BRPI0905168A2 - método e dispositivo para determinar qualidade de canal - Google Patents

método e dispositivo para determinar qualidade de canal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905168A2
BRPI0905168A2 BRPI0905168-6A BRPI0905168A BRPI0905168A2 BR PI0905168 A2 BRPI0905168 A2 BR PI0905168A2 BR PI0905168 A BRPI0905168 A BR PI0905168A BR PI0905168 A2 BRPI0905168 A2 BR PI0905168A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
channel
sta
probe
access point
quality
Prior art date
Application number
BRPI0905168-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Yan Feng Zhang
Jian Feng Chen
Li Zou
Original Assignee
Thomson Licensing
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thomson Licensing filed Critical Thomson Licensing
Publication of BRPI0905168A2 publication Critical patent/BRPI0905168A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B17/00Monitoring; Testing
    • H04B17/30Monitoring; Testing of propagation channels
    • H04B17/309Measuring or estimating channel quality parameters
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/24Reselection being triggered by specific parameters
    • H04W36/30Reselection being triggered by specific parameters by measured or perceived connection quality data
    • H04W36/302Reselection being triggered by specific parameters by measured or perceived connection quality data due to low signal strength
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/08Reselecting an access point
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/02Hierarchically pre-organised networks, e.g. paging networks, cellular networks, WLAN [Wireless Local Area Network] or WLL [Wireless Local Loop]
    • H04W84/10Small scale networks; Flat hierarchical networks
    • H04W84/12WLAN [Wireless Local Area Networks]

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

MéTODO E DISPOSITIVO PARA DETERMINAR QUALIDADE DE CANAL. é fornecido um método para determinar qualidade de canal para um segundo canal, em que o segundo canal está sobrepondo um primeiro canal, o método compreendendo as etapas de enviar uma mensagem de solicitação através do primeiro canal; receber uma mensagem de resposta no segundo canal em resposta à mensagem de solicitação através do primeiro canal; e determinar a qualidade de canal do segundo canal com base na mensagem de resposta no segundo canal. Pode ser utilizado para determinar a qualidade de canal de pelo menos um canal por enviar uma única mensagem através do primeiro canal.

