BRPI0917027B1 - Hair conditioner composition and method of using such composition - Google Patents

Hair conditioner composition and method of using such composition Download PDF

Info

Publication number
BRPI0917027B1
BRPI0917027B1 BRPI0917027B1 BR PI0917027 B1 BRPI0917027 B1 BR PI0917027B1 BR PI0917027 B1 BRPI0917027 B1 BR PI0917027B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hair conditioner
composition
carbon atoms
conditioner composition
water
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSIÇÃO DE CONDICIONADOR DE CABELOS E MÉTODO DE USAR TAL COMPOSIÇÃO".
PEDIDOS RELACIONADOS
Este pedido reivindica a prioridade do Pedido de Patente Japonês N°2008-206157 depositado em 8 de agosto de 200 8 que é incorporado aqui no presente por referência.
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a uma composição de condicionador de cabelo e particularmente refere-se a um condicionador de cabelo concentrado que é diluído quando usado.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Muitos dos condicionadores de cabelo convencionais adotam uma forma em que os componentes são dissolvidos em uma grande quantidade de água. Produtos com tal forma são basicamente realizados por esta-velmente dispersar vários componentes de formulação em água que é um solvente excelente. Além disso, na maioria dos condicionadores de cabelo, um tensoativo catiônico que é um componente básico, forma uma estrutura de α-gel lamelar em combinação com um álcool mais alto e água, ou através de emulsificação de óleo e água, e o sistema pode se tornar um gel de alta viscosidade. Dessa maneira, também para controle da viscosidade de uma composição, tem sido preferido conter uma grande quantidade de água até um ponto que não comprometa a usabilidade por diluir excessivamente os componentes.
Por outro lado, o produto contendo uma grande quantidade de água requer energia para transportar e transferir por seu peso e volume. Além disso, a água ou a composição contendo água tem uma dificuldade em eficiência de energia na fabricação do produto uma vez que energia alta é requerida para seu aquecimento e resfriamento. Além do mais, o produto contendo uma grande quantidade de água é susceptível às condições durante a produção e armazenamento (história de estresse pesado e temperatura) e é difícil manter qualidades tais como viscoelasticidade por um longo período de tempo.
Dessa maneira, a redução no conteúdo de água de condicionador de cabelo leva a reduções em uma grande quantidade de energia em qualidade de manutenção, produção e transporte, e no custo do produto, e acredita-se ser um dos problemas na técnica também do ponto de vista de melhoria do ambiente global.
Além disso, também do ponto de vista de um usuário, um cosmético de cabelo compacto e de peso leve que pode ser continuado no plano em que líquido e produtos de creme são restritos e podem também atender para uso ao ar livre tem sido desejado.
Literatura de patente 1: PCT Patente de tradução japonesa publicação N°2004-534807 Literatura de patente 2: PCT Patente de tradução japonesa publicação N° 2005-516026 Literatura de patente 3: Patente Japanesa Não Examinada Publicação N° 2003-300812 DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
PROBLEMA PARA SER RESOLVIDO PELA INVENÇÃO
Primeiro, como meio para reduzir o conteúdo de água de uma composição de condicionador de cabelo, a aplicação de secagem por congelamento ou secagem por atomizador amplamente usado para alimentos e similares podem ser considerados. Entretanto, a fim de realizar os meios, é primeiro requerido produzir um condicionador de cabelo normal, e a energia para colocar o condicionador de cabelo normal para um processo de secagem é ainda adicionada. Dessa maneira, a eficiência da energia na produção é pior do que aquela do condicionador de cabelo convencional. Além disso, o processo de secagem tem causado um problema tal como o cheiro do produto é comprometido, ou o investimento no equipamento é necessário para produção em massa. Dessa maneira, a produção de um condicionador de cabelo concentrado, em que o conteúdo de água é reduzido do primeiro, tem sido desejada.
Como uma composição de condicionador de cabelo com um conteúdo de água baixo, por exemplo, é descrito um agente sólido de condicionador de cabelo (Literatura de patente 1). Esta é uma forma solidificada (firme) obtida através da redução do conteúdo de água de um agente convencional condicionador de cabelo e pode ser usada aplicando no cabelo.
Este agente de condicionador de cabelo é aquele em que a água dos componentes da formulação convencional é reduzida, em outras palavras, a água é usada como um meio concentrado. Neste caso, a quantidade de água contida é reduzida, e a viscosidade de maneira marcante aumentada durante a produção e dessa maneira, agitação e mistura dos componentes são marcadamente prevenidas com uma redução do conteúdo de água. Desse modo, existe um limite para a quantidade de água que pode ser removida do agente de condicionador de cabelo usando água como um meio.
Além disso, como outra invenção de um agente sólido de condicionador de cabelo com um conteúdo de água baixo, um agente que torna possível a produção relativamente estável, dissolvendo os componentes em um óleo tal como manteiga de cacau aquecida, tem sido desenvolvido (Literatura de patente 2). Entretanto, com um modo de usar de massagem no cabelo, é difícil aplicar homogeneamente o condicionador no local de uso inteiro, e também na natureza de diretamente aplicar o óleo solidificado no cabelo, o agente condicionador de cabelo sólido fica aquém de um agente de condicionador de cabelo convencional baseado em água em um aspecto de facilitar o manuseio tal como viscosidade e similares.
Em outras palavras, a despeito do problema do aumento de viscosidade do sistema, é possível reduzir o conteúdo de água da composição de condicionador de cabelo até certo ponto e substituir a água com óleo, embora seja difícil concentrar componentes de condicionador que quase não contenham água. Dessa maneira, um condicionador de cabelo concentrado que é do tipo para ser diluído com água antes do uso ainda não está realizado como um produto. A Literatura de Patente 3 descreve uma composição de base cosmética em forma de floco contendo uma alta concentração de um tensoa-tivo catiônico com uma estrutura específica que pode ser usada como um componente de condicionador. Entretanto, embora tendo a composição de base uma higroscopicidade muito alta, a composição de base tem baixa absorção de água e é difícil de ser diluída com água. Portanto, a composição de base não pode ser usada como um condicionador de cabelo concentrado do jeito que é. A presente invenção foi feita em vista dos problemas, e um objetivo da presente invenção é prover uma composição de condicionador de cabelo de manuseio fácil com um conteúdo de água muito baixo.
MEIOS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA
Os presentes inventores têm extensivamente investigado e consequentemente descobriram que, em composições contendo um álcool po-li-hídrico álcool e/ou polietileno glicol como um meio de um álcool mais alto e um tensoativo catiônico que são componentes de condicionador, aqueles tendo uma temperatura de ponto de fusão de um gel, por estes componentes de 50°C ou mais e uma temperatura de ponto de fusão do meio de 155°C ou menos, podem ser usados como composição de condicionador de cabelo de manuseio fácil, dessa maneira realizando a presente invenção.
Mais especificamente, a composição de condicionador de cabelo da presente invenção é uma composição compreendendo: (a) 10 a 90% em massa de um ou mais componentes selecionados de álcool mais altos, ácidos graxos mais altos, e derivados dos mesmos, (b) 5 a 35% em massa de um tensoativo catiônico, e (c) um álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol tendo um ponto de fusão de 155°C ou menos, caracterizado pelo fato de que o pico endo-térmico de um gel que é formado de (a) e (b) na composição é 50°C ou mais como medido por um calorímetro de varredura diferencial (DSC) e que o conteúdo de água é 10% em massa ou menos.
Além do mais, os presentes inventores descobriram que um ál- cool poli-hídrico específico e/ou polietileno glicol é aplicado como um meio, e um componente selecionado de alcoóis mais altos, ácidos graxos mais altos, e derivados dos mesmos, e um tensoativo catiônico são contidos em uma proporção molar específica, dessa maneira provendo higroscopicidade baixa e alta capacidade de absorção de água para a composição de condicionador de cabelo.
Mais especificamente, na composição de condicionador de cabelo, (c) é preferivelmente eritritol, maltitol e/ou polietileno glicol com um peso molecular de 3.000 a 300.000.
Além disso, na composição de condicionador de cabelo, a proporção molar de (a) a (b) é preferivelmente 2,5 ou mais ou menos do que 6,0.
Adicionalmente, na composição de condicionador de cabelo, o tensoativo catiônico é preferivelmente um tipo mono de alquila de cadeia longa.
Além do mais, a composição de condicionador de cabelo da presente invenção é preferivelmente um sólido ou uma forma de pó em temperatura comum.
Além disso, a composição de condicionador de cabelo é preferivelmente uma composição de precursor de condicionador de cabelo.
Também, a composição de condicionador de cabelo é preferivelmente diluída com água em uma proporção de diluição de 3 a 15 vezes em massa antes do uso.
Adicionalmente, o método para produzir um condicionador de cabelo da presente invenção é caracterizado misturando uma composição de condicionador de cabelo com água.
Além do mais, o método de usar uma composição de condicionador de cabelo da presente invenção é caracterizado misturando a composição com água.
EFEITO DA INVENÇÃO
De acordo com a presente invenção, uma composição de condi- cionador de cabelo do tipo concentrado que pode ser diluída com água antes do uso, pode ser obtida. Uma vez que a composição pode reduzir a energia durante a produção e transporte e reduzir a energia requerida para uso e disposição de um recipiente e uma embalagem externa sem degradar a qualidade como um condicionador de cabelo, a contribuição para a melhoria em ambiente global pode ser esperada. Além disso, a composição de condicionador de cabelo da presente invenção contém muito pouca água e é dessa maneira compacta, e pode ser usada em uma forma de manuseio fácil, dessa maneira tendo uma grande vantagem na realização do alisamento e para uso ao ar livre.
