BRPI0820989B1 - Método para Produzir um Objeto Marcado, Aparelho Eletrônico para Marcar um Objeto, Método e Aparelho Eletrônico para Ler as Informações de Marcação D'água Embutidas em um Objeto Marcado - Google Patents

Método para Produzir um Objeto Marcado, Aparelho Eletrônico para Marcar um Objeto, Método e Aparelho Eletrônico para Ler as Informações de Marcação D'água Embutidas em um Objeto Marcado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0820989B1
BRPI0820989B1 BRPI0820989-8A BRPI0820989A BRPI0820989B1 BR PI0820989 B1 BRPI0820989 B1 BR PI0820989B1 BR PI0820989 A BRPI0820989 A BR PI0820989A BR PI0820989 B1 BRPI0820989 B1 BR PI0820989B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
points
guilloche
fact
mask
network
Prior art date
Application number
BRPI0820989-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Frédéric Ros
Christophe Mourtel
Teemu Pohjola
Original Assignee
Gemalto Oy
Gemalto Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gemalto Oy, Gemalto Sa filed Critical Gemalto Oy
Publication of BRPI0820989A2 publication Critical patent/BRPI0820989A2/pt
Publication of BRPI0820989B1 publication Critical patent/BRPI0820989B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06TIMAGE DATA PROCESSING OR GENERATION, IN GENERAL
    • G06T1/00General purpose image data processing
    • G06T1/0021Image watermarking
    • G06T1/005Robust watermarking, e.g. average attack or collusion attack resistant
    • G06T1/0064Geometric transfor invariant watermarking, e.g. affine transform invariant
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06TIMAGE DATA PROCESSING OR GENERATION, IN GENERAL
    • G06T2201/00General purpose image data processing
    • G06T2201/005Image watermarking
    • G06T2201/0052Embedding of the watermark in the frequency domain

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Editing Of Facsimile Originals (AREA)
  • Image Processing (AREA)
  • Credit Cards Or The Like (AREA)

Abstract

método para produzir um objeto marcado, aparelho eletrônico para marcar um objeto, método e aparelho eletrônico para ler as informações de marcação d'água embutidas em um objeto marcado a invenção propõe combinar as tecnologias de guilochês (prevenir modificação) e de marcação d'água (prevenir substituição)para proteger um meio como um cartão, ou um passaporte. a ideia principal da invenção baseia-se no seu papel duplo para a autenticação de meio: a presença de um é necessária para verificar a validade do outro. por natureza, a rede de guilochê (2) é visível na imagem e facilmente detectável por processamento de imagem. esta rede é portanto utilizada para gerar pontos de refe-rência (5) como elementos de sincronização para recuperar as informações de marca d'água originalmente embutidas no meio que foi submetido a uma transformação de rst. estes pontos de referência (5), naturalmente, são mais fortes do que qualquer outro meio que envolva modelos invisíveis no espacial ou espaço de fourier.

