BRPI0902020B1 - Método para separar reflexões múltiplas de sinais sísmicos marítimos e meio legível por máquina - Google Patents

Método para separar reflexões múltiplas de sinais sísmicos marítimos e meio legível por máquina Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902020B1
BRPI0902020B1 BRPI0902020-9A BRPI0902020A BRPI0902020B1 BR PI0902020 B1 BRPI0902020 B1 BR PI0902020B1 BR PI0902020 A BRPI0902020 A BR PI0902020A BR PI0902020 B1 BRPI0902020 B1 BR PI0902020B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
signals
seismic
multiple reflections
seismic signals
filtered
Prior art date
Application number
BRPI0902020-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Edward James Ferris
Original Assignee
Pgs Geophysical As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pgs Geophysical As filed Critical Pgs Geophysical As
Publication of BRPI0902020A2 publication Critical patent/BRPI0902020A2/pt
Publication of BRPI0902020B1 publication Critical patent/BRPI0902020B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V1/00Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting
    • G01V1/38Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting specially adapted for water-covered areas
    • G01V1/3808Seismic data acquisition, e.g. survey design
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V1/00Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting
    • G01V1/28Processing seismic data, e.g. analysis, for interpretation, for correction
    • G01V1/36Effecting static or dynamic corrections on records, e.g. correcting spread; Correlating seismic signals; Eliminating effects of unwanted energy
    • G01V1/364Seismic filtering
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V2210/00Details of seismic processing or analysis
    • G01V2210/20Trace signal pre-filtering to select, remove or transform specific events or signal components, i.e. trace-in/trace-out
    • G01V2210/21Frequency-domain filtering, e.g. band pass
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V2210/00Details of seismic processing or analysis
    • G01V2210/50Corrections or adjustments related to wave propagation
    • G01V2210/56De-ghosting; Reverberation compensation

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Oceanography (AREA)
  • Geophysics And Detection Of Objects (AREA)
  • Measurement Of Mechanical Vibrations Or Ultrasonic Waves (AREA)

Abstract

método para atenuação de reflexões múltiplas em dados sísmicos. a presente invenção refere-se a um método para atenuar reflexões múltiplas em sinais sísmicos que inclui filtrar com coerência os sinais sísmicos. os sinais sísmicos são sinais sísmicos filtrados com passa baixa e filtrados com passa alta em uma frequência selecionada de tal maneira que substancialmente só existem reflexões múltiplas nos sinais sísmicos acima da frequência. uma máscara é gerada tendo valor de unidade onde a amplitude de sinal filtrado com passa alta excede um limiar selecionado. a máscara tem valor de unidade zero para todos os outros sinais filtrados, o valor de máscara é multiplicado pelos sinais filtrados com passa baixa. os sinais multiplicados são adicionados aos sinais filtrados com passa alta e um filtro de coerência é aplicado para remover energia primária remanescente para gerar um modelo das reflexões múltiplas. o modelo de reflexões múltiplas é subtraído dos sinais sísmícos filtrados com coerência.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para MÉTODO PARA SEPARAR REFLEXÕES MÚLTIPLAS DE SINAIS SÍSMICOS MARÍTIMOS E MEIO LEGÍVEL POR MÁQUINA.
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS RELACIONADOS
Não aplicável.
DECLARAÇÃO COM RELAÇÃO A PESQUISA OU DESENVOLVIMENTO AFIANÇADO FEDERALMENTE
Não aplicável.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se de uma maneira geral ao campo de exploração sísmica. Mais especificamente, a presente invenção refere-se a métodos para processar dados sísmicos para atenuar os efeitos de reflexões múltiplas.
Antecedentes da Técnica
Em exploração sísmica, dados sísmicos são obtidos ao transmitir energia acústica para dentro do solo perto da sua superfície, e detectar energia acústica que é refletida pelos limites entre diferentes camadas de formações de solo abaixo da superfície. Energia acústica é refletida quando existe uma diferença na impedância acústica entre camadas adjacentes a um limite. Sinais representando a energia acústica detectada são interpretados para deduzir estruturas e composições das estruturas de solo abaixo da superfície.
Na exploração sísmica marítima uma fonte de energia sísmica, tal como um canhão a ar, ou grupo de canhões a ar, é tipicamente usada para transmitir a energia acústica para dentro do solo. O canhão a ar ou grupo é tipicamente acionado em uma profundidade selecionada na água enquanto o canhão a ar ou o grupo é rebocado por um navio. O mesmo navio ou um navio diferente reboca um ou mais cabos de sensores sísmicos, chamados de cabos sismográficos, na água. De uma maneira geral, o cabo sismográfico se estende atrás do navio ao longo da direção na qual o cabo sismográfico é rebocado. Tipicamente, um cabo sismográfico inclui uma pluPetição 870190049002, de 24/05/2019, pág. 4/11 ralidade de hidrofones dispostos no cabo em posições conhecidas espaçadas lado a lado ao longo do cabo. Hidrofones, como é conhecido na técnica, são sensores que geram um sinal ótico ou elétrico correspondendo à pressão da água ou ao gradiente de tempo da pressão na água. O navio que reboca o um ou mais cabos sismográficos tipicamente inclui equipamento de gravação para efetuar uma gravação, indexada com relação ao tempo, dos sinais gerados pelos hidrofones em resposta à energia acústica detectada. A gravação de sinais é processada, tal como explicado anteriormente, para deduzir estruturas e composições das formações de solo abaixo das localizações nas quais o levantamento sísmico é executado.
