BRPI1002829B1 - Sistema para tratamento preliminar em elevatórias de esgoto - Google Patents

Sistema para tratamento preliminar em elevatórias de esgoto Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002829B1
BRPI1002829B1 BRPI1002829-3A BRPI1002829A BRPI1002829B1 BR PI1002829 B1 BRPI1002829 B1 BR PI1002829B1 BR PI1002829 A BRPI1002829 A BR PI1002829A BR PI1002829 B1 BRPI1002829 B1 BR PI1002829B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
basket
solid
sewage
tray assembly
support
Prior art date
Application number
BRPI1002829-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Raul César Ferreira Durães
Rui Martins Rocha
Original Assignee
Companhia De Saneamento De Minas Gerais - Copasa Mg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Companhia De Saneamento De Minas Gerais - Copasa Mg filed Critical Companhia De Saneamento De Minas Gerais - Copasa Mg
Priority to BRPI1002829-3A priority Critical patent/BRPI1002829B1/pt
Publication of BRPI1002829A2 publication Critical patent/BRPI1002829A2/pt
Publication of BRPI1002829B1 publication Critical patent/BRPI1002829B1/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03FSEWERS; CESSPOOLS
    • E03F5/00Sewerage structures
    • E03F5/14Devices for separating liquid or solid substances from sewage, e.g. sand or sludge traps, rakes or grates
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F3/00Biological treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F3/02Aerobic processes
    • C02F3/04Aerobic processes using trickle filters
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03FSEWERS; CESSPOOLS
    • E03F5/00Sewerage structures
    • E03F5/22Adaptations of pumping plants for lifting sewage
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W10/00Technologies for wastewater treatment
    • Y02W10/10Biological treatment of water, waste water, or sewage

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Sewage (AREA)

Abstract

equipamento para tratamento preliminar em elevatórias de esgoto. refere-se esta invenção a um equipamento desenvolvido para operar em elevatória de esgoto, viabilizando a retenção e remoção dos resíduos sólidos grosseiros e areia, que chegam às elevatórias pelos coletores e proporcionando redução dos custos, economia de tempo, agilidade, eficiência e fácil operacionalização do sistema de bombeamento. o equipamento apresentado nesta invenção é constituído de cesto (1) para coleta dos resíduos com alça para içamento (3); tampa móvel (2) do cesto com alça para içamento (3); suporte interno (4) para fixação do cesto no poço de visita; suporte externo (15) para sustentação e fixação do cesto (1); pá (13) para remanejo do sólido; raspador (14); conjunto da bandeja separadora e secadora de sólidos, composta de caixa (7) retenção e secagem dos resíduos sólidos grosseiros, bandeja inferior (8) para retenção dos sólidos finos e filtragem do líquido, tampa (9) para proteção e suporte (10) para fixação do conjunto; tampa (17) para proteção do poço de visita - pv; monovia giratória (18) e guincho elétrico (16).

