BRPI0902814A2 - lámina cortadora para montagem sobre um suporte de corte de rotor talhador de uma talhadeira combinada - Google Patents

lámina cortadora para montagem sobre um suporte de corte de rotor talhador de uma talhadeira combinada Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902814A2
BRPI0902814A2 BRPI0902814-5A BRPI0902814A BRPI0902814A2 BR PI0902814 A2 BRPI0902814 A2 BR PI0902814A2 BR PI0902814 A BRPI0902814 A BR PI0902814A BR PI0902814 A2 BRPI0902814 A2 BR PI0902814A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
blade
rotor
cutting
cutter blade
members
Prior art date
Application number
BRPI0902814-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Benjamin J Schlesser
Justin C Freehill
Original Assignee
Deere & Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deere & Co filed Critical Deere & Co
Publication of BRPI0902814A2 publication Critical patent/BRPI0902814A2/pt
Publication of BRPI0902814B1 publication Critical patent/BRPI0902814B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01FPROCESSING OF HARVESTED PRODUCE; HAY OR STRAW PRESSES; DEVICES FOR STORING AGRICULTURAL OR HORTICULTURAL PRODUCE
    • A01F12/00Parts or details of threshing apparatus
    • A01F12/40Arrangements of straw crushers or cutters

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Threshing Machine Elements (AREA)
  • Turbine Rotor Nozzle Sealing (AREA)

Abstract

LáMINA CORTADORA PARA MONTAGEM SOBRE UM SUPORTE DE CORTE DE UM ROTOR TALHADOR DE UMA TALHADEIRA COMBINADA. Uma lâmina cortadora para um rotor talhador é feita em pelo menos dois membros que são mutuamente acoplados por uma rede disposta na parte basal do entalhe, onde o entalhe é configurado para receber e passar, através dele, uma lâmina estacionária que se estende perpendicular ao eixo rotativo do rotor talhador, a lâmina cortadora tendo uma segunda borda com porções colineares sobre cada um dos pelo menos 2 membros, onde as porções colineares são dispostas geralmente perpendiculares ao entalhe, e onde as porções colineares são configuradas para cortar contra uma lâmina cortadora se estendendo longitudinalmente (152) que se estende geralmente paralela ao eixo rotativo do rotor talhador.