Dados sísmicos marítimos frequentemente incluem dois artefatos particulares que exigem técnicas a considerar a fim de deduzir mais exatamente a estrutura e composição das formações de solo abaixo da superfície. Estes dois artefatos, conhecidos como efeito fantasma e reflexões múltiplas de camada de água, aparecem porque a água tem uma impedância acústica substancialmente diferente da impedância acústica do ar acima da superfície da água, e porque a água tipicamente tem uma impedância acústica substancialmente diferente da impedância acústica das formações de solo no fundo da água (ou fundo do mar).
Efeito fantasma e reflexões múltiplas de camada de água podem ser entendidos como se segue. Quando o canhão a ar ou grupo de canhões a ar é acionado, a energia acústica irradia de uma maneira geral para baixo onde ela atravessa o fundo do mar e para dentro das formações de solo abaixo da superfície. Parte da energia acústica é refletida nos limites de impedância acústica abaixo da superfície entre camadas das formações de solo, tal como explicado anteriormente. A energia acústica refletida se desloca de uma maneira geral para cima, e é detectada no final pelos sensores sísmicos (hidrofones) no um ou mais cabos sismográficos. Depois de a energia refletida alcançar os cabos sismográficos, entretanto, ela continua a se deslocar para cima até alcançar a superfície da água. A superfície da água tem refletividade quase completa (coeficiente de reflexão igual à unidade) com relação à energia acústica se deslocando para cima. Portanto, qua se toda a energia acústica se deslocando para cima refletirá na superfície da água, e se deslocará para baixo mais uma vez. A energia acústica refletida pela superfície da água também será mudada em fase em cerca de 180 graus a partir da energia acústica incidente se deslocando para cima. A energia acústica se deslocando para baixo refletida pela superfície é comumente conhecida como um sinal fantasma. O sinal fantasma causa um entalhe distinto, ou atenuação da energia dentro de uma frequência limitada na energia acústica detectada pelos hidrofones. A frequência do entalhe no sinal acústico detectado está relacionada à profundidade selecionada na qual o cabo sismográfico é disposto, como é bem conhecido na técnica.
A energia acústica se deslocando para baixo refletida pela superfície da água, assim como a energia acústica emanando diretamente da fonte de energia sísmica, pode refletir no fundo da água e se deslocar para cima, onde ela é detectada pelos hidrofones. Esta mesma energia acústica se deslocando para cima também refletirá na superfície da água, se deslocando mais uma vez para baixo. A energia acústica pode refletir assim tanto na superfície da água quanto no fundo da água diversas vezes antes de ser atenuada, resultando em assim nas chamadas reverberações de camada de água. Tais reverberações podem ter amplitude substancial dentro da energia acústica total detectada, mascarando a energia acústica que é refletida pelos limites de camada abaixo da superfície, e assim tornando mais difícil deduzir estruturas e composições abaixo da superfície a partir dos dados sísmicos.
Existem diversas técnicas de eliminar efeito fantasma e atenuação de efeito de água de camada. Uma técnica como esta está descrita na patente U.S. n° 4.486.865 emitida para Ruehle. Pares de detectores, cada um compreendendo um geofone e um hidrofone. Um filtro é aplicado à saída de pelo menos um de o geofone ou hidrofone em cada par de maneira que o conteúdo de frequência do sinal filtrado é ajustado. O ajuste para o conteúdo de frequência é de tal maneira que quando o sinal filtrado é combinado com o sinal do outro sensor, as reflexões fantasmas se cancelam.
A patente U.S. n° 5.621.700 emitida para Moldovenu também revela usar pelo menos um par de sensores em um método para atenuar fantasmas e reverberações de camada de água.
A patente U.S. n° 4.935.903 emitida para Sanders e outros revela um método para reduzir os efeitos de reverberações de camada de água que inclui medir pressão em profundidades espaçadas lado a lado verticalmente, ou ao medir pressão e movimento de partícula usando pares de sensores. O método inclui aprimorar dados de reflexão primária para uso em processamento pré-pilha ao adicionar dados de fantasma.
A patente U.S. n° 4.979.150 revela um método para exploração sísmica marítima no qual saídas de hidrofones e geofones colocados substancialmente juntos são submetidas a um fator de escala. Os hidrofones e geofones colocados juntos podem ser posicionados no fundo do mar ou acima do fundo do mar.
