BRPI0813613B1 - Metodo para melhorar a prediqao de propriedades de polimero e sistema de polimerizaqao, com recursos melhorados de prediqao de propriedade de polimero - Google Patents

Metodo para melhorar a prediqao de propriedades de polimero e sistema de polimerizaqao, com recursos melhorados de prediqao de propriedade de polimero Download PDF

Info

Publication number
BRPI0813613B1
BRPI0813613B1 BRPI0813613-0A BRPI0813613A BRPI0813613B1 BR PI0813613 B1 BRPI0813613 B1 BR PI0813613B1 BR PI0813613 A BRPI0813613 A BR PI0813613A BR PI0813613 B1 BRPI0813613 B1 BR PI0813613B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
polymer
prediction
properties
polymer properties
measured
Prior art date
Application number
BRPI0813613-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Jeffrey Drabish
John Parrish
Marcel Schaefer
Ivan Hartley
Paul Samples
Mark Nelson
Original Assignee
Dow Global Technologies Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dow Global Technologies Inc filed Critical Dow Global Technologies Inc
Publication of BRPI0813613A2 publication Critical patent/BRPI0813613A2/pt
Publication of BRPI0813613B1 publication Critical patent/BRPI0813613B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J19/00Chemical, physical or physico-chemical processes in general; Their relevant apparatus
    • G06F19/00
    • GPHYSICS
    • G16INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR SPECIFIC APPLICATION FIELDS
    • G16CCOMPUTATIONAL CHEMISTRY; CHEMOINFORMATICS; COMPUTATIONAL MATERIALS SCIENCE
    • G16C20/00Chemoinformatics, i.e. ICT specially adapted for the handling of physicochemical or structural data of chemical particles, elements, compounds or mixtures
    • G16C20/30Prediction of properties of chemical compounds, compositions or mixtures
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T436/00Chemistry: analytical and immunological testing
    • Y10T436/12Condition responsive control

Abstract

MÉTODO PARA MELHORAR A PREDIÇÃO DE PROPRIEDADES DE POLÍMERO E SISTEMA DE POLIMERIZAÇÃO,COM RECURSO'S MELHORADOS DE PREDIÇÃO DE PROPRIEDADE DE POLÍMERO. A presente invenção refere-se a um método para melhorar a predição de propriedade, de polímero e a um sistema com re.cursos melhorados de predição de propriedades de polímero. O método para melhorar a predição de propriedades de polímero de acordo com a presente invenção compreende as seguintes etapas: (1) prover um Polímero; (2) prover um modelo de predição; (3) utilizar dito modelo de predição para definir um valor médio de predição de propriedade de polímero; (4) determinar uma faixa viável; (5) medir uma ou mais propriedades de dito polímero; (6) determinar se ditas uma ou mais propriedades de polímero se enquadram em dita faixa viável; (7) validar ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero, caso ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero se enquadrarem na faixa viável ou invalidar ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero caso ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero não se enquadrarem na faixa viável; (8) atualizar dito modelo de predição; (9) repetir ditas etapas anteriores pelo menos uma ou mais vezes; e (10) melhorar assim a predição de propriedades de polímero. O sistema de polimerização (...).

