BRPI1003003A2 - formulação de composto agregado substituinte para a fabricação de cimento e misturas cimentìcias, produto resultante e sua utilização - Google Patents

formulação de composto agregado substituinte para a fabricação de cimento e misturas cimentìcias, produto resultante e sua utilização Download PDF

Info

Publication number
BRPI1003003A2
BRPI1003003A2 BRPI1003003A BRPI1003003A2 BR PI1003003 A2 BRPI1003003 A2 BR PI1003003A2 BR PI1003003 A BRPI1003003 A BR PI1003003A BR PI1003003 A2 BRPI1003003 A2 BR PI1003003A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cement
volume
manufacture
aggregate
formulation
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Valter Cano
Rubens Melantonio Jr
Alves Conceicao Willian Jose Presta
Regiane Bahr
Original Assignee
Valter Cano
Rubens Melantonio Jr
Alves Conceicao Willian Jose Presta
Regiane Bahr
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Valter Cano, Rubens Melantonio Jr, Alves Conceicao Willian Jose Presta, Regiane Bahr filed Critical Valter Cano
Priority to BRPI1003003 priority Critical patent/BRPI1003003A2/pt
Publication of BRPI1003003A2 publication Critical patent/BRPI1003003A2/pt

Links

Landscapes

  • Curing Cements, Concrete, And Artificial Stone (AREA)

Abstract

FORMULAçãO DE COMPOSTO AGREGADO SUBSTITUINTE PARA A FABRICAçãO DE CIMENTO E MISTURAS CIMENTìCIAS, PRODUTO RESULTANTE E SUA UTILIZAçãO. A presente invenção refere-se a uma formulação de composto agregado para o uso substituto ecologicamente correto e redutor de custos na fabricação de cimento e composições cimentícias, ao produto resultante da mistura de uma formulação de acordo com a invenção com cimentos usuais de mercado bem como à sua utilização.

