- 102®, KSP-103®, KSP-104®, KSP-105® pela empresa Shin Etsu;
as misturas de polidimetilsiloxano reticulado e polidimetilsiloxano, como por exemplo as vendidas sob as denominações KSG-6® e KSG-16® pela empresa Shin Etsu;
- os pós compósitos de talco/dióxido de titânio/alumina/sílica como por exemplo aqueles vendidos sob a denominação Coverleaf AR-80® pela empresa Catalyst & Chemicals;
- os pós de poliamida (Nylon®), como por exemplo as partículas de Nylon 12 do tipo Orgasol® de Atofina de tamanho médio 10 mícrons;
- os pós expandidos como as microesferas ocas e notadamente, as microesferas formadas de um terpolímero de cloreto de vinilideno, acrilonitrila e metacrilato, como por exemplo os comercializados sob a denominação EXPANCEL® pela empresa Kemanord Plast sob as referências 551 DE 12® (granulometria de cerca de 12 μηι e massa volumétrica 40 kg/m3), 551 DE 20® (granulometria de cerca de 30 μm e massa volumétrica 65 kg/m3), 551 DE 50® (granulometria de cerca de 40 μm);
- as microesferas comercializadas sob a denominação MICROPEARL F 80 ED® pela empresa Matsumoto;
- os pós de materiais orgânicas naturais como os pós de amido, notadamente amidos de milho, de trigo ou de arroz, reticulados ou não, como os pós de amido reticulado pelo anidrido octenilsucinato, e notadamente os comercializados sob a denominação DRY-FLO® pela empresa National Starch;
- e as suas misturas.
De acordo com um modo de realização preferido, uma composição de acordo com a invenção compreende pelo menos uma carga escolhida entre a sílica, as micro partículas porosas de sílica, os pós de resina de silicone, os pós de polietileno, as misturas de polidimetilsiloxano reticulado e de polidimetilsiloxano, os pós expandidos e as suas misturas.
A quantidade destas cargas introduzidas depende obviamente do efeito procurado, mas estas podem geralmente representar de IOa 65% em peso, preferivelmente de 15 a 50% em peso, ou mesmo de 20 a 45% em peso em relação ao peso total da composição.
Cera com ponto de fusão inicial superior ou igual 50°C
Como precisado acima, uma composição de acordo com a invenção, contem pelo menos uma cera que tem uma temperatura de fusão inicial superior ou igual a 50 °C, e melhor pelo menos uma cera cuja temperatura de fusão inicial é superior ou igual a 65 °C.
Por "temperatura de fusão inicial", entende-se no presente pedido, a temperatura na qual uma cera começa a derreter. Pode-se determinar esta temperatura por ATD (análise térmica diferencial) que permite a obtenção do termograma (ou curva de fusão) da cera considerada. A temperatura de fusão inicial corresponde à temperatura na qual se pode observar uma mudança de inclinação notável em termograma. O ponto de fusão, quanto a ele, representa o ponto mínimo do referido termograma.
Mais precisamente, tal cera pode ser escolhida entre a cera de carnaúba, certas ceras de polietileno e certas ceras microcristalinas como as comercializadas sob a denominação Microwax®, em particular a comercializada sob a denominação Microwax HW®, pela empresa Paramelt.
A composição da invenção contem pelo menos 3% em peso de tal cera, em relação ao seu peso total.
A quantidade de cera (s) na composição da invenção pode mais particularmente variar de 3 a 30% e de 5 a 15% em peso em relação ao peso total da composição. Para incorporar de maneira eficaz as ceras e as cargas, é vantajoso realizar a preparação da composição ou pelo menos uma etapa desta preparação, em particular a preparação da fase oleosa ou uma etapa de preparação da fase oleosa, em um misturador-extrudador com parafusos, submetidos a um inclinação de temperatura indo de 100 0C a 20 °C. E em especial vantajoso realizar a mistura das cargas, das ceras e de pelo menos um óleo, em um misturador-extrudador com parafusos, submetido a uma queda de temperatura indo de 100 0C a 20 °C, Tal preparação é descrita notadamente nos pedidos EP 1.005.856, EP 1.005.857 e EP 1.013.267.
Partículas interferenciais
Uma composição de acordo com a invenção pode igualmente compreender com vantagem partículas interferenciais, como por exemplo madrepérolas pequenas ou os pigmentos interferenciais.
Com efeito, tais partículas interferenciais podem em conjunto ocasionar na pele, coberta por um filme de uma composição da invenção, um efeito complementar de natureza clareadora, unificando, ou até mesmo camuflando, as imperfeições cutâneas. Assim, pela sua presença, elas permitem, com vantagem, reforçar a percepção visual da melhora do aspecto da superfície da pele procurada pelas composições consideradas de acordo com a invenção.
Em particular, associadas às cargas, como definidas acima, as partículas interferenciais de acordo com a invenção podem permitir obter um efeito de transparência de modo que o efeito final procurado ao nível da pele quase não afeta, até mesmo não afeta de todo, a cor encarnada natural da mesma.
No sentido da presente invenção, a expressão "partícula interferencial" designa uma partícula possuindo geralmente uma estrutura multicamada tal que ela permite a criação de um efeito de cor por interferência dos raios luminosos que difratam e difundem diferentemente de acordo com a natureza camadas. Assim, estas partículas podem apresentar cores que variam de acordo com o ângulo de observação e a incidência da luz. Os efeitos coloridos obtidos são ligados à estrutura multicamada destas partículas e derivam das leis físicas da óptica das camadas finas, como por exemplo descrito em Pearl Lustre Pigmentos - Physical principies, properties, applications R. Maisch, Sr. Weigand. Verlag Moderne Industrie.
No sentido da presente invenção, uma estrutura multicamada entende designar indiferentemente uma estrutura formada de um substrato compreendendo uma única camada ou uma estrutura formada de um substrato compreendendo pelo menos duas ou mesmo várias camadas consecutivas.
A estrutura multicamada pode assim comportar uma ou mesmo pelo menos duas camadas, cada camada independente ou não da (das) outra (s) (s) sendo realizada (s) pelo menos de um material escolhido no grupo constituído pelos materiais seguintes: MgF2, CeF3, ZnS3 ZnSe5 Si, SiO2, Ge, Te, Fe2O3, Pt, Va, Al2O3, MgO, Y2O3, S2O3, SiO, HfO2, ZrO2, CeO2, Nb2O5, Ta2O5, TiO2, Ag, Al, Au, Cu, Rb, Ti, Ta, W, Zn, MoS2, criolita, misturas, polímeros e as suas associações.
Geralmente, a estrutura multicamada é de natureza inorgânica.
Mais particularmente, as partículas interferenciais consideradas de acordo com a invenção podem ser pigmentos interferenciais, ou ainda madrepérolas.
As partículas interferenciais de acordo com a invenção podem apresentar uma dimensão média em volume geralmente inferior a 40 μιη, notadamente indo de 0,5 a 40 μιη, particularmente inferior a 30 μιη, notadamente inferiores a 20 μιη.
E entendido que a escolha destas partículas interferenciais é operada de maneira a ser além disso compatível com as exigências em termos de acúmulo requerido de acordo com a invenção. Geralmente, estas partículas interferenciais estão presentes em quantidade suficiente para obter um efeito homogêneo em termos de coloração conservando, ao mesmo tempo, a cor encarnada natural da pele e/ou dos lábios.
