BRPI0817126B1 - Máquina de vulcanização de borracha, e, processo de implementação da mesma - Google Patents

Máquina de vulcanização de borracha, e, processo de implementação da mesma Download PDF

Info

Publication number
BRPI0817126B1
BRPI0817126B1 BRPI0817126B1 BR PI0817126 B1 BRPI0817126 B1 BR PI0817126B1 BR PI0817126 B1 BRPI0817126 B1 BR PI0817126B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rubber
flow channel
channels
channel
flow
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

(54) Título: MÁQUINA DE VULCANIZAÇÃO DE BORRACHA, E, PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA MESMA (51) lnt.CI.: B29C 45/58 (30) Prioridade Unionista: 21/09/2007 FR 07 57746 (73) Titular(es): REP INTERNATIONAL (72) Inventor(es): STÉPHANE DEMIN; CHRISTOPHE NOGHA (85) Data do Início da Fase Nacional: 19/03/2010
MÁQUINA DE VULCANIZAÇÃO DE BORRACHA, E, PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA MESMA
A presente invenção refere-se a uma máquina de injeção de um material termoendurecível, bem como a seu processo de implementação.
A invenção refere-se mais particularmente à vulcanização de borracha. No entanto, ela encontra sua aplicação em domínios técnicos próximos, tais como notadamente a injeção ou a conformação de silicones, resinas fenólicas ou ainda poliuretanos.
De maneira clássica, uma máquina de vulcanização de borracha 10 comporta, em primeiro lugar, meios de plastificação e de injeção do material termoendurecível. O estado da técnica prevê várias alternativas, no que se refere à estrutura destes meios.
Assim, uma primeira solução recorre a meios de plastificação separados, que incluem um parafuso transportador, assegurando o aquecimento do material. Estes meios de plastificação são associados aos meios de injeção distintos, que compreendem notadamente um pistão associado a uma câmara de recepção do material tomado maleável.
A título de variante, os meios de plastificação podem ser confundidos com os meios de injeção. Neste caso, encontra-se uma injeção dita “parafuso pistão”, na qual o parafuso de plastificação serve de pistão de injeção.
Conhece-se, por último, uma outra solução alternativa, dita FIFO (First In First Out). Neste modo de realização, a plastificação é efetuada através do pistão de injeção.
Após a fase inicial de plastificação e de injeção, realizada de acordo com uma ou outra das possibilidades descritas acima, o material maleável é injetado em um canal de escoamento, cuja extremidade a jusante delimita pelo menos um orifício de saída. Este último desemboca em canais
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 15/31 de alimentação de um molde, que estão eles mesmos em comunicação com as cavidades deste molde.
Assim no canal de escoamento, que está situado a montante do molde, o material maleável não endurece sensivelmente em serviço, devido às condições operacionais como, notadamente, a temperatura e a velocidade de escoamento. Em contrapartida, no volume interno do molde, a saber, os canais de alimentação e as cavidades, este material maleável é levado a endurecer, devido à temperatura e ao fenômeno de estagnação ao qual ele é submetido. A este respeito, o orifício de saída do canal de escoamento apresenta uma seção reduzida, permitindo separar a parte de material endurecido da que não é, no final do endurecimento.
Uma problemática comum da fabricação de produtos feitos de borracha reside no tempo de vulcanização, que se deseja reduzir na medida do possível. Este problema por exemplo é abordado em US-B- 6.280.175.
Este documento ensina dispor, no canal de escoamento, a saber, em uma zona onde o material maleável não endurece, uma restrição cuja seção transversal não é circular, mas encontra-se, pelo contrário, alongada globalmente ao modo de uma elipse. Assim, a borracha é aquecida de maneira homogênea, em qualquer ponto da sua seção transversal. Em outros termos, a presença desta restrição permite aduzir uma quantidade de calor substancial ao nível da corrente central de borracha, o que permite reduzir o tempo de vulcanização correspondente.
A solução descrita nesta patente americana 6.280.175 implica, no entanto, outros inconvenientes. Com efeito, ela é acompanhada de um aquecimento que pode ser muito elevado e globalmente não homogêneo, apropriado para degradar localmente o material e, consequentemente, induzir defeitos sobre a peça final.
Conhecem-se, além disso, soluções alternativas, que descrevem a
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 16/31 utilização de dispositivos permitindo modificar a direção de escoamento do material maleável. No entanto, contrário aos ensinamentos da patente americana acima, estes dispositivos são colocados no molde propriamente dito, a saber em uma zona onde o material maleável é levado a endurecer.