MELHOR MODO DE REALIZAR A INVENÇÃO
Quando é produzida uma composição de condicionador de cabelo do tipo que é diluído na água antes do uso, um modo em que a água de uma composição convencional de condicionador de cabelo contendo uma grande quantidade de água é reduzida, e esta água é compensada quando usada, pode ser considerada em primeiro lugar. Entretanto, quando uma composição geral de condicionador de cabelo é produzida com um conteúdo de água baixo, em um gel de enxágue (a gel) com um álcool mais alto e/ou um ácido graxo mais alto que é um componente de formulação geral e um tensoativo catiônico usando água como um meio, diminui o espacejamento entre camadas da estrutura lamelar. Dessa maneira, o gel tem viscosidade muito alta pela concentração em duas vezes ou mais, e é difícil agitar e misturar os componentes mediante a produção de uma composição. Com a concentração em duas vezes ou mais e uma pequena quantidade da quantidade de produção, não é impossível agitar e misturar em comparação com a resistência de viscosidade causada por tal água baixa. No entanto, se uma composição altamente concentrada de condicionador de cabelo é produzida em grande escala, está ligada a necessitar pelo menos uma quantidade enorme de energia para agitar e misturar, e é muito difícil estavelmente produzir uma composição em que os componentes são homogeneamente misturados.
Por outro lado, a composição de condicionador de cabelo da presente invenção é uma composição contendo um álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol tendo um ponto de fusão de 155°C ou menos como um meio no lugar da água, em que o pico endotérmico de um gel que é formado do álcool mais alto e/ou ácido graxo mais alto e um tensoativo catiônico na composição, é 50°C ou mais como medido por um calorímetro de varredura diferencial (DSC). De acordo com a presente invenção, álcool poli-hídrico aquecido ou fundido e/ou polietileno glicol é agitado e misturado com outros componentes previamente aquecidos e fundidos sob aquecimento, depois disso a mistura é resfriada, dessa maneira a mistura homogênea pode ser obtida sem gerar uma resistência de viscosidade marcante como no caso de usar água como o meio.
Além disso, a composição de condicionador de cabelo, embora tendo higroscopicidade muito baixa durante o armazenamento, usa álcool poli-hídrico específico e/ou um polietileno glicol tendo um peso molecular dentro de uma faixa específica, dessa maneira absorvendo imediatamente a água uma vez que a água é adicionada e tomando-se um condicionador de cabelo de gel normal. Em outras palavras, a composição de condicionador de cabelo da presente invenção abrange uma modalidade com uma sensação de uso excelente durante o armazenamento e durante o uso.
Aqui abaixo, a presente invenção será descrita em detalhes. Primeiro, os componentes essenciais da presente invenção: (a) um ou mais componentes selecionados de alcoóis mais altos, ácidos graxos mais altos, e derivados dos mesmos, (b) um tensoativo catiônico, e (c) um álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol, será descrito. (a) Um ou mais Componentes Selecionados de Alcoóis Mais Altos, Ácidos Graxos Mais Altos e Derivados Dos Mesmos A composição de condicionador de cabelo da presente invenção contém um ou mais componentes, selecionados de alcoóis mais altos, ácidos graxos mais altos, e derivados dos mesmos.
Como os alcoóis mais altos contidos na presente invenção, a- queles normalmente usados em cosméticos, produtos farmacêuticos e similares podem ser usados. Exemplos dos alcoóis mais altos incluem alcoóis de cadeia linear (por exemplo, álcool láurico, álcool cetílico, álcool esteárico, álcool berrênico, álcool mirístico, álcool oleico, álcool cetoestearila, álcool de óleo de semente de colza endurecido e similares); e alcoóis de cadeia ramificada (por exemplo, éter de glicerila monoestearila (álcool de batila), 2-deciltetradecinol, álcool de lanolina, colesterol, fitosterol, hexildodecanol, álcool isostearila, octildodecanol, e similares).
Na presente invenção, os alcoóis de cadeia linear tendo 16 ou mais átomos de carbono são preferivelmente usados, e os alcoóis de cadeia linear tendo 16 a 22 átomos de carbono tais como álcool estearila, álcool beenila, álcool oleíla, álcool cetostearila, e álcool cetila podem ser particular e preferivelmente usados.
Além disso, os derivados de alcoóis mais altos contidos na presente invenção são um composto representado pela fórmula (I) a seguir. (I) Na fórmula (I), R1 é um resíduo de ácido graxo de cadeia linear ou cadeia ramificada tendo 10 a 24 átomos de carbono, e cada um de x e y é um número inteiro de 1 a 3. Exemplos de tais compostos incluem álcool estearila de polioxietileno (1), álcool cetostearila de polioxietileno (2), álcool laurila de polioxipropileno (3), e álcool cetila de polioxibutileno (2).
Além disso, como os ácidos graxos mais altos contidos na presente invenção, aqueles normalmente usados em cosméticos, produtos farmacêuticos e similares, podem ser também usados. Como os ácidos graxos mais altos, os ácidos graxos mais altos tendo 12 a 22 átomos de carbono são particularmente preferíveis, e os exemplos incluem ácido láurico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido esteárico, ácido beênico, ácido oléico, ácido undecilênico, ácido de pinho, ácido isosteárico, ácido linólico, ácido linoléico, ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosaexaenoico (DHA), e ácido gra- xo de óleo de palmeira. Estes podem ser usados sozinhos ou como uma combinação de dois ou mais tipos. Particularmente, na presente invenção, os ácidos graxos de cadeia linear tendo 16 ou mais átomos de carbono são preferidos, e os ácidos graxos de cadeia ramificada tendo 16 a 22 átomos de carbono, tais como ácido palmítico, ácido esteárico e ácido beênico podem ser particularmente preferivelmente usados.
Além disso, os derivados de ácidos graxos mais altos contidos na presente invenção são um composto representado pela fórmula (II) a seguir. (II) Na fórmula (II), R2 é um resíduo de ácido graxo de cadeia linear ou cadeia ramificada tendo 9 a 23 átomos de carbono, e Q é H ou OH. Exemplos de tais compostos incluem estearato de monoglicerídeo, monoes-tearato de propileno glicol e oleato de monoglicerídeo. A composição de condicionador de cabelo da presente invenção pode conter os alcoóis mais altos, os ácidos graxos mais altos, e/ou derivados dos mesmos sozinhos ou como uma combinação de dois ou mais tipos. Particularmente, na presente invenção, é preferível que um álcool mais alto e/ou a derivado de álcool mais alto tendo um resíduo de ácido graxo de cadeia linear tendo 16 a 22 átomos de carbono seja contido como o componente (a). (a) Um ou mais componentes selecionados dos alcoóis mais altos, ácidos graxos mais altos, e derivados dos mesmos, na composição de condicionador de cabelo da presente invenção, podem estar contidos na faixa de 10 a 90% em massa e mais preferivelmente 20 a 50% em massa, com base na composição, enquanto ele também depende da quantidade de (b) tensoativo catiônico contido. Quando a quantidade do componente (a) contido é menos do que 10% em massa, a redução de energia durante a produção e transferência não é suficiente, e também a viscoelasticidade na composição depois da diluição pode ser comprometida. (b) Tensoativo catiônico A composição de condicionador de cabelo da presente invenção contém um tensoativo catiônico.
Como o tensoativo catiônico contido na presente invenção, aqueles normalmente usados em cosméticos, produtos farmacêuticos e similares podem ser usados. Particularmente, um sal de amônio quaternário do tipo alquila de cadeia longa, representado pela fórmula (III) a seguir é preferivelmente usado. X- (III) Na fórmula (III), R3 representa um grupo alquila de cadeia linear ou ramificada tendo de 8 a 36 átomos de carbono, que pode ser substituído com um grupo hidroxila, ou R7-(Z1)q-(Y1)p-. R7 representa um grupo alquila de cadeia linear ou ramifiada tendo 8 a 36 átomos de carbono que pode ser substituído com um grupo hidroxila, Y1 representa um grupo de ligação selecionado fr -CH2CH2-, -CH2CH2CH2-, -CH2CH2O-, e -CH(0H)CH20-, e Z1 representa um grupo de ligação selecionado de uma ligação de amida (-CONH-), ligação de éter (-O-), e ligação de éster (-COO-). Cada um de p e q representa um número inteiro de 0 ou 1.
Além disso, R4, R5 e R6 na fórmula (III) representam um grupo alquila tendo 1 a 3 átomos de carbono ou grupo benzila que pode ser substituído com um grupo hidroxila e pode ser o mesmo ou diferente. X representa um átomo de halogênio, um grupo de sulfato de alquila tendo 1 ou 2 átomos de carbono, ou ânion que pode formar um sal com amônio quaternário tal como um resíduo em que um átomo de hidrogênio é removido de um ácido orgânico.
Exemplos de sais quaternários de amônio do tipo mono cadeia longa de alquila representados pela fórmula (III) cloreto de amônio trimetil laurila, brometo de amônio trimetil laurila, cloreto de amônio trimetil miristil, brometo de amônio trimetil miristil, cloreto de cetil trimetil amônio, brometo de cetil trimetil amônio, cloreto de amônio trimetil estearil, brometo de amônio trimetil estearil, cloreto de amônio trimetil behenila, brometo de amônio trimetil behenila, metanossulfonato de cetiltrimetilamônio, metossulfato dè esteariltrimetilamônio, cloreto de miristildimetilbenzilamônio, cloreto de cetil-dimetilbenzilamônio, cloreto de estearildimetilbenzilamônio, cloreto de octil-dihidroxietilmetilamônio, cloreto de 2-deciltetradeciltrimetilamônio, cloreto de 2-dodecilhexadeciltrimetilamônio, cloreto de estearoxipropiltrimetilamônio, e brometo de trimetilamina PG estearila.
