BRPI0901494A2 - mesas articuladas e conjunto de mesas articuladas - Google Patents

mesas articuladas e conjunto de mesas articuladas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0901494A2
BRPI0901494A2 BRPI0901494-2A BRPI0901494A BRPI0901494A2 BR PI0901494 A2 BRPI0901494 A2 BR PI0901494A2 BR PI0901494 A BRPI0901494 A BR PI0901494A BR PI0901494 A2 BRPI0901494 A2 BR PI0901494A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tables
articulated
table top
eccentric
around
Prior art date
Application number
BRPI0901494-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Diogo Lage Souza
Eduardo Cronemberger De Faria
Gil Machado Guigon De Araujo
Henrique Garcia Sobreira
Original Assignee
Diogo Lage Souza
Eduardo Cronemberger De Faria
Gil Machado Guigon De Araujo
Henrique Garcia Sobreira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Diogo Lage Souza, Eduardo Cronemberger De Faria, Gil Machado Guigon De Araujo, Henrique Garcia Sobreira filed Critical Diogo Lage Souza
Priority to BRPI0901494-2A priority Critical patent/BRPI0901494A2/pt
Priority to BRPI1011568-4A priority patent/BRPI1011568B1/pt
Priority to PCT/BR2010/000149 priority patent/WO2010127425A1/pt
Publication of BRPI0901494A2 publication Critical patent/BRPI0901494A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47BTABLES; DESKS; OFFICE FURNITURE; CABINETS; DRAWERS; GENERAL DETAILS OF FURNITURE
    • A47B11/00Tables with tops revolvable on vertical spindles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47BTABLES; DESKS; OFFICE FURNITURE; CABINETS; DRAWERS; GENERAL DETAILS OF FURNITURE
    • A47B13/00Details of tables or desks
    • A47B13/02Underframes
    • A47B13/06Underframes of metal

Landscapes

  • Combinations Of Kitchen Furniture (AREA)
  • Accommodation For Nursing Or Treatment Tables (AREA)
  • Tables And Desks Characterized By Structural Shape (AREA)