Description

"LÂMINA CORTADORA PARA MONTAGEM SOBRE UM SUPORTEDE CORTE DE UM ROTOR TALHADOR DE UMA TALHADEIRACOMBINADA"
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS RELACIONADOS
Este é um pedido não provisório baseado no pedido de patenteprovisório US. 61/088.233 intitulado "A Chopper Blade for a Chopper of aCombine Harvester", depositado em 12 de agosto de 2008, aqui incorporadopor referência.
CAMPO DA INVENÇÃO
Esta invenção refere-se, de modO geral, a colheitadeirascombinadas agrícolas. Mais particularmente, refere-se a talhadeiras para estascolheitadeiras. Ainda mais particularmente, refere-se a lâminas cortadoraspara talhadeiras.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Colheitadeiras combinadas agrícolas, aqui chamadas"combinadas", se deslocam pelos campos colhendo cultivo e separando suasporções de cultivo das porções de resíduo. As porções de cultivo são salvas,tipicamente, em um recipiente a bordo da combinada até que o veículo sejadescarregado em um reboque, ou vagão, localizado ao lado da combinada. Oresíduo de cultivo é espalhado pelo solo para ser retornado e enriquecer osolo.
O resíduo de cultivo das combinadas, como as espigas demilho tem sido proposto nos últimos anos como uma fonte de combustível,como etanol, ou para conversão em outros materiais mais úteis, comoplástico.
Coletar o resíduo de cultivo, como espigas de milho, é umproblema, devido a seu volume e dificuldade de ser cortado em peçassuficientemente pequenas para transporte e processamento compactos.
Projetos tradicionais de talhadeiras são inadequados paraprocessar espigas de milho. Talhadeiras tradicionais têm lâminas cortadoraspendulares acopladas ao rotor que podem balançar para frente e para trás. Estaslâminas cortadoras se estendem para fora do rotor talhador pela força centrífuga.Esta força não é suficiente para mantê-los em uma posição de corte para cortar asgrandes massas de resíduo de cultivo. Projetos novos têm sido propostosprovendo lâminas cortadoras que são fixadas rigidamente ao rotor.
Um destes novos projetos descreve um rotor talhador tendouma pluralidade de suportes de corte fixados ao rotor, cada suporte de cortetendo 3 lâminas fixadas a uma superfície traseira de um suporte de corte. Aslâminas cortadoras são fixadas rigidamente ao rotor, ao contrário do arranjopendular. Neste projeto, revelado no pedido de patente copendente US.12/062.860, cada uma das 3 lâminas é fixada ao suporte de corte com doisfixadores rosqueados dispostos imediatamente adjacentes um ao outro, paraum total de seis fixadores necessários para acoplar as três lâminas sobre cadasuporte de corte.
Afiar e/ou substituir lâminas neste rotor talhador exige aremoção e instalação separadas de muitas lâminas cortadoras. Cada lâminacortadora também precisa ser alinhada cuidadosamente para assegurar um vãopreciso entre cada par de lâminas cortadoras adjacentes para acomodar umalâmina estacionaria (fixada ao alojamento da talhadeira) que passa entre elas.Este processo é consumidor de tempo.
Conseqüentemente, o que é necessário, é uma lâminacortadora que reduza o tempo requerido para afiar e/ou substituir. O quetambém é necessário é uma lâmina cortadora que pelo menos em umaconfiguração reduza o número total de fixadores necessários para fixar aslâminas cortadoras aos seus suportes de corte. Igualmente é necessária umalâmina cortadora que, pelo menos em uma configuração, assegure que o vãoapropriado seja provido entre lâminas cortadoras adjacentes.
E um objetivo desta invenção prover esta lâmina cortadoraNa explicação abaixo, uma vista "frontal" de uma lâmina, ousuporte de lâmina, sobre o rotor talhador, é uma vista tomada da superfíciedianteira da lâmina quando o rotor talhador gira. A superfície "frontal", ouface "frontal", será, conseqüentemente, a superfície dianteira, ou face dalâmina quando ela é girada sobre o rotor talhador e a direção da vista é para aparte traseira, para longe da direção de deslocamento. A vista "traseira" deuma lâmina sobre o rotor talhador é a vista tomada da traseira da lâmina, ousuporte de lâmina, sobre o rotor talhador, quando o rotor talhador giramostrando a superfície traseira da lâmina, ou suporte de lâmina. Do mesmomodo, a superfície "traseira", ou face "traseira", será a superfície, ou face,voltada para trás, ou traseira, da lâmina ou suporte de lâmina.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