Description

[001] Refere-se esta invenção a um sistema destinado ao Tratamento Preliminar em Elevatórias e Redes Coletoras de Esgoto, como principal objeto da invenção o Cesto confeccionado em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro - PRFV, destinado para ser instalado a montante da Elevatória de Esgoto ou em série com a rede coletora ou com a rede interceptora (que é responsável em conduzir o esgoto coletado), objetivando a retenção, e a remoção dos resíduos sólidos grosseiros e de materiais sedimentares, lançados indevidamente com o esgoto e que chegam às elevatórias pelos coletores. Estes materiais indevidos provocam danos aos dispositivos de transporte do esgoto (bombas e tubulações), ocasionando alto custo de manutenção e impacto ambiental devido ao extravasamento do esgoto provocados pelo entupimento. Observa-se que a utilização do tratamento preliminar proporcionará fácil operacionalização do sistema de bombeamento e transporte, redução dos custos, otimização do tempo de manutenção, agilidade, eficiência e melhoria na qualidade final dos serviços prestados.
[002] O processo convencional de Tratamento Preliminar em Elevatórias de Esgotos, contemplados na NBR 12208 - Projetos de Estações de Elevatórias de esgoto Sanitário da ABNT e Norma Técnica de Companhias de Saneamento, embora admita dispositivos para remoção dos sólidos grosseiros no poço de sucção, a exemplo do sistema de gradeamento, cesto no poço de sucção, triturador e peneira, apresenta as seguintes limitações: ineficiência na remoção resíduos sólidos grosseiros, que é succionada e bombeada, ocasionando danos aos equipamentos e entupimento da tubulação; acúmulo de material sólidoT com possibilidade de sedimentação; dificuldade de limpeza da grade e poço de sucção; necessidade da equipe de manutenção entrar no poço de sucção com risco de contaminação; baixa vida útil da grade confeccionada em aço galvanizado, causada pela corrosão; uso de caminhão combinado para manutenção e limpeza do poço de sucção.
[003] O estado da técnica antecipa o documento de patentes que versam sobre a matéria em apreço como a invenção US7540953. Esse refere- se a um melhoramento no campo de manipulação, purificação e dispersão de águas residuais e comerciais, e, mais particularmente, porém, não como limitação, mas como um novo método de remoção de poluentes à base de água. Tais como vegetação, serapilheira, sedimentos grosseiros, hidrocarbonetos de petróleo e outros poluentes e contaminantes de águas residuais e comerciais. Mais especificamente, este invento fornece uma abóbada abaixo do solo composta por várias partes e numa variedade de tamanhos e formas com um filtro de inserção de bacia substituível para este fim.
[004] O sistema de controle de enchentes ou esgoto é o lugar onde o inventor inicialmente elaborou a abóbada subterrânea integrada única com bacia de captação do filtro. Este permite que a água de escoamento entre em uma caixa subterrânea e passe por um filtro substituível, disponível comercialmente antes de ser transferido para o sistema de controle de inundação ou através de um dreno francês que consiste em uma cavidade preenchida com cascalho e posicionada abaixo do sistema integrado. Uma camada de pano filtrante pode opcionalmente ser colocada sobre o cascalho de drenagem. A profundidade da cavidade de drenagem francesa é geralmente determinada pela taxa de absorção do subsolo, e, em alguns casos, pode ser a única maneira de remover a água que escorreu. Na maior parte do tempo, a água que escorreu vem em pequenas quantidades e pode ser facilmente filtrada. No entanto, no caso de chuvas fortes, um filtro especialmente projetado com uma abertura de descarga pode ser usado para desviar o excesso de água para o sistema de controle de inundação.
[005] Deve ser entendido neste momento que uma variedade de produtos pode ser usada na fabricação do dispositivo, incluindo blocos de concreto ou uma grande diversidade de plásticos.
[006] Na perspectiva da abóbada subterrânea integrada com bacia de captação de filtro, o dispositivo consiste numa secção de abóbada inferior de uma peça ou caixa que é de preferência de forma cilíndrica com um fundo de betão sólido, embora possam ser utilizadas outras formas e configurações. Como mostrado, o centro da abóbada inferior tem uma cavidade interior cuboide que é deslocada do centro diametral do cilindro. Na parte inferior do espaço interior, existe um orifício de saída cilíndrico na parede da secção de abóbada inferior.
[007] A superfície superior da secção de abóbada inferior tem uma ranhura fêmea interligada em torno do bordo exterior com a área central inclinada em direção ao centro da cavidade interior do cuboide. Um recesso no topo da cavidade interior cuboide permite a inserção da unidade de filtro removível mantida no lugar por uma grelha de ferro fundido galvanizado. No centro da unidade de filtro removível está um orifício de extravasamento ou desvio de alto volume. A porção inferior do orifício de entrada é formada na borda da secção da câmara inferior que chaveta a secção da saída inferior para a secção da saída superior. A orla da saída superior abaixada tem uma lâmina macho de interligação em torno da borda externa para coincidir com a ranhura de encaixe na aba inferior. O orifício de entrada na secção da abóbada superior tem o formato "U" para escorregar pela tubagem de entrada durante a instalação do dispositivo. A secção de abóbada superior é um invólucro inteiriço de forma cilíndrica com uma ranhura fêmea interligada na superfície superior. Uma lingueta macho de bloqueio correspondente está na superfície inferior da cobertura da câmara. A cobertura da câmara tem um orifício que é mostrado deslocado, embora possa estar localizado centralmente, dependendo do tamanho e forma do dispositivo.