Abstract

MESAS ARTICULADAS E CONJUNTO DE MESAS ARTICULADAS A presente invenção refere-se a uma mesa articulada que realiza um movimento de transíação horizontal, podendo assumir diversas posições. A mesa compreende um tampo (1), e uma estrutura de base com umaporção superior acoplada ao tampo, e uma porção inferior acoplável rotativamente a uma superfície fixa. A mesa compreende ainda uma articulação de transíação que permite um movimento de transiação do tampo da mesa (1), ao redor de um eixo geométrico vertical excêntrico (E) ao eixo central (C) do tampo da mesa. Descreve-se ainda um conjunto compreendendo uma pluralidade de mesas articuladas que são arranjadas com seus eixos excêntricos (E) dispostos em uma pluralidade de linhas paralelas entre si, e em uma pluralidade de colunas paralelas entre si, e perpendiculares às referidas linhas, permitindo diversas combinações e associações entre as suas mesas.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MESAS ARTICULADAS E CONJUNTO DE MESAS ARTICULADAS".
A presente invenção refere-se a uma mesa articulada que reali-za um movimento de translação horizontal, podendo assumir diversas posi-ções. Assim, mesas semelhantes fixadas a uma superfície plana em um de-terminado arranjo podem ser associadas em diversas combinações e dispo-sições. A presente invenção refere-se ainda a um conjunto de mesas quepermite diversas combinações e associações entre as suas mesas.
Descrição do Estado da Técnica
Nos dias de hoje, as instituições de ensino buscam inovar nosseus métodos de ensino aos alunos, buscando maior eficiência no aprendi-zado, e o desenvolvimento de determinadas habilidades que dificilmente po-dem ser estimuladas com os métodos tradicionais. Esta evolução também sedeve ao desenvolvimento da sociedade da informação, em que é crescentea utilização de recursos de informática tais como computadores com acessoà Internet e com diversos programas aplicáveis ao ensino, telas interativascom interface sensível ao toque entre outros. Além disso, a popularizaçãodos meios de informática facilitou o acesso à informação. Em vista de todasestas mudanças na sociedade, em que informações são divulgadas comimediatismo, e por isso cada vez mais se esperam reações também imedia-tas das pessoas, é importante que os alunos desenvolvam habilidades comofacilidade de comunicação e interação com o grupo, capacidade de raciocí-nio analítico, concentração, entre outros.
Em vista disso, torna-se cada vez mais importante que as insta-lações das instituições de ensino permitam maior flexibilidade do sistema deensino, havendo melhor interação entre professor e aluno, assim como entrealunos em si, estimulando o trabalho em equipe, o compartilhamento de in-formações, as trocas de idéias, e ao mesmo tempo permitindo que uma mai-or quantidade de alunos consiga utilizar simultaneamente recursos de infor-mática e comunicação.
Ao mesmo tempo, em conseqüência do crescimento populacio-nal urbano, também é notável a diminuição dos espaços utilizados para ins-talações comerciais e industriais, o que também decorre em virtude do enca-recimento dos custos necessários para se manter estas instalações. Em vis-ta disso, também é desejável se desenvolver um mobiliário que permita ummelhor aproveitamento dos espaços internos destas instalações, assim co-mo uma maior flexibilidade de uso deste mobiliário, para adaptar a organiza-ção do espaço a usos e situações distintas.
Uma alternativa para se alcançar estes objetivos é de proporcio-nar mobiliários que possam ser dispostos em diferentes configurações, per-mitindo uma melhor adequação de um espaço, tal como sala de aula, deconferência, restaurantes, cyber-cafés, e outros, adequando-se a diferentesatividades.
Já são conhecidos do estado da técnica alguns mobiliários quepodem ser dispostos em configurações variadas. Por exemplo, o documentoEP 0168158 revela uma mesa que possui um pedestal no qual são fixadasduas superfícies de mesa, que são ajustáveis em altura, e podem ser gira-das ao redor do pedestal. Uma das superfícies de mesa é ainda pivotávelverticalmente ao redor de um eixo perpendicular ao pedestal. Já o docu-mento WO 0150926 mostra uma mesa para computador com um pedestalvertical tendo dois tampos de mesa fixados a ele, com altura ajustável e quepodem ser girados ao redor do pedestal.
O documento de patente CN 2215227 refere-se a uma mesa quepossui um único tampo preso de forma articulada a um pedestal fixado auma estrutura de base. O tampo pode ser pivotado verticalmente ao redor deum eixo perpendicular ao pedestal, e possivelmente também girado horizon-talmente ao redor do pedestal.
O documento de patente CN 201097790 revela uma mesa paranotebook com tampo de mesa rotativo, que possui uma placa de mesa principalpresa a um pedestal com rodinhas, e uma placa de mesa auxiliar também pre-sa ao pedestal, abaixo da placa principal. Além disso, um painel rotativo é presoao pedestal ao lado da placa auxiliar. Este painel auxiliar pode girar ao redor dopedestal, e é fixado a um pé de mesa adicional que possui uma rodinha na ex-tremidade inferior, auxiliando na rotação e na sustentação do painel rotativo.O documento de patente Pl 9004954 mostra uma mesa quepossui um tampo de mesa fixo a três pernas também fixas, e três tampos demesa articulados, cada um podendo girar ao redor de uma das respectivaspernas fixas. Assim, estes três tampos de mesa articulados podem ser colo-cados em posição aberta ao redor do tampo fixo, ou ainda em posição reco-lhida, quando ficam empilhados sobre o tampo fixo.
O documento de patente EP 1587395 revela uma mesa quepossui um tampo rotativo em relação à sua perna, e pelo menos uma cadei-ra que gira ao redor do eixo desta mesma perna. Assim, a pessoa pode sen-tar em qualquer lugar ao redor da mesa, porém, a mesa fica parada em umaúnica posição.
O documento de patente Pl 9601925-5 revela uma mesa sobre aqual é presa uma estrutura de suporte para um computador e seus acessó-rios. Esta estrutura é fixada à mesa através de um braço giratório da seguin-te maneira: em uma primeira extremidade do braço, a estrutura é presa demaneira rotativa ao redor de si mesma, e a outra extremidade do braço o-posta à estrutura é fixada à mesa de forma rotativa em torno do ponto defixação do braço.
O registro de desenho industrial Dl 6703895-6 mostra diversasvariantes de uma mesa articulada. Em uma das suas variantes, a mesa éconstituída por um pedestal, um braço preso ao pedestal de forma giratóriaao redor do mesmo, e um tampo de mesa preso à extremidade do braço.Esta mesa é provavelmente destinada a ser fixada a uma parede, em funçãoda peça de fixação presa à sua estrutura de base.
Nenhum desses documentos sugere a aplicação destes mobiliá-rios a instalações usadas por diversas pessoas ao mesmo tempo, tais comosalas de aula e convenção, restaurantes, bares, cyber-cafés entre outros, enem a associação entre mais de um mobiliário idêntico, permitindo a forma-ção de diversos arranjos dentro de um mesmo ambiente, sem precisar des-locá-los e arrastá-los.
Objetivos da Invenção
Um primeiro objetivo da invenção é de proporcionar uma mesaque possa assumir posições diversas, sem que sua estrutura de base preci-se ser deslocada em relação ao chão.
Um outro objetivo da invenção é de proporcionar uma mesa quepossa ser associada a outras mesas semelhantes em diversas combina-ções, disposições e arranjos dentro de um mesmo ambiente, também semque a estrutura de base de nenhuma delas precise ser deslocada em rela-ção ao chão.
É ainda objetivo da invenção proporcionar um conjunto de me-sas que permite diversas combinações e associações entre as suas mesas,facilitando o trabalho em equipe, e ao mesmo tempo permitindo o comparti-lhamento por diversos usuários de recursos dispostos sobre a mesa.
É também desejável proporcionar um mobiliário que otimize autilização do espaço dentro das instalações sejam elas de ensino, domésti-cas, industriais, ou comerciais, possibilitando que a organização do espaçoseja adequada a situações e necessidades diversas.
Breve Descrição da Invenção
Os objetivos da invenção são alcançados por uma mesa articu-lada compreendendo um tampo, e uma estrutura de base com uma porçãosuperior acoplada ao tampo, e uma porção inferior acoplável rotativamente auma superfície fixa, e compreendendo ainda uma articulação de translaçãoque permite um movimento de translação do tampo da mesa no plano hori-zontal, ao redor de um eixo geométrico vertical excêntrico a um eixo centraldo tampo da mesa.