De modo mais preciso, EP-A-1 186.339 descreve um misturador estático, destinado a homogeneizar o material maleável. A utilização deste dispositivo induz uma elevação da temperatura de cada corrente fluida, o que implica, assim, em problemas análogos aos encontrados quando da aplicação da patente americana acima.
Além disso, US-A-4.199.315 descreve uma máquina de moldagem por injeção de pneumáticos na qual, no seio do molde, o material maleável é, logo a princípio, separado em dois fluxos derivados. A montante desta derivação, encontra-se uma corrente central fria, bem como uma corrente periférica mais quente. Depois, no seio de cada fluxo derivado, encontra-se uma corrente fria e uma corrente quente que escoam de modo globalmente simétrico em relação ao eixo longitudinal de cada canal derivado.
Este documento ensina em seguida tratar cada fluxo derivado, modificando as trajetórias de escoamento das correntes, respectivamente quente e fria. Esta solução não pode ser aplicável a um fluxo não dividido, no qual a corrente fria central é cercada por uma corrente quente periférica. Além disso, ele encontra unicamente o seu interesse em aplicações muito específicas, como a moldagem de pneumáticos.
Assim sendo, a invenção visa propor uma máquina permitindo remediar estes diferentes inconvenientes.
Para esse efeito, ela tem por objeto uma máquina de injeção de um material endurecível, de acordo com a reivindicação 1 anexa.
A invenção tem igualmente por objeto um processo de
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 17/31 implementação da máquina acima, de acordo com a reivindicação 10 anexa.
A invenção será descrita a seguir, com referência aos desenhos anexos, dados unicamente a título de exemplos não limitativos, nos quais:
- A figura 1 é uma vista em corte longitudinal, ilustrando uma 5 máquina de vulcanização de borracha de acordo com a invenção;
- As figuras 2A, 2B e 2C são vistas em maior escala, respectivamente em corte longitudinal, superior e inferior, ilustrando um dispositivo de inversão do campo radial de temperatura de acordo com a invenção;
- A figura 3 é uma vista em corte longitudinal, ilustrando a distribuição radial do campo de temperatura, respectivamente a montante e a jusante deste dispositivo de inversão;
- As figuras 4 e 5 apresentam gráficos, ilustrando a variação de temperatura em função da posição radial, ao nível das linhas IV- IV-IV e V-V na figura 3;
- As figuras 6A, 6B e 6C são vistas esquemáticas, ilustrando as quantidades de calor aduzidas à borracha, respectivamente em duas soluções do estado da técnica e na solução de acordo com a invenção; e
- As figuras 7 e 8 são vistas em corte longitudinal, análogas à 20 figura 3, ilustrando duas variantes de realização da invenção.
A máquina de vulcanização de borracha, de acordo com a invenção, ilustrada na figura 1, compreende, em primeiro lugar, meios de plastificação e de injeção, de tipo conhecido em si. Em primeiro lugar, são previstos meios de plastificação 10, comportando um parafuso 12 alojado em um canal 14, que é associado aos meios de aquecimento não representados.
Este parafuso 12 é, além disso, associado a um orifício 16 de admissão do material no canal 14, com o propósito de transportar a borracha maleável em direção à jusante da máquina.
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 18/31
Por outro lado, são previstos meios de injeção 20, iguaimente de tipo clássico, que compreendem uma câmara 22, susceptível de ser cheia com borracha fluida desde o canal de plastificação 14. Esta câmara 22 recebe um pistão 24, que assegura a injeção da borracha fluida em direção a um canal de escoamento 30, iguaimente de tipo clássico.
No exemplo ilustrado, encontram-se meios de plastificação 10, que são distintos dos meios de injeção 20. No entanto, a invenção encontra iguaimente sua aplicação em meios de plastificação e de injeção, como os descritos no preâmbulo da presente descrição. Assim, pode-se, a título alternativo, recorrer a uma injeção dita “parafuso-pistão”, ou então ainda uma injeção dita “FIFO”.
O canal 30 apresenta um orifício de saída 32, que é colocado em comunicação com a entrada de um molde 40, que não é objeto da presente invenção. De maneira conhecida em si, este molde 40 é escavado com diferentes canais de alimentação 42, que desembocam nas cavidades 44.
