BRPI0811467B1 - Reator nuclear. - Google Patents

Reator nuclear. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0811467B1
BRPI0811467B1 BRPI0811467-6A BRPI0811467A BRPI0811467B1 BR PI0811467 B1 BRPI0811467 B1 BR PI0811467B1 BR PI0811467 A BRPI0811467 A BR PI0811467A BR PI0811467 B1 BRPI0811467 B1 BR PI0811467B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
nuclear reactor
reactor according
fact
weld
vessel
Prior art date
Application number
BRPI0811467-6A
Other languages
English (en)
Inventor
B. Gilmore Charles
A. Altman David
R. Singleton Norman
Original Assignee
Westinghouse Electric Company Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Westinghouse Electric Company Llc filed Critical Westinghouse Electric Company Llc
Publication of BRPI0811467A2 publication Critical patent/BRPI0811467A2/pt
Publication of BRPI0811467B1 publication Critical patent/BRPI0811467B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G21NUCLEAR PHYSICS; NUCLEAR ENGINEERING
    • G21CNUCLEAR REACTORS
    • G21C13/00Pressure vessels; Containment vessels; Containment in general
    • G21C13/02Details
    • G21C13/032Joints between tubes and vessel walls, e.g. taking into account thermal stresses
    • G21C13/036Joints between tubes and vessel walls, e.g. taking into account thermal stresses the tube passing through the vessel wall, i.e. continuing on both sides of the wall
    • GPHYSICS
    • G21NUCLEAR PHYSICS; NUCLEAR ENGINEERING
    • G21CNUCLEAR REACTORS
    • G21C9/00Emergency protection arrangements structurally associated with the reactor, e.g. safety valves provided with pressure equalisation devices
    • GPHYSICS
    • G21NUCLEAR PHYSICS; NUCLEAR ENGINEERING
    • G21CNUCLEAR REACTORS
    • G21C15/00Cooling arrangements within the pressure vessel containing the core; Selection of specific coolants
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E30/00Energy generation of nuclear origin
    • Y02E30/30Nuclear fission reactors

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Plasma & Fusion (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • High Energy & Nuclear Physics (AREA)
  • Structure Of Emergency Protection For Nuclear Reactors (AREA)
  • Monitoring And Testing Of Nuclear Reactors (AREA)

Description

(54) Título: REATOR NUCLEAR.
(51) lnt.CI.: G21C 9/00 (30) Prioridade Unionista: 08/05/2007 US 11/745600 (73) Titular(es): WESTINGHOUSE ELECTRIC COMPANY LLC (72) Inventor(es): CHARLES B. GILMORE; DAVID A. ALTMAN; DAVID A. ALTMAN; NORMAN R. SINGLETON (85) Data do Início da Fase Nacional: 06/11/2009 “REATOR NUCLEAR”
INTERESSE DE GOVERNAMENTAL
A invenção foi realizada com apoio governamental sob contrato número DE-FC07-051D14636 concedido pelo Departamento de Energia. O Governo tem certos direitos nesta invenção.
FUNDAMENTO DA INVENÇÃO
1. Campo da invenção
Esta invenção é relativa a reatores nucleares resfriados a água e, mais particularmente, a reatores a água pressurizada que têm injeção direta no vaso.
2. descrição de técnica relacionada
O lado primário de sistemas de geração de energia com reator nuclear que são resfriados com água sob pressão compreende um circuito fechado que é isolado de e em relação de troca de calor com um lado secundário para produção de energia útil. O lado primário compreende o vaso reator que encerra um núcleo constituído de uma pluralidade de conjuntos de combustível que contém material físsil, o circuito primário dentro de geradores de vapor de troca de calor, o volume interno de um pressurizador e bombas e tubos para circular água pressurizada, os tubos conectando cada um dos geradores de vapor e bombas ao vaso reator de maneira independente. Cada uma das partes do lado primário compreendendo um gerador de vapor, uma bomba e um sistema de tubos que são conectados ao vaso, formam uma malha do lado primário. O lado primário é também conectado a circuitos auxiliares que incluem um circuito para ajustamento volumétrico e químico da água pressurizada. Este circuito auxiliar que é arranjado se ramificando no circuito primário, toma possível manter a quantidade de água no circuito primário reabastecendo, quando requerido, com quantidades dosadas de água e para monitorar as propriedades químicas da água refrigerante, particularmente seu teor de ácido bórico que é importante para a operação do reator. Durante os períodos quando as propriedades químicas da água são ajustadas, pode ser necessário realizar derivações ou injeções no circuito primário. Fora destes períodos de injeções ou derivações as válvulas que conectam circuitos auxiliares diferentes do circuito para controle volumétrico ou químico para o lado primário, são fechadas. O lado primário é então teoricamente isolado e completamente vedado, com o resultado que a quantidade de água no lado primário é teoricamente constante.
