BRPI1001838A2 - sistema portÁtil de envasamento de gÁs - Google Patents

sistema portÁtil de envasamento de gÁs Download PDF

Info

Publication number
BRPI1001838A2
BRPI1001838A2 BRPI1001838A BRPI1001838A2 BR PI1001838 A2 BRPI1001838 A2 BR PI1001838A2 BR PI1001838 A BRPI1001838 A BR PI1001838A BR PI1001838 A2 BRPI1001838 A2 BR PI1001838A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cylinder
portable gas
gas
coupling
gas filling
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Daniel Camilotti
Flavio Camilotti
Original Assignee
Daniel Camilotti
Flavio Camilotti
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Daniel Camilotti, Flavio Camilotti filed Critical Daniel Camilotti
Priority to BRPI1001838 priority Critical patent/BRPI1001838A2/pt
Publication of BRPI1001838A2 publication Critical patent/BRPI1001838A2/pt

Links

Landscapes

  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)

Abstract

SISTEMA PORTÁTIL DE ENVASAMENTO DE GÁS. A presente invenção refere-se um sistema portátil de envasamento de gás (1), para ser instalado em veículos para envasar botijões de gás (3) nos locais de sua utilização, sendo que o sistema (1) compreende um reservatório de gás (2) que abastece botijões de gás (3) posicionados em compartimentos (4) fechados e posicionados sobre um sistema de medição (12) a fim de aferir o peso do botijão (3) no momento de seu envase, permitindo ao consumidor uma escolha de quantidade de gás e ainda liminando os inconvenientes de troca de botijão (3) ou de seu transporte para locais remotos para recarga.