Alternativamente, a mesa articulada compreende ainda uma arti-culação de rotação que permite um movimento de rotação de pelo menosuma parte do tampo da mesa, ao redor do eixo central do tampo da mesa.
A mesa articulada de acordo com a invenção pode compreen-der um pedestal vertical com uma extremidade superior acoplada ao tampoda mesa, e um braço principal com uma extremidade acoplada ao pedestalvertical, e uma extremidade oposta acoplável rotativamente a uma superfíciefixa, em um ponto por onde passa o eixo geométrico vertical excêntrico, aoredor do qual o tampo realiza o movimento de translação. A extremidadesuperior do pedestal vertical pode ser conectada rotativamente ao ponto cor-respondente ao eixo central C do tampo da mesa, e ao redor do qual ele rea-liza o movimento de rotação.
Alternativamente, a estrutura de base compreende ainda umbraço secundário com uma extremidade conectada à porção superior do pe-destal vertical, e uma extremidade oposta conectada ao tampo da mesa. Aextremidade oposta do braço secundário pode estar conectada rotativamen-te ao ponto correspondente ao eixo central C do tampo da mesa, e ao redordo qual ele realiza o movimento de rotação.
Em uma outra alternativa, a estrutura de base compreende umpedestal vertical acoplado a uma superfície fixa, em um ponto por onde pas-sa o eixo geométrico vertical excêntrico E, ao redor do qual o tampo 1 realizao movimento de translação, e um braço principal 3 com uma extremidadeacoplada ao pedestal vertical, e uma extremidade oposta acoplada ao tampoda mesa. A extremidade oposta do braço principal pode ser acoplada rotati-vamente ao ponto correspondente ao eixo central C do tampo da mesa, e aoredor do qual ele realiza o movimento de rotação. O pedestal vertical podeser conectado fixamente à superfície fixa, e é acoplado rotativamente aobraço principal, permitindo que o braço principal gire ao redor do pedestalvertical em um ponto por onde passa o eixo geométrico vertical excêntrico E.
Ou ainda o pedestal vertical pode ser conectado rotativamente à superfíciefixa, podendo girar ao redor de si mesmo em um ponto por onde passa oeixo geométrico vertical excêntrico E, e é acoplado fixamente ao braço principal.
O tampo da mesa pode compreender uma peça central planafixada rotativamente ao tampo no ponto por onde passa o eixo central C dotampo da mesa, sendo que a peça central plana realiza o movimento de ro-tação de pelo menos uma parte do tampo da mesa, ao redor do eixo centralC do tampo da mesa.
Alternativamente, estrutura de base compreende uma perna in-clinada em relação à superfície plana, com a extremidade inferior da pernaacoplada rotativamente à superfície plana no ponto por onde passa o eixogeométrico vertical excêntrico E, e a porção superior da perna acoplada aotampo da mesa.
A estrutura de base da mesa pode possuir um canal interno parapassagem de cabos condutores de dados e/ou eletricidade.
A mesa pode ainda ser acoplada a uma cadeira com um pé co-nectado rotativamente à mesa e sendo capaz de girar ao redor do eixo cen-tral C do tampo da mesa.
O tampo da mesa pode ser na forma de um quadrilátero, ou a-inda substancialmente circular dentre outros formatos.
Os objetivos da invenção são também alcançados por meio deum conjunto de mesas articuladas compreendendo pelo menos duas mesasde acordo com a invenção, que são arranjadas com seus eixos excêntricosE dispostos a uma distância Z entre eles, tal que
Y < Z < 2Y
sendo que Y é a distância entre o eixo excêntrico Eeo ponto da borda dotampo da mesa mais distante do eixo excêntrico na direção da reta que ligao eixo excêntrico E ao eixo central C.
X é a dimensão do tampo da mesa 1 medida em uma direçãoperpendicular a uma reta que liga o eixo excêntrico E ao eixo central C.
Alternativamente, o conjunto compreende uma pluralidade demesas que são arranjadas com seus eixos excêntricos E dispostos em umapluralidade de linhas paralelas entre si, e em uma pluralidade de colunasparalelas entre si, e perpendiculares às referidas linhas, sendo que cada du-as mesas em linhas e colunas vizinhas são afastadas entre si pela distânciaZ, sendo que preferivelmente, Y = 1,5χX e Z = V5x1.
Descrição Resumida dos Desenhos
A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descri-ta com estrutura de base em exemplos de execução representados nos de-senhos. As figuras mostram:
Figura 1 - é uma vista em perspectiva de uma primeira modali-dade da mesa articulada de acordo com a invenção;
Figura 1A - é uma vista em perspectiva de uma segunda modali-dade da mesa articulada de acordo com a invenção;
Figura 1B - é uma vista em perspectiva de uma terceira modali-dade da mesa articulada de acordo com a invenção;
Figura 1C - é uma vista em perspectiva de uma quinta modali-dade da mesa articulada de acordo com a invenção;
Figura 2A - é uma vista da primeira modalidade da mesa ilustra-da na figura 1, instalada a uma superfície do tipo piso elevado;
Figura 2B - é uma vista da primeira modalidade da mesa ilustra-da na figura 1, instalada a uma superfície do tipo piso auto-portante;
Figura 3 - é uma vista em perspectiva de uma quarta modalidadeda mesa articulada de acordo com a invenção;
Figura 4 - é uma vista da mesa de acordo com a quarta modali-dade da invenção, associada a uma cadeira;
Figura 5 - é uma vista superior da mesa de acordo com a inven-ção, em que a mesa é ilustrada em qualquer uma das quatro posições prefe-ridas em que ela pode ser disposta;
Figura 6 - é uma vista superior de duas mesas de acordo com ainvenção, associadas entre si, formando um conjunto de mesas de acordocom a invenção;
Figura 6A - é uma vista superior de quatro mesas arranjadas emum conjunto de mesas de acordo com a invenção, em uma primeira disposi-ção possível;
Figura 6B - é uma vista superior das quatro mesas do conjuntomostradas na figura 6A, porém agora dispostas em uma segunda disposiçãopossível;
Figura 7 - é uma vista superior de um conjunto de mesas de a-cordo com a invenção, contendo doze mesas arranjadas em três linhas equatro colunas, e com cada um dos tampos das mesas dispostos em suasquatro posições preferidas;
Figura 8 - é uma vista superior de duas mesas do sistema deacordo com a invenção, mostrando as relações preferidas de comprimento eespaçamento relativo entre as mesas; eFiguras 9A a 9J - são vistas superiores do conjunto de mesasde acordo com a invenção, mostrando os arranjos e combinações preferidosentre as mesas que constituem o sistema.
Descrição Detalhada das Figuras
As figuras 1, 1A, 1B, 1C e 3 ilustram diferentes modalidades damesa articulada de acordo com a presente invenção. De acordo com todasestas modalidades da invenção, a mesa compreende um tampo 1 preferi-velmente horizontal, e uma estrutura de base com uma porção superior aco-plada ao tampo, e uma porção inferior acoplável a uma superfície fixa. Amesa compreende uma articulação de translação que permite um movimen-to de translação do tampo da mesa 1 no plano horizontal, ao redor de umeixo geométrico vertical excêntrico E ao eixo central C do tampo da mesa,na direção da seta T, em ambos os sentidos.
Alternativamente, a mesa compreende ainda uma articulação derotação que permite um movimento de rotação de pelo menos uma parte dotampo da mesa no plano horizontal, ao redor do eixo central C do tampo damesa, na direção da seta R, em ambos os sentidos. A mesa de acordo coma invenção pode não ser capaz de realizar este movimento de rotação, eneste caso, o acoplamento entre o tampo da mesa e a estrutura de base éfixo.
De acordo com as modalidades preferidas da invenção, a estru-tura de base da mesa articulada compreende pelo menos um pedestal verti-cal 2 e um braço principal 3 que são acoplados entre si e com o tampo damesa 1. O braço principal 3 serve para distanciar horizontalmente o eixocentral C do tampo da mesa 1 em relação ao eixo excêntrico E, para permitiro movimento de translação do tampo da mesa em relação a este eixo excên-trico E. Este movimento de translação ocorre separadamente e independen-temente de um eventual movimento de rotação do tampo ao redor do eixocentral C, o qual é apenas opcional. Alternativamente, o braço 3 e o pedestal2 poderiam ser inclinados ao invés de respectivamente totalmente horizontale vertical, ou ainda apresentar uma outra forma qualquer. A estrutura de ba-se também pode ser constituída em uma peça única, ou pode compreenderdiversas peças. Contudo, é essencial que a estrutura de base ou a disposi-ção relativa entre as peças que a compõem permita o movimento de transla-ção do tampo excêntrico em relação ao eixo central do tampo da mesa. Étambém desejável que a estrutura da mesa permita um movimento de rota-ção do tampo separado do movimento de translação.