Description

FORMULAÇÃO DE COMPOSTO AGREGADO SUBSTITUINTE PARA A FABRICAÇÃO DE CIMENTO E MISTURAS CIMENTÍCIAS, PRODUTO RESULTANTE E SUA UTILIZAÇÃO
Introdução
A presente invénção refere-se a uma formulação de composto agregado para o uso substituto ecologicamente correto e redutor de custos na fabricação de cimento e composições cimentícias, ao produto resultante da mistura de uma formulação de acordo com a invenção com cimentos usuais de mercado bem como à sua utilização.
Campo de Aplicação
A presente invenção pertence ao campo das engenharias civil e química.
Estado da Técnica
No sentido da presente invenção, o termo "composto agregado" (ou "compostos agregados") deve ser entendido como significando os materiais que comumente são adicionados às misturas que resultarão em cimento como material de processo e/ou de enchimento e/ou para o chamado "fechamento de fórmula". Como "cimento" deverá ser compreendido, no contexto da presente invenção, o produto à base de um pó feito basicamente de alumina, sílica, cal, óxido de ferro, magnésio e respectivo(s) agregado(s), em que deverão estar incluídas, sem, entretanto, limitar o escopo determinado nas reivindicações da presente, variantes destes componentes. Vale ainda ressaltar que, no contexto da presente invenção, o processo de fabricação de cimento em si (ou etapas de processo), por ser amplamente conhecido dos versados na técnica e por não fazer parte do escopo da presente, será descrito/detalhado/referenciado apenas o suficiente e quando necessário.
Os compostos agregados ou materiais de enchimento do cimento são vários e sua utilização depende das características desejadas para o cimento resultante pretendido e, em termos de processo, de sua disponibilidade ou da matriz econômica disponível ou, mas nem sempre, mais adequada.
Os cimentos atualmente produzidos utilizam agregados principalmente à base de cal ou carbonato de cálcio (calcário), sulfato de cálcio hidratado (gesso), marga (rocha sedimentar, calcária contendo de 35 a 60% de argila) e diversas outras rochas, em que estes agregados são ensilados, homogeneizados em conjunto com o material base para o cimento e processados na chamada moagem em cru para adquirir a granulometria adequada à posterior cozedura do cimento e, posteriormente, cozidos ou queimados ou calcinados para a formação .,·..;·;·'< do clínquer.
Como é conhecido dos versados na técnica, o cozimento ou queima ou calcinação ocorre em uma seqüência de etapas a diversas temperaturas. Na torre de ciclones, por exemplo, aonde se dá a descarbonatação e se inicia a pré- calcinação do material, apenas cerca de 60% do material em processo segue adiante, ou seja, atinge o fundo da torre de ciclones para desembocar no forno, sendo o restante transformado quase que integralmente em gás carbônico (CO2).
A partir da descrição acima é possível identificar algumas desvantagens dos materiais e processos atualmente empregados para a fabricação de cimento. A utilização dos compostos agregados atualmente é, em sua grande maioria, condicionada muito mais pela sua disponibilidade nos locais ou redondezas da extração do material base para o cimento do que pela sua eficácia técnica, escala de produção ou economia. Além disso, as altas emissões de gás carbônico (CO2) no processo de calcinação são diretamente proporcionais ao tipo e qualidade de composto agregado utilizado.
Estas desvantagens se traduzem em cimentos de qualidade beirando os limites inferiores das normas técnicas e exigências vigentes, custos elevados e extração extensiva, ao invés de intensiva, pelo baixo rendimento dos compostos agregados utilizados e pelo desrespeito evidente ao meio ambiente resultante dos altos índices de emissões de CO2.
No estado da técnica existem algumas tentativas de se utilizar materiais alternativos como compostos agregados para o cimento, na tentativa de melhorar, principalmente, a condição econômica determinante de custos de logística para tais agregados. Apesar de algumas tentativas anteriores de utilizar materiais presentes regionalmente nas jazidas de extração de cimento, como, por exemplo, o basalto, para a fabricação de cimento, como, por exemplo, revelado no documento patentário argentino depositado no Brasil sob número PI0601692- 8, estas poucas tentativas trataram sempre de utilizar durante o processo de fabricação, em granulometrias inadequadas e com altos teores de emissão de gás carbônico, ou seja: não houve ainda nenhuma aproximação de sucesso na utilização de basalto nos moldes pretendidos pela presente invenção, ou seja, de utilizar um composto à base de rocha basáltica como composto agregado substituinte.
Isto posto, o mercado carece de um composto agregado para a fabricação de cimentos e misturas cimentícias de alta qualidade que: • contribua para a redução de emissões de gases do efeito estufa,por exemplo, de CO2;
• reduza custos de extração e processamento;
• possua disponibilidade capaz de permitir ganhos efetivos de escala de produção; e, preferencialmente,
• substitua os demais agregados atualmente utilizados.
Objetivo da Invenção
É, portanto, um objetivo da invenção o de prover um composto agregado substituinte para a fabricação de cimento e de misturas cimentícias capaz de reduzir a emissão de gases do efeito estufa, reduzir os custos de extração e processamento e aumentar os ganhos de escala produtiva.
Fundamentos da Invenção
Como pode ser inferido das descrições anteriores, uma das preocupações dos fabricantes de cimento é o melhor aproveitamento possível dos materiais presentes nas jazidas de minérios ou pedreiras destinadas à extração de materiais componentes para a fabricação de cimento.
Um dos materiais presentes e abundantes em tais locais de extração, bem como em locais destinados a extrações para outros fins, principalmente na Bacia do Paraná (Sul do Brasil) e que encontra larga aplicação na construção civil na forma de pedra brita, mas que até o presente momento não encontrou aplicação adequada para a fabricação de cimento, é o basalto.