Também, na presente invenção, como um componente para formar os mono sais de amônio quaternário tipo alquila de cadeia longa da fórmula (III), uma mono amina tipo alquila de cadeia longa representada pela fórmula (IV) a seguir, e um ácido orgânico podem estar contidos em combinação. (IV) Na fórmula (IV), R8 e R9 representam um grupo alquila tendo 1 a 3 átomos de carbono ou grupo benzila que pode ser substituído com um grupo hidroxila e pode ser o mesmo ou diferente. R10 representa um grupo alquila de cadeia linear ou ramificada tendo 8 a 36 átomos de carbono que pode ser substituído com um grupo hidroxila.
Além disso, Y2 representa um grupo de ligação selecionado de -CH2CH2-, -CH2CH2CH2-, -CH2CH2O-, e -CH(0H)CH20-, e Z2 representa um grupo de ligação selecionado de uma ligação de amida (-CONH-), ligação de éter (-0-), e ligação de éster (-COO-). Cada um de s e t representa um número inteiro de 0 ou 1.
Como o ácido orgânico combinado com a mono amina do tipo alquila de cadeia longa, por exemplo, ácidos orgânicos solúveis em água tais como ácido succínico, ácido DL-málico, ácido cítrico, ácido tartárico, ácido L-glutâmico, ácido láctico, ácido hidroxietano difosfônico, e ácido edético podem ser preferivelmente usados.
Exemplos das combinações de mono amina do tipo alquila de cadeia longa representada pela fórmula (IV), e o ácido orgânico adequado para a formulação na presente invenção, incluem ácido estearato- glutâmico de propilamida dimetilamida, ácido estearato- láctico de propilamida dimeti-lamida, ácido málico de dimetilamida estearoxipropila, ácido glutâmico de dimetilamina PG estearila, ácido succínico de dimetilamida behenamidopro-pila, e ácido tartárico de dimetanolamina estearamidopropila. A composição de condicionador de cabelo da presente invenção pode conter o tensoativo catiônico sozinho ou como uma combinação de dois ou mais tipos. A quantidade de (b) tensoativo catiônico contido na composição da presente invenção é preferivelmente de 5 a 40% em massa e mais preferivelmente de 10 a 25% em massa com base na composição. Quando a quantidade do componente (b) contida é menos do que 5% em massa, a sensação de uso e viscoelasticidade na composição, depois da diluição, pode ser insuficiente, e a redução de energia durante a produção e transferência também não é suficiente. Quando a quantidade do componente (b) contido excede 40% em massa, a aderência pode ser causada na composição, e a composição pode não ser homogeneamente diluída. Também, pode ser causada irritação da pele pode ser causada pela alta formulação do tensoativo. (c) Álcool poli-hídrico e/ou Polietileno Glicol A composição do condicionador de cabelo da presente invenção contém álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol solúvel em água como um meio para os componentes.
No aumento da temperatura, a medição (taxa de aquecimento de 2,0°C/min) usando um calorímetro de varredura diferencial (DSC6100, fabricado por Sll Nanotechnoiogies, Inc.), o álcool poli-hídrico e/ou polietile-no glicol contidos na presente invenção tem um pico endotérmico mostrando um ponto de fusão do corpo único de 155°C ou menos. Além disso, o álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol contidos na presente invenção é um meio que faz o pico endotérmico de um gel que é formado a partir de (a) e (b) na composição 50°C, ou mais como medido por um calorímetro de varredura diferencial (DSC), quando a composição da presente invenção é submetida à medição do aumento da temperatura.
Ao usar um meio com tais características, é possível agitar ho-mogeneamente e misturar os componentes da formulação sob aquecimento e fusão, e uma composição de condicionador de cabelo concentrada diluível que é um sólido ou semissólido à temperatura normal inferior a 50 °C pode ser obtida.
Quando um álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol sozinho tem um ponto de fusão não inferior a 155 °C, ele não é preferido uma vez que outros componentes de fusão podem sofrer degradação térmica mediante mistura com o álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol fundido durante a produção.
Considerando a estabilidade de armazenamento e facilidade de manuseio após a diluição como uma composição de condicionador de cabelo, o álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol tendo alta viscosidade (preferivelmente 50.000 Pa's ou mais), ou que se torna um sólido na faixa de temperatura que o armazenamento ou uso da composição é suposto (menos de 50°C) é mais preferível. Além do mais, em vista da ccapacidade de absorção de água da composição após diluição, o álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol é preferivelmente solúvel em água a menos de 50 °C para 20% em massa ou mais.
Exemplos do álcool poli-hídrico utilizado na presente invenção incluem eritritol, maltitol, sorbitol, xilitol, e glicerina. O polietileno glicol inclui um polietileno glicol com peso molecular de 300 a 5.000.000, e similares. A composição de condicionador de cabelo da presente invenção pode conter o álcool poli-hídrico e polietileno glicol sozinho ou como uma combinação de dois ou mais tipos. Particularmente, por ser capaz de produzir a composição de condicionador de cabelo como pó ou sólido, e sendo capaz de fornecer baixa higroscopicidade e alta capacidade de absorção de água para a composição, eritritol, maltitol e/ou um polietileno glicol com peso molecular de 3.000 a 300.000 são usados preferivelmente, e eritritol é preferivelmente particularmente utilizado. Açúcares como a sacarose, frutose, lactose, xilose, manose, e ribulose não são preferidos como o meio para a presene invenção, uma vez que os açúcares causam escurecimento em alta temperatura e se condensam.
Na composição de condicionador de cabelo da presente invenção, (c) álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol podem estar contidos na faixa de 10 a 90%, em massa, com base na composição. Quando a quantidade do componente (c) contido é inferior a 10% em massa, a mistura homogênea dos componentes da formulação e capacidade de absorção de água da composição podem ser insuficientes.
Em seguida, as proporções da composição dos componentes essenciais serão descritas.
Na composição de condicionador de cabelo da presente invenção, uma proporção molar de (a) um ou mais componentes selecionados de alcoóis mais altos, ácidos graxos mais altos, e derivados dos mesmos para (b) tensoativo catiônico ((a)/(b)) é de 2,5 ou mais a menos que 6,0 e preferivelmente 2,5 ou mais a 5,0 ou menos.
Quando a proporção molar é menor que 2,5, em outras palavras, a proproção do tensoativo catiônico é alta, a higroscopicidade da composição de condicionador de cabelo aumenta, e a viscosidade pode ser causada durante o uso. Além disso, a capacidade de absorção de água da composição é reduzida, e a separação da composição (gel) da água pode ser causada quando diluída. Igualmente, com o aumento na quantidade de tensoa- tivo catiônico contido, a irritação da pele pode aumentar.
Quando a proporção molar é 6,0 ou superior, em outras palavras, a proporção do um ou mais componentes selecionados de alcoóis altos mais, ácidos graxos mais altos, e derivados dos mesmos é muito alto, o um ou mais componentes selecionados de alcoóis mais altos, ácidos graxos mais altos, e derivados dos mesmos são prováveis de depositar na composição do condicionador de cabelo ou produto diluído da mesma. A composição de condicionador de cabelo da presente invenção pode ser facilmente produzida fundindo e misturando (a) um ou mais componentes selecionados de alcoóis mais altos, ácidos graxos mais altos, e derivados dos mesmos e (b) tensoativo catiônico sob aquecimento, misturando a mistura com (c) álcool poli-hídrico separadamente derretido e/ou polietileno glicol sob aquecimento, e depois resfriando a mistura até a temperatura ambiente. A temperatura em que o álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol é aquecido e misturado com outros componentes não é inferior à temperatura de fusão de um gel com os componentes e é de 50 a 155°C, que é a temperatura não inferior ao ponto de fusão do álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol. Em outras palavras, na faixa de temperatura, os componentes de (a) a (c) estão todos no estado fundido que podem ser misturados e também não causam degradação pelo calor. Além disso, os componentes (a) a (c) na faixa de temperatura são misturados, e depois, essa mistura foi resfriada para menos de 50 °C, dessa maneira uma composição sólida ou semissólida, que é excelente em facilitar o manuseio, pode ser obtida.
