BRPI0906615B1 - Guia de haste para guiar uma coluna de hastes rotativas - Google Patents

Guia de haste para guiar uma coluna de hastes rotativas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0906615B1
BRPI0906615B1 BRPI0906615-2A BRPI0906615A BRPI0906615B1 BR PI0906615 B1 BRPI0906615 B1 BR PI0906615B1 BR PI0906615 A BRPI0906615 A BR PI0906615A BR PI0906615 B1 BRPI0906615 B1 BR PI0906615B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sleeve
stator
portions
rotor sleeve
rotor
Prior art date
Application number
BRPI0906615-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Matthew S. Davison
Original Assignee
Robbins & Myers Energy Systems, Lp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Robbins & Myers Energy Systems, Lp filed Critical Robbins & Myers Energy Systems, Lp
Publication of BRPI0906615A2 publication Critical patent/BRPI0906615A2/pt
Publication of BRPI0906615B1 publication Critical patent/BRPI0906615B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B17/00Drilling rods or pipes; Flexible drill strings; Kellies; Drill collars; Sucker rods; Cables; Casings; Tubings
    • E21B17/10Wear protectors; Centralising devices, e.g. stabilisers
    • E21B17/1057Centralising devices with rollers or with a relatively rotating sleeve
    • E21B17/1064Pipes or rods with a relatively rotating sleeve
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B17/00Drilling rods or pipes; Flexible drill strings; Kellies; Drill collars; Sucker rods; Cables; Casings; Tubings
    • E21B17/10Wear protectors; Centralising devices, e.g. stabilisers
    • E21B17/1071Wear protectors; Centralising devices, e.g. stabilisers specially adapted for pump rods, e.g. sucker rods

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Rotary Pumps (AREA)