O basalto, uma rocha extremamente abundante na crosta por ser formador da crosta oceânica e de ocorrer como grandes derrames sobre o continente, é uma rocha ígnea vulcânica, extremamente freqüente, de granulação fina, afanítica, isto é, os cristais não são vistos a olho nu, podendo, ainda, conter grandes quantidades ou ser constituído integralmente de vidro (material amorfo). Esta rocha é constituída principalmente de plagioclásio e piroxênio e, em muitos casos, de olivina. Como minerais acessórios encontram-se, principalmente, óxidos de ferro e titânio.
Do ponto de vista de sua composição, os basaltos podem ser divididos em toleíticos e alcalinos, cujas composições aproximadas, para fins de exemplo, sao dasdas na Tabela a seguir:
<table>table see original document page 4</column></row><table> <table>table see original document page 5</column></row><table>
Tabela: Composição de basaltos em óxidos
Os basaltos, além de possuírem uma granulação muito fina e de ocorrerem naturalmente em abundância nos locais de extração acima mencionados, se caracterizam por uma composição química muito constante, com o teor de seus componentes variando em faixas muito estreitas. O teor de dióxido de silício (SiO2)1 por exemplo, varia entre 45 e 55%, conferindo ao basalto uma característica natural de ligante.
O estudo mais aprofundado de todas as características vantajosas do basalto, como as brevemente citadas acima, aliado a exaustivos testes laboratoriais e práticos para a adaptação desta matéria prima abundante em jazidas a céu aberto principalmente em regiões do Sul do Brasil, possibilitou ao inventor uma aproximação extremamente precisa de uma solução ecologicamente interessante e economicamente viável dos problemas anteriormente citados no estado da técnica, através da utilização de pó ou talco de basalto como composto agregado para a fabricação de cimento e de misturas cimentícias.
Descrição Detalhada da Invenção
Em uma modalidade preferencial da invenção, o composto agregado para a fabricação de cimento e de misturas cimentícias é obtido a partir do pó ou talco de rochas magmáticas extrusivas, preferencialmente de basalto, em que por basalto entende-se, no presente contexto, todo e qualquer tipo comum e menos comum de basalto, preferencialmente basalto toleítico e/ou alcalino e/ou uma mistura destes, utilizado(s) isoladamente apenas como basalto ou como mistura de basalto(s) com uma ou mais rochas magmáticas extrusivas, obtido em pedreiras e/ou jazidas, por exemplo, preferencialmente, mas não se limitando a, de extração de material para a fabricação de cimento e/ou similares, obtido por quaisquer processos convencionais de captação e filtragem in loco e/ou durante o^y - pjuV'^ britamento e/ou durante ou através de moagem, preferencialmente em ambiente fechado para atender aos pré-requisitos de proteção ambiental que norteiam a presente invenção.
Em uma modalidade preferencial da invenção, utiliza-se para a fabricação de cimento e de misturas cimentícias um composto agregado composto de pelo menos 80% em peso de pó e/ou talco de basalto, em que dito pó e/ou talco de basalto possui um tamanho de partículas correspondente ao tamanho resultante pela passagem de pelo menos 80% das mesmas por uma peneira e/ou tela de 200 mesh (padrão US ou padrão Tyler), ou seja, de 200 malhas por polegada de tela ou, aproximadamente, 74 malhas por centímetro de tela ou, neste caso, partículas de do máximo 0,074 mm ou 74 mícron ou 74 micra. Deve ser observado aqui que tanto a distribuição quanto a granulometria especifica nesta modalidade eqüivalem às especificações médias do cimento Portland.
Em uma modalidade preferencial da invenção, utiliza-se para a fabricação de cimento e de misturas cimentícias um composto agregado composto de pelo menos 90% em peso de pó e/ou talco de basalto, em que dito pó e/ou talco de basalto possui um tamanho de partículas correspondente ao tamanho resultante pela passagem de pelo menos 80% das mesmas por uma peneira e/ou tela de 200 mesh (padrão US ou padrão Tyler), ou seja, de 200 malhas por polegada de tela ou, aproximadamente, 74 malhas por centímetro de tela ou, neste caso, partículas de do máximo 0,074 mm ou 74 mícron ou 74 micra.
Em uma modalidade preferencial da invenção, utiliza-se para a fabricação de cimento e de misturas cimentícias um composto agregado composto de 100% em peso de pó e/ou talco de basalto, em que dito pó e/ou talco de basalto possui um tamanho de partículas correspondente ao tamanho resultante pela passagem de pelo menos 80% das mesmas por uma peneira e/ou tela de 200 mesh (padrão US ou padrão Tyler), ou seja, de 200 malhas por polegada de tela ou, aproximadamente, 74 malhas por centímetro de tela ou, neste caso, partículas de do máximo 0,074 mm ou 74 mícron ou 74 micra.
Finalmente, em uma modalidade preferencial da invenção, utiliza-se para a fabricação de cimento e de misturas cimentícias um composto agregado composto de 80% em peso a 100% em peso, preferencialmente de 85% em peso a 99% em peso e, especialmente preferencial, de 82,5% a 98% em peso de pó e/ou talco de basalto, em que dito pó e/ou talco de basalto possui um tamanho de partículas correspondente ao tamanho resultante pela passagem de 70% a 90%f" IsVvv* preferencialmente de 80% das mesmas por uma peneira e/ou tela de 170 a 230 mesh (padrão US), ou 170 a 250 mesh (padrão Tyler), preferencialmente de 200 mesh (padrão US ou padrão Tyler).
O composto agregado da invenção, em uma modalidade preferencial da invenção, é misturado ao cimento pronto, por exemplo, ao cimento comum ou ao cimento Portland pronto, por meio de, por exemplo, homogeneização convencional, em uma proporção de 2% em volume a 20% em volume, preferencialmente de 15% em volume, percentuais estes relativos a 100% em volume de cimento.
Em outra modalidade preferencial da invenção, o composto agregado da invenção é misturado ao clínquer, por exemplo, de cimento comum ou de cimento Portland, logo após o resfriamento do material na saída do resfriador na usina de fabricação, por meio de, por exemplo, homogeneização convencional, em uma proporção de 2% em volume a 20% em volume, preferencialmente de 15% em volume, percentuais estes relativos a 100% em volume de clínquer.
