BRPI0900194A2 - disposição construtiva de trava eletromagnética de acionamento linear, com timer e redutor de voltagem incorporados - Google Patents
disposição construtiva de trava eletromagnética de acionamento linear, com timer e redutor de voltagem incorporados Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0900194A2 BRPI0900194A2 BRPI0900194A BRPI0900194A2 BR PI0900194 A2 BRPI0900194 A2 BR PI0900194A2 BR PI0900194 A BRPI0900194 A BR PI0900194A BR PI0900194 A2 BRPI0900194 A2 BR PI0900194A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- bolt
- voltage
- coil
- electromagnetic
- housing
- Prior art date
Links
Landscapes
- Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)
Abstract
DISPOSIçãO CONSTRUTIVA DE TRAVA ELETROMAGNéTICA DE ACIONAMENTO LINEAR, COM TIMER E REDUTOR DE VOLTAGEM INCORPORADOS, compreendida por: uma carcaça (1) na qual dentro se encontra uma bobina eletromagnética (2), ligada externamente a uma placa eletrónica (13) , quando a placa é hgada em rede 127 ou 220 volts é liberado durante um segundo toda a tensão para a bobina que é magnetizada, criando uma força eletromagnética que atrai o pino ferrolho (6) para dentro da bobina vencendo a ação da mola (5), o ferrolho encosta na porca (3) e envolve completamente o parafuso (4) dentro do furo localizado atrás do ferrolho. O ferrolho é guiado pelo tubo (10) e este é fixado na carcaça por duas travas (li) que possibilita a desmontagem de todo dispositivo; Um segundo após a bobina ser energizada e o ferrolho ser recolhido à placa eletrónica diminuem a tensão para menos da metade da tensão inicial, gerando assim uma força eletromagnética suficiente apenas para manter o ferrolho recuado e vencer a ação da mola. Tal redução de voltagem é possível, pois após a aproximação do ferrolho, a força eletromagnética necessária para manter o ferrolho recuado é menor devido á aproximação do campo eletromagnético; Após a redução da voltagem a placa eletrónica desliga a energia automaticamente através da função timer, e a mola avança o ferrolho de volta a sua posição inicial; O acionamento manual é executado pela chave (9) que aciona a lingueta (8) e recua o ferrolho. Todo conjunto é fechado por uma base de fixação (7) e fixado por quatro parafusos (12).
Description
RELATORIO
"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA DE TRAVAELETROMAGNÉTICA DE ACIONAMENTO LINEAR, COMTIMER E REDiJTOR DE VOLTAGEM INCORPORADOS"
A presente patente de invenção tem como objetivo efetuar uma travacom ação eletromagnética de movimento linear para portas sociais,portões automáticos ou similares, de qualquer tipo ou modelo. Oproduto é totalmente desmontável e ligado a um circuito eletrônico quedesempenha quatro funções; reduzir consumo de energia para menosda metade do consumo das demais travas do mercado; aumentar a vidaútil do produto devido ao baixo aquecimento da bobina; possibilitarque a trava seja bivolt funcionando em rede 127 ou 220 volts; desligarautomaticamente num tempo pré programado.
Já são conhecidas travas eletromagnéticas de acionamento linear paraportões ou portas, fabricadas em 12, 24, 127 e 220 Volts, algumastrazem como acessório opcional um circuito temporizador (timer) quedesliga a trava em aproximadamente 5 segundos. As travas sem estesacessórios são instaladas com outros circuitos temporizadores, quepossibilitam o ajuste manual do tempo de acionamento. Geralmenteestes temporizadores também são ajustados em aproximadamente 5segundos.
Em que pese à larga utilização desses tipos de travas, algunsinconvenientes podem ser atribuídos.
As travas são ligadas ao temporizador que libera toda tensão dealimentação (12, 24, 127 ou 220 Volts) para a bobina durante todotempo de funcionamento da trava, assim onde há médio e alto fluxo deacionamento ocorre excesso de aquecimento, diminuição da vida útilda trava e possíveis curtos na bobina.As travas acionam eletricamente somente na abertura do portão e nofechamento o retorno do pino se faz mecanicamente por meio de umarampa, esta instalação causa ruídos no fechamento do portão devidoatrito do pino da trava com a rampa e em algumas instalações torna otravamento do portão ineficaz, podendo fazer o portão parar antes dofechamento completo devido a mola da trava necessitar maior forçapara vencer sua ação.