Abstract

guia de haste para guiar uma coluna de hastes rotativas a presente invenção refere-se a uma guia de haste para uso em uma coluna de hastes rotativas (12) para ativar 5 uma bomba de cavidade progressiva (14) para bombear fluidos de fundo de poço através da tubulação (16) até a superfície. a guia de haste inclui uma luva do rotor (20) segura junto à coluna de hastes. a luva do rotor inclui uma pluralidade de partes de corpo com diâmetro reduzido espaçadas de forma axial (22), e uma plura10 lidade de partes de aresta com diâmetro aumentado espaçadas de forma axial (24). superfícies de batente, superior e inferior (26, 28) nas partes de aresta permitem o movimento axial da luva do estator com respeito à luva do rotor. a luva do estator (40) posicionada sobre a luva do rotor, e possui um corpo da luva (42) com uma configuração geralmente circular com extremi15 dades circunferenciais opostas (44, 46) que podem ser distribuídas para posicionar a luva do estator ao redor da luva do rotor. uma pluralidade de nervuras (48) se estendem para o exterior a partir do corpo da luva do estator.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "GUIA DE HASTE PARA GUIAR UMA COLUNA DE HASTES ROTATIVAS".
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a uma guia de haste de um tipo adequado para guiar uma haste de bombeio dentro da tubulação de produção de um poço de petróleo ou gás. Mais particularmente, a invenção refere-se a uma guia de haste para guiar uma haste de bombeio rotativa que aciona uma bomba de cavidade progressiva (PC) em um poço.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO Vários tipos de guias de haste foram projetados para guiar uma haste de bombeio dentro da tubulação de produção. Várias guias de haste são pretendidas para uso com uma haste de bombeio de movimento recíproco, e outras guias de haste são principalmente pretendidas para uso com uma haste de bombeio rotativa. Algumas guias possuem utilidade para uma haste de movimento recíproco ou para uma haste rotativa, apesar de considerações de projeto geralmente ditarem que uma guia de haste de bombeio seja pretendida primariamente para uma aplicação.
Comparadas com as bombas de balancim comuns, que são ativadas por uma haste de bombeio de movimento recíproco, as bombas de cavidade progressiva geralmente estão aptas a lidarem com uma alta concentração de areia ou de outros particulados no fluido recuperado. Entretanto, em vários casos, as guias de haste para a bombas PC desgastam excessivamente quando sujeitas ao fluido se movendo para cima e à areia dentro da tubulação de produção. O custo de substituir as guias de haste PC para estas aplicações desse modo representa um custo significativo para o operador do poço. Outras guias de haste possuem baixo volume de desgaste que pode ser erodido, isto é, o volume da guia radialmente exterior do acoplamento da haste é mínimo, e o desgaste deste material em excesso reduz a eficácia da guia.
Outras guias de haste possuem características ruins de fluxo, significando que os canais de fluxo ao redor da guia resultam em uma alta perda de pressão, desse modo aumentado a potência requerida para bombear os fluídos para a superfície. Outros tipos de guias de haste permitem que areia e outras partículas sejam capturadas ou embutidas entre os componentes da guia, desse modo substancialmente contribuindo para o desgaste prematuro da guia. Várias guias de haste projetadas para bombas PC incluem uma luva do rotor segura junto ao conjunto de hastes e uma luva do estator posicionada ao redor da luva do rotor. A luva do estator convencionalmente possui uma fenda alongada, a qual é sobreposta para posicionar a luva do estator na luva do rotor. O estator tipicamente é espaçado ao redor de um corpo cilíndrico do rotor, e entre as superfícies de cima, superior e inferior, no rotor. As Patentes US 5.101.938, 5.339.896, 5.755.284, 5.692.562 e 6.065.537 descrevem guias de haste para guiar a haste de bombeio pretendida para ativar uma bomba de fundo de poço para bombear fluídos para a superfície de um poço.
As desvantagens da técnica anterior são superadas pela presente invenção, e uma guia de haste aperfeiçoada particularmente adequada para guiar uma haste de bombeio ativando uma bomba de cavidade progressiva é descrita daqui para frente.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Em uma concretização, uma guia de haste para posicionamento em uma haste de bombeio rotativa que ativa uma bomba de cavidade progressiva de fundo de poço para bombear fluídos de fundo de poço para a superfície inclui uma luva do rotor segura junto à haste, e uma luva do estator posicionada ao redor da luva do rotor. A luva do estator possui um corpo da luva com uma configuração geralmente circular e uma fenda definindo extremidades circunferenciais opostas que pode ser distribuída para posicionar a luva do estator ao redor da luva do rotor. A luva do estator possui várias nervuras se estendendo para o exterior a partir do corpo da luva para passagem de fluido entre o corpo da luva do estator e a tubulação e circun-ferencialmente entre duas ou mais nervuras. A luva do rotor possui várias partes do corpo, cada uma possuindo uma superfície exterior com diâmetro reduzido, e várias partes de aresta, cada uma possuindo uma superfície ex- terior substancialmente cilíndrica com um diâmetro aumentado maior do que o diâmetro reduzido e geralmente concêntrica com o conjunto de hastes. A luva do estator possui uma superfície interna definindo várias partes substancialmente cilíndricas com diâmetros aumentados, cada uma com uma superfície interna adjacente à superfície exterior de uma respectiva parte de aresta e várias partes com diâmetro reduzido, cada uma possuindo um diâmetro menor do que as partes com diâmetro aumentado para posicionamento adjacente a uma superfície interna de uma parte do corpo com diâmetro reduzido.