Aqui abaixo, está descrito o exemplo de produção da composição de condicionador de cabelo da presente invenção. (Exemplo de produção da composição de condicionador de cabelo) O tensoativo catiônico e um ou mais componentes selecionados de alcoóis mais altos, ácidos graxos mais altos, e derivados dos mesmos são fundidos e misturados sob aquecimento a 130°C. Além disso, um álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol é aquecido a 130°C ou ao ponto de fusão do álcool poli-hídrico e/ou polietileno glicol, o que for mais alto. A mistura fundida do tensoativo catiônico e os um ou mais componentes selecionados de alcoóis mais altos, ácidos graxos mais altos, e derivados dos mesmos é adicionada a isso e misturada até estar homogênea enquanto agita, e depois disso, a mistura resultante é inteiramente resfriada a 20 a 40°C, para obter uma composição de condicionador de cabelo. No caso em que a composição é sólida, a composição pode ser pulverizada com um pulverizador como necessário. O exemplo de produção não é para limitar as condições de produção da composição de condicionador de cabelo da presente invenção, e, por exemplo, um componente opcional em vez dos componentes essenciais (a) a (c) pode ser também adicionado para produzir a composição. No entanto, é preferido conduzir a fusão e mistura dos componentes essentiais (a) e (b). No caso da composição obtida pela pulverização e mistura dos componentes essenciais (a) a (c) sem fusão e mistura sob aquecimento, e modelagem da mistura, os efeitos tendem a ser insuficientes quando comparados àqueles obtidos pela fusão e mistura dos componentes. A composição de condicionador de cabelo da presente invenção pode estar em qualquer forma de dosagem dependendo da forma desejada do produto, tal como composição sólida com qualquer formato e tamanho, composição em pó, tais como pó, em grânulos ou flocos, ou composição líquida concentrada. Exemplos de formas de produto da composição de condicionador de cabelo da presente invenção incluem diversas formas, dependendo das condições de uso e similares, tais como uma forma em que a composição em pó de condicionador de cabelo é individualmente embalada pela quantidade utilizada, uma forma na qual a composição em pó é preenchida em um frasco e a quantidade necessária é retirada, quando utilizada, uma forma em que a composição sólida (barra) é colocada em um recipiente e, quando utilizada e, diluída e não são particularmente limitadas na medida em que não prejudicar os efeitos da presente invenção. Além disso, na produção industrial do condicionador de cabelo convencional, o processo de mistura do condicionador de cabelo da presente invenção com água pode ser aplicada.
Como descrito acima, é particularmente preferido que a composição de condicionador de cabelo da presente invenção seja usada como uma composição precursora de condicionador de cabelo, antes de ser aplicada ao cabelo como um condicionador de cabelo. Em outras palavras, a composição de condicionador de cabelo da presente invenção pode ser usada da mesma maneira como o condicionador de cabelo convencional, diluindo a quantidade apropriada com água ou similares, quando usados. Enquanto a taxa de diluição específica na presente invenção pode ser devidamente ajustada pelas quantidades dos componentes essenciais constantes e a taxa de composição dos mesmos, é normalmente preferível que a composição da presente invenção seja diluída com água, em uma quantidade de 3 a 15 vezes em massa. Quanto maior é a temperatura de diluição da água, maior é a taxa de diluição, e mesmo a água à temperatura ambiente (20 a 30 °C) pode suficientemente diluir a composição. Além disso, quanto menor (menos de 200 ppm) é a dureza de diluição da água, maior é a taxa de diluição, e até mesmo água com dureza elevada pode suficientemente diluir a composição dependendo de um método de diluição.
Da mesma forma, a composição de condicionador de cabelo da presente invenção pode ser usada após diluir a quantidade necessária para cada utilização nas mãos ou cabeças, ou pode ser previamente diluída em um recipiente com um tamanho adequado em uma massa, e utilizado como condicionador convencional. A composição de condicionador de cabelo da presente invenção pode conter outros componentes normalmente utilizados em cosméticos, produtos farmacêuticos, e similares, dentro de uma escala que não prejudique os efeitos da presente invenção, em adição aos componentes essenciais.
Por exemplo, enquanto a composição de condicionador de cabelo da presente invenção pode conter água, a quantidade contida é prefe- rivelmente 10% em massa ou menos, mais preferivelmente 7% em massa ou menos, e ainda preferivelmente 5% em massa ou menos, com base na composição da presente invenção. Além disso, na presente invenção, é mais preferível que a água não esteja substancialmente contida. Quando a quantidade de água contida excede 10% em massa, durante a produção da composição, podem causar diminuição de propriedades de agitação e mistura devido ao aumento da viscosidade e dispersão dos componentes, devido à ebulição. Além disso, a formulação de água em excesso não é preferível, porque não só a solução do problema na presente invenção é insuficiente, mas também a viscosidade pode ser causada quando da embalagem e abertura da composição, e a transferência para um recipiente e similares pode ser evitada.
Exemplos de outros componentes que podem estar contidos dentro da faixa que os efeitos da presente invenção não sejam prejudicados incluem óleos, tensoativos anfotéricos, tensoativos não iônicos, umectantes, espessantes, agentes de revestimento, absorventes de UV, agentes sequestradores de íons de metais, ajustadores de pH, nutrientes da pele, vitaminas, antioxidantes, auxiliares de antioxidantes, e perfumes.
Exemplos de óleos incluem óleos líquidos, óleos sólidos, óleos de hidrocarbonetos, óleos de silicone.
Exemplos de óleos líquidos incluem o óleo de abacate, óleo de camélia, óleo de tartaruga, óleo de macadâmia, óleo de milho, óleo de vison, azeite de oliva, óleo de canola, óleo de ovo, óleo de gergelim, óleo pérsico, óleo de germe de trigo, óleo de sasanqua, óleo de mamona, óleo de semente de linhaça, óleo de cártamo, óleo de semente de algodão, óleo de pe-rila, óleo de soja, óleo de amendoim, óleo de semente de chá, óleo de kaya, óleo de farelo de arroz, óleo paulownia, óleo de tungue japonês, o óleo de jojoba, óleo de semente, e triglicerina.
Exemplos de óleos sólidos incluem a manteiga de cacau, óleo de coco, gordura de cavalo, óleo de coco temperado, azeite de dendê, sebo bovino, sebo de carneiro, sebo bovino temperado, o óleo de dendê, sebo de carne de porco, o sebo de osso bovino, óleo de semente de cera japonesa, óleo endurecido, óleo heatsfoot, cera do Japão, e óleo de rícino endurecido.
Exemplos de óleos hidrocarbonetos incluem parafina líquida, ozocerite, esqualano, pristano, parafina, ceresinas, esqualeno, vaselina, e cera microcristalina.
Exemplos de óleos de silicone incluem polisiloxanos lineares (tais como dimetilpolisiloxano, metilfenilpolisiloxano, e difenilpolisiloxano); polisiloxanos cíclicos (tais como octametilciclotetrasiloxano, decametilciclopenta-siloxano, e dodecametilciclohexasiloxano); resina de silicio formando estrutura de rede tri-dimensional; borracha de silicone; vários tipos polisiloxano modificado (tais como polisiloxano modificado por amino, polisiloxano modificado por poliéter, polisiloxano modificado por alquila, co-polisiloxano modificado por poliéter/alquila, polisiloxano modificado por flúor, polisiloxano modificado por copolímero polioxietileno/polioxipropileno, polisiloxano modificado por amino polieter linear, polisiloxano modificado por amidoalquila, polisiloxano modificado por aminoglicol, polisiloxano modificado por aminofenila, polisiloxano modificado por carbinol, polisiloxano modificado por poliglicerina, e co-polisiloxano modificado por poliglicerina/alquila); dimeticonol; e silicones acrílicos.
Exemplos de tensoativos lipofílicos não iônicos incluem ésteres de ácidos graxos de sorbitan (tais como mono-oleato de sorbitan, monoiso-estearato de sorbitan, sorbitan monolaurate, sorbitan monopalmitate, mono-estearato de sorbitan, sesquioleato de sorbitan, trioleato de sorbitan, pen-ta-2-etilhexilato diglicerol sorbitan, e tetra-2-etilhexilato diglicerol sorbitan); ésteres de ácidos graxos glicerol ou poliglicerol (tais como éster de ácidos graxos mono glicerol de sementes de óleo de algodão, monoerucato glicerol, sesquioleato glicerol, monoestearato glicerol, α glicerol, a'- pirogiutamato o-leato, e malato de monoestearato glicerol); ésteres de ácidos graxos propi-leno glicol (tais como monoestearato de propileno glicol); derivados de óleo de mamona endurecido; e éteres de alquil glicerol.
Exemplos de tensoativos hidrofílicos não iônicos incluem ésteres de ácidos graxos POE-sorbitan (tais como mono-oleato de POE-sorbitan, monoestearato POE-sorbitan, e tetraoleato POE-sorbitan); ésteres de ácidos graxos POE sorbitol (tais como monolaurato POE-sorbitol, mono-oleato de POE-sorbitol, pentaoleato de POE-sorbitol, e monoestearato de POE-sorbitol); ésteres de ácidos graxos de POE-glicerol (tais como mo-no-oleatos de POE, monoestearato de POE-glicerol, monoisoestearato de POE-glicerol, e tri-isoestearato de POE-glicerol); ésteres de ácidos graxos de POE (tais como diestearato de POE, monodioleato POE, e diestearato etilene glicol); éteres de POE-alquila (tais como éter POE-lauril, éter PO-E-oleil, éter POE-estearil, éter POE-behenil, éter ΡΟΕ-2-octildodecil, e éter POE-colestanol); tensoativos tipo Pluronico (tais como Pluronico); éteres POE/POP-alquila (tais como éter POE/POP cetila, éter POE/POP 2-deciltetradecila, éter POE/POP monobutila, POE/POP lanolina hidrogena-da, e éter POE/POP glicerol); condensados de tetra POE/tetra POP-etilenediamina (tais como Tetronico); óleo de mamona POE ou derivados de óleo de mamona endurecido (tais como óleo de mamona POE, óleo de mamona endurecido POE, monoisoestearato de óleo de mamona POE, tri-isoestearato de óleo de mamona POE, óleo de mamona endurecido POE monopiroglutamato monoisoestearato diéster, e maleato de óleo de mamona POE); derivados de cera estampada lanolina POE (tais como cera estampada POE-sorbitol); alcanolamidas (tais como ácidos graxos de óleo de coco dietanolamida, ácido láurico monoetanolamida, e ácido graxos isopropano-lamida); ésteres de ácidos graxos propileno glicos POE; POE-alkylamines; ácidos graxos POE amidas; ésteres de ácidos graxos de sacarose; óxidos de alquiletoxidimetilamina; e trioleil fosfato.