[008] Uma modalidade alternativa da abóbada subterrânea integrada com bacia de retenção de filtro não terá o fundo na secção da abóbada inferior que é de forma cilíndrica. Um segmento de suporte de filtro com a superfície superior inclinada será travado entre a secção de abóbada inferior e a secção de abóbada superior pelos meios das ranhuras fêmeas de intertravamento e linguetas macho de intertravamento. Deve-se notar que o segmento de suporte de filtro pode ser feito de betão pré-moldado como mostrado ou podem também ser feitos de metal ou plástico e ainda caem dentro do âmbito desta patente. A superfície do suporte do filtro inclinar-se-á para o recesso que retém a unidade de filtro removível e a grelha de ferro fundido galvanizado. Por baixo do segmento de abóbada inferior será cavado um buraco preenchido com cascalho um dreno francês. O pano de filtro substituível pode ser colocado sobre o cascalho de drenagem para impedir que os sedimentos obstruam o cascalho de drenagem.
[009] Adicionalmente, ou alternativamente, uma bomba de depósito (não mostrada) pode ser colocada ou fixada na cavidade interior ou na secção de abóbada inferior.
[010] A invenção da patente JPH08135005A tem o objetivo de evitar que a lama de areia e semelhantes cheguem até a sucção da bomba submersível, para isso a bomba é instalada entre uma parede com orifícios destacáveis do fundo e uma estrutura dupla parede, para servir como filtro. Constituída pelos painéis de parede, providos de vários orifícios na face da parede e feitos de FRP (plástico reforçado com fibra de vidro) ou cloreto de vinila, são removíveis de maneira destacável no fundo, de modo a ter uma estrutura dupla e um material de filtro como areia e cascalho que são carregados nela para formar um poço de drenagem aberto no topo. A face da parede pode ser tecida. Este poço de drenagem é submerso no esgoto e a entrada de sucção de uma bomba submersível a é inserida no poço para bombear e para impedir que areia e lodo de esgoto entrem no poço. O poço de drenagem é feito de modo a ser facilmente transportado (montado e desmontado) no local. Desta forma, a eficiência de trabalho da bomba pode ser aumentada.
[011] A invenção JP2010116752A corresponde a um tanque de armazenamento de águas residuais possui um tanque de entrada com abertura superior através da qual o tubo de entrada de águas residuais e o tubo de água são inseridos. Uma tela é fornecida na abertura superior, exceto a parte do tubo de entrada. Um tanque de separação de resíduos de esgoto é fornecido com uma porta de saída conectada ao tubo de água. Uma abertura de ejeção da bomba submersível é conectada à entrada / saída de águas residuais do tanque de separação de resíduos de esgoto. O resíduo de esgoto é separado das águas residuais que fluem para a abertura de ejeção da bomba. Instalação de bomba de águas residuais usada na linha de esgoto. Apresentando vantagem para o transbordamento de resíduos de esgoto do tanque de entrada para o tanque de armazenamento de águas residuais pode ser evitado com segurança. A instalação da bomba de águas residuais pode ser mantida de forma confiável. O problema a ser resolvido para evitar que um resíduo transborde de um tanque de entrada para um tanque de esgoto, garantindo a operação e manutenção no equipamento da bomba de relé de esgoto de um tipo de separação sólida e a solução é que a tela é disposta em uma abertura superior do tanque de entrada, exceto uma parte em que um tubo de entrada está disposto em uma vista plana. A tela é fornecida com um número de hastes de retenção fixadas de forma destacável em uma parede lateral do tanque de entrada. Um espaço entre as hastes de retenção é ajustado para ter um diâmetro menor que os diâmetros de passagem de objetos estranhos das bombas subaquáticas.
[012] A invenção dispõe da instalação de bomba submersível com controle a relé de água residual de molde de separação sólida, com o excesso de resíduos de esgoto de um tanque de entrada para um tanque de armazenamento de águas residuais é evitado de maneira confiável, garantindo uma manutenção, onde o problema a ser resolvido e que a tela é fornecida na abertura superior do tanque de entrada, exceto na parte pela qual o tubo de entrada está disposto posicionado por vista plana, estando equipada com muitas hastes de captura fixadas na parede lateral do tanque de entrada, de modo que a conexão ou o desprendimento eram possíveis, o intervalo de folga entre as hastes de captura é definido abaixo do diâmetro da passagem de material estranho das bombas submersíveis.