Description

Campo da invenção
[001] A presente invenção refere-se a um método para melhorar a predição de propriedades de polimero e a um sistema com recursos melhorados de predição de propriedades de polimero.
Histórico da invenção
[002] Sistemas reator para poliolefina tipicamente baseiam-se em medições periódicas ou intermitentes de propriedades de resina. As medições são geralmente determinadas a partir de uma amostra de resina extraida do sistema de processo. Medições em tempo real da qualidade da resina poliolefinica podem estar sujeitas a erros substanciais por diferentes motivos. Esses erros podem ser atribuidos a problemas de amostragem, aplicações inadequadas de procedimento laboratorial, mau funcionamento de equipamentos e outras causas. Se as medições de propriedades da resina apresentarem erro substancial e forem então posteriormente utilizadas para controle de reator, interrupções significativas podem ocorrer no processo devido a uma resposta baseada em medições incorretas. Se as medições amostradas puderem, porém, ser identificadas como "provavelmente errôneas", é possivel colocar em prática ações adequadas e manter um controle significativamente mais satisfatório do reator. Atualmente, um operador decide se as leituras laboratoriais são apropriadas antes de lançá-las no sistema de automação, ou para uso em operação manual. Essa abordagem não é muitas vezes eficaz devido à complexidade emse determinar a viabilidade da leitura. A complexidade e incerteza na metodologia existente resulta em decisões do operador tomadas de forma não suficientemente consistente ou precisa e nem em tempo hábil. 0 aperfeiçoamento pretendido através da presente invenção consiste em assinalar as leituras de propriedade de polimero como aceitáveis ou inaceitáveis antes que tais medições sejam utilizadas para manipular variáveis e condições de reator.
[003] A patente americana No. 5.260.882 descreve um processo para determinar as propriedades empregando informações experimentais que utilizam restrições determinadas por cinética quimica, termodinâmica estatistica e mecânica molecular, inclusive informações experimentais sobre substâncias poliméricas ou copoliméricas propostas de moléculas grandes para determinar as propriedades fisicas das substâncias, definindo primeiramente a composição quimica e moléculas das substâncias, em seguida determinando as propriedades da composição quimica molecular quando dobrada tridimensionalmente, em terceiro lugar formando a composição num grupo ("cluster") polimérico, em quarto lugar, determinando as propriedades fisicas do grupo polimérico e finalmente a preparação das substâncias poliméricas apresentando as propriedades conforme determinado.
[004] A patente americana No. 5.550.630 descreve um método para analisar as estruturas de compostos quimicos orgânicos, polímeros, polinucleotídeos e peptídeos. O método utiliza a intensidade integrada de absorção de luz espectral em regiões largas ou estreitas do espectro ultravioleta e/ou visível e relaciona esses parâmetros aditivamente às características estruturais do composto químico analisado. Para a análise de polímeros, nucleotideos e/ou peptideos, as intensidades integradas de absorção espectral são utilizadas sequencialmente em regiões estreitas da luz ultravioleta o que permite a determinação do peso molecular e a composição de aminoácido completa do composto analisado. Todos os procedimentos são interconectados num analisador estrutural espectrofotométrico automático.
[005] A patente americana No. 6.406.632 descreve a rápida caracterização e identificação de amostras de polímero para determinar o peso molecular médio, a distribuição de peso molecular e outras propriedades.
[006] A patente americana No. 6.687.621 descreve um método computacional para predizer uma propriedade e/ou desempenho desejado de polímeros e/ou para identificar e criar polímeros que possam prover a propriedade e/ou desempenho desejado, sendo que a propriedade desejada pode ser provida pelos polímeros puros e não diluídos, ou por polímeros diluídos numa composição. O método é um QSAR em que os descritores utilizados são descritores estruturais experimentalmente gerados e/ou derivados de um ou mais métodos analíticos.
[007] Apesar dos esforços de pesquisa para desenvolver modelos de predição para propriedades de polímero, ainda existe a necessidade de um método para melhorar a predição de propriedades de polímero e de um sistema com recursos melhorados para predição de propriedades de polímeros. Outrossim, existe a necessidade de um método que determine automaticamente a viabilidade de medições laboratoriais utilizando (1) o desvio padrão esperado das medições de propriedade de polímero em amostra e/ou (2) modelos deprocesso e estimativas de incerteza na medição.
Sumário da invenção
[008] A presente invenção consiste num método para melhorar a predição e o posterior controle de propriedades de polimero e de um sistema com recursos melhorados de predição de propriedades de polimero. O método para melhorar a predição de propriedades de polimero de acordo com a presente invenção compreende as seguintes etapas: (1) prover um polimero; (2) prover um modelo de predição; (3) utilizar dito modelo de predição para definir um valor médio de predição de propriedade de polimero; (4) determinar uma faixa viável; (5) medir uma ou mais propriedades de dito polimero; (6) determinar se ditas uma ou mais propriedades de polimero se enquadram em dita faixa viável; (7) validar ditas uma ou mais propriedades medidas de polimero, caso ditas uma ou mais propriedades medidas de polimero se enquadrarem na faixa viável ou invalidar ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero caso ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero não se enquadrarem na faixa viável; (8) atualizar dito modelo de predição; (9) repetir ditas etapas anteriores pelo menos uma ou mais vezes; e (10) melhorar assim a predição de propriedades de polímero. O sistema de polimerização com recursos melhorados de predição de propriedades de polímero de acordo com a presente invenção compreende pelo menos um reator de polimerização; um modelo de predição automatizado; meios para medir uma ou mais propriedades de polímero; meios para detectar uma ou mais propriedades errôneas medidas de polímero; e meios para atualizar dito modelo de predição automatizado.