Description

A presente invenção refere-se a um método e aparelho para marcar um documento utilizando uma combinação entre guilochês e marcação d'água, método e aparelho para ler a combinação anterior.
A segurança é um dos maiores desafios para os documentosoficiais hoje. Uma credencial precisa levar em conta os seguintes fatores: a segurança física e de dados. Controlada por pessoas com um equipamento e uma motivação mínimos, a credencial deve ter características de segurança observáveis suficientes para permitir uma rápida verificação visual. Os dados confidenciais armazenados na credencial precisam ser criptografados e assinados pela autoridade emitente. O papel de um sistema protegido é aperfeiçoar a segurança na verificação da identidade de indivíduos que buscam acesso a localizações físicas ou virtuais.
Uma ampla variedade de sistemas requer esquemas de reconhecimento pessoal confiáveis para ou confirmar ou determinar a identidade de um indivíduo que solicita seus serviços. Todas as inovações neste campo as quais são simultaneamente relevantes para o contexto de aplicação, de fácil utilização, tempo real e baixo custo merecem ser investigadas.
Duas ferramentas principais são utilizadas para resolver isto, os guilochês, e a marcação d'água.
Os gráficos de linha fina, conhecidos como padrões de guilochê são uma característica anticópia tradicional encontrados na maioria dos documentos impressos de algum valor. Como o guilochê consiste em um padrão fixo, pode-se escanear um retrato real, determinar o padrão de guilochê e adicionar este padrão sobre o seu próprio retrato. Após isto o ataque consiste em imprimir o retrato sobre um cartãoem branco, com os dados pessoais falsos. Como o retrato coincide com o seu detentor de cartão, e parece um válido, o modo de detectar a falsificação está baseado em outras contramedidas. O retrato abaixo ilustra esta característica. Esta contramedida protege o retrato contra modificação mas não contra substituição.
A marcação d'água pode ser definida como um processo que busca incorporar inteligentemente um sinal de marca d'água (um ruído pseudorrandômico) para um sinal hospedeiro de tal modo que este possa ser recuperado da mistura de sinal enquanto sendo imperceptível para o oIho humano. Um esquema de marcação d'água eficiente precisa portanto combinar a imperceptibilidade e a robustez. Para assegurar a robustez, as informações de marca d'água precisam estar incorporadas em um modo redundante nos dados hospedeiros de modo que estas possam ser recuperadas mesmo na presença de somente uma pequena quantidade de dados. A robustez é também dependente da intensidade da inserção. Quanto mais forte a inserção, melhor a resistência a diferentes ataques de sinal. Os requisitos de robustez naturalmente conflitam com a imperceptibilidade. A negociação entre a imperceptibilidade e a robustez é administrada pelo próprio esquema de inserção e esta é também controlada pelo efeito de marca ou degradação sobre a imagem. Este controle é comumente assegurado pela utilização de uma máscara psicovisual que busca a modelagem do comportamento do Sistema Visual Humano (HVS).O sinal de marca d'água é frequentemente projetado no domínio espacial mas também em um domínio de transformada como a DCT (Transformada de Cosseno Discreta) de imagem total, o domínio de DCT no modo de bloco, o domínio de DFT (Transformada de Fourier Discreta), o domínio de ondulação e algumas vezes o domínio fractal. O embutimento de sinal é geralmente feito por adição / multiplicação ou pela utilização de histogramas, principalmente no canal de luminância somente, um canal de cor e menos frequentemente a diversos canais de cor. Alguns trabalhos recentes têm mostrado o interesse em utilizar os vários espaços de cor de modo a minimizar a deterioração de imagem após o estágio de marcação d'água.
Estamos interessados na capacidade das técnicas de marcação d'água para decodificar as imagens impressas sobre um meio plástico. Diversas aplicações industriais relativas a cartões inteligentes poderíam ser imaginadas para aperfeiçoar uma autenticação segura. As técnicas de mar3 cação d'água constituem um ingrediente adicional interessante para a criptografia e podem ser vantajosamente combinadas com as tecnologias biométricas. Nesta área, as imagens tais como os retratos de identidade têm um interesse específico e o estudo está limitado a esta classe de imagem.
Em termos de robustez, as especificações para o domínio são criticamente a robustez aos ataques de impressão e de escaneamento como completamente integrada no processo e a resistência da marca d'água para a durabilidade do cartão (a utilização ao longo de toda a vida útil), digamos pontilhado, arranhões, desvanecimento de cor. Em termos de perceptibilidade, a per10 cepção humana é o único critério. Deve também ser notado que o esquema de detecção precisa ser muito prático, altamente eficiente e rápido para constituir uma solução aceitável.
O problema principal com os ataques geométricos (as distorções globais e locais) permanece na sincronização de imagem antes da detecção de marca d'água. A marca é decodificável somente se em um certo modo a imagem de formato numérico nativa puder ser recuperada. Têm existido um número de esquemas de sincronização (assim denominadas técnicas de segunda geração de marcação d'água) designados para lidar com os ataques geométricos que incluem o processo de impressão e escaneamento, descrito em F. Lefebre, D. Gueluy, D. Delannay e B. Macq, A Print and Scan Optimized Watermarking Scheme. Os principais conhecidos são uma pesquisa randômica exaustiva sobre o espaço que contém o conjunto de parâmetros de ataque aceitáveis, o projeto de domínios insensíveis e inserções de modelo, por exemplo descritos na seguinte referência: S. Pereira e
