BRPI0906269B1 - Composition for the laying or relaxing of the hair and process for the laying or relaxing of the hair - Google Patents

Composition for the laying or relaxing of the hair and process for the laying or relaxing of the hair Download PDF

Info

Publication number
BRPI0906269B1
BRPI0906269B1 BRPI0906269B1 BR PI0906269 B1 BRPI0906269 B1 BR PI0906269B1 BR PI0906269 B1 BRPI0906269 B1 BR PI0906269B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
weight
composition
hair
alkyl
present
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“COMPOSIÇÃO PARA O ALISAMENTO OU O RELAXAMENTO DOS CABELOS E PROCESSO PARA O ALISAMENTO OU O RELAXAMENTO DOS CABELOS” Referência Cruzada A Pedidos Relacionados [001] A presente invenção reivindica o benefício da data de depósito do pedido de patente U.S. provisório, N° 61/138,722, depositado em 18 de dezembro de 2008, cujo conteúdo está inteiramente incorporado aqui por referência.
Antecedentes da invenção [002] Os produtos para alisar ou relaxar os cabelos estão comercial mente disponíveis hã mais de cinqüenta anos para pessoas que desejam ter cabelos mais lisos, mais fáceis de pentear, A maior parte dos reiaxadores de cabelos disponíveis no mercado são compostos de uma base hidróxido forte que altera permanentemente a forma dos cabelos afetando as ligações reticuladas da queratina.
[003] Os produtos comerciais constituídos unicamente à base de hidróxidos de metais alcalinos tais como o hidróxido de sódio e o hidróxido de lítio são usados tipicamente para alisar ou relaxar os cabelos encaracolados/crespos. Existem basicamente quatro tipos diferentes de alisadores capilares à base de hidróxido alcalinos que são usados: hidróxido de guanidina, hidróxido de lítio, hidróxido de sódio e hidróxido de potássio. O alisamento geralmente ocorre dentro de 20-25 minutos. Devido ao fato de que eles são todos relaxadores fortemente alcalinos capazes de degradar a queratina dos cabelos, todos eles podem ter uma ação excessiva sobre os cabelos, causando danos irreparáveis à estrutura queratínica das fibras levando à quebra dos cabelos.
[004] A presente invenção reduz a alcalinidade total e, portanto, reduz os riscos de degradação da queratina capilar, diminuindo assim os riscos de quebra de perda e quebra dos cabelos.
Descrição Resumida da Invenção [005] A presente invenção trata de uma composição para o alisamento ou relaxamento dos cabelos que compreende que contém: (a) pelo menos um ingrediente ativo que contém hidróxido; (b) pelo menos um álcool poliídrico que possui 4 ou mais átomos de carbono e dois grupos hidroxila; (c) opcionalmente, pelo menos um tensoativo não iôníco que possui um HLB de cerca de 8 a cerca de 20; (d) opcíonalmente, pelo menos um tensoativo anfótero e/ou zwiteriôníco; e (e) o restante, para 100%, de um meio cosmética mente aceitável.
[006] A presente invenção trata igualmente de um processo para o alisamento ou o relaxamento dos cabelos que compreende as etapas de: (a) fornecer uma composição para alisamento ou relaxamento dos cabelos que contém: (i) pelo menos um ingrediente ativo que contém hidróxido; (ii) pelo menos um álcool poliídrico que possuí 4 ou mais átomos de carbono e dois grupos hidroxila; e (íii) opcional mente, pelo menos um tensoativo não-iônico que possui um HLB que varia de cerca de 8 a cerca de 20; (iv) opcionalmente, pelo menos um tensoativo anfótero ou zwiteriônico; e (v) o restante, para 100%, de um meio cosmética mente aceitável; (b) aplicar a composição sobre os cabelos; (c) alisar fisicamente os cabelos para formar um cabelo tratado; (d) enxaguar os cabelos tratados; e (e) aplicar um neuíralizador sobre os cabelos tratados a fim de neutralizar qualquer ingrediente ativo que contenha hidróxido residual presente nos cabelos tratados.