As peças que constituem a estrutura de base da mesa preferi-velmente possuem um canal interno para passagem de cabos condutores dedados e/ou eletricidade, de modo a facilitar a instalação de equipamentoseletrônicos e de informática sobre o tampo da mesa 1.
Na primeira modalidade da invenção ilustrada na figura 1, a es-trutura de base compreende um pedestal vertical 2, com uma extremidadesuperior acoplada rotativamente ao ponto correspondente ao eixo central Cdo tampo da mesa 1, de modo que o tampo gire ao redor do pedestal vertical2, no ponto que coincide com o eixo central C. Este acoplamento entre opedestal vertical 2 e o tampo da mesa 1 constitui a articulação de rotaçãoque permite o movimento de rotação na direção da seta R. Porém, o aco-plamento entre o pedestal 2 e o tampo 1 pode ser fixo, de modo que o tampoda mesa não seja capaz de realizar o movimento de rotação.
A estrutura de base compreende ainda um braço principal 3 comuma extremidade acoplada à extremidade inferior do pedestal vertical 2, euma extremidade oposta dotada de um dispositivo de acoplamento rotativo 4com uma superfície fixa, em um ponto por onde passa o eixo geométricovertical excêntrico E. Este acoplamento entre o braço principal 3 e uma su-perfície fixa constitui a articulação de translação que permite o movimento detranslação do tampo da mesa 1 ao redor do eixo geométrico vertical excên-trico Ε. A superfície fixa é preferivelmente uma superfície horizontal plana,que pode ser o piso de uma sala, ou de uma instalação comercial ou indus-trial.
A figura 2A mostra a mesa de acordo com esta primeira modali-dade da invenção acoplada no encontro entre quatro placas 5 por meio dodispositivo de acoplamento rotativo 4. Estas quatro placas, que constituemuma superfície horizontal plana fixa, são também chamadas de piso elevado,o qual é geralmente disposto sobre o chão, de modo que fiações elétricas ede dados passam no espaço entre o chão e as placas. Esta fiação pode serpassada por dentro do canal da estrutura de base da mesa até chegar aotampo, para ser conectada a dispositivos eletrônicos e de informática.
A figura 2B mostra a mesa de acordo com esta primeira modali-dade da invenção acoplada a uma estrutura de piso auto-portante 15. Estepiso auto-portante 15 possui um meio de fixação na posição central, tal co-mo por exemplo um eixo, onde é feita a fixação da estrutura de base da me-sa. Nesta modalidade da invenção, o braço horizontal 3 é fixado rotativa-mente à perfuração do piso auto-portante, no ponto por onde passa o eixogeométrico excêntrico E, constituindo a articulação de rotação.
Embora as figuras 2A e 2B mostrem a associação entre o pisoauto-portante e o piso elevado e a primeira modalidade da invenção, deveser entendido que qualquer uma das outras modalidades da mesa aqui des-crita podem ser associadas a estes dois pisos, fazendo-se as adequaçõesnecessárias às respectivas instalações.
De acordo com a invenção, não é imprescindível utilizar o dispo-sitivo de acoplamento rotativo 4 para conectar a mesa à superfície plana.
Quando a mesa é instalada sobre outros tipos de superfície, ou diretamentesobre o chão, podem ser utilizados outros mecanismos de acoplamento naextremidade do braço principal 3 ou da peça da estrutura de base que é fi-xada à superfície fixa, que permitam este movimento rotativo que gera o mo-vimento de translação do tampo da mesa 1 ao redor do eixo geométrico ver-tical excêntrico E, na direção da seta T, quando a articulação de translaçãofor constituída no acoplamento entre o braço principal e o piso. Nos casosem que a articulação de translação for constituída em outra porção da estru-tura de base da mesa, o acoplamento da mesa com a superfície fixa podeser também fixo.
A figura 4 mostra uma associação entre a mesa de acordo coma primeira modalidade da invenção e uma cadeira rotativa 7. Esta cadeirapossui um pé 6 que é acoplado rotativamente ao pedestal vertical 2 da me-sa, de maneira que ela possa girar ao redor do pedestal vertical 2, variandosua posição em relação ao tampo da mesa 1. Preferivelmente, o pé da ca-deira 6 possui rodinhas que auxiliam seu deslocamento ao redor da mesa.
Embora esta cadeira 7 só seja ilustrada aqui em combinaçãocom a primeira modalidade da mesa, deve ser entendido que ela pode serassociada a mesas de acordo com qualquer outra modalidade desta inven-ção, simplesmente acoplando a cadeira rotativamente à mesa, de modo queela possa girar ao redor do eixo central C do tampo da mesa.
De acordo com a segunda modalidade da invenção ilustrada nafigura 1A, a estrutura de base pode compreender um braço secundário 8além do braço principal 3 e do pedestal vertical 2. Uma extremidade do bra-ço secundário 8 está conectada à porção superior do pedestal vertical 2, euma extremidade oposta do braço secundário 8 está conectada rotativamen-te ao tampo da mesa 1, no ponto por onde passa o eixo central C. Esta co-nexão rotativa entre o braço secundário 8 e o tampo da mesa constitui a arti-culação de rotação que permite o movimento de rotação do tampo da mesaao redor do seu eixo central C, na direção da seta R. O acoplamento entre obraço secundário 8 e o tampo da mesa pode ser fixo, nos casos em que amesa não realizar o movimento de rotação.
De acordo com uma terceira modalidade da invenção ilustradana figura 1B, a estrutura de base da mesa compreende um pedestal vertical2 com uma extremidade inferior acoplável a uma superfície fixa, em um pon-to por onde passa o eixo geométrico vertical excêntrico Ε. A porção superiordo pedestal vertical 2 é conectada a uma extremidade do braço principal 3. Aextremidade oposta do braço principal 3 é acoplada rotativamente ao tampoda mesa 1, no ponto por onde passa o eixo central C do mesmo. Este aco-plamento constitui, portanto, a articulação de rotação que permite o movi-mento de rotação do tampo da mesa ao redor do eixo central C, na direçãoda seta R. O acoplamento entre o braço principal 3 e o tampo da mesa 1pode ser fixo, nos casos em que a mesa não realizar o movimento de rotação.
Na modalidade da invenção ilustrada na figura 1B, a conexãoentre o pedestal 2 e o braço principal 3 é rígida. Já a conexão do pedestalvertical 2 com a superfície horizontal plana é rotativa, constituindo a articula-ção de translação que permite um movimento de translação do tampo damesa 1 ao redor de um eixo geométrico vertical excêntrico E, na direção daseta T. Porém, alternativamente, a conexão entre o pedestal 2 e o braçoprincipal 3, pode ser rotativa, formando a referida articulação de translaçãodo movimento de translação, enquanto a conexão entre o pedestal vertical 2e a superfície é fixa.
A figura 1C mostra uma modalidade alternativa da invenção, emque a estrutura de base é constituída apenas por uma perna 14 inclinada emrelação à superfície plana à qual a mesa é fixada. A extremidade inferior daperna é acoplada rotativamente à superfície plana no ponto por onde passao eixo geométrico vertical excêntrico E, e a extremidade superior da perna14 é acoplada ao tampo da mesa 1. O acoplamento rotativo entre a perna 14e a superfície constitui a articulação de translação que permite o movimentode translação do tampo da mesa 1 no plano horizontal, ao redor do eixo ge-ométrico vertical excêntrico E.
O acoplamento entre a perna 14 e o tampo da mesa 1 pode serfixo ou também rotativo. Caso seja desejável que a mesa realize também omovimento de rotação, então a perna 14 deve ser fixada rotativamente aotampo da mesa 1 no ponto por onde passa o eixo geométrico central C. Esteacoplamento constitui a articulação de rotação que permite o movimento derotação do tampo da mesa 1, ao redor do eixo central C.
A figura 3 ilustra uma quarta modalidade da invenção, que ébastante similar à primeira modalidade, com um braço principal 3 articula-damente conectado ao piso em uma extremidade, no ponto por onde passao eixo geométrico excêntrico E, e um pedestal vertical 2 conectado à extre-midade oposta do braço principal 3. O tampo da mesa 1 é acoplado à extre-midade superior do pedestal vertical 2. Porém, nesta modalidade da inven-ção, o tampo da mesa 1 completo não precisa girar ao redor do pedestalvertical 2, de modo que o acoplamento entre eles pode ser fixo. Neste caso,o tampo da mesa 1 compreende uma peça central plana circular 11 fixadarotativamente ao tampo 1, podendo girar ao redor do ponto por onde passa oeixo central C1 enquanto o tampo da mesa 1 permanece imóvel. Assim, oacoplamento rotativo entre a peça plana central 11 e o tampo da mesa cons-titui a articulação de rotação que permite o movimento de rotação na direçãoda seta R.