T.Pun, An Iterative Template Matching Algorithm Using the Chirp-Z Transform for Digital Image Watermarking.
Atualmente, os ataques geométricos ainda representam um grande obstáculo para a aceitação de marcação d'água de imagem para as aplicações comerciais práticas. Se muitas propostas de marcação d'água no mundo numérico (Internet) são operacionais, progressos são necessários para ter o mesmo no mundo digital (que envolve as transformações de hardware para a imagem).
A marca d'água precisa ser recuperada através de um scanner simples e algumas computações. A condição é que a imagem escaneada possa ser sincronizada com aquela numérica.
Não existe nenhuma solução capaz de corresponder a todos os requisitos com boa eficiência enquanto sendo rápido, seguro e imperceptível. O contexto de cartão é especificamente problemático já que os ataques de impressão / escaneamento afetam seriamente o sinal original e torna mais difícil a sincronização de imagem.
Para resolver estes problemas, a presente invenção propõe combinar a tecnologia de guilochês e a tecnologia de marcação d'água pela utilização da rede de guilochê para sincronizar o embutimento de marcação d'água. A rede de guilochê é visível na imagem. Especificamente os nodos da rede são facilmente detectáveis por processamento de imagem. Estes servirão como pontos de referência para a sincronização. Utilizando estes pontos como uma referência para recuperar a transformação de RST é claramente melhor do que outros meios propostos na literatura científica onde os modelos ou pontos de referência são imperceptíveis. A sincronização para a marcação d'água está baseada nos pontos de referência distribuídos pela rede guilochê.
Sem a rede, é impossível sincronizar a imagem e então validar a presença da marca d'água.
Mais precisamente, em um primeiro modo a presente invenção é um método para produzir um objeto marcado, este objeto já está protegido por uma rede de guilochês, que compreende as etapas de:
- analisar a rede de guilochês acima mencionada
- armazenar todos ou parte dos pontos de interseção entre os guilochês, denominados pontos de referência em uma memória
- subdividir os pontos memorizados acima mencionados em pelo menos um subgrupo
- armazenar este resultado de subdivisão, denominada MÁSCARA
- aplicação de um algoritmo de triangulação invariável
- em todo ou parte do triângulo assim obtido a inserção de informações de marcação d'água.
Em uma implementação específica, o algoritmo de triangulação invariável é o Delaunay.
De acordo com a implementação, o valor de Máscara, e os pontos de referência podem ser armazenados em memórias locais ou distantes. Pode ser interessante armazenar um em uma memória local, e o outro em uma distante.
A presente invenção é também um método para ler as informa10 ções de marcação d'água embutidas em um objeto marcado de acordo com o método de escrita anterior, este objeto está também protegido por uma rede de guilochês, que compreende as etapas de:
- capturar um retrato deste objeto
- analisar a rede de guilochês acima mencionada,
- extrair todos ou parte dos pontos dados por interseção de guilochês na rede, denominados pontos candidatos,
- sincronização gráfica do suporte, utilizando os pontos de referência e os pontos candidatos,
- carregar o valor de MÁSCARA
- aplicação de uma MÁSCARA para recriar pelo menos um subgrupo
- aplicação de um algoritmo de triangulação invariável
- procurar, em todo ou parte do triângulo assim obtido, as informações de marcação d'água.
Em uma implementação específica, o algoritmo de triangulação invariável é o Delaunay.
Em uma implementação específica, a sincronização gráfica do suporte pode ser feita pela análise das rotações, escalas e translações.
O valor de Máscara e os pontos de referência podem ser carre30 gados, de acordo com a implementação, de memórias locais ou distantes.
Em um terceiro modo a presente invenção é um aparelho eletrônico para marcar um objeto; este objeto já está protegido por uma rede de guilochês, que compreende meios para:
- analisar a rede de guilochês acima mencionada,
- armazenar todos ou parte dos pontos de interseção entre os guilochês em uma memória não volátil
- subdividir os pontos acima mencionados para criar pelo menos um subgrupo
- armazenar esta subdivisão, denominada MÁSCARA
- aplicar um algoritmo de triangulação invariável
- em todo ou parte do triângulo assim obtido inserir informações de marcação d'água.
Em uma implementação específica, o algoritmo de triangulação invariável é o Delaunay.
Quanto ao método, de acordo com a implementação, o valor de Máscara, e os pontos de referência podem ser armazenados em memórias locais ou distantes. Pode ser interessante armazenar uma parte em uma memória local, e a outra em uma distante. Se uma ou ambas deverem ser armazenadas em memórias distantes, o aparelho eletrônico de escrita deve incorporar meios para abrir uma comunicação com pelo menos um aparelho eletrônico distante que inclui uma memória.
Em um modo final a presente invenção é um aparelho eletrônico para ler as informações de marcação d'água embutidas em um objeto marcado, este objeto está também protegido por uma rede de guilochês, que compreende meios para:
- capturar um retrato deste objeto
- analisar a rede de guilochês acima mencionada,
- extrair todos ou parte dos pontos de interseção entre os guilochês denominados pontos candidatos,