A maioria dos corpos abaixo da superfície da água é impraticável de avaliar usando cabos de fundo da água e, adicionalmente, técnicas práticas de aquisição sísmica marítima até esta data fazem uso de sensores de hidrofone. Ainda adicionalmente, existem grandes volumes de tais dados sísmicos marítimos de hidrofone que podem se beneficiar de técnicas aperfeiçoadas para separar reflexões múltiplas. Desta maneira, continua a existir uma necessidade de técnicas para atenuar os efeitos de reflexões múltiplas de camada de água em dados sísmicos.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Um método para atenuar reflexões múltiplas em sinais sísmicos de acordo com um aspecto da invenção inclui filtrar com coerência os sinais sísmicos. Os sinais sísmicos são sinais sísmicos filtrados com passa baixa e filtrados com passa alta em uma frequência selecionada de tal maneira que substancialmente só existem reflexões múltiplas nos sinais sísmicos acima da frequência. Uma máscara é gerada tendo valor de unidade onde a amplitude de sinal filtrado com passa alta excede um limiar selecionado. A máscara tem valor de unidade para todos os outros sinais filtrados. O valor de máscara é multiplicado pelos sinais filtrados com passa baixa. Os sinais multiplicados são adicionados aos sinais filtrados com passa alta para gerar um modelo das reflexões múltiplas. O modelo de reflexões múltiplas é subtraído dos sinais sísmicos filtrados com coerência.
Um outro aspecto da invenção é um programa de computador armazenado em uma mídia legível por computador. O programa inclui lógica operável para fazer com que um computador programável execute certos procedimentos incluindo filtrar com passa baixa e filtrar com passa alta sinais sísmicos em uma frequência selecionada. A frequência é selecionada de tal maneira que substancialmente só existem reflexões múltiplas nos sinais sísmicos acima da frequência. Uma máscara é gerada tendo valor de unidade onde a amplitude de sinal filtrado com passa alta excede um limiar selecionado. A máscara tem valor de unidade para todos os outros sinais filtrados. O valor de máscara é multiplicado pelos sinais filtrados com passa baixa. Os sinais multiplicados são adicionados aos sinais filtrados com passa alta para gerar um modelo das reflexões múltiplas. O modelo de reflexões múltiplas é subtraído dos sinais sísmicos filtrados com coerência.
Outros aspectos e vantagens da invenção estarão aparentes a partir da descrição a seguir e das reivindicações anexas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 mostra um exemplo de aquisição de dados sísmicos marítimos incluindo reverberações de camada de água.
A figura 2 é um fluxograma de uma implementação de exemplo de um método de acordo com a invenção.
A figura 3 mostra um computador programável de uso geral com mídias de armazenamento legíveis.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Um exemplo de aquisição de dados sísmicos marítimos que pode ser usado com a invenção está mostrado esquematicamente na figura 1. Um navio de levantamento sísmico 10 se desloca ao longo da superfície 18A de um corpo de água 18 tal como um lago ou oceano. O navio de levantamento 10 inclui o equipamento mostrado em 12 e referido coletivamente como um sistema de gravação que inclui dispositivos (não mostrados separadamente) para acionar uma fonte de energia sísmica 14 em tempos selecionados, para determinar posição geodésica do navio 10, da fonte 14 e de cada um de uma pluralidade de sensores sísmicos 16 a qualquer hora, e para gravar sinais gerados pelos sensores sísmicos 16. Os vários dispositivos que podem ser incluídos no sistema de gravação 12 são bem conhecidos na técnica e não necessitam ser descritos em qualquer detalhe.
Os sensores sísmicos 16 tipicamente são hidrofones ou outro sensor responsivo à pressão ou gradiente de pressão. Outros tipos de sensores sísmicos podem ser usados em outros exemplos, tais como sensores responsivos a movimento de partícula. Os sensores sísmicos 16 são dispostos em localizações espaçadas lado a lado ao longo de cabos referidos como cabos sismográficos. O exemplo na figura 1 mostra somente 1 cabo sismográfico para clareza da ilustração, mas o número de cabos sismográficos, o número de sensores nos cabos sismográficos e se um ou mais cabos sismográficos são rebocados pelo navio de levantamento 10 ou por um navio diferente não são limites no escopo da presente invenção.
A fonte de energia sísmica 14 e os sensores sísmicos 16 são rebocados em uma profundidade selecionada abaixo da superfície 18A da água 18. Durante a aquisição de dados sísmicos, a fonte 14, a qual pode ser um canhão a ar ou grupo de tais canhões, por exemplo, é acionada em tempos selecionados e os sinais produzidos pelos sensores sísmicos 16 em resposta à energia sísmica emitida pela fonte 14 são gravados por dispositivos adequados no sistema de gravação 12. As gravações de sinal tipicamente são indexadas com relação ao(s) tempo(s) de acionamento da fonte de energia sísmica 14. Uma gravação de sinal separada pode ser feita para cada sensor sísmico 16, ou grupos selecionados dos sensores sísmicos 16 podem estar em comunicação de sinal de maneira que uma gravação correspondente é feita do sinal gerado por todos os sensores em um grupo como este. Tipicamente existirão vários milhares de gravações de sinal individuais, referidas como canais correspondendo aos sinais detectados em cada um de uma pluralidade de grupos de sensores sísmicos espaçados lado a lado.