Na prática, contudo, é observado que esta quantidade de água de resfriamento diminui durante a operação do reator, como conseqüência de vazamentos inevitáveis. E importante manter o nível de refrigerante dentro do núcleo, e quando água de complementação é requerida, em alguns projetos de sistema de reator nuclear, ela é diretamente injetada através de bocais de injeção direta no vaso para o vaso reator no tubo de descida entre o vaso reator e o cilindro de núcleo. Um defletor preso ao cilindro de núcleo em linha com o bocal de injeção direciona água que entra para baixo do tubo de descida até o fundo do vaso onde ela muda de direção e é direcionada para cima através da placa de suporte de núcleo inferior até núcleo. A água que entra que penetra através do bocal de injeção direta no vaso está a aproximadamente 50 ° F (10 °C). Antes de um transiente de injeção direta no vaso, o defletor de escoamento de injeção direta no vaso tem uma temperatura uniforme consistente com a temperatura da perna fria do sistema de resfriamento do reator, que é aproximadamente 535 °F (279 °C). No estabelecimento do transiente de injeção direta no vaso as superfícies interiores do defletor de escoamento de injeção direta no vaso resfriam quase instantaneamente para 50 °F (10 °C). Como resultado dos transientes de injeção direta no vaso o defletor de escoamento experimenta uma quantidade significativa de contração devido ao resfriamento rápido. Para plantas existentes que têm injeção direta no vaso o defletor de escoamento pode ser melhor descrito como uma placa retangular (sólida) ou bloco com uma ranhura usinada que se estende logo abaixo de uma borda superior 74 até o fundo da placa. A ranhura usinada gira o escoamento de injeção direta no vaso para baixo para o anel do cilindro de núcleo do vaso de pressão reator entre o vaso de pressão e o cilindro de núcleo.
Uma vez que o defletor de descolamento pode ser caracterizado como um bloco sólido, um lado da solda (isto é, o “salto” de aço do filete de solda) é restringido para seguir a contração da superfície do bloco do defletor. O “dedão” da solda permanece em contato com o diâmetro exterior do cilindro de núcleo. A temperatura média do cilindro de núcleo, aproximadamente 580 °F (304 °C) é significativamente mais elevada do que o defletor de escoamento de injeção direta no vaso durante o transiente de injeção direta no vaso. Portanto, durante o transiente de injeção direta no vaso a “garganta” de solda experimenta uma quantidade significativa de “ação de cisalhamento”. Esta “ação de cisalhamento” é necessária para acomodar a deformação diferencial entre o defletor de escoamento de injeção direta no vaso e o cilindro de núcleo. Como resultado, tensões elevadas são antecipadas para a solda.
Novos projetos de reator, tal como o projeto de reator AP 1000 oferecido por Westinghouse Electric Company LLC, antecipam um número aumentado de ocorrências de transientes de sistema de injeção direta no vaso. As conexões de injeção diretas no vaso são utilizadas para reduzir os efeitos laterais de acidentes provocados por quebras no sistema de tubos do refrigerante do reator. Em plantas que não utilizam conexões de injeção direta no vaso, água de complementação do núcleo é introduzida através da tubulação da perna fria. Uma quebra de um tubo principal de malha refrigerante irá provocar derramamento de escoamento de injeção de segurança. Para o AP 1000 injeção direta no vaso, quebras da tubulação principal da malha de refrigerante não irá provocar qualquer derramamento de injeção de segurança.
Plantas precedentes que utilizaram bocais de injeção direta eram plantas de duas malhas que as utilizaram somente para injeção de segurança. Os bocais de injeção direta no vaso AP 1000 são conectadas ao tanque de complementação de núcleo para injeção de segurança e para as linhas de drenagem do tanque de armazenagem de água de reabastecimento de não contenção, acumuladores, e bombas de resfriamento de parada. Estas conexões adicionais somam transientes significativos ao bocal e defletor de injeção direta no vaso. Estes transientes são antecipados estabelecerem tensões elevadas que podem resultar em uma vida à fadiga inaceitável do filete de solda que prende o defletor de escoamento ao cilindro de núcleo. O projeto de solda atual que prende o defletor de escoamento ao cilindro de núcleo não irá provavelmente acomodar a expansão diferencial relativa do defletor de escoamento e o cilindro de núcleo sobre um número aumentado de transientes de injeção devido às características inerentemente “rígidas” das superfícies correspondentes.