- carregar um conjunto de pontos de referência de uma memória
- sincronizar graficamente o suporte por análise da RST, utili30 zando os pontos de referência e os pontos candidatos,
- aplicar uma MÁSCARA para recriar os subgrupos
- subdividir os pontos memorizados acima mencionados em pelo menos um subgrupo
- aplicar um algoritmo de triangulação invariável
- procurar, em todo ou parte do triângulo assim obtido, as informações de marcação d'água.
Em uma implementação específica, o algoritmo de triangulação invariável é o Delaunay.
Em uma implementação específica, a sincronização gráfica do suporte pode ser feita pela análise das rotações, escalas e translações.
O valor de Máscara e os pontos de referência podem ser carre10 gados, de acordo com a implementação, de memórias locais ou distantes. Se um ou ambos deverem ser carregados de memórias distantes, o aparelho eletrônico de leitura deve incorporar meios para abrir uma comunicação com pelo menos um aparelho eletrônico distante que inclui uma memória.
Outras características e vantagens da presente invenção emer15 girão mais claramente da leitura da descrição seguinte de um número de modalidades preferidas da invenção com referência aos desenhos acompanhantes correspondentes nos quais:
- Figura 1 apresenta a análise da rede de guilochês embutida em um documento, e a extração dos pontos de interseção entre as linhas de guilochês.
- Figura 2 apresenta uma criação de máscara e de subgrupo.
- Figura 3 apresenta a inserção de informações de marcação d'água.
- Figura 4 apresenta a análise e a sincronização de um docu25 mento candidato.
- Figura 5 apresenta a leitura de informações de marcação d'água.
Uma simples aplicação do processo acima pode ser como segue:
Consideremos um cartão de identidade que compreende um retrato de ID 1 e um chip. O objetivo é adicionar uma proteção dupla por marcação d'água (considerada como um selo) do retrato e inserir uma rede de guilochês 2 visível (para impedir qualquer modificação). Durante a fase de personalização, o retrato numérico de ID original será mudado duas vezes e impresso sobre o cartão.
A rede de guilochês 2 visível foi impressa antes de iniciar a im5 plementação da corrente invenção.
A figura 1 descreve a primeira etapa da invenção, é a análise da rede de guilochês 2, impressa sobre o retrato de ID 1, para localizar todos os pontos de interseção 3 entre os guilochês. Esta etapa permite produzir um mapeamento destes pontos. Este mapa denominado pontos de referência deve ser armazenado. Estas informações serão utilizadas para sincronizar um retrato candidato na segunda parte da invenção.
Em outra fase, descrita na Figura 2, estes pontos são subdivididos em um ou diversos subgrupos. Na Figura 2, os pontos 5 estão subdivididos para gerar um subgrupo 7. Com esta informação, é possível produzir uma Máscara 9, que será armazenada. Esta primeira Máscara são dados confidenciais porque esta será o único mapa, no futuro, para recuperar as informações de marcação d'água embutidas. Em uma modalidade preferida, esta Máscara, com os pontos de referência, será armazenada no chip do cartão de identidade, onde também podem ser armazenados os elementos necessários para verificar a integridade da rede de guilochê. Outra solução pode ser encontrada, por exemplo esta máscara, com os pontos de referência, pode ser armazenada em um computador distante.
A figura 3 apresenta a última etapa do processo de personalização:
Os pontos 15 do subgrupo são isolados no retrato de ID 1, e uma triangulação invariável 16 é feita entre os pontos acima mencionados. Isto permite obter um retrato de ID com uma grade de triângulos. O número de triângulos está ligado ao número de pontos selecionados no subgrupo.
Em cada triângulo assim obtido as mesmas informações são inseridas. No nosso exemplo, a marca d'água original pode ser de 10 caracteres, cada um destes codificados por 8 bits.
Um ponto importante é o algoritmo utilizado para determinar uma
MÁSCARA aceitável para uma rede de guilochê. Note que se o tamanho de guilochê de rede for 30, existem 30! / (6! * 24!) MÁSCARAs possíveis.
Um exemplo de tal algoritmo é o seguinte:
O objetivo deste algoritmo é ser capaz de produzir para uma lista 5 de n pontos (digamos 100) que representam os nodos de guilochê uma sublista de ni pontos (ιη < n digamos 6). A restrição principal é a seguinte: A triangulação de Delaunay correspondente precisa prover uma lista de triângulos (vistos como uma sub-imagem) de modo que é possível uma marcação d'água de um mínimo de bits (digamos 80) nas frequências médias de cada um destes (como anteriormente apresentado). A condição está principalmente relacionada à superfície do triângulo e a um grau menor ao conteúdo de frequência o qual pode ser negligenciado em uma primeira aproximação.
A forma de algoritmo mais básica deste algoritmo é interativa.
Esta consiste em gerar randomicamente ηΊ pontos, deduzir a triangulação e verificar a condição de superfície acima. O processo continua até a condição ser satisfatória, ni é definido de modo que a configuração exista. Diferentes alternativas existem para otimizar este algoritmo e reduzir a sua complexidade como, por exemplo, impor que cada quarto de região da imagem conte20 nha pelo menos um ponto entre n^ Note que a probabilidade de recuperar uma dada configuração é muito franca.
Um dispositivo de personalização especifico é necessário para implementar todas estas etapas de personalização de acordo com a presente invenção. Este dispositivo deve incorporar diversas memórias para arma25 zenar os retratos, os retratos intermediários, os conjuntos de pontos, etc.