As madrepérolas convém mais particularmente na invenção.
Madrepérolas
Por madrepérolas, é necessário compreender partículas de qualquer forma iridescentes, notadamente produzidas a partir de certos moluscos em sua casca ou sintetizadas.
As madrepérolas naturais ou sintéticas, podem ser de monocamadas ou multicamadas, em especial são formadas de um substrato natural à base, notadamente , de mica e que é recoberta de uma ou várias camadas de óxido metálico.
Assim, as madrepérolas podem ser escolhidas entre as madrepérolas brancas, como a mica recoberta de titânio, ou oxicloreto de bismuto, madrepérolas coloridas, como a mica de titânio revestida com óxidos de ferro, azuis férricos, óxido de cromo ou um pigmento orgânico do tipo acima citado, bem como madrepérolas à base de oxicloreto de bismuto.
Elas podem com vantagem ser escolhidas entre madrepérolas mica/óxido de estanho/óxido de titânio como por exemplo as comercializadas sob as denominações TlM IRON SILK BLUE®, TIMIRON SILK RED®, TIMIRON SILK GREEN®, TIMIRON SILK GOLD® e TIMIRON SUPER SILK^ propostos pela empresa MERCK e as madrepérolas de mica/óxido de ferro/óxido de titânio como por exemplo FLAMENCO SATIN BLLL \ FLAMENCO SATIN RED® e FLAMENCO SATIN VIOLLP propostas pelas pela empresa ENGELHARD e suas misturas.
As madrepérolas podem ser presentes em uma composição de acordo com a invenção em um teor indo de 0,1% a 50%, preferível mente de 0,1% a 40% em peso, e de preferência de 0,1% a 30% em peso em relação ao peso total da composição.
Mais precisamente, estas madrepérolas podem representar de 0,1 a 15% em peso, mais particularmente de 0,1 a 7% em peso, e mais particularmente de 0,1 a 5% em peso, em relação ao peso total da composição.
Além dos compostos acima citados, uma composição de acordo com a invenção pode conter outros materiais orgânicos de tipo pigmentos ou colorantes ou ainda com efeito óptico específico.
Estes materiais adicionais podem estar presentes nas composições de acordo com a invenção em um teor indo de 0,1% a 15%, preferivelmente de 0,5% a 12%, e de preferência de 1% a 10% em peso era relação ao seu peso total.
Material com efeito eolorante e/ou óptico
Por "colorantes", é necessário compreender compostos geralmente orgânicos solúveis nos corpos graxos como os óleos ou uma fase hidroalcoólica.
Os colorantes lipossolúveis podem ser escolhidos entre o vermelho Soudan, o DC Red 17, o DC Green 6, o β-caroteno, o marrom Soudan, o DC Yellow 11, o DC Violeta 2, o DC cor de laranja 5 e amarelo quinoleína. Os colorantes hidrossolúveis são por exemplo o suco de beterraba, o azul de metileno. Por pigmentos, é necessário compreender partículas de qualquer forma, brancas ou coloridas, minerais ou orgânicas, insolúveis rta composição e destinadas a colorir a mesma.
Pode-se citar, entre os pigmentos minerais, o dióxido de titânio, eventualmente tratado em superfície, os óxidos de zircônio ou de cério, bem como os óxidos de zinco, de ferro (preto, amarelo ou vermelho) ou de cromo como por exemplo os comercializadas pela empresa SUNPURO sob a referência PFX 5 Sunpuro Yellow, e Sunpuro Red iron oxide, o violeta de manganês, azul outremer, o hidrato de cromo e os azuis férrico, os pós metálicas como empoa-o de alumínio e empoa-o de cobre. Os pigmentos podem igualmente ser escolhidos entre os nanopigmentos de óxidos metálicos, como o dióxido de titânio, o óxido de zinco, o oxido de ferro, o óxido de zircônio, o óxido de cério, e as suas misturas. Por nanopigmentos, entende-se pigmentos que têm uma dimensão média de partícula indo de 1 nm a 500 nm, e preferi velmente indo de 10 nm a 100 nm.
Entre os pigmentos orgânicos, pode-se citar o negro de fumo, os pigmentos de tipo D & C, e as laças, notadamente as laças à base de carmim de cochonilha, bário, estrôncio, de cálcio e alumínio.
Material com efeito óptico específico
Um efeito óptico é diferente de um simples efeito de tonalidade convencional, ou seja unificado e estabilizado como produzido pelas matérias colorantes clássicas como, por exemplo, os pigmentos monocromáticos. No sentido da invenção, "estabilizado" significa privado de efeito de variabilidade da cor com o ângulo de observação ou ainda em resposta a uma mudança de temperatura.
Por exemplo, o material apto a alcançar este efeito pode ser escolhido entre as partículas com reflexo metálico, os agentes colorantes goniocromáticos, os pigmentos que difratam, os agentes termocromos, e os agentes azulantes ópticos. As partículas com reflexo metálico utilizáveis na invenção em especial são escolhidas entre:
- as partículas de pelo menos um metal e/ou pelo menos um derivado metálico,
- as partículas comportando um substrato, orgânico ou mineral, monomaterial ou multimateriais, revestidas pelo menos parcialmente por pelo menos uma camada com reflexo metálico que compreende pelo menos um metal e/ou pelo menos um derivado metálico, e
- as misturas das referidas partículas.
Entre os metais podendo ser presente nas referidas partículas, pode-se citar por exemplo Ag, Au, Cu, Al, Ni, Sn, Mg, Cr, Mo, Ti, Zr, Pt, Va, Rb, W, Zn, Ge, Te, Se e suas misturas ou ligas. Ag, Au, Cu, Al, Zn, Ni, Mo, Cr, e as suas misturas ou ligas (por exemplo os bronzes e os latões) são metais preferidos.
Por "derivados metálicos", designa-se compostos derivados de metais notadamente os óxidos, os fluoretos, os cloretos e os sulfetos.
A título ilustrativo destas partículas, pode-se citar partículas de alumínio, como as comercializadas sob as denominações STARBRITE 1200 EAC® pela empresa SIBERLINE e METALURE® pela empresa ECKART.
Pode-se igualmente citar os pós metálicos de cobre ou misturas de ligas como as referências 2844 comercializadas pela empresa RADIUM BRONZE, os pigmentos metálicos como o alumínio ou o bronze, como os comercializados sob as denominações ROTOSAFE 700 da empresa ECKART, as partículas de alumínio revestidas com sílica comercializadas sob a denominação VISIONAIRE BRlGHT SILVER da empresa ECKART e as partículas de mistura metálica como os pós de bronze (liga de cobre e zinco) revestidas com sílica comercializadas sob a denominação Visionaire Bright Natural Gold da empresa Eckart.
Um pigmento compósito de acordo com a invenção pode ser composto notadamente de partículas comportando:
- um núcleo inorgânico,
- pelo menos um revestimento pelo menos parcial de pelo menos uma matéria colorante orgânica.
Pelo menos um ligante pode com vantagem contribuir para a fixação da matéria colorante orgânica sobre o núcleo inorgânico. Este ligante pode com vantagem atuar na sua formação de ligações covalentes.