Consequentemente, um novo defletor de escoamento para interface de cilindro de núcleo é desejado, o qual possa acomodar melhor as tensões estabelecidas pelo resfriamento rápido do defletor de escoamento durante um transiente de injeção direta no vaso.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Esta invenção alcança o objetivo precedente fornecendo um reator nuclear que tem um vaso de pressão com um bocal de entrada de fluido que se estende através da parede do vaso de pressão. Uma estrutura suporte interna é suportada dentro do vaso de pressão em relação espaçada com ele, oposta a um lado interior do bocal de entrada do vaso de pressão. Um defletor posicionado entre a estrutura de suporte interna e o bocal de entrada de fluido em linha com o bocal de entrada para defletir fluido que escoa através do bocal de entrada para o interior do vaso de pressão. O defletor tem um corpo principal com um lado frontal voltado para o bocal de entrada de fluido e um lado traseiro voltado para a estrutura de suporte interno. O lado traseiro do corpo principal tem pelo menos uma saliência fixada à estrutura suporte interna, de modo que um espaço existe entre o lado traseiro do corpo principal adjacente à saliência e a estrutura suporte interna. Preferivelmente, a saliência tem uma preparação de solda “prep” que é soldada à estrutura suporte interna com uma solda de penetração total. Preferivelmente uma solda de reforço é depositada sobre a solda de penetração total. Em um reator de água pressurizada a estrutura de suporte interna é o cilindro de núcleo.
Em uma modalidade, a saliência compreende um alívio usinado que se estende em tomo de uma periferia do lado traseiro do corpo principal, e pode ser um furo de descarga, seja através de um ou de outro, ou de ambos, da estrutura suporte interna e corpo principal.
Em outra modalidade preferida o defletor é um bloco metálico que tem uma ranhura axial usinada em seu lado frontal que se estende desde abaixo de uma superfície superior do bloco metálico até e através de um fundo do bloco metálico. De maneira desejável, a periferia do bloco metálico é substancialmente redonda. Em outra modalidade preferida, o lado traseiro do defletor tem uma ranhura adjacente à saliência para adicionar flexibilidade entre a saliência e o lado traseiro do defletor. De maneira desejável, a ranhura é anular e se estende em tomo do corpo principal dentro da saliência.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Maior entendimento da invenção pode ser obtido a partir da descrição a seguir de modalidades preferidas quando lidas em conjunto com os desenhos que acompanham, nos quais:
A figura 1 é um esquema simplificado de um sistema de reator nuclear ao qual esta invenção pode ser aplicada;
A figura 2 é uma vista em elevação parcialmente em seção de um vaso reator nuclear e componentes internos ao qual esta invenção pode ser aplicada; A figura 3 é uma vista de seção transversal superior do vaso reator da figura 2 feita ao longo das linhas III-ΠΙ dela, com uma seção transversal inferior feita nas localizações circunferenciais dos bocais de injeção direta no vaso para a finalidade de ilustração;
A figura 4 é uma vista em perspectiva do vaso reator das figuras 2 e 3;
A figura 5 é uma vista em perspectiva do cilindro de núcleo mostrado em seção transversal na figura 2, com os bocais do vaso de pressão superpostos no cilindro de núcleo para mostrar de maneira figurativa a orientação correspondente dos bocais do vaso de pressão para ou cilindro de núcleo;
A figura 6 é uma vista em perspectiva de um quarto de seção parcial do vaso reator com o cilindro de núcleo em posição que mostra o bocal de injeção direta no vaso e defletor de escoamento de inserção;
A figura 7 é uma vista frontal em perspectiva do defletor de escoamento desta invenção;
A figura 8 é uma vista lateral e traseira em perspectiva do defletor de escoamento desta invenção;
A figura 9 é uma vista em seção traseira em perspectiva do defletor de escoamento desta invenção;
A figura 10 é uma vista em seção transversal lateral em perspectiva do defletor de escoamento desta invenção acoplado ao cilindro de núcleo; e
A figura 11 é uma vista em seção de uma porção da preparação de solda empregada para acoplar o lado traseiro do defletor de escoamento desta invenção ao cilindro de núcleo.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES PREFERIDAS
Fazendo referência agora aos desenhos, a figura 1 mostra um sistema primário de reator nuclear simplificado que inclui um vaso de pressão reator genericamente cilíndrico 10 que tem uma cabeça de fechamento 12 que encerra um núcleo nuclear 14. Um refrigerante líquido de reator tal como água é bombeado para o interior do vaso 10 por meio da bomba 16 através do núcleo 14 onde energia térmica é absorvida e é descarregada para um trocador de calor 18, referido tipicamente como um gerador de vapor, no qual calor é transferido para um circuito de utilização (não mostrado) tal como um gerador turbina acionado por vapor. O refrigerante de reator é então retomado para a bomba 16 completando a malha primária. Tipicamente uma pluralidade das malhas acima descritas são conectadas a um único vaso reator 10 por tubulação de refrigerante de reator 20.