[013] Tendo como objetivo solucionar os problemas, bem como a retenção de materiais sedimentares e resíduos sólidos grosseiros, lançados indevidamente com o esgoto, tais como: Plásticos; Pedaços de madeira; Garrafas pet; Tampas de garrafas pet; Preservativos; Roupas íntimas; Materiais de construção; Cabelos, etc., desenvolveu-se o SISTEMA PARA TRATAMENTO PRELIMINAR EM ELEVATÓRIAS DE ESGOTO, objeto da presente patente, fabricado através do processo de laminação manual (Hand Lay-Up). As peças são fabricadas em várias camadas de Plástico Reforçado com Fibra de Vidro, intercalando-se mantas e tecidos impregnados com resinas Poliéster adicionados de cargas minerais, resistentes a ambientes corrosivos. Laminados manualmente sobre moldes, os projetos são desenhados sob medida, sendo que, estas camadas são devidamente compactadas até que a espessura final da peça seja atingida.
[014] Os principais objetivos desta invenção são minimizar os impactos ambientais por extravasamento de esgoto, causados na falha de operação de uma elevatória e redes de esgoto, provocadas por entupimentos decorrentes de resíduos sólidos grosseiros e materiais sedimentares; reter os resíduos sólidos grosseiros e materiais sedimentares antes que ocorram o entupimento e o transbordamento do esgoto em Redes e Elevatórias de Esgoto; criar um equipamento de forma construtiva de tecnologia simples e baixo custo de implantação pelas as empresas de saneamento, que lidam com o esgoto doméstico para que possam ser instalados em locais de unidades já existentes, novos projetos que tenham o mínimo de espaço físico podendo ser instalado e retirado facilmente, sem necessidade de grandes intervenções na realização da manutenção preventiva e que seja possível manusear por um único operador; redução no alto custo da manutenção dos equipamentos que são danificados por resíduos sólidos e materiais sedimentares que chegam às Redes e Elevatórias de Esgoto, e também as Estações Tratamento de Esgoto; criar um equipamento para ser instalado a montante de Elevatória e Redes de esgoto para reterem os sólidos grosseiros e os possíveis materiais sedimentares, e a partir da retirada, separar o material sólido do líquido, possibilitando a destinação ambientalmente correta, minimizando o impacto ambiental e promover a melhoria da imagem da empresa, prestadora dos serviços de saneamento.
[015] Já comparando a presente invenção em relação ao estado da técnica de outras patentes, a mesma difere: - A patente US7540953 descreve um filtro para purificação da água de escoamento de telhados de propriedades residenciais e comerciais, utilizando placa de cobertura ralada para retenção com o intuito de separar sedimentos finos em uma câmara e reter detritos pesados, óleos, detritos flutuantes e contaminantes, para ser filtrados em menor escala, antes das águas serem escoadas aos córregos, proporcionando controles ambientais e minimizando enchentes. A aplicabilidade, o método de retenção, a separação e a eliminação do resíduo não têm qualquer vinculação com a invenção ao estado da técnica do equipamento destinado ao Tratamento Preliminar em Elevatórias e Redes Coletoras de Esgoto. - A patente JPH08135005A trata-se de uma invenção de um filtro, para ser instalado em um local de construção ou em um local inundado devido a um acidente, a fim de evitar a infiltração de lama de areia e semelhantes que cheguem a sucção de uma bomba submersível ou de uma bomba de drenagem. Essa está instalada no interior de um recepiente estruturado por dupla paredes perfuradas, confecionada em PRFV e entre a essas é preenchida com uma camada de meio filtrante, como pedra de cascalho. A referida patente trata-se de um ótimo produto a ser utlizado no saneamento, em poço de drenagem, para o esgotamento de valas, no instante da manutenção de redes. A utilização da patente JPH08135005A não apresenta a aplicação para poço de sucção da elevatória de esgoto, visto que, geralmente são equipamentos de maior porte, não sendo possível remover todo o conjunto periodicamente, pois trata-se de uma instação fixa do conjunto motobomba e também retéria ao lodo do esgoto que deve-se ser bombeado para a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE. Outra inconviniência é que uma vez fosse instalado em Elevatória, frequentemente, ocorreria entupimento no poço, ocorrendo extravasamento e a necessidade da realização da manutenção periódica da unidade para retirar o material armazenado externamente ao recipiente, para isso, requer uma equipe de manutenção e equipamento especializado para a limpeza, por exemplo, o caminhão combinado. Além das relações apresentadas a patente em questão, também não contemplam o Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos em PRFV, instalados externamente à unidade, objetivando secar o material recolhido para descarte ecologicamente correto. Dessa forma, a patente não há correlação alguma com a invenção ao estado da técnica do Sistema destinado ao Tratamento Preliminar em Elevatórias e Redes Coletoras de Esgoto. - A patente JP2010116752A aborda a junção de vários equipamentos e mecanismos para a separação do sólido em um tanque de armazenamento de esgoto com um tubo de entrada, um tanque de entrada, um tanque de separação de sedimentos, um separador e conjunto motobomba submersível, controlada por relé de nível. O sedimento é separado do esgoto que flui para a porta de descarga da bomba submersível pelo mecanismo de separação sólido-líquido, esse é acumulado no tanque de separação de sedimentos e armazenado temporariamente em um tanque de separação de sedimentos, e então, bombeando sedimentos com esgoto pela bomba e descarregando o fluxo de água a partir da direção inversa. A