As partículas de pigmento compósito podem apresentar formas variadas. Estas partículas podem estar notadamente na forma de plaquetas ou globulares, em especial esféricas, e ocas ou cheias. Por "na forma de plaquetas", designam-se as partículas cuja relação maior de dimensão para espessura é superior ou igual a 5.
Um pigmento compósito de acordo com a invenção pode apresentar por exemplo uma superfície específica compreendida entre 1 e 1000 m 2 /g, notadamente entre cerca de 10 e 600 m 2 /g, e em especial entre cerca de 20 e 400 m 2 /g. A superfície específica é o valor medido pelo processo BET.
De acordo com um modo particular da invenção, o núcleo inorgânico é um óxido de titânio.
Os óxidos de titânio, notadamente Ti02, de ferro, notadamente
Fe2O3, cério, zinco e alumínio, os silicatos, notadamente aluminossilicatos e borossilicatos convém particularmente a título de núcleo inorgânico.
A matéria colorante orgânica pode comportar por exemplo pigmentos orgânicos podendo ser escolhidos entre os compostos abaixo e as suas misturas:
- o carmim de cochonilha,
- os pigmentos orgânicos de colorantes azóicos, antraquinônicos, indigoídes, xantênicos, pirênicos, quinolínicos, trifenilmetano, fluorano, - as laças orgânicas ou sais orgânicos insolúveis de sódio, de potássio, de cálcio, de bário, de alumínio, de zircônio, de estrôncio, de titânio, de colorantes ácidos como os colorantes azóicos, antraquinônicos, indigoídes, xantênicos, pirêmcos, quinolínicos, trifenilmetano, fluorano, estes colorantes podendo comportar pelo menos um grupo ácido carboxílico ou sulfônico.
Entre os pigmentos orgânicos, pode-se notadamente citar os conhecidos sob as denominações seguintes: D&C Blue n° 4, D&C Brown n° 1, D&C Green n° 5, D&C Green n° 6, D&C Orange n° 4, D&C Orange n° 5, D&C Orange n°10, D&C Orange n° 11, D&C Red n° 6, D&C Red n° 7, D&C Red n° 17, D&C Red n° 21, D&C Red n° 22, D&C Red n° 27, D&C Red n° 28, D&C Red n° 30, D&C Red n° 31, D&C Red n° 33, D&C Red n° 34, D&C Red n° 36, D&C Violet n° 2, D&C Yellow n° 7, D&C Yellow n° 8, D&C Yellow n° 10, D&C Yellow n° 11, FD&C Blue n° 1, FD&C Green n° 3, FD&C Red n° 40, FD&C Yellow n° 5, FD&C Yellow n° 6.
De acordo com um modo particular, utiliza-se o pigmento orgânico D&C Red n° 7.
De acordo com um outro modo, utiliza-se o pigmento orgânico D&C Red n° 28.
De acordo com um outro modo particular, utiliza-se o pigmento orgânico FD&C Yellow n° 5.
De acordo com um modo particular, utiliza-se a Iaca orgânica FD&C Blue n° 1 Aluminium lake.
De acordo com um outro modo, utiliza-se a Iaca orgânica Aluminium lake.
De acordo com um modo particular, a faixa orgânica é um polimetilhidiOgenossiloxano.
A título ilustrativo deste tipo de pigmento compósito, podem notadamente ser citados os compostas do seguinte modo:
- dióxido de titânio (CI77891), Iaca azul FD&C Blue Aluminium Iake (CI42090) e polimetilhidrogenossiloxano (58.1/40.7/1.2)
- dióxido de titânio (CI77891), D&C Red n° 7 (CI15850) e polimetilhidrogenossiloxano (65.8/32.9/1.3)
- dióxido de titânio (CI77891), D&C Red n° 28 (CI45410) e polimetilhidrogenossiloxano (65.8/32.9/1.3)
- dióxido de titânio (CI77891), Iaca amarela FD&C Yellow Aluminium Iake (Cl 191140) e polimetilhidrogenossiloxano (65.8/32.9/1.3)
De acordo com uma alternativa, um pigmento compósito que convém para a invenção pode igualmente ser composto de um núcleo inorgânico, no qual é dispersa pelo menos uma matéria colorante orgânica ou inorgânica, como os pigmentos de tipo Suzuki ou Ercolano.
A título ilustrativo de pigmentos compósitos convenientes para a invenção, podem igualmente ser citados os pigmentos distribuídos sob a denominação PC-LS-14 ou PC-LS-19 pela empresa MIYOSHIKASEI, bem como os pigmentos ROSSO ER COLANO da empresa DOLCI COLORI.
Pode ainda tratar-se de partículas comportando um substrato de vidro como as comercializadas pela empresa NIPPON SHEETGLASS sob as denominações MiCROGLASS METASHINE.
O agente de coloração goniocromático pode ser escolhido por exemplo entre as estruturas multicamadas interferenciais e os agentes de coloração de cristais líquidos.
Exemplos de estruturas multicamadas interferenciais simétricas utilizáveis em composições realizadas de acordo com a invenção são por exemplo as estruturas seguintes: Al/Si02/Al/Si02/Al, pigmentos tendo esta estrutura são comercializados pela empresa DUPONT DE NEMOURS ; Cr/MgF2/Al/MgF2/Cr, pigmentos tendo esta estrutura são comercializados sob a denominação CIIROMAI I .AIR pela empresa FLEX; MoS2/Si02/Al/Si02/MoS2; Fe203/Si02/Al/Si02/Fe203, e
Fe203/Si02/Fe203/Si02/Fe203, pigmentos tendo estas estruturas são comercializados sob a denominação SICOPEARL pela empresa BASE; MoS2/Si02/mica-óxido/Si02/MoS2 ; Fe203ZSi02Zmica-óxidoZSi02ZFe203í TiO2ZSiO2ZTiO2 e = TiO2ZAl2O3ZTiO2; Sn0ZTi02ZSi02ZTi02ZSn0; Fe2O3ZSiO2ZFe2O3; Sn0ZmicaZTi02ZSi02ZTi02ZmicaZSn0, pigmentos tendo estas estruturas são comercializados sob a denominação XlRONA pela empresa MERCK (Darmstad). Por exemplo, estes pigmentos podem ser os pigmentos de estrutura de sílicaZóxido de titânioZóxido de estanho comercializados sob o nome XIRONA MAGIC BLUE pela empresa MERCK, os pigmentos de estrutura sílicaZóxido de ferro marrom, comercializados sob o nome XIRONA INDIAN SUMMER pela empresa MERCK e os pigmentos de estrutura sílicaZóxido de titânioZmicaZóxido de estanho comercializados sob o nome XIRONA CARRIBEAN BLUE pela empresa MERCK. Pode-se ainda citar os pigmentos INFINITE COLORS da empresa SHISEIDO. De acordo com a espessura e a natureza das diferentes camadas, obtém-se diferentes efeitos. Assim, com a estrutura Fe2O3ZSiO2ZAlZ SiO2ZFe2O3 passa do dourado-verde ao cinzento-vermelho para camadas de SiO2 de 320 a 350 nm; do vermelho ao dourado para camadas de Si02 de 380 a 400 nm; do violeta ao verde para camadas de SiO2 de 410 a 420 nm; do cobre ao vermelho para camadas de SiO2 de 430 a 440 nm.
Pode-se citar, por exemplo de pigmentos, a estrutura multicamada polimérica, comercializada pela -empresa 3M sob a denominação COLOR GLITTER.
