BRPI1001583A2 - puxador de barra para torno cnc - Google Patents

puxador de barra para torno cnc Download PDF

Info

Publication number
BRPI1001583A2
BRPI1001583A2 BRPI1001583A BRPI1001583A2 BR PI1001583 A2 BRPI1001583 A2 BR PI1001583A2 BR PI1001583 A BRPI1001583 A BR PI1001583A BR PI1001583 A2 BRPI1001583 A2 BR PI1001583A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bar
cnc
handle
guides
main base
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Jorge Luiz Bordinhon
Original Assignee
Usimetal Usinagem E Ferramentas Ltda Epp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Usimetal Usinagem E Ferramentas Ltda Epp filed Critical Usimetal Usinagem E Ferramentas Ltda Epp
Priority to BRPI1001583 priority Critical patent/BRPI1001583A2/pt
Publication of BRPI1001583A2 publication Critical patent/BRPI1001583A2/pt

Links

Landscapes

  • Turning (AREA)

Abstract

<B>PUXADOR DE BARRA PARA TORNO CNC<D>, para deslocamento de barra em torno CNC consiste em um puxador (1) que compreende uma baseprincipal (2) como sendo a estrutura do puxador (1), com uma cavidade longitudinal (3) conformada com guias internas (4), que sustentam duas guias laterais, guia lateral direita (5) e guia lateral esquerda (6), ambas são um corpo prismático compatível com a cavidade longitudinal (3) da base principal (2) e cuja face superior apresenta ranhuras transversais (7) de modo a resultar no encaixe com ranhuras inferiores (8) transversais de dois mordentes,mordente direito (9) e mordente esquerdo (10), os quais pressionam a barra e permite a deslocação da barra pela máquina CNC, ditos mordentes (9)(10) são ocos de modo a receber a introdução de parafusos de fixação (11); guias laterais (5)(6) são pressionadas por molas externas, mola direita (12) e mola esquerda (13), que exercem força para o interior da base principal (2) mantendo posicionados todos os elementos visto que ditas molas (12)(13) são fixados externamente por tampas laterais, tampa lateral direita (14) e tampa lateral esquerda (15), com uma cavidade (16) de forma a transpassar as guias laterais (5)(6) longitudinalmente movimentando a barra e por fim o conjunto é afixado por parafusos axiais (17).