De acordo com uma concretização do método da invenção, a luva do rotor é segura junto à haste de bombeio, e a luva do estator é posicionada ao redor da luva do rotor. A luva do estator possui um corpo da luva com uma configuração geralmente circular com extremidades circunferenci-ais opostas que podem ser separadas para posicionar a luva do estator ao redor da luva do rotor, e possui várias nervuras se estendendo para o exterior a partir do corpo da luva. O método inclui proporcionar uma luva do rotor com várias partes de aresta substancialmente cilíndricas, cada uma possuindo uma superfície exterior substancialmente cilíndrica com um diâmetro aumentado maior do que o diâmetro reduzido das partes do corpo na luva do rotor. O método adicionalmente inclui proporcionar uma luva do estator com uma superfície interior definindo várias partes de diâmetro aumentado substancialmente cilíndricas, cada uma com uma superfície interna adjacente à superfície exterior de uma respectiva parte de aresta e várias partes com diâmetro reduzido, cada uma possuindo um diâmetro menor do que as partes com diâmetro aumentado para posicionamento adjacente a uma superfície interna de uma parte do corpo com diâmetro reduzido.
Um aspecto da presente invenção é proporcionar uma guia de haste para guiar uma haste de bombeio para ativar uma bomba de cavidade progressiva onde o rotor é seguro junto à haste de bombeio e inclui várias superfícies de batente, superior e inferior, cada uma nas extremidades, superior e inferior, de uma respectiva aresta, para limitar o movimento axial do estator com respeito ao rotor. É adicionalmente um aspecto da presente in- venção proporcionar uma guia de haste para uma haste de bombeio rotativa com características melhoradas de desgaste.
Estes e outros aspectos e vantagens da presente invenção irão se tornar aparentes a partir da descrição detalhada seguinte, onde é feita referência às figuras nos desenhos acompanhantes.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Figura 1 é uma vista lateral de um rotor da guia de haste de acordo com a presente invenção seguro junto a uma haste de bombeio. A Figura 2 é uma vista de cima da guia de haste apresentada na Figura 1. A Figura 3 ilustra uma concretização de um estator da guia de haste para suporte no rotor como apresentado na Figura 1. A Figura 4 é uma vista de cima do estator apresentado na Figura 3.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS CONCRETIZAÇÕES PREFERIDAS A Figura 1 representa uma concretização de uma luva do rotor de acordo com a presente invenção. A Figura 3 representa uma luva do estator de acordo com a presente invenção. A luva do rotor e a luva do estator juntas definem uma guia de haste, a qual guia um conjunto de hastes rotativas para ativar uma bomba de cavidade progressiva pretendida para bombear fluido passando pela guia de haste através da tubulação de produção e até a superfície. A luva do rotor como apresentada na Figura 1 de preferência é moldada diretamente junto à haste de bombeio 12, e é de uma construção inteiriça. Várias guias de haste são assim proporcionadas ao longo do comprimento da haste de bombeio, com a haste de bombeio rotativa ativando a bomba PC, geralmente apresentada como 14 na Figura 1. A luva do rotor 20 inclui várias partes de corpo 22, cada uma possuindo uma superfície exterior 23 com um diâmetro reduzido, e várias partes de aresta 24, cada uma possuindo uma superfície exterior substancialmente cilíndrica 25 com um diâmetro aumentado maior do que as partes de corpo com diâmetro reduzido. Cada uma destas superfícies externas de preferência é concêntrica com o conjunto de hastes, e cada uma das várias partes de aresta 24 é de forma axial adjacente a pelo menos uma e, em vários casos, a uma parte de corpo com diâmetro reduzido, superior e inferior. Cada uma das partes de aresta 24 inclui uma superfície de batente superior 26 e uma superfície de batente inferior 28, com cada superfície de batente se situando dentro de um plano substancialmente perpendicular a um eixo geométrico central 21 da luva do rotor e assim do conjunto de hastes 12. O propósito das superfícies de batente é explicado abaixo.
