BRPI0809851A2 - Extremidade principal para aeronave feita de material composto - Google Patents

Extremidade principal para aeronave feita de material composto Download PDF

Info

Publication number
BRPI0809851A2
BRPI0809851A2 BRPI0809851-4A BRPI0809851A BRPI0809851A2 BR PI0809851 A2 BRPI0809851 A2 BR PI0809851A2 BR PI0809851 A BRPI0809851 A BR PI0809851A BR PI0809851 A2 BRPI0809851 A2 BR PI0809851A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
leading edge
composite material
reinforcement
aircraft
metal
Prior art date
Application number
BRPI0809851-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Desiderio Sanchez Brunete Alvarez
Original Assignee
Airbus Operations Sl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus Operations Sl filed Critical Airbus Operations Sl
Publication of BRPI0809851A2 publication Critical patent/BRPI0809851A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C3/00Wings
    • B64C3/24Moulded or cast structures
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C11/00Propellers, e.g. of ducted type; Features common to propellers and rotors for rotorcraft
    • B64C11/16Blades
    • B64C11/20Constructional features
    • B64C11/205Constructional features for protecting blades, e.g. coating
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C27/00Rotorcraft; Rotors peculiar thereto
    • B64C27/32Rotors
    • B64C27/46Blades
    • B64C27/473Constructional features
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C3/00Wings
    • B64C3/28Leading or trailing edges attached to primary structures, e.g. forming fixed slots
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C5/00Stabilising surfaces
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49616Structural member making
    • Y10T29/49622Vehicular structural member making

