BRPI0903371A2 - estaca induzida por lastro - Google Patents

estaca induzida por lastro Download PDF

Info

Publication number
BRPI0903371A2
BRPI0903371A2 BRPI0903371-8A BRPI0903371A BRPI0903371A2 BR PI0903371 A2 BRPI0903371 A2 BR PI0903371A2 BR PI0903371 A BRPI0903371 A BR PI0903371A BR PI0903371 A2 BRPI0903371 A2 BR PI0903371A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pile
ballast weights
prefabricated
tubular
ballast
Prior art date
Application number
BRPI0903371-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Larry Dwayne Breaux
Mark Dewitt Slider
Original Assignee
Seahorse Equip Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Seahorse Equip Corp filed Critical Seahorse Equip Corp
Publication of BRPI0903371A2 publication Critical patent/BRPI0903371A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D27/00Foundations as substructures
    • E02D27/32Foundations for special purposes
    • E02D27/50Anchored foundations

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Piles And Underground Anchors (AREA)
  • Foundations (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Placing Or Removing Of Piles Or Sheet Piles, Or Accessories Thereof (AREA)

Abstract

Uma âncora de estanca induzida apropriada para prender um tendão de uma plataforma de perna tensionada ao fundo do mar é suplementada com peso adicionado. A estaca pode ser uma estaca fricção induzida convencional instalada com um martelo de estaca subaquático. Um quadro de carga é adicionado à estaca individual para acomodar pesos de lastro. Pesos de lastro pré-fabricados são colocados no quadro para aumentar a energia de segurança do sistema para ancorar estaca. Os pesos de lastro podem ser presos unicamente por conexões de gravidade, através do mesmo simplificando sua instalação. Em uma segunda modalidade, a estaca é intencionalmente presa e instalada com o tampão intacto. Pesos de lastro pré-fabricados são então colocados dentro da estaca e pode ser mantido no lugar pela gravidade. Em uma terceira modalidade, a estaca é uma estaca de fricção induzida convencional instalada com um martelo de estaca subaquático. A estaca é inicialmente aberta, porém subsequentemente evacuada e intencionalmente presa próxima à sua ponta da estaca. Pesos de lastro pré-fabricados são colocados dentro da estaca para aumentar sua capacidade de segurança. A primeira modalidade pode ser praticada em conjunto com a segunda ou terceira modalidade. A primeira modalidade pode ser aperfeiçoada para sistemas para ancorar estaca induzida existente.