O produto resultante de uma ou mais das modalidades preferenciais da presente invenção é um cimento (ou clínquer ou mistura de clínquer com cimento) composto de:
80% a 98% em volume de cimento, preferencialmente de 85% em volume de cimento e
• 2% a 20% em volume de composto agregado de acordo com a invenção, preferencialmente de 15% em volume de composto agregado de acordo com a invenção.
De acordo com a invenção, o composto agregado para a fabricação de cimento e de misturas cimentícias à base de basalto, pode ser utilizado para a fabricação de, por exemplo, concreto e/ou massa de concreto e de peças moldadas de concreto e/ou massa de concreto, tais como, mas não se limitando a, pré-moldados de forma geral, lajes, blocos, paver, "concregrama", tubos, canos, canaletas, tampas, caixas, cercas palito, meio fio dentre outras, além de massas e argamassas, massas e argamassas para assentamento de tijolos dotadas de um composto agregado de acordo com a presente invenção.
Isto posto, é provido um composto agregado que possibilita uma redução de pelo menos 15% na emissão de CO2 da fabricação de cimento, de fácil obtenção, manuseio e transporte, reduzindo custos e oferecendo ao mercado processador de cimento e misturas cimentícias um agregado alternativo substituinte à altura dos requisitos técnicos e operacionais vigentes, o que jídttefvnsV ser também verificado a partir dos exemplos representados a seguir.
Exemplo 1: ESTUDO COMPARATIVO DE SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE CIMENTO POR PÓ DE BASALTO - DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO (conforme NBR-7215).
Identificação das amostras:
-1 (uma) amostra de agregado "Pó de Basalto" e 1 (uma) amostra de cimento (estoque laboratório);
- Tipo de agregado: Pó de britagem "Basalto"; - Procedência: Peneirado Luzia;
- Data de entrada: 02/02/2010 (amostra entregue pelo inventor);
- Tipo/Classe do cimento: CPII Z- 32;
- Procedência: Rio Branco "Votoran" (saco 50kg);
- Data de entrada: 23/02/10. Equipamentos utilizados:
- Prensa Digital PCE1000 "Emit";
- Balança modelo AC10K "Made" capacidade 10.000g; -Argamassadeira "Contenco" capacidade 5 I. Período de ensaio:
-05/03 a 06/0412010.
Resultados obtidos:
Determinação da resistência à compressão (NBR-7215): Tabela 1: traço 1 - traço de argamassa de cimento referência (CP Il Z- 32);
<table>table see original document page 8</column></row><table>
Tabela 2: traço 2 - traço de argamassa de cimento com substituição parcial de 5% por pó de basalto;
<table>table see original document page 8</column></row><table>
Tabela 3: traço 3 - traço de argamassa de cimento com substituição parcial de
10% por pó de basalto; <table>table see original document page 9</column></row><table>
Tabela 4: traço 4 - traço de argamassa de cimento com substituição parcial de 15% por pó de basalto;
<table>table see original document page 9</column></row><table>
Tabela 5: traço 5- traço de argamassa de cimento com substituição parcial de 20% por pó de basalto;
<table>table see original document page 9</column></row><table>
OBS.: (*) Valor discrepante.
DMR Desvio relativo máximo não deve ultrapassar o valor de 6% (NBR 7215).
Das tabelas acima é possível verificar que o cimento contendo até 15% de composto agregado de basalto da invenção ainda atende os limites estabelecidos pela norma em questão, sendo que, para misturas contendo teores maiores de 15% basalto, por exemplo, 20%, faz-se necessário um acréscimo de material ligante, por exemplo, contendo mais SiO2.
Exemplo 2: ESTUDO COMPARATIVO DE SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE CIMENTO POR PÓ DE BASALTO - REATIVIDADE ÁLCALI - AGREGADO E CARACTERIZAÇÃO DE AMOSTRA DE AGREGADO (NBR 15577-5).
O método de ensaio preconizado pela norma NBR 15577 parte 5 avalia a reatividade de agregados em uma solução alcalina de NaOH 1 N, através das leituras de expansões de comprimento de barras de argamassa.
Esta parte da norma NBR 15577 se aplica a agregados potencialmente reativos quanto à reação álcali- sílica e álcali- silicato, inclusive rochas calcarias, mas não se aplicam à reação álcali- carbonato.
Identificação das amostras: - 1 (uma) amostra de agregado "Pó de Basalto" e 1 (uma) amostra cfè' P- cimento (estoque laboratório);
- Tipo de agregado: Pó de britagem "Basalto";
- Procedência: Peneirado Luzia;
- Data de entrada: 02/02/2010 (amostra entregue pelo inventor);
- Tipo/Classe do cimento: CPII Z- 32;
- Procedência: Rio Branco "Votoran" (saco 50kg);
- Data de entrada: 23/02/10. Equipamentos utilizados:
- Britador de Mandíbulas (equipamento utilizado no ensaio de RAA para reduzir a amostra nas frações de ensaio);
- Relógio comparador. Resultados obtidos:
1. Reatividade álcali/agregado
Tabela 6: Materiais - composição da argamassa utilizada no ensaio;
<table>table see original document page 10</column></row><table>
Obs.: (*) Valor inicial normatizado da água de amassamento foi de 206,8g. Devido à consistência seca apresentada na argamassa, não foi possível a utilização do valor normatizado de a/c fixo. Sendo permitido o ajuste conforme a sua consistência na faixa de 225±5mm.
Tabela 7: Amostras: agregado + cimento - agregados - reatividade álcali/agregado - determinação da mitigação da expansão em barras de
<table>table see original document page 10</column></row><table> <table>table see original document page 11</column></row><table>
Do exemplo 2 fica evidente que o cimento contendo o agregado se mantêm dentro das especificações da respectiva norma.
Os exemplos acima descritos foram baseados nos respectivos ensaios realizados CDTEC - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO S/A, em Pinhais, Paraná, Brasil, tendo sido apresentados aqui apenas como exemplos de uma das modalidades preferenciais da presente invenção, não sendo, portanto, de forma alguma tencionados a limitar o escopo da presente invenção.