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Coating By Spraying Or Casting (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "BORDO DE ATAQUE PARA AERONAVE FEITO DE MATERIAL REFORÇADO DE COMPÓSITO".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um bordo de ataque para aero
nave feita de material compósito reforçado, além de um método de fabricação da mesma.
Antecedentes da Invenção
O material mais comumente utilizado para os bordos de ataque 10 reforçadas para aeronave é Glare, um laminado metálico de fibras reforçadas com fibra de vidro feitas de várias camadas finas de metal, normalmente alumínio, colocadas entre camadas pré-impregnadas de fibra de vidro, unidas por meio de uma resina tipo epóxi. As camadas pré-impregnadas unidirecionais podem ser alinhadas em diferentes direções para corresponder às 15 condições de reforço necessárias.
Glare pertence aos materiais aeroespaciais metálicos; não é um material compósito. Portanto, a aplicação e fabricação de Glare é muito similar ao do alumínio, possuindo muito pouco em comum com as estruturas de material compósito em termos de desenho, fabricação, inspeção e manutenção.
Nas aeronaves modernas, o custo de implementação de Glare é muito alto enquanto, ao mesmo tempo, sua capacidade de adaptação à exigência de capacidade de deformação e sua capacidade de absorção de energia proveniente dos impactos são extremamente complexas.
A presente invenção é, portanto, focada na solução dessas des
vantagens para o caso de os bordos de ataque para aeronave feitas de material compósito reforçado.
Sumário da Invenção
A presente invenção, portanto, propõe em um primeiro aspecto um bordo de ataque para aeronave feita de um material compósito no interior do revestimento ao qual é fixado um reforço tipo metálico, de forma que o custo de implementação desse material e de reforço do mesmo é muito menor do que o do Glare enquanto, ao mesmo tempo, possui uma capacidade melhor de adaptação à capacidade de deformação e uma maior absorção de energia decorrente de impactos, tipicamente devido a impactos com aves.
Portanto, os bordos de ataque feitas de um material compósito 5 de acordo com a invenção apresentam maior inércia antes da deformação devido a um determinado impacto, enquanto que, ao mesmo tempo, facilitam a distribuição da carga de impacto em uma superfície maior do que a superfície impactada, os ditos bordos de ataque sendo adicionalmente e facilmente configurados em termos de espessura e distribuição, fornecendo o reforço 10 tipo metálico dos bordos de ataque mencionados com um componente adicional para resistência contra o impacto fornecendo resistência progressiva à deformação.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, um método de fabricação de um bordo de ataque reforçado para aeronave feita de um material compósito é proposto.
Outras características e vantagens da presente invenção serão deduzidas a partir da descrição detalhada a seguir de uma modalidade ilustrativa de seu objetivo com relação às figuras em anexo.
Descrição dos Desenhos A figura 1 ilustra um bordo de ataque para aeronave feita de ma
terial compósito com um reforço metálico tipo gradeado de acordo com a invenção;
A figura 2 ilustra um gabarito para obtenção de um bordo de ataque para aeronave feita de material compósito reforçado de acordo com a invenção;
A figura 3 ilustra o posicionamento do gabarito no bordo de ataque feito de material compósito a ser reforçado de acordo com a invenção;
A figura 4 ilustra de forma esquemática um bocal utilizado no processo de obtenção de um bordo de ataque para aeronave feita de material compósito de acordo com a invenção.
Descrição Detalhada da Invenção
A presente invenção, portanto, fornece um bordo de ataque 1 para aeronave feita de material compósito no interior do revestimento ao qual é fixado um reforço tipo metálico 2, de forma que o bordo de ataque 1 obtido tenha maior capacidade de se adaptar à capacidade de deformação e maior absorção de energia devido a impactos, tipicamente devido a impactos com aves.
O objetivo da invenção consiste na fixação no interior do bordo de ataque 1 de um reforço tipo metálico 2, preferivelmente uma grade, de forma que confira ao bordo de ataque reforçado 1 as propriedades e vantagens a seguir:
o custo de implementação desse material e o custo de seu refor
ço é muito menor do que o do Glare;
tem maior capacidade de adaptar à capacidade de deformação devido a impactos;
tem maior absorção de energia devido a impactos;
facilita a distribuição da carga de impacto em uma superfície
maior do que a superfície impactada, de forma que não é apenas o ponto de impacto que sofrerá devido ao efeito, mas, ao invés disso, é distribuída na maior parte das superfícies;
o gradeado metálico aderido pode ser facilmente configurado na espessura e distribuição;
fornece um componente adicional para resistência contra impacto fornecido pela resistência progressiva à deformação.
Essa solução é realizada por meio de um processo de metalização de superfície referido como pulverização metálica, a tecnologia e insta25 lações do qual são utilizadas para proteção superficial de vários tipos de superfícies. Esse processo consiste de fundição preferivelmente por meio de um arco elétrico 8, uma haste 7 de alumínio ou outro material, dentro de um fluxo intenso de gás inerte 6, que gera um jato fino de metal fundido expulso por um bocal 9 que adere firmemente à superfície em questão. O processo 30 de pulverização metálica anterior é um processo de revestimento de superfícies por meio do qual os materiais de revestimento em partículas metálicas ou não metálicas finas, fundidas ou semifundidas, são pulverizadas em um material de substrato preparado.
O material de revestimento pode ser fornecido em uma haste 7, um pó em uma corda ou cabo com um fio central. O equipamento de jato térmico gera o calor necessário juntamente com uma combinação de gases 5 e um arco elétrico 8. Quando as partículas de material de revestimento são fundidas, as mesmas são pulverizadas em tal velocidade que formam um fluxo 5 de jato no material de substrato a ser tratado. Quando as partículas alcançam o material de substrato, as mesmas formam uma série de camadas planas que combinam para formar uma estrutura laminar.
O fluxo 5 do material fundido solidifica na superfície do compo
nente para formar um revestimento denso aderido de forma firme ao mesmo.
Uma das vantagens principais desse processo é que os revestimentos podem ser utilizados quase que imediatamente sem tempo de cura ou secagem, não havendo qualquer risco de danos ao componente. Os re15 vestimentos possuem adicionalmente um alto nível de fixação ao material de substrato enquanto, ao mesmo tempo, o uso de apenas ar comprimido 6 e eletricidade torna o custo-benefício desses revestimentos melhor.
Pela colocação de um gabarito 3 no percurso do jato, esse gabarito sendo preferivelmente descartável após cada uso, um gradeado com 20 espessura variável pode ser obtido depois de várias camadas com diferentes gabaritos 3, a espessura sendo maior quanto mais distante o nariz estiver do bordo de ataque, ou o tamanho quadrado do gradeado 4 sendo variável, por exemplo, sendo menor quanto mais distante o nariz estiver do bordo de ataque, para fins de obtenção da facilidade de deformação do bordo de ataque, 25 envolvendo a maior superfície possível na absorção de energia, e, portanto, menor probabilidade de quebra.
É, da mesma forma, possível se metalizar utilizando-se o processo de pulverização de metal em um gabarito autônomo 3 feito de um material solúvel, de forma que uma vez que o gradeado metálico 2 é obtido, o gradeado mencionado 2 pode ser implementado em partes no interior do bordo de ataque 1 de modo a reforçar a mesma.
O gabarito 3 deve ser capaz de ser manuseado para fins de sua instalação, uso e remoção, de modo que seja preferivelmente construído a partir de um material metálico laminado fino.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, um método de fabricação de um bordo de ataque 1 com um reforço metálico 2 para a aeronave feita de material compósito é proposto, compreendendo as seguintes etapas:
a) preparação de um gabarito 3 com a placa de estêncil de reforço ou gradeado 2 a ser posicionado contra o interior no bordo de ataque 1;
b) posicionamento do gabarito 3 no interior do bordo de ataque 1
a ser reforçada;
c) pulverização por meio de pulverização metálica de um jato fino de metal fundido no gabarito 3 localizado dentro do bordo de ataque 1 a ser reforçada;
d) solidificação de material fundido na superfície do bordo de
ataque 1 para formar um revestimento denso aderido fortemente ao mesmo;
e) remoção do gabarito 3 do bordo de ataque 1.
Quaisquer modificações compreendidas dentro do escopo definido pelas reivindicações em anexo podem ser introduzidas na modalidade
preferida descrita acima.