Para várias aplicações, a luva do rotor inclui três ou mais partes de corpo e três ou mais partes de aresta. A luva do rotor também inclui pelo menos uma tampa de extremidade 30, 32, e de preferência, tanto uma tampa de extremidade superior 30 como uma tampa de extremidade inferior 32. Cada tampa de extremidade possui uma superfície externa cônica 34 com um eixo geométrico central alinhado com o eixo geométrico central do conjunto de hastes 12 e um vértice espaçado da luva do rotor. Uma superfície de batente inferior 36 é formada na tampa de extremidade superior 30, e uma superfície de batente superior 38 é formada na tampa de extremidade inferior 32. Estas superfícies de batente também de preferência são perpendiculares ao eixo geométrico central do rotor. A Figura 2 é uma vista de cima da luva do rotor da guia de haste 20 apresentada na Figura 1. O furo cilíndrico 35 da luva do rotor está assim em contato direto com a haste 12, de preferência o rotor é moldado diretamente junto à haste 12. A Figura 3 representa uma luva do estator adequada 40 para posicionamento ao redor da luva do rotor, desse modo permitindo que a luva do rotor gire em relação à luva do estator. A luva do estator 40 inclui um corpo substancialmente em formato de C 42, como apresentado na Figura 4, e várias nervuras 48, cada uma se estendendo radialmente para o exterior a partir do corpo em formato de luva para engate com uma parede interna da coluna de produção. As extremidades circunferenciais 46, 44 do corpo em formato de C permitem que a luva do estator seja sobreposta para ser posicionada na luva do rotor e então retornada substancialmente para sua configuração original com a luva do estator posicionada ao redor da luva do rotor. O projeto como apresentado na Figura 3 inclui vários recortes superiores 50 e vários recortes inferiores 52 nas extremidades da luva do estator, com cada um destes recortes possuindo um formato substancialmente em U ou uma configuração em formato de U invertido. De acordo com outra concretização, os recortes 50, 52 podem ser eliminados. A luva do estator 40 inclui uma superfície interior definindo várias partes substancialmente cilíndricas com diâmetro maior 54, cada uma com uma superfície interna adjacente a uma superfície exterior de uma respectiva parte de aresta, e várias partes com diâmetro reduzido 56, cada uma possuindo um diâmetro menor do que as partes do estator com diâmetro aumentado para posicionamento adjacente a uma respectiva superfície exterior de uma parte de corpo com diâmetro reduzido. Enquanto cada uma das superfícies 23, 25 na luva do rotor e das superfícies 54, 56 na luva do estator de preferência são superfícies cilíndricas, é primariamente importante que as partes de aresta com diâmetro aumentado 24 possuam uma superfície cilíndrica 25, desde que a luva do rotor geralmente é o componente de uma guia de haste rotativa que primeiro falha. Desde que a superfície 25 é uma superfície com diâmetro maior na luva do rotor que está associada com uma superfície deslizante na luva do estator, a superfície 25, e de preferência, a superfície 54, são ambas superfícies cilíndricas. Deve ser entendido que o termo "diâmetro" como utilizado neste documento com respeito a estas superfícies não está limitado a uma estrutura que seja cilíndrica ou mesmo de configuração circular. O "diâmetro" de uma parte de corpo ou de uma parte com diâmetro reduzido na luva do estator é assim o maior diâmetro desta superfície quando girando. Em algumas aplicações, pode ser um benefício proporcionar um ou mais rebaixos ou outras descontinuidades nestas superfícies de desgaste. A Figura 4 representa três nervuras se estendendo de forma a-xial 48. De acordo com a presente invenção, várias nervuras são de preferência proporcionadas, e em várias aplicações, duas ou mais nervuras irão entrar em contato com a superfície interna de uma coluna de produção quando o conjunto de hastes for girado.
Referindo-se agora às Figuras 1 e 3, deve ser entendido que cada uma das superfícies de batente 66, 68 de preferência também é perpendicular ao eixo geométrico central do conjunto de hastes, e se associam com as superfícies de batente 26, 28 na luva do rotor para limitar o movimento axial da luva do rotor com respeito à luva do estator. Mais importante, o engate de uma ou ambas superfícies 26, 66 e 28, 68 impede areia e outros fragmentos de migrarem de forma axial através da guia de haste e entre o rotor e o estator, desse modo criando uma alta condição de desgaste. O propósito principal das superfícies 26, 28, 66 e 68 é, assim, de forma significativa reduzir a quantidade de areia e de outros fragmentos que podem migrar entre o estator e o rotor. Apesar das superfícies de batente, superior e inferior, das partes de aresta serem preferíveis, em algumas aplicações somente uma das superfícies associadas 26, 66 ou 28, 68 pode ser utilizada para limitar o percurso de areia e de outros fragmentos entre o estator e o rotor. As superfícies 54, 25 e até uma menor extensão, as superfícies 56, 23, assim proporcionam uma área de superfície maior de contato deslizante entre o rotor e a luva do estator, desse modo melhorando a vida útil da guia. A luva do rotor de preferência inclui três ou mais partes de corpo e três ou mais partes de aresta, e o estator de preferência inclui um número igual de superfícies internas de diâmetro maior e de diâmetro reduzido.
Apesar de concretizações específicas da invenção terem sido descritas neste documento em alguns detalhes, isto foi feito somente para o propósito de explicar os vários aspectos da invenção, e não é pretendido limitar o escopo da invenção como definido nas reivindicações a seguir. Os versados na técnica irão entender que a concretização apresentada e descrita é ilustrativa, e que várias outras substituições, alterações e modificações, incluindo, mas não limitadas a estes projetos alternativos especificamente discutidos neste documento, podem ser feitas na prática da invenção sem afastamento de seu escopo.
REIVINDICAÇÕES