Description

"MÉTODO E DISPOSITIVO PARA DETERMINAR QUALIDADE DE CANAL"CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se à comunicação de dados, e mais particularmente, re-fere-se a um método e um dispositivo para determinar qualidade de canal.
ANTECEDENTES
O padrão IEEE 802.11 define dois modos operacionais: um modo ad hoc e um mo-do de infra-estrutura. No modo ad hoc, duas ou mais estações (STAs) podem reconhecer-semutuamente, e estabelecer uma comunicação não hierarquizada sem necessidade de umponto de acesso (AP). Porém no modo de infra-estrutura, pelo menos um AP é necessário.
Um AP juntamente com todos as suas STAs associadas é denominado um conjunto de ser-viço básico (BSS), que é o bloco de construção básico de uma rede de área local sem fioIEEE 802.11 (LAN). Uma STA se comunica com as outras STAs do mesmo BSS através doAP. Um conjunto de um ou mais BSSs interconectados e LANs integradas forma um Con-junto de Serviço Estendido (ESS), que é definido por seu Identificador de Conjunto de Servi-ço (SSID). O conjunto de BSSs interconectados deve ter um nome de rede comum ou SSID.E podem operar no mesmo canal, ou operar em canais diferentes para reforçar capacidadede transmissão agregada.
A cobertura de um AP é denominada área de serviço básica (BSA). Às vezes, vá-rios APs são colocados de tal modo que suas BSAs são sobrepostas de modo a formar umacobertura total para certa área. Nesse caso, handover pode ser realizado quando uma STAse move da BSA de um AP para aquela de outra.
O procedimento de handover se refere a uma seqüência de ações e mensagenspermutadas entre a STA e APs vizinhos, resultando na transferência de conexão de STA apartir do AP em serviço ao novo AP. Aqui, o estabelecimento de conexão em um procedi-mento de handover entre uma STA e um AP consiste normalmente em processos de dele-ção, detecção, autenticação e associação. O processo de deleção é necessário quando umaSTA pretende romper a conexão com seu AP original. A detecção é um processo pelo quala STA determina a qualidade de canal do canal no qual um AP está operando. A autentica-ção é um processo pelo qual o AP aceita ou rejeita a identidade de um cartão de interfacede rede de rádio (NIC) de uma STA. A associação habilita o AP a alocar recursos para esincronizar com um NIC de rádio. Um NIC começa o processo de associação por enviar aum AP uma solicitação de associação que contém informações sobre o NIC e o SSID darede com a qual deseja associar. Após receber a solicitação de associação, o AP consideraassociar o NIC, (se aceito) reserva espaço de memória e estabelece um ID de associaçãopara o NIC, e envia para o NIC de rádio uma resposta de associação contendo uma notifica-ção de aceite. Além disso, um quadro de solicitação de sonda e quadro de resposta de son-da são normalmente necessários após handover. Um quadro de solicitação de sonda é en-viado por uma STA quando a STA necessita obter informações de um AP. Por exemplo, umNIC de rádio da STA enviaria uma solicitação de sonda para determinar quais APs estãocompreendidas na faixa. Um quadro de resposta de sonda será enviado em resposta a umquadro de solicitação de sonda. Mais detalhes sobre os quadros/mensagens acima podemser encontrados no padrão IEEE 802.11 de "Information technology - Telecommunicationsand Information Exchange between systems - Local and metropolitan area networks - Spe-cific requirements - Part 11: Wireless LAN Médium access Control (MAC) and Physical La-yer (PHY) specifications", IEE Std 802.11TM - 2007 (revisão de IEEE Std 802.11 - 1999),publicado em 12 de junho de 2007.
Durante handover, ~a conexão entre a STA e o AP em serviço é rompida de modoque a STA não é capaz de enviar ou receber nenhum pacote de dados até estabelecer umanova conexão com o novo AP. Assim há um período de ruptura de comunicação que se ini-cia do momento em que a conexão existente é rompida até o momento em que a nova co-nexão é estabelecida. Genericamente, o período de ruptura de comunicação é compreendi-do de um processo de varredura, e um processo de autenticação e reassociação. Durante oprocesso de varredura, a STA necessita comutar para cada radiofreqüência candidata (ca-nal) para descobrir se há um AP trabalhando nesse canal. Esse processo de varredura de-mora até normalmente várias centenas de milissegundos e ocupa mais de 90% da latênciatotal de handover. O processo de autenticação e reassociação demora somente alguns mi-lissegundos.
Atualmente, o processo de varredura de canal pode ser realizado no modo passivoou ativo. No modo passivo de varredura de canal, a STA comuta para cada canal candidatoe ouve quadros sinalizadores periódicos dos APs. O quadro sinalizador é utilizado por umAP para anunciar sua presença, seu canal de trabalho, seu BSSID e outros parâmetros paraacesso da STA. O AP broadcast seus quadros sinalizadores periodicamente (tipicamente acada 100 ms). Desse modo, para obter informações sobre todos os APs em certo canal, aSTA tem de permanecer no canal por pelo menos um período de sinalizador. No modo ativode varredura de canal, a STA broadcast solicitações de sonda em cada canal candidato eespera respostas de sonda a partir dos APs vizinhos que trabalham naquele canal. Um APenvia uma resposta de sonda para a STA após receber a solicitação de sonda. O quadro deresposta de sonda da resposta de sonda contém os mesmos parâmetros que no quadrosinalizador. Nos dois modos, a STA seleciona o melhor AP com base nas informações rece-bidas a partir de APs após varredura de todos os canais candidatos, e então executa umprocesso de autenticação e reassociação. O processo de detecção de qualidade de canalno modo ativo ou passivo, normalmente demora aproximadamente 100~300 milissegundos.
O Voice over IP (VoIP) e outros serviços em tempo real como conferência de vídeocolocam exigências rigorosas sobre o período de ruptura de handover, por exemplo, o maiorperíodo de ruptura deve ser menor do que 20 milissegundos para aplicação de VoIP.
Portanto, um método de determinação de qualidade de canal novo é desejado demodo a reduzir o período de tempo ara detecção de qualidade de canal.
Sumário
De acordo com um aspecto da presente invenção, é fornecido um método para de-terminar qualidade de canal para um segundo canal, em que, o segundo canal está sobre-pondo com um primeiro canal, o método compreendendo as etapas de enviar uma mensa-gem de solicitação através do primeiro canal; receber uma mensagem de resposta no se-gundo canal em resposta à mensagem de solicitação através do primeiro canal; e determi-nar a qualidade de canal do segundo canal com base na mensagem de resposta no segun-do canal.