Claims (5)

1. Formulação de composto agregado substituinte para a fabricação de cimento e misturas cimentícias, caracterizada pelo fato de que se compõe de pelo menos 80%, preferencialmente de 90% e, especialmente preferencial, de -100% de pó e/ou talco de rochas magmáticas extrusivas, preferencialmente de basalto, em que dito pó e/ou talco de basalto possui um tamanho de partículas correspondente ao tamanho resultante pela passagem de 70% a 90%, preferencialmente de 80%, das mesmas por uma peneira e/ou tela de 170 a 230 mesh (padrão US), ou 170 a 250 mesh (padrão Tyler), preferencialmente de 200 mesh (padrão US ou padrão Tyler).
2. Formulação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que é misturada ao cimento pronto em uma proporção de 2% em volume a -20% em volume, preferencialmente de 15% em volume, percentuais estes relativos a 100% em volume de cimento.
3. Formulação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que é misturada ao clínquer em uma proporção de 2% em volume a 20% em volume, preferencialmente de 15% em volume, percentuais estes relativos a -100% em volume de clínquer.
4. Produto resultante de composto agregado substituinte para a fabricação de cimento e misturas cimentícias, caracterizado pelo fato de que é um cimento (ou clínquer ou mistura de clínquer com cimento) composto de 80% a -98% em volume de cimento, preferencialmente de 85% em volume de cimento e -2% a 20% em volume, preferencialmente de 15% em volume de um composto agregado de acordo com a reivindicação 1.
5. Utilização de formulação de composto agregado substituinte para a fabricação de cimento e misturas cimentícias, caracterizada pelo fato de que é na fabricação de concreto e/ou massa de concreto e de peças moldadas de concreto e/ou massa de concreto, tais como, mas não se limitando a, pré-moldados de forma geral, lajes, blocos, paver, "concregrama", tubos, canos, canaletas, tampas, caixas, cercas palito, meio fio dentre outras, além de massas e argamassas, massas e argamassas para assentamento de tijolos dotadas de um composto agregado de acordo com a reivindicação 1.
BRPI1003003 2010-08-25 2010-08-25 formulação de composto agregado substituinte para a fabricação de cimento e misturas cimentìcias, produto resultante e sua utilização BRPI1003003A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1003003 BRPI1003003A2 (pt) 2010-08-25 2010-08-25 formulação de composto agregado substituinte para a fabricação de cimento e misturas cimentìcias, produto resultante e sua utilização