De acordo com uma invenção aqui apresentada, umalâmina cortadora para montagem sobre um suporte de corte de um rotortalhador tem pelo menos um entalhe para passar, ou cortar, contra umalâmina estacionaria que se encontra em um plano que é geralmenteperpendicular ao eixo de rotação. O entalhe divide a lâmina cortadora empelo menos dois membros mutuamente unidos com uma rede estreita.Estes pelo menos dois membros têm bordas que são dispostas para cortarcontra uma faca se estendendo longitudinalmente no alojamento datalhadeira, fixada ao alojamento da talhadeira e se estende geralmenteparalela ao eixo rotativo do rotor talhador. A lâmina cortadora pode serfixada a uma face dianteira, ou face traseira, do suporte de corte. Elepode ter uma borda afiada para cortar contra a faca se estendendolongitudinalmente. Pelo menos um entalhe pode ser dispostoperpendicularmente à borda afiada. Um furo pode ser provido em cadaum dos pelo menos dois membros para receber um fixador rosqueadopara fixar a lâmina sobre o suporte de corte.
De acordo com uma segunda invenção aqui revelada.DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A FIGURA 1 é uma vista lateral de uma combinada de acordocom a presente invenção.
A FIGURA 2 é uma vista em perspectiva do talhadeira dacombinada, da FIGURA 1.
A FIGURA 3 é uma vista em perspectiva do rotor talhador datalhadeira da FIGURA 1.
A FIGURA 4 é uma vista terminal do rotor talhador dotalhadeira da FIGURA 1.
A FIGURA. 5 é uma vista em perspectiva do alojamento datalhadeira da FIGURA 1.
A FIGURA 6 é uma vista frontal de uma lâmina cortadora esuporte de lâmina típicos do rotor da FIGURA 3.
A FIGURA 7 é uma vista terminal da lâmina cortadora e suporte de lâmina típicos do rotor da FIGURA 3
A FIGURA 8 é uma vista frontal de uma lâmina cortadora esuporte de lâmina alternativos utilizáveis no rotor da FIGURA 3.
A FIGURA 9 é uma vista terminal da lâmina cortadora esuporte de lâmina alternativos utilizáveis no rotor da FIGURA 3.
A FIGURA 10 é uma vista frontal de outra lâmina cortadora esuporte de lâmina alternativos utilizáveis no rotor da FIGURA 3.
FIGURA 11 é uma vista terminal de outra lâmina cortadora esuporte de lâmina alternativos utilizáveis no rotor da FIGURA 3.
A FIGURA 12 é uma vista terminal de uma lâmina cortadora esuporte de lâmina alternativos utilizáveis no rotor da FIGURA 3.
A FIGURA 13 é uma vista em perspectiva da lâmina cortadorae suporte de lâmina alternativos da FIGURA 12.
A FIGURA 14 é uma vista traseira da lâmina cortadora esuporte de lâmina alternativos das FIGURAS 12-13.DESCRIÇÃO DETALHADA DE MODOS DE REALIZAÇÃO PREFERIDOS
A FIGURA 1 ilustra uma colheitadeira combinada agrícola(daqui em diante, "combinada") 100 de acordo com a presente invenção. Acombinada compreende um veículo combinado 102 tendo um cabeçotecoletor de milho 104 suportado sobre um alojamento alimentador 106montado sobre a dianteira do veículo combinado 102. Um rotor se estendendolongitudinalmente 108 é disposto para girar dentro de um côncavo 110 paraseparar material de cultivo (ou seja, grão) do resíduo de cultivo.
Uma sapata de limpeza oscilante 12 é suportada debaixo docôncavo para receber o material de cultivo. O material de cultivo é limpo nasapata da limpeza e transportado para cima para um tanque de grãos 114. Oresíduo de cultivo deixando a extremidade traseira do rotor 108 é direcionadopara um batedor 116 que separa algum material de cultivo residual do resíduode cultivo e direciona este material de cultivo residual para a sapata delimpeza 112. O resíduo de cultivo que sai do batedor 116 é direcionado paratrás para uma entrada 118 da talhadeira 120. Similarmente, o resíduo decultivo separado do material na sapata de limpeza 112 também é direcionadopara a talhadeira 120. O resíduo de cultivo que sai do batedor 116 incluitipicamente espigas de milho. O resíduo de cultivo que sai da sapata delimpeza inclui tipicamente palha e outro resíduo de cultivo leve.
A talhadeira 120 corta o resíduo de cultivo e o envia para trásatravés de um duto 122 para um ventilador 124 que direciona o resíduo decultivo para um duto 126. O duto 126 direciona o resíduo de cultivo para umvagão ou outro veículo se deslocando ao lado, ou atrás, do combinado 100.
Desta maneira, todo o pé de milho é recolhido. O grão é salvono tanque de grãos, e o resíduo de cultivo (incluindo as espigas de milho) écortado e enviado para um vagão para uso posterior.