Algumas travas não são totalmente desmontáveis, por utilizarem emsua fabricação componente de alumínio remanchados, dessa forma,para serem desmontados estes componentes são usinados edescartados, este procedimento encarece o processo produtivo e amanutenção do produto, além de impossibilitar a manutenção doproduto nas lojas ou em campo onde são instaladas.
Algumas travas possuem uma construtividade do feirolho e do batente(localizado atrás do ferrolho) de forma cônica (côncava no batente econvexa no ferrolho), esta construtividade é utilizada para aproximar ocampo eletromagnético e aumentar a força de acionamento do ferrolho.Estas formas (côncavo e convexo) possuem uma construtividadeonerosa de fabricação encarecendo o produto.
Tendo em vista esses problemas e com o objetivo de superá-los, foidesenvolvida uma trava eletromagnética acionada por um circuitoeletrônico com função de timer e redução de voltagem.O circuito eletrônico reduz a voltagem da bobina imediatamente após oacionamento do ferrolho. A voltagem total é reduzida paraaproximadamente 20 % após 1 segundo de acionamento da trava. Estaredução mantém uma força eletromagnética mínima para manter oferrolho recuado e vencer a ação da mola, tornando o produto idealpara locais de baixo, médio e alto fluxo de acionamentos.A redução de voltagem possibilita uma série de vantagens dentre elas:reduz o consumo de energia para aproximadamente 20%; aumenta avida útil da trava, devido ao baixo aquecimento da bobina; possibilita autilização de uma bobina menor com menos fio de cobre, o que reduzcustos, e um campo eletromagnético mais forte, melhorando ofuncionamento da trava.
O circuito eletrônico de redução de voltagem possibilita o funcionandoem rede 127 ou 220 volts, tornando a trava bivolt, esta função facilita ainstalação do produto.
A redução de voltagem permitiu o desenvolvimento de uma trava commaior força de tração no pino permitindo o acionamento da trava naabertura e no fechamento do portão, pois no fechamento a bobina éalimentada com a energia de retorno do capacitor.
A redução de voltagem permitiu aumentar o tempo de acionamento datrava sem danificar o produto devido o baixo aquecimento da bobina.
Este recurso permite disponibilizar a função timer para 4 ou 20segundos através de um jamper, assim temos duas possibilidades deinstalação do produto.
A instalação da trava com timer ajustado em 4 segundos diminui oconsumo de energia e faz-se necessário a instalação da rampa queacompanha o produto, pois no fechamento do portão a trava desligaráem 4 segundos sendo necessária a rampa para recuar o pino e travar oportão.
A instalação da trava com timer ajustado em 20 segundos faz com quea trava seja acionada em todo o percurso do portão na abertura e nofechamento (desde que o tempo de fechamento ou abertura do portãonão ultrapasse 20 segundos), esta função possibilita a instalaçãoopcional da rampa, pois no fechamento do portão a trava se encontraráligada com o pino recuado em todo percurso, e será desligada juntocom automatizador travando o portão sem a necessidade da rampa, estainstalação é mais simples, de funcionamento silencioso e otimizadosem falhas no travamento do portão.
A trava é totalmente desmontável sem usinagens ou ferramentasespeciais, assim a manutenção do produto se faz na própria loja com atroca do componente danificado, sem a necessidade de retornar oproduto para a fábrica, tomando a manutenção do produto maiseficiente.
Para aproximar o campo eletromagnético e aumentar a força deacionamento do ferrolho, a construtividade cônica (côncava no batentee convexa no ferrolho) foi substituída por uma construtividade maissimples e econômica de fabricação; um parafuso e um furo atrás doferrolho. O parafuso posicionado atrás da carcaça da trava é fixado comuma porca localizada dentro da carcaça e dentro do carretei da bobina.
Assim o parafuso se aproxima atrás do ferrolho e quando a bobina éenergizada o ferrolho recua encosta na porca e envolve completamenteo parafuso dentro do furo. Esta construtividade (furo e parafuso) é maissimplificada em sua produção e tem se mostrado mais eficientemediante testes de força de acionamento do ferrolho.