Description

"ESTACA INDUZIDA POR LASTRO"
Referência cruzada ao pedido relacionado: Nenhuma
Declaração relativa patrocinada pelo governo federal de Pesquisa e Desenvolvi-mento: Não aplicável
Fundamento da Invenção
1. Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a sistemas para ancorar estaca induzida de subma-rino. Mais particularmente, refere-se a estacas de submarinos utilizadas para ancorar ten-dões de plataformas de pernas tensionadas ou outras estruturas amarradas verticalmenteao fundo do mar.
2. Descrição da Técnica relacionada incluindo informação descrita sob CFR 37 1,97e 1.98.
Uma plataforma de perna tensionada ou TLP é uma estrutura flutuante amarradaverticalmente normalmente utilizada para a produção em alto mar de óleo ou gás, e é parti-cularmente adequado para profundidade de água maior que 300 metros (cerca de 1000pés). O projeto foi proposto para turbinas eólicas.
A plataforma é permanentemente amarrada através de meios de cordas ou tendõesagrupados em cada um dos cantos da estrutura. Os tendões possuem rigidez axial relativa-mente alta (baixa elasticidade) tal que virtualmente todo movimento vertical da plataforma éeliminado. Esta característica permite a plataforma ter a raiz de produção no convés (conec-tado diretamente aos poços do submarino por tiras de suspensão rígidas), ao invés de nofundo do mar. Isto faz para um bom término menos dispendioso e prove melhor controlesobre a produção de reservatório de óleo ou gás.
Convencionalmente, os tendões de uma TLP são presos às fundações em estacascompreendendo estacas tubulares induzidas para o fundo do mar por martelos mecânicos.Tais meios de ancoragem provêem alta resistência à carga tensionada aplicada pela TLPflutuante através dos tendões.
A Patente U.S. No. 5,551,804 descreve um método de induzir uma estaca em queuma estaca é presa à sua extremidade inferior ou região de ponta para fazê-lo mais fácil deinduzir. Adicionalmente, tal estaca presa facilita o transporte e manuseio da estaca antes dasua condução. Esta invenção compreende o uso de um tampão no ou próximo ao fundo ouextremidade de uma estaca durante manuseio, montagem e redução da estaca para auto-suportar no fundo do mar, seguido pela indução da estaca com o tampão intacto. Consensogeral na indústria é que o tampão tornará a indução da estaca mais difícil uma vez que a-presenta mais de um perfil que deve ser movido através do solo. No entanto, isto não en-contrado para ser o caso em terras altamente sensíveis; a indução de uma estaca presa éconsideravelmente mais fácil que a indução de uma estaca aberta. Enquanto os tampõestêm sido empregados no passado para facilitar certos aspectos do transporte, manuseio,montagem, e redução da estaca, eles foram sempre removidos antes da indução da estacadevido à crença de que o tampão tornaria a estaca mais difícil ou impossível de induzir. Pre-viamente, as vantagens derivadas do uso de tampões não compensam para os custos rela-cionados à instalação e remoção dos tampões.
As Patentes U.S. Nos. 6,318,933 e 6,142,709 descrevem um sistema de fundaçãopara plataformas de pernas tensionadas sem um modelo de fundação, em que cada tendãoestá diretamente conectado a uma tomada dentro da estaca, as estacas estando posiciona-das para finalidade de indução por meios de um modelo de indução de estaca que é empre-gado como um dispositivo de espaçamento é descrito. O modelo de indução de estaca éposicionado com a ajuda de pinos que se encaixam nas guias construídas no modelo depoço. Após os grupos de estacas que necessitaram ancorar um canto da plataforma ter sidoinduzido, o modelo de indução de estaca é retirado e reposicionado de modo a capacitar asestacas para o outro grupo de pernas a serem induzidas; este processo continua até quetoda a indução de estaca seja finalizada. Alternativamente um único modelo de indução deestaca pode ser empregado para guiar a indução de todas as estacas desse modo acaban-do com a necessidade de repor o modelo todo o tempo. As extremidades do fundo das es-tacas são cônicas na forma, e após as estacas terem sido induzidas elas são preenchidascom um material de alta gravidade específica.