[009] Em uma concretização, a presente invenção provê ummétodo para melhorar a predição das propriedades de polimero compreendendo as seguintes etapas de: (1) prover um polímero; (2) prover um modelo de predição; (3) utilizar dito modelo de predição para definir um valor médio de predição de propriedade de polímero; (4) determinar uma faixa viável; (5) medir uma ou mais propriedades de dito polímero; (6) determinar se ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero se enquadram em dita faixa viável; (7) validar ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero, caso ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero se enquadrarem na faixa viável ou invalidar ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero caso ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero não se enquadrarem na faixa viável; (8) atualizar dito modelo de predição; (9) repetir ditas etapas anteriores pelo menos uma ou mais vezes; e (10) melhorar assim a predição de propriedades de polímero.
[010] Numa concretização alternativa, a presente invenção provê um método para melhorar a predição de propriedades de polímero, de acordo com qualquer uma das concretizações precedentes, exceto que o valor médio de predição de propriedade de polímero é xp.
[011] Em uma concretização alternativa, a presente invenção provê um método para melhorar a predição de propriedades de polímero, de acordo com qualquer uma das concretizações precedentes, exceto que a faixa viável é determinada através de
Figure img0001
Figure img0002
onde o valor de predição de propriedade de polímero é logarítmico; ou a faixa viável é determinada através de
Figure img0003
onde o valor de predição de propriedade de polímero é não- logarítmico; e onde Xbaixo é o valor mais baixo esperado para o valor laboratorial; Xaito é o valor mais alto esperado para o valor laboratorial; f é a probabilidade de a amostra fazer parte da coleção de amostras; σ é o desvio padrão do método de medição laboratorial; Xp é o valor base médio predito pelo modelo; Tu é a quantidade de incerteza de tempo no tempo exato da amostra; e
Figure img0004
é a derivada de xp em relação ao tempo.
[012] Numa concretização alternativa, a presente invenção provê um método para melhorar a predição de propriedades de polímero, de acordo com a concretização precedente, exceto que
Figure img0005
é determinado através de
Figure img0006
onde k representa o tempo atual; e k-1 representa o intervalo de cálculo de um tempo prévio.
[013] Numa concretização alternativa, a presente invenção provê ainda um sistema de polimerização com recursos melhorados de predição de propriedade de polimero compreendendo pelo menos um reator de polimerização; um modelo de predição automatizado; meios para medir uma ou mais propriedades de polimero; meios para detectar uma ou mais propriedades errôneas medidas de polimero; e meios para atualizar dito modelo de predição automatizado.
[014] Em uma concretização alternativa, a presente invenção provê também um método e um sistema para detectar valores errôneos de medição de propriedade de polimero antes que esses valores sejam utilizados para manipular as condições do reator.
[015] Em uma concretização alternativa, a presente invenção provê um sistema de polimerização com recursos melhorados de predição de propriedade de polimero, de acordo com a concretização precedente, exceto que o meio para medir uma ou mais propriedades de polimero é um dispositivo aut omat i z ado.
[016] Em uma concretização alternativa, a presente invenção provê um sistema de polimerização com recursosmelhorados de medição de propriedade de polimero, de acordocom qualquer uma das concretizações precedentes, exceto que o meio para detectar uma ou mais propriedades errôneas medidas de polimero é um dispositivo automatizado.
[017] Em uma concretização alternativa, a presente invenção provê um sistema de polimerização com recursos melhorados de predição de propriedade de polimero, de acordo com qualquer uma das concretizações precedentes, exceto que o meio para atualizar dito modelo de predição automatizado é um dispositivo automatizado.
[018] Em uma concretização alternativa, a presente invenção provê um sistema de polimerização com recursos melhorados de predição de propriedade de polimero, de acordo com qualquer uma das concretizações precedentes, exceto que o meio para atualizar dito modelo de predição automatizado é um modelo computadorizado.
Breve descrição dos desenhos
[019] Com o propósito de ilustrar a invenção, os desenhos mostram uma forma representativa, ficando entendido, porém, que a presente invenção não se restringe às disposições e meios precisos mostrados.
[020] A Figura 1 é um fluxograma ilustrando a forma como a presente invenção opera;
[021] A Figura 2 é um fluxograma ilustrando a forma como uma ou mais propriedades errôneas medidas de polímero são detectadas; e
[022] A Figura 3 é uma ilustração gráfica de detecção automatizada de uma ou mais propriedades errôneas medidas de polímero para melhorar a predição de tais propriedades de polímero.
Descrição detalhada da invenção
[023] A presente invenção consiste num método para melhorar a predição de propriedades de polimero e num sistema com recursos melhorados de predição de propriedade de polimero. O método para melhorar a predição de propriedades de polimero, de acordo com a presente invenção, compreende as seguintes etapas: (1) prover um polimero; (2) prover um modelo de predição; (3) utilizar dito modelo de predição para definir um valor médio de predição de propriedade de polimero; (4) determinar uma faixa viável; (5) medir uma ou mais propriedades de dito polímero; (6) determinar se ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero se enquadram em dita faixa viável; (7) validar ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero, caso ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero se enquadrarem na faixa viável ou invalidar ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero caso ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero não se enquadrarem na faixa viável; (8) opcionalmente atualizar dito modelo de predição; (9) repetir ditas etapas anteriores pelo menos uma ou mais vezes; e (10) melhorar assim a predição de propriedades de polímero. O sistema de polimerização com recursos melhorados de predição de propriedades de polímero, de acordo com a presente invenção, compreende pelo menos um reator de polimerização; um modelo de predição automatizado; meios para medir uma ou mais propriedades de polímero; meios para detectar uma ou mais propriedades errôneas medidas de polímero; e meios para atualizar dito modelo de predição automatizado.