Este dispositivo de personalização deve ser capaz de implementar um algoritmo de triangulação único como um Delaunay. Recursos de computação são também necessários para gerar o subgrupo e a Máscara.
Este computador necessita de memórias locais ou distantes para 30 armazenar a MÁSCARA e os pontos de referência.
Este dispositivo também necessitará inserir as informações de marcação d'água nas áreas identificadas do retrato.
Agora o cartão de identidade está terminado, pode ser impresso e provido para o usuário legítimo.
Quando a validade de tal documento deve ser verificada, a segunda parte da invenção aparece.
Para a fase de verificação, é necessário escanear a imagem sobre o cartão. Esta etapa é muito importante, porque estamos na frente de um ataque denominado ataque de impressão / escaneamento. Isto pode ser definido pelo fato que, em um primeiro tempo, as informações numéricas devem ser impressas, que incluem muitas alterações de informações, e em um segundo tempo, estas devem ser escaneadas, o que inclui outra vez muitas alterações de informações.
No caso de um cartão de identidade, (ou todos os documentos físicos), deve ser acrescentado o fato que o documento está desgastando.
É por causa disto que é tão difícil sincronizar tais documentos.
Após o escaneamento, como ilustrado na Figura 4, o documento candidato 18 deve ser analisado, e os guilochês devem ser estudados 19. Os pontos de interseção entre os guilochês devem ser localizados 22. Estes pontos são denominados pontos candidatos candidatos, e serão denominados pontos candidatos mas linhas seguintes.
Os pontos de referência devem ser carregados. Estes podem ser lidos em uma memória (chip), lidos no corpo de documento, recebidos através de uma rede, ou através de outros meios possíveis.
Então os pontos candidatos e os pontos de referência devem ser sincronizados 29, isto permitirá as rotações, as escalas e as translações de recuperação que foram feitas pelo candidato, da posição de referência.
Então é possível sobrepor os retratos numéricos e digitais 18.
Então, a Máscara 20 deve ser aplicada 23. A máscara pode ser lida em uma memória (chip), lida no corpo de documento, recebida através de uma rede, ou através de outros meios possíveis.
Esta aplicação permite obter os subgrupos 25 (de acordo com a máscara) de pontos 22. Este subgrupo será reportado para o retrato 27.
Então um algoritmo de triangulação único será aplicado para obter uma triangulação 28 sobre o retrato.
Então será possível 30 procurar por informações de marca d'água dentro de todos ou parte dos triângulos.
Agora é possível aceitar as informações a primeira vez que estas forem encontradas, ou requerer diversas redundâncias por razões de segurança.
Como na fase de escrita, esta etapa de leitura deve ser implementada em um dispositivo específico. Este dispositivo necessita ter uma câmera (ou um scanner), diversas memórias para armazenar os retratos, retratos intermediários, conjuntos de pontos, etc., e meios para ler as informações, em memórias locais ou distantes.
Este dispositivo deve ser capaz de implementar um algoritmo de triangulação único como um Delaunay. Recursos de computação são também necessários para construir um subgrupo aplicando uma Máscara.
Este dispositivo também precisará ler as informações de marcação d'água dentro de áreas identificadas do retrato.
Em uma implementação específica da invenção, as diferentes etapas são:
- geração de um número randômico de cada cartão a ser personalizado. Este número pode ser considerado como uma chave secreta S1. O tamanho de S1 é 4 * 80 * 2 = 640 bits. Note que S1 é único para cada cartão e é mantido no chip.
- geração de dois números randômicos para definir duas zonas de inserção nas frequências médias (sem recuperação) a serem marcadas d'água. Este par pode ser considerado como uma chave secreta S2.
O domínio de DFT (Transformada de Fourier Discreta) f do plano de luminância foi então selecionado para inserir a marca d'água. A representação de DFT tem propriedades invariáveis, é bastante tolerante a pequenos desalinhamentos, teoricamente preferível e bastante simples. Um pequeno erro na recuperação da triangulação de Delaunay será « transparente » utilizando a DFT. Este não é o caso para uma inserção espacial, mais clássica no mundo numérico.
A marca d'água W é codificada de acordo com as sequências pseudorrandômicas de {-1; 1} e valor médio zero. Esta está portanto embutida em bandas de frequência média (fa, fb) do módulo de DFT como segue:
m'j = mj + f. Wi * max(mj(/a/b) onde m'j é a magnitude do coeficiente de DFT modificado, m, a original, T é um parâmetro de intensidade para determinar a intensidade de marca d'água global. Ponderando pelo max, a inserção se adapta mais ao conteúdo de imagem. As frequências altas e baixas devem ser evitadas já que são especificamente e respectivamente afetadas pelos ataques de impressão e escaneamento. Duas bandas de frequência média secretas de tamanhos similares são consideradas. Estas são definidas por raios fi, f2, fi e f2 e são determinadas de acordo com a característica de impressora: fi>fiow θ f2< fhigh onde f,ow θ fhigh definem a frequência aceitável baixa e alta para a impressora corrente. Os cartões estão sujeitos a diferentes tipos de ataques que atuam em diferentes bandas de frequência: alguns ataques de durabilidade (desvanecimento de cor, sujidade) e de escaneamento afetam mais as baixas frequências enquanto que os ataques de impressão e outros ataques de durabilidade(aranhões) afetam mais as altas frequências (ruído, interpolação, ...). Pelo embutimento da marca d'água em duas diferentes bandas de frequência média, a ideia é aumentar o número de chances de recuperar a marca d'água assumindo que a deterioração está geralmente distribuída. Especificamente, esta redundância supera os ataques de alta frequência assim como aqueles de filtro de passagem baixa.