São conhecidos modelos de travas que operam com um tubo de latãodentro do carretei, o pino desliza para dentro deste tubo quando a travaé acionada manualmente ou eletricamente. Mediante estudo técnico eoperacional, verificou-se que a substituição deste tubo por uma paredeinterna mais reforçada do carretei, otimiza o deslizamento do ferrolho,evitando que pequenos resíduos que podem se acumular ao longo dofuncionamento, obstruam o movimento do ferrolho travando odispositivo. Tal construtividade é mais econômica, simplifica amontagem e otimiza o desempenho do produto sem prejudicar suaresistência. O desenho anexo mostra a disposição dos componentes,objeto da presente patente, no qual a figura 1 mostra o produto emdesenho explodido e a figura 2 mostra o produto montado em corte,onde uma carcaça (1) na qual dentro se encontra uma bobinaeletromagnética (2), ligada externamente a uma placa eletrônica (13) ,quando a placa é ligada em rede 127 ou 220 volts é liberado duranteum segundo toda a tensão para a bobina que é magnetizada, criandouma força eletromagnética que atrai o pino ferrolho (6) para dentro dabobina vencendo a ação da mola (5), o ferrolho encosta na porca (3) eenvolve completamente o parafuso (4) dentro do furo localizado atrásdo ferrolho. O ferrolho é guiado pelo tubo (10) e este é fixado nacarcaça por duas travas (11) que possibilita a desmontagem de tododispositivo; Um segundo após a bobina ser energizada e o ferrolho serrecolhido a placa eletrônica diminui a tensão para menos da metade datensão inicial, gerando assim uma força eletromagnética suficienteapenas para manter o ferrolho recuado e vencer a ação da mola. Talredução de voltagem é possível, pois após a aproximação do ferrolho, aforça eletromagnética necessária para manter o ferrolho recuado émenor devido a aproximação do campo eletromagnético; Após aredução da voltagem a placa eletrônica desliga a energiaautomaticamente através da função timer, e a mola avança o ferrolhode volta a sua posição inicial; O acionamento manual é executado pelachave (9) que aciona a lingüeta (8) e recua o ferrolho .Todo conjuntoé fechado por uma base de fixação (7) e fixado por quatro parafusos (12).
Com os elementos da solicitação requerida apresentados, define-se queas técnicas anteriores não se limitam à exclusividade apenas nocontexto apresentado, podendo as mesmas ser inseridas ou estancadaspartes das mesmas que não geram modificações substanciais, quepoderiam diminuir o direito de propriedade para inovação, não selimitando ao direito, no contexto apresentado.
De conformidade com que dita à lei de concessão de patente, ilustra asfiguras acima relacionadas na criação acima apresentada objeto dopresente pedido de patente, consistindo em seus elementos criados edesenhos complementados, uma estabilidade de técnico-operacional, ede mecânica perfeita, desenvolvendo definitivamente o caráterinovador, sendo merecedor do titulo de PATENTE DE INVENÇÃO.
Claims (2)
1.
"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA DE TRAVAELETROMAGNÉTICA DE ACIONAMENTO LINEAR, COMTIMER E REDUTOR DE VOLTAGEM INCORPORADOS",caracterizado por uma carcaça (1) na qual dentro se encontra umabobina eletromagnética (2), ligada externamente a uma placa eletrônica(13) , quando a placa é ligada em rede 127 ou 220 volts é liberadodurante um segundo toda a tensão para a bobina que é magnetizada,criando uma força eletromagnética que atrai o pino ferrolho (6) paradentro da bobina vencendo a ação da mola (5), o ferrolho encosta naporca (3) e envolve completamente o parafuso (4) dentro do forolocalizado atrás do ferrolho. O ferrolho é guiado pelo tubo (10) e este éfixado na carcaça por duas travas (11) que possibilita a desmontagemde todo dispositivo; Um segundo após a bobina ser energizada e oferrolho ser recolhido a placa eletrônica diminui a tensão para menosda metade da tensão inicial, gerando assim uma força eletromagnéticasuficiente apenas para manter o ferrolho recuado e vencer a ação damola. Tal redução de voltagem é possível pois após a aproximação doferrolho, a força eletromagnética necessária para manter o ferrolhorecuado é menor devido a aproximação do campo eletromagnético;Após a redução da voltagem a placa eletrônica desliga a energiaautomaticamente através da função timer, e a mola avança o ferrolhode volta a sua posição inicial; O acionamento manual é executado pelachave (9) que aciona a lingüeta (8) e recua o ferrolho .Todo conjuntoé fechado por uma base de