A Patente U.S No. 3,984,991 descreve uma âncora que inclui um corpo tubular, umfecho superior e um fecho inferior presos às extremidades opostas do corpo tubular, umapluralidade de cortadores de perfurações montados no fecho inferior, um gargalo possuindouma ranhura externa no mesmo presa ao fecho superior, uma abertura em ambos os fechossuperior e inferior, meios para co-agir com uma série de brocas se estendendo para os fe-chos para selagem para manter o interior do corpo substancialmente livre de água quandosubmergido, um anel de retenção adaptado para co-agir com um cruzamento de anel deretenção da série de broca para girar a âncora para fazê-lo perfurar no fundo de um corpode água, um pivô adaptado para ser reduzido sobre o gargalo do fecho superior quando eletiver sido ajustado, garras de fechamento engajadas na ranhura externa para prender o pivôao corpo, e meios de flutuação para sinalizar a superfície que o pivô for ajustado. O métodode ajustar uma montagem de âncora incluindo as etapas de reduzir um corpo de âncorapossuindo cortadores no fundo do mesmo na extremidade de uma série de brocas se esten-dendo através do topo do corpo da âncora e em direção ao fundo para circulação do fluidode perfuração sobre a face da formação sendo perfurada, a série de brocas sendo selada aocorpo da âncora para evitar entrada de água no mesmo, girar a série de brocas e o corpo daâncora para perfurar o buraco e baixar o corpo da âncora para o buraco simultaneamente,cimentar ao redor do exterior do corpo da âncora, então cimentando o interior do corpo daâncora, reduzir um pivô sobre o topo do corpo da âncora e sinalizando o assento do pivô.
A Patente U.S. No. 5,582,491 descreve um sistema para aumentara capacidade detensão de estacas do tubo induzidas para o chão do oceano. A tampa da estaca é fixada auma estaca do tubo. Uma partição é instalada abaixo da tampa da estaca criando uma câ-mara de ar entre eles que está na pressão de ar atmosférico da superfície. Um canal exter-no contendo uma válvula que está fechada conecta o interior da estaca acima e abaixo dapartição. A estaca é induzida para o chão do oceano preenchido com água de mar captura-da abaixo da partição para que pouco ou nenhum núcleo do solo seja gerado. Após os solosde terra adjacentes à estaca terem recuperado sua força, a válvula é aberta. Uma pequenaquantidade de água do mar se expande para a câmara de ar. A pressão em ambos os ladosda partição e o fundo da tampa da estanca está agora levemente acima da pressão de aratmosférico da superfície. Isto é, a força de descida da pressão hidrostática no topo da tam-pa da estaca aumenta a capacidade de tensão da estaca induzida.
A Patente U.S. No. 6,36,993 descreve um equipamento para prover uma ancora-gem de amarração e um método de perfurar e instalar uma estaca no chão compreendendoas etapas de: prover uma estaca, prover uma parte da broca em uma extremidade da estacagirando em relação à estaca, engajar o chão com a parte da broca, e girar a parte da brocaem relação ao chão e a estaca gerando um buraco pelo qual a estaca é recebida.
A Patente U.S No. 6, 312, 195 descreve um método de instalar uma fundação parauma plataforma de pernas tensionadas que elimina o modelo de fundação como uma parteinfluente de carga permanente da fundação. As estacas são instaladas por, por exemplo,sendo induzidas no chão do oceano para que cada estaca seja presa ao chão do oceano,mas não seja preso a qualquer outra estrutura que esteja no chão do oceano. A plataformade pernas tensionadas é acoplada através de estruturas de tendão às estacas de modo queos percursos de carga de ancoragem sejam definidos a partir da plataforma de pernas ten-sionadas para o chão do oceano em uma pluralidade de percursos geralmente verticais seestendo em alinhamento axial através das estruturas de tendão para a estaca e para o chãodo oceano.
Cada uma da estrutura de tendão para os sistemas de ancoragem de estaca é ditoser substancialmente independente de uma outra.
A Patente U.S. No. 5,020,764 descreve um dispositivo de lastragem de pólo adap-tado para ser posicionado a cerca da extremidade inferior de um ou mais pólos de um póloutilizando estrutura temporária para a finalidade de segurar os pólos. O dispositivo incluipelo menos dois blocos discretos possuindo, em sua condição montada, um ou mais co-muns se estendo verticalmente através dos buracos para receber os pólos através do mes-mo. Os blocos são dispostos ao longo dos planos passando através dos buracos. Um me-canismo de junção é provido para juntar separadamente os blocos em uma unidade. Umrecipiente é formado em pelo menos um dos blocos e adaptado para conter uma carga fluí-dica no mesmo.
Breve Sumário da Invenção