Em geral, a energia sísmica se desloca para fora da fonte 14 mediante acionamento da mesma, e se desloca para baixo, mostrado em 22, através da água 18 até que ela alcança a fundo da água 18B. A energia sísmica continua para baixo através do subsolo até que ela alcança um ou mais limites de impedância acústica de subsolo 20. A energia pode ser refletida em tais limites e se deslocar para cima, mostrado em 24, onde ela alcança os sensores sísmicos 16 e é detectada. A energia sísmica continua a se deslocar para cima até alcançar a superfície da água 18A. A energia sísmica é então refletida pela superfície da água 18A e se desloca para baixo de novo, em 26, onde ela pode ser detectada pelos sensores sísmicos 16 e continuar a se deslocar para baixo. A energia sísmica se deslocando para baixo, se refletida pela superfície da água 18A ou se deslocando diretamente da fonte 14, também pode ser refletida pelo fundo da água 18B. Reflexão entre a superfície da água 18A e fundo da água 18B pode continuar por diversos ciclos, criando artefatos nos sinais sísmicos detectados pelos sensores 16 chamados de reverberações de camada de água ou múltiplas de camada de água. O método da invenção é pretendido para reduzir os efeitos de tais múltiplas de camada de água nos sinais sísmicos.
O método desta invenção conta com a largura de banda de reflexões primárias, isto é, energia sísmica refletida uma vez em limites no subsolo, por exemplo, tal como mostrado em 24 na figura 1, sendo limitada a frequências inferiores (por exemplo, menores que cerca de 40 Hz), embora a largura de banda de reflexões múltiplas seja mais ampla.
Referindo-se à figura 2, em 31, um primeiro elemento de processo em um método de acordo com a invenção é para classificar os sinais sísmicos tal como gravados originalmente em coletas de atributos de traços comuns. Um traço tal como usado em conexão com processamento de sinal sísmico significa uma gravação, tipicamente com relação ao tempo de gravação de amplitude de um sinal sísmico detectado por um receptor sísmico particular (ou conjunto de tais receptores) em um grupo de tais receptores. O atributo deve ser selecionado de tal maneira que filtragem com coerência pode ser aplicada aos traços coletados para aprimorar sinais sísmicos de interesse e reduzir o efeito de ruído aleatório. Um exemplo de uma coleta de atributo comum são coletas de afastamento de fonte para receptor co mum. Outros exemplos incluem coletas de ponto médio comum e coletas de ponto de tiro comum.
Tal como explicado anteriormente, as gravações de sinal incluem tipicamente uma gravação de sinal para cada um da pluralidade de sensores sísmicos individuais ou grupos de tais sensores feita na hora em que a fonte é acionada. Tais coletas de afastamento comum são coleções das gravações de sinal sísmico em que, na hora da gravação dos sinais sísmicos, cada gravação de sinal individual selecionada representa uma mesma distância ao longo da superfície da água (18A na figura 1) entre a posição de fonte e a posição de sensor sísmico. Reflexões primárias e reflexões múltiplas aparecerão como eventos coerentes em tais coletas de afastamento comum, isto é, eventos de alta amplitude evidentes nos sinais exibirão algum tipo de uma relação entre tempo dos eventos de alta amplitude e a geometria de aquisição (afastamento).
Em 32, um processo chamado de filtragem com coerência, um exemplo do qual pode ser deconvolução FX, é executado nas coletas de afastamento comum para atenuar ruído aleatório, isto é, para atenuar eventos nos sinais que não pareçam ter qualquer relação com a geometria de aquisição. Na deconvolução FX, janelas espaciais (por exemplo, 10 sinais ou traços de sensor individual) e janelas de tempo (por exemplo, 20 milissegundos) de sinais de entrada são transformadas de Fourier para o domínio de frequência e posição (F-X). Operadores de deconvolução são projetados na dimensão de posição (X) para predizer partes coerentes do sinal. Subtrair as partes coerentes deixará partes incoerentes (ruído aleatório) que podem então ser transformadas inversas e subtraídas do sinal original. Janelas seguintes são então processadas de forma similar. Preferivelmente, existe alguma sobreposição de tempo e/ou espaço entre janelas. O resultado da filtragem com coerência será usado mais tarde no processo, tal como explicado a seguir.