Descricão Detalhada da Invenção [007] Exceto nos exemplos operacionais» ou quando houver indicação diferente, todos os números que expressam quantidades de ingredientes e/ou condições reacionais devem ser entendidos como sendo modificados, em todos os casos, pelo termo "cerca de”.
[008] Verificou-se de modo surpreendente que com o uso de álcool poliídrico que possui 4 ou mais átomos de carbono e 2 grupos hidroxila, uma concentração mais baixa de composto hidróxido pode ser usada a fim de alisar ou relaxar os cabelos, o que é consequentemente menos prejudicial para os cabelos e menos agressivo para o couro cabeludo. Os produtos tradicionais, que usam concentrações mais elevadas de hidróxido, têm a tendência de provocar irritações na pele, bem como de danificar os cabelos. Entretanto, usando uma concentração mais baixa de um ingrediente ativo que contém hidróxido, em combinação com um álcool poliídrico que possui 4 ou mais átomos de carbono e 2 grupos hidroxila, o alisamento ou o relaxamento dos cabelos pode ser realizado de um modo que é comparável com os produtos tradicionais que possuem concentrações mais elevadas de ingredientes ativos que contêm hidróxido. Além disso, a concentração mais baixa de ativos hidróxidos diminui os riscos de degradação da queratina dos cabelos e a diminuição subsequente da força e da integridade capilares, sendo, portanto mais seguros tanto para a pele quanto para os cabelos.
Ingredientes Ativos que Contêm Hidróxido [009] Os ingredientes ativos que contêm hidróxidos apropriados para uso na presente invenção podem ser escolhidos, por exemplo, entre os hidróxidos de metais alcalinos, os hidróxidos de metais alcalino-terrosos, os hidróxidos de metais de transição, e os hidróxidos orgânicos, tais como hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de lítio, hidróxido de rubídio, hidróxido de césio, hidróxido de frâncio, hidróxido de berílio, hidróxido de magnésio, hidróxido de cálcio, hidróxido de estrôncio, hidróxido de bário, hidróxido de molibdênio, hidróxido de manganês, hidróxido de zinco, hidróxido de cobalto, hidróxido de cádmio, hidróxido de cério, hidróxido de lantano, hidróxido de actínio, hidróxido de tório, hidróxido de alumínio, hidróxido de guanidínio e hidróxidos de amônio quaternário.
[010] Um ingrediente ativo que contém hidróxido particularmente preferido para uso na presente invenção é o hidróxido de sódio.
[011] Enquanto os produtos tradicionais para o alisamento ou o relaxamento dos cabelos contêm tipicamente de 2,0 a 2,4% em peso, em relação ao peso do produto, de um ingrediente ativo que contém hidróxido, dependendo do grau de encaracolamento/encrespamento dos cabelos não tratado e/ou do grau de alisamento ou de relaxamento que é desejado, menos ingrediente ativo é necessário para uso na presente invenção devido à presença de um álcool poliídrico que possui 4 ou mais átomos de carbono e 2 grupos hidroxila.
[012] Assim, de acordo com a presente invenção, o ingrediente ativo que contém hidróxido é tipicamente empregado na composição para alisar ou relaxar os cabelos em uma quantidade que varia de cerca de 1,2 a cerca de 1,9% em peso, tal como de cerca de 1,4 a cerca de 1,8% em peso, e de cerca de 1,5 a cerca de 1,8% em peso, em relação ao peso total da composição. Álcool Poliíprico [013] Como exemplos apropriados de álcoois poliídricos que possuem 4 ou mais átomos de carbono e 2 grupos hidroxila podem ser citados, sem que essa lista seja limitai iva, o butileno glicol, o pentileno glicol, o hexileno glicol, o 1-2-octanodiol, o 1,2-hexanoglicol, e similares.
[014] O álcool poliídrico da presente invenção será tipicamente utilizado em uma quantidade de cerca de 0,5 a cerca de 20% em peso, tal como de cerca de 1 a cerca de 10% em peso, e de cerca de 2 a cerca de 5% em peso, em relação ao peso da composição.