A FIGURA 2 é uma vista em perspectiva da talhadeira 120mostrando o alojamento da talhadeira 128 no qual o rotor talhador 130 édisposto. O alojamento da talhadeira 120 128 tem uma entrada 118 seestendendo substancialmente por toda a largura do rotor talhador 130. Umafileira de lâminas estacionárias 132 se estende para o alojamento da talhadeira128. Elas são acopladas a uma barra de corte 134 disposta do lado de fora doalojamento da talhadeira 128 que é movível por meio de uma alavanca 136.Quando a alavanca 136 é movida, a barra de corte 134 se estendealternadamente em direção ao (e se retrai) lado de fora do alojamento datalhadeira 128. Quando a barra de corte 134 se move, ela estendealternadamente as lâminas estacionárias 132 para, e as puxa, para fora deaberturas de lâmina correspondentes na parte inferior do alojamento da talhadeira 128.
Nas FIGURAS 3 e 4, o rotor talhador 130 é compreendido deum eixo se estendendo longitudinalmente 138 que se estende pelocomprimento do rotor 130 e suporta o rotor para rotação no alojamento datalhadeira 128. O rotor 130 compreende adicionalmente um tambor circularreto 140 que é suportado sobre, e coaxialmente com o eixo 138. O rotortalhador 130 compreende adicionalmente uma pluralidade de conjuntos decorte 142 que são fixados sobre, e dispostos ao redor da periferia do tambor140. Aqui, no modo de realização das figuras, cada um dos conjuntos de corte142 é aparafiisado ao tambor com uma pluralidade de fixadores rosqueados 144.
Os conjuntos de corte 142 são arrumados ao redor dacircunferência do tambor 140 em seções que são escalonadas em relação umaà outra. O tambor 140 tem seções longitudinais, cada seção compreende 6conjuntos de corte 142 em cada seção, para um total de 42 conjuntos de cortefixados à superfície do tambor 140. Cada seção é escalonada em sua posiçãocircunferencial sobre o tambor das seções adjacentes para distribuir o impactodos conjuntos de corte 142 contra o cultivo, para doze diferentes localizaçõesespaçadas uniformemente, como melhor mostrado na FIGURA 4. Todos osconjuntos de corte 142, em cada seção, são posicionados espaçados com amesma distância angular. Uma vez que temos 6 conjuntos de corte 142 emcada seção de corte, cada um dos conjuntos de corte 142 está espaçadoafastado de 30°.
Na FIGURA 5, o alojamento da talhadeiral28 compreendeparedes de extremidade 144, 146, uma chapa de topo 148, e uma chapa basal150. Uma lâmina cortadora se estendendo longitudinalmente 152 é fixada àabertura de entrada 118 do alojamento 128, e se estende substancialmenteatravés de toda a largura da entrada 118. Vinte lâminas estacionárias 132 seestendem através de entalhes correspondentes na chapa basal 150. Todas aslâminas estacionárias 132 são dispostas em uma fileira se estendendosubstancialmente através de toda a largura do alojamento da talhadeira 128,espaçadas uniformemente afastadas e cada lâmina estacionaria situada em umplano correspondente substancialmente paralelo ao eixo rotativo 154 do rotortalhador 130. O eixo 154 é definido pelos mancais 156, 158 que suportam orotor talhador 130 nas paredes de extremidade 144, 146 do alojamento datalhadeira.
Nas FIGURAS 6-7 está mostrado o conjunto de corte 142. Oconjunto de corte 142 é típico de todos os 42 dos conjuntos de corte fixadosao tambor da talhadeira 140. O conjunto de corte 142 compreende um suportede corte 160 e uma lâmina cortadora 162. O suporte de corte 160 compreendeuma porção de base 164 configurada para ser fixada ao tambor da talhadeira130. O suporte de corte 160 compreende adicionalmente um suporte delâmina cortadora 166 que é fixado à porção de base 164 e se estende daí paracima, geralmente radialmente para fora, para longe do eixo rotativo 154 dorotor talhador 130.
Os membros de suporte 168 são fixados à parte traseira dosuporte de lâmina cortadora 166 e são fixados à porção de base 164 paraprover suporte adicional ao suporte de lâmina cortadora 166.O suporte de lâmina cortadora 166 é geralmente na forma deuma pluralidade de membros (preferivelmente 3) 167 que se estendemradialmente para longe da porção de base 164. Os membros 167 sãolocalizados adjacentes um ao outro, distantes o suficiente para prover umentalhe 170 entre cada membro. Os membros 167 podem ser membrosseparados, ou podem ser unidos por suas bases, por uma rede estreita 169.
As faces frontais dos membros 167 estão são geralmentecoplanares para prover suporte distribuído para a lâmina cortadora 162 sobresubstancialmente toda sua largura e altura. As bordas superiores 172 dosmembros 167 são colineares e se estendem paralelas à porção de base 164.