Claims (20)

1. Guia de haste para guiar uma coluna de hastes rotativas (12) que pode ser girado dentro de uma coluna de produção (16) em um poço para ativar uma bomba de cavidade progressiva (14) para bombear fluidos de fundo de poço para a superfície, a guia de haste caracterizada pelo fato de compreender: uma luva do rotor (20) segura junto à coluna de hastes, a luva do rotor incluindo uma pluralidade de porções de corpo (22), cada uma possuindo uma superfície exterior (23) com um diâmetro reduzido, e uma pluralidade de porções de aresta (24), cada uma possuindo uma superfície exterior substancialmente cilíndrica (25) com um diâmetro aumentado maior do que as partes de corpo com diâmetro reduzido e concêntrica à coluna de hastes, cada uma da pluralidade de porções de aresta sendo axialmente adjacente a pelo menos uma porção de corpo com diâmetro reduzido, cada uma da pluralidade das porções de corpo (22) e porções de aresta (24) sendo fixa em relação à coluna de haste; e uma luva do estator unitária (40) possuindo uma fenda que se estende de forma axial na mesma para extensão para posicionar a luva do estator ao redor da luva do rotor, de modo que a luva do rotor gire em relação à luva do estator, a luva do estator incluindo um corpo substancialmente em formato de C (42) com uma fenda alongada entre as extremidades (44, 46) do corpo em forma de C e uma pluralidade de nervuras (48), cada uma se estendendo radialmente para o exterior a partir do corpo em formato de luva para engatar com uma parede interna da coluna de produção, a luva do estator possuindo uma superfície interior definindo uma pluralidade de partes substancialmente cilíndricas com diâmetro aumentado (54), cada uma com uma superfície interna adjacente à superfície exterior de uma respectiva parte de aresta e uma pluralidade de partes com diâmetro reduzido (56), cada uma possuindo um diâmetro menor do que as partes de estator com diâmetro aumentado para posicionamento adjacente a uma respectiva superfície exterior de uma parte de corpo com diâmetro reduzido, desse modo, retendo axialmente a luva do estator na luva do rotor.
2. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a luva do rotor (20) inclui três ou mais partes de corpo (22) e três ou mais partes de aresta (24).
3. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a luva do rotor (20) é moldada junto à coluna de hastes e é de uma construção unitária.
4. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que cada parte de aresta (24) inclui uma superfície de batente superior (26) substancialmente perpendicular a um eixo geométrico central (21) da coluna de hastes para engate com a luva do estator e uma superfície de batente inferior (28) substancialmente perpendicular ao eixo geométrico central (21) da coluna de hastes para engate com a luva do estator.
5. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de adicionalmente compreender: a luva do rotor (20) incluindo pelo menos uma tampa de extremidade (30, 32), a tampa de extremidade possuindo uma superfície externa cônica (34) com o eixo geométrico central substancialmente alinhado com o eixo geométrico central da coluna de hastes (21) e um vértice espaçado a partir da luva do rotor (20).
6. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a luva do estator (40) inclui um ou mais recortes (50, 52) em uma superfície de extremidade e entre duas da pluralidade de nervuras (48).
7. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a luva do estator (40) inclui três ou mais nervuras que se estendem de forma radial (48).
8. Guias de haste para guiar uma coluna de hastes rotativas (12) que pode ser girado dentro de uma coluna de produção (16) em um poço para ativar uma bomba de cavidade progressiva (14) para bombear fluidos de fundo de poço para a superfície, a guia de haste caracterizada pelo fato de compreender: uma luva do rotor (20) moldada junto à coluna de hastes, a luva do rotor incluindo uma pluralidade de partes de corpo (22), cada uma possuindo uma superfície exterior substancialmente cilíndrica (23) com um diâmetro reduzido, e uma pluralidade de partes de aresta (24), cada uma possuindo uma superfície exterior substancialmente cilíndrica (25) com um diâmetro aumentado maior do que as partes de corpo com diâmetro reduzido e concêntrica com a haste, cada uma da pluralidade de porções de corpo e partes de aresta fixadas em relação à coluna de haste; e uma luva do estator unitária (40) posicionada ao redor da luva do rotor (20), de modo que a luva do rotor gire em relação à luva do estator, a luva do estator incluindo um corpo substancialmente em forma de C (42) com uma fenda alongada entre as extremidades (44, 46) do corpo em formato de C e três ou mais nervuras (48), cada uma se estendendo de forma radial para o exterior a partir do corpo em formato de luva para engate com uma parede interna da coluna de produção, a luva do estator (40) configurada para se mover radialmente em relação à luva do rotor (20) e à coluna da haste (12) para alargar a fenda onde a manga do estator está instalada na luva do rotor, a luva do estator tendo uma superfície interior definindo uma pluralidade de porções de diâmetro aumentado substancialmente cilíndricas (54), cada uma com uma superfície interna adjacente à superfície exterior de uma respectiva parte de aresta e uma pluralidade de porções do estator com diâmetro reduzido (56), cada uma possuindo uma superfície exterior substancialmente cilíndrica com um diâmetro reduzido, menor do que as partes do estator com diâmetro aumentado para posicionamento adjacente a uma respectiva superfície exterior de uma parte de corpo com diâmetro reduzido, desse modo, retendo axialmente a luva do estator (40) na luva do rotor (20).
9. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que a luva do rotor (20) é de uma construção unitária.
10. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que cada parte de aresta (48) inclui uma superfície de batente superior (26) substancialmente perpendicular a um eixo geométrico central (21) da coluna de hastes para engate com a luva do estator e uma superfície de batente inferior (28) substancialmente perpendicular ao eixo geométrico central (21) da coluna de hastes para engate com a luva do estator (40).
11. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de adicionalmente compreender: a luva do rotor incluindo pelo menos uma tampa de extremidade (30, 32), a tampa de extremidade possuindo uma superfície externa cônica (34) com o eixo geométrico central substancialmente alinhado com o eixo geométrico central da coluna de hastes (21) e um vértice espaçado a partir da luva do rotor (20).
12. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que a luva do rotor (20) inclui três ou mais partes de corpo (22) e três ou mais partes de aresta (24).
13. Guia de haste para guiar uma coluna de hastes rotativas (12) que pode ser girada dentro de uma coluna de produção (16) em um poço para ativar uma bomba de cavidade progressiva (14) para bombear fluidos de fundo de poço para a superfície, a guia de haste caracterizada pelo fato de compreender: uma luva do rotor (20) segura junto à coluna de hastes, a luva do rotor incluindo uma pluralidade de partes de corpo (22), cada uma possuindo uma superfície exterior (23) com um diâmetro reduzido, e uma pluralidade de partes de aresta (24), cada uma possuindo uma superfície exterior substancialmente cilíndrica (25) com um diâmetro aumentado maior do que as partes de corpo com diâmetro reduzido e concêntrica com a coluna de hastes, cada uma da pluralidade de partes de aresta sendo axialmente adjacente a pelo menos uma parte de corpo com diâmetro reduzido, cada uma da pluralidade de porções de corpo e partes de arestas fixas em relação à coluna de haste; uma luva do estator (40) posicionada ao redor da luva do rotor (20), de modo que a luva do rotor gire em relação à luva do rotor, a luva do estator incluindo um corpo unitário substancialmente em forma de C (42) com uma fenda alongada entre as extremidades (44, 46) do corpo em forma- to de C e uma pluralidade de nervuras (48), cada uma se estendendo de forma radial para o exterior a partir do corpo em formato de luva para engate com uma parede interna da coluna de produção, a luva do estator (40) possuindo uma superfície interior definindo uma pluralidade de partes com diâmetro aumentado (54), cada uma com uma superfície interna adjacente à superfície exterior de uma respectiva parte de aresta e uma pluralidade de partes com diâmetro reduzido (56), cada uma possuindo um diâmetro menor do que as partes de estator com diâmetro aumentado para posicionamento adjacente a uma respectiva superfície exterior de uma parte de corpo com diâmetro reduzido; e cada parte de aresta (24) inclui uma superfície de batente superior (26) substancialmente perpendicular a um eixo geométrico central (21) do coluna de hastes para engate com a luva do estator e uma superfície de batente inferior (28) substancialmente perpendicular ao eixo geométrico central (21) da coluna de hastes para engate com a luva do estator (40).
14. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que a luva do rotor (40) inclui três ou mais partes de corpo (22) e três ou mais partes de aresta (24).
15. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que a luva do rotor (20) é moldada junto à coluna de hastes e é de uma construção unitária.
16. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de adicionalmente compreender: a luva do rotor incluindo pelo menos uma tampa de extremidade (30, 32), a tampa de extremidade possuindo uma superfície externa cônica (34) com o eixo geométrico central substancialmente alinhado com o eixo geométrico central da coluna de hastes (21) e um vértice espaçado a partir da luva do rotor (20).
17. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que a luva do estator (40) inclui três ou mais nervuras se estendendo de forma radial (48).
18. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 13, caracteri- zada pelo fato de que a luva do estator (40) inclui um ou mais recortes (50, 52) em uma superfície de extremidade e entre duas da pluralidade de nervuras (48).
19. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que cada uma dentre uma pluralidade de partes com diâmetro grande (54) na luva do estator (40) possui uma superfície interior substancialmente cilíndrica definindo uma respectiva parte da pluralidade de partes com diâmetro aumentado.
20. Guia de haste, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que cada uma dentre a luva do rotor e a luva do estator (40) é formada a partir de um material plástico.
BRPI0906615-2A 2008-01-17 2009-01-19 Guia de haste para guiar uma coluna de hastes rotativas BRPI0906615B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/009,194 US7854259B2 (en) 2008-01-17 2008-01-17 PC rod guide with rotor ridges
US12/009,194 2008-01-17
PCT/US2009/000329 WO2009091607A1 (en) 2008-01-17 2009-01-19 Pc rod guide with rotor ridges