Exemplos polímeros semissintéticos solúveis em água incluem polímeros de amido (como carboximetil amido e metilhidroxipropil amido), polímeros de celulose (como metil celulose, etil celulose, metilhidroxipropil celulose, hidroxietil celulose, sulfato de celulose de sódio, sulfato de celulose dialquildimetilamônio, hidroxipropil celulose, carboximetil celulose, carboximetil celulose de sódio, celulose cristalina, celulose em pó, compostos hi- drofobicamente modificados desses polímeros (por exemplo, compostos es-tearoxi parcialmente modificados), compostos destes polímeros modificados por cátions); polímeros alginato (como o alginato de sódio e alginato de pro-pileno glicol); e pectato de sódio.
Exemplos de polímeros sintéticos solúvies em água incluem polímeros vinílicos (tais como álcool polivinílicos, éter metil polivinílicos, polivi-nilpirrolidona, e polímero carboxivinil); polímeros polioxietileno (tais como copolímeros polioxietileno/polioxipropileno, por exemplo, polietileno glicol 20,000, 40,000 ou 60,000); poli(haleto de dimetildialilamônio) polímeros tipo cationico (tais como Merquat100 fabricado por Merck & Co., Inc.); haleto de dimetildialilamônio /copolímero acrilamido tipo polímeros cationicos (tais como Merquat550 fabricado por Merck & Co., Inc.); polímeros acrílicos (tais como poliacrilato de sódio, acrilato polietila, e poliacrilamida); polietilenoimi-na; polímeros cationicos; silicato de magnésio alumínio (veegum); poliqua-ternium-39; poliquaternium-47; poliquaternium-74; e co-polímero (cloreto de propiltrimonio acrilamida/dimetil acrilamida).
Exemplos de absorvedores de UV incluem ácido benzoico ab-sorvedor de UV (tais como ácido p-aminobenzoico (daqui em diante abreviado como PABA), éster de PABA monoglicerina, éster de Ν,Ν-dipropoxi PA-BA etila, éster de Ν,Ν-dietoxi PABA etila, éster de Ν,Ν-dimetil PABA etila, éster de Ν,Ν-dimetil PABA butila, e éster de Ν,Ν-dimetil PABA etila); ácido antranílico absorvedor de UV (tais como homomentil N-acetilantranilato); ácido salicílico absorvedor de UV (tais como amil salicilato, mentil salicilato, homomentil salicilato, octil salicilato, fenil salicilato, benzil salicilato, e p-isopropanolfenil salicilato); ácido cinâmico absorvedor de UV (tais como octil cinamato, 4-isopropilcinamato de etila, 2,5-di-isopropilcinamato de meti-la, 2,4-di-isopropilcinamato de etila, 2,4-di-isopropilcinamato de metila, p-metoxicinamato de propila, p-metoxicinamato isopropila, p-metoxicinamato isoamila, octil p-metoxicinamato (2-etilexil p-metoxici- namato), 2-etoxietil p-metoxicinamato, ciclohexil p-metoxicinamato, a-ciano-p-fenilcinamato de etila, 2-etilhexil a-ciano-P-fenilcinamato, e gliceril mono- -2-etilexa- nol-diparametoxi cinamato); benzofenona absorvedora de UV (tais como 2,4-dihidroxibenzofenona, 2,2'-dihidróxi-4-metoxibenzofenona, 2, 2'-dihidró-xi-4,4'-dimetoxibenzofenona, 2,2',4,4'-tetrahidroxibenzofenona, 2-hidró-xi-4-metoxibenzofenona, 2-hidróxi-4-metoxi-4'-metilbenzofenona, 2-hidró-xi-4-metoxibenzofenona-5-sulfonato, 4-fenilbenzofenona, 2-etilhe- xil-4'-fe-nil-benzofenona-2-carboxilato, 2-hidróxi-4-n-octoxibenzofenona, e 4-hidró-xi-3-carboxibenzofenona); 3-(4'-metilbenzilideno)-d,l-canfor e 3-ben- zilide-no-d,l-canfor; 2-fenil-5-metilbenzoxazol; 2,2'-hidróxi-5-metilfenilbenzo- triazol; 2-(2'-hidróxi-5'-t-octilfenil) benzotriazol; 2-(2'-hidróxi-5'-metilfenil- benzotria-zol; dianisolmetano; 4-metoxi-4'-t-butildibenzoylmetano; 5-(3, 3-dimetil-2-nor-bornilideno)-3-pentano-2-ona; e triazina absorvedora de UV (tais como 2-4[(2-hidróxi-3-dodeciloxipropil) óxi]-2-hidroxifenil)-4,6-bis (2,4-dimetilfe-nil)-1,3,5-triazina e 2-4[(2-hidróxi-3-trideciloxipropil) óxi]-2-hi- dro xife-nil)-4,6-bis(2,4-dimetilfenil)-1,3,5-triazina).
Exemplos de agentes sequestrantes de íons de metal incluem 1-hidroxietano-1,1-ácido difosfonico, 1 hidroxietano-1,1-ácido difosfonico sal de sódio, edetato dissódico, edetato trissódico, edetato tetrasodio, citrato de sódio, polifosfato de sódio, metafosfato de sódio, ácido glucônico, ácido fos-fórico, ácido cítrico, ácido ascórbico, ácido succínico, ácido edético, e triace-tato trissódio hidroxietil etilenodiamina.
Exemplos de ajustadores de pH incluem tampões tais como ácido láctico/lactato de sodio, ácido cítrico/citrato de sodio, e ácido succíni-co/succinato de sodio.
Exemplos de vitaminas incluem vitaminas A, B1, B2, B6, C, e E os derivados das mesmas; ácido pantotênico e os derivados dos mesmos; e biotina.
Exemplos de antioxidantes incluem tocoferois, dibu-til-hidroxitolueno, butil-hidroxianisol, e ésteres de ácido gálico.
Exemplos de outros componentes que podem estar contidos incluem antissépticos (tais como etilparaben, butilparaben, 1,2-alcano diol (tendo um comprimento de cadeia de carbono de 6 a 14) e os derivados dos mesmos, fenoxietanol, e metilcloroisotiazolinona); antiflogístico (tais como derivados de ácido glicirrizico, derivados de ácido glicirretínico, derivados de ácido salicílico, hinocitiol, óxido de zinco e alantoin); agente de embranque-cimento (tal como extrato de saxifrage sarmentosa e arbutin); vários extratos (tais como casca de felodendronte, "goldthread", raiz de Iitosperma, peonia albiflora, swertia japonica, bétula, salva, ameixa-amarela, cenoura, aloe, malva silvestre (hibisco), iris, vitis vinifera (uva), coix lacryma-jobi (lágrimas de jó), luffa cylindrica, lírio, açafrão, cnidio oficinal, gengibre, hypericum per-foratum, ononis spinosa, allium sativum (gerlic), capsicum frutescens, citrus unshiu peel, angélica acutiloba, e alga marinha); agente ativador (tais como geleia real fotossensibilizantes, e derivados de colesterol); acelerador da circulação sanguínea (tais como vanililamida de ácido nonílico, benzil éste-res de ácido nicotínico, etil ésteres de ácido β-butóxi, capsaicina, Zingerona, tintura de Cantharides, ichtamol, ácido tânico, α-borneol, tocoferol nicotinado, inositol hexanicotinado, ciclandelato, cinarizina, tolazolina, acetilcolina, ve-rapamil, cefarantina, e γ-orizanol); agente antisseborreico (tal como enxofre e tiantol); agente anti-inflamatório (tal como ácido tranexâmico, tiotaurino e hipotaurino); e alcoóis aromáticos (tais como álcool benzila e benzilóxi eta-nol). O condicionador de cabelo na presente invenção refere-se à totalidade de cosméticos que fornecem efeito condicionador para o cabelo, e os exemplos incluem enxágue de cabelo, tratamento de cabelo e acondicio-nar o cabelo. O condicionador de cabelo pode incluir ambos os tipos sendo aplicados ao cabelo e espalhar bem todo quando usado e depois disso lavado (enxaguado) com água quente, água ou similares, e tipos que não são lavados depois da aplicação.
Daqui em diante, a presente invenção está descrita em mais detalhes com referencia aos exemplos. No entanto, a presente invenção não está limitada a esses exemplos. A quantidade contida está toda mostrada % em massa a menos que de outra forma descrito. EXEMPLOS <Seleção do meio>
Os meios preferidos na composição de condicionador de cabelo foram estudados. O método para preparar a composição de cada exemplo de teste e métodos de avaliação (DSC, higroscopicidade, e absorção de água) são como a seguir.