Description

SISTEMA PORTÁTIL DE ENVASAMENTO DE GÁS A presente invenção refere-se a um sistema portátil de envasamenfed$( „ Jki^ gás, particularmente para ser instalado em veículos que assim podem envasar botijões de gás nos locais de sua utilização, dispensando sua troca ou transporte até a empresa abastecedora.
Histórico da invenção
São conhecidos os sistemas canalizados de abastecimento de gás para residências cuja rede de distribuição ainda não atinge todas as regiões metropolitanas, fazendo-se necessário o uso de botijões nos locais não abrangidos por tal rede.
Os consumidores trocam os botijões assim que seu conteúdo termina, sendo que essa troca pode ser efetuada, por exemplo, diretamente nas empresas que abastecem os botijões, ou aguarda-se a passagem de um caminhão da abastecedora que em datas programadas faz sua venda com troca de botijões no local.
De maneira desvantajosa, o transporte dos botijões, sejam cheios ou vazios, entre a empresa e as residências tem um custo que é repassado ao produto.
Além disso, os botijões sofrem desgaste nesse transporte ou em seu armazenamento, obrigando que seja feita sua manutenção e pintura, o que também encarece o produto.
Ainda outra desvantagem, por receio de que o gás acabe no meio de um cozimento, o consumidor efetua a troca do botijão antes que ele esvazie, sem ter qualquer reembolso pelo gás ali contido.
A fim de solucionar esses problemas, o presente modelo de utilidade apresenta um sistema portátil de envasamento de gás para ser instalado em quaisquer veículos que levam o gás até as residências, onde envasam os botijões de gás diretamente no local de sua utilização.
O presente sistema portátil de envasamento de gás representa uma redução considerável desse custo de transporte e conservação dos botijões, possibilitando uma redução do preço do produto final aplicado ao consumidor.
Ao se utilizar os mesmos caminhões que fazem atualmente a troca dos botijões, tem-se vantajosamente, uma redução nos gastos com o deslocamento desse veículo pois têm somente o peso do gás propriamente dito, e não mais o peso dos botijões, possibilitando assim um melhor aproveitamento de sua capacidade de -Λ" Λ
2/5
carga.
<y\λ-
O presente sistema pode ser utilizado em caminhões, vans, motofeidetas,.
' O
com sidecar, etc., o que possibilita o abastecimento em locais de difícil acesso, onde os caminhões não conseguem chegar.
A fim de melhor elucidar o presente sistema portátil de envasamento de
gás, são apresentadas a seguir figuras esquemáticas de uma realização particular da invenção, cujas dimensões e proporções não são necessariamente as reais, pois as figuras têm apenas a finalidade de apresentar didaticamente seus diversos aspectos, cuja abrangência de proteção está determinada apenas pelo escopo das reivindicações anexas.
Breve descrição dos desenhos
O sistema portátil de envasamento de gás será descrito a seguir com base nos desenhos em anexo, nos quais:
- a figura 1 ilustra uma vista em perspectiva esquemática do sistema portátil de envasamento de gás (1) da presente invenção, com a porta (6) aberta;
- a figura 2 ilustra uma vista em perspectiva esquemática do presente sistema (1), desprovido do reservatório (2);
- a figura 3 ilustra uma vista em perspectiva frontal do presente sistema (1), desprovido do reservatório (2), com a porta (6) aberta;
- a figura 4 ilustra uma vista em perspectiva frontal do presente sistema
(1), desprovido do reservatório (2) e de botijão (3), com a porta (6) aberta;
- a figura 5 ilustra uma vista em perspectiva do sistema portátil de envasamento de gás (1), em um exemplo de aplicação a um veículo de quatro rodas;
Descrição da Configuração Ilustrada
Conforme ilustrado nas figuras anexas, a presente invenção trata de um sistema portátil de envasamento de gás (1), para ser instalado em um veículo, o que possibilita sua locomoção para recarga de botijões de gás (3) em domicílio.
O sistema portátil de envasamento de gás (1) compreende um reservatório de gás (2) para o abastecimento dos botijões de gás (3); ao menos um compartimento (4) que compreende um boxe (40) dotado de um berço (13), definido de modo não Iimitativo como rebaixo, em sua base para acomodar botijão (3). Referido boxe (40) é apoiado sobre um sistema de medição (12), disposto sobre a base do compartimento (4) fechado por uma porta (6), onde cada boxe (40) Γ'·-· »" compreende um suporte retrátil (10) do engate rápido (9), e a partir deste» m^a
•A
mangueira (15) conectada ao reservatório (2), sendo dito engate rápido (9) acotffedp a um conjunto conector com válvula de segurança (7), já incorporado nos botijões (3) a serem envasados.
De maneira preferencial, referido sistema de medição (12) é uma balança dotada de células de carga para monitoramento e controle do peso do botijão de gás (3).
O sistema portátil de envasamento de gás (1) compreende ainda um painel de comando (5), para controle do envasamento do gás, que compreende um programa que gerencia o funcionamento do sistema (1).
Referido conjunto conector (7) permite tanto o acoplamento de um engate rápido (9), para envase de gás, como um engate para utilização do gás em um fogão (não ilustrado). O engate rápido (9) é qualquer um adequado para acoplamento em um conjunto conector (7) de botijão de gás (3), por exemplo do tipo bobtail.
O sistema de medição (12) é utilizado para aferir o peso do botijão (3) antes e após a recarga, bem como a quantidade líquida aplicada, que pode ser completa ou definida pelo próprio usuário, afim de determinar o valor a ser pago.