Claims (10)

1. Bordo de ataque (1) para aeronave, feito de material compósito, caracterizado pelo fato de que este compreende, em sua face interna, um reforço do tipo metálico (2) firmemente aderido à face interna mencionada do bordo de ataque (1) disposta de tal forma que confere ao bordo de ataque (1) melhor capacidade para adaptar-se a deformabilidade e maior absorção de energia devido a impactos.
2. Bordo de ataque (1) para aeronave feita de material compósito, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o reforço metálico (2) tem uma forma de grade (4).
3. Bordo de ataque (1) para aeronave feita de material compósito, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o reforço (2) é feito de alumínio.
4. Bordo de ataque (1) para aeronave feita de material compósito, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o reforço (2) tem espessura variável.
5. Bordo de ataque (1) para aeronave feito de material compósito, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a espessura do reforço (2) é maior à medida que o nariz está mais distante do bordo de ataque (1).
6. Bordo de ataque (1) para aeronave feito de material compósito, de acordo com reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o tamanho da grade metálica (4) é variável.
7. Bordo de ataque (1) para aeronave feito de material compósito, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o tamanho da grade metálica (4) é menor à medida que o nariz está mais distante do bordo de ataque (1), com o propósito de facilitar a deformação do bordo de ataque (1) e envolver a superfície maior possível na absorção de energia após um impacto.
8. Método de fabricação de um bordo de ataque (1) com um reforço metálico (2) para aeronave, feito de material compósito, compreendendo as seguintes etapas: a) preparar um modelo (3) com a chapa estêncil do reforço ou grade (2, 4) a ser posicionado contra o interior no bordo de ataque (1); b) posicionar o modelo (3) no lado de dentro do bordo de ataque (1) para ser reforçada; c) pulverizar por meio de uma metalização por projeção um jato fino de metal derretido no modelo (3) localizado dentro do bordo de ataque (1) para ser reforçado; d) solidificar o material derretido na superfície do bordo de ataque (1) para formar um revestimento denso aderido fortemente a esta; e) remover o modelo (3) do bordo de ataque (1).
9. Método de fabricação de um bordo de ataque (1) com um reforço metálico (2) para aeronave feito de material compósito, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o modelo (3) é um modelo independente feito de um material solúvel, de tal forma que uma vez que o reforço metálico ou a grade (2, 4) é obtida, o reforço metálico mencionado ou a grade (2, 4) é implementada em peças no interior do bordo de ataque (1) de modo a reforçá-la.
10. Método de fabricação de um bordo de ataque (1) com um reforço metálico (2) para aeronave, feito de material compósito, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o modelo (3) é construído com um material de metal de folha fina para facilitar sua colocação, uso e remoção.
BRPI0809851-4A 2007-03-30 2008-03-18 Extremidade principal para aeronave feita de material composto BRPI0809851A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200700852A ES2329324B1 (es) 2007-03-30 2007-03-30 Borde de ataque de aeronave de material compuesto reforzado.
ESP200700852 2007-03-30
PCT/EP2008/053244 WO2008119664A2 (en) 2007-03-30 2008-03-18 Leading edge for aircraft made of reinforced composite material