Um projeto de reator tomado como exemplo está mostrado em mais detalhe na figura 2. Em adição a um núcleo 14 constituído de uma pluralidade de conjuntos de combustível que se estendem verticais paralelos 22, para finalidades desta descrição as outras estruturas internas do vaso podem ser divididas nos componentes internos inferiores 24 e componentes internos superiores 26. Em projetos convencionais os componentes internos inferiores funcionam para suportar, alinhar e guiar o núcleo e componentes do núcleo e instrumentação, bem como direcionar escoamento dentro do vaso. Os componentes internos superiores restringem ou fornecem uma restrição secundária para os conjuntos de combustível 22 (somente dois dos quais estão mostrados para simplicidade) e suportam e guiam instrumentação e componentes tais como barras de controle 28.
No reator tomado como exemplo mostrado na figura 2, refrigerante penetra no vaso 10 através de um ou mais bocais de entrada 30, escoa para baixo em tomo de um cilindro de núcleo 32 é girado 180 ° em uma câmara de pressão inferior 34, passa para cima através de uma placa de suporte inferior 36 e placa de núcleo inferior 37 sobre a qual os conjuntos de combustível 22 estão assentados, e através e em tomo dos conjuntos. Em alguns projetos a placa de suporte inferior 36 e a placa de núcleo inferior 37 são combinadas em uma única placa de suporte núcleo inferior (na mesma localização como 36) o que elimina a placa de núcleo inferior separada 37. O escoamento de refrigerante através do núcleo e área circundante 38 é tipicamente grande da ordem de 25232 litros por segundo (400.000 galões por minuto) a uma velocidade de aproximadamente 366 m/min (20 pés por segundo). A queda de pressão resultante e forças de atrito tendem a fazer com que os conjuntos de combustível subam, cujo movimento é restringido pelos componentes internos superiores, inclusive uma placa de núcleo superior circular 40. Refrigerante que sai do núcleo 14 escoa ao longo do lado de baixo da placa de núcleo superior 40 e para cima através de uma pluralidade de perfurações 42. O refrigerante então escoa para cima e radialmente para um ou mais bocais de saída 44.
Os componentes internos superiores 26 podem ser suportados do vaso e incluem um conjunto suporte superior 46. Cargas são transmitidas entre a placa de suporte superior 47 do conjunto suporte superior 46 e a placa de núcleo superior 40 de maneira primária por meio de uma pluralidade de colunas de suporte 48. Uma coluna de suporte é alinhada acima de um conjunto combustível selecionado 22 e perfuração 42 na placa de núcleo superior 40.
Barras de controle móveis de maneira retilínea 28 que incluem tipicamente um eixo de acionamento 50 e um conjunto aranha 52 de barras de nêutron veneno são guiadas através dos componentes internos superiores 26 e para o interior de conjuntos de combustível alinhados 22 por meio de tubos guia de barra de controle 54. Os tubos são unidos de maneira fixa ao conjunto suporte superior 46 e conectados por um pino de corte 56 ajustado com força no corpo da placa de núcleo superior 40. As colunas suporte 48 auxiliam a retardar a deformação do tubo guia sob condições sísmicas e de projeto baseado em acidente que poderiam afetar de maneira prejudicial a capacidade de inserção da barra de controle.
De acordo com esta invenção, o vaso de pressão reator 10 é dotado de um bocal de injeção direta no vaso 58 que comunica água a partir de um tanque de complementação para o anel 31 entre o cilindro de núcleo 32 e o interior do vaso de pressão 10. Um defletor de escoamento 60 é soldado ao exterior do cilindro de núcleo 32 em linha com a saída do bocal de injeção direta no vaso 58, de modo que a água de complementação que se choca sobre o defletor de escoamento 60 é redirecionada para baixo para a câmara de pressão inferior 34.