Description

RELATÓRIO DESCRITIVO DE PATENTE DE INVENÇÃO"PUXADOR DE BARRA PARA TORNO CNC"
O presente pedido de patente de invenção objeto dedescrição e reivindicação deste relatório trata de uma soluçãoinventiva com o campo de aplicação inserido na indústriaparticularmente na usinagem de peças, traduzido na forma de umpuxador de barras que apresenta a concepção de um conjunto depeças que atua por mola de pressão cuja construção traz em seubojo uma série de vantagens técnicas, inéditas e inovadoras.
Por sua vez O "PUXADOR DE BARRA PARA TORNOCNC", com os desenvolvimentos técnicos aplicados, apresentaobtenção de maior confiabilidade, durabilidade, segurança sob aóptica operacional, além de proporcionar menos manutenção. Opuxador apresenta um funcionamento diferenciado capaz de eliminarfolgas decorrentes do uso solucionando os problemas do estado datécnica.
Para que tais predicados sejam factíveis orequerente idealizou um puxador provido do requisito de novidade,graças ao inédito conceito na construção, no formato e nofuncionamento, sendo que esta inovação converge para umaatividade inventiva com aplicabilidade industrial, atendendo aosrequisitos de patenteabilidade, notadamente como patente deinvenção, conforme disposto no artigo 8o da Lei 9.279.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA: a fim de propiciarveracidade ao contexto explicitado no quadro introdutório, seráapresentada uma breve explanação sobre o estado da técnica para ospuxadores bem como os problemas existentes, onde será possível aum técnico versado no assunto reconhecer os aspectos Iimitantes eque norteiam a necessidade de desenvolvimento e aplicação deinovações nos puxadores, inovações estas que convergem para o"PUXADOR DE SARRA PARA TORNO CNC" objeto de reivindicaçãodeste pedido de patente de invenção.
Os meios utilizados nos processos de usinagempossibilitam uma enorme variedade de geometrias em peças a seremusinadas com alto grau de precisão dimensional e acabamento nãoalterando as propriedades do material.
A definição de usinagem consiste em processos defabricação por geração de superfícies por meio de remoção dematerial, conferindo dimensão e forma à peça. As operaçõesrealizadas na usinagem dividem-se em processos de usinagemconvencional e não-convencional (jato abrasivo, plasma, laser, ultra-som, eletro erosão, feixe de elétrons, etc.). Dentre os processos deusinagem convencional se destacam, devido ao uso maisamplamente difundido, o torneamento, o fresamento e a furação.
Para executar a usinagem são utilizadas máquinasconhecidas como Torno mecânico que inicialmente, os movimentosde rotação da máquina eram gerados por pedais. A ferramenta paratornear ficava na mão do operador que dava forma ao produto. Anecessidade de uma velocidade contínua de rotação fez com quefossem criados os Tornos de Fuso. Esses tornos necessitavam deduas ou mais pessoas, dependendo do tamanho do fuso, para seremutilizados. Enquanto um servo girava a roda, o artesão utilizava suasferramentas para dar forma ao material. Esse torno permitia queobjetos maiores e com materiais mais duros fossemtrabalhados. Com a evolução tecnológica surgiram os Tornos CNC(Comando Numérico Computadorizado), que, apesar de nãoapresentar nenhuma grande mudança na sua mecânica, substituiu osmecanismos usados para mover o cursor por microprocessadores. Ouso de um painel permite que vários movimentos sejamprogramados e armazenados permitindo a rápida troca de programa.O torno executa qualquer espécie de superfície derevolução uma vez que a peça que se trabalha tem o movimentoprincipal de rotação, enquanto a ferramenta possui o movimento deavanço e de translação. Permite, portanto, usinar qualquer obra que deva ter seção circular e qualquer combinação de tais seções. Podemser fabricados eixos, polias, pinos, buchas e toda espécie de peçasroscadas. Além de tornear superfícies cilíndricas externas e internas,o torno pode usinar superfícies planas no topo das peças, superfíciescônicas, esféricas e perfiladas, facear, abrir rasgos, entalhes, ressaltos e golas. O torno também pode ser usado para furar,alargar, recartilhar, detalonar, enrolar molas, polir peças (com uso delima fina, lixa ou esmeril), etc.
O torno se compõe essencialmente de barramento,cabeçote fixo, cabeçote móvel, carro principal, caixa Norton e recambio.
Para deslizamento do carro em seu movimentolongitudinal é preciso dotar o torno de superfícies planas rígidas, istoé, de trilhos paralelos que constituem o barramento. O banco dotorno, ou barramento é uma peça de ferro fundido resistente, que sustenta os elementos fixos e móveis do torno, assentando-o.
Cabeçote fixo é um conjunto constituído de carcaça,engrenagens e eixo-árvore. O elemento principal do cabeçote é oeixo-árvore, também chamado árvore ou eixo principal, onde estámontada a placa, responsável pelo movimento de rotação da peça; o eixo-árvore é vazado de ponta a ponta, de modo a permitir apassagem de barras.
Cabeçote móvel é a parte do torno que se deslocasobre o barramento, oposta ao cabeçote fixo; a contraponta e o eixoprincipal estão situados na mesma altura e determinam o eixo de rotação da superfície torneada.O cabeçote pode ser fixado ao longo do barramentopor meio de parafusos, porcas, placas e alavanca com excêntrico.
Carro principal é um conjunto formado por avental,mesa, carro transversal, carro superior e porta-ferramentas.
O avanço do carro principal pode ser manual ouautomático. No avanço manual, o giro do volante movimenta umaroda dentada, que engrenada a uma cremalheira fixada nobarramento, desloca o carro na direção longitudinal.
No avanço automático, a vara com uma rosca sem-fim movimenta um conjunto de engrenagens ligadas à cremalheirado barramento que, por sua vez, desloca o carro.
O carro transversal é responsável pelo movimentotransversal da ferramenta e desliza sobre a mesa por meio demovimento manual ou automático.
No movimento automático, o giro da varamovimenta a rosca sem-fim existente no avental; o movimento étransmitido até a engrenagem do parafuso de deslocamentotransversal por meio de um conjunto de engrenagens; esse conjuntode engrenagens faz girar o parafuso, deslocando a porca fixada nocarro.
O movimento manual é realizado por meio domanipulo existente no volante montado na extremidade do parafusode deslocamento transversal. O movimento é controlado por meio deum anel graduado, montado no volante.