Como partículas goniocromáticos com cristais líquidos, pode- se utilizar por exemplo as vendidas pela empresa CHENIX bem como as comercializadas sob a denominação HELICONE© HC pela empresa WACKER.
Estes materiais podem estar presentes em um teor indo de 20% a 75% em peso, preferivelmente de 20% a 50% em relação ao peso total da composição. Meio fisiologicamente aceitável
Como precisado previamente, as composições de acordo com a invenção compreendem um meio fisiologicamente aceitável, ou seja um meio não tóxico e susceptível de ser aplicado sobre as matérias ceratínicas de seres humanos e de aspecto, odor e toque agradáveis.
As composições de acordo com a invenção contêm com vantagem pelo menos uma fase graxa líquida formada de pelo menos um óleo.
A quantidade de fase oleosa, na composição da invenção, varia geralmente de IOa 70% e preferivelmente de 20 a 50% em peso em relação ao peso total da composição.
De acordo com uma variante de realização, as composições de acordo com a invenção podem apresentar-se sob uma forma anidra.
No sentido da invenção, a expressão "composição anidra" designa uma composição contendo menos de 2% em peso de água, ou mesmo menos 0,5% de água em relação ao seu peso total, e notadamente uma composição isenta de água.
Como exemplos de óleos utilizáveis na composição de acordo com a invenção, podem-se citar:
óleos hidrocarbonetos de origem animal, como o per- hidrosqualeno;
- óleos a base de hidrocarboneto de origem de planta, como triglic-erídeos líquidos de ácidos graxos contendo de 4 a 10 átomos de carbono, por exemplo triglicerídeos de ácido heptanóico ou octanóico, ou ainda, por exemplo, óleo de girassol, de milho, de soja, de tutano, óleo de semente de uva, de sésamo, de avelã, de damasco, de macadamia, de arara, de coentro, de rícino, de abacate, triglicerídeos de ácido caprílico/cáprico, por exemplo aqueles vendidos pela empresa Stearineries Dubois ou aqueles vendidos sob o nomes Miglyol 810, 812 e 818 pela empresa Dynamit Nobel, óleo de jojoba, óleo de manteiga de karité;
- ésteres e éteres sintéticos, especialmente de ácidos graxos, por exemplo os óleos de fórmulas R1COORz e RORz em que R representa o radical de um ácido graxo comportando de 8 a 29 átomos de carbono e R2 representa a cadeia à base de hidrocarboneto ramificada ou não ramificada contendo de 3 a 30 átomos de carbono, por exemplo, o óleo de Purcellin, o isononanoato de isononila, o miristato isopropílico, o palmitato de etil-2- hexila, o estearato de octil-2-dodecila, o erucato de octil-2-dodecila, o isostearato de isostearila; os ésteres hidroxilas como o lactato de isostearila, o octilhidroxistearato, o hidroxistearato de octildodecila, o malato de diisostearila, o citrato de triisocetila, os heptanoatos, octanoatos, decanoatos de alcoóis graxos; os ésteres de poliol, como o dioctanoato de propileno glicol, o diheptanoato de neopentilglicol e o diisononanoato de dietilenoglicol; e os ésteres pentaeritritol como o tetraisostearato de pentaeritritila;
- os hidrocarbonetos lineares ou ramificados, de origem mineral ou sintética, como os óleos de parafina, voláteis ou não, e os seus derivados, o isohexadecano, o isododecano, a vaselina, os polidecenos, o poliisobuteno hidrogenado como o óleo de Parléam®;
- óleos essenciais naturais ou sintéticos como, por exemplo, os óleos de eucaliptos, lavandina, lavanda, vetiver, litsea cubeba, limão, santal, IOmarina, camomila, sarriette, noz-moscada, de canela, husope, cuminho, laranja, geraniol, de cadê e de bergamota;
- alcoóis graxos tendo de 8 a 26 átomos de carbono, como o álcool cetílico, o álcool estearílico e a sua mistura (álcool cetil estearilíco), octil dodecanol, 2-butiloctanol, 2-hexildecanol, 2-undecilpentadecanol, álcool oléico ou álcool linoleico;
- os óleos fluorados parcialmente hidrocarbonetos e/ou siliconados como os descritos no documento JP-A-2-295912; - os óleos de silicone como os polimetilsiloxanos (PDMS) voláteis ou não com cadeia linear ou cíclica siliconada, líquidos ou pastosos em temperatura ambiente, notadamente os ciclopolidimetilsiloxanos (ciclometicones) como o ciclohexassiloxano e o ciclopentassiloxano; os polidimetilsiloxanos comportando ligações alquila, alcoxi ou fenila, na ou em extremidade de cadeia siliconada, ligações que têm de 2 a 24 átomos de carbono; os silicones fenilados como feniltrimeticones, fenildimeticonas, feniltrimetilsiloxidifenil-siloxanos, difenil-dimeticonas, difenilmetildifenil trisiloxanos, 2-fenilatiltrimetil-siloxissilicatos, e polimetilfenilsiloxanos; - as suas misturas.
Entende-se por "óleo hidrocarboneto" na lista dos óleos citados acima, puro óleo comportando principalmente átomos de carbono e de hidrogênio, e eventualmente ligações éster, éter, fluorada, ácido carboxílico e/ou álcool.
As composições de acordo com a invenção podem compreender um óleo volátil.
Por "óleo volátil", entende-se, no sentido da invenção, um óleo susceptível de evaporar-se ao contato com as matérias ceratínicas em menos de uma hora, em temperatura ambiente e pressão atmosférica. Os óleos voláteis da invenção são óleos cosméticos voláteis, líquidos em temperatura ambiente, tendo uma pressão de vapor não nula, em temperatura ambiente e pressão atmosférica, indo em especial de 0,13 Pa. a 40.000 Pa. (10-3 a 300 mm Hg), em especial indo de 1,3 Pa. a 13.000 Pa. (0,01 a 100 mm Hg), e mais particularmente indo de 1, 3 Pa. a 1300 Pa. (0,01 a 10 mm Hg).
Pode-se citar como óleos voláteis notadamente , os silicones cíclicos ou lineares que contêm de 2 a 6 átomos de silício, como o ciclohexassiloxano, o dodecametilpentassiloxano, o decametiltetrassiloxano, o butiltrissiloxano e o etiltrissiloxano. Pode-se também utilizar os hidrocarbonetos ramificados como por exemplo o isododecano bem como os perfluoroalcanos voláteis como o dodecafluoropentano e o tetradecafluorohexano, vendidos sob as denominações de nFP 5050®" e de. "FP 5060®" pela empresa 3M e os derivados de perfluoromorfolina, como os 4-trifluorometil perfluoromorfolina vendidos sob a denominação "FP 5052®" pela empresa 3M.
A quantidade de fase oleosa presente nas composições de acordo com a invenção pode ir por exemplo de 0,01 a 50% em peso e preferivelmente de 0,1 a 30% em peso em relação ao peso total da composição.
A fase graxa das composições de acordo com a invenção pode compreender além disso um ou vários corpos graxos sólidos escolhidos notadamente entre os compostos pastosos e ceras distintas das ceras definidas acima.