De acordo com um aspecto da presente invenção, é fornecido um método em umdispositivo sem fio para handover entre um conjunto de dispositivos de ponto de acessocompreendendo pelo menos dois dispositivos, em que cada dispositivo de ponto de acessotrabalha em um canal distinto, o método compreende as etapas de enviar pelo menos umamensagem de solicitação através de um canal escolhido, o canal escolhido sobrepõe qual-quer canal de canais do conjunto de dispositivos; receber pelo menos uma mensagem deresposta a partir de cada um do conjunto de dispositivos através do canal escolhido, emque, cada mensagem de resposta é enviada por cada dispositivo através de seu canal cor-respondente; determinar a qualidade de canal para cada um dos canais do conjunto de pon-tos de acesso com base pelo menos em uma mensagem de resposta; selecionar um dispo-sitivo de ponto de acesso com base pelo menos em uma qualidade de canal, em que o pon-to de acesso selecionado provê pelo menos uma melhor qualidade de canal do que o dispo-sitivo de ponto de acesso atual; e realizar um handover a partir do dispositivo de ponto deacesso atual para o dispositivo de ponto de acesso selecionado.
De acordo com o aspecto da presente invenção, a qualidade de canal de pelo me-nos um canal pode ser determinada por enviar uma única mensagem de solicitação em umcanal sobrepondo cada de pelo menos um canal, que melhora a eficiência de determinação.
Deve ser entendido que mais aspectos e vantagens da invenção serão encontradosna seguinte descrição detalhada da presente invenção.
Breve descrição dos desenhos
Os desenhos em anexo, que são incluídos para fornecer uma compreensão adicio-nal da invenção e são incorporados em e constituem uma parte desse pedido, serão utiliza-dos para ilustrar uma modalidade da invenção, como explicado pela descrição. A invençãonão é limitada à modalidade.
Nos desenhos:
A figura 1 é um gráfico de sobreposição de freqüência de canal da técnica anterior.A figura 2 é um fluxograma que ilustra um método para detectar qualidades de ca-nal de um conjunto de canais, de acordo com a presente modalidade da invenção.
A figura 3 é um fluxograma que ilustra um método para handover entre APs de a-cordo com a presente modalidade da invenção.
A figura 4 é um diagrama de blocos que ilustra esquematicamente a STA de acordocom a presente modalidade da invenção.
Descrição detalhada
A modalidade da presente invenção será descrita agora em detalhe em combinaçãocom os desenhos. Na descrição que se segue, algumas descrições detalhadas de funções econfigurações conhecidas podem ser omitidas para clareza e concisão.
A figura 1 representa um gráfico de sobreposição de freqüência de canal de acordocom o padrão 802.11. Especificamente, nos padrões 802.11b e 802.11g, há 11 canais dis-poníveis para uso. O número do canal (1, 2, 3, ... e 11) representa a freqüência central naqual o rádio opera (por exemplo 2.412 GHz para o canal 1) enquanto cada canal tem umvalor inferior e um valor superior. As freqüências centrais dos canais adjacentes são sepa-radas por 5 MHz enquanto cada canal tem um espalhamento de 22 MHz em Jorno da fre-qüência central.
De acordo com a presente modalidade da invenção, um método de sondagem decanal de sobreposição (OCP) é proposto para reduzir o tempo demorado pelo processo devarredura no período de ruptura de comunicação. Nesse método, os 11 canais são dinami-camente divididos em três grupos de acordo com o canal de trabalho atual da STA, aqui talgrupo é denominado 'POCG' (Grupo de Canal parcialmente sobreposto). Cada POCG éatribuído um canal de sondagem entre os canais de seu grupo. Desse modo, cada POCGconsiste em um canal de sondagem e pelo menos um canal parcialmente sobreposto. Prefe-rivelmente, o canal de trabalho atual da STA é escolhido como o canal de sondagem noPOCG ao qual pertence. Para obter toda informação de qualidade de canal de um POCGH,a STA envia somente uma solicitação de sonda em um canal selecionado desse POCG.
- Após receber respostas de sonda dos APs cujo canal de trabalho está sobrepondo com ocanal selecionado, a STA faz ainda compensação de intensidade de sinal para essas res-postas de sonda recebidas nos canais desse POCG. O valor de intensidade de sinal apóscompensação é utilizado para representar a qualidade de canal dos APs próximos e é utili-zado como referência para a decisão de handover. A figura 2 é um fluxograma que ilustraum método para detectar qualidades de canal de um conjunto de canais adjacentes queestão sobrepondo de acordo com a presente modalidade.
Na etapa 201, a STA determina pelo menos um valor compensatório utilizado paracompensar o valor de intensidade de sinal. O valor compensatório pode ser predeterminadoe armazenado em um módulo de armazenagem da STA, ou pode ser calculado após a STAestabelecer uma conexão com um AP pela primeira vez, o que significa que o valor com-pensatório não necessita ser calculada novamente se a STA fizer a handover de um AP pa-ra o outro. Como exemplo, a STA envia solicitações de sonda em cada um dos que se se-guem: seu canal de trabalho atual, canal(is) em sobreposição com separação de canal 1, ecanal(is) em sobreposição com separação de canal 2 respectivamente. Aqui, o "número deseparação de canal" se refere à distância de separação entre o canal de sondagem e o_ca-nal de sobreposição, por exemplo, se o canal de sondagem for o canal 3 e o número de se-paração de canal for 1, então os canais de sobreposição que atendem as condições são ocanal 2 e o canal 4, e os canais de sobreposição são o canal 1 e o canal 5 se o canal de-sondagem for o canal 3 e o número de separação de canal for 2. Em resposta às solicita-ções de sonda, a STA receber respostas de sonda a partir do AP com o qual está associadoe então calcula o valor médio de intensidade de sinal respectivamente para a separação decanal 0, 1 e 2 com base nas respostas de sonda recebidas. As diferenças do valor médio deintensidade de sinal são calculadas e armazenadas pela STA como os valores compensató-rios para compensação do valor de intensidade de sinal. Para ser específico, após a STAestabelecer a conexão com um AP no canal de trabalho, por exemplo_çanal 3 do AP, a STAenvia várias solicitações de sonda (por exemplo, 5 solicitações de sonda) no canal 3. Emresposta às solicitações de sonda, o AP envia respostas de sonda para a STA. Após a STAreceber as respostas de sonda a partir do AP, calcula o valor médio de intensidade de sinale armazena o mesmo como S(3,3). Aqui, em S(i,j), o parâmetro i representa o canal no qualo AP está trabalhando e o parâmetro j representa o canal no qual as solicitações de sonda erespostas são enviadas e recebidas respectivamente. A STA comuta então seu canal para ocanal 4 e envia várias solicitações de sonda através do canal 4. Como o canal 3 e canal 4estão sobrepondo, o AP que trabalha no canal 3 pode detectar as solicitações de sonda en-vidas pela STA através do canal 4, porém envia respostas de sonda através do canal 3. A-pós a STA que trabalha no canal 4 receber a resposta de sonda, que é enviada pelo AP a-través do canal 3, calcula e armazena o valor médio de intensidade de sinal S(3,4). Domesmo modo, o valor médio de intensidade de sinal S(3,5) é obtido. Após obter os três valo-res médios de intensidade de sinal, o valor de diferença S1 entre S(3,3) e S(3,4) é calculadocomo o valor compensatório para a separação de canal 1, e o valor de diferença S2 entreS(3,3) e S(3,5) é calculado como o valor compensatório para a separação de canal 2.