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0809851A2 true BRPI0809851A2 (pt) 2014-09-23

Family

ID=39721980

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0809851-4A BRPI0809851A2 (pt) 2007-03-30 2008-03-18 Extremidade principal para aeronave feita de material composto

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8146865B2 (pt)
EP (1) EP2142425B1 (pt)
BR (1) BRPI0809851A2 (pt)
CA (1) CA2682289C (pt)
ES (2) ES2329324B1 (pt)
WO (1) WO2008119664A2 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2339201B1 (es) * 2007-07-27 2011-03-14 Airbus España, S.L. Componentes estructurales de material compuesto con añadido superficial metalico para aumentar su conductividad electrica.
ITMI20080886A1 (it) * 2008-05-15 2009-11-16 Alenia Aermacchi Spa Giunto per indurre elevate cadute di temperatura tra parti collegate su un velivolo
US8123167B2 (en) * 2008-12-15 2012-02-28 Embraer S.A. Impact resistant aircraft leading edge structures and aircraft including the same
GB2486404A (en) * 2010-12-07 2012-06-20 Gkn Aerospace Services Ltd Fire protected composite structure
GB201120707D0 (en) 2011-12-01 2012-01-11 Airbus Operations Ltd Leading edge structure
US8968437B2 (en) * 2012-05-02 2015-03-03 Michael J Kline Jet engine with deflector
FR2993857B1 (fr) * 2012-07-26 2015-03-27 Airbus Operations Sas Dispositif de protection d'une structure de longeron avant d'un caisson central d'aile d'aeronef et d'au moins un equipement situe dans ladite aile
EP3044419B1 (en) * 2013-09-09 2019-10-02 United Technologies Corporation Airfoil and manufacturing method
WO2015069335A2 (en) * 2013-09-09 2015-05-14 United Technologies Corporation Fan blades and manufacture methods
US9845158B2 (en) * 2014-10-17 2017-12-19 X Development Llc Aircraft battery containment pods
ES2744569T3 (es) * 2016-05-24 2020-02-25 Airbus Operations Sl Borde de ataque blindado y procedimiento de fabricación del mismo
ES2822933T3 (es) * 2016-11-04 2021-05-05 Airbus Operations Sl Estructura de panel para una aeronave y procedimiento de fabricación de la misma
CN111523181B (zh) * 2020-06-16 2020-10-23 中国飞机强度研究所 一种三维蒙皮设计方法
EP4124565A1 (en) * 2021-07-29 2023-02-01 Airbus Operations, S.L.U. A reinforced leading edge section for an aircraft

