BRPI0903166A2 - dispositivo para classificação e concentração de partìculas ferromagnéticas por ação de campo magnético controlado - Google Patents

dispositivo para classificação e concentração de partìculas ferromagnéticas por ação de campo magnético controlado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0903166A2
BRPI0903166A2 BRPI0903166A BRPI0903166A2 BR PI0903166 A2 BRPI0903166 A2 BR PI0903166A2 BR PI0903166 A BRPI0903166 A BR PI0903166A BR PI0903166 A2 BRPI0903166 A2 BR PI0903166A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
concentration
classification
magnetic field
magnetic
action
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Emanuel Lopes Gomes
Original Assignee
Minesteel Representacao E Com Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Minesteel Representacao E Com Ltda filed Critical Minesteel Representacao E Com Ltda
Priority to BRPI0903166 priority Critical patent/BRPI0903166A2/pt
Publication of BRPI0903166A2 publication Critical patent/BRPI0903166A2/pt

Links

Landscapes

  • Manufacture And Refinement Of Metals (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAçãO E CONCENTRAçãO DE PARTìCULAS FERROMAGNéTICAS POR AçãO DE CAMPO MAGNéTICO CONTROLADO. Compreende, a presente patente de invenção, um dispositivo que utiliza campos magnéticos controlados para dassificar, concentrar e/ou separar partículas ferromagnéticas, ou magnéticas, de outras com as quais estejam misturadas, sendo que a separação praticada pode se dar por diferença de teor ferromagnético, ou, em função de variações nas propriedades do campo controlado, podendo separar partículas ferromagnéticas com massas e tamanhos diferentes, controlando-se a lntensidade e frequência do campo aplicado. Configurando o dispositivo uma combinação de frequência e intensidade de campos magnéticos girantes, gerados por sistema trifásico de aumentação, através de enrolamentos, independentes para cada fase elétrica, instalados em um núcleo (1) de placas ferromagnéticas, laminadas e cortadas adequadamente. Contendo o núdeo (1) possui 12 pólos e um eixo chanfrado (2), sendo o princípio operacional do campo magnético trifásico, com as faces aplicadas de forma diferenciada, através de enrolamentos diferenciados (4,5 e 6) para cada fase. Sendo o núdeo, montado dentro de um tape (11) formado por material não magnético (12) com tampa semicilíndrica (12), apoios onde os núdeos são acoplados lado a lado (14) e uma rampa de alimentação (15), além de suportes (16) para encaixes dos eixos sextavados dos núdeos (17).

Description

"DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO"
Refere-se a presente patente de invenção, que diz respeito àindústria siderúrgica, de mineração, ou quaisquer outras, que lidem ougerem materiais magnético e ferromagnéticos, a um dispositivo queutiliza campos magnéticos controlados para classificar, concentrar e/ouseparar partículas ferromagnéticas, ou magnéticas, de outras com asquais estejam misturadas, sendo que a separação praticada pode se darpor diferença de teor ferromagnético, ou, em função de variações naspropriedades do campo controlado, podendo separar partículasferromagnéticas com massas e tamanhos diferentes, controlando-se aintensidade e freqüência do campo aplicado.
O magnetismo é uma propriedade natural de algumas poucassubstâncias na natureza, sendo a mais comum a magnetita, minério deferro, de oxidação intermediária, que apresenta um magnetismosignificativo, gerando um campo magnético considerável.
O campo magnético pode também ser gerado pela ação decorrentes elétricas aplicadas em um condutor, onde o comportamento docampo gerado é idêntico ao da corrente que o gerou, sendo assim, umacorrente contínua gera um campo contínuo e correntes alternadas geramcampos alternados. A intensidade do campo é função da corrente que ogerou, bem como do número de condutores que geram este campo, epor fim, da distância do campo analisado ao condutor gerador destecampo.
O campo magnético tem propriedades e comportamentos de ciclofechado, isto é, o campo magnético é composto por linhas magnéticasque se apresentam em um regime de contorno fechado. Estas linhas sãogeradas como anéis, ao redor de um condutor, de forma que não têmum ponto de início ou fim. Em ímãs naturais, o campo passainternamente, no ímã, do pólo sul para o norte, e externamente, donorte para o sul, fechando o ciclo.
Outra propriedade importante do magnetismo consiste em que omesmo se concentra onde houver uma quina ou ponta, isto é, se umcone for transformado em ímã, de forma que, se a direção do seu campofor paralelo ao eixo do cone, a ponta do cone apresentará um campoextremamente mais denso do que o campo do pólo da base, embora demesma intensidade, os campos terão densidades magnéticas diferentes.
Desde há muito tempo a indústria utiliza-se do magnetismo emprocessos de separação de materiais ferromagnéticos de outros que nãopossuem esta propriedade. Para tanto, os campos magnéticos utilizadossão, predominantemente, gerados por correntes contínuas emeletroímãs, ou ainda, pela utilização de ímãs confeccionados com metaisde terras raras.
A utilização de campos magnéticos gerados por correntesmagnéticas tem sido de grande significância na indústria, desde ostempos remotos. Um grande exemplo consiste na transformação etransmissão de energia elétrica a grandes distâncias utilizando-se dosprincípios desenvolvidos e aplicados pela Lei de Lenz. Na indústria, paraa utilização de ímãs de intensidade relevante são fabricados ímãsartificiais de várias composições, sendo a principal, que apresenta osmaiores campos, a que possui metais de terras raras.
A utilização de campos elétricos alternados é de vasta aplicação,não só na transformação para transmissão, mas principalmente natransformação de energia elétrica em energia mecânica, como autilização de motores elétricos em todas as áreas da indústria, onde seutilizam tanto motores de corrente contínua como motores de correntealternada. Estes últimos por muito tempo foram equipamentos degrande uso, por apresentarem um bom rendimento, mas limitados àdificuldade de controle de sua velocidade, já que para máquinas elétricasalternadas, a velocidade de operação está intimamente ligada àfreqüência de trabalho da corrente elétrica alternada aplicada.
Com a necessidade de um melhor desempenho e controle, foramdesenvolvidos dispositivos conhecidos com inversores de freqüência, oucicloinversores, que permitem que as freqüências de trabalhos destasmáquinas sejam alteradas, para freqüências maiores ou menores que afornecida pela rede, sem perdas significativas de rendimento dasmesmas.
É de grande importância para a indústria siderúrgica, demineração, e outras que lidam com materiais magnéticos eferromagnéticos, a utilização do magnetismo na separação de materiaismagnéticos de outros não magnéticos que os acompanhem. Na indústriasiderúrgica, principalmente, de uma forma geral, utiliza este principiomagnético, há muito, para a recuperação de materiais magnéticos quesão descartados, juntamente com outros não magnéticos deaproveitamento menos significante.
A separação magnética, contudo, não apresenta sempre umresultado desejado, pois, quanto menores forem as partículas que compõem o material, maior o risco de que a separação seja menosefetiva. Isto porque, campos magnéticos contínuos apresentam umfenômeno chamado "engaiolamento", que consiste na aglomeração daspartículas ferromagnéticas, por adquirirem magnetismo residual, emtorno de partículas não magnéticas durante a separação.
A ação de campos alternados, por sua vez, não promovem aadequada separação, única e exclusivamente aplicando-os em umamistura de partículas ferromagnéticas e não magnéticas.
Como exemplo pode-se citar as partículas que compõem a lama deaciaria. Esta lama é composta por partículas de ferro metálico, bemcomo oxido de ferro (FeO, Fe2O3) além de outros compostos nãomagnéticos (SiO2, AI2O3, CaO, MgO, etc.), quando submetida aseparação magnética, após a devida desagregação de suas partículas,por um campo constante contínuo, apresenta o engaiolamento daspartículas ferromagnéticas, prendendo em seu interior as partículas nãomagnéticas indesejáveis. Já a aplicação de um campo alternado,apresenta um baixo rendimento em função da grande inércia daspartículas metálicas em resposta à freqüência de trabalho deste campo.
Para que o principio do magnetismo tenha o efeito desejado empartículas ferromagnéticas e/ou magnéticas, separando-as das demais,não magnéticas, é necessário que este campo seja aplicado com umcontrole mais detalhado de sua operação.
A presente patente, neste sentido, apresenta um dispositivo paraimplementação e melhoria do tratamento de concentração de partículasferromagnéticas e/ou magnéticas através de uso do magnetismo, pelaaplicação de um método de controle deste campo magnético. Odispositivo permite controlar mecanicamente e eletricamente adisposição espacial do campo magnético, bem como a freqüência eintensidade deste campo, de forma que partículas ferromagnéticas e/oumagnéticas sejam separadas das não magnéticas, por alteração novetor de movimento que o conjunto de partículas inicialmente apresente.Esta mudança de sentido e direção de movimento permite que aseparação se dê de forma eficiente. Podendo, ainda, utilizar do controlede intensidade e freqüência do campo magnético para que as partículasferromagnéticas e/ou magnéticas sejam submetidas a um processo declassificação por diferenças de tamanho (para partículas de mesmadensidade) e de massa (para partículas de densidades diferentes). Nestecaso, o controle da freqüência e da intensidade do campo alternadoaplicado se dá pela utilização de dispositivos inversores de freqüência ede controle de intensidade de campo.
Quando maior a intensidade do campo magnético, maior otamanho das partículas arrastadas. Para partículas de tamanhosdiferentes, mas com a mesma composição ferromagnética, campos defreqüências diferentes apresentam resultados diferentes, quanto maioresas freqüências utilizadas nos campos, menores as partículas arrastadasem função da inércia menor destas. A associação destes princípiospermite selecionar partículas pela composição (pureza) de seu materialferromagnético, bem como classificar partículas de mesma composiçãopor tamanhos diferenciados, sem a necessidade de qualquerpeneiramento.
Este dispositivo, utilizado em um processo específico declassificação e concentração de partículas ferromagnéticas em materiaiscompostos por partículas ferromagnéticas e/ou magnéticas, e porpartículas não magnéticas, apresenta vantagens ambientais eeconômicas significativas, porque possibilita o processamento destematerial sem a necessidade do consumo de água, quando a obtençãodestas partículas for sem a presença de água.
A utilização deste dispositivo permite uma recuperação metálicade materiais processados, de origem siderúrgica, muito maior que aspraticadas nos processos convencionais, e com uma eficiência maior.
Este dispositivo pode atuar tanto diretamente nos materiais geradosdiretamente por processos a seco, quanto ser utilizado no tratamento derecuperação de teor metálico de rejeitos e médios gerados em processosde concentração a úmido, permitindo assim um rendimento de massa emetálico maiores.
O dispositivo para classificação e concentração de partículasferromagnéticas por ação de campo magnético controlado, objeto destapatente, pode ser mais bem compreendido reportando-se as figurasanexas, que integram este relatório descritivo e contém referênciasnuméricas em conjunto com a descrição de suas particularidadestécnicas. Figuras estas, que não restringem sua configuração quanto àssuas dimensões, proporções e eventuais tipos de disposições inseridas enem o alcance de sua aplicação prática.
A figura 1 ilustra o seu núcleo, que é a fonte do campo giranteaplicado e consiste no princípio operacional do dispositivo.
A figura 2 ilustra a disposição dos enrolamentos, para cada faseseparada de um sistema trifásico de alimentação, instalados no núcleomagnético, que permite a ação do campo girante.
A figura 3 ilustra o arranjo da placas que compõem o núcleo e aforma como o eixo é inserido nas mesmas facilitando sua instalação notape operacional do equipamento.
A figura 4 ilustra o tape utilizado para operação do equipamento,que é confeccionado com material não magnético, mostrando asaberturas de entrada e saída de óleo refrigerador em suas extremidadese os encaixes dos eixos dos núcleos magnéticos dispostos no interior dodispositivo.
A figura 5 ilustra o detalhamento dos suportes instalados dentro dacâmara interna do dispositivo para instalação dos núcleos geradores docampo girante, sendo os mesmos dispostos de tal maneira que cadanúcleo magnético tenha autonomia de alimentação e manutenção.
A figura 6 ilustra a direção do campo magnético girante, no sentidoanti-horário, com a direção do giro do parafuso alimentador no sentidohorário, mostrando, também, com maior detalhamento, que o parafusoao girar promove não só o arraste da alimentação no sentido dadescarga, mas promove a movimentação da carga, através das pás, emdetalhe, colocadas perpendicularmente ao plano do parafuso, facilitandoa separação das partículas pelo campo magnético.
A figura 7 ilustra, com mais detalhes, as formas de controle docampo magnético gerado pelo enrolamento do núcleo, de forma queassociando o dispositivo a um sistema variador de freqüência, pode-secontrolar não só a intensidade da força de atração do núcleo mas,também, sua velocidade de giro; nesta figura, também, pode-seperceber a associação diferenciada dos tapes, que permite a utilizaçãodo dispositivo tanto como concentrador ou como classificadorgranulométrico.
A figura 8 ilustra a disposição dos tapes, lado a lado, o que permiteuma alimentação de material em paralelo, caracterizando assim odispositivo de concentração magnética quando se promove umaseparação magnética, ou ainda, com alimentação em série, permitindoque o equipamento atue como um classificar granulométrico.
De acordo com estas figuras e suas referências numéricas, odispositivo configura uma combinação de freqüência e intensidade decampos magnéticos girantes, gerados por sistema trifásico dealimentação, através de enrolamentos, independentes para cada faseelétrica, instalados em um núcleo (1) de placas ferromagnéticaslaminadas e cortadas adequadamente.
O núcleo (1) possui 12 pólos e contém um eixo chanfrado (2)disposto de tal maneira que cada núcleo magnético seja alimentado emparalelo com os demais. O enrolamento (3) para a geração destemagnetismo, que deve ser feito com o maior número possível de fio finoadequado, permite gerar um considerável campo magnético, com ummínimo de perda de rendimento por aquecimento pro efeito joule nasbobinas, sendo possível alimentá-las com tensão e corrente menores.
O princípio operacional do campo magnético é trifásico, ou seja,alimentado por três fases elétricas distintas, e estas fases são aplicadasde forma diferenciada no núcleo (1), através de enrolamentosdiferenciados (4, 5 e 6) para cada fase, sendo que: a primeira fase (4) éaplicada de tal maneira que seu pólo norte no instante zero (4A) sejaposicionado a 90° do seu pólo sul equivalente (4B): a segunda fase (5) éaplicada de tal forma que seu pólo norte (5A) seja afastadomecanicamente do pólo norte da primeira fase a 120°, e terá seu pólosul (5B) a 90° desta posição; e a terceira fase (6) é aplicada de maneiratal que seu pólo norte (6A) fique a 120° e a 240° dos pólos imediatos dasegunda e primeira fases, respectivamente.
Essa associação de enrolamentos permite que um campo giranteseja aplicado no núcleo. Operando-o, com variações de corrente efreqüência, sua intensidade e velocidade de giro podem ser, também,manipuladas facilmente.
A confecção do núcleo é feita por chapas de alta permeabilidademagnética e de pequena espessura (7), arranjadas paralelamente (9)sobre o eixo de suporte (8), obtendo-se assim o núcleo montado (10).Este princípio garante que, como nos transformadores modernos, poucaenergia se perca por correntes parasitas, e resulte em uma granderesposta magnética.
Os núcleos, montados dentro de um tape (11) e operando comcorrente elétrica, mesmo com uma eficiência grande, sofremaquecimento. Para diminuir este efeito, o tape é alimentado com umóleo não condutor refrigerante, que é alimentado por uma de suasextremidades, sendo descarregado pela extremidade oposta. Ao longoda geratriz da lateral do tape há uma calha de alimentação, onde estáinstalado um parafuso de descarga (11B), que promove o deslocamentodo material durante a operação do dispositivo.
O tape é formado por material não magnético (12) e possui umatampa semicilíndrica (12), além de conter, instalado em seu interior,apoios onde os núcleos são acoplados lado a lado (14). Na sua lateralinferior é fixada a rampa de alimentação (15). Esta disposição lateralpermite que, caso um dos núcleos se danifique ou queime, possa sertrocado somente o danificado, sem prejuízo de paralisação da operaçãoe sem manutenção desnecessária aos demais.
Na parte interior e inferior do tape, suportes (16) são dispostos osencaixes dos eixos sextavados dos núcleos (17).
Na prática, enquanto o campo girante promove o arraste domaterial ferromagnético por cima da parte superior do tape (18), oparafuso de alimentação promove não só o arraste do material até aborda de descarga da rampa de alimentação (21), mas, também, amovimentação lateral do material (19) durante seu giro, facilitandoassim a liberação das partículas magnéticas presas dentro do volume dacarga, através de pás (20) instaladas no parafuso perpendicularmente aoplano do mesmo.
Com o dispositivo em operação, o campo magnético aplicado aosistema (22) pode sofrer variações na sua intensidade (22A) efreqüência (22B). Esta associação de efeitos e a facilidade de controlepermitem que o equipamento seja utilizado de duas formas diferentes:como separador magnético (23), separando partículas magnéticas denão-magnéticas; e como classificador granulométrico de partículasferromagnéticas (24).
No primeiro caso, utilizando o dispositivo como separador, aintensidade e freqüência de operação é ajustada de acordo com omaterial a ser concentrado aplicando-se os mesmos valores aos tapesparalelos, que são alimentando, também, de forma paralela, e mantidosafastados de forma que a rampa de alimentação do próximo tape fiqueafastada da face de descarga e o material magnético coletado na parteposterior e inferior do tape (23B) enquanto que o material nãomagnético é arrastado pelo parafuso de carregamento até o final darampa de alimentação (23A).
No segundo caso, utilizando o dispositivo como classificadorgranulométrico, os tapes são alimentados por cargas e freqüênciasdiferentes, de forma que o primeiro tape tenha uma freqüência maisbaixa e maior intensidade de campo e o próximo tape, por sua vez,opere com um campo mais fraco e freqüência maior, e assimsucessivamente (24B). Desta forma, com a diminuição da intensidade docampo e o aumento da freqüência do campo girante, somente aspartículas ferromagnéticas menores responderão. As partículas commaior inércia (massa) não terão uma reposta tão adequada.
Observando que a única descarga ocorre no final da calha dealimentação (24A), sendo todo o material considerado metálico, apenascom separação granulométrica.
Todos os tapes associados em paralelo (27) compõem o dispositivo,que pode ser utilizados tanto para concentração quanto paraclassificação granulométrica de partículas ferromagnéticas.
Este dispositivo pode ser utilizado para otimizar a recuperação dematerial ferromagnético em rejeitos de processo de concentração, desdeque este esteja seco, com um limite granulométrico pré-determinado edevidamente liberado, atuando como uma etapa "scavenger". Podendo,ainda, ser utilizado para otimizar a qualidade de um produto no qual sedeseje concentrar o teor de partículas ferromagnéticas, atuando comouma etapa "cleaner". E, ainda, atuar diretamente na alimentação, semseparação prévia, agindo com uma etapa "rougher". Em cada uma delas,sua versatilidade de controle de operação permite sua utilização comeficiência.
Podendo, também, ser utilizado para classificar partículas por seutamanho, desde que possuam as mesmas propriedades físicas dedensidade, forma e resposta magnética. E em último caso atuar em umprocesso agindo de forma a associar os dois princípios, concentração eclassificação granulométrica. Para tanto basta operar de tal modo que oprimeiro tape atue com uma descarga do material ferromagnético e umcampo de alta intensidade para promover uma separação do materialferromagnético para o lado posterior, agindo com uma etapa "rougher"de baixo rendimento, promovendo uma descarga mais pobre possível, euma alimentação ainda contaminada, que por sua vez, alimentará osegundo tape, este com uma intensidade menor que o anterior,promoverá a concentração, com um produto mais limpo possível. Àpartir deste segundo tape os demais podem ser associados de forma apromoverem apenas a classificação, e não mais a concentração. Esteajuste só é possível devido à alimentação independente de cada tape.
Este dispositivo permite que vários materiais sejam tratados erecuperados: (i) lama grossa de aciaria, com alto teor de ferro metálico;(ii) lama fina de aciaria, com alto teor de monóxido de ferro, com boaresposta magnética; (iii) lama de alto forno, com teores significativos dehematita, que pode ser concentrada quando utilizado um campo de altaintensidade; (iv) finos de minério que contenham associados magnetita,permitindo sua separação eficiente; (v) separar materiais metálicos deseus óxidos controlando-se a intensidade dos campos magnéticosutilizados.
A maior vantagem do dispositivo é seu alto rendimento emcomparação com processos convencionais, baseado nos seguintes fatos:(i) utiliza o campo de acordo com a finalidade específica de cadamaterial, com uma resposta adequada a este material; (ii) utilizacomponentes que permitem uma manutenção unitária, nãocomprometendo a operação do equipamento como um todo; (iii) suaversatilidade permite que um único equipamento seja ajustado para osfins adequados (concentrador e separador); (iv) baixo consumo deenergia, uma vez que é alimentado por equipamentos de baixoconsumo; (v) bastando, para aumentar a capacidade de produção dodispositivo, aumentar o número de dispositivos unitários (tapes) semnecessidade de reconstrução de equipamento.

Claims (14)

1.) "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO" um dispositivo que utiliza campos magnéticoscontrolados para classificar, concentrar e/ou separar partículasferromagnéticas, ou magnéticas, de outras com as quais estejammisturadas, caracterizado por o dispositivo configurar uma combinaçãode freqüência e intensidade de campos magnéticos girantes, gerados porsistema trifásico de alimentação, através de en rolamentos,independentes para cada fase elétrica, instalados em um núcleo (1) deplacas ferromagnéticas laminadas e cortadas adequadamente.
2.) "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO", de acordo com a reivindicação n° 1, caracterizado por onúcleo (1) possuir 12 pólos e conter um eixo chanfrado (2) disposto detal maneira que cada núcleo magnético seja alimentado em paralelo comos demais; sendo o enrolamento (3) de geração deste magnetismo feitocom o maior número possível de fio fino adequado, para gerar umconsiderável campo magnético, com um mínimo de perda de rendimentopor aquecimento pro efeito joule nas bobinas, e serem alimentadas comtensão e corrente menores.
3.) "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO", de acordo com a reivindicação n° 1, caracterizado por oprincípio operacional do campo magnético do dispositivo ser trifásico, ouseja, alimentado por três fases elétricas distintas;sendo estas fasesaplicadas de forma diferenciada no núcleo (1), através de enrolamentosdiferenciados (4, 5 e 6) para cada fase, sendo que: a primeira fase(4) aplicada de tal maneira que seu pólo norte no instante zero (4A) sejaposicionado a 90° do seu pólo sul equivalente (4B); a segunda fase (5)aplicada de tal forma que seu pólo norte (5A) seja afastadomecanicamente do pólo norte da primeira fase a 120°, tendo o pólo sul(5B) a 90° desta posição; e a terceira fase (6) aplicada de maneira talque seu pólo norte (6A) fique a 120° e a 240° dos pólos imediatos dasegunda e primeira fases, respectivamente.
4. "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO" de acordo com as reivindicações n° 1 e 3, caracterizadopor a associação de enrolamentos permitir que um campo girante sejaaplicado no núcleo (1), operando-o, com variações de corrente efreqüência, sendo sua intensidade e velocidade de giro manipuladasfacilmente.
5. "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGN ÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO", de acordo com as reivindicações n° 1 e 2, caracterizadopor a confecção do núcleo ser feita por chapas de alta permeabilidademagnética e de pequena espessura (7), arranjadas paralelamente (9)sobre o eixo de suporte (8), obtendo-se assim um núcleo montado (10)que consume pouca energia, sem correntes parasitas, mas com granderesposta magnética.
6. "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGN ÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO", de acordo com as reivindicações n° 1 e 5, caracterizadopor o núcleo (1), ser montado dentro de um tape (11) alimentado comum óleo não condutor refrigerante; contendo, ainda, ao longo dageratriz da sua lateral, uma calha de alimentação onde está instalado umparafuso de descarga (IlB)r que promove o deslocamento do materialdurante a operação do dispositivo.
7.) "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉFICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO", de acordo com as reivindicações n° 1 e 6, caracterizadopor o tape ser formado por material não magnético (12) e possui umatampa semicilíndrica (12), além de conter, instalado em seu interior,apoios onde os núcleos são acoplados lado a lado (14) e na parteinterior e inferior do tape, suportes (16) para disposição dos encaixesdos eixos sextavados dos núcleos (17); contendo, ainda, fixada na sualateral inferior, uma rampa de alimentação (15).
8.) "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO", de acordo com a reivindicação n° 1, caracterizado por,enquanto o campo girante promove o arraste do material ferromagnéticopor cima da parte superior do tape (18), o parafuso de alimentaçãopromove não só o arraste do material até a borda de descarga da rampade alimentação (21), mas, também, a movimentação lateral do material(19) durante seu giro, facilitando assim a liberação das partículasmagnéticas presas dentro do volume da carga, através de pás (20)instaladas no parafuso perpendicularmente ao plano do mesmo.
9.) "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO", de acordo com a reivindicação n° 1, caracterizado por odispositivo em operação, sendo aplicado o campo magnético ao sistema(22), passível de sofrer variações na sua intensidade (22A) e freqüência(22B); sendo que, esta associação de efeitos e a facilidade de controle,permite que o equipamento seja utilizado de duas formas diferentes:como separador magnético (23), separando partículas magnéticas denão-magnéticas; e como classificador granulométrico de partículasferromagnéticas (24); podendo, todos os tapes associados em paralelo(27), ser utilizados nestas funções.
10.) "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO", de acordo com as reivindicações n° 1 e 9, caracterizadopor, utilizando o dispositivo como separador, a intensidade e freqüênciade operação ser ajustada de acordo com o material a ser concentradoaplicando-se os mesmos valores aos tapes paralelos, que sãoalimentando, também, de forma paralela, e mantidos afastados de formaque a rampa de alimentação do próximo tape fique afastada da face dedescarga e o material magnético coletado na parte posterior e inferior dotape (23B), enquanto que o material não magnético é arrastado peloparafuso de carregamento até o final da rampa de alimentação (23A).
11.) "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO", de acordo com a reivindicação n° 1, caracterizado por,utilizando o dispositivo como classificador granulométrico, os tapesserem alimentados por cargas e freqüências diferentes, de forma que oprimeiro tape tenha uma freqüência mais baixa e maior intensidade decampo e o próximo tape, por sua vez, opere com um campo mais fraco efreqüência maior, e assim sucessivamente (24B), de forma que, com adiminuição da intensidade do campo e o aumento da freqüência docampo girante, somente as partículas ferromagnéticas menoresresponderão e as partículas com maior inércia (massa) não tenham umareposta adequada; observando que a única descarga ocorre no final dacalha de alimentação (24A), sendo todo o material considerado metálico,apenas com separação granulométrica.
12. "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO" de acordo com a reivindicação n° 1, caracterizado por, odispositivo, poder ser utilizado para otimizar a recuperação de materialferromagnético em rejeitos de processo de concentração, desde que esteesteja seco, com um limite granulométrico pré-determinado edevidamente liberado, atuando como uma etapa "scavenger"; podendo,ainda, ser utilizado para otimizar a qualidade de um produto no qual sedeseje concentrar o teor de partículas ferromagnéticas, atuando comouma etapa "cleaner"; ou, ainda, atuar diretamente na alimentação, semseparação prévia, agindo com uma etapa xVougher".
13. "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO", de acordo com a reivindicação n° 1, caracterizado por,Poder, também, ser utilizado para classificar partículas por seu tamanho,desde que possuam as mesmas propriedades físicas de densidade, formae resposta magnética, e em último caso atuar em um processo agindode forma a associar os dois princípios, concentração e classificaçãogranulométrica; bastando para tanto, operar de tal modo que o primeirotape atue com uma descarga do material ferromagnético e umcampo de alta intensidade, para promover uma separação do materialferromagnético para o lado posterior, agindo com uma etapa "rougher"de baixo rendimento que resulta em uma descarga mais pobre possível;ou com uma alimentação ainda contaminada, que por sua vez,alimentará o segundo tape, que tem uma intensidade menor que oanterior, promovendo a concentração com um produto mais limpopossível; sendo que a partir deste segundo tape os demais podem serassociados de forma a promoverem apenas a classificação, e não mais aconcentração.
14.) "DISPOSITIVO PARA CLASSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DEPARTÍCULAS FERROMAGNÉTICAS POR AÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICOCONTROLADO", de acordo com a reivindicação n° 1, caracterizado por,permitir que vários materiais sejam tratados e recuperados, tais como:lama grossa de aciaria, com alto teor de ferro metálico; lama fina deaciaria, com alto teor de monóxido de ferro, com boa respostamagnética; lama de alto forno, com teores significativos de hematita,que pode ser concentrada quando utilizado um campo de altaintensidade; finos de minério que contenham associados magnetita,permitindo sua separação eficiente; além de separar materiais metálicosde seus óxidos controlando-se a intensidade dos campos magnéticosutilizados.
BRPI0903166 2009-04-01 2009-04-01 dispositivo para classificação e concentração de partìculas ferromagnéticas por ação de campo magnético controlado BRPI0903166A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0903166 BRPI0903166A2 (pt) 2009-04-01 2009-04-01 dispositivo para classificação e concentração de partìculas ferromagnéticas por ação de campo magnético controlado