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0906615A2 BRPI0906615A2 (pt) 2015-07-14
BRPI0906615B1 true BRPI0906615B1 (pt) 2019-06-25

Family

ID=40875521

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0906615-2A BRPI0906615B1 (pt) 2008-01-17 2009-01-19 Guia de haste para guiar uma coluna de hastes rotativas

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7854259B2 (pt)
AR (1) AR070209A1 (pt)
AU (1) AU2009205671B2 (pt)
BR (1) BRPI0906615B1 (pt)
CA (1) CA2711916C (pt)
WO (1) WO2009091607A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8960273B2 (en) 2011-10-27 2015-02-24 Oilfield Equipment Development Center Limited Artificial lift system for well production
US9175554B1 (en) 2012-01-23 2015-11-03 Alvin Watson Artificial lift fluid system
US9732599B1 (en) 2012-04-02 2017-08-15 Douglas Ray Dickinson Multi-tasking rod guide having backflow reducer
US9702232B2 (en) 2013-03-14 2017-07-11 Oilfield Equipment Development Center Limited Rod driven centrifugal pumping system for adverse well production
US11473376B2 (en) * 2018-03-16 2022-10-18 Wwt North America Holdings, Inc Non-rotating vibration reduction sub
AU2022349606A1 (en) 2021-09-23 2024-04-18 Wwt North America Holdings, Inc. Non-rotating drill pipe protector tool having multiple types of hydraulic bearings