A presente invenção compreende um método para melhorar o desempenho de Es-taças de Tensão Única tais como aquelas convencionalmente utilizadas para ancorar as daTLP. As estacas podem ser configuradas uma por tendão e induzidas para projetar profun-didade de penetração com um martelo de estaca subaquática. Subsequente a ser induzidos,pesos de lastro pré-fabricados são adicionados à estaca para melhorar sua capacidade detensão além do que é alcançado da fricção de pele e o peso da estaca dele próprio. O lastropode se adicionado internamente, ou internamente em um quadro de carga ou uma combi-nação dos mesmos.
A prática da invenção não requer nenhuma conexão mecânica entre a estaca (ouquadro de carga) e os outros pesos de lastro que não os providos pelas forças gravitacio-nais. Este aprofundamento simplifica o processo de instalação. Os pesos de lastro podemoferecer outros aperfeiçoamentos para o desempenho da fundação além de um aumento nacapacidade de tensão. Em certas modalidades preferidas, existem certas característicasúnicas na estaca induzida que permite os pesos de lastro transferir cargas gravitacionais.Estas características incluem, mas não estão limitadas a, ombros de carga, chaves de tos-quiar, engates esquecidos, e outros equipamentos fabricados.
Breve Descrição das Várias Vistas do(s) Desenho(s)
A Figura 1A é uma vista secional cruzada de uma primeira modalidade da invençãotirada ao longo das linhas A - A na Figura 1B.
A Figura 1B é uma vista plana do topo da modalidade mostrada na Figura 1A.
A Figura 1C é uma vista em perspectiva explorada mostrando a modalidade da Fi-gura 1A com a estaca induzida no fundo do mar.
A Figura 2A é uma vista secional cruzada de uma segunda modalidade da invençãotirada ao longo da linha A - A na Figura 2B.
A Figura 2B é uma vista plana do topo da modalidade mostrada na Figura 2A.
A Figura 2C é uma vista em perspectiva, parcialmente imaginária, mostrando a mo-dalidade da Figura 2A instalada no fundo do mar.
A Figura 3 é uma vista secional cruzada de uma terceira modalidade da invenção ti-rada ao longo da linha A - A na Figura 3B.
A Figura 3B é uma vista plana de topo da modalidade mostrada na Figura 3A.
A Figura 3C é uma vista em perspectiva, parcialmente imaginária, mostrando a mo-dalidade da Figura 3A instalada no fundo do mar.
Descrição Detalhada da Invenção
A invenção pode ser melhor entendida por referência a certas modalidades ilustrati-vas que são mostradas nas Figuras de desenho.
A Figura 1 descreve uma estaca de extremidade aberta, de parte única projetadacomo uma estaca tensionada que pode ser reduzida para o fundo do mar e ajustada paraprofundidade de autopenetração no fundo do mar - isto é, a estaca pode afundar na lamano fundo do oceano para uma profundidade substancial sob seu próprio peso. A estaca po-de então ser induzida para projetar penetração com um martelo subaquático utilizando equi-pamentos e métodos convencionais na técnica.
Um quadro de carga pode então ser adicionado à estaca instalada. Pesos de lastropré-fabricados são colocados no quadro de carga através do mesmo aumentando a capaci-dade de segurança da estaca de fundação, particularmente na direção vertical.
Com referência particularmente à Figura 1B em que a montagem é mostrada nofundo do mar S, a estaca induzida 10 é uma estrutura tubular possuindo extremidade aberta16 em uma primeira extremidade e uma seção de diâmetro reduzido (ou "gargalo") 14 emuma segunda extremidade oposta. O ombro 12 junta as duas seções e prove uma superfíciede orientação para o quadro de carga 20.
Na modalidade particular mostrada na Figura 1, o quadro de carga 20 compreendeo membro central 21 adequado para caber sobre a parte superior da estaca 10. O membrocentral 21 possui abertura central 28 para receber a estaca 10 e pode compreender seçõesde diferentes diâmetros unidos pela seção de transição 23. A seção de transição 23 podeser adequada e espaçada para orientar contra o ombro 12 da estaca 10 quando instalada,através do mesmo provendo um percurso de carga entre a estaca 10 e o quadro de carga20. O membro central 21 pode também compreender flange angular 29 na sua extremidadeinferior. O flange angular 29 ajuda a centralizar o quadro de carga 20 na estaca 10 quandofor reduzido no lugar durante o procedimento de instalação. O flange 29 irá girar contra aextremidade superior do gargalo da estaca 14, através do mesmo corrigindo para leves de-salinhamentos quando os dois componentes estiverem juntos.