Na etapa 202, a STA envia uma solicitação de sonda em um canal de sondagem deum POCG;
Na etapa 203, a STA recebe uma resposta de sonda a partir de cada AP cujo canalde trabalho está sobrepondo com o canal de sondagem. Se uma solicitação de sonda forenviada no canal de sondagem 3, o AP que trabalha em qualquer de seus canais sobrepos-tos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 pode detectar a solicitação de sonda e enviar uma resposta de sondaembora as respostas de sonda nos canais 6 e 7 sejam fracas. Aqui, quando um AP enyiauma resposta de sonda, apresenta seu canal de trabalho atual (Número de canal atual) nocampo de Conjunto de Parâmetros de sistema de distribuição da resposta. Assim, a STApode identificar o canal no qual a resposta é recebida, e então filtrará a solicitação de sondaque não é recebida nos canais do POCG ao qual o canal de sondagem pertence.
Na etapa 204, a STA compensa o valor de intensidade de sinal da resposta de son-da utilizando os valores compensatórios determinados na etapa 201 de modo a obter a qua-lidade de canal comparativamente efetiva do canal no qual a AP está trabalhando. O valorde intensidade de sinal da resposta de sonda recebida é compensada utilizando um dosvalores compensatórios com base no número de separação de canal, isto é, os valorescompensatórios S1 e S2 são utilizados para canais com separação de canal 1 e separaçãode canal 2 respectivamente enquanto o valor de intensidade de sinal de um canal com sepa-ração de canal 0 genericamente não necessita compensação.
De acordo com a presente modalidade, deve ser entendido que as qualidades decanal de todos os canais em um POCG podem ser determinadas utilizando uma solicitaçãode sonda de sinais, que melhora a eficiência de determinação.
A presente modalidade também descreve um método que fornece handover rápidode camada de link em ambiente de WLAN utilizando o método OCP, que pretende reduzir alaténcia de handover. A figura 3 é um fluxograma que ilustra um método para handover en-tre APs de acordo com a presente modalidade da invenção. Considerando que STA estátrabalhando atualmente no canal 3, de modo que os três POCGs podem ser determinadospela STA como {1, 2, 3, 4}, {5, 6, 7, 8} e {9, 10, 11} e os canais 3, 7 e 10 são escolhidos pelaSTA como os canais de sondagem dos três POCGs.
Na etapa 301, a STA mede periodicamente o valor de intensidade de sinal do canalde trabalho de seu AP em serviço. Deve ser entendido que o valor de intensidade de sinal ésomente um parâmetro possível para caracterizar a qualidade de canal e que outros parâ-metros podem ser utilizados.
Na etapa 302, após determinar que o valor de intensidade de sinal esteja abaixo deum valor limite que é predeterminado e armazenado na STA, a STA utiliza o método descritoacima para determinar qualidades de canal para os três POCGs respectivamente, de modoa obter todos os valores de intensidade de sinal efetivos dos APs disponíveis. Aqui, todos osvalores de intensidade de sinal efetivos dos APs disponíveis são determinados utilizando osvalores de intensidade de sinal de respostas de sonda e o(s) valor(es) compensatório(s).
Na etapa 303, a STA é handover a partir de seu AP atual para um AP que corres-ponde ao valor de intensidade de sinal efetivo maior entre todos os valores de intensidadede sinal efetivos obtidos se o valor de intensidade de sinal do AP em serviço não for o maior.Nessa etapa, após a STA decidir realizar o handover, romperá sua conexão atual com seuAP em serviço original e então comutará para o canal que corresponde ao valor de intensi-dade de sinal maior. Aqui, a STA pode escolher um AP que fornece melhor qualidade decanal do que o AP original diferente do AP que fornece a melhor qualidade de canal.
Além disso, a presente modalidade também provê uma característica que tenta evi-tar perda de pacote durante sondagem de canal. Como o canal de trabalho atual da STA éescolhido como o canal de sondagem para seu POCG, a STA não necessita comuta canalpara enviar solicitações de sonda e receber respostas de sonda de modo que a transmissãode dados atual não é rompida. Com relação aos dois outros POCGs1 a STA necessita comu-ta de seu canal de trabalho atual para o canal de sondagem do POCG, que resultará nasuspensão de transmissão de dados atual entre a STA e seu AP em serviço original. Parareduzir o impacto da perda de pacote causada pela sondagem de canal, a STA envia umasolicitação de modo de salvar energia (PSM), que normalmente é um quadro nulo com con-junto de bits de gerenciamento de potência, para seu AP em serviço para solicitar o mesmoa armazenar o tráfego de entrada (do AP para a STA). Além disso, a STA começa a arma-zenar tráfego de saída (da STA para o AP). Após a STA receber a resposta de PSM de seuAP em serviço, a STA comuta seu canal para um canal de sondagem de um dos dois outrosPOCGs, envia solicitações de sonda no canal de sondagem daquele POCG e espera parareceber a resposta de sonda a partir do AP que trabalha no canal sobreposto com o canalde sondagem. Após receber todas as respostas de sondagem dos APs através do canal desondagem, a STA compensa o valor de intensidade de sinal das respostas de sondagemrecebidas, comuta seu canal de volta para o de trabalho original, continua a transmissão dedados original por um período e conduz as mesmas ações para sondar a qualidade de canaldos últimos POCGs.
A STA comuta de volta para transmissão de dados normal com seu AP em serviçooriginal entre os canais de sondagem de dois POCGs em vez de sondar todos os POCGsconsecutivamente. Além disso, o AP e a STA tentam armazenar mais dados antes de son-dar um POCG de modo a reduzir o impacto de perda de pacote durante sondagem de canaldo POCG. Entretanto, deve ser entendido que a STA pode sondar também todos os POCGsconsecutivamente. Além disso, também deve ser entendido que não necessita modificar oAP de modo a evitar o custo gasto na modificação de protocolo no AP.