Meio Cosmetic amente Aceitável [015] Tal como usado aqui, o termo “meio cosmeticamente aceitável’1 é conhecido do técnico do assunto. Um meio particularmente preferido e tradicionalmente usado é a água.
[016] A composição pode ser usada em qualquer forma apropriada tal como emulsão em creme, loção, gel, espuma e similares.
Composições Neutralizantes Ácidas [017] Depois da aplicação da composição para alisar ou relaxar os cabelos da presente invenção, é preciso neutralizar e remover quaisquer ingredientes ativos que contenham hidróxido presentes nos cabelos e no couro cabeludo a fim de diminuir ainda mais qualquer dano e irritação que possa ocorrer potencialmente. Para resultados ótimos, a composição neutralizante, de preferência na forma de um xampu com enxágue, deve possuir um pH ácido que varia de cerca de 2 a 5, de preferência de cerca de 2,5 a 4,5. A composição neutralizante ácida pode conter ácidos orgânicos e/ou inorgânicos. Exemplos desses ácidos incluem, sem que essa lista seja limitativa, o ácido salicílico, o ácido cítrico, o HCI, o ácido málico, o ácido succínico, o ácido glutâmico, o ácido sórbico, o ácido benzoico, o ácido tartárico, o ácido láctico, o ácido acético, o ácido giicóiico e o ácido fumárico.
[018] A composição para o alisamento/relaxamento dos cabelos divulgada aqui pode estar, por exemplo, na forma de um creme espessado. Esses cremes são feitos na forma de emulsões “pesadas”, por exemplo, à base de estearato de glicerila, estearato de glicol, ceras autoemulsionantes, álcoois graxos, óleo mineral e vaselina.
[019] Os líquidos ou géis que contêm espessantes, tais como os polímeros ou copolímeros carboxivinílicos que “colam” os cabelos entre si e os mantêm na posição alisada durante o tempo de repouso, também podem ser usados.
[020] A composição para alisamento/relaxamento dos cabelos tal como divulgada aqui pode também compreender pelo menos um adjuvante escolhido, por exemplo, entre os silicones nas formas solúvel, dispersada e microdispersada, os tensoativos não-iônicos, aniônicos, catiônicos e anfóteros, as ceramidas, as glicoceramidas e as pseudoceramidas, as vitaminas e provitaminas incluindo o pantenol, as ceras diferentes das ceramidas, glicoceramidas e pseudoceramidas, os filtros solares hidrossolúveis ou lipossolúveis, de base siliconada e não siliconada, os agentes perolizantes e os opacificantes, os sequestrantes, os plastificantes, os solubilizantes, os agentes acidificantes, os espessantes minerais e orgânicos, os antioxidantes, os hidroxiácidos, os agentes de penetração, os perfumes e os agentes conservantes.
[021] De acordo com um modo preferido de realização, a composição para o alisamento/relaxamento da presente invenção contém ainda pelo menos um tensoativo não iônico que possui um HLB de 8 a 20.
[022] O termo “HLB” é bem conhecido do estado da arte, e indica o Balanço Hidrófilo Lipófilo de um tensoativo.
[023] Na presente invenção, o HLB dos tensoativos é um HLB tal como definido por GRIFFIN na publicação J. Soc. Cosm. Chem., 1954 (Volume 5), páginas 249-256.
[024] Os tensoativos não-iônicos apropriados incluem os que possuem uma fração hidrófoba tal como um grupo alquila ou um grupo arila alquilado de cadeia longa que contém de 3 a 30 átomos de carbono e uma cadeia hidrófila que compreende uma ou mais frações etóxi ou uma combinação de uma ou mais frações etóxi e uma ou mais frações propóxi, em que o número total de mois de frações etóxi e propóxi é superior ou igual a 10.
[025] Os tensoativos não iônicos preferidos para uso na presente invenção são escolhidos entre os ésteres (etoxilados) de sorbiano e de ácidos graxos, que contêm até 150 mois de óxido de etileno. Os ácidos graxos apropriados contêm de 8 a 30 átomos de carbono.