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2046348A (en) * 1933-06-10 1936-07-07 Richard P Simmons Sucker rod
US5191938A (en) 1991-12-16 1993-03-09 Sable Donald E Rod guide assembly and method of its installation on a rod shank
US5339896A (en) * 1993-05-06 1994-08-23 J. M. Huber Corp. Field installable rod guide and method
US5755284A (en) 1993-05-06 1998-05-26 Flow Control Equipment, Inc. Extended wear rod guide and method
US5873157A (en) 1994-05-31 1999-02-23 Flow Control Equipment Co. Field installable rod guide and method
CA2152964A1 (en) 1995-01-17 1996-07-18 Donald E. Sable Rod guide assembly
US5727627A (en) 1995-04-13 1998-03-17 Fce Control Flow Equipment Ltd. Well rod centralizer/centralizer stop interface with wear reducing surface
US5941312A (en) 1997-09-15 1999-08-24 Rg Industries Ltd. Method of fabricating a rod guide, and a rod guide/sucker rod combination
US6065537A (en) 1998-02-13 2000-05-23 Flow Control Equipment, Inc. Rod guide with both high erodible wear volume and by-pass area
US7255165B2 (en) * 2004-07-01 2007-08-14 Robbins & Myers Energy Systems L.P. Field-installable rod guide

Also Published As

Publication number Publication date
CA2711916C (en) 2015-03-10
AU2009205671A1 (en) 2009-07-23
AR070209A1 (es) 2010-03-25
CA2711916A1 (en) 2009-07-23
US7854259B2 (en) 2010-12-21
AU2009205671B2 (en) 2015-08-20
WO2009091607A1 (en) 2009-07-23
US20090183869A1 (en) 2009-07-23
BRPI0906615A2 (pt) 2015-07-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0906615B1 (pt) Guia de haste para guiar uma coluna de hastes rotativas
CN104153795B (zh) 一种安全阀
EP2914859B1 (en) High temperature radial bearing for electrical submersible pump assembly
US20100135833A1 (en) Pump valve retainer
BR112013012491B1 (pt) Sistema de roletes para uso em fundo de poço
RU2013135453A (ru) Подшипниковый узел забойного двигателя с масляным уплотнением со смазываемым буровым раствором дальним от забоя упорным подшипником
CO6210120A1 (es) Un centralizador para elementos tubulares fabricado a partit de dos materiales y un procedimiento para fabricar dicho cantralizador
US7793717B2 (en) Progressive cavity pump rod guide
US20030026718A1 (en) Pump bushing device and associated methods
US20120168149A1 (en) Progressive Cavity Pump Rod Guide
US20160169255A1 (en) Anti-Rotational Circlip
US10024435B2 (en) Seal assembly with biasing member retaining pockets
CN104141501A (zh) 一种安全阀的阀芯组件
US20080053653A1 (en) Helical rod guide and method
JPS6123361B2 (pt)
US20090183885A1 (en) Rod guide with improved stator
US10344868B2 (en) Seal assembly with detachable spacer members
CN204386533U (zh) 一种井下切割装置
US20110024199A1 (en) Seal Ring With Auxiliary Ring for Earth-Boring Bit
CN203978463U (zh) 一种安全阀的阀芯组件
CN204060740U (zh) 一种安全阀
CN104153794B (zh) 一种大流量安全阀的阀芯组件
CN203978462U (zh) 一种新型安全阀
CN214274560U (zh) 一种球阀阀杆
CN208565631U (zh) 用于球形阀的端部槽型螺纹连接结构

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/06/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/06/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS