BRPI0902986A2 - dispositivo para aplicação direta ou indireta de um meio lìquido ou pastoso de aplicação sobre uma folha contìnua de material - Google Patents

dispositivo para aplicação direta ou indireta de um meio lìquido ou pastoso de aplicação sobre uma folha contìnua de material Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902986A2
BRPI0902986A2 BRPI0902986-9A BRPI0902986A BRPI0902986A2 BR PI0902986 A2 BRPI0902986 A2 BR PI0902986A2 BR PI0902986 A BRPI0902986 A BR PI0902986A BR PI0902986 A2 BRPI0902986 A2 BR PI0902986A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
carrier
individual
applicator device
arms
applicator
Prior art date
Application number
BRPI0902986-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Ramos Claudio Riskalla
Silva Elivaldo Elenido Da
Balado Pedro Garcia
Original Assignee
Voith Patent Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Voith Patent Gmbh filed Critical Voith Patent Gmbh
Publication of BRPI0902986A2 publication Critical patent/BRPI0902986A2/pt
Publication of BRPI0902986B1 publication Critical patent/BRPI0902986B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21HPULP COMPOSITIONS; PREPARATION THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASSES D21C OR D21D; IMPREGNATING OR COATING OF PAPER; TREATMENT OF FINISHED PAPER NOT COVERED BY CLASS B31 OR SUBCLASS D21G; PAPER NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D21H23/00Processes or apparatus for adding material to the pulp or to the paper
    • D21H23/02Processes or apparatus for adding material to the pulp or to the paper characterised by the manner in which substances are added
    • D21H23/22Addition to the formed paper
    • D21H23/32Addition to the formed paper by contacting paper with an excess of material, e.g. from a reservoir or in a manner necessitating removal of applied excess material from the paper
    • D21H23/34Knife or blade type coaters

Landscapes

  • Coating Apparatus (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA A APLICAçãO DIRETA OU INDIRETA DE UM MEIO LìQUIDO OU PASTOSO DE APLICAçãO SOBRE UMA FOLHA CONTìNUA DE MATERIAL. A invenção refere-se a um dispositivo (1) para a aplicação direta ou indireta de um meio líquido ou pastoso de aplicação (2) sobre uma folha contínua de material, partícularmente uma folha contínua de material fibroso na forma de uma folha continua de papel ou cartolina, incluindo pelo menos um dispositivo aplicador (5) com um alimentador do meio de aplicação (6), possuindo um canal distribuidor (13) que se estende em sentido longitudinal do dispositivo aplícador (5) e pelo menos uma unidade portadora (3) na qual o dispositivo aplicador (5) esteja fixado. A invenção é caracterizada pelo fato de que a unidade portadora (3) incluí um elemento portador (8) simétrico em relação a pelo menos dois eixos, o qual é fabricado de um metal ou uma liga, e esteja ligada, através de pelo menos um par de braços portadores (9), compostos por dois braços de suporte (9.1, 9.2) dispostos simetrícamente na circunferência externa (12) do elemento portador (8), com o dispositivo aplícador (5)

Description

"DISPOSITIVO PARA A APLICAÇÃO DIRETA OU INDIRETADE UM MEIO LÍQUIDO OU PASTOSO DE APLICAÇÃO SOBRE UMA FOLHACONTÍNUA DE MATERIAL"
A invenção refere-se a um dispositivo para aaplicação direta ou indireta de um meio liquido ou pastoso deaplicação sobre uma folha continua de material, particularmenteuma folha continua de material fibroso na forma de uma folhacontinua de papel ou cartolina, incluindo pelo menos umdispositivo aplicador com um alimentador do meio de aplicação,possuindo um canal distribuidor que se estende em sentidolongitudinal do dispositivo aplicador e pelo menos uma unidadeportadora na qual o dispositivo aplicador esteja fixado.
Dispositivos para a aplicação direta ou indiretade um meio liquido ou pastoso de aplicação são conhecidos numapluralidade de execuções pela técnica atual. Estas execuçõesincluem um dispositivo aplicador que está apoiado sobre umaunidade portadora, especialmente um elemento portador, estendidoao comprido de forma tubular. Uma vez que o meio de aplicaçãobombeado pelo dispositivo é, por via de regra, aquecido emconseqüência da passagem por diversos componentes do dispositivo ede equipamentos de circulação ou devido à atuação de dispositivosaquecedores providos para este fim, resultam diferençassignificativas de temperatura entre o meio de aplicação, as áreasparciais da unidade funcional aquecidas pelo meio de aplicação e oelemento portador, diferenças que causam alterações longitudinaisque, por sua vez, levam a deformações, particularmente deformaçõesou flexão da estrutura do dispositivo. Essas deformações,observadas em sentido longitudinal do dispositivo aplicador, podemlevar a imprecisões expressivas na aplicação, respectivamenterequerer uma regulagem corretiva permanente ou um dispendiososistema compensador de flexão.
Para evitar essas desvantagens há conhecimentoanterior de execuções de unidades portadoras, feitas de materialcomposto reforçado por fibras, especialmente um material sintéticoreforçado por fibra de carbono. De acordo com uma execuçãoconforme EP 0 846 804 BI, a unidade funcional é ligada, alémdisso, com o elemento portador por meio de uma quantidade denervuras individuais distanciadas entre si que permitem umaisolação térmica reciproca da unidade funcional e do elementoportador e uma compensação de alterações longitudinais relativas etermicamente condicionadas, entre a unidade funcional e o elementoportador.
Base da presente invenção é, portanto,aperfeiçoar um dispositivo para a aplicação direta ou indireta deum meio de aplicação do tipo mencionado no inicio de tal maneiraque sejam evitadas, de modo mais simples possivel, flexões dentrodo dispositivo em conseqüência de alterações longitudinaisdiferentes e alterações observando a extensão longitudinal daunidade funcional e que sejam adaptáveis condições marginais numprocesso de aplicação a fim de obter resultados de aplicação dealta qualidade.
A solução de acordo com a presente invenção estácaracterizada através das propriedades da reivindicação 1.Configurações vantajosas encontram-se descritas nas reivindicaçõessecundárias.
Um dispositivo para a aplicação direta ouindireta de um meio liquido ou pastoso de aplicação sobre umafolha continua de material, particularmente uma folha continua dematerial fibroso na forma de uma folha continua de papel oucartolina, incluindo pelo menos um dispositivo aplicador com umalimentador do meio de aplicação, possuindo uma câmaradistribuidora que se estende em sentido longitudinal dodispositivo aplicador e pelo menos uma unidade portadora na qual odispositivo aplicador esteja fixado, é caracterizada, de acordocom a invenção, pelo fato de que a unidade portadora possui umelemento portador, simétrico em relação a pelo menos dois eixos, oqual seja preferencialmente de fabricação fácil e de baixo custo,feito de um metal, uma liga ou de material composto reforçado porfibras, especialmente um material sintético reforçado por fibra decarbono ou material sintético reforçado por fibra de vidro, com aspropriedades de um baixo peso e uma elevada estabilidade térmica,e que esteja ligado com o dispositivo aplicador através de pelomenos um par de braços de suporte, composto por dois braçosportadores dispostos simetricamente na circunferência externa doelemento portador.
A solução conforme a presente invenção oferece,já pela construção adequada às tensões em combinação com a escolado material, especialmente na execução da unidade portadora demetal ou uma liga, a vantagem de um dispositivo simples de montare de fabricação a baixo custo para a aplicação de um meio liquidoou pastoso. Materiais de custo elevado podem ser dispensados. Asdeformações que ocorrem são compensadas pela execução simétrica daligação entre o dispositivo aplicador e a unidade portadora.
Como dispositivo aplicador entende-se umdispositivo que permite a alimentação do meio de aplicação até asuperfície a revestir. 0 dispositivo compreende geralmente umalimentador com o meio de aplicação e uma câmara aplicadora oubico acoplado a este. A câmara ou bico aplicador pode ser qualquerdispositivo especifico para a concepção da aplicação que, para oprocessamento ou a manipulação do meio de aplicação e/ou daaplicação produzida com este meio, entre em contato direto comeste. Por exemplo, dispositivos de pré-dosagem ou dosagem finalcomo, por exemplo, um equipamento aplicador de jato livre,inclusive tubo distribuidor de tinta, canais adutores e bicoaplicador, equipamentos aplicadores com uma câmara de aplicação,assim-denominados "Short Dwell Time Applicators (SDTA)", "LongDwell Time Applicators (LDTA)", dispositivos equalizadores oudispositivos de dosagem pronta com um ou vários elementosraspadores. A unidade funcional pode incluir, além disso, váriosmódulos construtivos ou peças individuais para garantir, em casode necessidade, a troca ou manutenção desses componentes,especialmente das peças sujeitas a desgaste elevado.
Os inventores perceberam que uma separaçãoadequada, das partes da alimentação com meio de aplicação dodispositivo aplicador que estão em contato com este meio deaplicação, do elemento portador, pode ser obtida através de umaconfiguração simples da ligação entre essas partes e sem outrasmodificações adicionais. Através da configuração simétrica,dilatações e deformações longitudinais podem ser amplamentecompensadas.
Na posição de montagem, os individuais braçosportadores de um par de braços de suporte estão colocados nodispositivo simetricamente em relação a um eixo teórico quecorresponde ao eixo vertical de ligação entre os eixoslongitudinais do dispositivo aplicador e do dispositivo portador.Esta disposição é independente da posição da unidade portadora edo dispositivo aplicador entre si.
0 elemento portador é configurado como corpo ocopossuindo uma seção transversal basicamente em forma de anelcircular ou poligonal.
0 elemento portador é preferencialmenteconfigurado como tubo de suporte.
Numa execução especialmente vantajosa, o braçoportador individual circunda o elemento portador em suacircunferência externa no sentido circunferencial numa faixaangular de 90° a 230°, de preferência 180° a 230°, para absorver ecompensar deformações da melhor maneira.
Numa execução especialmente vantajosa, osindividuais braços portadores de um par de braços de suporte sãojuntados numa unidade construtiva, especialmente formados numelemento de braçadeira executado simetricamente. Esta configuraçãoreduz a quantidade de uniões por par de braços de suporte com odispositivo aplicador e permite uma associação fixa da posição dosbraços de suporte entre si. O par individual de braços de suportepode ser completado, além disso, por braços de suporte adicionaispara permitir uma transferência melhor de carga e para aumentar asáreas de ligação necessárias para isso.
Num aperfeiçoamento vantajoso, os braçosportadores individuais de um par de braços de suporte possuem, emsuas áreas terminais opostas entre si, em sentido circunferencialpara a superfície a cercar na circunferência externa do elementoportador, áreas de flange configuradas de forma complementar eestendendo-se por pelo menos uma área parcial do ângulo de contatodo braço portador individual, para o encosto, a apoio eeventualmente a ligação no elemento portador. Desta maneira, édisponibilizada, por um lado, uma área maior de absorção para asforças geradas na deformação. Essas áreas podem ser usadas, alémdisso, para a colocação de elementos de junção.
A união entre o dispositivo aplicador e o braçoportador individual ou entre o dispositivo aplicador e o elementode braçadeira é, de preferência, separável para facilitar amontagem e para fins de substituição. Isso vale em analogia tambémpara a ligação entre os braços portadores e a unidade portadora.As ligações podem ser configuradas, dependendo dos materiais ajuntar, de união positiva ou não positiva. Seriam possíveis, noentanto, também ligações não separáveis, especialmente em forma deuma junção de união positiva ou coesa.
É vantajoso prever respectivamente umapluralidade de pares de braços portadores, posicionados em sentidolongitudinal da unidade portadora em distâncias uniformes, ouentão adequados a uma evolução de deformação no elemento portadorpela extensão longitudinal deste.
O dispositivo portador e o par de braços desuporte são feitos preferencialmente de materiais com o mesmocoeficiente de dilatação térmica ou aproximadamente o mesmocoeficiente de dilatação térmica. Outras execuções sãoconcebiveis.
A solução de acordo com a invenção é explicada aseguir com base em figuras. Em detalhes é apresentado o seguinte:
A Figura 1 ilustra, numa representaçãoesquemática simplificada com base num corte axial, a estruturabásica e a função básica de uma execução vantajosa conforme ainvenção, com um dispositivo aplicador e sua ligação com umelemento portador através de braços portadores,
As Figuras 2a e 2b explica, numa representaçãoesquemática simplificada, arranjos possíveis dos pares de braçosde suporte pela extensão longitudinal da unidade portadora.
A Figura 1 explica, numa representaçãoesquemática simplificada, a estrutura de um dispositivo 1,configurado de acordo com a invenção, para a aplicação direta ouindireta de um meio liquido ou pastoso de aplicação 2 sobre umafolha continua de material móvel, especialmente em movimento. Afolha continua de material consiste preferencialmente numa folhacontinua de material fibroso, especialmente na forma de uma folhacontinua de papel ou cartolina. 0 dispositivo 1 inclui uma unidadefuncional 4, de preferência de várias partes, suportado numaunidade portadora 3, especialmente em forma de uma barra desuporte. Esta unidade funcional inclui pelo menos um dispositivoaplicador 5 com um alimentador do meio de aplicação 6, com umcanal distribuidor 13 que se estende em sentido longitudinal e umdispositivo 7 para dosagem do meio de aplicação que é parteintegrante do dispositivo aplicador 5 ou então é uma parteseparada da unidade funcional 4 na forma de um dispositivouniformizador, respectivamente dispositivo equalizador. Aaplicação do meio de aplicação 2 é feita ou diretamente sobre umasuperfície formada por um contra-cilindro, a partir do qual ocorreentão a aplicação sobre a folha continua do material, oudiretamente sobre a folha continua do material, apoiada no contra-cilindro, especialmente uma superfície de suporte.
Para ilustrar as individuais direções há umsistema de coordenadas representado na Figura 1. A direção Xdescreve, na posição de montagem, o sentido longitudinal dodispositivo 1. A direção Y descreve seu sentido transversal, ondeesta caracteriza ao mesmo tempo o sentido da extensão longitudinalda unidade portadora 3 e da unidade aplicadora 5.
A unidade portadora 3 está ligada à unidadefuncional 4. Se o dispositivo aplicador 5 estiver configurado comodispositivo aplicador de bico, este dispositivo consiste, porexemplo, num bico aplicador que se estende por toda a largura dafolha continua de material a revestir, respectivamente asuperfície de suporte, aqui identificado como 12, que estáacoplado ao alimentador do meio de aplicação 6, o qual inclui pelomenos um canal distribuidor 13, preferencialmente estendendo-sepor toda a largura da folha continua de material a revestir, sendoeste canal acoplado ao bico aplicador 12. Conforme a invenção, aunidade portadora 3 inclui um elemento portador 8, fabricado de ummaterial metálico, especialmente aço ou então um material compostoreforçado por fibras, possuindo uma forma de seção transversalbasicamente redonda ou poligonal. De acordo com uma execuçãoespecialmente vantajosa, a configuração da unidade portadora 3 éfeita em forma de um tubo metálico anelar. Este tubo pode serdescrito por um eixo central que, na execução de simetriarotacional do elemento portador 8, coincide com o eixolongitudinal L3 e que está disposto em paralelo a um eixodescrevendo a direção da aplicação 5. A fixação da unidadefuncional 4, particularmente do dispositivo aplicador 5,especialmente do canal distribuidor 13, respectivamente de umacâmara aplicadora na unidade portadora 3 em forma de um elementotubular metálico de cilindro oco, é realizada, de acordo com ainvenção, por meio de uma pluralidade de elementos de braçadeira10, formando pares de braços de suporte 9, colocados em distânciaentre si, em sentido longitudinal do dispositivo aplicador 5. Cadaelemento de braçadeira 10 possui dois braços portadores 9.1 e 9.2.Estes braços estão dispostos simetricamente em relação a um eixoteórico de conexão A35, o qual corre verticalmente para o eixocentral e, portanto, para o eixo longitudinal L3 da unidadeportadora 3, e também verticalmente para o eixo longitudinal docanal distribuidor 13 do dispositivo aplicador 5, e simetricamentepara o elementos portador 8. A configuração é feita aindasimetricamente em relação a um plano, o qual pode ser descritopelo eixo longitudinal L3 da unidade portadora 3 e uma linhavertical a este, que está ligada com um eixo longitudinal L5 dodispositivo aplicador, particularmente do canal distribuidor 13.
Preferencialmente, o braço portador individual9.1, 9.2 envolve para isso o elemento metálico tubular por umaárea parcial da sua circunferência externa 11 num ângulo decontato de ^ 90°, de maneira que, na execução integral dos doisbraços portadores 9.1, 9.2 de um par de braços de suporte 9 comoelemento de braçadeira 10, esteja formado um ângulo de contato de£ 180°, preferencialmente na faixa de 180° < x <, 230°.
Dessa maneira, são possíveis configuraçõesvariadas, dependendo da execução e disposição da câmaradistribuidora 13 do dispositivo aplicador 5 e da unidade portadora3, especialmente do elemento metálico tubular.
A unidade portadora 3 e o dispositivo aplicador 5podem estar posicionados e alinhados entre si, quanto à posição deseus eixos longitudinais L3 respectivamente L5, de tal maneira queestes são caracterizados por um deslocamento lateral entre si, emrelação ao sistema de coordenadas em direção X conforme mostradocomo exemplo na Figura 1, isto é, em sentido axial, e em sentidovertical, ou seja, na direção Z. Para atravessar estedeslocamento, a fixação é feita por meio dos individuais elementosde braçadeiras 10 simetricamente em relação ao eixo de ligação A35entre os individuais eixos longitudinais L3 e L5. Em cada uma dasposições diferentes é obtido, dessa maneira, um apoio otimizadonuma grande área circunferencial da circunferência externa 11 noelemento portador 8. Os elementos de braçadeiras 10 envolvem, emdireção da circunferência, braços portadores 9.1, 9.2 quecircundam o elemento metálico tubular e que são adaptados aocontorno do elemento metálico tubular. A solução conforme apresente invenção permite, dessa maneira, a eliminação simples deflexões que ocorrem em conseqüência de dilatações longitudinaisdiferentes de materiais individuais dos elementos acoplados entresi, da unidade portadora 3 e do dispositivo aplicador 5, de modoconstrutivo. Os braços de suporte individuais, respectivasbraçadeiras 9.1 e 9.2, são configurados, devido à sua execuçãogeométrica, de tal maneira que são capazes de compensar pequenasdeformações e mesmo assim exercer ainda a função de suporte.
Numa execução especialmente vantajosa, estáprevista a realização das ligações entre o elemento de braçadeira10 individual e os elementos de conexão, especialmente a unidadeportadora 3 na forma do elemento metálico tubular e dispositivoaplicador 5, de maneira separável. Isso garante a substituiçãosimples de elementos individuais de modo fácil e rápido. Depreferência, são escolhidas ligações de união positiva ou nãopositiva. Tensões adicionais por causa do tipo de ligação como,por exemplo, no caso de ligações de união coesa, podem serevitadas dessa maneira.
A fixação no elemento portador 8 é realizada, demaneira especialmente vantajosa, por meio de ligações separáveis,onde a fixação é feita, por exemplo, através da ligação de uniãopositiva ou não positiva entre os elementos de braçadeiras 10 e aunidade portadora 3, especialmente o elemento portador 8 na formado elemento metálico tubular. Segundo uma outra execuçãovantajosa, o elemento de braçadeira 10 pode ser configurado comoelemento de garra, através do qual é gerada uma força de aperto.
Numa outra execução especialmente vantajosa, osmateriais para o elemento metálico tubular 7 e os individuaiselementos de braçadeiras 10 são preferencialmente ajustados entresi de tal maneira que seja realizada uma construção relativamenterigida da conexão. De preferência, ambos os elementos sãofabricados do mesmo material onde, de acordo com uma execuçãoespecialmente vantajosa, a espessura da parede do elementometálico anelar esteja adequada basicamente àquela dos individuaiselementos de braçadeiras 10.
Os individuais elementos de braçadeiras 10 sãoconfigurados de tal maneira que circundam, por um lado, o elementotubular metálico 7 em forma da unidade portadora 3 no sentidocircunferencial na circunferência externa 11 por uma área angularde ... a preferencialmente na faixa de 180°. Não há, porém,
um encosto completo na circunferência externa 11 das áreassuperficiais 14 do elemento de braçadeira 10, direcionadas para aunidade portadora 3, respectivamente das áreas 14.1 e 14.2 dosdois braços de suporte 9.1, 9.2 de um par de braços portadores 9na circunferência externa 11 da unidade portadora 3, mas apenasnas áreas terminais localizadas basicamente em posição opostaentre si. Nessas áreas terminais, o elemento de braçadeira 10individual possui áreas de flange 15.1 respectivamente 15.2,preferencialmente complementares, respectivamente paralelas àcircunferência externa 11, as quais são usadas como apoio noelemento portador 8 e, além disso, servem ao mesmo tempo comofixação, especialmente quando estiverem correspondentementeconfiguradas, pela possibilidade da colocação " de elementos defixação correspondentes.
De acordo com uma outra execução especialmentevantajosa pode-se prever, além disso, que o dispositivo aplicador5 e a unidade portadora 3 estejam ligados de forma móvel entre si,num sentido basicamente paralelo em relação às suas extensõeslongitudinais.
As Figuras 2a e 2b ilustram, numa representaçãosimplificada e esquematizada, a disposição dos pares de braçosportadores 9 conforme a invenção, especialmente elementos debraçadeiras 10 opostos à circunferência externa 11 da unidadeportadora 3, particularmente o elemento tubular metálico, quandoobservado em sentido longitudinal do dispositivo aplicador 5. Épossível ver que é provida uma pluralidade de elementos debraçadeiras 10 individuais, posicionados à distância entre si.Tais elementos podem ser colocados, conforme mostrado na execuçãorepresentada na Figura 2a, preferencialmente com a mesma distânciaa observado pela largura, de acordo com uma outra execuçãoalternativa na Figura 2b, com distâncias diferentes al, a2, onde adisposição e a configuração são feitas como função da compensaçãonecessária de extensões longitudinais sob influência térmica.
Lista dos símbolos de referência
1 Dispositivo para a aplicação direta ouindireta de meio de aplicação
2 Meio de aplicação
3 Unidade portadora
4 Unidade funcional
5 Dispositivo aplicador
6 Alimentação do meio de aplicação
7 Dispositivo para dosagem do meio de aplicação
8 Elemento portador
9 Par de braços de suporte9.1, 9.2 Braço portador
10 Elemento de braçadeira
11 Circunferência externa
12 Bico aplicador
13 Canal distribuidor14.1, 14.2 Área superficial15.1, 15.2 Área de flangeL3 Eixo longitudinal
L5 Eixo longitudinal da unidade aplicadoraA35 Eixo de ligação a, al, a2 Distância