Ceras
Uma cera, no sentido da presente invenção, é um composto graxo lipofílico, sólido em temperatura ambiente (25 °C), com mudança de estado sólida/líquido reversível, tendo uma temperatura de fusão superior a cerca de 45°C (medida por D.SC) e melhor superior a 50 0C e podendo ir até a 200 °C, e apresentando, no estado sólido, uma organização cristalina anisotrópica.
As ceras convenientes para a invenção são as geralmente utilizadas nos domínios cosméticos e dermatológicos; podendo ser hidrocarbonetos, siliconadas e/ou fluoradas, comportando eventualmente funções éster ou hidroxila.
Como ceras utilizáveis na composição da invenção, pode-se citar por exemplo as ceras minerais como ceras microcristalinas, a parafina, a vaselina, ozoquerita, a cera de montano; as ceras de origem animal como a cera de abelhas, a lanolina e os seus derivados; as ceras de origem vegetal como as ceras de candelila, de ouricuri, cera-do-japão, a manteiga de cacau, <formula>formula see original document page 34</formula>
as ceras de fibras de cortiças ou de cana de açúcar; os óleos hidrogenados concretos a 25 °C; os ésteres graxos e glicerídeos concretos a 25 °C; as ceras sintéticas como ceras de polietileno e as ceras obtidas por síntese de Fischer- Tropsch; as ceras de silicone, e as suas misturas.
Compostos pastosos
A composição de acordo com a invenção pode assim compreender um composto pastoso além dos compostos hidrocarbonetos acima citados. Por exemplo tal composto pode ser escolhido entre os compostos siliconados polímeros ou não e os compostos fluorados polímeros ou não.
A composição de acordo com a invenção pode compreender, além dos compostos acima citados, pelo menos um agente de estrutura escolhido entre os polímeros semi-cristalinos, os gelificantes lipofílicos e as suas misturas.
Assim, de acordo com um modo de realização, a composição de acordo com a invenção pode compreender pelo menos um gelifícante. Os gelificantes utilizáveis nas composições de acordo com a invenção podem ser gelificantes lipofílicos orgânicos ou minerais, poliméricos ou moleculares.
Como gelifícante lipofílico mineral, pode-se citar as argilas eventualmente modificadas como as hectoritas modificadas por um cloreto de amônio em Ci0 a C22, como a hectorita modificado pelo cloreto de di-estearil di-metil amônio como, por exemplo, a comercializada sob a denominação de Bentone 38© pela empresa ELEMENTIS.
Pode-se igualmente citar a sílica pirogenada eventualmente tratada de modo hidrofóbico em superfície cuja dimensão das partículas é inferior a 1 μm.
Por exemplo elas são comercializadas sob as referências Aerosil R812® pela empresa DEGUSSA, CAB-O-SIL TS-530® pela empresa CABOT, - Aerosil R972®, e Aerosil R974© pela empresa DlXilJSSA^ CAB-O-SIL TS-610® e CAB-O-SIL TS-720© pela empresa CABOT.
A sílica pirogenada hidrofóbica apresenta em especial uma dimensão de partículas podendo ser nanométrica, micrométrica, por exemplo indo de cerca de 5 a 200 nm.
A composição de acordo com a invenção pode compreender também qualquer ingrediente cosmético comum que pode ser escolhido notadamente entre os antioxidantes, os perfumes, os conservantes, os neutralizantes, tensoativos, os filtros solares, os edulcolorantes, as vitaminas, hidratantes, os emolientes, e as suas misturas.
De acordo com um modo de realização vantajoso, as composições de acordo com a invenção, podem compreender pelo menos um ativo.
Ativo
Uma grande diversidade de ativos pode ser considerada de acordo com a invenção.
Podem notadamente ser escolhidos entre: os agentes esfoliantes; os agentes antiglicação; os inibidores de NO- sintase; os agentes que estimulam a síntese de macromoléculas dérmicas ou epidérmicas e/ou impedindo a sua degradação; os agentes que estimulam a proliferação dos fibroblastos e/ou queratinócitos; os agentes que estimulam ou diminuem a diferenciação de queratinócitos; os agentes miorrelaxantes e/ou dermorrelaxantes; os agentes antiradicalares; e as suas misturas.
De acordo com uma variante preferida da invenção, trata-se de um ativo anti-idade ou seja um agente que tem pelo menos um efeito preventivo e/ou curativo para pelo menos um sinal cutâneo do envelhecimento. Estes compostos são ativos que agem sobre a epiderme e/ou a derme.
Exemplos de ativos anti-rugas utilizáveis de acordo com a invenção são: o retinol e os seus derivados, como o palmitato de retinila; o ácido ascórbico e os seus derivados, como o ascorbil fosfato de magnésio e o glucosídeo de ascorbila; a adenosina e os seus derivados notadamente não fosfatados; tocoferol e os seus derivados, como o acetato de tocoferila; o ácido nicotínico e os seus precursores, como a nicotinamida; a ubiquinona; a glutationa e os seus precursores, como o ácido L-2-oxotiazolidina-4- carboxílico; os compostos C-heterosídeo e os seus derivados, notadamente os descritos no pedido WO 02/051828; os extratos de plantas e notadamente os extratos de funcho marinho e de folha de oliveira, bem como as proteínas vegetais e seus hidrolisados, como os hidrolisados de proteínas de arroz ou de soja; os extratos de algas e em especial laminares; os extratos bacterianos; as sapogeninas, como o diosgenina e os extratos de Dioscoreáceas, em especial de inhame selvagem, contendo os α-hidroxi ácidos; os β-hidroxi ácidos, como o ácido salicílico e o ácido n-octanoil-5-salicílico; os oligopeptídeos e pseudodipeptídeos e os seus derivados acilados, em especial o ácido (2 [acetil- (3-trifluoiOmetil-fenil) - amino] - 3-metil-butirilamino} acético e os lipopeptídeos comercializados pela empresa SEDERMA sob as denominações comerciais Matrixyl 500 e Matrixyl 3000; licopeno; os sais de manganês e de magnésio, em especial os gluconatos; e as suas misturas. Pode-se também citar as vitaminas, como por exemplo as vitaminas B3 ou Ρ, B5, E, K1.
Como ativos que convém particularmente na invenção, pode- se citar notadamente o palmitato de retinila, tocoferol, o acetato de tocoferol, licopeno, e os lipopeptídeos comercializados pela empresa SEDERMA sob as denominações comerciais Matrixyl 500 e Matrixyl 3000, e os derivados C- heterósido e em especial o C α D xilopiranosídeo 2 hidróxi propano.
Preferivelmente, o ativo anti-idade é escolhido entre a adenosina e os seus derivados, o ácido ascórbico e os seus derivados, e os C- heterósidos e os seus derivados como o C α D xilopiranosídeo 2 hidróxi propano. Pode igualmente tratar-se de ativos em relação às peles oleosas.
Pela expressão "ativo para peles oleosas", entende-se, no âmbito da presente invenção, um composto que tem sozinho, ou seja não 5 necessitando a intervenção de um agente externo para ativá-lo, uma atividade biológica que pode ser em particular:
- uma atividade esfoliante, que permite notadamente a abertura dos comedones, e/ou
- uma atividade antimicrobiana, notadamente sobre P. acnes, e/ou
- uma atividade calmante ou anti-inílamatória, e/ou
- uma atividade reguladora de sebo, e/ou
- uma atividade antioxidante, que impede notadamente a oxidação do esqualeno e a formação de comedones, e/ou
- uma atividade cicatrizante, e/ou
- uma atividade adstringente.