Nesta quarta modalidade da invenção, a mesa pode compreen-der ainda um monitor 12 que pode ser formado integralmente com ou aco-plado à peça central circular 11, de modo que o monitor gira junto com omovimento de rotação desta peça. Este monitor 12 pode funcionar como umterminal de computador, ou parte dele, integrando um sistema ou uma redede computadores, ou um terminal do tipo "thin client". Ele pode apresentaruma interface sensível ao toque, para permitir interação do usuário com osdemais usuários conectados ao mesmo sistema ou à mesma rede. Este sis-tema ou esta rede de computadores pode ser controlado por um instrutor,palestrante ou professor, de modo que este possa interagir com todos osusuários de terminais similares. O terminal de computador pode tambémpertencer a uma rede de um cyber-café e ser administrado por um adminis-trador de rede qualquer.
Também podem estar integrados à peça central circular 11 ouao tampo da mesa outros tipos de equipamentos, tais como dispositivos delaboratórios, outros dispositivos eletrônicos e de informática, objetos de es-critório e similares.
O tampo da mesa 1 compreendendo uma peça central circular11 rotativa pode ser também combinado com uma estrutura de base de a-cordo com qualquer uma das modalidades da invenção aqui descritas, taiscomo aquelas mostradas nas figuras 1, 1 A, 1B e 1C.
A vantagem desta disposição da mesa com tampo rotativo é queo movimento de rotação do tampo ou parte dele em torno do eixo central Cpermite que o equipamento integrado ou disposto sobre ele seja movimenta-do facilmente e exibido para outras pessoas presentes naquele mesmo am-biente. Este mecanismo é especialmente vantajoso, quando a mesa é asso-ciada a um monitor, pois o mesmo pode ser deslocado e mostrado para ou-tras pessoas de maneira bastante simples. O movimento de rotação tambémpermite que o usuário utilize todo o contorno da mesa, e evita que se façatranslação dos tampos antes de realizar a rotação, quando as mesas se en-contram dispostas em grupo.
Alternativamente, o tampo da mesa pode ser ele mesmo umterminal de computador sensível ao toque, ou uma tela sensível ao toque, dotipo tela multi-touch. Além do movimento de rotação que ocorre preferivel-mente no plano horizontal, o tampo da mesa também pode realizar um mo-vimento basculante (não ilustrado), de modo a ficar disposto em uma posi-ção vertical, ou formando um ângulo qualquer entre O0 e 180° com o chão.
Esse movimento é particularmente desejável, nas modalidades da invençãoem que o tampo da mesa é uma tela de computador.
O movimento de translação do tampo da mesa também propor-ciona maior mobilidade à mesa, e maior flexibilidade na sua utilização. Nafigura 5 são mostradas em uma vista superior algumas posições preferidasP1, P2, P3 e P4, nas quais a mesa pode ser disposta. Porém, o tampo damesa pode assumir qualquer posição ao longo da curva formada pela seta T.
Ou ainda alternativamente, ao invés de realizar o movimento detranslação, poderia simplesmente realizar o movimento de rotação do tampoda mesa em torno de seu eixo central C, para os demais usuários visualiza-rem a tela.
Nas modalidades da mesa aqui ilustradas, o tampo da mesa ésempre substancialmente na forma de um quadrado, cuja dimensão da lar-gura é igual à dimensão da profundidade, ou seja, todas as laterais do tampoda mesa possuem o mesmo tamanho. O quadrado pode apresentar prefe-rencialmente bordas arredondadas, pois quando as mesas estão dispostasem grupos, não há necessidade de retirar uma mesa do caminho antes demovimentar a outra. Porém, o tampo da mesa também pode ser substanci-almente circular ou elíptica dentro do escopo da presente invenção, ou aindana forma de um quadrilátero com a profundidade diferente da largura.
A associação entre os movimentos de rotação e translação tor-na-se particularmente útil quando se associa uma pluralidade de mesas i-dênticas em um mesmo ambiente, constituindo assim um conjunto de mesasarticuladas, o qual também é objeto da presente invenção.
Resultados similares e igualmente eficientes são também alcan-çados apenas por meio do movimento de translação das mesas, sendo omovimento de rotação apenas uma alternativa possível.
A figura 6 mostra como pode ser feita a associação entre duasmesas idênticas de acordo com a invenção, formando um conjunto de me-sas. Estas duas mesas devem ser fixadas a uma superfície fixa preferivel-mente plana, com seus respectivos eixos excêntricos E distanciados entre si,de tal forma que quando os tampos das mesas 1 realizam um movimento detranslação, as bordas de duas mesas adjacentes se encontram, formandouma superfície contínua. Como nesta modalidade preferida da invenção ostampos das mesas são quadrados, a dimensão de todas as bordas dos tam-pos das mesas é sempre a mesma. Assim, as duas mesas que se encon-tram formam uma mesa única, permitindo que duas pessoas se juntem aoredor da mesma. Além disso, caso as mesas realizem também o movimentode rotação, os tampos das mesas podem ser unidos na posição que o usuá-rio preferir, sem haver necessidade de modificar a disposição do materialsobre a mesa. Por exemplo, se houver um monitor de computador sobre ca-da mesa, ou se o próprio tampo da mesa for uma tela sensível ao toque,quando elas são unidas, os usuários podem sentar na posição que quiseremao redor da mesa e colocar o monitor 12 na posição que desejarem por meiodo movimento de rotação do tampo 1. Caso a mesa seja ainda associada acadeiras rotativas 7, tal como mostrado na figura 4, então a cadeira tambémpode ser deslocada para a posição mais conveniente ao redor do tampo dasua respectiva mesa.
De acordo com a presente invenção, não é necessário que duasmesas adjacentes do conjunto de mesas encostem uma na outra formandouma superfície contínua, após um movimento de translação. Elas podemapenas se aproximar bastante, sem chegar a se encostar, ou apenas se en-costando em um único ponto, por exemplo, quando os seus tampos foremredondos.Para evidenciar ainda mais o modo de funcionamento e as van-tagens trazidas pela associação de mesas aqui descrita em um conjunto demesas, as figuras 6A e 6B ilustram, em uma vista superior, um conjunto demesas de acordo com a invenção contendo quatro mesas. Na figura 6A, trêsmesas estão dispostas próximas entre si, formando uma mesa única, permi-tindo que três pessoas estejam reunidas ao redor da mesma. A quarta mesaestá disposta afastada do grupo de três mesas. Caso a pessoa que estiversentada na mesa separada queira se juntar às demais, basta realizar ummovimento de translação simples mostrado na figura 6B, e associar a quartamesa ao grupo de três mesas, formando uma mesa única constituída porquatro tampos de mesa. Este arranjo de mesas pode ser útil tanto em umasala de aula ou de debate em que as pessoas são postas a trabalharem jun-tas, quando em um café, bar, ou restaurante, em que várias pessoas dese-jam sentar em uma mesma mesa, dentre outras aplicações possíveis.
A figura 7 ilustra um conjunto de mesas articuladas compreen-dendo doze mesas, para proporcionar um melhor entendimento do funcio-namento do sistema como um todo. Todas as mesas que integram o conjun-to são idênticas e do tipo de acordo com qualquer uma das modalidades dapresente invenção. As mesas do cinjunto são arranjadas com seus eixosexcêntricos dispostos em uma pluralidade de linhas L1, L2, L3 paralelas entresi, e em uma pluralidade de colunas Ci, C2, C3, C4 paralelas entre si, e per-pendiculares às referidas linhas. As linhas e colunas são espaçadas entre side uma distância determinada, aqui chamada de distância Z.
Nesta figura 7, as mesas são ilustradas com seus tampos ocu-pando quatro posições diferentes, mostrando como mesas adjacentes po-dem ser associadas entre si, formando diversos arranjos de mesas combi-nadas da forma desejada. Estes diferentes arranjos serão mais detalhada-mente mostrados nas figuras 9A a 9J. Porém, para que a combinação entreas mesas seja possível, é desejável que as dimensões da mesa e a distân-cia relativa entre mesas adjacentes atendam a determinadas relações.