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1003003 BRPI1003003A2 (pt) 2010-08-25 2010-08-25 formulação de composto agregado substituinte para a fabricação de cimento e misturas cimentìcias, produto resultante e sua utilização

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1003003A2 true BRPI1003003A2 (pt) 2012-04-17

Family

ID=45936480

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1003003 BRPI1003003A2 (pt) 2010-08-25 2010-08-25 formulação de composto agregado substituinte para a fabricação de cimento e misturas cimentìcias, produto resultante e sua utilização

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1003003A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Duan et al. Compressive strength and microstructure of fly ash based geopolymer blended with silica fume under thermal cycle
Ajay et al. Effect of micro silica on the strength of concrete with ordinary Portland cement
Irassar et al. Influence of limestone content, gypsum content and fineness on early age properties of Portland limestone cement produced by inter-grinding
Mikhailova et al. Effect of dolomite limestone powder on the compressive strength of concrete
US8409344B2 (en) Cement and methods of preparing cement
BR112016028666B1 (pt) Método para produção de um composto de cimento
KR101121724B1 (ko) 고로슬래그, 분말형 규산나트륨, 탈황석고를 포함하는 결합재를 이용하는 무시멘트 콘크리트 조성물 및 무시멘트 콘크리트의 제조방법
CN105819727A (zh) 一种混凝土用复合矿物掺合料
US8523998B2 (en) Process for producing geopolymers
US20090229493A1 (en) High compressive strength silica mortar and manufacturing method thereof
KR101305546B1 (ko) 경소백운석의 수화특성을 활용한 이산화탄소 저감형 포틀랜드 시멘트의 제조방법
CN110167901A (zh) 土工聚合物组合物以及使用其的砂浆及混凝土
US20170226008A1 (en) Aluminosilicate
KR101410056B1 (ko) 바텀애시를 포함하는 결합재에 의한 무시멘트 콘크리트
CN110041002A (zh) 一种磨细稻壳灰基复合掺合料及其应用
EP0029069B1 (en) Hydraulic inorganic composition
Rashad Effect of limestone powder on the properties of alkali-activated materials–A critical overview
WO2014176656A1 (pt) Processo para produção de agregado fino para cimento a partir da lama vermelha resultante do processo de beneficiamento de bauxita (processo bayer)
CN113754331A (zh) 一种赤泥基胶凝材料及其制备方法和应用
Seco et al. Assessment of the ability of MGO based binary binders for the substitution of Portland cement for mortars manufacturing
Alkhateeb Chemical analysis of ordinary Portland cement of Iraq
Deraman et al. A review on processing and properties of bottom ash based geopolymer materials
CN102745919A (zh) 一种尾矿微粉硅酸盐水泥的制备方法
RU2400442C2 (ru) Минеральное связующее и способ его получения
CA3228639A1 (en) Improving reactivity of carbonated recycled concrete fines

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2476 DE 19-06-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.