invenção JP2010116752A pode ser aplicada em elevatórias de esgoto, porém, a implantação é onerosa, complexa e necessita de área mais abrangente, a operação requer mão de obra especializada e disponibilização de equipe de manutenção específica para a operacionalização, e, comparando a invenção do Sistema de Tratamento Preliminar em Elevatórias e Redes Coletoras de Esgoto, que tem baixo custo de implantação, pois requer área de apenas um Poço de Visita e a instalação simplificada, não requer mão de obra especializada na operacionalização, sendo realizada com um único operador. Embora as invenções apresentadas possam haver semelhanças no resultado do escopo implantado, são produtos e técnicas totalmente diferentes. Uma outra observação a patente JP2010116752A não contemplam o Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos em PRFV, instalados externamente da unidade, objetivando secar o material recolhido para descarte ecologicamente correto.
[016] O Sistema objeto dessa invenção terá uma visualização melhor a partir das figuras apresentadas e da descrição detalhada, nas quais são: A FIGURA 1 ilustra a vista em perspectiva do conjunto do Cesto; A FIGURA 2 ilustra a vista em perspectiva do Cesto, Tampa, Suporte Interno Fixo e Tubo de Entrada do Afluente; A FIGURA 3 ilustra a vista posterior do Cesto e a circunferência do Tubo de Entrada do Afluente; A FIGURA 4 ilustra a vista superior do Cesto com detalhe da canaleta; A FIGURA 5 ilustra a vista frontal da Tampa do Cesto com detalhes dos furos; A FIGURA 6 ilustra a vista lateral esquerda da Tampa do Cesto com detalhe; A FIGURA 7 ilustra a vista frontal do Suporte Interno Fixo do Cesto; A FIGURA 8 ilustra a vista lateral esquerda do Suporte Interno Fixo do Cesto; A FIGURA 9 ilustra a vista em perspectiva do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 10 ilustra a vista da Tampa do Poço de Visita; A FIGURA 11 ilustra a vista em perspectiva da Tampa do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 12 ilustra a vista superior da Tampa do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA13 ilustra a vista frontal da Tampa do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 14 ilustra a vista lateral esquerda da Tampa do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 15 ilustra a vista superior da Caixa Coletora do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto e demonstrando secção de cortes; A FIGURA 16 ilustra a vista frontal da Caixa Coletora do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 17 ilustra a vista lateral esquerda da Caixa Coletora do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 18 ilustra a vista de corte AA da Caixa Coletora do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 19 ilustra a vista de corte BB da Caixa Coletora do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 20 ilustra a vista em perspectiva da Bandeja Inferior do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 21 ilustra a vista superior da Bandeja Inferior do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 22 ilustra a vista frontal da Bandeja Inferior do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 23 ilustra a vista lateral esquerda da Bandeja Inferior do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 24 ilustra a vista em perspectiva do suporte do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de esgoto; A FIGURA 25 ilustra a vista superior do Suporte do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 26 ilustra a vista posterior do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 27 ilustra a vista lateral esquerda do Suporte do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos de Esgoto; A FIGURA 28 ilustra a vista em perspectiva do Suporte Externo para fixação do Cesto, pá e raspador; A FIGURA 29 ilustra a vista lateral esquerda da Monovia Giratória e do Guincho Elétrico; A FIGURA 30 ilustra a vista lateral direita da Monovia Giratória e do Guincho Elétrico; A FIGURA 31 ilustra a vista posterior da Monovia Giratória e do Guincho Elétrico; A FIGURA 32 ilustra a vista frontal da Monovia Giratória e do Guincho Elétrico; A FIGURA 33 ilustra a vista em perspectiva superior do Guincho Elétrico; A FIGURA 34 ilustra a vista em perspectiva inferior do Guincho Elétrico; A FIGURA 35 ilustra a vista frontal do Guincho Elétrico; A FIGURA 36 ilustra a vista posterior do Guincho Elétrico; A FIGURA 37 ilustra a vista lateral direita do Guincho Elétrico; A FIGURA 38 ilustra a vista lateral esquerda do Guincho Elétrico; A FIGURA 39 ilustra a vista inferior do Guincho Elétrico; A FIGURA 40 ilustra a vista superior do Guincho Elétrico.