A figura 3 é uma vista em seção transversal superior feita ao longo das linhas III-ΠΙ da figura 2 que mostra o vaso reator com dois bocais de injeção direta no vaso diametralmente opostos 58, e para cada uma das duas malhas geradoras de vapor um bocal de saída 44 e dois bocais de entrada 30. Na figura 3 o vaso reator 10 está mostrado com o cilindro de núcleo removido. Como pode ser apreciado da figura 5 a seção transversal na figura 3 nas localizações circunferenciais dos bocais de injeção direta no vaso é feita em uma elevação inferior mais baixa do que 33 da figura 2 para a finalidade de ilustração.
A figura 4 mostra uma vista em perspectiva do vaso de pressão reator que fornece uma vista exterior dos bocais de injeção direta no vaso 58 diametralmente espaçados em tomo do vaso de pressão, com dois bocais de entrada 30 e um bocal de saída 44 aparecendo no exterior do vaso 10 enquanto o segundo bocal de saída pode ser visto parcialmente a partir do interior do vaso. Dois bocais de entrada correspondentes não estão mostrados nesta vista. O cilindro de núcleo está mostrado separadamente na figura 5.
Na figura 5 os bocais de entrada no vaso de pressão reator 30, bocais de saída 44, estão mostrados superpostos no cilindro de núcleo para a finalidade de ilustração para ajudar a visualizar como eles correspondem aos bocais correspondentes no cilindro de núcleo 32. De maneira similar, o bocal de injeção direta no vaso 58 também está mostrado posicionado adjacente ao defletor de injeção direta no vaso 60. O cilindro de núcleo 32 tem um flange 68 que repousa suportado sobre uma prateleira superior 70 dentro do vaso de pressão reator 10 mostrado na figura 4. O cilindro de núcleo 32 mostrado na figura 5 também tem chavetas radiais convencionais 66 para orientar o cilindro de núcleo dentro do vaso de pressão 10. Como em plantas convencionais de reator nuclear, o cilindro de núcleo 10 também tem cestas de amostra 62 a partir das quais amostras do material do vaso reator podem ser tomadas periodicamente para verificar fragilização por radiação.
A figura 6 mostra uma vista em perspectiva de um quarto de seção parcial do conjunto vaso de pressão reator 10 e cilindro de núcleo 32 com o flange do cilindro de núcleo 68 repousando na prateleira do vaso de pressão 70. A figura 6 fornece uma vista excelente do bocal de injeção direta no vaso 58 que acopla com o defletor 60 desta invenção.
A figura 7 mostra uma vista em perspectiva frontal da placa defletora 60 desta invenção. O defletor de escoamento de injeção direta no vaso pode ser caracterizado como um cilindro sólido de metal tal como aço inoxidável que tem uma ranhura 76 usinada em sua face frontal 72 logo abaixo de uma borda superior 74. A ranhura 76 se estende desde a borda superior para baixo através do fundo da face frontal 72. A largura da ranhura 76 corresponde ao diâmetro de escoamento do bocal de injeção direta no vaso 58 no vaso de pressão 10 em uma elevação logo abaixo da borda superior 74. A ranhura 76 redireciona água que sai do bocal 58 para baixo através do anel 31 entre o cilindro de núcleo e o vaso de pressão para a câmara de pressão inferior 34 abaixo do núcleo.
A figura 8 mostra uma vista lateral e traseira em perspectiva do defletor de escoamento 60. A traseira 78 do defletor de escoamento 60 inclui preferivelmente um alívio usinado 80 que se salienta 0,88 cm (0,346”) e circunscreve o lado traseiro do defletor 78. A distância vertical 64 previamente denotada como 0,88 cm (0,346”) é mostrada na figura 11 é a distância entre a região traseira central do defletor de escoamento 78 e o cilindro de núcleo quando o defletor de escoamento 60 é fixado ao cilindro de núcleo 32. O alívio usinado 80 fornece flexibilidade entre a solda que conecta o defletor de escoamento 60 ao barril 32. Este alívio é exclusivo em que é para todas as localizações de solda e a flexibilidade fornecida pelo deslocamento de 0,88 cm (0,346”) pode ser considerado ser constante.
Detalhes deste projeto melhorado estão ilustrados nas figuras 9 e 10. A figura 9 mostra uma vista em perspectiva de uma seção transversal do defletor 60. A ranhura 82 que circunscreve o lado traseiro 78 do defletor 60 que fornece maior flexibilidade, pode ser vista logo dentro da saliência de alívio usinada 80. A figura 9 também mostra furos de descarga 90 que podem ser incorporados na modalidade desta invenção para aliviar pressão de volume vazio que pode acumular entre a traseira do defletor 60 e o cilindro de núcleo 32.