[024] O termo "polímero" é aqui utilizado para indicar um homopolímero, um interpolímero (ou copolímero), ou um terpolímero. O termo "polímero", conforme aqui utilizado,inclui terpolímeros, tais como, por exemplo, os preparados através da copolimerização de etileno ou propileno com uma ou mais alfa-olefina(s).
[025] O termo "interpolímero", conforme aqui utilizado, refere-se a polímeros preparados através da polimerização de pelo menos dois tipos diferentes de monômeros. O termo genérico interpolímero inclui, assim, copolímeros, geralmente empregados para se referir a polímeros preparados a partir de dois tipos diferentes de monômeros, e polímeros preparados a partir de mais de dois tipos diferentes de monômeros.
[026] Quaisquer reações de homopolimerização ou copolimerização convencionais podem ser empregadas para produzir as composições poliméricas da presente invenção. Tais reações de homopolimerização ou copolimerização convencionais incluem, porém não se restringem a polimerização em fase gasosa, polimerização em fase pastosa, polimerização em fase líquida, e suas combinações utilizando reatores convencionais, por exemplo, reatores de fase gasosa, reatores em laço, reatores de tanque agitado, e reatores de batelada.
[027] O polímero na presente invenção pode ser qualquer polímero, por exemplo, o polímero pode ser qualquer poliolefina. A poliolefina pode ser qualquer homopolímero e/ou copolímero de uma ou mais olefinas. Por exemplo, a poliolefina pode ser um homopolímero de etileno ou um copolímero de etileno com uma ou mais alfa-olef inas, tais como propileno, 1-buteno, 1-penteno, 1-hexeno, 1-hepteno, 1- octeno, 1-noneno, 1-deceno, e 4-metil-l-penteno. Alternativamente, a poliolefina pode ser um homopolímero de propileno ou um copolímero de propileno com uma ou mais alfa-olefinas tais como etileno, 1-buteno, 1-penteno, 1-hexeno, 1- hepteno, 1-octeno, 1-noneno, 1-deceno e 4-metil-l-penteno.
[028] Com referência à Figura 1, as amostras de polimero são coletadas de um reator de polimerização. As amostras de polimero podem ser coletadas através de quaisquer meios capazes de coletar tais amostras de polimero. Por exemplo, os meios para coletar amostras de polimero podem ser um dispositivo automatizado ou um operador.
[029] As amostras de polimero são então analisadas para determinar certas propriedades de polímero. Essas propriedades de polímero incluem, porém não se restringem a densidade, índice de fusão, taxa de fluxo de fundido, peso molecular, distribuição de peso molecular, porcentagem em peso e/ou molar de um ou de todos os elementos atômicos, peso médio e/ou porcentagem molar de cada grupo molecular, número de cada grupo molecular, número de cada monômero; grau de insaturação, grau de ramificação dentro de uma molécula e/ou em parte de uma molécula, porcentagem em peso de cada elemento atômico num grupo de ramificação, número de cada grupo molecular num grupo de ramificação, número de cada tipo e/ou número de grupos funcionais e/ou sua porcentagem de unidades de repetição, unidades de monômero e outras subunidades, viscosidade, temperatura de transição vítrea, ponto de fusão, solubilidade, ponto de névoa, capacidade térmica, tensão interfacial, adesão interfacial, índice de refração, relaxação de tensão, cisalhamento, condutividade, permeabilidade, suscetibilidade diamagnética, condutividade térmica, qualquer outra propriedade quantificável de polímero, ou suas combinações. As propriedades de polímero podem ser determinadas através de qualquer meio capaz dedeterminar um valor numérico para tais propriedades; por exemplo, o meio para determinar tais propriedades de polímero incluem quaisquer métodos analíticos, tais como, porém não restritos a ressonância magnética nuclear, espectroscopia por infravermelho, espectroscopia UV/visível, espectroscopia por fluorescência, hidrólise quantitativa, análise elementar, cromatografia, espectrometria de massa, dispersão de luz, osmometria, técnicas eletroforéticas, análise gravimétrica quantitativa, e similares. Tais métodos analíticos podem ser conduzidos através de um dispositivo automatizado ou operador.
[030] Posteriormente, esses um ou mais valores medidos de propriedade de polímero são lançados num sistema laboratorial de gestão de informações ("LIMS"), que pode ser qualquer sistema de computador. O um ou mais valores medidos de propriedade de polímero podem ser lançados num LIMS através de um dispositivo automatizado ou operador. O aplicativo computadorizado verifica então se uma ou mais propriedades de polímero medidas está configurada para ser aprovada automaticamente ou aprovada pelo operador. O sistema pode também fornecer recomendações ao operador em relação à aprovação ou rejeição de uma ou mais propriedades de polímero medidas. O operador pode aprovar uma ou mais propriedades de polímero medidas, ou rejeitar apenas aquela uma ou mais propriedades que não se enquadram na faixa viável, ou seja, valores discrepantes. O modelo de propriedade é calculado utilizando-se a uma ou mais propriedades de polímero medidas para definir as propriedades de polímero de forma cíclica e recorrente.