De maneira habitual, podem-se distinguir duas zonas, a saber, por um lado o canal de escoamento 30 e, por outro lado, o volume interno do molde formado pelos canais de alimentação 42 e as cavidades 44. Assim, no canal de escoamento 30, a borracha não endurece sensivelmente em serviço, notadamente devido à sua temperatura e à sua velocidade de escoamento. Em contrapartida, nos canais 42 e nas cavidades 44, a borracha é destinada a endurecer no final da operação de vulcanização, em particular porque ela está sujeita a sofrer um fenômeno de estagnação na temperatura do molde.
Imediatamente a montante do orifício de saída 32, a saber, em uma zona onde, como visto acima, a borracha não endurece, está previsto um dispositivo de acordo com a invenção, permitindo inverter o campo radial de temperatura da borracha no canal de escoamento 30. Na descrição seguinte e para fins de clareza, este dispositivo, que é designado, em seu conjunto pela
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 19/31 referência 50, será denominado dispositivo de inversão.
Com referência mais específica às figuras 2A a 2C, este dispositivo 50 compreende, em primeiro lugar, um corpo maciço 52, realizado, por exemplo, de aço, que é fixado às paredes do canal de escoamento 30 por qualquer meio apropriado notadamente por integração em uma perfuração deste canal e imobilização por um bico aparafusado. Este corpo 52 é cilíndrico, ao mesmo tempo sendo coaxial ao canal de escoamento 30. Ele é escavado com diferentes canais, a saber, quatro canais convergentes 60 e quatro canais divergentes 70, fazendo referência ao sentido de escoamento do material, notadamente em direção para baixo sobre as figuras 1 e2A.
Com referência a esta figura 2A, os canais convergentes 60 são colocados defronte de, a montante, com as bordas periféricas Bl da zona a montante 30i do canal de escoamento. Além disso, estes canais 60 se juntam, na sua extremidade a jusante, de modo a formar uma única abertura de saída 62, que desemboca defronte do centro C2 da zona a jusante 302 do canal de escoamento 30.
Os canais divergentes 70 estendem-se a partir de uma abertura 72, que se comunica com o centro Cl da zona a montante 30i do canal de escoamento 30. Depois, estes canais 70 afastam-se uns dos outros, de modo a desembocar defronte das bordas B2 da zona a jusante 302 do canal de escoamento 30.
Na figura 2A, nota-se em 1 e 2, as correntes de borracha fluida escoando, a montante do dispositivo, respectivamente na proximidade das bordas Bl e do centro Cl deste canal. Sendo dada a presença dos canais 60 e
70, a corrente periférica a montante 1 forma a corrente central a jusante 1', enquanto que a corrente central a montante 2 forma a corrente periférica a jusante 2’.
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 20/31
Ο número, a disposição e a geometria dos diferentes canais 60 e 70 são tais, que eles permitem assegurar uma transferência satisfatória dos escoamentos de fluido. Além disso, é vantajoso que estes canais 60 e 70 ocupem uma parte substancial da seção transversal do canal, a fim de evitar uma adução de calor muito elevada. Com efeito, se os canais são muito estreitos, encontra-se um fenômeno de aquecimento, tal como o induzido quando da realização da patente americana 6.280.175, mencionada acima.
De modo vantajoso, em qualquer ponto do dispositivo de inversão, a soma das seções transversais dos diferentes canais 60 e 70 é superior a 30%, preferivelmente a 50%, da seção total do canal de escoamento 30. Assim, no exemplo ilustrado, os oito canais, respectivamente divergentes e convergentes, ocupam cerca de 55% da superfície do canal, considerada de modo transversal.
A figura 3 ilustra a aplicação do dispositivo de inversão 50, no que se refere ao perfil de temperatura radial da borracha, respectivamente a montante e a jusante deste dispositivo 50. Sabe-se que, no canal principal 30, o escoamento da matéria é de tipo laminar. Consequentemente, a velocidade deste apresenta um valor nulo no nível das bordas Bl, assim como um valor máximo no nível do centro Cl.
Nestas condições, a temperatura da borracha presente sobre a borda Bl deste canal 30 é muito superior àquela que ela apresenta na proximidade do centro Cl, imediatamente a montante do dispositivo 50. Isto é ilustrado por traços de tipos diferentes na figura 3, assim como pelo perfil radial de temperatura da figura 4, correspondendo à linha IV-IV na figura 3.
