BRPI0808977A2 - Dispositivo de polimento dental - Google Patents

Dispositivo de polimento dental Download PDF

Info

Publication number
BRPI0808977A2
BRPI0808977A2 BRPI0808977-9A BRPI0808977A BRPI0808977A2 BR PI0808977 A2 BRPI0808977 A2 BR PI0808977A2 BR PI0808977 A BRPI0808977 A BR PI0808977A BR PI0808977 A2 BRPI0808977 A2 BR PI0808977A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
dust chamber
dental
polishing device
operating unit
connector
Prior art date
Application number
BRPI0808977-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Goerdan Andersson
Joakim Ahlman
Original Assignee
Amdent Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Amdent Ab filed Critical Amdent Ab
Publication of BRPI0808977A2 publication Critical patent/BRPI0808977A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C17/00Devices for cleaning, polishing, rinsing or drying teeth, teeth cavities or prostheses; Saliva removers; Dental appliances for receiving spittle
    • A61C17/02Rinsing or air-blowing devices, e.g. using fluid jets or comprising liquid medication
    • A61C17/0217Rinsing or air-blowing devices, e.g. using fluid jets or comprising liquid medication having means for manually controlling the supply of two or more fluids, e.g. water and air
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C3/00Dental tools or instruments
    • A61C3/02Tooth drilling or cutting instruments; Instruments acting like a sandblast machine
    • A61C3/025Instruments acting like a sandblast machine, e.g. for cleaning, polishing or cutting teeth

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO DE POLIMENTO DENTAL".
Campo da Técnica
A presente invenção refere-se a um dispositivo de polimento 5 dental de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, e um aparelho de polimento dental de acordo com o preâmbulo da reivindicação 14.
Antecedentes da Invenção
Os aparelhos de polimento dental são utilizados para remover as placas, cálculos macios, manchas e descolorações dos dentes de pacientes 10 dentais. Estes são também utilizados para polir e limpar as superfícies do dente. O tratamento de polimento é executado pelo direcionamento de um gás pressurizado, mais frequentemente ar, que contém um pó de polimento abrasivo na direção da área de tratamento onde as partículas de pó efetivamente removem as descolorações e as manchas. Normalmente, um jato fino 15 de água pressurizada que circunda o fluxo de mistura de gás e pó é também direcionado para a área de tratamento para evitar que a poeira de pó e as partículas removidas de dispersem dentro da cavidade oral do paciente.
Um aparelho de polimento típico compreende um instrumento de polimento portátil o qual está conectado através de uma mangueira a uma unidade operacional. A unidade operacional compreende todos os componentes necessários para realizar a operação total do aparelho de polimento , isto é, todos os meios necessários para prover um fluxo pressurizado de ar que contém o pó de polimento, e um fluxo pressurizado de água, para o instrumento portátil. Normalmente, este inclui uma câmara de pó que contém o pó de polimento abrasivo disposto em comunicação de fluido com o fluxo de ar pressurizado, um circuito de controle que tipicamente compreende diferentes condutos, válvulas, reguladores de pressão e filtros para controlar o fluxo de fluidos através da unidade operacional, e um dispositivo de entrada do operador para regular o fluxo de gás e/ou água provido para o instrumento portátil.
O pó abrasivo utilizado em procedimentos de polimento dental é um pó granular fino o qual, durante os procedimentos de recarga e de operação normal do dispositivo de polimento, tende a vazar da câmara de pó e formar uma poeira de pó indesejada, a qual, no pior caso, danifica a unidade operacional. Mais ainda, o pó finamente granulado facilmente forma agregados quando exposto à umidade a qual, devido à umidade inevitável no ar 5 pressurizado, causa obstruções dentro da câmara de pó e em todos os componentes a jusante do dispositivo de polimento. Portanto, uma limpeza freqüente dos componentes do aparelho de polimento é necessária. No entanto, a unidade operacional que inclui a câmara de pó integrada e todo os componentes de circuito de fluido não é facilmente limpa e, portanto, técni10 cos de manutenção treinados devem ser enviados para cuidar da manutenção da unidade operacional. A necessidade de uma manutenção contínua da unidade operacional é dispendiosa e, é claro, dificulta e atrasa o exercício da profissão de dentista.