[031] Com referência à Figura 2, a uma ou maispropriedades de polímero são então analisadas quanto a valores discrepantes, que são definidos como aqueles valores que não se enquadram na faixa de viabilidade, conforme definido abaixo, de acordo com as seguintes etapas. As detecções de falha laboratorial podem ser realizadas através de cálculos para determinar se os valores de propriedade devem ser automaticamente aprovados ou se o operador é que deve tomar a decisão de aprovação. Primeiramente, as bandas de incerteza em uma ou mais medições de propriedades de polímero são calculadas através de métodos estatísticos ou de variações na entrada de modelo de propriedade de polímero. As bandas de incerteza em uma ou mais medições de propriedade de polímero, por exemplo, podem ser calculadas através de um desvio padrão de amostra ou utilizando um modelo de propriedade de polímero e estimativas de variação de entrada. As bandas de incerteza de uma ou mais propriedades de polímero medidas, conforme aqui utilizadas, referem-se a valores limite mínimos e máximos definindo as faixas viáveis de propriedade de polímero. 0 desvio padrão da medição de propriedade de polímero pode ser determinado em modo "offline"com base em dados históricos ou outros dados pré- existentes, bem como "on-line"com base em histórico recente. As estimativas de incertezas incluem incertezas em variáveis de modelo e entrada, bem como incertezas nos valores de propriedade medida de polímero e tempo de amostra. Por exemplo, pode-se utilizar um modelo para predizer a medição laboratorial com base em medições de variável de entrada. Esse modelo é então ampliado com as estimativas das incertezas de parâmetro de entrada, bem como a incerteza na cronometragem do tempo e no valor em relação à medição laboratorial.
[032] A taxa de alteração de uma ou mais medições de propriedade de polimero é determinada através de um modelo de propriedade de polimero. A incerteza de uma ou mais medições de propriedade de polímero é determinada durante o tempo em que uma ou mais medições de propriedade de polímero são obtidas. As bandas de viabilidade para medições de propriedade de polímero são determinadas, por exemplo, utilizando-se o modelo ampliado. As bandas de viabilidade para medições de propriedade de polímero, conforme aqui utilizadas, referem-se aos valores limite mínimos e máximos definindo as propriedades de polímero fisicamente possíveis com base no modelo de predição. A faixa de viabilidade é também descrita abaixo. Preferivelmente, os valores limite mínimos e máximos das bandas de viabilidade definem uma faixa estreita. As propriedades reais medidas de polímero são comparadas às bandas ou limites de alta e baixa viabilidade existentes no momento em que as amostras foram coletadas do reator. As propriedades medidas de polímero são validadas ou invalidadas com base na comparação das propriedades medidas de polímero com os altos e baixos limites de viabilidade. As amostras de propriedade medida de polímero validada e invalidada são identificadas como tal e usadas para controlar as condições do reator e assim, assinalar medições de propriedade de polímero não confiáveis antes que as medições sejam aplicadas e facilitar as tomadas de decisão apropriadas quanto ao controle de reator. As etapas de detecção de falha laboratorial mencionadas acima podem ser repetidas conforme necessário. A comparação de uma ou mais propriedades de polímero com os limites de alta e baixa viabilidade pode ser conduzida através de um dispositivo automatizado tal como um computador ou um operador.
[033] A faixa de viabilidade pode ser determinada através de<DRAW-CODE>>: onde o valor de predição de propriedade de polimerologarítmico; ou, alternativamente, a faixa viável é preferivelmente determinada através de:
Figure img0007
onde o valor de predição de propriedade de polímero é não logarítmico; e onde Xbaíxo é o valor mais baixo esperado para o valor laboratorial; xaito é o valor mais alto esperado para o valor laboratorial; f é a probabilidade de a amostra fazer parte da coleção de amostras; σ é o desvio padrão do método de medição laboratorial; xp é o valor base médio predito pelo modelo; Tu é a quantidade de incerteza de tempo no tempo exato da amostra; e
Figure img0008
é a derivada de xp em relação ao tempo.
[034] O
Figure img0009
é preferivelmente determinado através de
Figure img0010
onde k representa o tempo atual; e k-1 representa o intervalo de cálculo de um tempo prévio.
[035] Alternativamente, a faixa de viabilidade pode ser determinada através de Xbaixo = xp(l - delta) u; θ xaito = xp(l + delta) e onde xp é o valor base médio predito pelo modelo.
Exemplos
[036] Os exemplos a seguir ilustram a presente invenção, mas não pretendem restringir o escopo da invenção. Os exemplos da presente invenção demonstram que as medições de propriedade de polimero não confiáveis são assinaladas/identifiçadas antes que essas medições sejam aplicadas, permitindo assim tomadas de decisão apropriadas quanto ao controle do reator. Além disso, esses exemplos mostram que a presente invenção provêem meios para detectar valores errôneos de medição de propriedade de polimero antes que esses valores sejam utilizados para manipular condições de reator.
Exemplo 1
[037] O Exemplo 1 é um exemplo comparativo, mostrando medições de propriedade de polímero não confiáveis que podem levar a uma tomada de decisão errônea. Numa polimerização de polipropileno em fase gasosa, a presente invenção foi utilizada para assinalar as medições de propriedade de polímero não confiáveis. Os dados registrados, conforme mostra a Figura 3, mostra que o operador ignorou a advertência do sistema de detecção de falha laboratorial, aprovando assim a amostra no "Tempo A". Isso fez com que o ponto de ajuste da razão molar de hidrogênio para propileno fosse reduzido incorretamente pelo controlador de propriedade de polímero em resposta a uma leitura "ruim". O resultado desta decisão incorreta pode ser observado na amostra laboratorial seguinte, mostrado em "Tempo B", onde a leitura laboratorial de Fluxo de Fundido estava aparentemente baixa.
Exemplo 2
[038] O Exemplo 2 é um exemplo da invenção, mostrando que medições de propriedade de polímero não confiáveis são assinaladas antes que essas medições sejam utilizadas, tomando-se assim as decisões apropriadas quanto ao controle do reator. Numa polimerização de polipropileno em fase gasosa, a presente invenção foi utilizada para assinalar as medições de propriedade de polímero não confiáveis. Os dados registrados, conforme mostra a Figura 3, mostram que o operador tomou a decisão correta não aprovando a amostra laboratorial em "Tempo C" de acordo com a recomendação do sistema de detecção de falha laboratorial, evitando assim interrupções no processo.
[039] A presente invenção pode ser concretizada em outras formas sem se desviar do espírito e atributos essenciais da mesma e, consequentemente, deve-se fazer referência às reivindicações em anexo, em lugar do relatório acima, para indicar o escopo da invenção.