Nesta figura 4, encontra-se, em ordenadas, a temperatura T e, em abscissas, a posição radial X-X. Em outros termos, o centro Cl corresponde a uma abscissa nula, enquanto que as bordas Bl correspondem a uma abscissa cujo valor absoluto é máximo. Como mostra esta figura 4, o perfil radial de
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 21/31 temperatura cresce, a partir do centro Cl, de maneira globalmente simétrica em direção às bordas Bl.
A jusante do dispositivo 50, levando-se em conta a presença dos canais de inversão 60 e 70, a corrente central Γ está agora quente, porque ela corresponde à corrente periférica quente 1 da parte a montante. Além disso, a jusante, a corrente periférica 2 ' está fria, dado que ela corresponde à corrente central a montante 2. Esta inversão de temperatura é materializada por uma reversão da natureza dos traços, entre a montante e a jusante.
Esta inversão é igualmente materializada na figura 5, que 10 corresponde ao perfil radial de temperatura ao longo da linha V-V na figura 3. Assim, a temperatura diminui desde um valor máximo ao nível do centro C2, até a um valor mínimo ao nível das bordas B2.
Como se nota na descrição precedente, o dispositivo 50 assegura, portanto, a inversão do campo radial de temperatura da borracha. Em outros termos, a montante deste dispositivo, mais ele encontra-se perto da borda Bl, mais a temperatura da borracha é elevada. Em contrapartida, a jusante, mais ele encontra-se perto da borda B2, mais a temperatura da borracha é baixa.
As correntes a jusante, respectivamente central Γ e periférica 2', escoam então em direção ao orifício de saída 32, depois nos canais 42 até as cavidades 44 do molde 40. Durante este trajeto posterior à passagem no dispositivo de inversão 50, a borracha recebe uma quantidade de calor suplementar.
Como já foi acima explicado, a corrente periférica 2' recebe uma quantidade de calor superior à fornecida à corrente central Γ. Ora, sendo dado que esta corrente periférica 2' está mais fria, imediatamente em saída do dispositivo de inversão 50, as quantidades de calor aduzidas em qualquer ponto da borracha tendem a igualar-se, quando da admissão do material nas cavidades 44.
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 22/31
Em outros termos, ajustando-se a forma e o posicionamento do dispositivo de inversão 50, é possível controlar o perfil do campo de temperatura radial da borracha, quando esta última chega às cavidades. É possível conferir em particular um caráter sensivelmente homogêneo a este campo de temperatura radial quando da chegada da borracha nas cavidades, a saber, que esta borracha apresenta uma temperatura globalmente idêntica no nível de uma seção transversal dada.
A este respeito, as figuras 6A, 6B e 6C ilustram as quantidades de calor fornecidas respectivamente às correntes central e periférica, desde a sua injeção no canal de escoamento até a sua admissão nas cavidades 44. A figura 6A refere-se a um estado da técnica comum, a figura 6B é relativa aos ensinamentos da patente americana 6.280.175, enquanto que a figura 6C ilustra a solução da invenção.
Na técnica anterior da figura 6A, a corrente periférica é permanentemente ainda mais aquecida que a corrente central, devido à existência de um escoamento laminar. Nestas condições, a quantidade de calor global Q, aduzido a esta corrente periférica, é muito nitidamente superior ao Q' aduzido à corrente central.
Na técnica anterior ilustrada pela patente americana 6.280.175, pode-se distinguir três zonas principais de adução de calor. Trata-se em primeiro lugar da parte a montante, situada antes da restrição que é objeto da invenção desta patente americana. Encontra-se, em seguida, a zona da restrição propriamente dita, depois a região se estendendo a jusante desta restrição.
Na zona a montante, o escoamento é laminar, de modo que a quantidade de calor Q1 aduzida à corrente periférica seja nitidamente superior à de Q'l aduzida à corrente central. Depois, ao nível da restrição, nota-se uma adução de calor sensivelmente homogênea, correspondendo a valores Q2 e
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 23/31
Q'2 sensivelmente iguais. Por último, a jusante da restrição, o escoamento se toma novamente laminar de modo que a quantidade de calor Q3 fornecida à corrente periférica seja nitidamente superior à Q'3, fornecida à corrente central.