Para evitar os problemas acima, diversos provedores de apare15 Ihos de polimento dental propuseram a solução de mover a câmara de pó normalmente disposta dentro da unidade operacional para formar parte do instrumento polidor portátil. Um exemplo de tal dispositivo polidor é o Easyjet Pro da Mectron® Medicai Technology, o qual pode ser visto na Internet, http://www.mectron.com/easviet pro/Easviet pro.html, 16/03/2007. No en20 tanto, o posicionamento da câmara de pó no instrumento portátil aumenta o seu peso e tamanho, impedindo uma operação precisa, efetiva e confortável do instrumento. Estes efeitos podem ser minimizados tornando a câmara de pó muito pequena, mas então a duração de uso torna-se muito curta para o aparelho polidor, requerendo uma freqüente recarga da câmara de pó.
Outro aparelho polidor da melhor técnica moderna é o polidor de
ar Air Max da Satelec®, o qual pode ser visto na Internet, http://www.acteonqroup.com/SiteSatMax/lanq u/produits.asp?pqe=airmax. 16/03/2007. Este produto é um polidor de mesa em que a câmara de pó está externamente montada para facilitar o seu reabastecimento.
Como acima indicado, existem basicamente dois tipos de apare
lhos de polimento disponíveis no mercado dental: os aparelhos de polimento integrados nos quais a unidade operacional está integrada na unidade dental (a cadeira dental e os dispositivos padrão conectados a esta ou integrados nesta), ou os aparelhos de polimento independentes, frequentemente referidos como aparelhos de mesa. Os aparelhos de polimento integrados são raramente populares entre os fabricantes de unidades dentais já que estes 5 requerem uma modificação do projeto de unidade dental e da funcionalidade. Os aparelhos de mesa não requerem nenhuma modificação do projeto de unidade dental ou da funcionalidade e são normalmente conectados na mesma fonte de ar e água pressurizados que a unidade dental. No entanto, os aparelhos de mesa são volumosos e precisam estar localizados a uma 10 distância conveniente tanto do profissional dental quanto do paciente, isto é, nas vizinhanças imediatas da unidade dental. Este espaço em um consultório de dentista é frequentemente ocupado por outros equipamentos e instrumentos dentais, e pelo próprio dentista e frequentemente um higienista ou assistente dental. Portanto, para economizar espaço no consultório dental, 15 muitos profissionais dentais ainda preferem os aparelhos de polimento integrados na unidade dental.
Sumário da Invenção
É um objeto da presente invenção prover um instrumento dental que pode ser conectado a unidades operacionais existentes de modo a permitir os procedimentos de polimento dental.
O objeto é conseguido por um dispositivo de polimento dental que compreende uma câmara de pó para conter um pó abrasivo, a dita câmara de pó compreendendo uma entrada e uma saída dispostas em comunicação de fluido com uma unidade operacional para controlar um suprimen25 to de ar pressurizado através da câmara de pó para um instrumento portátil conectado na saída da câmara de pó através de uma mangueira. O dispositivo de polimento dental está caracterizado pelo fato de que este compreende um meio de conexão e está disposto para ser fixamente mas destacavelmente conectado externo à unidade operacional através do dito meio de 30 conexão.
Pela conexão do novo tipo de dispositivo de polimento às unidades operacionais existentes, tais como uma unidade dental ou um dispositivo de mesa independente, disposto para controlar um suprimento de ar pressurizado para os diferentes instrumentos dentais, um aparelho de polimento pode ser provido sem a necessidade de ajustar ou substituir a unidade dental existente, ou adquirir um dispositivo de polimento de mesa separado, assim economizando espaço e dinheiro para os consultórios dentais.