[026] O tensoativo não iônico pode estar presente invenção na composição da presente invenção em uma quantidade que varia de cerca de 0,0 a cerca de 15,0% em peso, tal como de cerca de 0,25 a cerca de 12,0% em peso, e de cerca de 0,5 a cerca de 10% em peso, em relação ao peso da composição.
[027] De acordo com um modo de realização preferido, a composição para alisamento/relaxamento da presente invenção compreende ainda pelo menos um tensoativo anfótero e/ou zwiteriônico.
[028] Os tensoativos anfóteros e/ou zwiteriônicos apropriados que podem ser usados incluem, mas sem que essa lista seja limitativa, os óxidos de alquila aminas, as alquil betaínas, as alquila amidopropil betaínas, as alquil sulfobetaínas (sultaínas), os alquil glicinatos, os alquil carboxiglicinatos, os alquil anfopropionatos, os alquil anfoglicinatos, as alquil amidopropil hidroxissultaínas os acil tauratos e acil glutamatos, em que os grupos alquila e acila possuem de cerca de 8 a cerca de 19 átomos de carbono.
[029] Os tensoativos anfóteros e/ou zwiteriônicos podem estar presentes na composição da presente invenção em uma quantidade que varia de cerca de 0,0 a cerca de 10,0% em peso, tal como de cerca de 0,0 a cerca de 0,5% em peso, e de cerca de 0,0 a cerca de 3,0% em peso, em relação ao peso da composição.
[030] De acordo com outro modo de realização da presente invenção, é proposto um processo para alisar ou relaxar os cabelos que compreende as etapas de: (a) colocar os cabelos em contato com a composição para o alisamento ou o relaxamento dos cabelos divulgada acima por um período de tempo inferior a cerca de 30 minutos, tal como inferior a cerca de 20 minutos; (b) alisar fisicamente os cabelos a fim de formar um cabelo tratado; (c) enxaguar os cabelos tratados a fim de remover qualquer excesso de composição para alisar ou relaxar os cabelos dos cabelos tratados; e (d) aplicar uma composição neutralizante que contém pelo menos um ingrediente neutralizante ácido sobre os cabelos tratados a fim de neutralizar qualquer ingrediente ativo que contenha hidróxido residual presente nos cabelos e no couro cabeludo, composição neutralizante essa que está de preferência na forma de um xampu.
[031] Alisar fisicamente os cabelos pode ser realizado por qualquer aparelho apropriado tal como, por exemplo, uma escova de cabelos ou um pente.
[032] Em uma composição para alisamento ou o relaxamento dos cabelos disponível comercialmente, concentrações mais elevadas de compostos que contêm hidróxidos precisam ser usadas para alisar ou relaxar satisfatoriamente os cabelos. Na presente invenção, entretanto, devido à sinergia obtida com o uso de um álcool poliídrico que possui 4 ou mais átomos de carbono e 2 grupos hidroxila, concentrações mais baixas de compostos que contêm hidróxidos podem ser usadas. De modo alternativo, quando a mesma concentração ou uma concentração similar de compostos que contêm hidróxido é utilizada como na arte anterior, é obtido um resultado mais eficaz/rápido em ternos de alisamento/relaxamento.
[033] Consequentemente, a presente invenção trata também do uso de um álcool poliídrico que possui 4 ou mais átomos de carbono e 2 grupos hidroxila para melhorar o efeito de alisamento ou o relaxamento dos compostos que contêm hidróxido.
[034] De acordo com um modo preferido de realização, o referido álcool poliídrico é o hexileno glicol.
[035] De acordo com outro modo preferido de realização, o referido composto que contém hidróxido é um hidróxido de sódio.