Nas figuras 7 e 8 é mostrada a distância Z que corresponde àdistância entre duas linhas ou colunas vizinhas. Esta distância correspondeao espaçamento entre os respectivos eixos geométricos verticais excêntricosE de duas mesas vizinhas de uma mesma linha ou coluna, e é definida pelarelação:
Y < Z < 2Y
O parâmetro Y1 mostrado na figura 8 é o outro importante no di-mensionamento das mesas e do sistema de acordo com a invenção. Y é adistância entre o eixo excêntrico Eeo ponto da borda do tampo da mesamais distante do eixo excêntrico na direção da reta que liga o eixo excêntricoE ao eixo central C.
O parâmetro X é a dimensão do tampo da mesa medida em umadireção perpendicular a uma reta que liga o eixo excêntrico E ao eixo centralC. Por exemplo, quando o tampo for redondo, X será o seu diâmetro, equando o tampo for um quadrilátero, X será a dimensão da largura.
Os valores de Y e Z podem ser quaisquer valores, desde queambos atendam simultaneamente às relações aqui descritas. Ou seja, den-tro de um mesmo conjunto de mesas, duas linhas e/ou colunas vizinhas po-dem estar separadas por distâncias diferentes, desde que todas estas dis-tâncias atendam às relações de Z e Y aqui descritas.
Em uma modalidade da invenção, o sistema compreende vinte equatro mesas organizadas em quatro linhas e seis colunas, ou seis linhas equatro colunas, e os valores de Y e Z são calculados pelas seguintes rela-ções:
Y = 1,5 χ X
Z = -JSxX
O número total de mesas, linhas e colunas pode variar em fun-ção da quantidade de usuários prevista no local. Além disso, as dimensõesdas mesas também podem ser modificadas em função do tamanho total doespaço disponível, do tamanho que o tampo da mesa deve ter dependendoda utilização que se pretende destinar às mesmas, e também do público aoqual elas são destinadas, que pode ser infantil ou adulto.
As figuras 9A a 9J mostram em vistas superiores diversas ma-neiras em que as mesas do sistema de acordo com a invenção podem sercombinadas, formando arranjos e combinações diversas e adequadas a si-tuações diferentes. Todas estas formas de combinação aqui ilustradas sãobaseadas na modalidade do sistema incluindo vinte e quatro mesas dispos-tas em quadro linhas e seis colunas, porém podem ser feitas combinaçõesdiferentes alterando-se a quantidade de mesas, e das linhas e colunas emque são organizadas.
A figura 9A mostra um arranjo mais tradicional das mesas, emque são todas colocadas na mesma posição. Esta é a disposição normal-mente utilizada em salas de aula, reunião e conferência, em que o professorou palestrante se coloca em um lado da frente da sala, e todos os demaisparticipantes se acomodam virados para este lado da frente.
As figuras 9B a 9F mostra formas em que estas 24 mesas po-dem ser organizadas em grupos, que poderiam ser utilizadas, por exemplo,em aulas em que os usuários são colocados a trabalhar em grupos, caso osistema seja implantado em uma sala de aula. Estes agrupamentos podemser úteis também em salas de aula, mas também em instalações comerciaisjá aqui descritas, tais como bares, restaurantes, cafés, cyber-cafés, e atéescritórios. Os exemplos a seguir são descritos com base em salas de aula,porém não estão restritos a este tipo de aplicação.
Na figura 9B, as mesas são organizadas em 12 grupos de 2, quepode ser uma configuração vantajosa quando é necessário o uso de compu-tadores, pois permite que dois usuários compartilhem o mesmo computador.
Na figura 9C é demonstrado um arranjo das mesas em oito trios. Já a figura9D mostra o arranjo das mesas em seis grupos de quatro, enquanto a figura9E ilustra o arranjo das mesas em quatro grupos de seis. Por outro lado, afigura 9F mostra o arranjo das mesas em grupos diversos com quantidadesde mesas diferentes, sendo dois grupos de 2 mesas, dois grupos de 3 me-sas, um grupo de 4 mesas, um grupo de 6 mesas, e duas mesas restantesficando sozinhas. Este arranjo em grupos variados permite que alguns alu-nos fiquem trabalhando em grupo, enquanto o professor ou ainda algum alu-no fazendo prova de segunda chamada ocupam mesas individuais.
Todos estes arranjos de mesas em grupos sejam eles iguais ouvariados podem ser especialmente vantajosos para instituições de ensino,em que no início da aula, todas as mesas podem ser dispostas viradas paraum mesmo lado onde estiver o professor como mostra a figura 9A, e depoisde uma exposição deste professor, os alunos são rapidamente colocados atrabalhar em grupos, sem necessidade de arrastar mesas de um lado para ooutro, e depois arrastá-las de volta para a posição original, evitando barulho,e permitindo que a sala seja rearrumada rapidamente. Evidentemente, con-tudo, a praticidade trazida por esta possibilidade de arranjo das mesas emposições diversas não está limitada a salas de aula, mas pode ser aplicadatambém a laboratórios científicos, escritórios, salas de reuniões e conferên-cias, salas de informática, bares, restaurantes, cafés, cyber-cafés, Ian-houses, escritórios comerciais, entre outros.
As figuras 9G a 9J mostram arranjos em que as mesas não sãonecessariamente combinadas entre si em grupos, mas são orientadas de talmaneira a permitir interações específicas entre os usuários.
Na figura 91 é mostrada uma disposição das mesas em dois cír-culos. As 16 mesas mais externas são dispostas formando um círculo perifé-rico, e as 8 mesas mais internas também são dispostas formando um círculointerno. Outras disposições alternativas mostradas nas figuras 9G e 9H sãoem forma de "U" ou ferradura, sendo que a figura 9G mostra um formato deU mais aberto, e a figura 9H mostra um formato de U mais fechado. Nos doiscasos, as mesas mais externas formam um primeiro U maior e as mesasmais internas formam um segundo U menor interno.
Todas estas disposições das figuras 9G, 9H e 91 podem ser bas-tante vantajosas em reuniões que estimulem discussões entre todos os par-ticipantes, os quais que podem se acomodar nas mesas do círculo ou U in-terno ou externo, permitindo que todos se vejam, por exemplo, em reuniõesde conselho de uma empresa.
A figura 9J mostra outra forma de arranjo em que as mesas sãoseparadas em quatro grupos de 6, sendo que todas as mesas de um mesmogrupo são colocadas em uma mesma posição. Os usuários podem se colo-car na posição que preferirem em relação à mesa, por exemplo, ficando to-dos os usuários de um grupo de 6 de frente para todos os usuários de outrogrupo de 6. Esta configuração pode ser vantajosa em casos de debates en-tre grupos, em que cada um dos grupos defende uma posição particular.
Todas estas modalidades de arranjos das mesas no sistema dapresente invenção demonstram que este sistema proporciona uma grandeflexibilidade de organização das mesas de maneira simples rápida e prática,sem precisar utilizar força física. Conseqüentemente, isso permite que amesma sala dotada deste conjunto de mesas seja utilizada como sala deaula comum, sala de informática, laboratório, sala de conferência e reunião,sala de vídeo, entre outros, ou ainda que a mesma instalação comercial sejaadaptada a demandas e situações diferentes.
A flexibilidade de disposição proporcionada por este sistema de-ve-se à possibilidade de realização do movimento de translação excêntrico,associado à disposição das mesas em linhas e colunas organizadas e dis-tanciadas de acordo com as relações de Y e Z aqui descritas. Um resultadoainda melhor pode ser alcançado com a associação destas característicasao movimento de rotação do tampo da mesa.
A variedade de arranjos das mesas em grupos ou disposiçõesdiferentes permite ainda uma maior integração entre os usuários, por exem-pio, alunos e professores, para que eles possam desenvolver habilidades detrabalho em equipe, participação de discussões e exposições de idéias. Es-sa variedade de arranjos também permite que as mesas sejam facilmenteadequadas ao espaço em que estão, em função das diferentes demandas.
A possibilidade de rotação do tampo da mesa permite que o ma-terial ou equipamento disposto sobre uma mesa seja mostrado e disponibili-zado para usuários localizados no lado oposto da mesma mesa, ou aindaem outras mesas, o que também facilita e estimula o trabalho em equipe,além de permitir que mais de um usuário compartilhe o mesmo equipamen-to. Além disso, esse movimento de rotação do tampo permite que o usuáriosente-se em qualquer dos lados da mesa, e depois gire o tampo para a posi-ção mais confortável para ele.
Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, de-ve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possí-veis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações a-pensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.