Nestas condições, como ilustra a figura 6B, a quantidade de calor total QT aduzida à corrente periférica é igual à soma das quantidades Ql, Q2 e Q3. QT é nitidamente superior à quantidade total QT de calor aduzida à corrente central, que corresponde à soma de Q'l, Q'2 e Q'3, apesar da presença da restrição.
A figura 6C ilustra a distribuição radial de temperatura aduzida de acordo com a invenção. Sobre esta figura, a zona mediana é relativa à corrente central final Γ, a saber, a escoando a jusante do dispositivo 50, do qual se deve lembrar que ela corresponde à corrente periférica a montante 1. De modo análogo, as partes laterais desta figura 6C correspondem à corrente periférica final 2', proveniente da corrente central inicial 2.
A quantidade de calor total QT, fornecida à corrente periférica final 2', corresponde à soma, por um lado, da quantidade de calor Q'I aduzida à corrente central inicial 2 a montante do dispositivo 50 e, por outro lado, da quantidade de calor QII fornecida a esta corrente periférica 2' a jusante do dispositivo. Devido ao escoamento laminar, QI é relativamente fraco, enquanto que QII é nitidamente mais elevado.
De modo análogo, a quantidade de calor total QT aduzida à corrente central final 1' corresponde à soma, por um lado, da quantidade de calor QI aduzida à corrente periférica inicial 1 a montante do dispositivo e, por outro lado, da quantidade de calor Q' II aduzida a esta corrente central 1' a jusante do dispositivo. Pelas mesmas razões mencionadas acima, QI é nitidamente superior a Q'I, enquanto que Q'II é nitidamente inferior a QII. Por conseguinte, como mostra a figura 6C, as quantidades de calor QT e Q'T
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 24/31 aduzidas a estas duas correntes tendem a equilibrar-se, graças à inversão fornecida pelo dispositivo 50.
A invenção permite atingir os objetivos previamente mencionados.
Com efeito, como se nota da descrição precedente, todas as zonas do escoamento de borracha receberam uma quantidade de calor substancial, quando da sua entrada nas cavidades 44. Em outros termos, a borracha encontra-se em qualquer ponto a uma temperatura relativamente elevada, o que permite garantir uma duração de vulcanização relativamente baixa.
Além disso, como ilustrado notadamente na figura 6C, nota-se uma grande homogeneidade entre as diferentes quantidades de calor aduzidas aos diferentes pontos da seção transversal da borracha, imediatamente antes da entrada nas cavidades. Em outros termos, não existe zona de borracha tendo recebido uma quantidade de calor particularmente elevada, o que permite evitar qualquer fenômeno de superaquecimento. Nestas condições, a invenção permite se liberar de uma vulcanização muita rápida de certas zonas de material.
A este respeito, nota-se que é o mérito da Requerente ter identificado o problema relacionado com os ensinamentos de US-B-6
280.175. Com efeito, neste documento, a presença de uma restrição garante a obtenção de uma temperatura relativamente elevada de borracha, mesmo na sua parte central, que é favorável para a duração de vulcanização. Em contrapartida, esta solução é acompanhada pelo fornecimento de uma quantidade de calor particularmente elevada ao nível da corrente periférica de borracha. Isto é a origem dos problemas acima mencionados, a saber, um superaquecimento, uma vulcanização muito rápida e uma degradação do material.
A figura 7 ilustra uma primeira variante de realização da
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 25/31 invenção, que emprega um canal de escoamento 130 de tipo BCR (blocos com canais regulados). De maneira clássica, este canal de escoamento 130 divide-se, na sua parte a jusante, nos vários canais derivados, na ocorrência em número de três, a saber, 130i, 1302 e 13O3. Cada canal derivado encontra5 se associado a uma saída correspondente 132i, 1322 e 1323, colocadas em comunicação com as cavidades de três moldes não representados.
Neste caso, três dispositivos de inversão 150i, 1502 e I5O3 são previstos imediatamente a montante de cada saída. Assim, a distribuição do campo radial de temperatura da borracha é invertida, a jusante de cada um destes dispositivos. Isto permite uma distribuição radial homogênea do fluxo de calor aduzido a cada um dos escoamentos derivados de borracha, que escoam em direção às cavidades não representadas dos moldes a jusante.