A intensidade de marca d'água é determinada em um modo adaptado. O objetivo é obter as versões impressas onde a marca pode ser decodificável sem ser perceptível. A fira de forças aceitáveis é determinada considerando as características de impressora e os resultados de testes executados com retratos de referência e suportes plásticos comuns.
A intensidade de marca d'água para as características de imagem local antes de reformar a imagem marcada d'água de cor final. Isto é feito misturando a imagem original e aquela marcada d'água temporária com base em uma imagem de mascaramento espacial:
i'w = maskw * iw + (1 - maskw). ow onde ow é a imagem de luminância nativa, iw a imagem embutida após a DFT invertida e i'w a imagem final. maskw é uma energia de coeficiente na faixa [0, 1] estatisticamente computada. Esta contribui para a imperceptibilidade de marca diminuindo a intensidade de marca em fraca atividade local enquanto maximizando a confiabilidade de detecção.
Então, as etapas adicionais são:
- geração de um número randômico (S3), o qual determina a máscara (6 pontos, por exemplo) e a triangulação de Delaunay correspondente.
- geração da marca d'água de cada triângulo pelo processamento do or exclusivo entre a marca d'água original e S1. Os primeiros 160 bits de S1 serão utilizados para o triângulo 1, os segundos para o triângulo 2 e assim por diante. A mesma marca d'água original é utilizada mas diferentes bits são de marca d'água.
Considerar o retrato de ID numérico I: criar Γ pela adição da rede de guilochê.
Considerar I' e a MÁSCARA. Inserir a marca d'água nas frequências médias (módulos) de acordo com S2. A nova imagem é I.
Imprimir no cartão.
Armazenar S1, S2 + a rede de guilochê + MÁSCARA + marca d'água original no chip.
Para a fase de verificação, é necessário escanear a imagem sobre o cartão, ler o chip e então fazer algumas computações.
As etapas diferentes são:
- Escanear a imagem sobre o cartão através de uma câmera ou um scanner simples. A imagem obtida é Id (d para digital).
- Determinar a rede de guilochê que está presente em Id. Note que alguns pontos podem ser afetados e não determinados. Teoricamente, somente três pontos são necessários para recuperar a rede original. Na prá14 tica 10 pontos são necessários.
- Ler o chip. Aplicar um algoritmo numérico para correlacionar a rede de guilochê inserida no chip e aquela detectada em Id. A transformação de RST é determinada através deste algoritmo.
- Recuperar então a posição de MÁSCARA em Id. De acordo com a transformação de RST, recuperar o formato original de I.
De acordo com S1 e a marca d'água original, gerar a marca d'água para cada triângulo (de fato duas marcas de 80 bits).
De acordo com S2 e para cada triângulo, processar a correlação 10 entre as marcas geradas e o módulo da transformada de Fourier do triângulo (nas duas localizações). Se o máximo entre as duas correlações for maior do que um dado limite (estatisticamente computado), o triângulo é dito reconhecido. De outro modo, este é dito não reconhecido. Se um triângulo for pelo menos bem reconhecido, então o cartão está OK para a parte de marca d'á15 gua. Deve ser notado que esta proposta de decisão é a mais simples. Outros modos mais sofisticados podem ser investigados (dois ou três triângulos com pontuações médias ao invés de um com uma grande, por exemplo).
A rede de guilochê pode ser analisada por olhos humanos mas também automaticamente através de processamento de imagem. Como a rede de guilochê é conhecida, esta pode ser sistematicamente analisada : se não existir nenhuma fraude, cada ponto da rede precisa ser conectado a outro através de uma linha contínua. Mesmo se alguns pontos não forem bem detectados, pela sobreposição da rede numérica uma forte verificação pode ser feita.
Em uma implementação específica, é possível criar diversos subgrupos, e assim gerar uma máscara que inclua a divisão de pontos entre os subgrupos. De acordo com estas implementações todas as etapas ligadas a um subgrupo devem ser aplicadas a cada subgrupo. Esta implementação pode ser interessante porque cada subgrupo pode ter informações de marcação d'água específicas para embutir.
A marcação d'água e o guilochê são complementares: com a marcação d'água pode-se ter certeza que existe uma mensagem oculta den15 tro da imagem. Até um certo ponto prevenimos a substituição. Com o guilochê, até um certo ponto prevenimos a modificação de imagem. A invenção também previne contra o retraçado de guilochê.
A ideia inventiva é também robusta contra os arranhões e outros 5 ataques naturais. Isto é devido à escolha do espaço de inserção (domínio de Fourier e frequências médias) e o aspecto de redundância. Os arranhões afetam as altas frequências essencialmente e o desvanecimento de cor afetam as baixas frequências. Pela inserção da marca d'água nas frequências médias, o sinal fica bastante bem protegido contra os ataques de cartão na10 turais.
Cada triângulo é marcado d'água original em duas localizações e a presença sobre somente 1 é teoricamente suficiente para a autenticação. Mesmo se algumas partes do retrato forem altamente degradadas o cartão pode ser autenticado.