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0903166 BRPI0903166A2 (pt) 2009-04-01 2009-04-01 dispositivo para classificação e concentração de partìculas ferromagnéticas por ação de campo magnético controlado

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0903166A2 true BRPI0903166A2 (pt) 2011-06-28

Family

ID=44189259

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0903166 BRPI0903166A2 (pt) 2009-04-01 2009-04-01 dispositivo para classificação e concentração de partìculas ferromagnéticas por ação de campo magnético controlado

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0903166A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Smith et al. Eddy current separation for recovery of non-ferrous metallic particles: A comprehensive review
US4137156A (en) Separation of non-magnetic conductive metals
Chen Effect of magnetic field orientation on high gradient magnetic separation performance
US20130043167A1 (en) Vertical ring magnetic separator for de-ironing of pulverized coal ash and method using the same
Manouchehri et al. Review of electrical separation methods: part 1: fundamental aspects
KR20130126745A (ko) 전자기 분리기 및 강자성 물질의 분리 방법
WO2017044863A1 (en) Variable frequency eddy current metal sorter
US8844730B2 (en) Device and method for magnetic separation of a fluid
Dholu et al. Eddy current separation of nonferrous metals using a variable-frequency electromagnet
Rayner et al. The mechanism of magnetics capture in the wet drum magnetic separator
Smith et al. Electrodynamic eddy current separation of end-of-life PV materials
KR102298216B1 (ko) 와전류를 이용한 비철금속 선별장치
BRPI0903166A2 (pt) dispositivo para classificação e concentração de partìculas ferromagnéticas por ação de campo magnético controlado
Lungu et al. Vertical drum eddy-current separator with permanent magnets
Korobeinikov et al. Radiation-thermal treatment in ore dressing
US1829565A (en) Ore concentration
Venkatraman et al. Magnetic and electrostatic separation
WO2010111765A1 (pt) Dispositivo para classificação e concentração de partículas ferromagnéticas por ação de campo magnéticoco controlado
Schlett et al. A new static separator for metallic particles from metal–plastic mixtures, using eddy currents
US2766888A (en) Method and apparatus for magnetic separation of ores
Dyadin Electrodynamic Separation of Fine Particles in the Pulsed Traveling Magnetic Field.
JP2000279843A (ja) 非磁性金属線材の回収方法
Kondrat’ev et al. Magnetization of minerals by radiation and heating and its prospects in mineral processing
CN201002051Y (zh) 新型强磁干选机
Naidu Electrodynamic separation of metallic granules from mixed waste stream

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: MINESTEEL REPRESENTACAO E COMERCIO LTDA (BR/MG)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 014110001535/MG DE 06/05/2011, APRESENTE DOCUMENTO QUE COMPROVE QUE O REPRESENTANTE DA PESSOA JURIDICA CEDENTE, TEM PODERES PARA REALIZAR O ATO REQUERIDO, BEM COMO A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: MINESTEEL REPRESENTACAO E COMERCIO LTDA (BR/MG)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 014110001535/MG DE 06/05/2011, E NECESSARIO RECOLHER A GUIA RELATIVA A EXIGENCIA PUBLICADA NA RPI 2132 DE 16/11/2011, BEM COMO A GUIA DE CUMPRIMENTO RELATIVA A ESTA EXIGENCIA.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: VICTOR LOUREIRO DOS SANTOS (BR/MG)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]