A figura 8 ilustra uma variante suplementar de realização da invenção, na qual o canal de escoamento 230 é equipado por dois dispositivos de inversão 250' e 250, dos quais cada um é análogo à referência 50 das figuras 1 a 6. Em outros termos, estes dois dispositivos de inversão 250' e 250 são colocados em série, contrariamente aos dispositivos 150i a 1503 da figura 7, que são colocados em paralelo. Este modo de realização é vantajoso, na medida em que assegura uma distribuição homogênea do aquecimento no caso de um comprimento de escoamento grande, graças à realização de múltiplas inversões.
Como se nota da descrição precedente, a invenção autoriza um fornecimento de calor controlado, que pode ser em particular homogêneo, no que se refere tanto às correntes central e periférica do escoamento de borracha. Para esse efeito, convém ajustar o número e/ou a localização destes dispositivos de inversão, como o 50 da figura 1. Pode-se igualmente ajustar as condições operacionais do escoamento de borracha, a saber, notadamente, a sua temperatura, sua pressão, sua vazão, a fim de ajustar a quantidade de calor
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 26/31 gerada a montante e a jusante do dispositivo de inversão.
Uma outra vantagem da invenção reside no fato de que ela permite aumentar o comprimento de escoamento possível para o material. Com efeito, graças à utilização de um ou vários dispositivos de inversão, é possível não degradar este material, ainda que este escoe sobre um grande comprimento.
Por último, sendo dado que o ou cada dispositivo de inversão é-o situado no canal de escoamento, a saber em uma zona onde o material não endurece, é possível utilizar este dispositivo um grande número de vezes, até mesmo retirar o mesmo a fim de colocá-lo sobre outra máquina. Isto deve ser comparado com as soluções da técnica anterior, nas quais os dispositivos modificando a direção de escoamento do material são colocados no molde propriamente dito.
Com efeito, neste último caso, tais dispositivos são necessários para cada molde utilizado em uma mesma máquina, o que aumenta, consequentemente, o custo global da operação. Além disso, estes dispositivos geram uma perda de material endurecido em cada ciclo de moldagem, o que implica custos suplementares.
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 27/31

Claims (4)

REIVINDICAÇÕES
1/4 *
W-*
214
1. Máquina de vulcanização de borracha, comportando meios (10, 20) de plastificação e de injeção da referida borracha, apropriados para injetar a referida borracha no estado fluido em um canal de escoamento
5 (30; 130 ; 230), no qual a referida borracha não endurece sensivelmente em serviço, este canal de escoamento compreendendo, pelo menos, uma saída (32; 132i, 1322, 1323) susceptível de ser colocada em comunicação com o volume interno de um molde (40), no qual a referida borracha é levada a endurecer, caracterizada pelo fato de que:
10 - o canal de escoamento (30; 130; 230) é provido com, pelo menos, um dispositivo de inversão (50; 150i, 1502, 1503 ; 250', 250), apropriado para inverter o perfil radial de temperatura no escoamento da referida borracha fluida, entre a montante e a jusante do ou de cada dispositivo de inversão,
15 - e em que o dispositivo de inversão (50) compreende vários canais convergentes (60) apropriados para dirigir uma primeira corrente (1) de borracha fluida presente na periferia (Bl) de uma zona a montante (301) do canal de escoamento (30) em direção ao centro (C2) de uma zona a jusante (3O2) deste canal de escoamento, os canais convergentes (60) sendo dispostos
20 em frente da periferia (Bl) da zona a montante (30i) do canal de escoamento e desembocando no centro (C2) da zona a jusante (3O2) do canal de escoamento, e vários canais divergentes (70) apropriados para dirigir uma segunda corrente (2) de borracha presente no centro (Cl) da referida zona a montante do canal de escoamento em direção à periferia (B2) da referida zona
25 a jusante deste canal de escoamento, os canais divergentes (70) sendo dispostos em frente do centro (Cl) da zona a montante (30i) do canal de escoamento e desembocando na periferia (B2) da zona a jusante (3O2) do canal de escoamento.
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 28/31
2. Máquina de vulcanização de borracha de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o dispositivo de inversão (50) compreende um corpo (52) fixado nas paredes do canal de escoamento, em que são dispostos pelo menos um canal divergente (70) e pelo menos um
5 canal convergente (60).
3/4
Β2 + + I
I . ι
-++ + -Η +' +
Jh' 'i1, I . I .
+ H +
+ Ί +
+ +
+ -I
C2 ~T
V
B2
3. Máquina de vulcanização de borracha de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o corpo (52) do dispositivo de inversão (50) é fixado nas paredes do canal de escoamento (30), notadamente sendo integrado em uma perfuração deste canal de
10 escoamento (30) e imobilizado por um bico aparafusado.