Claims (17)

1. Mesa articulada compreendendo um tampo (1), e uma estrutu-ra de base com uma porção superior acoplada ao tampo, e uma porção infe-rior acoplável rotativamente a uma superfície fixa, caracterizada pelo fato decompreender ainda:uma articulação de translação que permite um movimento detranslação do tampo da mesa (1) no plano horizontal, ao redor de um eixogeométrico vertical excêntrico (E) a um eixo central (C) do tampo da mesa.
2. Mesa articulada de acordo com a reivindicação 1, caracteriza-da pelo fato de que compreende ainda uma articulação de rotação que per-mite um movimento de rotação de pelo menos uma parte do tampo da mesa,ao redor do eixo central (C) do tampo da mesa.
3. Mesa articulada de acordo com a reivindicação 1 ou 2, carac-terizada pelo fato de que a estrutura de base compreende:um pedestal vertical (2) com uma extremidade superior acopladaao tampo da mesa (1); eum braço principal (3) com uma extremidade acoplada ao pedes-tal vertical (2), e uma extremidade oposta acoplável rotativamente a umasuperfície fixa, em um ponto por onde passa o eixo geométrico vertical ex-cêntrico (E), ao redor do qual o tampo realiza o movimento de translação.
4. Mesa articulada de acordo com a reivindicação 3, caracteriza-da pelo fato de que a extremidade superior do pedestal vertical (2) é conec-tada rotativamente ao ponto correspondente ao eixo central (C) do tampo damesa (1), e ao redor do qual ele realiza o movimento de rotação.
5. Mesa articulada de acordo com a reivindicação 3, caracteriza-da pelo fato de que a estrutura de base compreende ainda um braço secun-dário (8) com uma extremidade conectada à porção superior do pedestalvertical (2), e uma extremidade oposta conectada ao tampo da mesa (1).
6. Mesa articulada de acordo com a reivindicação 5, caracteriza-da pelo fato de que a extremidade oposta do braço secundário (8) está co-nectada rotativamente ao ponto correspondente ao eixo central (C) do tampoda mesa, e ao redor do qual ele realiza o movimento de rotação.
7. Mesa articulada de acordo com a reivindicação 1 ou 2, carac-terizada pelo fato de que a estrutura de base compreende:um pedestal vertical (2) acoplado a uma superfície fixa, em umponto por onde passa o eixo geométrico vertical excêntrico (E)1 ao redor doqual o tampo (1) realiza o movimento de translação, eum braço principal (3) com uma extremidade acoplada ao pedes-tal vertical (2), e uma extremidade oposta acoplada ao tampo da mesa (1).
8. Mesa articulada de acordo com a reivindicação 7, caracteriza-da pelo fato de que a extremidade oposta do braço principal (3) é acopladarotativamente ao ponto correspondente ao eixo central (C) do tampo da me-sa (1), e ao redor do qual ele realiza o movimento de rotação.
9. Mesa articulada de acordo com a reivindicação 7 ou 8, carac-terizada pelo fato de que o pedestal vertical (2) é conectado fixamente à su-perfície fixa, e é acoplado rotativamente ao braço principal (3), permitindoque o braço principal gire ao redor do pedestal vertical (2) em um ponto poronde passa o eixo geométrico vertical excêntrico (E).
10. Mesa articulada de acordo com a reivindicação 7 ou 8, ca-racterizada pelo fato de que o pedestal vertical (2) é conectado rotativamen-te à superfície fixa, podendo girar ao redor de si mesmo em um ponto poronde passa o eixo geométrico vertical excêntrico (E)1 e é acoplado fixamenteao braço principal (3).
11. Mesa articulada de acordo com qualquer uma das reivindica-ções 1 a 10, caracterizada pelo fato de que o tampo da mesa (1) compreen-de uma peça central plana (11) fixada rotativamente ao tampo no ponto poronde passa o eixo central (C) do tampo da mesa, sendo que a peça centralplana (11) realiza o movimento de rotação de pelo menos uma parte do tam-po da mesa, ao redor do eixo central (C) do tampo da mesa.
12. Mesa articulada de acordo com qualquer uma das reivindica-ções 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a estrutura de base compreendeuma perna (14) inclinada em relação à superfície plana, com a extremidadeinferior da perna acoplada rotativamente à superfície plana no ponto por on-de passa o eixo geométrico vertical excêntrico (E), e a porção superior daperna (14) acoplada ao tampo da mesa (1).
13. Mesa articulada de acordo com qualquer uma das reivindica-ções 1 a 12, caracterizada pelo fato de que a estrutura de base da mesapossui um canal interno para passagem de cabos condutores de dados e/oueletricidade.
14. Mesa articulada de acordo com qualquer uma das reivindica-ções 1 a 13, caracterizada pelo fato de ser acoplada a uma cadeira (7) comum pé (6) conectado rotativamente à mesa e sendo capaz de girar ao redordo eixo central C do tampo da mesa.
15. Conjunto de mesas articuladas caracterizado pelo fato decompreender pelo menos duas mesas como definidas em qualquer uma dasreivindicações 1 a 14, que são arranjadas com seus eixos excêntricos (E)dispostos a uma distância Z entre eles, tal queY < Z < 2Ysendo que Y é a distância entre o eixo excêntrico (E) e o ponto da borda dotampo da mesa (1) mais distante do eixo excêntrico na direção da reta queliga o eixo excêntrico (E) ao eixo central (C)
16. Conjunto de mesas de acordo com a reivindicação 15, carac-terizado pelo fato de compreender uma pluralidade de mesas que são arran-jadas com seus eixos excêntricos (E) dispostos em uma pluralidade de li-nhas paralelas entre si, e em uma pluralidade de colunas paralelas entre si,e perpendiculares às referidas linhas, sendo que cada duas mesas em linhase colunas vizinhas são afastadas entre si pela distância Z.
17. Conjunto de mesas de acordo com a reivindicação 15 ou 16,caracterizado pelo fato de que Y = 1,5 χ X e Z = V5 χ Xsendo que X é a dimensão do tampo da mesa (1) medida em uma direçãoperpendicular a uma reta que liga o eixo excêntrico (E) ao eixo central (C).
BRPI0901494-2A 2009-05-08 2009-05-08 mesas articuladas e conjunto de mesas articuladas BRPI0901494A2 (pt)