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método para produzir um objeto marcado (1), caracterizado pelo fato de que o dito objeto já está protegido por uma rede de guilochês (
  2. 2), o método compreendendo as etapas de:
    5 analisar a rede de guilochês (2) acima mencionada, armazenar todos ou parte dos pontos de interseção entre os guilochês, denominados pontos de referência (5), subdividir os pontos memorizados acima mencionados em pelo menos um subgrupo (7),
    10 armazenar este resultado de subdivisão, denominada Máscara (9), aplicar um algoritmo de triangulação invariável (16), em todo ou parte dos triângulos (14) assim obtidos, inserir (17) as informações de marcação d'água.
    15 2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito algoritmo de triangulação (16) é o Delaunay um.
  3. 3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os pontos de referência (5) estão armazenados em uma memória local.
    20
  4. 4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os pontos de referência (5) estão armazenados em uma memória distante.
  5. 5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o valor de Máscara está armazenado em uma memória local.
    25
  6. 6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o valor de Máscara está armazenado em uma memória distante.
  7. 7. Método para ler as informações de marcação d'água embutidas em um objeto marcado (18) produzido tal como definido na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:
    30 capturar um retrato do objeto (18) acima mencionado, analisar a rede de guilochês (2) acima mencionada, extrair todos ou parte dos pontos de interseção entre os guiPetição 870190023508, de 12/03/2019, pág. 5/10 lochês, denominados pontos candidatos (19), carregar os pontos de referência (5), sincronizar graficamente (29) o suporte utilizando o ponto de referência (5) e os pontos candidatos (19), carregar a máscara (20), aplicar a máscara para recriar um subgrupo (25), aplicar um algoritmo de triangulação invariável (28), procurar (30), em todo ou parte do triângulo assim obtido, as informações de marcação d'água.
  8. 8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a dita sincronização gráfica do suporte é feita pela análise das rotações, escalas e translações, que deve ser aplicada à imagem para sincronizar os pontos de referência e os pontos candidatos.
  9. 9. Aparelho eletrônico para marcar um objeto (1), caracterizado pelo fato de que o dito objeto já está protegido por uma rede de guilochês (2), que compreende meios para:
    analisar a rede de guilochês (2) acima mencionada, armazenar todos ou parte dos pontos de interseção entre os guilochês em uma memória não volátil, subdividir os pontos acima mencionados para criar pelo menos um subgrupo (7), armazenar esta subdivisão, denominada MÁSCARA (9), aplicar um algoritmo de triangulação invariável (16), em todo ou parte dos triângulos assim obtidos, inserir informações de marcação d'água.
  10. 10. Aparelho eletrônico de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o dito algoritmo de triangulação (16) é o Delaunay um.
  11. 11. Aparelho eletrônico para ler as informações de marcação d'água embutidas em um objeto marcado (18), caracterizado pelo fato de que o dito objeto também está protegido por uma rede de guilochês, que compreende meios para:
    Petição 870190023508, de 12/03/2019, pág. 6/10 capturar um retrato do objeto acima mencionado, analisar a rede de guilochês acima mencionada, extrair todos ou parte dos pontos de interseção entre os guilochês denominados pontos candidatos (19), carregar um conjunto de pontos de referência (5) de uma memória, sincronizar graficamente o suporte por análise dos pontos de referência (5) e dos pontos candidatos (19), carregar uma subdivisão do ponto de referência que define pelo menos um subgrupo, subdividir os pontos candidatos em pelo menos um subgrupo, aplicar um algoritmo de triangulação invariável (28), procurar, em todo ou parte dos triângulos assim obtidos, as informações de marcação d'água.
  12. 12. Aparelho eletrônico de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o dito algoritmo de triangulação (28) é o Delaunay um.
  13. 13. Aparelho eletrônico de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que meios de computação são utilizados para analisar as rotações, escalas e translações que devem ser aplicadas para sincronizar os pontos de referência (5) e os pontos candidatos (19).
BRPI0820989-8A 2007-12-13 2008-11-28 Método para Produzir um Objeto Marcado, Aparelho Eletrônico para Marcar um Objeto, Método e Aparelho Eletrônico para Ler as Informações de Marcação D'água Embutidas em um Objeto Marcado BRPI0820989B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07291518.4 2007-12-13
EP07291518A EP2071509A1 (en) 2007-12-13 2007-12-13 Method and apparatus to mark a document using a combination between guilloches and watermarking, method and apparatus to read previous combination
PCT/EP2008/066433 WO2009074467A1 (en) 2007-12-13 2008-11-28 Method and apparatus to mark a document using a combination between guilloches and watermarking, method and apparatus to read previous combination