O alívio usinado 80 fornecido no lado traseiro 78 do defletor fornece flexibilidade junto à junta de solda 86 que pode ser melhor observada da figura 10 que mostra uma seção transversal de vista lateral em perspectiva do defletor de escoamento 60 preso ao cilindro de núcleo 32. A solda que prende o alívio usinado 80 ao cilindro de núcleo 32 está mostrada em 86 como uma solda de penetração total. Esta flexibilidade fornecida pelo alívio usinado é necessária para acomodar a expansão térmica diferencial do defletor de escoamento 60 em relação ao cilindro de núcleo 32 em seguida a um transiente de fluido de injeção direta no vaso núcleo. Este alívio usinado 80 pode ser descrito como a introdução de um suporte flexível ou junta entre dois elementos rígidos, isto é, o cilindro de núcleo e o defletor. Assim, parte da deformação térmica experimentada pela contração da parede cilíndrica (diâmetro exterior) do defletor de escoamento 60 pode ser acomodada pela largura de 1,27 cm (0,50”) 63 mostrada na figura 11 da parede do defletor em dobramento. Deveria ser observado que a traseira usinada do defletor 78 e o alívio usinado 80 são perfilados para corresponder à curvatura do cilindro de núcleo 32 contra a qual o alívio 80 é unido.
A preparação de solda de penetração total 84 para o alívio 80 está mostrada na figura 11 como uma preparação de solda de ranhura usinada em J, embora devesse ser apreciado que outras geometrias de preparação de solda podem ser empregadas. Preferivelmente a solda se estende completamente em tomo da periferia do defletor de escoamento onde ele contata o cilindro de núcleo. Embora esta modalidade utilize uma solda para prender o defletor de escoamento ao cilindro de núcleo, deveria ser apreciado que outras formas de unir o defletor ao cilindro de núcleo podem ser empregadas. Depois de soldar a solda de penetração total na preparação de solda de ranhura em J ao cilindro de núcleo 32, a espessura de parede do deslocamento de 0,88 cm (0,346”) será aproximadamente 1,27 cm (0,50”). Depois de completar a solda de ranhura em J, uma solda de reforço 88 de 0,64 cm (0,25”) pode ser utilizada em tomo da solda de penetração total 86. A geometria de solda final está ilustrada na figura 10.
Consequentemente, um projeto melhorado do defletor de escoamento 60 possibilita que a junta entre o defletor de escoamento e o barril 32 acomode a expansão diferencial relativa do defletor de escoamento e cilindro de núcleo em sua interface correspondente durante um transiente de injeção direta no vaso.
Embora modalidades específicas da invenção tenham sido descritas em detalhe, será apreciado por aqueles versados na técnica que diversas modificações e alternativas a estes detalhes poderíam ser desenvolvidas à luz dos ensinamentos globais da divulgação. Por exemplo, o defletor de escoamento desta invenção poderia ser utilizado em combinação com qualquer bocal de entrada para um vaso de pressão e não apenas o bocal de injeção direta no vaso. Adicionalmente, deveria ser apreciado que as dimensões divulgadas são tomadas como exemplo e não têm a intenção de limitar a invenção. Consequentemente, as modalidades particulares divulgadas querem significar serem apenas ilustrativas e não limitativas quanto ao escopo da invenção, que deve receber a amplitude total das reivindicações anexas e de quaisquer e todos os seus equivalentes.

Claims (16)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Reator nuclear, compreendendo:
    um vaso de pressão (10) que tem uma dimensão axial; um bocal de entrada de fluido (58) o qual se estende através da
    5 parede do vaso de pressão (10);
    uma estrutura interna (32) suportada dentro do vaso de pressão (10) em relação espaçada com e oposta a um lado interior do vaso de pressão de dito bocal de entrada (58); e um defletor (60) posicionado entre a estrutura interna de suporte 10 (32) e o bocal de entrada de fluido (58), em linha com o bocal de entrada (58), para defletir fluido que escoa através do bocal de entrada (58) para o interior do vaso de pressão (10), o dito defletor (60) tendo um corpo principal com um lado frontal (72) voltado para o bocal de entrada de fluido (58) e um lado traseiro (78) voltado para a estrutura interna de suporte (32), o dito lado traseiro (78) do corpo
    15 principal possuindo pelo menos uma saliência (80) afixada à estrutura interna de suporte (32), de tal maneira que um espaço exista entre o lado traseiro (78) do corpo principal adjacente à saliência (80) e a estrutura interna de suporte (32);
    caracterizado pelo fato de que o defletor (60) é um bloco metálico possuindo uma ranhura axial (76) usinada em seu lado frontal (72) que se estende
    20 desde abaixo de uma superfície superior (74) do bloco metálico até e através de um fundo do bloco metálico.