O membro central arredondado 21 é uma pluralidade de receptores igualmente es-paçados 26 que são unidos ao membro central 21 por braços radiais 22 e suspensórios an-gulares 24. A extremidade superior de cada receptor 26 pode ser provida com parte quei-mada 27 que age para alinhar o peso correspondente 30 como é reduzido para o receptorde peso 26 e também prove uma parada para o peso 30 quando totalmente instalado noquadro de carga 20.
Cada peso 30 possui um olho de levantamento 32 em uma primeira extremidade euma ponta frusto-cônica ou cônica 36 em uma segunda extremidade oposta. A ponta 36pode assistir a centralização do peso 30 no receptor 26 durante a instalação e assistir a pe-netração do peso 30 no fundo do mar S. Como mostrado na Figura 1C, a instalação de pe-sos 30 no quadro de carga 20 cria penetrações 18 no fundo do mar S. O peso 30 possui umflange 34 na sua extremidade superior que pode ter sub-superfície 35 configurada para des-cansar na parte queimada 27 do receptor de peso 26.
O peso 30 pode ser sólido ou, alternativamente, pode compreender um membro tu-bular possuindo parede 39 definindo uma cavidade central que pode ser preenchida comlastro 38. O lastro 38 pode compreender qualquer material adequado de alta densidade, talcomo concreto, ferro, minério de ferro ou chumbo. Um minério de ferro particular que podeser utilizado neste pedido é hematita (ou Haematite) que é a forma mineral do oxido de Ferro(III) (Fe203), um dos vários óxidos de ferro. Ele tipicamente exibe uma gravidade específicade entre 4,9 e 5,3. Hematita é um mineral, colorido preto para aço ou cor de prata, marrompara avermelhado, ou vermelho. Ele é minado como o principal minério de ferro. Hematita émaior que o ferro puro, mas muito mais frágil.
Outro exemplo, de um material de lastro adequado para o peso 30 é Barita (ouBaryte), um mineral consistindo em sulfato de bário (BaS04). Ele é em geral branco ou semcor, e é a principal fonte de bário. O mineral é também chamado "tipo de mineral pesado" ou "tiff". A forma de radiação é algumas vezes referida como Pedra Bologna. Sua fundição emescala de Mohs é 3, e possui uma gravidade específica de 4,3 a 5. Sua estrutura cristalina éortohombica.
A Figura 2 descreve outra modalidade da invenção que emprega uma estaca presaintencionalmente única (extremidade fechada) projetada como uma estaca tensionada. Du-rante a instalação, a estaca é reduzida ao fundo do mar com o tampão intacto. A estaca éentão ajustada para profundidade de autopenetração no fundo do mar e subseqüentementeinduzida para projetar penetração utilizando um martelo subaquático ou outros meios con-vencionais.
Pesos de lastro pré-fabricados são então colocados internamente na cavidade cen-trai da estaca para aumentar a capacidade de segurança vertical da estaca de fundação.
Com referência à vista secional cruzada da Figura 2A, a estaca presa induzida 110é mostrada instalada no fundo do mar S. Como é convencional, a estaca 110 pode ser ummembro tubular possuindo seções de diferentes diâmetros. Por exemplo, a extremidadesuperior da estaca presa 110 pode compreender gargalo 114 unido à seção inferior da esta-ca 110 através do ombro 112. O gargalo 114 pode ter um o.d. menor que a seção inferior daestaca 110 para facilitar conexão aos conectores de tendão (não mostrado).
A extremidade inferior oposta da estaca 110 pode ser fechada, por um membro datampa de metal ou, como mostrado na Figura 2B, pelo tampão de injeção permanente 117que pode ser instalado na estaca 110 para sua instalação no fundo do mar.
Seguinte à sua instalação no fundo do mar, um ou mais pesos de lastro pré-fabricados 130 podem ser colocados na cavidade central da estaca presa 110. Os pesos delastro 130 podem compreender olhai de içamento 132 em uma primeira extremidade e umrecesso 133 em uma segunda extremidade oposta que é adequada e modelada para aco-modar o olhai 132 do peso de lastro 130 empilhado abaixo deste.
O peso 130 pode ser sólido ou, alternativamente, pode compreender um membrotubular possuindo parede 139 definindo uma cavidade central que pode ser preenchida comlastro 138. O lastro 138 pode compreender qualquer material de alta densidade adequado,tal como concreto, ferro, minério de ferro ou chumbo. Um minério de ferro particular que po-de ser utilizado neste pedido é hematita (ou haematite) que é a forma mineral de oxido deferro (III) (Fe203), um dos vários óxidos de ferro. Ele tipicamente exibe uma gravidade espe-cífica dentre 4,9 e 5,3. Hematita é um mineral, colorido preto para aço ou cor de prata, mar-rom para marrom avermelhado, ou vermelho. Ele é minado como o minério principal de fer-ro. Hematita é maior que o ferro puro, mas mais frágil.