Entalhes 170 são definidos por paredes laterais adjacentes 174dos membros 167. Cada par de paredes laterais 174 que definem um entalhe170 tem suas paredes afastadas entre si por uma distância suficiente parareceber uma das lâminas cortadoras 132 entre elas. Quando o rotor talhador130 gira, cada suporte de lâmina cortadora 166 é girado além das lâminascortadoras 132 de modo que passem entre paredes laterais adjacentes 174, ese estendam para o entalhe 170 substancialmente por toda a profundidade doentalhe, deixando uma pequena folga na parte basal do entalhe para impedirque as lâminas cortadoras 132 colidam com a rede 169.
E a passagem das lâminas cortadoras 132 através dos entalhes170 que corta as espigas de milho (isto é, o resíduo de cultivo) em umadireção paralela ao eixo rotativo 154 do rotor. Entretanto, lâminas cortadoras132 não cortam contra os membros 167. Em vez disto, as faces dianteiras dos3 membros 167 são cobertas por 3 membros correspondentes 176 da lâminacortadora 162 dimensionados ligeiramente maiores do que os membros 167.Esta sobreposição está indicada na FIGURA 5 pelas bordas da lâminacortadora 162 mostrada em linhas contínuas, e as bordas ligeiramenterebaixadas dos membros 167 mostradas em linhas tracejadas.
A lâmina cortadora 162 sobrepõe e protege os membros 167ao longo de ambas as bordas superiores 172, as bordas laterais dos membros167 que definem as paredes laterais 174, as bordas externas 178 dos membros167, e as bordas que definem a parte basal dos entalhes 170 nos membros 167.
A lâmina cortadora 162 é fixada ao suporte de lâminacortadora 166 com fixadores rosqueados 180 que se estendem através de furoscorrespondentes 182 na lâmina cortadora 162 e furos 184 em cada um dosmembros 167. Os fixadores rosqueados são preferivelmente parafusos decabeça redonda que são presos com porcas sobre o lado do suporte de lâminacortadora 166 oposto à lâmina cortadora 162.
A lâmina cortadora 162 é geralmente retangular e é divididaem uma pluralidade de membros (três neste modo de realização) pelosentalhes 188. Os entalhes 188 são alinhados com os entalhes 170 no suportede lâmina cortadora 166 para receber lâminas estacionárias 132 e fazer comque o resíduo de cultivo, como espigas de milho, seja cortado entre a lâminacortadora 162 e as lâminas estacionárias 132. As lâminas estacionárias 132são afiadas e as bordas dos entalhes 188 não são afiadas. Lâminas cortadoras162 funcionam como bigornas para suportar o resíduo de cultivo que édisposto geralmente paralelo ao eixo rotativo da combinada. Lâminasestacionárias 132 cortam através do resíduo de cultivo repousando sobre aface dianteira da lâmina cortadora 162 geralmente paralela ao eixo rotativo154 quando as lâminas estacionárias 132 passam através dos entalhes 188.
Entalhes 188 se estendem substancialmente por toda a alturadas lâminas cortadoras 162, mas não inteiramente, deixando, desse modo,porções de rede 190 na parte basal dos entalhes 188 para se estender entre, emanter, os três membros da lâmina cortadora 162, juntos.
As bordas mais externas dos três membros da lâmina cortadora162 são colineares e se estendem radialmente para fora, ligeiramente maisadiante, do que as bordas superiores 172 dos membros 167. Assim como asbordas superiores 172, as bordas mais externas dos 3 membros da lâminacortadora 162 são colineares e se estendem paralelas ao eixo rotativo dotambor 130. As bordas mais externas dos três membros da lâmina cortadora162 são dispostas para cortar contra a lâmina cortadora 152 se estendendolongitudinalmente.
Nas FIGURAS 8 e 9, um suporte de corte alternativo 160' estámostrado junto com uma lâmina cortadora alternativa 162'. O modo de realizaçãodas FIGURAS 8, 9 difere do modo de realização das FIGURAS 6, 7 em apenasum aspecto. O fixador rosqueado médio 180 das FIGURAS 6, 7 foi eliminado eos furos correspondentes 182, 184 na lâmina cortadora 162 e o suporte de corte160, necessários para receber o fixador, também foram eliminados. Este arranjo éprático, uma vez que as três seções da lâmina cortadora 162 são mutuamenteunidas com as redes 190. A eliminação do fixador rosqueado médio 180 permiteque o rotor talhador 130 tenha seu peso reduzido, bem como, melhora seuequilíbrio. A eliminação do fixador rosqueado médio também reduz ocarregamento cíclico sobre porções da rede 190 e permite tolerâncias mais frouxaspara a fabricação do suporte de lâmina cortadora 166.