De acordo com a presente modalidade, deve ser entendido que a detecção da qua-lidade de canal é realizada sem ruptura da conexão de dados entre a STA e seu AP em ser-viço. Além disso, o impacto potencial sobre tráfego atual de dados causado pela detecçãode cada POCG é minimizado por armazenagem de dados na STA e seu AP em serviço.
A figura 4 é um diagrama de blocos de uma STA, de acordo com a modalidade dapresente invenção. A STA compreende um módulo de envio 401, um módulo de recepção402, um módulo de detecção 403, um módulo de processamento 404 e um módulo de ar-mazenagem (não mostrado), que funcionam como a seguir:
O módulo de envio 401 é configurado para transmitir mensagens incluindo as solici-tações de sonda.
O módulo de recepção 402 é configurado para receber mensagens incluindo asrespostas de sonda a partir do(s) AP(s).
O módulo de armazenagem é configurado para armazenar permanente ou tempora-riamente alguns parâmetros.
O módulo de detecção 403 é configurado para detectar qualidades de canal de cer-to grupo. Os parâmetros do certo grupo, como qual canal é classificado em qual grupo, essegrupo inclui quais canais, qual canal é o canal de sondagem desse grupo, etc. são pré-armazenados no módulo de armazenagem e/ou determinados dinamicamente pelo módulode processamento 404. Para ser detalhado, envia pelo menos uma solicitação de sonda nocanal de sondagem do certo grupo através do módulo de envio 401, recebe respostas desonda dos APs cujos canais de trabalho são sobrepostos com o canal de sondagem, filtra aresposta de sonda do canal de transporte que não pertence ao certo grupo, e compensa osvalores de intensidade de sinal das respostas de sonda filtradas por utilizar valores compen-satórios. Os valores compensatórios são determinados utilizando o método introduzido aci-ma e são armazenados no módulo de armazenagem.
O módulo de processamento 404 é configurado para invocar o módulo de detecção403 para detectar qualidades de canal de acordo com sua estratégia de detecção, comodetectar todos os canais em uma base de grupo por grupo, ou meramente" detectar certogrupo. Após obter os valores de intensidade de sinal compensados a partir do módulo dedetecção, fará handover para um AP cujo valor de intensidade de sinal compensado é maiordo que aquele do AP originalmente em serviço, preferivelmente o AP que corresponde aomaior valor de intensidade de sinal compensado entre todos os valores.
Além disso, para ser proactive a qualidade de canal ruim, um valor limite é determi-nado e armazenado no módulo de armazenagem e o módulo de processamento 404 solicitaperiodicamente que o módulo de detecção 403 detecte a qualidade de canal de seu canalatualmente em uso. Se a qualidade de canal do canal atualmente utilizado for verificar serabaixo do valor limite, o módulo de processamento 404 invocará o módulo de detecção 403para detectar a qualidade de canal de certo grupo, ou mesmo todos os canais, para encon-trar um AP capaz de fornecer qualidade de canal melhor. Além disso, o módulo de proces-samento 404 pode invocar periodicamente o módulo de detecção para detectar qualidadesde canal de certo grupo independente de se é ou não configurado para monitorar a qualida-de de canal de seu canal atualmente utilizado.
De acordo com uma variante da presente modalidade, a STA periodicamente de-termina a qualidade de canal de todos os canais ou certo grupo de canais independente dese a intensidade de sinal do canal de trabalho de seu AP em serviço está ou não abaixo deum valor limite predeterminado. E após detectar outro AP além do AP atual que fornece umaqualidade de sinal melhor em outro canal, realizará um handover para aquele AP.
De acordo com uma variante da presente modalidade, não é necessário dividir oscanais em POCG1 o que significa que a STA escolhe vários canais como os canais de son-dagem desde que esses canais sejam escolhidos de modo que cada um dos 11 canais so-brepõe um dos canais de sondagem, e então calcula todas as respostas de sonda recebidassem filtrar nenhuma respostas de sonda. Embora possa haver algumas respostas de sondaredundantes transportadas no mesmo canal, a STA pode escolher uma entre essas respos-tas de sonda representativa da qualidade de canal, como uma a qual o canal de transporteestá mais próximo ao canal de sondagem, isto é o canal tendo o número mínimo de separa-ção de canal ao canal de sondagem.
De acordo com uma variante da presente modalidade, a STA pode enviar solicita-ções de sonda várias vezes de modo a obter um valor médio de intensidade de sinal paraum canal que pode refletir mais corretamente a qualidade de canal do que utilizando umaúnica solicitação de sonda.
A STA pode ser um dispositivo com uma interface de rede sem fio, como um com-putador pessoal, um assistente pessoal digital, um telefone inteligente, etc.
O método pode ser aplicado a dispositivos e redes que trabalham com canais semfio de sobreposição diferentes daquele descrito na modalidade.
De acordo com uma variante da presente modalidade, os 1Ί canais podem ser divi-didos em vários grupos diferente daquele descrito acima, desde que cada canal de cadagrupo sobreponha o canal de sondagem daquele grupo, por exemplo, os 11 canais são divi-didos em 6 grupos, isto é, {1, 2}, {3, 4}, {5, 6}, {7, 8}, {9, 10} e {11}. Além disso, a divisão de11 canais em grupos não é necessária. A STA pode enviar solicitações de sonda em várioscanais de sondagem predeterminados dos 11 canais respectivamente, e receber a respostade sonda a partir de AP(s), aqui pode descartar alguma resposta de sonda com base nonúmero de separação de canal entre o canal de sondagem e o canal que contém essa res-posta de sonda, por exemplo, abandonar a resposta de sonda cujo canal de transporte temum número de separação de canal maior do que 3 para o canal de sondagem. E finalmente,a STA determina as qualidades de canal com base nas respostas de sonda.
Diversas implementações foram descritas. Não obstante, será entendido que váriasmodificações podem ser feitas. Por exemplo, elementos de implementações diferentes po-dem ser combinadas, suplementadas, modificadas ou removidas para produzir outras im-plementações. Adicionalmente, uma pessoa com conhecimentos comuns entenderá queoutras estruturas e processos podem ser substituídos por aqueles revelados e as implemen-tações resultantes executarão pelo menos substancialmente a(s) mesma(s) função(ões),pelo menos substancialmente do(s) mesmo(s) modo(s) para obter pelo menos substancial-mente o(s) mesmo(s) resultado(s) que as implementações reveladas. Por conseguinte, es-sas e outras implementações são consideradas por esse pedido e estão compreendidas noescopo da invenção como definido pelas reivindicações apensas.