Claims (8)

1. Método para melhorar a predição de propriedades de polimero, caracterizadopelo fato de compreender as etapas de: prover um polimero; prover um modelo de predição com base nas propriedades de polimero; utilizar dito modelo de predição para definir um valor médio de predição de propriedade de polimero, sendo que o valor médio de predição de propriedade de polimero é xp; determinar uma faixa viável; medir uma ou mais propriedades de dito polimero; determinar se ditas uma ou mais propriedades medidas de polimero se enquadram em dita faixa viável; validar ditas uma ou mais propriedades medidas de polimero, caso ditas uma ou mais propriedades medidas de polimero se enquadrarem na faixa viável ou invalidar ditas uma ou mais propriedades medidas de polimero caso ditas uma ou mais propriedades medidas de polimero estejam fora da faixa viável; atualizar dito modelo de predição; repetir ditas etapas anteriores pelo menos uma ou mais vezes até atualizar dito modelo de predição pelo menos uma vez mais, melhorando a predição de propriedades de polimero; sendo que dita faixa viável é determinada através de:
Figure img0011
Figure img0012
onde dito valor de predição de propriedade de polimero é logarítmico; e onde Xbaixo θ o valor mais baixo esperado para o valor laboratorial; Xaito é o valor mais alto esperado para o valor laboratorial; fé a probabilidade de a amostra fazer parte da coleção de amostras; σ é o desvio padrão do método de medição laboratorial; Xp é o valor base médio predito pelo modelo; Tu é a quantidade de incerteza de tempo no tempo exato da amostra; e
Figure img0013
é a derivada de xp em relação ao tempo.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ditto
Figure img0014
ser determinado através de
Figure img0015
onde k representa o tempo atual; e k-1 representa o intervalo de
3. Método para melhorar a polimero, caracterizadopelo cálculo de um tempo prévio. predição de propriedades de fato de compreender as etapas de: prover um polímero; prover um modelo de predição com base nas propriedades de polímero; utilizar dito modelo de predição para definir um valor médio de predição de propriedade de polímero, sendo que o valor médio de predição de propriedade de polímero é xp; determinar uma faixa viável; medir uma ou mais propriedades de dito polímero; determinar se ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero se enquadram em dita faixa viável; validar ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero, caso ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero se enquadrarem na faixa viável ou invalidar ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero caso ditas uma ou mais propriedades medidas de polímero estejam fora da faixa viável; atualizar dito modelo de predição; repetir ditas etapas anteriores pelo menos uma ou mais vezes até atualizar dito modelo de predição pelo menos uma vez mais, melhorando a predição de propriedades de polímero; sendo que dita faixa viável é determinada através de:
Figure img0016
onde dito valor de predição de propriedade de polímero é não logarítmico, e onde Xbaíxo é o valor mais baixo esperado para o valor laboratorial; Xaito θ o valor mais alto esperado para o valor laboratorial; f é a probabilidade de que a amostra faz parte da coleção de amostras; σ é o desvio padrão do método de medição laboratorial; Xp é o valor base médio predito pelo modelo; Tu é a quantidade de incerteza de tempo no tempo exato da amostra; e
Figure img0017
é a derivada de xp em relação ao tempo.
4. Sistema de polimerização, com recursos melhorados de predição de propriedade de polimero pelo método de qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de compreender: pelo menos um reator de polimerização; um modelo de predição automatizado; meios para medir uma ou mais propriedades de polímero; meios para detectar uma ou mais propriedades errôneas medidas de polímero; e meios para atualizar dito modelo de predição automatizado.
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de ditos meios para medir uma ou mais propriedades de polímero ser um dispositivo automatizado.
6. Sistema, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de ditos meios para detectar uma ou mais propriedades errôneas medidas de polímero ser um dispositivo automatizado.
7. Sistema, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de ditos meios para atualizar dito modelo de predição automatizado ser um dispositivo automatizado.
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de dito modelo de predição automatizado ser um modelo computadorizado
BRPI0813613-0A 2007-08-07 2008-07-24 Metodo para melhorar a prediqao de propriedades de polimero e sistema de polimerizaqao, com recursos melhorados de prediqao de propriedade de polimero BRPI0813613B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US95450607P 2007-08-07 2007-08-07
US60/954,506 2007-08-07
PCT/US2008/071027 WO2009020772A2 (en) 2007-08-07 2008-07-24 A method for improving the prediction of polymer properties and a system having improved polymer property prediction capabilities