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0820989A2 BRPI0820989A2 (pt) 2018-07-17
BRPI0820989B1 true BRPI0820989B1 (pt) 2019-07-02

Family

ID=39420288

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0820989-8A BRPI0820989B1 (pt) 2007-12-13 2008-11-28 Método para Produzir um Objeto Marcado, Aparelho Eletrônico para Marcar um Objeto, Método e Aparelho Eletrônico para Ler as Informações de Marcação D'água Embutidas em um Objeto Marcado

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8406459B2 (pt)
EP (2) EP2071509A1 (pt)
JP (1) JP5486508B2 (pt)
CN (1) CN101939760B (pt)
AT (1) ATE526650T1 (pt)
BR (1) BRPI0820989B1 (pt)
WO (1) WO2009074467A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9245310B2 (en) * 2013-03-15 2016-01-26 Qumu Corporation Content watermarking
DK3459757T3 (da) 2017-09-26 2021-10-11 Thales Dis France Sa Fremgangsmåde til generering af variable guillochemønstre, anordning til implementering og identitetsdokument omfattende sådanne mønstre
EP3459755A1 (fr) 2017-09-26 2019-03-27 Gemalto Sa Procédé d'insertion de motifs guillochés, procédé d'extraction de motifs guillochés, procédé d'authentification de ces motifs guillochés et dispositifs de mise en oeuvre
EP3476618A1 (fr) 2017-10-31 2019-05-01 Gemalto Sa Procédé de sécurisation de la zone personnalisée d'un document securisé et dispositif sécurisé comportant une telle zone personalisée
US11214536B2 (en) 2017-11-21 2022-01-04 Inspirna, Inc. Polymorphs and uses thereof
EP3557457A1 (fr) 2018-04-19 2019-10-23 Thales Dis France SA Procédé pour authentifier un document sécurisé
MX2022007164A (es) 2019-12-13 2022-09-12 Inspirna Inc Sales metálicas y usos de estas.
RU2758668C1 (ru) * 2021-03-25 2021-11-01 Публичное Акционерное Общество "Сбербанк России" (Пао Сбербанк) Способ и система защиты цифровой информации, отображаемой на экране электронных устройств
NL2032168B1 (en) * 2022-06-15 2023-12-21 Filigrade B V Watermark detection method and system

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7456443B2 (en) * 2004-11-23 2008-11-25 Cree, Inc. Transistors having buried n-type and p-type regions beneath the source region
CN100388309C (zh) * 2006-06-21 2008-05-14 北京交通大学 基于数字水印技术的印刷域商标防伪方法
US8139270B2 (en) * 2007-05-31 2012-03-20 Xerox Corporation Variable data periodic line patterns for composing a font system
US7787154B2 (en) * 2007-05-31 2010-08-31 Xerox Corporation Font printing system having embedded security information comprising variable data periodic line patterns
CN100559396C (zh) * 2007-06-25 2009-11-11 中山大学 一种可抗打印扫描和几何变换的多比特数字水印方法

Also Published As

Publication number Publication date
JP5486508B2 (ja) 2014-05-07
CN101939760B (zh) 2012-07-25
CN101939760A (zh) 2011-01-05
ATE526650T1 (de) 2011-10-15
WO2009074467A1 (en) 2009-06-18
EP2232432A1 (en) 2010-09-29
BRPI0820989A2 (pt) 2018-07-17
US20100260372A1 (en) 2010-10-14
US8406459B2 (en) 2013-03-26
JP2011507371A (ja) 2011-03-03
EP2071509A1 (en) 2009-06-17
EP2232432B1 (en) 2011-09-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0820989B1 (pt) Método para Produzir um Objeto Marcado, Aparelho Eletrônico para Marcar um Objeto, Método e Aparelho Eletrônico para Ler as Informações de Marcação D&#39;água Embutidas em um Objeto Marcado
US8190901B2 (en) Layered security in digital watermarking
Suhail et al. Digital watermarking-based DCT and JPEG model
ES2424480T3 (es) Patrones de autenticación visibles para documento impreso
US6978035B2 (en) Information hiding system, method, and printed matter into which information is hidden
US20040065739A1 (en) Barcode having enhanced visual quality and systems and methods thereof
EP1416440A2 (en) Apparatus and methods for improving detection of watermarks in content that has undergone a lossy transformation
US20040001606A1 (en) Watermark fonts
ES2802448T3 (es) Dispositivo y proceso para proteger un documento digital, y proceso correspondiente para verificar la autenticidad de una copia impresa
JP2008515311A (ja) パーソナルポータブルオブジェクトを保護する方法
US6742712B1 (en) Information card and information card system
US8934660B2 (en) Two dimensional information symbol
Inamdar et al. Offline handwritten signature based blind biometric watermarking and authentication technique using biorthogonal wavelet transform
Lazarov et al. A fragile watermarking algorithm for image tamper detection based on chaotic maps
CN114078071A (zh) 图像溯源方法、装置及介质
JP3075221B2 (ja) カード型記録媒体及びその認証方法及び認証装置、作成システム、暗号化方式、その解読器と記録媒体
CN103258314A (zh) 一种隐形编码嵌入和检测的方法
CN101799869B (zh) 一种隐形编码检测方法
JP2003110842A (ja) 画像処理装置及び方法及び記録媒体
US9036913B2 (en) Secured identification medium and method for securing such a medium
Ros et al. An industrial watermarking process for plastic card supports
Chen et al. Data Hiding Based on Redundant Space of WeChat Mini Program Codes
Garg et al. Image based document authentication using DCT
Ros et al. Some security strategies for smart cards
Rao et al. A Novel Secure Personal Authentication System with Finger in Face Watermarking Mechanism

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/07/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/07/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2698 DE 20-09-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.