Claims (15)

1. Dispositivo (1) para a aplicação direta ouindireta de um meio liquido ou pastoso de aplicação (2) sobre umafolha continua de material, particularmente uma folha continua dematerial fibroso na forma de uma folha continua de papel oucartolina, incluindo pelo menos um dispositivo aplicador (5) comum alimentador do meio de aplicação (6), possuindo um canaldistribuidor (13) que se estende em sentido longitudinal dodispositivo aplicador (5) e pelo menos uma unidade portadora (3)na qual o dispositivo aplicador (5) esteja fixado, caracterizadopelo fato de que a unidade portadora (3) inclui um elementoportador (8) simétrico em relação a pelo menos dois eixos, eesteja ligada, através de pelo menos um par de braços portadores(9), compostos por dois braços de suporte (9.1, 9.2) dispostossimetricamente na circunferência externa (12) do elemento portador(8), com o dispositivo aplicador (5).
2. Dispositivo (1), de acordo com a reivindicação-1, caracterizado pelo fato de que o elemento portador (8) éfabricado de um metal ou de uma liga.
3. Dispositivo (1), de acordo com a reivindicação-1, caracterizado pelo fato de que o elemento portador (8) éfabricado de um material composto reforçado por fibras,especialmente um material sintético reforçado por fibra de carbonoou material sintético reforçado por fibra de vidro.
4. Dispositivo (1), de acordo com qualquer umadas reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que aligação entre o dispositivo aplicador (5) e o braço portadorindividual (9.1, 9.2), ou do dispositivo aplicador (5) e oelemento de braçadeira (10) é separável.
5. Dispositivo (1), de acordo com qualquer umadas reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que aligação entre o braço portador individual (9.1, 9.2) e a unidadeportadora (3) é separável.
6. Dispositivo (1), de acordo com qualquer umadas reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que aligação individual entre o dispositivo aplicador (5) e o braçoportador individual (9.1, 9.2), e/ou o braço portador individual(9.1, 9.2) e a unidade portadora (3) é executada como união nãopositiva.
7. Dispositivo (1), de acordo com qualquer umadas reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que asligações entre o dispositivo aplicador (5) e o braço portadorindividual (9.1, 9.2), e/ou o braço portador individual (9.1, 9.2)e a unidade portadora (3) é executada como união positiva.
8. Dispositivo (1), de acordo com qualquer umadas reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que asligações entre o dispositivo aplicador (5) e o braço portadorindividual (9.1, 9.2), e/ou o braço portador individual (9.1, 9.2)e a unidade portadora (3) é executada como união coesa.
9. Dispositivo (1), de acordo com qualquer umadas reivindicações de 1 a 8, caracterizado pelo fato de que osindividuais braços portadores (9.1, 9.2) de um par de braços desuporte (9) estão dispostos simetricamente em relação a um eixoque corresponde ao eixo vertical de ligação (A35) entre os eixoslongitudinais (L3, L5) do dispositivo aplicador (5), especialmentecanal distribuidor (13) e dispositivo portador (3).
10. Dispositivo (1), de acordo com qualquer umadas reivindicações de 1 a 9, caracterizado pelo fato de que oelemento portador (8) é configurado como corpo oco possuindo umaseção transversal basicamente em forma de anel circular oupoligonal.
11. Dispositivo (1), de acordo com qualquer umadas reivindicações de 1 a 10, caracterizado pelo fato de que obraço portador individual (9.1, 9.2) circunda o elemento portador(8) em sua circunferência externa (12) no sentido circunferencialnuma faixa angular de 90° a 230°, de preferência especial 180° a-230° .
12. Dispositivo (1), de acordo com qualquer umadas reivindicações de 1 a 11, caracterizado pelo fato de que osindividuais braços portadores (9.1, 9.2) de um par de braços desuporte (9) são formados num elemento de braçadeira (10) executadosimetricamente.
13. Dispositivo (1), de acordo com qualquer umadas reivindicações de 1 a 12, caracterizado pelo fato de que osindividuais braços portadores (9.1, 9.2) de um par de braços desuporte (9) possuem, em suas áreas terminais opostas entre si, emsentido circunferencial do elemento portador (8) para a superfíciea cercar na circunferência externa (11) do elemento portador (8) ,superfícies de flange (15.1, 15.2), formadas em paralelo eestendendo-se por pelo menos uma área parcial do ângulo de contatodo braço portador individual (9.1, 9.2), para o encosto e apoio.
14. Dispositivo (1), de acordo com qualquer umadas reivindicações de 1 a 13, caracterizado pelo fato de que éprovida uma pluralidade de pares de braços de suporte (9) ,dispostos em sentido longitudinal da unidade portadora (3) emdistâncias (a, al, a2) entre si.
15. Dispositivo (1), de acordo com qualquer umadas reivindicações de 1 a 13, caracterizado pelo fato de que éprovido um número impar de braços portadores, dispostos em sentidolongitudinal da unidade portadora (3) em distâncias (a, al, a2)entre si.
BRPI0902986-9A 2008-08-08 2009-08-05 dispositivo para a aplicação direta ou indireta de um meio líquido ou pastoso de aplicação sobre uma folha contínua de material BRPI0902986B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102008041117.5 2008-08-08
DE102008041117A DE102008041117A1 (de) 2008-08-08 2008-08-08 Vorrichtung zum direkten oder indirekten Auftragen eines flüssigen oder pastösen Auftragsmediums auf eine laufende Materialbahn