Preparação da composição de condicionador de cabelo Uma mistura obtida pela fusão e agitação de 13.9% em massa de cloreto de estearil trimetil amônio e 32.6 % em massa de álcool esteárico (razão molar de ambos: 3) sob aquecimento a 130°C e 53.5 % em massa de cada meio mostrado na tabela 1 a seguir previamente fundidos foram misturados aquecimento até ficar homogênea. Depois disso, a mistura foi transferida para um recipiente e resfriada à temperatura ambiente para dar uma composição de condicionador de cabelo. Essas composições de condicionador de cabelos são composições nas quais condicionadores de cabelo gerais são concentrados em um décimo e podem ser diluídas com água ou similar como uma composição precursora de condicionador de cabelos e usadas. Método para Avaliação da Composição de Condicionador de Cabelo (Determinação de Temperatura Endotérmica de Pico em DSC) 10 mg de cada composição de condicionador de cabelo e 10 mg de dimeticona (20cs) como uma substancia de referência foram cada metidas em uma célula fechada de Ag e ajustadas para um fixador de um calo-rímetro de varredura diferencial (DSC6100, fabricado por Sll Nanotechnolo-gies, Inc.). A amostra foi aquecida de 30 a 200°C a uma taxa de aquecimento de 2,0°C/minuto, e a temperatura onde a absorção de calor gerada quando o estado da fase da composição muda foi o máximo foi, registrou-se como uma temperatura de pico endotérmico DSC.
Quando uma multiplicidade de temperaturas de pico foram obtidas a partir da composição, baseado na temperature de pico endotérmico do componente contido sozinho e os resultados da difração de raios-X da com- posição a cada temperatura, as temperaturas de pico foram divididas em temperatura de pico endotérmico em DSC derivada de um meio, temperatura de pico endotérmico em DSC derivada de um gel o qual foi formado a partir de um tensoativo catiônico e um álcool mais alto, e temperatura de pico endotérmico em DSC de um álcool mais alto o qual causou a separação da fase sem contribuir para a formação do gel.
Entre elas, temperatura de pico endotérmico em DSC derivada de cada meio e gel e as avaliações das composições pelos seguintes critérios de avaliação estão mostrados na tabela 1. (Critérios de Avaliação da Composição) O: A temperatura de pico endotérmico em DSC derivada de um gel que é formado a partir do tensoativo catiônico e álcool mais alto na composição é 50°C ou mais, e a temperatura de pico endotérmico mostrando o ponto de fusão do meio é 155°C ou menos. X: A temperatura de pico endotérmico em DSC derivada de um gel que é formado a partir do tensoativo catiônico e álcool mais alto na composição é menor que 50°C, ou a temperatura de pico endotérmico mostrando o ponto de fusão do meio é acima de 155°C. Método para Avaliação de Hiqroscopicidade Cada composição de condicionador de cabelo foi toda distribuída sobre um prato de pesagem e cada um foi deixado ficar parado sob condições a uma temperatura de 45°C e umidade relativa de 75, 80, 85, ou 90 % por 6 horas. O resultado da avaliação da taxa de mudança de peso de cada composição em cada condição de umidade como higroscopicidade está mostrado na tabela 1.
Taxa de mudança de peso = (Peso após o Teste - Peso antes do Teste)/(peso antes do Teste) χ 100 (%) Método para avaliação da absorção de Água A quantidade apropriada de cada composição de condicionador de cabelo foi colocada em uma bolsa de tela, e a bolsa foi imersa dentro da água. As taxas de diluição (Peso depois do Teste/Peso antes do teste) a 3 horas e 24 horas depois da imersão foram determinadas. O resultado da avaliação das taxas de diluição de cada composição durante cada tempo de imersão como absorção de água das composições estão mostrados na tabela 1. Os valores alvo na tabela 1 mostram as taxas de diluição padrões no uso real da composição de condicionador de cabelos preparada como acima e estão baseadas na quantidade do tensoativo catiônico contido.
Tabela 1 De acordo com a avaliação das temperaturas de pico endotér-mico em DSC na tabela 1, as composições usando como um meio um álcool dihídrico com baixo ponto de fusão tal como propileno glycol, isopentildiol, 1,3-butileno glicol, ou dipropileno glicol mudaram de um estado gel para um estado líquido com alta viscosidade a 40 até 50°C e tinham uma desconfortável aderência a temperatura normal. No entanto, é óbvio que essas composições usando um álcool di-hídrico como meio e tendo um ponto de fusão de gel em torno da temperatura para uso ou armazenagem de um condicionador de cabelos não satisfazem a estabilidade do produto como uma composição de condicionador de cabelo e facilidade de manuseio.
Por outro lado, as composições usando eritritol, maltitol, sorbitol, D-mannit, xilitol, glicerina, ou polietileno glicol como um meio mostraram todas temperaturas de pico endotérmico com fusão de gel em torno de 70°C. Entre elas, eritritol, maltitol, sorbitol, xilitol, e polietileno glicol com peso molecular alto (6,000) tinham o pico endotérmico com o ponto de fusão que era mais alto que a temperature de fusão de um gel e tinham um estado sólido que era mais fácil de manusear a menos que 50°C. Além disso, as composições usando glicerina e polietileno glicol com baixo peso molecular ((peso molecular médio de 400) eram agentes tendo um estado semissólido em temperatura normal, que eram excelentes na facilidade de manuseio.
Entretanto, quando D-mannit com um ponto de fusão muito alto foi usado como um meio, uma paret dos componentes pirolizados na fusão e agitação, e uma composição normal não pode ser obtida.
Em vista do acima, na determinação da temperatura de pico endotérmico em DSC, é óbvio que a temperatura de pico endotérmico derivada de um gel o qual é formado a partir do tensoativo catiônico e o álcool mais alto é feita a 50°C ou mais, e álcool poli-hídrico ou polietileno glicol sozinho tendo um ponto de fusão de 155°C ou menos é usado como um meio, com o que uma composição de condicionador de cabelo tendo excelentes propriedades de agitação e mistura na produção com baixo teor de água, que é excelente na facilidade de uso é obtida.
Além disso, de acordo com a avaliação da higroscopicidade na tabela 1, nas composições usando um álcool di-hídrico ou polietileno glicol de baixo peso molecular, quanto mais alta a umidade de armazenamento se torna, mais a taxa de peso cresce, e a uma umidade relativa de 90%, um aumento de peso perto de 20% foi encontrado. Igualmente em xilitol e sorbi-tol, encontrou-se higroscopicidade particularmente acentuada em condições de alta umidade, e também na glicerina a taxa de aumento de peso cresceu levemente a uma umidade relativa de 90%.
Por outro lado, eritritol, maititol, D-manitol, ou polietileno glicol de peso molecular alto foi usado como um meio, a taxas de aumento de peso não alcançaram a 10% em todas as condições de umidade, e higroscopicidade muito baixa foi mostrada.
Ademais, de acordo com a avaliação da absorção de água na tabela 1, as composições usando compostos que não a glicerina como um meio, todas mostraram alta absorção de água a alcançaram 10 vezes a taxa de diluição que foi o valor-alvo dentro de 24 horas.
Uma que supõe-se que a composição de condicionamento é para ser usada ou armazenada em condições de alta umidade tais como banheiro, é preferível que a higroscopicidade seja baixa, independentemente das mudanças de umidade, e considerando que a composição é diluída com água antes de usar, é também preferível que a composição rapidamente absorva água a um estado que pode ser usada como um condicionador de cabelo.
Assim sendo, na composição de condicionador de cabelo da presente invenção, do ponto de vista da higroscopicidade e absorção de água, eritritol, maititol, e polietileno glicol de peso molecular alto são particularmente preferíveis como um meio. Além disso, baseado em estudos posteriores, percebeu-se que o peso molecular do polietileno glicol compreendendo uma composição excelente na facilidade de manuseio era de 3,000 a 300,000. Além disso, é óbvio que tal composição de condicionador de cabelo da presente invenção tem excelentes características como uma composição de condicionador de cabelo para a qual água foi adionada antes de usar. <Razão molar de álcool mais alto em relação a tensoativo catiônico>
As composições de condicionador de cabelos com as formulações de composições mostradas na tabela 2 foram avaliadas de acordo com os métodos de avaliação acima e os seguintes métodos de avaliação. Os resultados das avaliações estão mostrados na tabela 2. Essas composições são condicionadores de cabelo concentrados e podem ser diluídos e usados com água ou similar como uma composição de precursor de condicionador de cabelos. Método para avaliação de Composição de condicionador de cabelos (Determinação da temperature de pico endotérmico em DSC de produto diluído 10 vezes) Para os condicionadores de cabelo obtidos pela diluição de cada composição de condicionador de cabelo com 9 vezes a quantidade de água (produto diluido 10 vezes da composição original), a temperatura de pico endotérmico a 30 até 90°C usando os mesmos aparelhos e métodos como acima foi determinada. Se um pico endotérmico diferente de um gel de enxágue a 30 até 90°C foi gerado foi confirmado de acordo com a determinação, e a avaliação foi realizada de acordo com os seguintes critérios. Para a amostra causando descarga de água após ser diluída por 10 vezes, somente uma parte da fase gel foi coletada para realizar as determinações e avaliações. (Critério de avaliação DSC de produto 10 vezes diluído) O: Um pico endotérmico não foi encontrado que não o pico endotérmico de um gel de enxágue. X: um pico endotérmico foi encontrado diferente do pico endotérmico de um gel de enxágue. Método para avaliação das propriedades do condicionador de cabelos Para os condicionadores de cabelo obtidos pela diluição de cada composição de condicionador de canelos com 9 vezes a quantidade de água (produto diluído 10 vezes da composição original), foi conduzido um teste de uso real por 10 painéis de peritos. Em outras palavras, cada condicionador de cabelos foi aplicado ao cabelo e lavado com água, e depois disso as propriedades de condicionamento do cabelo seco foram avaliadas com os seguintes critérios. Para a amostra causando descarga de água após ser diluída por 10 vezes, a avaliação foi definida como x. (Critérios de avaliação de propriedades de condicionamento) O: 8 ou mais painéis avaliaram que o cabelo estava macio durante o uso. Δ: 4 a 7 painéis avaliaram que o cabelo estava macio durante o uso. X: 3 ou menos painéis avaliaram que o cabelo estava macio durante o uso.