Outro exemplo de um material de lastro adequado para peso 30 é Barita (ou Bary-te), um mineral consistindo em sulfato de bário (BaS04). Ele é geralmente branco ou semcor, e é a principal fonte de bário. O mineral é então chamado "tipo de mineral pesado" ou"tiff". A forma de radiação é algumas vezes referida como Pedra Bologna. Sua fundição emescala de Mohs é 3, e ele possui uma gravidade específica de 4,3 a 5. Sua estrutura cristalina é ortohombica.
Ainda uma terceira modalidade da invenção é ilustrada na Figura 3. As Figuras 3A,3B e 3C mostram três vistas de uma estaca finalizada aberta, única projetada como umaestaca tensionada. Durante a instalação, a estaca é reduzida ao fundo do mar e permitidapara ajustar para profundidade de autopenetração no fundo do mar. Ele pode então ser in-duzido para projetar penetração com um martelo subaquático ou outros dispositivos bem-conhecidos na técnica. Seguinte à indução, o interior da estaca pode ser lançado fora ou deoutro modo tratado para remover o tampão do solo.
Um tampão permanente que é capaz de suportar pesos de lastro e carga para tos-quiar transferência para a estaca induzida pode então ser ajustada próxima à ponta da estaca.
Pesos de lastro pré-fabricados são colocados na cavidade interna central da estacapara aumentar a capacidade de segurança vertical da estaca de fundação.
Com referência em particular à vista secional cruzada da Figura 3A, a estaca indu-zida 210 é mostrada instalada no fundo do mar S. Como é convencional, a estaca 210 podeser um membro tubular possuindo seções de diferentes diâmetros. Por exemplo, a extremi-dade superior da estaca presa 210 pode compreender o gargalo 214 unido à seção inferiorda estaca 210 através do ombro 212. O gargalo 214 pode ter um o.d. menor que a seçãoinferior da estaca 210 para facilitar conexão aos conectores de tendão (não mostrado).
A extremidade inferior oposta da estaca 210 pode ser fechada subsequente à suainstalação no fundo do mar removendo o tampão do solo resultante de sua cavidade centralatravés de lançamento ou outro meio adequado conhecido na técnica. O tampão de injeção217 pode então ser instalado no término inferior da estaca 210.
Seguinte à sua instalação no fundo do mar, o lançamento e o tamponamento, umou mais pesos de lastro pré-fabricados 130 pode ser colocado na cavidade central ou estacapresa 210. Os pesos 130 podem compreender olhai de levantamento 132 em uma primeiraextremidade e um recesso 133 em uma segunda extremidade oposta que é adequada emoldada para acomodar o olhai 132 do peso de lastro 130 empilhado em cima do mesmo.
O peso 130 pode ser sólido ou, alternativamente, pode compreender um membrotubular possuindo parede 139 definindo uma cavidade central que pode ser preenchida como lastro 138. O lastro 138 pode compreender qualquer material de alta densidade adequado,tal como concreto, ferro, minério de ferro ou chumbo. Um minério de ferro adequado quepode ser utilizado neste pedido é hematita (ou haematite) que é a forma mineral de oxido deferro (III) (Fe203), um dos vários óxidos de ferro. Ele tipicamente exibe uma gravidade espe-cífica dentre 4,9 e 5,3. Hematita é um mineral, colorido preto para aço ou cor de prata, mar-rom para marrom avermelhado, ou vermelho. Ele é minado como o principal minério de fer-ro. Hematita é maior que o ferro puro, porém muito mais frágil.
Outro exemplo de um material de lastro adequado para peso 30 é Barita (ou Bary-te), um mineral consistindo em sulfato de bário (BaSo4). Ele é em geral branco ou sem cor, eé a principal fonte de bário. O mineral é também chamado "tipo de mineral pesado" ou "tiff".
A forma de radiação é algumas vezes referida como Pedra Bologna. Sua fundição em esca-la de Mohs é 3, e possui uma gravidade específica de 4,3 a 5. Sua estrutura cristalina é or-tohombica.
Será apreciado por aqueles versados na técnica que as modalidades da invençãoilustradas nas Figuras 2 e 3 podem ser combinadas com a modalidade mostrada na Figura 1- isto é, pesos de lastro 130 podem ser adicionados à estaca induzida central 10 para aindaaumentar sua energia de segurança.
Apesar de a invenção ter sido descrita em detalhes com referência a certas modali-dades preferidas, variações e modificações existentes dentro do escopo e espírito da inven-ção como descrito e definido nas reivindicações a seguir.