  2. 2. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a saliência (80) é soldada à estrutura interna de suporte (32).
  3. 3. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 2, caracterizado
    25 pelo fato de que tal saliência (80) é conformada como uma preparação de solda em J (84).
  4. 4. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que uma solda de reforço (88) é depositada sobre a solda naquela preparação de solda em J (84).
    Petição 870180059959, de 11/07/2018, pág. 6/8
  5. 5. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a solda de reforço (88) apresenta uma largura de 0,64 cm (0,25 polegada).
  6. 6. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 2, caracterizado 5 pelo fato de que uma solda (86) que solda a saliência (80) à estrutura interna de suporte (32) é uma solda de penetração total.
  7. 7. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que tal saliência (80) se estende em torno de uma periferia do lado traseiro (78) do corpo principal.
    10
  8. 8. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que inclui uma descarga (90) para aliviar pressão de gás que pode acumular entre o lado traseiro (78) do corpo principal e a estrutura interna (32).
  9. 9. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a descarga (90) compreende um furo através da estrutura interna
    15 (32).
  10. 10. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a descarga (90) compreende um furo no corpo principal.
  11. 11. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a saliência (80) tem aproximadamente 1,27 cm (0,5 polegada)
    20 de largura.
  12. 12. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a saliência (80) tem aproximadamente 0,88 cm (0,346 polegada) de largura.
  13. 13. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 1, caracterizado 25 pelo fato de que tal estrutura interna de suporte (32) é um cilindro de núcleo do reator.
  14. 14. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma periferia do mencionado bloco metálico é substancialmente redonda.
    Petição 870180059959, de 11/07/2018, pág. 7/8
  15. 15. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o lado traseiro (78) de dito defletor (60) possui uma ranhura (82) adjacente à saliência (80).
  16. 16. Reator nuclear de acordo com a reivindicação 15, caracterizado 5 pelo fato de que a ranhura (82) é anular e se estende em torno do corpo principal dentro da saliência (80).
    Petição 870180059959, de 11/07/2018, pág. 8/8 ί/8
BRPI0811467-6A 2007-05-08 2008-05-06 Reator nuclear. BRPI0811467B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/745,600 US7889830B2 (en) 2007-05-08 2007-05-08 Nuclear reactor downcomer flow deflector
US11/745600 2007-05-08
PCT/US2008/062738 WO2009005889A1 (en) 2007-05-08 2008-05-06 Nuclear reactor downcomer flow deflector

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0811467A2 BRPI0811467A2 (pt) 2014-11-04
BRPI0811467B1 true BRPI0811467B1 (pt) 2018-08-14

Family

ID=39969522

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0811467-6A BRPI0811467B1 (pt) 2007-05-08 2008-05-06 Reator nuclear.

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7889830B2 (pt)
EP (1) EP2165339B1 (pt)
JP (1) JP5586095B2 (pt)
KR (1) KR101481193B1 (pt)
CN (1) CN101681685B (pt)
BR (1) BRPI0811467B1 (pt)
CA (1) CA2683154C (pt)
ES (1) ES2534038T3 (pt)
WO (1) WO2009005889A1 (pt)
ZA (1) ZA200907317B (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR100957052B1 (ko) * 2008-03-17 2010-05-13 한국원자력연구원 노심배럴 주입연장덕트를 구비한 안전주입계통
US8744035B1 (en) * 2008-11-18 2014-06-03 Nuscale Power, Llc Reactor vessel coolant deflector shield
CN101840695B (zh) * 2009-03-17 2012-11-21 兄弟工业株式会社 显示设备
US8615065B2 (en) * 2009-10-22 2013-12-24 Westinghouse Electric Company Llc Modular radial neutron reflector