Tabela 2 Com mostrado na tabela 2, nas composições de condicionador de canelos, tanto o gel e o meio mostraram uma quase constante boa temperatura de pico endotérmico, independentemente da razão molar do álcool mais alto (álcool estearílico) em relação ao tensoativo catiônico (cloreto es-tearilico trimetil amônio). No entanto, o produto diluído 10 vezes de cada amostra de teste causou um pico endotérmico diferente de um gel de enxágue a uma razão razão molar de 0.5 ou menos e 6.0 ou mais, e tais composições não eram homogêneas.
Além disso, no tocante à higroscopicidade, quando a razão molar do álcool mais alto em relação ao tensoativo catiônico foi abaixo de 2,0, a higroscopicidade estava em ascensão, e no exemplo de teste no qual a razão ratio foi de 1,0 ou menos, a higroscopicidade sob baixa umidade foi marcante. Por outro lado, no exemplo de teste no qual a razão molar foi de 2,0 ou mais, todos mantiveram higroscopicidade muito baixa.
Além disso, em relação à absorção de água, quando a razão molar do álcool mais alto em relação ao tensoativo catiônico foi de 2,0 ou menos, a composição não pode ser diluída ao valor-alvo mesmo depois de um período de 24 horas. Por outro lado, no exemplo de teste no qual a razão molar foi acima de 2,0, a composição foi rapidamente diluída e teve excelente absorção de água.
Além disso, as propriedades de condicionamento do produto diluído 10 vezes foi excelente no exemplo de teste com uma razão molar de álcool mais alto em relação ao tensoativo catiônico de 2,5 a 5.0 na composição e foram possivelmente pobres em maciez durante o uso no exemplo de teste com uma razão molar de 2,0 ou menos e 6,0 ou mais.
Baseado nos resultados acima, na composição de condicionador de cabelos da presente invenção, é preferível que a razão molar do álcool mais alto em relação ao tensoativo catiônico seja 2,5 ou mais a menos que 6,0. <Taxa de Diluição da Composição do Condicionador de Cabelos> A composição de condicionador de cabelos obtida pelo método de preparação a seguir foi diluída com água e definida como condicionadores de cabelo a taxas de diluição de 1,5 a 30. Os resultados da avaliação desses condicionadores de cabelo de acordo com o método de avaliação a seguir e o método de avaliação acima (propriedades de condicionamento) estão mostrados na tabela 3.
Preparação da Composição de condicionador de cabelos A mistura obtida pela fusão e agitação de 15% em massa de cloreto estearílico trimetil amônio e 35% em massa de álcool estearílico sob aquecimento a 130°C e 50% em massa de eritritol previamente fundido foi misturada sob aquecimento até ser homogênea. Depois disso, a misture foi transferida para um recipiente e resfriada à temperatura ambiente, para dar uma composição de condicionador de cabelo. Essas composições são condicionadores de cabelo concentrados e podem ser diluídas e usadas com água ou similar como uma composição precursora de condicionador de cabelos. Método para avaliação de condicionador de cabelos (facilidade de remoção do recipiente) Condicionador de cabelos a cada taxa de diluição foi enchido em um recipiente de tubo, e a facilidade de remover o produto de um bico foi determinado por 10 painéis e avaliada pelos seguintes critérios. O: 8 ou mais painéis avaliaram que o produto foi fácil de remover de um recipiente e difícil de gotejar das mãos. Δ: 4 a 7 painéis avaliaram que o produto foi fácil de remover de um recipiente e difícil de gotejar das mãos. X: 3 ou menos painéis avaliaram que o produto foi fácil de remover de um recipiente e difícil de gotejar das mãos.
Tabela 3 Taxa de diluição_______1,5 2,5 3_____5_____10 15 30 Facilidade de remover v , ~ ~ ~ . . ... ΧΔ ΟΟΟΟΔ do recipiente Propriedades de condi- q Ο Ο Ο Ο Ο X cionamento______________________________________________________ Como mostrado na tabela 3, quando a taxa de diluição da composição de condicionador de cabelo foi 2,5 ou menos, a diluição do gel foi insuficiente, e portanto, foi difícil remover do recipiente. Além disso, quando a taxa de diluição é 30 ou mais, os componentes de condicionamento de cabelos foram muito diluídos, e as propriedades de condicionamento declinaram.
Baseado nos resultados acima, é preferível que as taxas de diluição da composição de condicionador de cabelos da presente invenção sejam 3 a 15. <Tipo de tensoativo>
As composições de condicionador de cabelos com a formulação de composição mostrada na tabela 4 acima foram avaliadas de acordo com métodos de avaliação acima. Os resultados estão mostrados na tabela 4. Preparação da Composição de condicionador de cabelos A mistura obtida pela fusão e agitação de um tensoativo e álcool estearíiico sob aquecimento a 130°C e eritritol previamente dissolvido foram misturados sob aquecimento até ser homogênea. Depois disso, a mistura foi transferida para um recipiente e resfriada à temperatura ambiente, para dar uma composição de condicionador de cabelo. Essas composições são condicionadores de cabelo concentrados e podem ser diluídas e usadas com água ou similar como uma composição precursora de condicionamento de cabelos.
Tabela 4 Como mostrado na tabela 4, a Composição de condicionador de cabelos dos exemplos de testes 11 a 14 que contem um sal quaternário mono-amônio tipo alquila de cadeia longa ou uma combinação de uma amina terciária e um ácido orgânico formando o sal de amônio quaternário mostrou um resultado excelente tanto em higroscopicidade e absorção de água. Em particular, a composição do exemplo de teste 13 contendo cloreto de estearoxipropiltrimetilamônio teve absorção de água marcantemente alta.
Baseado nos resultados acima, a composição de condicionador de cabelos da presente invenção pode preferivelmente conter um sal quaternário mono-amônio tipo alquila de cadeia longa como um tensoativo cati-ônico. Além disso, é também possível atuar como o sal de amônio quaternário contendo uma mono amina tipo alquila de cadeia longa e ácido orgânico. <Uso Ácidos Graxos Mais Altos>
Os resultados da determinação e evaluação das amostras usando ácido graxo mais alto como o componente (a) da presente invenção (composição precursora de condicionador de cabelos) estão mostrados na tabela 5 a seguir. Na tabela 5, cada determinação e avaliação em relação a temperatura de pico endotérmico, higroscopicidade, e absorção de água foi realizada de acordo com os métodos descritos acima.
Tabela 5 Como mostrado na tabela 5, os exemplos de testes 15 a 21 usando apenas um ácido graxo ou em combinação como o componente (a) da presente invenção eram composições de condicionador de cabelos que tinham uma temperatura de pico endotérmico preferível e também eram excelentes em absorção de água, bem como no caso de uso de um álcool mais alto e/ou derivado do mesmo.
Em vista do acima, é óbvio que, na composição de condicionador de cabelos da presente invenção, um ácido graxo mais alto pode ser preferivelmente usado como o componente (a). <Tensoativo catiônico> A determinação e avaliação das amostras (composições precursoras de condicionador de cabelos) mostradas na tabela 6 foram realizadas, e o tensoativo catiônico preferível como o componente (b) da presente invenção foi estudado. Na tabela 6, cada determinação e avaliação em relação à temperatura de pico endotérmico, higroscopicidade, e absorção de água foram realizadas de acordo com os métodos descritos acima. Os resultados estão mostrados na tabela 6.
Tabela 6 Como mostrado na tabela 6, quando um ácido graxo mais alto foi usado como o componente (a), um sal quaternário mono-amônio tipo al-quila de cadeia longa (exemplos de testes 22 e 23) como (b) tensoativo ca-tiônico foi usado, pelo que uma composição de condicionador de cabelo excelente composição precursora de condicionador de cabelos pode ser obtida.
Em vista do acima, também na composição de condicionador de cabelos da presente invenção usando um ácido graxo mais alto como o componente (a), um sal quaternário mono-amônio tipo alquila de cadeia longa pode ser preferivelmente usado como o componente (b).