Claims (40)

1. Método para instalar uma âncora de estaca induzida no fundo do mar,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:ajustar uma estaca tubular de extremidade fechada no fundo do mar;induzir a estaca para projeto de profundidade de penetração;colocar um ou mais pesos de lastro pré-fabricados na cavidade central do tubo tu-bular.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que aestaca tubular de extremidade fechada compreende uma tampa de metal em uma primeiraextremidade do mesmo.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que aestaca tubular de extremidade fechada compreende uma partição de metal próxima a umaprimeira extremidade do mesmo.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que aestaca tubular de extremidade fechada compreende um tampão de injeção em uma primeiraextremidade do mesmo.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de indu-zir a estaca a compreender impactar a estaca com um martelo mecânico subaquático.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de indu-zir a estaca compreender lançar.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de indu-zir a estaca compreende perfurar.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que aestaca compreende um pouco de broca em uma primeira extremidade do mesmo.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que aparte da broca fecha uma primeira extremidade da estaca de extremidade fechada.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro pré-fabricados compreendem um olhai de levantamento em uma primeiraextremidade e um recesso em uma segunda extremidade oposta adequada para receber oolhai de levantamento de um peso de lastro empilhado abaixo deste dentro da cavidadecentral da estaca tubular.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro pré-fabricados compreendem minério de ferro.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de queo minério de ferro compreende hematita.
13. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro pré-fabricados compreendem concreto.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de queo concreto é concreto reforçado.
15. Mmétodo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato deque os pesos de lastro pré-fabricados compreendem barita.
16. Método para instalar uma âncora de estaca induzida no fundo do mar,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:ajustar uma estaca tubular no fundo do mar, a estaca possuindo uma primeira, ex-tremidade inferior e uma segunda, extremidade superior;induzir a estaca para projetar profundidade de penetração;remover o tampão do solo a partir da cavidade central da estaca tubular;ajustar um tampão próximo à primeira extremidade da estaca;colocar um ou mais pesos de lastro pré-fabricados na cavidade central do tubo tu-bular.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de re-mover o tampão do solo compreende lançar com um jato de água.
18. Método, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de re-mover o tampão do solo compreende perfurar.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, CARACTERIZADO pelo fato de re-mover o tampão do solo compreende perfurar com um trépano.
20. Método, de acordo com a reivindicação 16, em que ajustar um tampão compre-ende ajustar um tampão de injeção.
21. Método, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro pré-fabricados compreendem um olhai de levantamento em umas primei-ra extremidade e um recesso em uma segunda extremidade oposta adequada para recebero olhai de levantamento de um peso de lastro empilhado embaixo deste dentro da cavidadecentral da estaca tubular.
22. Método, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro pré-fabricados compreendem minério de ferro.
23. Método, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO pelo fato de queo minério de ferro compreende hematita.
24. Método, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro pré-fabricados compreendem concreto.
25. Método, de acordo com a reivindicação 24, CARACTERIZADO pelo fato de queo concreto é concreto reforçado.
26. Método, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro pré-fabricados compreendem barita.
27. Método para aumentar a resistência de abandono de uma âncora no fundo domar, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:colocar um quadro de carga possuindo uma pluralidade de recipientes recebendopeso na estaca;inserir pesos de lastro pré-fabricados nos recipientes recebendo peso.
28. Método, de acordo com a reivindicação 27, em que a âncora da estaca compre-ende uma estaca tubular possuindo uma primeira, seção inferior de diâmetro maior e se-gunda seção superior de diâmetro menor e um ombro unindo a primeira seção e a segundaseção e o quadro de carga é configurado para orientar contra o ombro.
29. Método, de acordo com a reivindicação 27, CARACTERIZADO pelo fato de queos recipientes recebendo peso são substancialmente tubulares e os pesos de lastro sãosubstancialmente cilíndricos.
30. Método, de acordo com a reivindicação 29, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro possuem um olhai em uma primeira extremidade e uma seção cônica oufrusto-cônica em uma segunda extremidade oposta.
31. Método, de acordo com a reivindicação 30, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro são colocados no quadro de carga reduzindo em um cabo anexado aoolhai.
32. Método, de acordo com a reivindicação 29, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro compreendem um flange próximo à extremidade superior do mesmo, cujoflange orienta contra o recipiente de peso quando o peso de lastro for totalmente inserido norecipiente.
33. Mtodo, de acordo com a reivindicação 32, em que o flange compreende umasuperfície inferior chanfrada.
34. Método, de acordo com a reivindicação 33, CARACTERIZADO pelo fato de queo recipiente do peso compreende extremidade superior queimada configurada e adequadapara engajar a superfície inferior chanfrada no flange do peso de lastro.
35. Método, de acordo com a reivindicação 27, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro pré-fabricados compreendem minério de ferro.
36. Método, de acordo com a reivindicação 35, CARACTERIZADO pelo fato de queo minério de ferro compreende hematita.
37. Método, de acordo com a reivindicação 27, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro pré-fabricados compreendem concreto.
38. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de queo concreto é concreto reforçado.
39. Método, de acordo com a reivindicação 27, CARACTERIZADO pelo fato de queos pesos de lastro pré-fabricados compreendem barita.
40. Método, de acordo com a reivindicação 27, CARACTERIZADO pelo fato de queuma força de subida aplicada ao quadro de carga não é transmitido à estaca, (isto é, ne-nhum conexão mecânica entre o quadro de carga e a estaca).
BRPI0903371-8A 2008-09-09 2009-09-09 estaca induzida por lastro BRPI0903371A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/207,337 US20100061810A1 (en) 2008-09-09 2008-09-09 Ballasted driven pile