[036] Além disso, devido ao uso de concentrações mais baixas de compostos que contêm compostos hidróxidos, uma substância de barreira é tipicamente não necessária quando a composição para o alisamento/relaxamento dos cabelos é usada. Os produtos para o relaxamento dos cabelos disponíveis comercialmente muitas vezes exigem que o cabeleireiro aplique uma substância de barreira tal como vaselina sobre a pele em torno do couro cabeludo e da região das orelhas. A substância de barreira é usada para evitar que a pele fique irritada se o produto de relaxamento dos cabelos entrar em contato com a pele. Uma substância de barreira não é necessária quando o processo da presente invenção é usado porque a concentração de composto hidróxido é muito mais baixa.
[037] A presente invenção vai ser mais bem compreendida através dos exemplos dados a seguir, que possuem todos um caráter meramente ilustrativo, e não limitam de forma alguma de modo indevido o alcance da presente invenção.
Exemplos [038] As seguintes composições para o alisamento/relaxamento dos cabelos foram preparadas (nas tabelas a seguir, as quantidades estão expressas em porcentagem, em relação ao peso total da composição).
[039] Os dois critérios que são importantes para novos rei axad ores são que as fórmulas precisam possuir a li sarnento comparável e integridade dos cabelos melhorada em relação aos relaxantes da arte anterior.
Procedimento Geral para Testar a Eficácia do Alisamento de Cabelos Crespos [040] Uma amostra de um cacho de cabelo afro-americano virgem, classificação VI (número do lote da amostra 050509-10) foi usada para todos os tratamentos e testes térmicos, químicos e mecânicos. A amostra era de excelente qualidade, tal como determinado pela análise de aminoácidos (Cy A = 0,4; Lan = 0,0; and Tyr = 2,1). As mechas padrão foram preparadas para ter um peso final de 250 mg e um comprimento após extensão de 7 cm.
[041] Foram realizados os seguintes tratamentos: [042] As mechas de cabelo foram tratadas com uma fórmula de relaxamento apropriada em uma relação em peso cabelo para o relaxante de 1:4. As fórmulas de relaxamento foram deixadas durante 15 minutos sobre os cabelos e enxaguadas com água termostatada a 40 °C.
[043] Seguindo o tratamento definido acima, as mechas de cabelo alisadas foram lavadas com xampu por meio de uma solução aquosa de 10% de Lauril Sulfato de Amônio, e depois enxaguadas duas vezes com água. As mechas foram então secas com papel absorvente.
[044] Os cabelos com fórmulas de relaxamento que contêm hexilenoglicol, tal como indicado na Tabela 1 a seguir, possuem força comparável em relação aos cabelos tratados com a fórmula comparativa (Fórmula 1).
[045] A fim de avaliar a integridade dos cabelos tratados com as novas fórmulas, Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC) é usada para determinar as propriedades internas das proteínas capilares.
[046] Em geral, a instrumentação DSC avalia as propriedades das proteínas capilares usando dois diferentes pontos de dados: (1) a temperatura de desnaturação (Td) e (2) a mudança na entalpia durante a desnaturação (AHd) das proteínas capilares. Os valores Td são correlacionados com a densidade das proteínas capilares, enquanto os valores ΔΗ<ι são relacionados com a energia requerida para quebrar as ligações das proteínas.
Para considerar que a integridade melhorou após o processo de relaxamento, os valores Td e óHd precisam ser mais elevados que os de relaxante comercializado atualmente Fórmula 1 (Td = 138,29°G e AHd = 8,13 J/g).
[047] Quando os cabelos foram tratados com 1,75% em peso de NaOH e 3% em peso de Hexilenoglicol (Fórmula 2), ambos os valores Td e AHd tenderam para valores mais elevados que na Fórmula 1, indicando que a integridade dos cabelos foi mais bem mantida em relação ao produto comercial.
[048] Para a fórmula que continha uma mistura de glicóis (Fórmula 3), os valores Td e AHd foram também melhores do que a fórmula de referência. No conjunto, os resultados da DSC demonstram que os Hexilenoglicóís em relaxantes mantém a integridade dos cabelos melhor do que na Fórmula 1 com alisa mento comparável a concentrações de hidróxido reduzidas.