Os exemplos de formulação da composição de condicionador de cabelos da presente invenção estão mostrados abaixo. No entanto, a presente invenção não está limitada a esses exemplos de formulações. A quantidade de componente contida está mostrada em % em massa. <Exemplo de formulação 1 Tratamento de cabelos>
Cloreto de behenil trimetil amônio 13,0 Metossulfato dicocoiletil hidroxietilmônio 1,0 Álcool cetilico 12,0 Álcool estearílico 18,0 Ácido estárico 0,3 Eritritol 26,20 Glicerina 5,0 Dimeticona (500 cs) 5,0 Dimeticonol (1000 cs) 5,0 Metilfenil meticona 1,0 PEG-10 dimeticona 1,0 2-Octildodecanol 0,5 Octil palmitato 3,0 Óleo Mineral 2,0 Álcool de jojoba 0,5 Fenoxi etanol 3,0 Perfume 3,5 (Método de Produção) A mistura obtida pela fusão e agitação de cloreto de behenil tri-metil amônio, metossulfato dicocoiletil hidroxietilmonio, álcool cetilico, álcool estearilico, e ácido esteárico sob aquecimento a 130°C e eritritol previamente fundido foram misturados sob aquecimento até ser homogênea. Além disso, outros componentes foram adicionados a ela, agitados e misturados, e a mistura foi transferida para um recipiente e resfriada à temperatura ambiente, para dar uma composição. A composição resultante não era pegajosa, era excelente na facilidade de manuseio, e podia ser preferivelmente usada como um condicionador de cabelos pela diluição com água por 6 vezes. < Exemplo de formulação 2 Condicionador de cabelos>
Brometo de estearil trimetil amônio 8,0 Cloreto de estearamidopropil trimetiiamônio 5,0 Cloreto de diestearil dimetil amônio 1,0 Álcool estearilico 23,0 Álcool Behenico 8,0 Álcool Isoestearil 0,5 ácido oleico monoglicerideo 0,3 Maltitol 26,1 Isopentildiol 5,0 Sorbitol 4,0 Dimeticona (100 cs) 5,0 copolímero (bis-isobutil PEG-14/amodimeticona) 0,5 isoestearato Isocetilico 2,0 Octii palmitato 3,0 Di(fitosteril/octildodecil) laurol glutamate 1,0 Camellia reticulata Lindl, seed oil 1,0 Alfa-tocoferol 1,0 Fitosteril macadamiato 1,0 POE(1)-1,2-dodecanediol 3,0 Vanilil butil éter 0,1 Mentol 1,0 Perfume 2,5 (Método de Produção) A mistura obtida pela fusão e agitação de brometo estearil trime-til amônio, cloreto de estearamidopropil trimetilamônio, cloreto diestearil di-metil amônio, álcool estearílico, álcool behenico, álcool isoestearil, e ácido oleico monoglicerideo sob aquecimento a 140°C e maltitol, isopentildiol, e sorbitol previamente fundido foram misturados sob aquecimento até ser homogênea. Além disso, outros componentes foram ali adicionados, agitados e misturados, e a mistura foi transferida para um recipiente e resfriada à temperatura ambiente, para dar uma composição. A composição resultante não era pegajosa, era excelente na facilidade de manuseio, e podia ser preferivelmente usada como um condicionador de cabelos pela diluição com água por 8 vezes. < Exemplo de Formulação 3 Condicionador de cabelos>
Cloreto de cetil trimetil amônio 5,0 Cloreto de Behenil PG trimetil amônio 5,0 Estearamidopropil dimetilamina 2,0 Álcool cetilico 20,0 Álcool estearílico 20,0 Ácido Isoesteárico 0,5 Polietileno glicol (peso molecular 9000) 25,0 Dipropileno glicol 5,0 Ácido láctico 0,2 Amodimeticona (1000 cs) 5,0 Lauril poligliceril-3 polidimetilsiloxietil dimeticona 0,5 PEG/PPG-30/10 dimeticona 0,5 Octil lactato 2,0 Isononil isononato 2,0 Esqualano 0,2 Óleo de gergelim Purificado 1,0 Óleo de laranja 0,4 Oleo de alecrim 0,2 Metil paraben 2,0 Propil paraben 1,0 Perfume 2,5 (Método de Produção) A mistura obtida pela fusão e agitação de cloreto de cetil trimetil amônio, cloreto de behenil PG trimetil amônio, estearamidopropil dimetila-mina, ácido lactico, álcool cetilico, álcool estearílico, e ácido isoestearico sob aquecimento a 85°C e polietileno glicol (peso molecular de 9000) e dipropi-leno glicol previamente fundido foram misturados sob aquecimento até ser homogênea. Além disso, outros componentes foram ali adicionados, agitados e misturados, e a misture foi transferida para um recipiente e resfriada à temperatura ambiente, para dar uma composição. A composição resultante não era pegajosa, era excelente na facilidade de manuseio, e podia ser preferivelmente usada como um condicionador de cabelos pela diluição com água por 10 vezes.
REIVINDICAÇÕES

Claims (8)

1. Composição de condicionador de cabelos, caracterizada pelo fato de que comprende: (a) 10 a 90% em massa de um ou mais componentes selecionados de: (i) alcoóis mais altos, sendo de cadeia linear apresentando 16 ou mais átomos de carbono, e (ii) ácidos graxos mais altos, apresentando de 12 a 22 átomos de carbono, e (iii) derivados dos mesmos, representados pelas seguintes fórmulas (I) e (II) (I) na qual R1 é um resíduo de álcool graxo de cadeia linear ou cadeia ramificada apresentando 10 a 24 átomos de carbono, e cada um de x e y é um número inteiro de 1 a 3, (II) na qual R2 é um resíduo de ácido graxo de cadeia linear ou cadeia ramificada apresentando 9 a 23 átomos de carbono, e Q é H ou OH (b) 5 a 35% em massa de um tensoativo catiônico, e (c) um ou mais componentes selecionados do grupo consistindo em eritritol, maltitol, sorbitol, xilitol e/ou polietileno glicol com um peso molecular de 3.000 a 5.000.000, apresentando um ponto de fusão de 155°C ou menos, em que o pico endotérmico de um gel que é formado a partir de (a) e (b) na composição é 50°C ou mais como medido por um calorímetro de varredura diferencial (DSC) e em que o teor de água é de 10% em massa ou menos, e em que a razão molar de (a) para (b) é de 2,5 ou mais até menor do que 6,0.
2. Composição de condicionador de cabelos de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que, no componente (a), os álcoois de cadeia linear apresentam 16 a 22 átomos de carbono e/ou os ácidos gra-xos, sendo ácidos graxos de cadeia linear, apresentam 16 a 22 átomos de carbono.
3. Composição de condicionador de cabelos de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que (b) é (III) na qual R3 representa um grupo alquila de cadeia linear ou ramificada apresentando de 8 a 36 átomos de carbono, que pode ser substituído com um grupo hidroxila, ou R7-(Z1)q-(Y1)p-. na qual R7 representa um grupo alquila de cadeia linear ou ramifiada tendo 8 a 36 átomos de carbono que pode ser substituído com um grupo hidroxila, Y1 representa um grupo de ligação selecionado de -CH2CH2-, -CH2CH2CH2-, -CH2CH2O-, e -CH(0H)CH20-, e Z1 representa um grupo de ligação selecionado de uma ligação de amida (-CONH-), ligação de éter (-0-), e ligação de éster (-COO-), cada um de p e q representa um número inteiro de 0 ou 1, R4, R5 e R6 representam um grupo alquila tendo 1 a 3 átomos de carbono ou grupo benzila que pode ser substituído com um grupo hidroxila e pode ser o mesmo ou diferente. X representa um átomo de halogênio, um grupo de sulfato de alquila tendo 1 ou 2 átomos de carbono, ou ânion que pode formar um sal com amônio quaternário, ou o sal de amônio quaternário tipo alquila é formado através da combinação de mono amina tipo alquila de cadeia longa representada pela fórmula (IV) a seguir, e ácido orgânico, (IV) na qual R8 e R9 representam um grupo alquila tendo 1 a 3 átomos de carbono ou grupo benzila que pode ser substituído com um grupo hidroxila e pode ser o mesmo ou diferente, R10 representa um grupo alquila de cadeia linear ou ramificada tendo 8 a 36 átomos de carbono que pode ser substituído com um grupo hidroxila, Y2 representa um grupo de ligação selecionado de -CH2CH2-, -CH2CH2CH2-, -CH2CH20-, e -CH(0H)CH20-, e Z2 representa um grupo de ligação selecionado de uma ligação de amida (-CONH-), ligação de éter (-0-), e ligação de éster (-COO-), cada um de s e t representa um número inteiro de 0 ou 1.
4. Composição de condicionador de cabelos de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o ácido orgânico é um ácido orgânico solúvel em água.
5. Composição de condicionador de cabelos de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que (c) compreende um ou mais componentes selecionados do grupo que consiste em eritritol, maltitol e/ou polietileno glicol com um peso molecular de 3.000 a 5.000.000.
6. Composição de condicionador de cabelos de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o polietileno glicol apresenta um peso molecular de 3.000 a 300.000.
7. Composição de condicionador de cabelos de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que apre- senta forma sólida ou em pó a menos do que 50°C.
8. Método de usar a composição de condicionador de cabelos como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que compreende a diluição da composição de condicionador de cabelos, como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 7, com água a uma taxa de diluição de 3 a 15 vezes em massa antes de usar.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2464012C1 (ru) Композиция для кондиционирования волос
US9539444B2 (en) Hair conditioning composition and low energy method of producing the same
US8632758B2 (en) Aqueous hair cleansing agent
US5587155A (en) Hair cosmetic composition
JP4982339B2 (ja) 毛髪化粧料
JPWO2010116940A1 (ja) 毛髪化粧料
CN108472230A (zh) 含波纹相的组合物、α凝胶形成用组合物、以及使用其的皮肤外用组合物和α凝胶组合物
JP5186404B2 (ja) 粉末繊維柔軟剤組成物
EP3238701B1 (en) Cosmetic composition for use on hair and containing an acyl basic amino acid derivative
JP2017019748A (ja) 毛髪化粧料
BRPI0917027B1 (pt) Hair conditioner composition and method of using such composition
US20120093758A1 (en) Hair Cosmetic
US20130251655A1 (en) Compositions comprising quaternary ammonium compounds
JPWO2019065576A1 (ja) 毛髪化粧料
JP5887185B2 (ja) 毛髪化粧料
JP2023152321A (ja) 皮膚洗浄剤組成物
JP2010241775A (ja) 毛髪化粧料
JP2013249281A (ja) 毛髪化粧料