fixação (7) e fixado por quatro parafusos (12).Define a condição de bi-voltagem, caracterizado por: O circuitoeletrônico reduz a voltagem da bobina imediatamente após oacionamento do ferrolho.Define a otimização operacional, caracterizado por: Outra funçãodeste circuito é o timer, desligamento automático num tempo pré-programadò, o que também diminui o consumo dê energia e aumenta avida útil do produto.O produto é totalmente desmontável de forma simples e rápida semusinagem ou ferramentas especiais, possibilitando a troca de qualquercomponente na própria revenda. Desta forma a manutenção do produtose faz na própria loja com a troca do componente danificado, sem anecessidade de retornar o produto para a fábrica, tornando amanutenção dò produto mais eficiente e rápida.Para aproximá-la o campo eletromagnético e aumentar a força deacionamento do ferrolho, a construtividade cônica (côncava no batentee convexa no ferrolho) foi substituída por uma construtividade maissimples e econômica de fabricação; um parafuso e um furo atrás doferrolho. O parafuso posicionado atrás da carcaça da trava é fixado comuma porca localizada dentro da carcaça e dentro do carretei da bobina.Assim o parafuso se aproxima atrás do ferrolho e quando a bobina éenergizada o ferrolho recua encosta na porca e envolve completamenteo parafuso dentro do furo. Esta construtividade (furo e parafuso) é maissimplificada em sua produção e tem se mostrado mais eficientemediante testes de força de acionamento do ferrolho.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0900194 BRPI0900194A2 (pt) | 2009-01-09 | 2009-01-09 | disposição construtiva de trava eletromagnética de acionamento linear, com timer e redutor de voltagem incorporados |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0900194 BRPI0900194A2 (pt) | 2009-01-09 | 2009-01-09 | disposição construtiva de trava eletromagnética de acionamento linear, com timer e redutor de voltagem incorporados |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0900194A2 true BRPI0900194A2 (pt) | 2010-10-26 |
Family
ID=42989999
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0900194 BRPI0900194A2 (pt) | 2009-01-09 | 2009-01-09 | disposição construtiva de trava eletromagnética de acionamento linear, com timer e redutor de voltagem incorporados |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI0900194A2 (pt) |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN106223733A (zh) * | 2016-09-07 | 2016-12-14 | 深圳市沃尔核材股份有限公司 | 一种保持型电磁锁装置 |
-
2009
- 2009-01-09 BR BRPI0900194 patent/BRPI0900194A2/pt not_active IP Right Cessation
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN106223733A (zh) * | 2016-09-07 | 2016-12-14 | 深圳市沃尔核材股份有限公司 | 一种保持型电磁锁装置 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
DE69513654T2 (de) | Unterwasserleuchte | |
EP1522658B1 (en) | Electric lock with magnetic support of the coupling element | |
US20080030982A1 (en) | Modular lighting system | |
BR0205050A (pt) | Sistema de alimentação elétrica para porta de refrigeradores e freezers | |
US3361464A (en) | Reversible latch assembly with turnable latch head | |
BRPI0900194A2 (pt) | disposição construtiva de trava eletromagnética de acionamento linear, com timer e redutor de voltagem incorporados | |
US20150003072A1 (en) | Illuminating device | |
BR102018071793B1 (pt) | Válvula de controle pneumática de travamento | |
US3046043A (en) | Door-latches | |
US20140268725A1 (en) | System for the distribution of luminance | |
DE102008062698A1 (de) | Permanent installierte Lichtemisssionselemente für einen Barriereantrieb | |
SE1451231A1 (sv) | Motorelslutbleck | |
CA2556020A1 (en) | Mortise lock with lighted trim plate sign | |
US2576648A (en) | Door latch mechanism | |
KR20160133883A (ko) | 댐퍼기능을 구비한 환풍기 | |
DE202009014794U1 (de) | Beleuchtungseinrichtung und Lampe für diese | |
JP4057015B2 (ja) | 水槽用照明器具のリフト機構 | |
CN218996006U (zh) | 一种利于安装的计算机电源 | |
KR200328857Y1 (ko) | 무전극 조명기기의 공진기 결합구조 | |
US9831754B2 (en) | Miniature mechanical shutter | |
CN212249581U (zh) | 一种可调节锁销的锁具 | |
ES2909203T3 (es) | Dispositivo de bloqueo | |
TW201132902A (en) | Fixing mechanism and illumination apparatus using same | |
BR102017018087A2 (pt) | Trava mecânica para sistema de travamento de engrenagens do mecanismo de automatização de portões, portas e cancelas | |
KR101525481B1 (ko) | 엘이디 조명 장치 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE. |
|
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE A 3A ANUIDADE. |