[017] O SISTEMA PARA TRATAMENTO PRELIMINAR EM ELEVATÓRIAS DE ESGOTO, apresentado nessa invenção é composto e subdividido em objeto principal (primário); objeto secundário; e objeto terciário para auxiliar na realização da manutenção. Citando o objeto principal da invenção é o Cesto (1) confeccionado em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro - PRFV e Alça para Içamento (3), dotado de furos com diâmetro variando entre 15 e 25 mm, sendo preferencialmente de 20 mm a partir de 150 mm da base (espaço para armazenamento dos materiais sedimentares, visto que, decorrente o maior peso tende a permanecer na parte inferior), distribuídos nas laterais e parte posterior do Cesto (1). Destinado para ser instalado a montante da Elevatória de Esgoto ou em série com a rede coletora ou com a rede interceptora responsável em transportar o esgoto coletado por gravidade, objetivando à retenção de materiais sedimentares e resíduos sólidos grosseiros lançados indevidamente com o esgoto, e conduzido pelo Tubo de Entrada do Afluente (6). Esse é posicionado na parte posterior e na altura superior do Cesto (1), e encaixado sobre Suporte Interno Fixo (4), ambos instalados no interior do Poço de Visita - PV, confeccionado em Manilha de Concreto (5) em diversos diâmetros e dimensionado de acordo o volume do esgoto. A Tampa do Cesto (2) em PRFV e Alça da Tampa para Içamento (3) é dotada de furos com diâmetro variando entre 15 e 25 mm, sendo preferencialmente de 20 mm distribuídos em sua superfície a partir de 150 mm da base, posicionada em canaletas na parte frontal do Cesto (1). O Suporte Interno Fixo (4) em PRFV para fixação do Cesto (1) está instalado verticalmente no PV a 1.000 mm do fundo e apresenta um espaço reservado para acúmulo de material sedimentar excedente, posicionado abaixo do tubo de Descarga do Coletor (6); o objeto secundário da invenção é o Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos em PRFV, instalados externamente, ou seja, ao lado do PV, que tem como objetivos separar e secar os materiais sedimentares e resíduos sólidos grosseiros, retidos e retirados do Cesto (1). Esse é composta de Caixa (7) com leito em formato parabólico dotada de furos com diâmetro de 6 mm dispostos ao longo da superfície para retenção e secagem dos materiais sedimentares e resíduos sólidos grosseiros. A Bandeja Inferior (8) em PRFV dotada de furos com diâmetro de 4 mm para retenção dos sólidos finos e filtragem do líquido, Tampa da Bandeja Separadora e Secadora (9) em PRFV serve para proteção da Caixa (7) durante o processo de secagem evitando a proliferação de insetos e Suporte (10) com Tubo Guia na parte inferior (11) para fixação do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos. Já o Tubo na lateral (12) auxilia no retorno do líquido do efluente ao Poço de Visita, posicionada ao lado da Monovia Giratória (18) com giro de até 360° que propicia movimento circular e ambos fixados na área de abrangência do PV e por fim o objeto terciário da invenção é a relação de acessórios desenvolvidos e adequados para auxiliar na operacionalização da Cesto (1): Pá (13) em PRFV e Raspador (14) em PRFV com borracha de 5 mm para remanejo do sólido do Cesto (1) ao Conjunto da Bandeja Separadora. O Suporte Externo Fixo (15) serve para sustentação e fixação do Cesto (1), posicionado ao lado do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos a ser utilizado no instante da manutenção. A Tampa do Poço de Visita (17) em PRFV é desenvolvida em com diversos diâmetros, atendendo ao dimensionamento da unidade e posicionada sobre o PV para proteção. A Monovia Giratória (18) que somada ao uso do Guincho Elétrico (16), propicia o movimento circular, horizontal e vertical, o que facilita a movimentação do Cesto (1), isto é, a instalação e a retirada do Cesto (1) ao Suporte Interno Fixo (4) no interior do PV e também, para direcioná-lo e transportá-lo até a parte externa, encaixando no Suporte Externo Fixo (15), do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos, posicionada em base de concreto armado ao lado do Poço de Visita o Guincho Elétrico (16), utilizando cabo de aço para movimento vertical do Cesto (1) do poço de visita até o Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos, está posicionado no trilho da Monovia Giratória (18) sobre o Poço de Visita.
[018] A funcionalidade e as vantagens da invenção do Sistema é o tratamento Preliminar a montante em Elevatória de Esgoto ou em série com a rede coletora ou com a rede interceptora responsável em transportar o esgoto coletado por gravidade, no qual, destina-se principalmente a Remoção de Sólidos Grosseiros (lançados indevidamente como resíduos sólidos no esgoto sanitário e de fácil retenção, e remoção, através de operações físicas) e a Remoção de materiais sedimentares. Para isso, a instalação em unidades já existentes, é necessário, seccionar a rede coletora ou interceptora, a montante da elevatória de esgoto e instalar o referido equipamento. Observa-se que para novas elevatórias, o projeto já deve ser desenvolvido contemplando o sistema, e a instalação ocorrerá no instante da implantação da elevatória. Esse tem o intuito de permitir as realizações de manutenções rápidas e com baixo custo, desonerando o alto custo das manutenções do Sistema Esgotamento Sanitário, pois, a operacionalização pode ocorrer com um único operador, realizando de maneira rápida a retirada dos resíduos grosseiros e materiais sedimentares, secando e descartando de maneira ecologicamente correta, sem provocar danos ao meio ambiente.
[019] O SISTEMA PARA TRATAMENTO PRELIMINAR EM ELEVATÓRIAS DE ESGOTO poderá ser produzido e fornecido com todos os equipamentos operacionais, de outro modo, com os acessórios e possibilitarão ser adequados aos diversos tipos de Elevatórias de Esgoto ou em série com a rede coletora ou com a rede interceptora, e, também acrescidos a implementação de automação no processo, ficando a cargo da necessidade. Por exemplo, limpeza automática e monitoramento à distância do volume do cesto, secagem rápida dos resíduos, entre outras.