4. Máquina de vulcanização de borracha de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que, em qualquer ponto do dispositivo de inversão (50), a relação entre, por um lado, a soma das seções transversais dos canais respectivamente convergentes (60) e
15 divergentes (70) e, por outro lado, a seção transversal total do canal de escoamento (30), é superior a 30%.
5. Máquina de vulcanização de borracha de acordo a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que, em qualquer ponto do dispositivo de inversão (50), a relação entre, por um lado, a soma das seções
20 transversais dos canais respectivamente convergentes (60) e divergentes (70) e, por outro lado, a seção transversal total do canal de escoamento (30), é superior a 50%.
6. Máquina de vulcanização de borracha de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que estão
25 previstos entre um e dez canais convergentes (60), e entre um e dez canais divergentes (70).
7. Máquina de vulcanização de borracha de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que estão previstos quatro canais
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 29/31 convergentes (60) e quatro canais divergentes (70).
8. Máquina de vulcanização de borracha de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o canal de escoamento (130) se divide em vários canais derivados (130i-1303), e pelo
5 menos um canal derivado é provido com um dispositivo de inversão correspondente (150i-l503).
9. Máquina de vulcanização de borracha de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que são previstos pelo menos dois dispositivos de inversão (250', 250) colocados em série no canal
10 de escoamento (230).
10. Processo de implementação da máquina conforme definida em qualquer uma das reivindicações precedentes, em que se faz escoar a borracha no canal de escoamento (30; 130; 230) depois, via a ou cada saída (32; 132i-1323), no volume interno de, pelo menos, um molde (40), em
15 direção de, pelo menos, uma cavidade (44), caracterizado pelo fato de que se ajusta o número e/ou a localização dos dispositivos de inversão (50; 150i1503 ; 250', 250), e/ou as condições operacionais do referido escoamento, tendo em vista controlar a distribuição radial de temperatura da borracha, na proximidade da ou de cada cavidade (44), notadamente a fim de que esta
20 distribuição radial seja sensivelmente homogênea.
Petição 870180056118, de 28/06/2018, pág. 30/31
4/4

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2387449T3 (es) Máquina de vulcanización de caucho, y procedimiento de realización correspondiente
KR100209031B1 (ko) 전-가소화 타입의 사출장치
US4034952A (en) Hot plastic injection bushing
ES2291468T3 (es) Aparato para el moldeo por inyeccion de articulos.
CN107000285B (zh) 用于用塑料制造注模构件的注模喷嘴
BRPI0817675B1 (pt) processo para a fabricação de perfis ou tiras estirados longitudinalmente de compostos de moldagem solidificados em um molde e molde
IT8048576A1 (it) Dispositivo per colare sotto pressione senza materozza articoli polimerici.
JPS5889335A (ja) 合成樹脂射出成形方法およびその装置
BRPI0509188B1 (pt) dispositivo de injeção para moldagem de objetos plásticos
BRPI0817126B1 (pt) Máquina de vulcanização de borracha, e, processo de implementação da mesma
ES2925575T3 (es) Sistema para moldeo por inyección, método y uso
JP2007283503A (ja) スプルブッシュ
BRPI0714925A2 (pt) estrangulamento para uma mÁquina de moldagem por injeÇço para moldagem por injeÇço de materiais de borracha ou elastomÉricos, mÁquina de moldagem por injeÇço, e, sistema e mÉtodo para temperar materiais de borracha ou elastomÉricos durante moldagem por injeÇço
WO2018139664A1 (ja) 射出成形方法及び射出成形装置
KR101965435B1 (ko) 사출 성형용 금형구조체
US20040047943A1 (en) Runner for injection molding
KR102280830B1 (ko) 이중관 사출 코어 냉각장치
JP2006116970A (ja) 射出成形金型用の通路加熱形ノズル
JP6158102B2 (ja) 射出成形機
JP2004042501A (ja) 射出成形金型
KR100934845B1 (ko) 사출성형을 위한 핫러너 밸브노즐
JP2002086515A (ja) 熱可塑性樹脂の射出成形方法及び金型
JPH10244564A (ja) 剪断加熱装置を備えた射出成形機
JP2022120888A (ja) 射出成形方法及び射出成形装置
KR101932961B1 (ko) 사출성형기 노즐 조립체