Os compartimentos (4) são fechados pelas referidas portas (6), que são dotadas de travas (8) para impedir que o botijão (3) seja equivocadamente removido durante sua recarga. Os boxes (40) e os compartimentos (4) compreendem ainda respiros (14), que permitem a saída de gás, em caso de um eventual vazamento durante a recarga, evitando que fiquem aprisionados dentro do compartimento (4).
A fim de facilitar a recarga dos botijões (3), o sistema portátil de envasamento de gás (1) compreende ainda um display digital (50), posicionado preferencialmente
acima dos compartimentos (4), nos painéis de comando (5) do abastecimento e impressão de comprovantes de pagamentos, que podem ser efetuados por meio de cartão de crédito, débito, dinheiro, vale combustível, etc.
De maneira preferencial, o envasamento é feito de forma automática. O botijão (3) é posicionado no berço (13), dentro do boxe (40) que está sobre o sistema de medição (12), mantendo o conjunto conector (7) do botijão (3) posicionado para cima, de forma coincidente com o engate rápido (9). Em seguida, é fechada a porta de segurança (6) do compartimento (4) por sua trava (8), mantendo o botijão (3) enclausurado. Com o fechamento da porta (6) aciona-se o suporte retrátil (10) que move o engate rápido (9) até seu acoplamento junto ao adaptador (7) do botijão (3). -γ-«
Depois do engate rápido (9) ser acoplado ao conjunto conector (Xfho^p^,-^ é inserido no botijão (3), enquanto o sistema de medição (12) mede a alteração de peso do botijão (3). Ao ser atingido o nível de gás escolhido, ou o limite volumétrico do botijão (3), conclui-se a recarga, interrompendo-se o fluxo de gás do reservatório (2) para o botijão (3), e retirando-se o engate rápido (9), do conjunto conector (7), através do recuo de seu suporte retrátil (10), o que libera a trava (8) da porta de segurança (6), e o display (50) do painel de comando (5) indica o preço final a ser cobrado. A trava (8) é preferencialmente automatizada, podendo ser mecânica com um sensor, que indica se a porta está fechada ou aberta, liberando ou encerrando a recarga de gás.
O referido programa gerencia as diversas funções do sistema portátil de envasamento de gás (1), tal como o movimento do acoplamento do engate (9) no conjunto conector (7), a medição do peso do botijão (3) ao ser posicionado no compartimento (4), a medição do peso do botijão (3) ao ser envasado, permite a escolha de uma quantidade de gás a ser envasado, avisa quando o limite de gás do botijão (3) é atingido, apresenta em um display (50) do painel de comando (5) a importância a ser paga e o valor dos pesos medidos, etc.
O presente sistema portátil de envasamento de gás (1) pode ser usado manualmente, sendo que nessa opção o engate rápido (9) no conjunto conector (7) do botijão (3) é feito pelo operador antes do fechamento do compartimento (4), e após seu fechamento libera o gás do recipiente (2) até que o peso do botijão (3) alcance o valor desejado ou seu limite de envase.
Dentro da construção básica, acima descrita, o sistema (1), objeto da presente invenção, pode apresentar modificações relativas a dimensões, detalhes construtivos e/ou configurativos sem fugir do escopo da proteção solicitada.
O sistema compreende ainda uma válvula de contra-fluxo (não ilustrada), para impedir o retorno do gás do botijão (3) para o reservatório (2), caso a pressão no interior do botijão (3) seja maior que a pressão no interior do reservatório (2).
Para fazer o abastecimento, deve-se proceder às seguintes etapas:
1) Abre-se a porta (6), e posiciona-se o botijão (3) no berço (13), obtendo- se a leitura do peso do botijão (3) no sistema de medição (12).
2) O programa que controla a automatização do sistema de distribuição de gás recebe um sinal do sistema de medição (12), com o resultado da pesagem 5 η, W \ I ■ """"TjmiaiHrei W
Rub: Jc ?
obtida do botijão (3), anteriormente ao processo de envase. ^ \
3) A porta (6) do compartimento (4) é fechada e travada. Um séifi%T^ií V
acusa o correto travamento da porta (6) e envia um sinal ao programa de controle para início do processo de envase de gás.
4) O programa de controle promove o acoplamento do engate rápido (9)
no conjunto conector (7).
5) O operador define a quantidade de gás que será transferida do reservatório (2) para o botijão (3), através de um painel de controle (5), e autoriza o início da recarga.
6) O sistema de medição (12) acusa o peso do botijão (3) que está sendo
recarregado, comunicando-o ao programa de controle, que calcula a diferença entre os pesos final e inicial, encerrando a recarga quando a quantidade pré-estabelecida de gás, a ser transferido, é atingida.
7) O engate rápido (9) é desacoplado do conjunto conector (7) e, em seguida, a trava (8) é liberada para que a porta (6) seja aberta e o botijão (3) retirado
do compartimento (4), reiniciando o sistema.
8) Um sistema de segurança é acionado automaticamente, quando do não acoplamento, acoplamento parcial ou desalinhamento do engate rápido (9) em relação ao conjunto conector (7), onde um sensor de presença (não ilustrado),
posicionado no engate rápido (9), detecta a não conexão informando, ao programa de controle do envasamento para o cancelamento da recarga.
Ao iniciar a recarga, o programa de controle do envasamento inicia o constante monitoramento da pressão interna do botijão (3), através de um sensor de pressão (não ilustrado), posicionado no engate rápido (9). Dessa forma, quando a pressão interna do botijão (3) exceder um valor máximo pré-determinado, o sensor de pressão (não ilustrado) envia um sinal ao programa de controle do envasamento, para encerramento da recarga.
A abrangência da presente invenção, portanto, não deve ser limitada ao exemplo ilustrado, mas sim, apenas aos termos definidos nas reivindicações e seus equivalentes.