Claims (1)

1. “SISTEMA PARA TRATAMENTO PRELIMINAR EM ELEVATÓRIAS DE ESGOTO”, caracterizado por ser composto de Cesto (1) confeccionado em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro - PRFV e Alça para Içamento (3), dotado de furos com diâmetro variando entre 15 e 25 mm, sendo preferencialmente de 20 mm a partir de 150 mm da base, distribuídos nas laterais e parte posterior do Cesto (1), destinado a ser instalado à montante da Elevatória de Esgoto ou em série com a rede coletora ou com a rede interceptora responsável em transportar o esgoto coletado por gravidade, objetivando à retenção de materiais sedimentares e resíduos sólidos grosseiros, lançados indevidamente com o esgoto, e conduzido pelo Tubo de Entrada do Afluente (6), esse tubo está posicionado na parte posterior e na altura superior do Cesto (1), e encaixado sobre Suporte Interno Fixo (4), ambos instalados no interior do Poço de Visita - PV, confeccionado em Manilha de Concreto (5) em diversos diâmetros e dimensionado de acordo o volume do esgoto, já a Tampa do Cesto (2) em PRFV e Alça da Tampa para Içamento (3) são dotadas de furos com diâmetro variando entre 15 e 25 mm, sendo preferencialmente de 20 mm distribuídos em sua superfície a partir de 150 mm da base, posicionada em canaletas na parte frontal do Cesto (1); o Suporte Interno Fixo (4) em PRFV para fixação do Cesto (1), está instalado verticalmente no PV a 1.000 mm do fundo, espaço reservado para acúmulo de material sedimentar excedente, posicionado abaixo do Tubo de Entrada do Afluente (6); o Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos em PRFV, composta de Caixa (7) com leito em formato parabólico, dotada de furos com diâmetro de 6 mm dispostos ao longo da superfície para retenção e secagem dos materiais sedimentares e resíduos sólidos grosseiros, a Bandeja Inferior (8) em PRFV dotada de furos com diâmetro de 4 mm para retenção dos sólidos finos e filtragem do líquido, Tampa da Bandeja Separadora e Secadora (9) em PRFV para proteção da Caixa (7) durante o processo de secagem e Suporte (10) com Tubo Guia na parte inferior (11) para fixação do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos, e Tubo na lateral (12) para retorno do líquido do efluente ao Poço de Visita, posicionada ao lado da Monovia Giratória (18) com giro de até 360°; Pá (13) em PRFV e Raspador (14) em PRFV com borracha de 5 mm para remanejo do sólido do Cesto (1) ao Conjunto da Bandeja Separadora; Suporte Externo Fixo (15) para sustentação e fixação do Cesto (1), posicionado ao lado do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos; Tampa do Poço de Visita (17) em PRFV com diversos diâmetros, posicionada sobre o PV para proteção; a Monovia Giratória (18) com giro de até 360° que propicia movimento circular, horizontal e vertical, somado ao uso do Guincho Elétrico (16), o que facilita a movimentação do Cesto (1), ao Suporte Interno Fixo (4) no interior do PV até a parte externa, encaixando no Suporte Externo Fixo (15) do Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos, posicionada em base de concreto armado ao lado do Poço de Visita e o Guincho Elétrico (16), acionado por motor de indução, 1610 RPM, adaptado ao redutor utilizando cabo de aço para movimento vertical do Cesto (1) do poço de visita até o Conjunto da Bandeja Separadora e Secadora de Sólidos, posicionado no trilho da Monovia Giratória (18) sobre o Poço de Visita.
BRPI1002829-3A 2010-08-06 2010-08-06 Sistema para tratamento preliminar em elevatórias de esgoto BRPI1002829B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1002829-3A BRPI1002829B1 (pt) 2010-08-06 2010-08-06 Sistema para tratamento preliminar em elevatórias de esgoto