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0902986A2 true BRPI0902986A2 (pt) 2010-05-25
BRPI0902986B1 BRPI0902986B1 (pt) 2021-02-23

Family

ID=41501397

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902986-9A BRPI0902986B1 (pt) 2008-08-08 2009-08-05 dispositivo para a aplicação direta ou indireta de um meio líquido ou pastoso de aplicação sobre uma folha contínua de material

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0902986B1 (pt)
DE (1) DE102008041117A1 (pt)

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19649559A1 (de) 1996-11-29 1998-06-04 Voith Sulzer Papiermasch Gmbh Vorrichtung zum direkten oder indirekten Auftragen eines flüssigen oder pastösen Streichmediums auf eine laufende Materialbahn

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0902986B1 (pt) 2021-02-23
DE102008041117A1 (de) 2010-02-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2014397223B2 (en) Low-temperature container, low-temperature tank and low-temperature tank truck
BRPI0902986A2 (pt) dispositivo para aplicação direta ou indireta de um meio lìquido ou pastoso de aplicação sobre uma folha contìnua de material
US9661688B2 (en) Cooling and retaining body for heating elements, heating appliance and method for producing a cooling and retaining body
US10035167B2 (en) Valve arrangement for applying fluid media to surfaces
MX2012010563A (es) Prensa de sujecion de molde posterior y componente de montaje.
CN111036485A (zh) 一种新型工业自动化喷胶机
RU2506496C2 (ru) Устройство для термической обработки рулонных полос
CN104067466B (zh) 用于开关柜外壳内部构造的安装轨
CA2960326C (en) Axle unit
EP2749359A1 (en) Adjustable glue distribution device of an embossing-lamination group, relative group and adjusting method
US20170362991A1 (en) Housing connection
DK2363308T3 (en) Shaft guide for an air-sprung vehicle axle
KR20130127947A (ko) 브레이징, 특히 유도 브레이징 방법 및 조립체
CN201505620U (zh) 在可运动的片状材料带上涂敷涂料的设备
CN210266374U (zh) 一种波纹补偿器
CN202968373U (zh) 热弯炉加热系统的副边加热可调通用支架
CN105252192B (zh) 一种角度调整装置
BRPI1105325A2 (pt) Acoplamento auto-alinhável para superfícies sobrepostas e método de acoplamento auto-alinhável para superfícies sobrepostas
US20160297466A1 (en) Steering column adjusting device for vehicles, preferably for commercial vehicles
CN203517009U (zh) 一种高压油管总成及其支撑装置
CN206973478U (zh) 一种嵌入灯框新型卡簧
JP2018516199A (ja) トランスバースコントロールアーム
EP3153623B1 (en) Doctor ventilator beam for a doctor in a dryer section of a fiber web machine, and installation kit for the forming of a doctor ventilator from a doctor beam in a dryer section of a fiber web machine
CN109731749A (zh) 一种可吸附式的胶粘剂固化控温加热装置
US1616797A (en) Electrode mechanism for electric furnaces

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/02/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.