Claims (9)

1. SISTEMA PORTÁTIL DE ENVASAMENTO DE GÁS care pelo fato de que compreende um reservatório de gás (2) para o abastecimento dos botijões de gás (3); ao menos um compartimento (4) que compreende um boxe (40) dotado de um berço (13) em sua base para acomodar o botijão (3); um sistema de medição (12), disposto sobre a base do compartimento (4) fechado por uma porta (6); dito boxe (40) alojado no compartimento (4) compreende ainda um suporte retrátil (10) do engate rápido (9), e a partir deste uma mangueira (15) conectada ao reservatório (2), sendo dito engate rápido (9) acoplado a um conjunto conector com válvula de segurança (7) já incorporado no botijão (3); e, um painel de comando do envasamento (5) para cada compartimento (4), que compreende um programa que gerencia o funcionamento do sistema (1).
2. - SISTEMA PORTÁTIL DE ENVASAMENTO DE GÁS de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do sistema de medição (12) ser uma balança dotada de células de cargas.
3. - SISTEMA PORTÁTIL DE ENVASAMENTO DE GÁS de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o engate rápido (9) é do tipo bobtail.
4. - SISTEMA PORTÁTIL DE ENVASAMENTO DE GÁS de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o compartimento (4) e o boxe (40) compreendem respiros (14).
5. - SISTEMA PORTÁTIL DE ENVASAMENTO DE GÁS de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o painel de comando (5) de abastecimento e de impressão de comprovantes de pagamento compreende displays digitais (50).
6. - SISTEMA PORTÁTIL DE ENVASAMENTO DE GÁS de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende uma válvula de contra- fluxo (não ilustrada), para impedir o retorno do gás do botijão (3) para o reservatório (2).
7. - SISTEMA PORTÁTIL DE ENVASAMENTO DE GÁS de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sistema (1) compreende um programa que gerencia suas diversas funções, tal como o movimento do acoplamento do engate (9) no conjunto conector (7), a medição do peso do botijão (3) ao ser posicionado no compartimento (4), a medição do peso do botijão (3) ao ser envasado, permite a escolha de uma quantidade de gás a envasar, avisa quando ο limite de gás do botijão (3) é atingido e apresenta em um display (50) do painel d^zx comando (5) a importância a ser paga e o valor dos pesos medidos. : ^ «
8. - SISTEMA PORTÁTIL DE ENVASAMENTO DE GÁS de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende um sistema de segurança acionado automaticamente quando do não acoplamento, acoplamento parcial ou desalinhamento do engate rápido (9) em relação ao conjunto conector (7), onde um sensor de presença posicionado no engate rápido (9), detecta a não conexão e envia um sinal ao programa de controle do envasamento, para cancelamento da recarga.
9. - SISTEMA PORTÁTIL DE ENVASAMENTO DE GÁS de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o sistema de segurança é dotado de um sensor de pressão (não ilustrado) posicionado no engate rápido (9), o qual detecta a pressão excedente do máximo pré-determinado no interior do botijão (3), e envia um sinal ao programa de controle do envasamento, para encerramento da recarga.
BRPI1001838 2010-06-17 2010-06-17 sistema portÁtil de envasamento de gÁs BRPI1001838A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1001838 BRPI1001838A2 (pt) 2010-06-17 2010-06-17 sistema portÁtil de envasamento de gÁs