Claims (8)

1. Método para determinar qualidade de canal para um segundo canal,CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo canal está sobrepondo um primeiro canal,em que o método compreende as etapas de:enviar uma mensagem de solicitação através do primeiro canal;receber uma mensagemjde resposta no segundo canal em resposta à mensagemde solicitação através do primeiro canal; edeterminar a qualidade de canal do segundo canal com base na mensagem de res-posta no segundo canal.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de quecompreende ainda:em resposta à mensagem de solicitação, receber, através do primeiro canal, umamensagem de resposta em um terceiro canal em que o terceiro canal está sobrepondo oprimeiro canal; edeterminar a qualidade de canal do terceiro canal com base na mensagem de res-posta no terceiro canal.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato deque a mensagem de solicitação é enviada pelo menos duas vezes, e a qualidade de canal édeterminada com base em um valor médio das mensagens de resposta, cada correspon-dendo a uma das mensagens de solicitação enviadas.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda a etapa de:determinar um grupo de canais que compreende pelo menos dois canais a seremdeterminados para a qualidade de canal, em que o primeiro canal está sobrepondo qualquerum do grupo de canais.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de quecompreende ainda:receber, através do primeiro canal, uma mensagem de resposta transportada emum quarto canal que está sobrepondo o primeiro canal porém não pertence ao grupo decanais; edescarta a mensagem de respostas transportada no quarto canal.
6. Método, de acordo com a reivindicação 4 ou 5, CARACTERIZADO pelo fato deque o primeiro canal é um canal entre o grupo de canais.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda a etapa de:determinar pelo menos um valor compensatório;e em que a etapa de determinação da qualidade de canal compreende ainda:compensar um valor de intensidade de sinal da mensagem de resposta utilizandopelo menos um valor compensatório.
8. Método em um dispositivo sem fio para handover entre um conjunto de dispositi-vos de ponto de acesso compreendendo pelo menos dois dispositivos, em que cada disposi-tivo de ponto de acesso opera em um canal distinto, o método sendo CARACTERIZADOpelo fato de que compreende as etapas de:enviar pelo menos uma mensagem de solicitação através de um canal escolhido,que sobrepõe qualquer canal de canais do conjunto de dispositivos;receber pelo menos uma mensagem de resposta de cada do conjunto de dispositi-vos através do canal escolhido, em que cada mensagem de resposta é enviada poreadadispositivo através de seu canal correspondente;determinar a qualidade de canal para cada um dos canais do conjunto de pontos deacesso com base pelo menos em uma mensagem de resposta;selecionar um dispositivo de ponto de acesso com base pelo menos em uma quali-dade de canal, em que, o ponto de acesso selecionado provê pelo menos uma qualidade decanahrielhor do que o dispositivo de ponto de acesso atual; erealizar handover do dispositivo de ponto de acesso atual para o dispositivo de pon-to de acesso selecionado.
BRPI0905168-6A 2008-12-24 2009-12-17 método e dispositivo para determinar qualidade de canal BRPI0905168A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP08306020A EP2203016A1 (en) 2008-12-24 2008-12-24 Method and device for determining channel quality

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0905168A2 true BRPI0905168A2 (pt) 2011-03-22

Family

ID=40638377

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0905168-6A BRPI0905168A2 (pt) 2008-12-24 2009-12-17 método e dispositivo para determinar qualidade de canal

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20100157835A1 (pt)
EP (2) EP2203016A1 (pt)
JP (1) JP5550889B2 (pt)
KR (1) KR101614518B1 (pt)
CN (1) CN101795483B (pt)
BR (1) BRPI0905168A2 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8315220B2 (en) * 2010-04-13 2012-11-20 Nokia Corporation Channel access for cognitive networks
KR101288865B1 (ko) * 2011-04-14 2013-07-23 주식회사 팬택 통신 방법 및 무선기기
KR101723214B1 (ko) 2011-11-30 2017-04-06 주식회사 케이티 다중 채널과 다중 송출 전력을 갖는 액세스 포인트 및 셀 형성 방법
US9485728B1 (en) * 2012-05-15 2016-11-01 Marvell International Ltd. Power saving with WNM-sleep mode
CN103686211B (zh) * 2012-08-30 2017-02-08 光宝电子(广州)有限公司 频道选择方法、频道选择器及网络连接装置
US9143883B2 (en) * 2012-10-31 2015-09-22 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Method and system for improving performance in discovery stage of fast roaming
US9635606B2 (en) * 2012-11-04 2017-04-25 Kt Corporation Access point selection and management
JP6419084B2 (ja) 2012-12-27 2018-11-07 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド 無線接続時ステムにおいてチャネル品質指示情報を送受信する方法及びそれを支援する装置
WO2014208878A1 (ko) * 2013-06-28 2014-12-31 엘지전자 주식회사 직접 통신 시스템에서 디바이스 탐색 방법 및 이를 위한 장치
KR102162360B1 (ko) * 2014-03-05 2020-10-20 삼성전자주식회사 사용자 단말장치, 사용자 단말장치의 구동방법 및 컴퓨터 판독가능 기록매체
CN107466018B (zh) * 2016-06-02 2021-08-24 海能达通信股份有限公司 一种终端设备的数据传送方法和终端设备
WO2018107417A1 (en) * 2016-12-15 2018-06-21 Thomson Licensing Method and device for roaming of wireless network device
CN110581976B (zh) * 2019-09-16 2022-10-14 平安科技(深圳)有限公司 远程会议方法、装置、计算机系统及可读存储介质