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1002829-3A BRPI1002829B1 (pt) 2010-08-06 2010-08-06 Sistema para tratamento preliminar em elevatórias de esgoto

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002829A2 BRPI1002829A2 (pt) 2012-04-03
BRPI1002829B1 true BRPI1002829B1 (pt) 2020-09-15

Family

ID=45936373

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002829-3A BRPI1002829B1 (pt) 2010-08-06 2010-08-06 Sistema para tratamento preliminar em elevatórias de esgoto

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1002829B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1002829A2 (pt) 2012-04-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101066648B1 (ko) 터널용 집수장치
US9828758B2 (en) Sewer system
US9127448B2 (en) Retrofit catch basin for use in storm water management practice
CN101014423A (zh) 混凝土回收设备
CN102635157B (zh) 一种虹吸式雨水排放与回收系统
KR101096768B1 (ko) 빗물이용장치
CN102583615A (zh) 将平流沉淀池改造为沉淀气浮池的方法及改造后的沉淀气浮池
JP6242097B2 (ja) 地下排水ポンプ設備
KR101638559B1 (ko) 슬러지를 여과하여 건조시키는 비점오염저감시설
KR101241459B1 (ko) 확장 저류조를 갖는 초기우수 보관 처리시스템
CN204662646U (zh) 一种初期雨水过滤分离装置
KR101185579B1 (ko) 초기우수배제형 빗물 저류장치
BRPI1002829B1 (pt) Sistema para tratamento preliminar em elevatórias de esgoto
JP4319452B2 (ja) 油水分離槽
NO20131476A1 (no) Avløpssystem
KR20070105032A (ko) 저장탱크용 지하 구조물 및 이를 이용한 우수처리 방법
CN211597025U (zh) 一种地下雨水回收利用装置
JP4320758B2 (ja) 排水処理設備
CN210331937U (zh) 一种废水回收利用系统
KR101007104B1 (ko) 무동력 하수관거 자동 세척장치
CN104963383B (zh) 一种有压输水管道倒虹吸管水力自动冲淤装置
KR20000064153A (ko) 하이드로 싸이클론을 이용한 오물수거식 맨홀
JP5349551B2 (ja) 土砂沈殿用構造物、沈殿池施工方法、及び水路回復方法
CN210751664U (zh) 一种集成式雨水收集处理装置
CN215367644U (zh) 一种城市防内涝排水系统

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: B09B 3/00 , C02F 3/04 , C02F 9/02

Ipc: E03F 5/14 (1968.09), E03F 5/22 (1968.09), C02F 3/0

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/09/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.