O carro superior possui uma base giratóriagraduada que permite o torneamento em ângulo. Nele também estámontado o fuso, o volante com ane! graduado e o porta-ferramentasou torre.
O porta-ferramentas ou torre é o local onde sãofixados os suportes de ferramentas, presos por meio de parafuso deaperto.Também conhecida por caixa de engrenagem, éformada por carcaça, eixos e engrenagens; serve para transmitir omovimento de avanço do recâmbio para a ferramenta.
O recâmbio é a parte responsável pela transmissãodo movimento de rotação do cabeçote fixo para a caixa Norton. Émontado em uma grade e protegido por uma tampa a fim de evitaracidentes. As engrenagens do recâmbio permitem selecionar oavanço para a ferramenta.
Como a presente invenção se refere a um puxadorde barra para torno CNC então nos atentamos a este acessório. Paramelhor compreensão será dada uma explanação sobre a matériaseguida dos objetivos e descrição detalhada. O puxador de barrastambém é conhecido como arrastador de barras.
O torno tem vários tipos de acessórios queservem para auxiliar na execução de muitas operações detorneamento.
Pontas e contrapontas são cones duplos retificadosde aço temperado cujas extremidades se adaptam ao centro da peçaa ser torneada para apoiá-la. A contraponta é montada no mangotedo cabeçote móvel, padronizado pelo sistema Morse, com um conede 60°. Recebe esse nome porque está montada em uma posiçãooposta a uma placa arrastadora com ponta.
Placa arrastadora é um acessório que transmite omovimento de rotação do eixo principal às peças que devem sertorneadas entre pontas. Tem o formato de disco, possui um coneinterior e uma rosca externa para fixação. Em todas essas placasusa-se o arrastador que é firmemente preso à peça, transmitindo-lheo movimento de rotação, funcionando como órgão intermediário. Osarrastadores podem ser de vários tipos:
Arrastador de haste reta: é o mais empregado naplaca com pino e na placa com dispositivo de segurança.Arrastador de haste curva: é empregado com aplaca com ranhura.
Arrastador com dois parafusos: indicado parasuportar esforços em usinagem de passes profundos.
Um outro puxador no estado da técnica é oAlimentador hidráulico de barras.
O princípio de funcionamento deste tipo dealimentador de barras é o mesmo daquele por gravidade, oferecendoas funções de guia da barra e realização do movimento de avanço. Acolocação de uma nova barra no tubo de avanço, também, é feitamanualmente.
A diferença em relação ao sistema por gravidade éque a força de avanço é aplicada sobre o empurrado é feita atravésde um sistema hidráulico e a barra gira dentro do tubo de guia queestá preenchido por óleo, provocando um amortecimento para abarra em movimento. O retrocesso do empurrador é feito tambémhidraulicamente.
O requerente conhecedor dos problemas atuais dospuxadores de barras dos quais citamos o desgaste que resulta emfolgas e maior manutenção desenvolveu o "PUXADOR DE BARRAPARA TORNO CNC" cujo conceito funcional consiste em um conjuntode elementos que regula a pressão de aperto através de molaseliminando folgas.
O Puxador de Barra é composto por dois mordentestemperado os quais os pressionam a barra , trava com pequenoefeito,assim permite a deslocação da barra que é pedida pelamaquina.Os dois mordentes é pressionado por intermediáriode duas molas as quais regula a pressão necessária.
Funciona porque o operador da máquina regula osmordentes conforme diâmetro do produto e também a pressão doaperto por intermediário dos parafusos que pressionam as molas.
DESCRIÇÃO PAS FIGURAS: a complementar apresente descrição de modo a obter uma melhor compreensão dascaracterísticas do presente pedido de invenção, acompanha esta, emanexo, um conjunto de desenhos, onde de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou uma forma de realização do"PUXADOR DE BARRA PARA TORNO CNC" ora reivindicada, onde:
A figura 1 é uma representação em vista explodidado puxador de barras;
DESCRIÇÃO DETALHADA: a seguinte descrição detalhada deve ser lida e interpretada com referência aos desenhosapresentados, onde estes são altamente diagramáticos,representando uma forma de realização do "PUXADOR DE BARRAPARA TORNO CNC", não sendo intencionados a limitar o escopo dainvenção, este sim limitado apenas ao explicitado no quadroreivindicatório.
O "PUXADOR DE BARRA PARA TORNO CNC" consisteem um puxador (1) que compreende uma base principal (2) comosendo a estrutura do puxador (1), com uma cavidade longitudinal (3)conformada com guias internas (4) que sustentam duas guiaslaterais, guia lateral direita (5) e guia lateral esquerda (6), ambassão um corpo prismático compatível com a cavidade longitudinal (3)da base principal (2) e cuja face superior apresenta ranhurastransversais (7) de modo a resultar no encaixe com ranhurasinferiores (8) transversais de dois mordentes, mordente direito (9) emordente esquerdo (10), os quais pressionam a barra e permite adeslocação da barra pela máquina CNC, ditos mordentes (9)(10) sãoocos de modo a receber a introdução de parafusos de fixação (11).As guias laterais (5)(6) são pressionadas por molas externas, moladireita (12) e mola esquerda (13), que exercem força para o interiorda base principal (2) mantendo posicionados todos os elementosvisto que ditas molas (12)(13) são fixados externamente por tampaslaterais, tampa lateral direita (14) e tampa lateral esquerda (15),com uma cavidade (16) de forma a transpassar as guias laterais(5)(6) longitudinalmente movimentando a barra e por fim o conjuntoé afixado por parafusos axiais (17).
O mordente esquerdo (10) e o mordente direito (9)permite a regulagem do diâmetro da barra e os parafusos axiais (17)regulam a pressão das molas (12)(13) sobre as guias laterais (5)(6)de fixação, guia lateral direita (5) e guia lateral esquerda (6). Oconjunto do puxador (1) sofre o efeito das forças Fl e F2 atuantespelas molas (12)(13), lado direito e lado esquerdo, em sentidosopostos nos mordentes (9)(10).
A base principal (2) do puxador (1) de barras estádisposta sobre uma haste (100) transversal que é fixada na máquinaoperatriz (torno CNC) para operacionalmente executar a função naqual foi projetada. Assim a haste (100) sustenta todos os elementoscompreendidos pelo puxador (1) de barras junto a máquinaoperatriz.