Em 33, um filtro passa baixa é aplicado às gravações de sinal sísmico. A frequência de corte do filtro passa baixa é selecionada para ser igual à frequência mais alta esperada para estar contida nas reflexões primá rias. Os sinais produzidos pelo filtro passa baixa contêm as reflexões primárias (por exemplo, 24 na figura 1) essencialmente na sua totalidade e a parte de baixa frequência das reflexões múltiplas (por exemplo, 26 na figura 1). Os sinais filtrados com passa baixa podem ser designados por MbaiXa. O filtro passa baixa pode ser definido como tendo uma banda de passagem de 0 30 Hz, o aumento de atenuação começando em 30 Hz e frequências de 40 Hz e acima são fortemente atenuadas. Característica de filtro similar pode ser selecionada para outras frequências de corte para o filtro passa baixa, dependendo do conteúdo de frequência dos dados sísmicos específicos.
Em 34, um filtro passa alta é aplicado às gravações de sinal (em 32). A saída da filtragem com passa alta das gravações de sinal substancialmente não contém reflexões primárias, mas conterá a parte de alta frequência das reflexões múltiplas. As gravações filtradas com passa alta podem ser designadas por Maita. O filtro passa alta pode ser definido tal como para atenuar fortemente frequências entre 0 e 30 Hz, aumento de atenuação começando em 40 Hz, e passando livremente frequências de 40 Hz e maiores. As zonas de transição (aumento de atenuação) do filtro passa baixa e do filtro passa alta, usados em 33 e 34, respectivamente, devem ser selecionadas de tal maneira que quando seus espectros de amplitude são somados, o espectro de amplitude resultante é igual à unidade para todas as frequências. Os dois filtros também devem ser filtros de fase zero a fim de não mudar a fase dos seus respectivos sinais de entrada.
Em 37, as magnitudes (valores absolutos) das amostras de traço depois da filtragem com passa alta precedente são comparadas a um valor limiar designado como limiar 1. Se a magnitude de um traço de amostra for maior do que o limiar 1, uma amostra de saída de traço correspondente é ajustada igual à unidade. Se a magnitude de traço for igual ou menor do que o limiar 1, a amostra de saída de traço correspondente é ajustada igual à zero. O procedimento exposto anteriormente gera um mapa (ou máscara) cujos valores de amostra são unidade, indicando uma amostra de uma pequena onda múltipla, ou zero, indicando uma amostra de uma pequena onda de reflexão primária ou uma amostra indicando a ausência de uma pequena onda de reflexões múltiplas. Por causa de os valores de amostra contidos nos traços de uma coleta de atributo de traço comum poderem ser muito diferentes de um levantamento sísmico para um outro, o valor numérico do limiar 1 pode ser calculado, por exemplo, como um valor médio absoluto de todas as amostras de traço em cada coleta de traço. Em exemplos práticos o valor do limiar 1 pode ser selecionado por meio de um processo interpretativo. Por exemplo, as amplitudes médias [valores médios absolutos] dos valores de dados em uma janela de tempo contendo reflexões exatamente antes de quando quaisquer reflexões múltiplas podem chegar, isto é, exatamente antes de duas vezes o tempo de reflexão de fundo de oceano, como o valor inicial, e os resultados do processo precedente podem ser examinados em uma única coleta de afastamento comum. O exposto anteriormente pode ser repetido usando valores menores e maiores de forma incrementai para o limiar 1. Exame visual pode resultar na seleção de um valor do limiar 1 que pareça ideal para processar o conjunto total de dados. Se o limiar 1 for muito alto, o mapa de amplitudes consiste somente em zeros, e todos os dados de baixa frequência são eliminados do modelo. Se o limiar 1 for ajustado muito baixo, o mapa de amplitudes consiste todo de uns, e todos os dados de baixa frequência são contidos nos dados de modelo que são subtraídos adaptativamente (explicado a seguir) dos dados originais, atenuando ou eliminando assim as reflexões primárias da saída de processo.
Em 38, o mapa é multiplicado, amostra por amostra, pela saída dos sinais filtrados com passa baixa, proveniente de 33. O resultado deve eliminar essencialmente amostras representando pequenas ondas de reflexão primária, e deixando somente a parte de baixa frequência das reflexões múltiplas, Mbaixa- Deve-se notar que se uma reflexão múltipla for coincidente com uma reflexão primária, a pequena onda sísmica resultante será igual à soma dessas duas pequenas ondas. Assim a saída de 38 pode ser designada como Mbaixa + P sobreposições·
Em 39, a saída da multiplicação de 38 é somada com a saída da filtragem com passa alta, proveniente de 32, resultando em reflexões múltiplas de largura de banda total, Mbaíxa + Maita (mais quaisquer Psobreposições)· As amplitudes das pequenas ondas PSObreposições podem ser substancialmente reduzidas, tal como mostrado em 40, por meio de filtragem com coerência. Um exemplo de filtragem com coerência que pode ser usado é deconvolução FX. Assumindo que as amplitudes Psobreposições são fragmentadas pela máscara aplicada anteriormente, então as amplitudes Psobreposições devem parecer ser aleatórias com relação ao filtro de coerência (por exemplo, deconvolução FX) dentro da faixa de frequências em que as amplitudes de reflexão primária existem. Qualquer energia de reflexão primária, portanto, será atenuada, preservando-a assim no processo de subtração adaptativa descrito a seguir.