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0903371A2 true BRPI0903371A2 (pt) 2010-06-01

Family

ID=41799456

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0903371-8A BRPI0903371A2 (pt) 2008-09-09 2009-09-09 estaca induzida por lastro

Country Status (3)

Country Link
US (2) US20100061810A1 (pt)
AU (2) AU2009212944B2 (pt)
BR (1) BRPI0903371A2 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2011097779A1 (zh) * 2010-07-12 2011-08-18 江苏道达海上风电工程科技有限公司 海上风机整机
GB2488839B (en) * 2011-03-11 2015-10-28 Mclaughlin & Harvey Ltd A system and method for the installations of underwater foundations
GB2495715A (en) * 2011-10-17 2013-04-24 Windsea As Jacket for an offshore structure
GB2513325B (en) * 2013-04-23 2015-07-01 Technip France A method of installing pin piles into a seabed
US9945145B2 (en) * 2016-02-22 2018-04-17 Trinity Meyer Utility Structures Llc Embedded poles for utility poles and structures
CN107165146B (zh) * 2017-04-06 2019-07-05 武汉船用机械有限责任公司 一种升降平台

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US955729A (en) * 1910-04-19 American Concrete Piling Company File.
US3572044A (en) * 1969-03-24 1971-03-23 Texaco Inc Multiunit offshore platform
US3646598A (en) * 1969-06-25 1972-02-29 Bolt Associates Inc Pile driver systems apparatus and method for driving a pile
US3984991A (en) * 1975-03-17 1976-10-12 A-Z International Tool Company Anchor and method of setting anchor
NL168179C (nl) * 1976-06-29 1982-03-16 Hollandsche Betongroep Nv Verankeringsconstructie op een zeebodem met grote diepte.
US4102143A (en) * 1977-01-13 1978-07-25 Raymond International Inc. Anchoring of structures
US4238166A (en) * 1978-04-07 1980-12-09 Raymond International Builders, Inc. Underwater driving of piles
NL8001497A (nl) * 1980-03-13 1981-10-01 Panama Overseas Shipping Corp Inrichting voor het in de zeebodem heien van vrij staande palen.
US4516882A (en) * 1982-06-11 1985-05-14 Fluor Subsea Services, Inc. Method and apparatus for conversion of semi-submersible platform to tension leg platform for conducting offshore well operations
GB8421820D0 (en) * 1984-08-29 1984-10-03 Balfour Beatty Ltd Precast concrete piles
JPH086509B2 (ja) * 1989-01-23 1996-01-24 有限会社ヤマモト 支柱安定具
GB2239280B (en) * 1989-12-06 1993-06-23 Marathon Oil Co Motion absorbing docking assembly
US5145284A (en) * 1990-02-23 1992-09-08 Exxon Production Research Company Method for increasing the end-bearing capacity of open-ended piles
GB2257988B (en) 1990-05-04 1994-07-27 Delco Electronics Corp Low-residue rosin-free soldering flux
BR9002463A (pt) * 1990-05-25 1991-11-26 Petroleo Brasileiro Sa Estaca para fundacao de plataforma e seu processo de instalacao
GB2257998A (en) * 1991-07-23 1993-01-27 Ashley Thomas Beighton Apparatus and method for driving piles
BR9303646A (pt) * 1993-08-31 1995-04-25 Petroleo Brasileiro Sa Sistema de fundação para plataformas de pernas atirantadas
US6036404A (en) * 1993-08-31 2000-03-14 Petroleo Brasileiro S.A.-Petrobras Foundation system for tension leg platforms
US5551804A (en) * 1995-04-24 1996-09-03 Mcdermott International, Inc. Method of driving a pile
US5582491A (en) * 1995-08-17 1996-12-10 Pardue, Sr.; James H. System to increase the tension capacity of pipe piles driven into the ocean floor
BR9603599A (pt) * 1996-08-30 1998-12-22 Petroleo Brasileiro Sa Estaca para ancoragem de estruturas flutuantes e seu processo de instalação
GB2364728B (en) * 1998-05-16 2002-12-04 Duncan Cuthill Method of and apparatus for installing a pile underwater to create a mooring anchorage
US6299385B1 (en) * 1999-08-04 2001-10-09 Paragon Engineering Services Incorporated Mini-jacket and method for installation using caisson

Also Published As

Publication number Publication date
AU2011200337A1 (en) 2011-02-17
US20100061810A1 (en) 2010-03-11
AU2009212944A1 (en) 2010-03-25
AU2011200337B2 (en) 2012-04-12
US20120063851A1 (en) 2012-03-15
US8388267B2 (en) 2013-03-05
AU2009212944B2 (en) 2011-01-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7878137B2 (en) Torpedo pile with enhanced clamping strength for anchoring floating structures and method of installation
CN100535263C (zh) 竖向预应力锚索抗滑桩滑坡防治施工方法
KR102252116B1 (ko) 해저 지지 유닛 및 천수 천공 터미널을 제공하는 방법
BRPI0903371A2 (pt) estaca induzida por lastro
KR102134109B1 (ko) 부유식 풍력 터빈용 계선 부표
GB2364728A (en) A method of forming a pile whilst simultaneously drilling
US3976021A (en) Installation of vertically moored platform
JP2007239420A (ja) 構造物の浮き上がりを防止するための基礎の構造、その施工法及びその基礎又は施工法に用いる杭の構造
EP0311396B1 (en) Mooring apparatus and method of installation for deep water tension leg platform
CN106906840A (zh) 海上风电钢管嵌岩桩及桩外灌浆施工的方法
US3624702A (en) Offshore platform support
JPS61146909A (ja) 重力式海洋構造物とその安定設置法
US3483708A (en) Method of anchoring marine structures
US4351624A (en) File and jacket construction method and apparatus
US4637757A (en) Barbed anchor pile
US5551804A (en) Method of driving a pile
US3805534A (en) Slide resistant platform anchor conductor silo
JPS58143023A (ja) 杭支持式防波堤用ケ−ソン
US3745776A (en) Anchoring method for offshore marine structures
KR20200055994A (ko) 파일 시공용 가이드앵커 및 그 시공방법
GB1589839A (en) Anchor and method of installation thereof
US20010027878A1 (en) Assembly and floatation method for drilling drivepipe and jarring system
JP7122265B2 (ja) 洋上風力発電用基礎構造および洋上風力発電用基礎構造の施工方法
JPS60179386A (ja) 浮遊式海洋構造物の係留方法
WO2024115397A1 (en) Process of anchoring a floating platform on a rocky seabed

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.