Claims (3)

1. "PUXADQR DE BARRA PARA TORNO CNC", para deslocamento de barraem torno CNC CARACTERIZADO PELO fato de que consiste em umpuxador (1) que compreende uma base principal (2) como sendo aestrutura do puxador (1), com uma cavidade longitudinal (3)conformada com guias internas (4), que sustentam duas guiaslaterais, guia lateral direita (5) e guia lateral esquerda (6), ambassão um corpo prismático compatível com a cavidade longitudinal (3)da base principal (2) e cuja face superior apresenta ranhurastransversais (7) de modo a resultar no encaixe com ranhurasinferiores (8) transversais de dois mordentes, mordente direito (9) emordente esquerdo (10), os quais pressionam a barra e permite adeslocação da barra pela máquina CNC, ditos mordentes (9)(10) sãoocos de modo a receber a introdução de parafusos de fixação (11);guias laterais (5)(6) são pressionadas por molas externas, moladireita (12) e mola esquerda (13), que exercem força para o interiorda base principal (2) mantendo posicionados todos os elementosvisto que ditas molas (12)(13) são fixados externamente por tampaslaterais, tampa lateral direita (14) e tampa lateral esquerda (15),com uma cavidade (16) de forma a transpassar as guias laterais(5)(6) longitudinalmente movimentando a barra e por fim o conjuntoé afixado por parafusos axiais (17); base principal (2) do puxador (1)de barras está disposta sobre uma haste (100) transversal que éfixada na máquina operatriz (torno CNC) para operacionalmenteexecutar a função na qual foi projetada.
2. "PUXADOR DE BARRA PARA TORNO CNC", de acordo com areivindicação 1, CARACTERIZADO POR mordente esquerdo (10) e omordente direito (9) permite a regulagem do diâmetro da barra e osparafusos axiais (17) regulam a pressão das molas (12)(13) sobre asguias laterais (5)(6) de fixação, guia lateral direita (5) e guia lateralesquerda (6).
3. "PUXADOR DE BARRA PARA TORNO CNC", de acordo corri areivindicação 1, CARACTERIZADO POR conjunto do puxador (1) sofre oefeito das forças Fl e F2 atuantes pelas molas (12)(13), lado direitoe lado esquerdo, em sentidos opostos nos mordentes (9)(10).
BRPI1001583 2010-05-04 2010-05-04 puxador de barra para torno cnc BRPI1001583A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1001583 BRPI1001583A2 (pt) 2010-05-04 2010-05-04 puxador de barra para torno cnc

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1001583 BRPI1001583A2 (pt) 2010-05-04 2010-05-04 puxador de barra para torno cnc

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1001583A2 true BRPI1001583A2 (pt) 2011-08-02

Family

ID=44317798

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1001583 BRPI1001583A2 (pt) 2010-05-04 2010-05-04 puxador de barra para torno cnc

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1001583A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1001583A2 (pt) puxador de barra para torno cnc
US3584524A (en) Torque resistance responsive drilling machine
US587537A (en) Combined lathe and milling-machine
CN203900887U (zh) 分度换向转位工作台
US1233994A (en) Machine for taper-forming.
US2257503A (en) Turning tool
US3116652A (en) Machine tool for machining holes
US2154496A (en) Tool holder
US2629292A (en) Machine-tool unit
US2389201A (en) Means for cutting recesses
US2394175A (en) Attachment for lathes and the like
US2292720A (en) Machine tool for turning irregular shapes
CN110576350A (zh) 微型万能磨钻铣床和砂轮机万能磨台
US1504133A (en) Grooving attachment for lathes
US1199312A (en) Metal-working machine.
US513827A (en) Turret-machine for boring cylinders
US2167755A (en) Bench lathe
US2059091A (en) Backlash compensator for machine tools
US741209A (en) Lathe accessory.
CN215279916U (zh) 一种用于轧辊车床新型专用刀架装置
US4820087A (en) Tap drive unit for machine tools
CN209902296U (zh) 一种用于镗床加工的多自由度运动平台
US3178968A (en) Drill head mount
US455466A (en) Lathes
US2343164A (en) Bobe locator fob lathes

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: anticipated publication
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.