Em 41, o processo inclui aplicar uma rampa de amplitude a cada traço de maneira que não existirá subtração adaptativa (explicada a seguir) executada de vez em quando onde não podem existir reflexões múltiplas (isto é, nos valores de tempo menores do que duas vezes o tempo de reflexão de fundo de água). O valor dessa rampa pode ser zero do tempo igual a zero (tempo de acionamento de fonte) a t = duas vezes o tempo de reflexão de fundo de água menos um tempo de retardo pré-selecionado. O valor de rampa pode aumentar linearmente para um valor de 1,0 em um tempo de duas vezes o tempo de reflexão de fundo de água. O valor de rampa pode permanecer igual a 1,0 para o final de cada traço. A rampa é multiplicada, amostra por amostra, pelo valor de amplitude de traço de entrada. A saída da aplicação de rampa executada em 41 é uma coleta de traço representando um modelo das pequenas ondas de reflexões múltiplas contidas na coleta de traço original.
Em 42, o modelo precedente das reflexões múltiplas proveniente de 41 é subtraído adaptativamente da saída da deconvolução FX (filtragem com coerência) executada em 32. A saída da subtração adaptativa pode ser processada por um filtro de coerência, em 43, por exemplo, deconvolução FX. A saída de tal filtragem é adicionada, em 45, a uma fração selecionada (escala) da entrada para a filtragem com coerência em 43. A escala é usada somente para limitar onde a deconvolução FX é aplicada, porque em alguns casos pode não ser desejável aplicar a deconvolução FX a dados de curto tempo (superficiais). A saída do processo, em 45, são traços que têm reflexões múltiplas substancialmente, atenuadas
Em um outro aspecto, a invenção refere-se a programas de computador armazenados em uma mídia legível por computador. Referindose à figura 3, o processo precedente tal como explicado com relação à figura 2 pode ser incorporado em código legível por computador armazenado em uma mídia legível por computador, tal como o disco flexível 64, o CD-ROM 60 ou a unidade de disco rígido magnético 66 formando parte de um computador programável de uso geral 50. O computador 50, tal como conhecido na técnica, pode incluir uma unidade central de processamento 60, um dispositivo de entrada de usuário tal como um teclado 68 e um mostrador de usuário 52 tal como um mostrador de tela plana LCD ou mostrador de tubo de raios catódicos. O computador pode incluir dispositivos adequados para interrogar o disco flexível e o CD-ROM, tal como mostrado respectivamente em 58 e 56. De acordo com este aspecto da invenção, a mídia legível por computador inclui lógica operável para fazer com que o computador 50 execute procedimentos tal como exposto anteriormente e explicado com relação à figura 2.
A invenção pode fornecer capacidade melhorada para separar reflexões múltiplas de reflexões primárias em dados sísmicos marítimos.
Embora a invenção tenha sido descrita com relação a um número limitado de modalidades, os versados na técnica, tendo o benefício desta revelação, perceberão que outras modalidades podem ser imaginadas que não fogem do escopo da invenção tal como revelado neste documento. Desta maneira, o escopo da invenção deve ser limitado somente pelas reivindicações anexas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (10)

1. Método para separar reflexões múltiplas de sinais sísmicos marítimos (24, 26), caracterizado por compreender:
filtrar com coerência (32) os sinais sísmicos adquiridos de uma pluralidade de sensores sísmicos posicionados em um corpo de água em resposta à atuação de uma fonte de energia sísmica na água;
filtrar com passa baixa (33) os sinais sísmicos em uma frequência selecionada;
filtrar com passa alta (34) os sinais sísmicos na frequência selecionada, a frequência selecionada de tal maneira que substancialmente só existem reflexões múltiplas nos sinais sísmicos acima da frequência;
gerar (37) uma máscara tendo valor de unidade onde a amplitude de sinal filtrado com passa alta excede um limiar selecionado, a máscara tendo valor zero para todos os outros sinais filtrados com passa alta;
multiplicar (38) o valor de máscara pelos sinais filtrados com passa baixa;
adicionar (39) os sinais multiplicados aos sinais filtrados com passa alta para gerar um modelo das reflexões múltiplas;
subtrair (42) o modelo de reflexões múltiplas dos sinais sísmicos filtrados com coerência; e pelo menos um de armazenar e exibir um resultado da subtração.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente classificar os sinais sísmicos em coletas de atributo de traço comum antes da filtragem com coerência (32), filtragem com passa baixa (33) e filtragem com passa alta (34).
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a filtragem com coerência (32) compreende deconvolução FX.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente filtrar com coerência (43) um resultado da subtração (42).