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7257105B2 (en) * 2002-10-03 2007-08-14 Cisco Technology, Inc. L2 method for a wireless station to locate and associate with a wireless network in communication with a Mobile IP agent
US7421248B1 (en) * 2002-11-12 2008-09-02 Cisco Technology, Inc. Method and apparatus for adjusting operational parameter of a wireless device bases upon a monitored characteristic
US7209743B2 (en) * 2004-04-22 2007-04-24 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Base station system and method for compensating traffic channel signal strength measurements in a cellular radio telecommunication network
EP1804424A1 (en) * 2005-12-27 2007-07-04 THOMSON Licensing Method for dynamically selecting a channel in a wireless local area network
JP2007325064A (ja) * 2006-06-02 2007-12-13 Nagano Japan Radio Co 無線lanハンドオーバー方法
CN101141335A (zh) * 2006-09-07 2008-03-12 日电(中国)有限公司 基于用户终端的快速越区切换的方法和设备
US8811349B2 (en) * 2007-02-21 2014-08-19 Qualcomm Incorporated Wireless node search procedure
KR20090029479A (ko) * 2007-09-18 2009-03-23 삼성전자주식회사 무선 네트워크에서 선택적 채널 스캐닝 방법 및 장치
US8095131B2 (en) * 2008-03-26 2012-01-10 Symbol Technologies, Inc. Dynamic boolean channel masks
US9014136B2 (en) * 2008-10-13 2015-04-21 T-Mobile Usa, Inc. System and method to provide fast wide-area mobile IP handoffs

Also Published As

Publication number Publication date
US20100157835A1 (en) 2010-06-24
JP5550889B2 (ja) 2014-07-16
EP2203016A1 (en) 2010-06-30
CN101795483A (zh) 2010-08-04
EP2203017A1 (en) 2010-06-30
KR101614518B1 (ko) 2016-04-21
CN101795483B (zh) 2014-01-01
EP2203017B1 (en) 2013-01-23
KR20100075391A (ko) 2010-07-02
JP2010154524A (ja) 2010-07-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0905168A2 (pt) método e dispositivo para determinar qualidade de canal
US10454829B2 (en) Enhanced local access in mobile communications using small node devices
US9642036B2 (en) Relieving congestion in wireless local area networks
EP1601221B1 (en) Seamless handoff method in wireless local area network
Shin et al. Reducing MAC layer handoff latency in IEEE 802.11 wireless LANs
US8737351B2 (en) Methods and systems for reducing MAC layer handoff latency in wireless networks
US9100937B2 (en) Method and apparatus of scanning channels in wireless local area network
Chen et al. HaND: Fast handoff with null dwell time for IEEE 802.11 networks
KR20110040025A (ko) 이동통신 단말기에서 무선랜을 이용한 피어투피어 연결 방법 및 장치
JP2008011571A (ja) 無線ローカルエリアネットワークにおける堅牢性のある高速ハンドオーバ
JP2008533898A (ja) 無線ネットワークで利用可能なチャネルをシグナリングする方法及びシステム
WO2013113202A1 (zh) 用于ue网络切换的信息处理方法和基站
RU2684474C1 (ru) Точка доступа, поддерживающая по меньшей мере две виртуальные сети, и способ, осуществляемый посредством точки доступа, для обмена данными с беспроводным устройством
WO2016180213A1 (zh) AP组信息处理方法及eNB
CN106385714B (zh) 无线连接重建方法、用户设备和基站
JP2004534480A (ja) 基本サービスセットの無線ネットワークの回復を備えた動的周波数選択
CN108353465A (zh) 蜂窝通信系统和wlan之间的接口设置
WO2016180212A1 (zh) Ap组确定方法及装置
Chan et al. The design of an ap-based handoff scheme for IEEE 802.11 WLANs
KR100854866B1 (ko) 무선랜 단말의 핸드오프 방법 및 장치
WO2015077923A1 (zh) 切换处理方法和系统及装置
WO2024124888A1 (zh) 小区切换方法、装置及存储介质
Kim et al. Fast handoff scheme for seamless multimedia service in wireless LAN
Emmelmann et al. Mobility Support for Wireless PANs, LANs, and MANs
Bhadane et al. Improving Fast and Smooth Handoff in IEEE 802.11 Wireless Networks

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2545 DE 15-10-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.