Como exemplos de ativos correspondentes utilizáveis nas composições da invenção, pode-se portanto citar notadamente os agentes esfoliantes, os agentes antimicrobianos, os agentes calmantes, os agentes anti- inflamatórios, os agentes reguladores de sebo, os agentes antioxidantes e as suas misturas.
Por agentes "reguladores de sebo ou anti-seborreicos", entende-se notadamente agentes capazes de controlar a atividade das glândulas sebáceas. Pode notadamente tratar-se do ácido retinóico, os sais de zinco, de cobre ou de alumínio, do ácido ftalimidoperoxi hexanóico, o citrato de trialquila (C12-C13) vendido sob a denominação COSMACOL® ECI pela empresa Sasol; o citrato de trialquila (C14-C15) vendido sob a denominação COSMACOL© ECL pela empresa Sasol ou ainda o ácido 10-hidroxi decanóico. Por agentes antimicrobianos, entende-se agentes que têm efeitos para a flora específica das peles oleosas, como por exemplo P acnes.
Estes efeitos podem ser ou bactericidas, ou anti-adesão bacteriana, ou que previnem e/ou reduzem a adesão dos microorganismos, ou que atuam sobre a biopelícula das bactérias para evitar a sua multiplicação.
Como agentes esfoliantes, pode-se mais particularmente citar os betahidroxi ácidos, como o ácido n-octanoil 5-salicílico; a uréia; os ácidos glicólicos, cítricos, lácticos, tártrico, málico ou mandélico, o ácido (N2 hidroxietilpiperazina-N-2-etano) sulfônico (HEPES); o extrato de Saphora japonica; o mel; a N-acetil glucosamina; o metila glicina diacctato de sódio, e as suas misturas.
Como agentes calmantes, pode-se notadamente utilizar um agente escolhido entre um extrato de rosa, um extrato de cravo-da-índia, o dextrano como em Modulene® de Vincience, um extrato de hortelã como o Calmiskin® de Silab, uma mistura de um extrato de nymphea alba e palmitoilprolina de sódio como o Seppicalm VG® de Seppic, derivados de aniz, um extrato de Paeonia suffruticosa e/ou latiflora, e as suas misturas.
Por agentes antioxidantes, entende-se os agentes que impedem a oxidação do esqualeno e a formação comedones.
Pode-se citar notadamente tocoferol e os seus ésteres, em especial o acetato de tocoferol, o BHT e o BHA.
A quantidade de ativos depende obviamente da natureza do ativo e do efeito procurado, mas esta representa geralmente de 0,01 a 10% em peso, preferivelmente de 0,1 a 5% em peso em relação ao peso total da composição.
Como evidente, o versado na técnica saberá escolher os eventuais ingredientes complementares e/ou a sua quantidade de tal maneira que as propriedades vantajosas da composição de acordo com a invenção ou substancialmente não sejam modificadas pela adição visada. De modo vantajoso, as composições de acordo com a invenção podem apresentar-se sob forma de cremes, grânulos, pós coesos, produtos vazados em bastões ou em recipientes.
A composição de acordo com a invenção pode ser fabricada pelos processos conhecidos, geralmente utilizados no domínio cosmético ou dermatológico.
Uma composição de acordo com a invenção pode ser preparada de maneira vantajosa utilizando, em pelo menos uma etapa do processo, um aparelho de malaxagem como um triturador com cilindros comportando dois cilindros que giram em sentidos inversos, entre os quais se passa a pasta ou um misturador-extrudador com parafusos. Utiliza-se preferivelmente um misturador-extrudador com parafusos.
O resto dos ingredientes lipossolúveis pode ser misturado em seguida a uma temperatura de aproximadamente 100°C. O triturado ou os ativos pré-dispersados podem então ser acrescentados na fase oleosa.
A invenção é ilustrada em maiores detalhes nos exemplos seguintes dados a título ilustrativo e sem caráter limitativo. As percentagens são expressas em percentagens em peso.
EXEMPLO 1
<table>table see original document page 39</column></row><table> <table>table see original document page 40</column></row><table>
Esta composição é realizada através de um malaxador /extrudador BC21.
A composição do exemplo 1 é aplicada sobre rugas, as rídulas e as imperfeições do relevo cutâneo de um painel de mulheres com pele madura. Constata-se seguidamente uma diminuição significativa das rugas e rídulas destas mulheres.
EXEMPLO 2: Parâmetros reológicos
A composição do exemplo 1 foi caracterizada pelos parâmetros reológicos seguintes:
- a tensão limiar de desestruturação ou limiar de escoamento foi determinada realizando varredura sob tensão, através reômetro Haake com uma tensão imposta CS150 a uma temperatura de 25 °C;
- o módulo elástico e o módulo viscoso foram medidos para uma freqüência de solicitação de 1 Hertz, na zona dita de viscoelasticidade linear definida pela tensão aplicada quando a medida é inferior à tensão limiar de desestruturação da composição.
Os parâmetros reológicos medidos para a composição do exemplo 1 foram relatados na tabela 1 seguinte.
<table>table see original document page 40</column></row><table>
Tabela 1: Parâmetros reológicos da composição do exemplo 1

Claims (17)

1. Composição cosmética caracterizada pelo fato de estar sob a forma de pasta, contendo, em um meio fisiologicamente aceitável, pelo menos -10% em peso em relação ao seu peso total de carga (s), pelo menos um copolímero bloco silicone poliamida (PSPA) e pelo menos uma cera possuindo uma temperatura de fusão inicial superior ou igual a 50 °C.
2. Composição de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pelo fato de que o copolímero bloco silicone poliamida é pelo menos um polímero que compreende pelo menos um motivo que responde à fórmula (I): <formula>formula see original document page 41</formula> em que: -1. G' representa C (O) quando G representa -C(O)-NH-Y- , e G' representa - NH- quando G representa -NH-C(O)-Y-C(O)- -2. R4, R\ R6 e R7, idênticos ou diferentes, representam um grupo escolhido entre: - os grupos hidrocarbonetos, lineares, ramificados ou cíclicos, em C1 a C40, saturados ou insaturados, podendo conter na sua cadeia um ou vários átomos de oxigênio, de enxofre e/ou de nitrogênio, e podendo ser substituídos em parte ou totalmente por átomos de flúor, - os grupos arilas em C6 a C10, eventualmente substituídos por ura ou vários grupos alquila em C1 a C4, - as cadeias poliorganossiloxanos contendo ou não um ou vários átomos de oxigênio, de enxofre e/ou nitrogênio, -3. os X, idênticos ou diferentes, representam um grupo alquileno di-ila, linear ou ramificado em C1 a C30, podendo conter na sua cadeia um ou vários átomos de oxigênio e/ou de nitrogênio, -4. Y é um grupo divalente alquileno linear ou ramificado, arilano, cicloalquileno, alquilarilano ou arilalquileno, saturado ou insaturado, em C1 a C50, podendo comportar um ou vários átomos de oxigênio, de enxofre e/ou de nitrogênio, e/ou portar, como substituinte, um dos átomos ou grupos de átomos seguintes: flúor, hidróxi, cicloalquila em C3 a C8, alquila em C1 a C40, arila em C5 a C10, fenila eventualmente substituído por 1 a 3 grupos alquila em C1 C3, hidroxialquila em C1 aC3 e amino alquila em Ci aC6, ou -5. Y é um grupo respondendo à fórmula: em que: - T representa um grupo hidrocarboneto trivalente ou tetravalente, linear ou ramificado, saturado ou insaturado, em C3 a C24 eventualmente substituído por uma cadeia poliorganossiloxano, e podendo conter um ou vários átomos escolhidos entre O, N e S, ou T representa um átomo trivalente escolhido entre Ν, P e Al, e - R8 representa um grupo alquila em C1 a C50, linear ou ramificado, ou uma cadeia poliorganossiloxano, podendo comportar um ou vários grupos éster, amida, uretano, tiocarbamato, uréia, tiouréia e/ou sulfonamida que pode ser ligada ou não a outra cadeia do polímero, -6. η é um número inteiro indo de 2 a 500, preferivelmente de 2 a 200, e m é um número inteiro indo de 50 a 1000, preferivelmente de 50 a -700 e melhor ainda de 50 a 200.
3. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o copolímero bloco silicone poliamida (PSPA) é pelo menos um copolímero que compreende pelo menos um motivo que responde à fórmula (II): <formula>formula see original document page 43</formula> em que : - R4 e R6, idênticos ou diferentes, como são definidos em reivindicação 2 para a fórmula (I)5 -R10 representa um grupo tal como definido em reivindicação -2 para R4 e R6, ou representa o grupo de fórmula X G" R12 em que X como são definidos em reivindicação 2 e R12 representa um átomo de hidrogênio ou um grupo hidrocarboneto, linear, ramificado ou cíclico, saturado ou insaturado, em C1 a C50 comportando eventualmente na sua cadeia um ou vários átomos escolhidos entre O, S e N, eventualmente substituído por um ou vários átomos de flúor e/ou um ou vários grupos hidroxila, ou um grupo fenila eventualmente substituído por um ou vários grupos alquila em C1 a C4, e G" representa - C (O) NH e - HN C (O); - R11 representa o grupo de fórmula X G" R12 em que X, G" e R12 são como definidos acima; - m1 é um número inteiro indo de 50 a 998, e - m2 é um número inteiro indo de 2 a 500.
4. Composição de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o copolímero bloco silicone poliamida (PSPA) é uma poliamida siliconada de fórmula (I) possuindo uma massa molecular média em peso indo de 10.000 a 500.000 g/mol.
5. Composição de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 4, caracterizada pelo fato de que o copolímero bloco silicone poliamida (PSPA) responde à fórmula seguinte: <formula>formula see original document page 44</formula> com η sendo igual a 15, 100, 150 ou 250 e R, R', R " figurando nos grupos alquila saturados.
6. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender, a título de carga, pelo menos um composto escolhido entre: - as micro partículas porosas de sílica, - os pós de politetrafluoroetileno, - os pós de resina de silicone, - as partículas hemisféricas ocas de silicone, os pós de copolímeros acrílicos, notadamente de poli (met) acrilato de melila. - os pós de polietileno, - os pós de organopolissiloxano elastomérico reticulado revestido de resina de silicone, notadamente de resina de silsesquioxano, - as misturas de polidimetilsiloxano reticulado e de polidimetilsiloxano, - os pós compósitos de talco/dióxido de titânio/alumina/sílica, - os pós de poliamida, - os pós expandidos como os microesferas ocas e notadamente, as microesferas fornadas de um terpolímero de cloreto de vinilideno, acrilonitrila e metacrilato, - os pós de materiais orgânicos naturais como os pós de amido, notadamente amidos de milho, de trigo ou de arroz, reticulados ou não, como os pós de amido reticulado pelo anidrido octenilsucinato, - e as suas misturas.
7. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender de 15 a 50% em peso, ou mesmo de 20 a 45% em peso de carga (s) em relação ao peso total de composição.
8. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender, por outro lado, partículas interferenciais.
9. Composição de acordo com a reivindicação precedente, caracterizada pelo fato de que as partículas interferenciais são escolhidas entre os pigmentos interferenciais, madrepérolas naturais ou sintéticas, monocamadas ou multicamadas.
10. Composição de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizada pelo fato de que as partículas interferenciais possuem uma dimensão média em volume inferior a 40 μm, notadamente indo de 0,5 a 40 μm, particularmente inferior a 30 μm, notadamente inferior a 20 μm.
11. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender, a título de cera, pelo menos uma cera que tem uma temperatura de fusão inicial superior ou igual a 65 °C.
12. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender pelo menos 3% em peso e em particular de 3 a 30% em peso, e notadamente de 5 a -15% em peso de cera (s) tendo uma temperatura de fusão inicial superior ou igual a 50 °C.
13. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a referida cera tem uma temperatura de fusão inicial superior ou igual a 50°C, sendo escolhida entre a cera de carnaúba, das ceras de polietileno e as ceras microcristalinas.
14. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de possuir, a 25°C, uma viscosidade igual ou superior a 5000 Pa.s para uma taxa de cisalhamento igual a 10" s" e preferivelmente superior a 10.000 Pa.s e notadamente inferior a -10.000.000 Pa.s.
15. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender pelo menos um óleo, notadamente à razão de 10 a 70%, e em particular de 20 a -50% em peso de uma fase oleosa em relação ao peso total da composição.
16. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender, por outro lado, um ativo anti-idade e/ou um ativo em relação às peles gordurosas.
17. Processo de tratamento cosmético destinado a melhorar o aspecto de superfície da pele, e em particular para diminuir as irregularidades visíveis e/ou tácteis da pele como, por exemplo, microrrelevo cutâneo, caracterizado pelo fato de compreender, pelo menos, a aplicação sobre a pele que apresenta as referidas irregularidades de, pelo menos, uma composição tal como foi definida de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes.