Tabela 1 Dados de DSC Térmica para Cabelo Virgem e Cabelo Tratado com as Três ΡΛβμι ii nc Tcctc Tabela X
Dados de DSC Térmica para Cabelo Virgem e Cabelo Tratado com as Fórmulas de Referência e de Teste [049] A fim de avaliar a eficácia de alisamento do processo de relaxamento, um dispositivo módulo intermitente (IMD) foi usado para comparar a fórmula de referência com as fórmulas de teste contendo hexileno glicol. A técnica de módulo intermitente reproduz o processo de alisamento químico medindo o módulo de deformação por fadiga em termos de elongação dos cabelos e dilataçâo axial. Uma descrição de um modelo de laboratório de um dispositivo análogo usado no estudo pode ser encontrada em Elliot, ‘Use of a Laboratory model to Evaluate the factors influencing the Performance of Depilatories”, J. Soc. Cosm. Chem,, 25, 367 {1974).
[050] Essa instrumentação usa uma mecha única de cabelo imersa em um creme de relaxamento* Uma carga constante é colocada sobre a fibra capilar, e usada para determinar (1) o tempo de supercontração e (2) a taxa de elongação. Em geral, o tempo de supercontração é relacionado com a deterioração do cacho, ao passo que a taxa de elongação é a velocidade na qual a fibra se estende sob condições específicas. Idealmente, as fórmulas recentemente desenvolvidas devem ter tempos de supercontração e taxa de elongação não substancial mente mais elevadas do que as obtidas com a fórmula da arte anterior.
[051 ] Como base de comparação, a Fórmula 1 produz tempos de supercontração de cerca de 13,8 minutos e taxas de extensão de cerca de 0,47 mm/rnín. As fórmulas experimentais 2 e 3 mostraram um tempo de supercont ração mais curto de 12t9 e de 13,3 minutos, respectivamente, indicando um dano mais rápido aos cabelos.
[0521 De modo similar, as taxas de elongação das fórmulas da presente invenção 2 e 3 foram muito semelhantes {0,45 mm/min para a Fórmula 2) ou mais elevadas (0,54 mm/min para a Fórmula 3) do que a fórmula de referência. Esses dados indicam que essas fórmulas com ativos reduzidos que contêm hexileno glicol produzem um alisamento químico que é comparável com a fórmula de referência que contém uma quantidade substancialmente mais elevada de NaOH.
[053] Os resultados obtidos são apresentados na Tabela 2 a seguir: Tabela 2 Resultados IMP
[054] Como se pode ver pelos dados acima, o uso de um álcool poliídrico com 4 ou mais átomos de carbono e 2 grupos hidroxila, em combinação com um composto que contém hidróxido, produz uma sinergia no alisamento ou no relaxamento dos cabelos que facilita o uso de uma quantidade menor de composto contendo hidróxido para atingir bons resultados, de um modo que causa menos dano às fibras capilares e menos irritação para a pele.
Reivindicações

Claims (28)

1. COMPOSIÇÃO PARA O ALISAMENTO OU O RELAXAMENTO DOS CABELOS, caracterizada pelo fato de que compreende: (a) um ingrediente ativo que contém hidróxido, em que dito ingrediente ativo que contém hidróxido é o hidróxido de sódio; (b) um álcool poliídrico que possui 4 ou mais átomos de carbono e dois grupos hidroxila, escolhido a partir de propileno giícol, butileno glicol, pentileno glicol, hexileno glicol, 1,2-octanodiol, 1,2-hexanodiol e suas misturas; (c) opcionalmente, um tensoativo não iõnico que possui um HLB que varia de 8 a 20; (d) opcionalmente, um tensoativo anfótero e/ou zwiteriônico; e (e) o restante, para 100%, de um meio cosmeticamente aceitável.
2. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que (a) está presente em uma quantidade que varia de 1,2 a 1,9% em peso, em relação ao peso da composição.
3. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que (a) está presente em uma quantidade que varia de 1,5 a 1,8% em peso, em relação ao peso da composição,
4. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que (b) está presente em uma quantidade que varia de 0,5 a 20% em peso, em relação ao peso da composição.
5. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que (b) está presente em uma quantidade que varia de 1,5 a 5% em peso, em relação ao peso da composição.
6. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que (c) é escolhido entre os compostos que contêm uma fração hidrófoba tal como um grupo alquila ou um grupo arila alquilado de cadeia longa que contém de 8 a 30 átomos de carbono e uma cadeia hidrófila que compreende uma ou mais frações etóxi ou uma combinação de uma ou mais frações etóxi e uma ou mais frações propóxi, em que o número total de mois de frações etóxi e propóxi é superior ou igual a 10.
7. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que (c) é escolhido entre os ésteres (poli)etoxilados de sorbitano e de ácidos graxos, que contêm até 20 mois de óxido de etileno.
8. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que (c) está presente em uma quantidade que varia de 0,0 a 15% em peso, em relação ao peso da composição.
9. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que (d) é escolhido entre os óxidos de alquilaminas, os alquil betaínas, os alquila amidopropil betaínas, os alquil sulfobetaínas (sultaínas), os alquil glicinatos, os alquil carboxiglicinatos, os alquil anfopropionatos, os alquil anfoglicinatos, os alquil amidopropil hidroxissultaínas os acil tauratos e acil glutamatos, em que os grupos alquila e acila possuem de 8 a 19 átomos de carbono.
10. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que (d) está presente em uma quantidade que varia de 0,0 a 3,0% em peso, em relação ao peso da composição.
11. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o hidróxido de sódio está presente em uma quantidade de 1,4% a 1,9% em peso em relação ao peso total da composição.
12. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o álcool poliídrico é butileno glicol.
13. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o álcool poliídrico é o hexileno glicol.
14. PROCESSO PARA O ALISAMENTO OU O RELAXAMENTO DOS CABELOS, caracterizado pelo fato de que compreende: (a) fornecer uma composição para alisamento ou relaxamento dos cabelos, conforme definida na reivindicação 1, que contém: (i) um ingrediente ativo que contém hidróxido, em que dito um ingrediente ativo que contém hidróxido é o hidróxido de sódio; (ii) um álcool poliídrico que possui 4 ou mais átomos de carbono e dois grupos hidroxila, escolhido a partir de propileno glicol, butileno glicol, pentileno glicol, hexileno glicol, 1,2-octanodiol, 1,2-hexanodiol e suas misturas; (iii) opcionalmente, um tensoativo não iônico que possui um HLB que varia de 8 a 20; (iv) opcionalmente, um tensoativo anfótero e/ou zwiteriônico; e (v) o restante, para 100%, de um meio cosmeticamente aceitável; (b) aplicar a composição sobre os cabelos; (c) alisar fisicamente os cabelos para formar um cabelo tratado; (d) enxaguar os cabelos tratados para remover o excesso de composição; e (e) aplicar uma composição neutralizante sobre os cabelos tratados a fim de neutralizar qualquer ingrediente ativo que contenha hidróxido residual presente nos cabelos tratados.
15. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que (i) está presente em uma quantidade que varia de 1,2 a 1,9% em peso, em relação ao peso da composição.
16. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que (i) está presente em uma quantidade que varia de 1,5 a 1,8% em peso, em relação ao peso da composição.
17. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que (ii) está presente em uma quantidade que varia de 0,5 a 20% em peso, em relação ao peso da composição.
18. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que (ii) está presente em uma quantidade que varia de 1,5 a 5% em peso, em relação ao peso da composição.
19. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que (iii) é escolhido entre os compostos que contêm uma fração hidrófoba tal como um grupo alquila ou um grupo arila alquilado de cadeia longa que contém de 8 a 30 átomos de carbono, e uma cadeia hidrófila que compreende uma ou mais frações etóxi ou uma combinação de uma ou mais frações etóxi e uma ou mais frações propóxi, em que o número total de rnols de frações etóxi e propóxi é superior ou igual a 10.
20. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que (iii) é escolhido entre os ésteres (poli)etoxilados de sorbitano e de ácidos graxos, que contêm até 20 rnols de óxido de etileno.
21. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que (iii) está presente uma quantidade que varia de 0,0 a 15% em peso, em relação ao peso da composição.
22. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que (iv) é escolhido entre os óxidos de alquilaminas, os alquil betaínas, os alquila amidopropil betaínas, os alquil sulfobetaínas (sultaínas), os alquil glicinatos, os alquil carboxiglicinatos, os alquil anfopropionatos, os alquil anfoglicinatos, as alquil amidopropil hidroxissultaínas os acil tauratos e acil glutamatos, em que os grupos alquila e acila possuem de 8 a 19 átomos de carbono.
23. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que (iv) está presente em uma quantidade que varia de 0,0 a 0,3% em peso, em relação ao peso da composição.
24. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a composição para o alisamento ou o relaxamento é deixada nos cabelos por um período inferior a 30 minutos.
25. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a composição para o alisamento ou o relaxamento é deixada nos cabelos por um período inferior a 20 minutos.
26. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que o hidróxido de sódio está presente em uma quantidade de 1,4% a 1,9% em peso em relação ao peso total da composição.
27. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que o álcool poliídrico é butileno glicol.
28. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que o álcool poliídrico é o hexileno glicol.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0906269A2 (pt) composição para o alisamento ou o relaxamento dos cabelos e processo para o alisamento ou o relaxamento dos cabelos
Dias Hair cosmetics: an overview
JP4718607B2 (ja) エアロゾルクリームムース、整髪方法および使用
BRPI0418059B1 (pt) Composições de xampu e método de lavagem com xampu
WO2014118212A1 (en) Composition comprising a dicarboxylic acid and an oil, and hair straightening process
BRPI0714547A2 (pt) mÉtodo e composiÇço para estruturar cabelos permanentemente
BRPI0700914B1 (pt) composição cosmética para aplicação tópica, seus usos e processo de tratamento das matérias queratínicas.
BR112016005741B1 (pt) processo e kit de tratamento de cabelo para alisamento semipermanente de cabelo e pós-tratamento, e uso de uma composição de limpeza e/ou uma composição de condicionamento para o tratamento de cabelo depois de um tratamento de alisamento de cabelo
BR112015030531B1 (pt) Cosmético capilar e seu uso
CA2323138C (fr) Compositions cosmetiques contenant une emulsion d&#39;un copolymere vinyldimethicone/dimethicone et un tensioactif cationique et leurs utilisations
JPH0840850A (ja) ケラチン物質のパーマネント形成の処理方法
BRPI0820356B1 (pt) composição cosmética para cabelos e método para melhorar a qualidade dos cabelos
BR102023004731A2 (pt) Composição para fortalecer fibras de querati
JP2003500337A (ja) 少なくとも1種のロウと少なくとも1種のセラミド型化合物を含有する化粧品用組成物とこれを用いた方法
BRPI0710375A2 (pt) processo para alisar ou relaxar o cabelo e composição para o tratamento dos cabelos
BRPI0412730B1 (pt) Composição para tratamento do cabelo por enxágue, usos de dois sais, método para alongar e/ou alisar o cabelo e método para diminuir o volume e/ou re-alinhar o cabelo
BRPI0906269B1 (pt) Composition for the laying or relaxing of the hair and process for the laying or relaxing of the hair
JP7233168B2 (ja) 皮膚用組成物、及び皮膚処理方法
US6444196B1 (en) Hair treatment composition and method
JP4166146B2 (ja) 無機粒子とポリエチレンイミンを含有する化粧品組成物
JP2016121091A (ja) 毛髪化粧料
WO2019145144A1 (en) A hair styling composition containing evening primrose oil and use thereof
JPH04295413A (ja) パーマネントウェーブ用剤と方法
JP7169623B2 (ja) アルギニンエステルを含有する化粧料
BR112018068458B1 (pt) composições e métodos de relaxamento do cabelo