Nas FIGURAS 10 e 11, o suporte de corte 160 está mostradocom uma lâmina cortadora alternativa 162". Neste arranjo, a lâmina cortadora162" é formada em 2 peças separadas 162A e 162B. Ela difere da lâminacortadora 162 do modo de realização das FIGURAS 6, 7 apenas em umaspecto. Uma das redes 190 mostradas na FIGURAS 6, 7 foi completamenteeliminada, provendo, desse modo, uma lâmina cortadora 162 em 2 peçasidentificadas nas FIGURAS 10, 11 como a lâmina cortadora 162".
Nas FIGURAS 12-14, um suporte de corte alternativo 192 estámostrado suportando uma lâmina alternativa 194. A vista na figura 12 é umavista terminal tomada paralela ao eixo longitudinal do tambor 130 sobre oqual o suporte de corte 192 é montado. O suporte de corte 192 é configuradogeralmente com uma superfície voltada para diante 196 e uma superfícievoltada para trás 198. É geralmente na forma de um colchete inclinado edefine um ângulo interno de 90°. O suporte de corte 192 pode ser usado nolugar de qualquer um dos suportes de corte previamente existentes 160 e édistribuído sobre a superfície do tambor 130 nas mesmas localizações e paraas mesmas finalidades e para prover os mesmos benefícios como descritosacima em relação a qualquer um dos suportes de corte previamente descritos.O suporte de corte 192 difere dos outros suportes de corte ilustrados pelo fatode ser acoplado permanentemente ao tambor 130. Soldaduras 200 sãoprovidas para fixar o suporte de corte alternativo 192 ao tambor 130. Osuporte de corte 192 como os outros suportes da faca aqui descritos tem umapluralidade de entalhes 202 que se estendem de uma borda radialmente maisexterna 204 para uma raiz 206 localizada adjacente à superfície de tambor130. Cada um dos entalhes 202 é configurado para passar uma das lâminasestacionárias correspondente 132 da mesma maneira e para as mesmasfinalidades que os suportes de corte previamente ilustrados.
A lâmina cortadora 194 é fixada à face traseira do suporte decorte 192 em vez de ser fixada a uma face dianteira de um suporte de cortecomo mostrado nos exemplos das FIGURAS 1-11. A lâmina cortadora 194 éfixada ao suporte de corte 192 com uma pluralidade de parafusos 208. Osparafusos 208 são fixados no interior do suporte de corte 192 com porcas 210.Em um arranjo, mostrado aqui, cada um dos três membros 212 é fixado a umaporção correspondente do suporte de corte 192 por um parafuso 208.
Em outro arranjo, a lâmina cortadora 194 pode ser arranjadacomo mostrado aqui na FIGURA 8, na qual, dois parafusos, um disposto emcada um dos membros de extremidade são usados para fixar a lâminacortadora ao suporte de corte e o membro central não tem nenhum furo parareceber um parafuso, nem a estrutura, em cima da qual repousa, tem um furopara passar um parafuso através dela.
Ainda mais adicionalmente, a lâmina cortadora 194 pode serarranjada como mostrado aqui na FIGURA 10, na qual, apenas dois dos trêsmembros 212 são mutuamente unidos com uma rede e pelo menos ummembro adicional é preso adjacente aos dois membros unidos com seupróprio fixador individual.
A lâmina cortadora 194 é geralmente retangular, e é divididaem 3 membros 212 que têm formas geralmente retangulares, pelos entalhes212. Cada um dos membros 212 tem uma borda mais externa 214 que épreferivelmente afiada. Estas bordas mais externas 214 são orientadaspreferivelmente em uma linha que é paralela ao eixo rotativo do tambor 130.
As bordas mais externas 214 são dispostas para cortar matéria da planta(tipicamente espigas de milho) contra a lâmina cortadora se estendendolongitudinalmente 152.
Os entalhes 212 são alinhados com entalhes correspondentes202 no suporte de lâmina cortadora 192 para receber lâminas estacionárias132 e para fazer com que resíduo de cultivo, como espigas de milho, sejacortado entre a lâmina cortadora 162 e as lâminas estacionárias 132. Asbordas do entalhe 202, dispostas na superfície voltada para diante 196 dosuporte de corte 192, funcionam como uma bigorna para suportar a espiga demilho para ser cortada pelas lâminas estacionárias 132 quando as lâminasestacionárias 132 passam no entalhe 202 com uma espiga de milhoaprisionada entre elas.
Embora os modos de realização aqui mostrados incluamlâminas cortadoras com um único entalhe e com um entalhe duplo, deveria serclaro que as lâminas cortadoras e os suportes de corte sobre os quais elasestão montadas podem ser formados de maneira idêntica com 4, 5, ou 6seções mutuamente unidas com 3, 4, ou 5 porções de rede para prover umalâmina de corte alongada fixada ao cortador 130 tendo 3, 4, ou 5 entalhes,respectivamente, para receber 3, 4, ou 5 lâminas estacionáriascorrespondentes 132 e ser suportada em 4, 5, ou 6 membros 167 ou 212.