EP2839482B1 (en) * 2012-04-17 2017-09-27 Babcock & Wilcox MPower Inc. Integral pressurized water reactor with compact upper internals assembly
CA2870654C (en) 2012-04-17 2020-08-25 Babcock & Wilcox Mpower, Inc. Integral pressurized water reactor with compact upper internals assembly
US9748004B2 (en) * 2012-06-13 2017-08-29 Westinghouse Electric Company Llc Combined core makeup tank and heat removal system for a small modular pressurized water reactor
EP2725219A1 (en) * 2012-10-25 2014-04-30 BorgWarner Inc. Flow deflector
KR101446417B1 (ko) * 2013-03-08 2014-10-01 한국수력원자력 주식회사 원자로의 출구노즐
CN104008781B (zh) * 2014-05-21 2017-01-04 中广核研究院有限公司 防旁流式直接安注导流件及直接安注装置
CN104658621B (zh) * 2015-01-28 2017-03-29 中广核研究院有限公司 核反应堆直接安注系统
CN111916231B (zh) * 2020-08-13 2022-04-01 中国核动力研究设计院 一种可均匀堆芯流量分配的压水堆
CN113012829A (zh) * 2021-02-23 2021-06-22 中广核工程有限公司 反应堆及其注水导流装置
CN113035399B (zh) * 2021-03-05 2022-11-15 哈尔滨工程大学 一种自驱动引流式安全壳内置高效换热器

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3734479A (en) * 1972-01-19 1973-05-22 Ashmore Hollow vessel with annular external support ring
DE2446090C3 (de) * 1974-09-26 1982-03-18 Kraftwerk Union AG, 4330 Mülheim Druckwasserreaktor
US4019955A (en) * 1975-12-31 1977-04-26 Combustion Engineering, Inc. Vessel steam relief system for a nuclear reactor
JPS547091A (en) * 1977-06-20 1979-01-19 Hitachi Ltd Penetration leak test apparatus
JPS54151789A (en) * 1978-05-19 1979-11-29 Hitachi Ltd Internal construction of nuclear reactor vessel
US4576778A (en) * 1983-08-17 1986-03-18 Westinghouse Electric Corp. Core barrel plug
FR2631484B1 (fr) * 1988-05-13 1992-08-21 Framatome Sa Reacteur nucleaire a dispositif d'injection d'eau de refroidissement de secours
US4904442A (en) * 1988-11-14 1990-02-27 Westinghouse Electric Corp. Permanent cavity seal ring for a nuclear reactor containment arrangement
US5272734A (en) * 1992-04-09 1993-12-21 General Electric Company Repair of incore housings using ultrasonic examinations
US5259008A (en) 1992-06-24 1993-11-02 Westinghouse Electric Corp. Staged depressurization system
FR2714762B1 (fr) * 1993-12-30 1996-03-15 Framatome Sa Assemblage combustible d'un réacteur nucléaire refroidi par de l'eau légère.
KR100527438B1 (ko) * 2003-04-08 2005-11-09 한국원자력연구소 비상노심냉각수 유동전환용 그루브를 구비한 가압경수로형원자로

Also Published As

Publication number Publication date
CA2683154C (en) 2016-07-05
EP2165339A4 (en) 2011-03-16
CN101681685B (zh) 2013-09-18
JP2010527004A (ja) 2010-08-05
BRPI0811467A2 (pt) 2014-11-04
US20080279326A1 (en) 2008-11-13
CN101681685A (zh) 2010-03-24
ZA200907317B (en) 2010-11-24
WO2009005889A1 (en) 2009-01-08
JP5586095B2 (ja) 2014-09-10
KR20100016314A (ko) 2010-02-12
US7889830B2 (en) 2011-02-15
ES2534038T3 (es) 2015-04-16
EP2165339A1 (en) 2010-03-24
KR101481193B1 (ko) 2015-01-09
EP2165339B1 (en) 2015-01-07
CA2683154A1 (en) 2009-01-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0811467B1 (pt) Reator nuclear.
ES2687524T3 (es) Sistema nuclear de suministro de vapor
ES2393830T3 (es) Paneles neutrónicos de blindaje para vasijas de presión del reactor
EP2777048B1 (en) Integral pressurized water reactor
CA2834688C (en) Pressurizer baffle plate and pressurized water reactor (pwr) employing same
US9502142B2 (en) Containment for a water cooled and moderated nuclear reactor
US11901088B2 (en) Method of heating primary coolant outside of primary coolant loop during a reactor startup operation
KR20100118753A (ko) 원자로 비상노심냉각수 주입용 냉각덕트
US10665357B2 (en) Nuclear steam supply system
KR100319068B1 (ko) 사이펀 효과 차단 및 증기유량과의 접촉을 차단하기 위한 원자로내 안전주입수로
JP5595672B2 (ja) 原子炉
RU2300817C2 (ru) Ядерная паропроизводящая установка
TWI555031B (zh) 壓水式反應器及用於壓水式反應器之裝置
FR2934078A1 (fr) Reacteur nucleaire a neutrons rapides.

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.