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0813613A2 BRPI0813613A2 (pt) 2014-12-30
BRPI0813613B1 true BRPI0813613B1 (pt) 2020-11-24

Family

ID=39809317

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0813613-0A BRPI0813613B1 (pt) 2007-08-07 2008-07-24 Metodo para melhorar a prediqao de propriedades de polimero e sistema de polimerizaqao, com recursos melhorados de prediqao de propriedade de polimero

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8862438B2 (pt)
EP (1) EP2188751A1 (pt)
JP (1) JP5778927B2 (pt)
CN (1) CN102124467B (pt)
AR (1) AR067828A1 (pt)
BR (1) BRPI0813613B1 (pt)
SG (1) SG183700A1 (pt)
WO (1) WO2009020772A2 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2864386A1 (en) * 2012-06-25 2015-04-29 Lubrizol Advanced Materials, Inc. Method for identifying bioabsorbable polymers
CN104570724B (zh) * 2013-10-10 2017-02-15 中国石油化工股份有限公司 一种以聚烯烃微观质量为目标的聚合工艺条件优化方法
KR101723187B1 (ko) * 2014-12-17 2017-04-05 주식회사 엘지화학 공중합체 특성에 영향을 미치는 단량체 평가 방법 및 이를 이용한 시스템
US20210079151A1 (en) * 2018-03-27 2021-03-18 Mitsui Chemicals, Inc. Method for setting polymerization condition and method for manufacturing optical material
EP3561702A1 (de) * 2018-04-23 2019-10-30 Covestro Deutschland AG Verfahren zum ermitteln einer produktkomposition für ein chemisches mischungsprodukt
US10896744B2 (en) 2018-08-13 2021-01-19 American Chemical Society Systems and methods for validating and predicting polymer functions using polymer properties
EP3851461A4 (en) * 2018-09-10 2021-11-17 FUJIFILM Corporation FLOW REACTION AID DEVICE AND METHOD, FLOW REACTION EQUIPMENT AND METHOD
WO2020066309A1 (ja) 2018-09-28 2020-04-02 富士フイルム株式会社 フロー反応設備及び方法
CN111380783A (zh) * 2018-12-28 2020-07-07 上海梅山钢铁股份有限公司 一种非离子表面活性剂溶液浊点的检测方法
US10790045B1 (en) 2019-09-30 2020-09-29 Corning Incorporated System and method for screening homopolymers, copolymers or blends for fabrication