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1001838 BRPI1001838A2 (pt) 2010-06-17 2010-06-17 sistema portÁtil de envasamento de gÁs

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1001838A2 true BRPI1001838A2 (pt) 2013-03-12

Family

ID=47831247

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1001838 BRPI1001838A2 (pt) 2010-06-17 2010-06-17 sistema portÁtil de envasamento de gÁs

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1001838A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1002740A2 (pt) sistema compacto de envasamento de gás
BR112013012465B1 (pt) sistema e método compacto automatizado de envasamento de gás
US10591112B2 (en) Process and device for filling tanks
CZ20012315A3 (cs) Mobilní čerpací stanice
KR20140103832A (ko) 가스를 용기에 담기 위한 자동화된 소형 시스템 및 방법
CN101140051A (zh) 高压储氢瓶组合阀
BRPI0311559B1 (pt) processo para suplementar e calcular energia consumida por um veículo, e, veículo elétrico para operação com um acumulador de energia
ES2739983T3 (es) Procedimiento para el repostaje con gas natural en especial de vehículos de mercancías
BRPI1001838A2 (pt) sistema portÁtil de envasamento de gÁs
CN110857677A (zh) 具有车载流体存储罐的移动分配站
CN215411381U (zh) 一种具有自切断结构的压缩天然气加气机
CZ20041221A3 (cs) Premístitelná stanice pro cerpání tekutin
RU101677U1 (ru) Мобильный топливозаправочный пункт
PT2390128E (pt) Sistema de controlo de um volume armazenado num depósito
BR102013001503A2 (pt) Sistema de distribuição e controle de fluido lubrificante a granel e método de distribuição de fluídos lubrificantes para troca inteligente de fluidos lubrificantes a granel
CN203319685U (zh) 汽车加水机
RU15505U1 (ru) Комплекс децентрализованного газоснабжения (варианты) и газовая баллонная установка
CN207540080U (zh) 冷热流量计量控制系统
CN201061995Y (zh) 具有油量计数装置的油箱
TH135300A (th) ระบบและวิธีการอัดของก๊าซบรรจุ
RU128711U1 (ru) Измерительная установка для нефти и нефтепродуктов
EP1260756A1 (en) Medical devices identification method, particularly for safe supplying devices and improved medical devices according to said method
de Miguel et al. Experimental study of the thermal behaviour of hydrogen tanks during hydrogen cycling
CN111912503A (zh) 用于计量检定燃油加油机的储油装置
CZ18051U1 (cs) Výdejní stojan k doplnování technologických kapalin a kapalinových smesí a nebo prímesí

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11K Dismissal acc. art. 17, par 2 of ipl - pending earlier application (priority claim) definitively shelved

Free format text: PRIORIDADE INTERNA DO PI 1002740-8

B03G Publication of an application: publication cancelled

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 3.1 NA RPI NO 2201 DE 12/03/2013 POR TER SIDO INDEVIDA.

B03F Publication of an application: publication of application definitely dismissed - article 216, par 2 and article 17, par 2 of industr. prop. law