Claims (10)

1. Lâmina cortadora (162, 162', 162", 194) para montagemsobre um suporte de corte (160, 160', 192) de um rotor talhador (130) de umatalhadeira combinada (120), caracterizada pelo fato da lâmina cortadora (162,162', 162", 194) ser plana e se estender geralmente em um plano, a lâminacortadora (162, 162', 162", 194) tendo uma primeira borda configurada parase estender geralmente paralela ao eixo longitudinal do rotor quando fixada aorotor talhador (130), e tendo pelo menos um entalhe (188, 202) formado naprimeira borda, onde o pelo menos um entalhe (188, 202) se estendeperpendicular à extensão longitudinal da primeira borda e divide a lâminacortadora (162, 162', 162", 194) em uma pluralidade de membros (167, 212),onde cada membro da pluralidade de membros (167, 212) é geralmenteretangular, e onde o entalhe não se estende completamente através da lâminacortadora (162, 162', 162", 194), mas deixa uma rede estreita de material queserve para acoplar mutuamente a pluralidade de membros (167, 212), e, alémdisso, onde a primeira borda da pluralidade de membros (167, 212) éconfigurada para cortar contra uma lâmina cortadora se estendendolongitudinalmente (152) fixada a um alojamento da talhadeira.
2. Lâmina cortadora (162, 162', 162"), de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato da lâmina cortadora (162, 162', 162")ser configurada para ser montada a uma face dianteira de um suporte de corte(160, 160', 160") sobre o rotor talhador (130), e adicionalmente onde cadaentalhe (188) é definido por duas bordas confrontantes dispostas sobre cadalado do entalhe, configuradas para suportar resíduo de cultivo, enquanto umasegunda lâmina cortadora (132) fixada a um alojamento da talhadeira (128) ese estendendo para dentro em direção a um eixo de rotação da talhadeira emum plano geralmente normal ao eixo de rotação do rotor talhador, éconfigurada para passar através do entalhe (188).
3. Lâmina cortadora (162, 162', 162"), de acordo com areivindicação 2, caracterizada pelo fato da pluralidade dos membros (167) terbordas mais externas que são colineares e configuradas para cortar o resíduode cultivo contra a lâmina cortadora se estendendo longitudinalmente (152)que é fixada a um alojamento da talhadeira (128), onde as bordas maisexternas são configuradas para ser montadas ao rotor talhador, de modo queas bordas mais externas se estendam paralelas ao eixo de rotação do rotortalhador.
4. Lâmina cortadora de acordo com a reivindicação 3,caracterizada pelo fato das bordas mais externas da pluralidade de membrosserem dispostas perpendiculares às duas bordas confrontantes de pelo menosum entalhe (188) na lâmina cortadora (162; 162', 162").
5. Lâmina cortadora (162, 162', 194), de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato da pluralidade de membros incluir umprimeiro (167, 212), um segundo (167, 212), e um terceiro membro (167,-212) e o pelo menos um entalhe (188, 202) incluir um primeiro entalhe (188,-202) entre os primeiros e segundos membros, e um segundo entalhe (188,-202) entre os segundos e terceiros membros, respectivamente e, além disso,onde pelo menos o primeiro membro e o terceiro membro definem primeirose segundos furos, respectivamente, onde os primeiros e segundos furos sãoconfigurados para receber primeiro e segundo fixadores rosqueados para fixaros primeiros e terceiros membros, respectivamente, contra o suporte de corte.
6. Lâmina cortadora de acordo com a reivindicação 5,caracterizada pelo fato dos primeiros, segundos e terceiros membros (167,-212) terem substancialmente a mesma largura em uma direção paralela aoeixo longitudinal do rotor talhador e definirem substancialmente todo ocomprimento da lâmina.
7. Lâmina cortadora de acordo com a reivindicação 5,caracterizada pelo fato do segundo membro (167, 212) definir um terceirofuro configurado para receber um terceiro fixador rosqueado configurado parafixar o segundo membro (167, 212) contra o suporte de corte (160, 160', 192)
8. Lâmina cortadora de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato da lâmina cortadora (162, 162', 162") ser configuradapara ser fixada de modo removível a uma face dianteira de um suporte decorte (160, 160') sobre o rotor talhador.
9. Lâmina cortadora de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato da lâmina cortadora (194) ser configurada para serfixada de modo removível a uma face traseira de um suporte de corte (192)sobre o rotor talhador.
10. Lâmina cortadora de acordo com a reivindicação 9,caracterizada pelo fato de cada entalhe (202) ser definido por duas bordasconfrontantes dispostas sobre cada lado do entalhe (202) configuradas parareceber e passar, através delas, uma segunda lâmina cortadora (132) que éfixada a um alojamento da talhadeira, onde a segunda lâmina cortadora (132),onde a segunda lâmina cortadora (132) se estende em um plano geralmentenormal a um eixo da rotação do rotor talhador.
BRPI0902814-5A 2008-08-12 2009-08-10 lâmina cortadora para montagem sobre um suporte de corte de um rotor talhador de uma talhadeira combinada BRPI0902814B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US8823308P 2008-08-12 2008-08-12
US61/088233 2008-08-12