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2205543A (en) * 1936-11-06 1940-06-25 Rideau Jean Robert Heating surface
US2371754A (en) * 1942-04-22 1945-03-20 North American Aviation Inc Stiffened material
GB787581A (en) * 1954-09-17 1957-12-11 Napier & Son Ltd Application of electrical surface heating elements
GB833675A (en) * 1956-07-16 1960-04-27 Napier & Sons Ltd D Electrical de-icing or anti-icing apparatus
US3135486A (en) * 1962-04-19 1964-06-02 Kirk Wing Company Airfoil construction and method for making the same
GB1186486A (en) * 1968-10-22 1970-04-02 Rolls Royce Fibre Reinforced Blade
US3762835A (en) * 1971-07-02 1973-10-02 Gen Electric Foreign object damage protection for compressor blades and other structures and related methods
US4349859A (en) * 1980-09-24 1982-09-14 Mcdonnell Douglas Corporation Shielded structural or containment member
US5723807A (en) * 1985-06-20 1998-03-03 Fmc Corporation Expanded metal armor
ES2030881T3 (es) * 1987-06-19 1992-11-16 Giat Industries Panel aglomerado aligerado destinado a la realizacion de estructuras multicapas resistentes a los golpes y a las agresiones termicas.
US5031862A (en) * 1990-01-26 1991-07-16 Rhodes James R Aircraft with passenger safety net
US5508496A (en) * 1991-10-18 1996-04-16 The Boeing Company Selvaged susceptor for thermoplastic welding by induction heating
FR2688264A1 (fr) * 1992-03-04 1993-09-10 Snecma Redresseur de turbomachine a aubes ayant une face alveolee chargee en materiau composite.
US5449273A (en) * 1994-03-21 1995-09-12 United Technologies Corporation Composite airfoil leading edge protection
GB9504372D0 (en) * 1995-03-04 1995-04-26 British Aerospace A composite laminate
US5634771A (en) * 1995-09-25 1997-06-03 General Electric Company Partially-metallic blade for a gas turbine
US5916469A (en) * 1996-06-06 1999-06-29 The Boeing Company Susceptor integration into reinforced thermoplastic composites
GB2314887B (en) * 1996-07-02 2000-02-09 Rolls Royce Plc Ice protection for porous structure
US5747721A (en) * 1997-02-20 1998-05-05 Creative Aeronautical Accessories, Inc. Ballistic shield
FR2779314B1 (fr) * 1998-05-27 2000-08-04 Eurocopter France Dispositif de chauffage a elements resistifs d'un profil aerodynamique
US6286785B1 (en) * 1999-03-11 2001-09-11 Nicholas Donald Kitchen Reinforcement system for aircraft fuselage frame and aluminum skin
US7432448B2 (en) * 2001-02-15 2008-10-07 Integral Technologies, Inc Low cost aircraft structures and avionics manufactured from conductive loaded resin-based materials
US7195210B2 (en) * 2002-10-10 2007-03-27 The Boeing Company Fiber matrix for a geometric morphing wing
JP4095430B2 (ja) * 2002-12-25 2008-06-04 富士重工業株式会社 航空機の翼の製造方法
CA2548369A1 (en) * 2004-01-05 2005-07-28 Airbus Deutschland Gmbh Fuselage
ES2339201B1 (es) * 2007-07-27 2011-03-14 Airbus España, S.L. Componentes estructurales de material compuesto con añadido superficial metalico para aumentar su conductividad electrica.

Also Published As

Publication number Publication date
EP2142425B1 (en) 2018-03-07
CA2682289C (en) 2015-05-05
CA2682289A1 (en) 2008-10-09
WO2008119664A3 (en) 2010-04-29
ES2329324B1 (es) 2010-09-06
ES2329324A1 (es) 2009-11-24
EP2142425A2 (en) 2010-01-13
ES2668845T3 (es) 2018-05-22
WO2008119664A2 (en) 2008-10-09
US8146865B2 (en) 2012-04-03
US20080258009A1 (en) 2008-10-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0809851A2 (pt) Extremidade principal para aeronave feita de material composto
CN105673361B (zh) 风力发电机叶片的融冰加热结构及其制作方法
JP4964245B2 (ja) 航空機の外装保護のための環境的に安定したハイブリッド織物システム
RU2724263C2 (ru) Материал препрега, способный обеспечивать защиту от удара молнии и стойкость к прожогу
US20070141927A1 (en) Method and system for exterior protection of an aircraft
US5151311A (en) Acoustic attenuating liner and method of making same
US9623984B2 (en) Method for producing a surface structure with lightning protection, and surface structure which can be produced in this way
US20130271891A1 (en) Metallic Mesh and Lightning Strike Protection System
CN108859187B (zh) 一种飞机复合材料损伤区域的修复方法
US8231751B2 (en) Repair technique for lightning strike protection
US20030025040A1 (en) Thermal protection structure
EP2914489B1 (en) A porous coating applied onto an aerial article
US11453147B2 (en) Method for producing a composite component formed with a fibre-reinforced plastic component on which at least one surface with a coating is formed
WO2016090405A1 (en) A method of forming a fibre metal composite component
CN106079481B (zh) 一种具有雷电保护作用的复合材料的成型方法
EP3266607B1 (en) Fiber-reinforced resin structure and method for producing fiber-reinforced resin structure
CN109844305B (zh) 转子叶片涂层
EP0698159A1 (en) Acoustic attenuating liner and method of making same
EP2732949B1 (en) In-mold metallization of composite structures
WO2024124163A2 (en) Particle adhesion to composite structures
KR20230170458A (ko) 항공기 방·제빙 시스템 및 이를 제조하는 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]