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH02205733A (ja) * 1989-02-06 1990-08-15 Toshiba Corp 分散型分光分析における雑音成分低減方法
US5260882A (en) * 1991-01-02 1993-11-09 Rohm And Haas Company Process for the estimation of physical and chemical properties of a proposed polymeric or copolymeric substance or material
US5550630A (en) * 1993-03-19 1996-08-27 The United States Of America As Represented By The Secretary Of Agriculture Spectrophotometric method for structural analysis of organic compounds, polymers, nucleotides and peptides
JPH08115124A (ja) * 1994-10-19 1996-05-07 Toshiba Syst Technol Kk プラントデータ作表装置
JPH08122373A (ja) * 1994-10-21 1996-05-17 Nissin Electric Co Ltd 絶縁抵抗測定装置
US6182022B1 (en) * 1998-01-26 2001-01-30 Hewlett-Packard Company Automated adaptive baselining and thresholding method and system
US6406632B1 (en) * 1998-04-03 2002-06-18 Symyx Technologies, Inc. Rapid characterization of polymers
JP2001106703A (ja) * 1999-10-06 2001-04-17 Mitsubishi Rayon Co Ltd 品質予測反応制御システム
GB0005866D0 (en) * 2000-03-10 2000-05-03 Borealis Polymers Oy Process control system
JP2004514902A (ja) * 2000-11-20 2004-05-20 ザ、プロクター、エンド、ギャンブル、カンパニー ポリマーの予測方法
US6549864B1 (en) * 2001-08-13 2003-04-15 General Electric Company Multivariate statistical process analysis systems and methods for the production of melt polycarbonate
JP2003076934A (ja) * 2001-09-03 2003-03-14 Tosoh Corp ポリマーの物性予測方法及びそれを用いたプラントの運転制御方法
EP1479984A1 (de) * 2003-01-30 2004-11-24 Vaillant GmbH Verfahren und Vorrichtung zur vorbeugenden Fehlererkennung bei elektronisch geregelten und gesteuerten Geräten
EP1599512A1 (en) * 2003-03-06 2005-11-30 Basell Polyolefine GmbH Regulation of the continuous ethylene polymerization process in a high-pressure reactor
TW200745802A (en) * 2006-04-14 2007-12-16 Dow Global Technologies Inc Process monitoring technique and related actions

Also Published As

Publication number Publication date
JP5778927B2 (ja) 2015-09-16
US20100209307A1 (en) 2010-08-19
JP2010535894A (ja) 2010-11-25
EP2188751A1 (en) 2010-05-26
CN102124467B (zh) 2015-03-18
CN102124467A (zh) 2011-07-13
BRPI0813613A2 (pt) 2014-12-30
US8862438B2 (en) 2014-10-14
AR067828A1 (es) 2009-10-21
SG183700A1 (en) 2012-09-27
WO2009020772A2 (en) 2009-02-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0813613B1 (pt) Metodo para melhorar a prediqao de propriedades de polimero e sistema de polimerizaqao, com recursos melhorados de prediqao de propriedade de polimero
JP4809892B2 (ja) 赤血球沈降速度及び/又は赤血球凝集速度等、血液の濃度に関連する特性パラメータを分析する装置を較正する方法
US10031122B2 (en) Automated method and apparatus to characterize solubility of asphaltenes of a hydrocarbon fluid sample utilizing microfluidics
JP2018532214A (ja) マルチオミック癌プロファイルを用いて機能的な患者固有の体細胞異常を識別するための統合された方法及びシステム
CN102422162A (zh) 自动分析装置及分析方法
CN109270256B (zh) 用于确定凝血结果的技术
JP6776319B2 (ja) 体液試料内の一時誤りを検出すること
Alb et al. Fundamental measurements in online polymerization reaction monitoring and control with a focus on ACOMP
Mead Analytic derivation of the Cox–Merz rule using the MLD “toy” model for polydisperse linear polymers
CN111104736A (zh) 基于时间序列的异常数据检测方法、装置、介质和设备
CN107273715B (zh) 一种检测方法及装置
CA2517198C (en) Determining a concentration of a substance in a sample using a usable portion of a sigmoid curve
Kong et al. Sensitivity analysis in reliability-based lifetime performance prediction using simulation
CN111863151B (zh) 基于高斯过程回归的聚合物分子量分布的预测方法
Elskens et al. Statistical process control in assessing production and dissolution rates of biogenic silica in marine environments
CN105259135B (zh) 适用于实时在线的无测点温度补偿近红外测量方法
CN111164413A (zh) 使用多个物理参数进行药物分类的系统和方法
Deltour et al. Data reconciliation on the complex hydraulic system of canal de provence
CN117760994A (zh) 一种新型的流池法溶出度检测方法
Dealy et al. Industrial use of Rheometers
Zhang et al. Validation of NGS-Based DNA Testing and Implementation of Quality Control Procedures
CN114460064A (zh) 一种钻井液用氯化钾纯度快速检测方法
CN117192141A (zh) 全自动凝血测试仪的质量控制系统及方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: G06F 19/00

Ipc: G16C 20/30 (2019.01), B01J 19/00 (1980.01)

B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.