5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo
Petição 870190049002, de 24/05/2019, pág. 5/11 fato de que a filtragem com coerência (43) do resultado de subtração compreende deconvolução FX.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a subtração (42) compreende subtração adaptativa.
5
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a frequência é em torno de 40 Hz.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um espectro de amplitude combinado de uma parte de aumento de atenuação da filtragem com passa baixa (33) e uma parte de aumento de
10 atenuação do filtro passa alta (34) é substancialmente unitário.
9. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a filtragem com passa baixa (33) e a filtragem com passa alta (34) são substancialmente de fase zero.
10. Meio legível por máquina, caracterizado por executar o mé15 todo para separar reflexões múltiplas de sinais sísmicos marítimos como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 9.
BRPI0902020-9A 2008-06-30 2009-06-30 Método para separar reflexões múltiplas de sinais sísmicos marítimos e meio legível por máquina BRPI0902020B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/215,862 US7675812B2 (en) 2008-06-30 2008-06-30 Method for attenuation of multiple reflections in seismic data
US12/215,862 2008-06-30

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0902020A2 BRPI0902020A2 (pt) 2010-04-13
BRPI0902020B1 true BRPI0902020B1 (pt) 2019-10-15

Family

ID=41172445

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902020-9A BRPI0902020B1 (pt) 2008-06-30 2009-06-30 Método para separar reflexões múltiplas de sinais sísmicos marítimos e meio legível por máquina

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7675812B2 (pt)
EP (1) EP2141514B1 (pt)
CN (1) CN101620276B (pt)
AT (1) ATE555401T1 (pt)
AU (1) AU2009202480B2 (pt)
BR (1) BRPI0902020B1 (pt)
CA (1) CA2668376C (pt)
EA (1) EA017331B1 (pt)
EG (1) EG25387A (pt)
MX (1) MX2009007165A (pt)
MY (1) MY147741A (pt)
SG (1) SG158010A1 (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20100274492A1 (en) * 2009-04-24 2010-10-28 Susanne Rentsch Determining attributes of seismic events
US8300498B2 (en) * 2009-06-30 2012-10-30 Pgs Geophysical As Method for dynamic aperture determination for three-dimensional surface-related multiple elimination
US8818730B2 (en) 2010-07-19 2014-08-26 Conocophillips Company Unique composite relatively adjusted pulse
AU2011337162B2 (en) 2010-12-01 2014-11-06 Exxonmobil Upstream Research Company Primary estimation on OBC data and deep tow streamer data
CN103460074B (zh) * 2011-03-31 2016-09-28 埃克森美孚上游研究公司 全波场反演中小波估计和多次波预测的方法
CN103582825B (zh) * 2011-05-13 2016-12-14 沙特阿拉伯石油公司 同步源地震数据的变频滤波
GB2506782A (en) * 2011-07-29 2014-04-09 Shell Int Research Method for increasing broadside sensitivity in seismic sensing system
US9075162B2 (en) 2011-11-10 2015-07-07 Pgs Geophysical As Method and system for separating seismic sources in marine simultaneous shooting acquisition
US9612351B2 (en) 2012-07-10 2017-04-04 Chevron U.S.A. Inc. System and method for estimating and attenuating noise in seismic data
US20150032379A1 (en) * 2013-03-13 2015-01-29 Westerngeco L.L.C. Attenuation of multiple reflections
US9784869B2 (en) 2013-05-15 2017-10-10 Pgs Geophysical As Noise models by selection of transform coefficients
US9817143B2 (en) 2013-10-30 2017-11-14 Pgs Geophysical As Methods and systems for constraining multiples attenuation in seismic data
US11391857B2 (en) * 2013-12-30 2022-07-19 Pgs Geophysical As Methods and systems for attenuating residual acoustic energy in seismic data
US10670757B2 (en) * 2014-02-26 2020-06-02 Pgs Geophysical As Methods and systems for quantifying coherency and constraining coherency-based separation in simultaneous shooting acquisition
US9964656B2 (en) 2014-08-29 2018-05-08 Pgs Geophysical As Methods and systems to remove particle-motion-sensor noise from vertical-velocity data
US10444386B2 (en) 2014-08-29 2019-10-15 Pgs Geophysical As Methods and systems that determine a velocity wavefield from a measured pressure wavefield
WO2018071628A1 (en) * 2016-10-13 2018-04-19 Downunder Geosolutions (America) Llc Method for the attenuation of multiple refelections in shallow water settings
CN108919357B (zh) * 2018-05-16 2019-10-11 中国海洋石油集团有限公司 一种基于频谱重构的鬼波压制方法
CN108732624A (zh) * 2018-05-29 2018-11-02 吉林大学 一种基于pca-emd的并行震源地震数据随机噪声压制方法
NO20210922A1 (en) * 2019-02-21 2021-07-21 Halliburton Energy Services Inc Waveform processing utilizing an amplitude adaptive data mask
CN111929726B (zh) * 2019-09-04 2023-02-10 中国石油天然气股份有限公司 地震相干数据体处理方法及装置
GB2590177B (en) * 2019-11-21 2023-11-01 Cgg Services Sas Methods and devices performing adaptive subtraction of multiples

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1195204A (en) * 1966-06-15 1970-06-17 Seismograph Service England Methods for Use in Identifying Multiple Reflections.