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0902814A2 true BRPI0902814A2 (pt) 2010-05-25
BRPI0902814B1 BRPI0902814B1 (pt) 2021-03-09

Family

ID=41668185

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902814-5A BRPI0902814B1 (pt) 2008-08-12 2009-08-10 lâmina cortadora para montagem sobre um suporte de corte de um rotor talhador de uma talhadeira combinada

Country Status (4)

Country Link
US (1) US7771261B2 (pt)
AR (1) AR073017A1 (pt)
BR (1) BRPI0902814B1 (pt)
CA (1) CA2674173A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7688616B2 (en) * 2007-06-18 2010-03-30 Taiwan Semicondcutor Manufacturing Company, Ltd. Device and method of programming a magnetic memory element
CA2702753A1 (en) * 2007-11-01 2009-05-07 Iowa State University Research Foundation, Inc. Air movement unit for biomass conveyance, separation, or combine performance enhancement
US8187064B2 (en) * 2009-09-22 2012-05-29 Deere & Company Combine chopper with overload protection
CN101861787A (zh) * 2010-03-26 2010-10-20 潘良满 一种秸秆粉碎机
US9456548B2 (en) * 2014-02-14 2016-10-04 Deere & Company Conveyer for a material processing machine
US9949442B2 (en) * 2015-04-30 2018-04-24 Cnh Industrial America Llc Chopper for an agricultural harvester
US11382273B2 (en) * 2019-11-04 2022-07-12 Cnh Industrial America Llc Threshing components for combine harvester

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4505279A (en) * 1983-08-08 1985-03-19 Sperry Corporation Staggered spiral rasp bar segments for axial flow combines
US5035675A (en) * 1985-07-24 1991-07-30 J. I. Case Company Convertible combine rotor
DE19749338C2 (de) * 1997-11-07 2000-02-17 Franz Schrattenecker Häcksler zum Zerkleinern von Halmgut, vorzugsweise von Stroh
US6036598A (en) * 1998-05-21 2000-03-14 Deere & Company Crop processing element for a rotary combine
US20020002068A1 (en) * 1999-01-25 2002-01-03 Welch Terry J. Enclosed threshing cylinder with rasp-type bars
US7070498B2 (en) * 2003-07-29 2006-07-04 Deere & Company Frusto-conical drum infeed and threshing region for a combine rotor
US7059960B2 (en) * 2003-07-24 2006-06-13 Deere & Company Composite threshing element for a combine rotor
DE102004048084A1 (de) * 2004-09-30 2006-04-13 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Mitnehmer auf einer Zuführtrommel eines selbstfahrenden Mähdreschers
WO2008124583A2 (en) * 2007-04-05 2008-10-16 Iowa State University Research Foundation, Inc. Double shear material chopper

Also Published As

Publication number Publication date
CA2674173A1 (en) 2010-02-12
US20100041452A1 (en) 2010-02-18
US7771261B2 (en) 2010-08-10
AR073017A1 (es) 2010-10-06
BRPI0902814B1 (pt) 2021-03-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2521892C (en) Rotor for a straw chopper
BRPI0902814A2 (pt) lámina cortadora para montagem sobre um suporte de corte de rotor talhador de uma talhadeira combinada
CA2678444C (en) Double shear material chopper
EP3500083B1 (en) Differential speed stalk rolls
BR112014001151B1 (pt) Unidade de corte agrícola modular para uma máquina de trabalho
BRPI0602891B1 (pt) Seção de faca, conjunto de barra cortadora, e, máquina agrícola
BR102017017787B1 (pt) Faca de rolo de talo
BR102015026953A2 (pt) Lâmina de corte
CA2763483C (en) Combine thresher with helical auger flights having sacrificial shield and wear plates
US3873038A (en) Direction vanes for the cutting blades of a forage harvester
EP1647179B1 (de) Rotor für einen Strohhäcksler
US3525375A (en) Forage harvester recutter screen
JP2017112883A (ja) 収穫装置
US8187064B2 (en) Combine chopper with overload protection
US20120210691A1 (en) Bell Knife for Rotary Mower
JP3685260B2 (ja) ケナフ刈り取り装置及びケナフ収穫機
US11910744B2 (en) Differential speed stalk rolls
US2902813A (en) Vegetation cutting means
KR20090022193A (ko) 탈곡기용 탈곡드럼
DE102009028410A1 (de) Messer für den Strohhäcksler eines Mähdreschers
BR102019010252A2 (pt) Plataforma para uma colheitadeira agrícola e colheitadeira agrícola
PL69985Y1 (pl) Ścinacz zielonek do zbioru liści

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/03/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.