Priority Applications (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901494-2A BRPI0901494A2 (pt) 2009-05-08 2009-05-08 mesas articuladas e conjunto de mesas articuladas
BRPI1011568-4A BRPI1011568B1 (pt) 2009-05-08 2010-05-10 mesas articuladas e conjunto de mesas articuladas
PCT/BR2010/000149 WO2010127425A1 (pt) 2009-05-08 2010-05-10 Mesas articuladas e conjunto de mesas articuladas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901494-2A BRPI0901494A2 (pt) 2009-05-08 2009-05-08 mesas articuladas e conjunto de mesas articuladas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0901494A2 true BRPI0901494A2 (pt) 2011-01-18

Family

ID=43049865

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0901494-2A BRPI0901494A2 (pt) 2009-05-08 2009-05-08 mesas articuladas e conjunto de mesas articuladas
BRPI1011568-4A BRPI1011568B1 (pt) 2009-05-08 2010-05-10 mesas articuladas e conjunto de mesas articuladas

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1011568-4A BRPI1011568B1 (pt) 2009-05-08 2010-05-10 mesas articuladas e conjunto de mesas articuladas

Country Status (2)

Country Link
BR (2) BRPI0901494A2 (pt)
WO (1) WO2010127425A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9167894B2 (en) * 2013-01-25 2015-10-27 Sparx Smart Pods Inc. Workstation having automated and powered height, depth and rotational adjusters
US8991320B2 (en) 2013-01-25 2015-03-31 Sparx Smart Pods Inc. Workstation having automated and powered height, depth and rotational adjusters
DE202014004472U1 (de) 2013-06-04 2014-07-02 Joachim Hess Multifunktionstisch
WO2017079840A1 (en) 2015-11-13 2017-05-18 Sparx Smartpods Inc. Systems and methods for controlling an interactive workstation based on biometric input

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2281076A1 (fr) * 1974-08-09 1976-03-05 Vattier Claude Perfectionnements aux tables-supports a tablette adjacente
GB2156669B (en) * 1984-03-31 1988-05-25 Keith Derrick Thame Sunderland Table and a support therefor
AU4316585A (en) * 1984-06-08 1985-12-12 Hauserman Inc. Height-adjustable swivel-tilt cantilever table for use with a recline chair
US6298794B1 (en) * 1999-08-26 2001-10-09 Microsphere Inc. Ergonomic computer workstation

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1011568A2 (pt) 2016-04-05
WO2010127425A1 (pt) 2010-11-11
BRPI1011568B1 (pt) 2020-10-27
BRPI1011568A8 (pt) 2016-09-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Applegate The library is for studying: Student preferences for study space
US8407944B2 (en) Multi-use conferencing space, table arrangement and display configuration
CN202959411U (zh) 折叠课桌
BRPI0901494A2 (pt) mesas articuladas e conjunto de mesas articuladas
US10709234B1 (en) Expandable table
WO2006012109A1 (en) Modular triangular desk
Folkins et al. University Classroom Design Principles to Facilitate Learning.
RU167747U1 (ru) Стол-трансформер
CN210960893U (zh) 一种用于翻转课堂的教学设备
CN110013128A (zh) 一种旋转式教学午休两用家具
JP2015063810A (ja) フロア、建物及びフロア設計方法
KR20170097394A (ko) 독서대와 간이 책상이 구비된 인체 공학적 의자
CN215899237U (zh) 午睡课桌椅
CN207949280U (zh) 一种可折叠连体课桌椅
CN213045925U (zh) 一种用于智慧教室的折叠课桌椅
KR200378205Y1 (ko) 교구용 책상
CN206331610U (zh) 一种信息技术教学设备
CN219000924U (zh) 一种带餐桌的轮椅
CN216675116U (zh) 一种可收纳椅子的午睡课桌椅
CN217013167U (zh) 一种新型桌椅组合家具
Sholanke et al. Universal Design Framework for the Development of Adaptable Architectural Studios for Learning Environments
Weller et al. A transformation fit for the future
BR202015025418Y1 (pt) Aperfeiçoamento em lousa incorporada a móvel deslizante, com compartimentos
JP2003024155A (ja) テーブルシステム
Harris et al. Using assessment to bring about cultural change: the value of assessing learning spaces

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08L Patent application lapsed because of non payment of annual fee [chapter 8.12 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DAS 4A E 5A ANUIDADES.

B08I Publication cancelled [chapter 8.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.12 NA RPI NO 2257 DE 08/04/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 4A, 5A, 6A, 7A, 8A, 9A, 10A E 11A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2602 DE 17-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.