US4486865A (en) 1980-09-02 1984-12-04 Mobil Oil Corporation Pressure and velocity detectors for seismic exploration
US4935903A (en) 1989-05-30 1990-06-19 Halliburton Geophysical Services, Inc. Reinforcement of surface seismic wavefields
EG19158A (en) 1989-08-25 1996-02-29 Halliburton Geophys Service System for attenuation of water-column reverberation
US5010526A (en) * 1990-07-30 1991-04-23 Mobil Oil Corporation Method of digital filtering
GB2273359B (en) * 1992-12-12 1997-01-15 Schlumberger Ltd Method for improving signal to noise ratio
US5572483A (en) * 1995-07-25 1996-11-05 Western Atlas International, Inc. Method of reducing noise in seismic signals by adaptive filtering of a noise reference
US5703833A (en) * 1995-11-13 1997-12-30 Mobil Oil Corporation One step inversion/separation scheme using a plurality of vibrator sources
US5621700A (en) 1996-05-20 1997-04-15 Schlumberger Technology Corporation, Geco-Prakla Div. Method for attenuation of reverberations using a pressure-velocity bottom cable
US5818795A (en) * 1996-10-30 1998-10-06 Pgs Tensor, Inc. Method of reduction of noise from seismic data traces
US6094620A (en) * 1999-01-08 2000-07-25 Exxonmobil Upstream Research Company Method for identifying and removing multiples from seismic reflection data
US7415401B2 (en) * 2000-08-31 2008-08-19 Exxonmobil Upstream Research Company Method for constructing 3-D geologic models by combining multiple frequency passbands
US6480440B2 (en) * 2001-03-07 2002-11-12 Westerngeco, L.L.C. Seismic receiver motion compensation
US7239578B2 (en) * 2005-03-03 2007-07-03 John M. Robinson Removal of noise from seismic data using radon transformations
CA2616390C (en) * 2005-07-28 2014-04-08 Exxonmobil Upstream Research Company Method for wavelet denoising of controlled source electromagnetic survey data

Also Published As

Publication number Publication date
CA2668376A1 (en) 2009-12-30
ATE555401T1 (de) 2012-05-15
EP2141514A2 (en) 2010-01-06
EA017331B1 (ru) 2012-11-30
EP2141514B1 (en) 2012-04-25
US20090323470A1 (en) 2009-12-31
AU2009202480A1 (en) 2010-01-14
CA2668376C (en) 2014-09-09
MX2009007165A (es) 2010-02-17
US7675812B2 (en) 2010-03-09
AU2009202480B2 (en) 2014-03-27
BRPI0902020A2 (pt) 2010-04-13
CN101620276A (zh) 2010-01-06
EG25387A (en) 2011-12-25
SG158010A1 (en) 2010-01-29
MY147741A (en) 2013-01-15
CN101620276B (zh) 2015-03-25
EA200900650A1 (ru) 2010-04-30
EP2141514A3 (en) 2011-02-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0902020B1 (pt) Método para separar reflexões múltiplas de sinais sísmicos marítimos e meio legível por máquina
US11048001B2 (en) Methods using travel-time full waveform inversion for imaging subsurface formations with salt bodies
US9933533B2 (en) Seismic acquisition method and apparatus
CN103245969B (zh) 用于在震源虚反射去除之后确定源特征波形的方法和系统
EP3339910B1 (en) Device and method for model-based deblending
US8737165B2 (en) Interferometric seismic data processing for a towed marine survey
EP2108980A2 (en) Method for deghosting marine seismic streamer data with irregular receiver positions
US9658353B2 (en) Regulating coherent boundary reflections during generation of a modeled wavefield
US9234977B2 (en) Processing collected survey data
AU2018220021A1 (en) Systems and methods for removing acquisition related effects from seismic data
CN102016643A (zh) 用于衰减双传感器地震拖缆中的低频噪声的方法
BRPI1004966A2 (pt) Método para atenuar ruído de interferência em dados sísmicos de sensor duplo
BR102012033463A2 (pt) Dispositivo e método para remover o ruído de dados do fundo oceânico
BR102012007972A2 (pt) Método para eliminação de restrições espectriais de sistema de aquisição e efeitos de filtração na terra
US9201154B2 (en) Device and method for denoising ocean bottom data
US9170345B2 (en) Near-offset extrapolation for free-surface multiple elimination in shallow marine environment
US20180095186A1 (en) Noise models by selection of transform coefficients

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2626 DE 04-05-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.