BRPI1004297-0A 2009-01-27 2010-01-26 composição cosmética e processo de tratamento cosmético BRPI1004297A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0950491A FR2941375A1 (fr) 2009-01-27 2009-01-27 Composition cosmetique pour ameliorer l'aspect de surface de la peau
US15297609P 2009-02-17 2009-02-17

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1004297A2 true BRPI1004297A2 (pt) 2012-07-03

Family

ID=41061102

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004297-0A BRPI1004297A2 (pt) 2009-01-27 2010-01-26 composição cosmética e processo de tratamento cosmético

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20100197805A1 (pt)
EP (1) EP2210581A1 (pt)
JP (1) JP2010174010A (pt)
KR (1) KR20100087674A (pt)
CN (1) CN101843569A (pt)
BR (1) BRPI1004297A2 (pt)
FR (1) FR2941375A1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BR112012020675A2 (pt) * 2010-02-17 2016-07-26 Procter & Gamble artigo para cuidados pessoais estável
FR2968979B1 (fr) * 2010-12-21 2013-06-14 Oreal Composition cosmetique sous forme de produit coule
FR2968938B1 (fr) * 2010-12-21 2013-06-21 Oreal Composition cosmetique anhydre et solide
JP5973256B2 (ja) * 2011-06-29 2016-08-23 株式会社コーセー スキンケア方法およびこれに用いる化粧料
FR2986425B1 (fr) * 2012-02-06 2019-09-20 L'oreal Composition cosmetique comprenant des particules d'aerogel de silice et une argile
FR2992183B1 (fr) * 2012-06-21 2015-04-10 Oreal Composition a effet matifiant comprenant des particules d'aerogels hydrophobes et des particules de polymeres expanses
US9320687B2 (en) 2013-03-13 2016-04-26 Johnson & Johnson Consumer Inc. Pigmented skin-care compositions
US9168394B2 (en) 2013-03-13 2015-10-27 Johnson & Johnson Consumer Inc. Pigmented skin-care compositions
US9168209B2 (en) 2013-03-13 2015-10-27 Johnson & Johnson Consumer Inc. Pigmented skin-care compositions
US9168393B2 (en) 2013-03-13 2015-10-27 Johnson & Johnson Consumer Inc. Pigmented skin-care compositions
CN106413684A (zh) 2014-05-07 2017-02-15 莱雅公司 制备包含有机硅弹性体凝胶、固体粒子和粘结相的粉状/糊状组合物,以及唇部处理方法
ES2838755T3 (es) 2014-12-18 2021-07-02 Oreal Composiciones y métodos para mejorar el aspecto de la piel
KR102360478B1 (ko) * 2014-12-18 2022-02-10 로레알 피부의 외양을 개선하는 조성물 및 방법
FR3035323B1 (fr) * 2015-04-24 2018-09-14 L'oreal Composition pulverulente / pateuse comprenant un gel d'elastomere de silicone, des particules solides et une huile hydrocarbonee et procede de traitement des levres
US10835479B2 (en) 2015-12-31 2020-11-17 L'oreal Systems and methods for improving the appearance of the skin
CN111265434A (zh) * 2020-03-19 2020-06-12 猫头鹰(福州)日用品有限公司 一种植物来源乳化剂油包水膏霜及其制备方法
CN112409902B (zh) * 2020-11-19 2022-08-02 陈南忠 一种隔离组合物及其制备方法和应用
US20220387284A1 (en) * 2021-05-25 2022-12-08 Allergan Sales, Llc Topical composition and method of use
CN113749957B (zh) * 2021-10-11 2022-11-04 广州集妍化妆品科技有限公司 霜化粉雾质地组合物、制备方法及应用和唇釉
US20230134147A1 (en) * 2021-10-31 2023-05-04 L'oreal Cosmetic composition comprising high amounts of ceramide-np

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2796990B2 (ja) 1989-05-10 1998-09-10 株式会社資生堂 肌用化粧料
JP2832143B2 (ja) 1993-12-28 1998-12-02 信越化学工業株式会社 シリコーン微粒子およびその製造方法
US5874069A (en) 1997-01-24 1999-02-23 Colgate-Palmolive Company Cosmetic composition containing silicon-modified amides as thickening agents and method of forming same
US5919441A (en) 1996-04-01 1999-07-06 Colgate-Palmolive Company Cosmetic composition containing thickening agent of siloxane polymer with hydrogen-bonding groups
US6051216A (en) 1997-08-01 2000-04-18 Colgate-Palmolive Company Cosmetic composition containing siloxane based polyamides as thickening agents
US5981680A (en) * 1998-07-13 1999-11-09 Dow Corning Corporation Method of making siloxane-based polyamides
FR2786692B1 (fr) 1998-12-03 2002-08-30 Oreal Composition sous forme d'emulsion h/e a forte teneur en cire et ses utilisations dans les domaines cosmetique et dermatologique
FR2786691B1 (fr) 1998-12-03 2003-07-04 Oreal Composition sous forme d'emulsion e/h a forte teneur en cire et ses utilisations dans les domaines cosmetiques et dermatologique
FR2787025B1 (fr) 1998-12-14 2002-10-11 Oreal Composition sous forme d'emulsion h/e a forte teneur en cire et ses utilisations dans les domaines cosmetique et dermatologique
FR2818547B1 (fr) 2000-12-22 2006-11-17 Oreal Nouveaux derives c-glycosides et utilisation
US20050100570A1 (en) * 2003-05-08 2005-05-12 The Procter & Gamble Company Multi-phase personal care composition
US20050158260A1 (en) * 2003-12-12 2005-07-21 L'oreal Cosmetic composition containing a polyorganosiloxane polymer
US7790148B2 (en) * 2005-09-02 2010-09-07 L'oreal Compositions containing silicone polymer, wax and volatile solvent
US7280012B2 (en) * 2006-01-24 2007-10-09 Philippe Boulerne Multi-probes as single RF tuning element for RF slide-screw tuners
US8313735B2 (en) * 2006-10-30 2012-11-20 Oreal Long-wearing cosmetic product system for providing extended shine and gloss
US20080171008A1 (en) * 2007-01-17 2008-07-17 L'oreal S.A. Composition containing a polyorganosiloxane polymer, a tackifier, a wax and a block copolymer

Also Published As

Publication number Publication date
EP2210581A1 (fr) 2010-07-28
FR2941375A1 (fr) 2010-07-30
JP2010174010A (ja) 2010-08-12
KR20100087674A (ko) 2010-08-05
CN101843569A (zh) 2010-09-29
US20100197805A1 (en) 2010-08-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1004297A2 (pt) composição cosmética e processo de tratamento cosmético
ES2705609T3 (es) Composición de lápiz de labios sólida con dureza mejorada
US10617625B2 (en) Composition comprising polymer particles and a mineral thickener, and process using the same
EP3218435B1 (en) Composition comprising polymer particles, a hydrocarbon-based oil and a hydrocarbon-based block copolymer, and process using the same
ES2708028T3 (es) Composición que comprende partículas poliméricas, un aceite a base de hidrocarburos y una resina de silicona, y proceso que usa la misma
US9918925B2 (en) Composition comprising polymer particles, alkylcellulose particles and water
US20180116947A1 (en) Water in oil emulsion providing skin mattity and true color
BR112017010720B1 (pt) gel aquoso ou alcoólico aquoso de filossilicatos sintéticos como agente de viscosidade, de efeito matificante e/ou agente homogeneizador de aplicação
WO2009085888A1 (en) Composition containing a polyorganosiloxane polymer and a polar modified wax
CN103796627A (zh) 包括茉莉酸衍生物的油包水乳液形式的美容组合物
BR112013002537B1 (pt) Maquiagem cosmético sólida e/ou composição de tratamento na forma de um pó e processo para maquiar materiais de queratina e especialmente as pálpebras
BRPI0720408A2 (pt) Processo de tratamento cosmético, e kit de tratamento de material(is) queratínicos(s)
CA2821938C (en) Long wearing powder-based cosmetic compositions
WO2019129820A1 (en) Gelled composition comprising an aqueous microdispersion of wax(es)
WO2015082657A1 (en) Compositions comprising a sebum pump filler and a high quantity of mono-alcohol
US9943475B2 (en) Composition comprising polymer particles, a hydrocarbon-based oil and a second semi-volatile or non-volatile oil, and process using the same
US20170189305A1 (en) Emulsions containing film forming dispersion of particles in aqueous phase and hydrophobic filler
US20120156270A1 (en) Method for smoothing out the skin by filling in recessed portions
US20120134941A1 (en) Method for smoothing out the skin by filling in recessed portions
US20240016713A1 (en) Vegan semi-solid cosmetic composition
WO2018220419A1 (en) Method for making up or for the care of keratinous materials, comprising the application of a base composition, a cosmetic composition and a finishing composition, the base and finishing compositions being silicon-based.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2261 DE 06/05/2014.