Outra vantagem do dispositivo de polimento de acordo com a presente invenção é que a câmara de pó está conectada externa à unidade operacional, impedindo o vazamento de partículas de pó para dentro da unidade operacional e seus componentes. Assim, nenhuma obstrução aparece10 rá dentro do dispositivo de mesa ou da unidade dental na qual o dispositivo de polimento está conectado, eliminando a necessidade de sua limpeza e manutenção demorada e dispendiosa.
Ainda outra vantagem do dispositivo de polimento de acordo com a invenção é que a câmara de pó é separada do instrumento dental por15 tátil conectado a esta. Por meio disto, o peso e o volume da câmara de pó não têm um efeito negativo sobre o procedimento de polimento executado pelo profissional dental que manipula o instrumento dental portátil. O projeto ergonômico do dispositivo de polimento permite uma operação precisa, efetiva e confortável de um instrumento de polimento portátil.
De preferência, a câmara de pó compreende um meio para pro
ver tanto o ar pressurizado quanto a água pressurizada, supridos pela unidade operacional, para um instrumento dental portátil conectado na saída da câmara de pó através de uma mangueira. Isto pode ser conseguido pela provisão da câmara de pó com dois canais de fluido separados, um para 25 receber um fluxo de ar pressurizado e um para receber um fluxo de água pressurizada da unidade operacional, em cujo caso o canal de ar dentro da câmara de pó está disposto em comunicação de fluido com o pó abrasivo compreendido na mesma, enquanto que o canal de água não está. A câmara de pó pode compreender uma única entrada para receber tanto a água 30 quanto o ar, ou, de preferência, duas entradas separadas para receber a água e o ar, respectivamente.
De preferência, a câmara de pó também compreende um meio para receber sinais elétricos da unidade operacional e para prover os sinais elétricos para um instrumento dental portátil conectado na saída da câmara de pó através de uma mangueira. Por meio disto, um instrumento de polimento portátil pode estar provido com uma Iuz para aumentar a visibilidade durante os procedimentos de polimento.
De preferência, o meio de conexão de câmara de pó está conectado diretamente a um conector da unidade operacional. Por meio disto, a necessidade de mangueiras ou condutos intermediários é eliminada, minimizando o tamanho e o número de componentes do aparelho de polimento.
De preferência, a pelo menos uma entrada da câmara de pó es
tá disposta para constituir o meio de conexão da câmara de pó. Pela provisão de pelo menos uma entrada da câmara de pó com um meio de conexão, este pode estar disposto para servir ao duplo propósito de receber o ar, a água e os sinais elétricos da unidade operacional, assim como prover a co15 nexão fixa, no entanto destacável, com esta. Por meio disto, o tamanho e o número de componentes do dispositivo de polimento são minimizados, e a unidade operacional à qual o dispositivo de polimento está conectado não precisa ser modificada. Isto pode ser conseguido dispondo pelo menos uma entrada da câmara de pó para constituir um conector fêmea, adaptado para 20 receber um conector macho que projeta-se da unidade operacional e que provê o ar, a água, e os sinais elétricos da mesma. É claro, o oposto é também possível, isto é, prover a entrada da câmara de pó com um conector macho, adaptado para ser conectável a uma saída da unidade operacional em forma de um conector fêmea.
Breve Descrição das figuras
A figura 1 ilustra uma primeira modalidade do dispositivo polidor dental de acordo com a presente invenção.
A figura 2 ilustra uma segunda modalidade do dispositivo polidor dental de acordo com a presente invenção.
A figura 3 ilustra uma terceira modalidade do dispositivo polidor
dental de acordo com a presente invenção.
A figura 4 é um diagrama em blocos esquemático de uma unidade operacional típica conhecida na técnica, tal como uma unidade dental ou um dispositivo de mesa independente.
A figura 5 mostra uma vista explodida do dispositivo de polimento dental de acordo com a presente invenção.
A figura 6 ilustra o dispositivo de polimento dental de acordo com
a presente invenção conectado a uma unidade operacional na forma de um dispositivo de mesa.
A figura 7a mostra um corte transversal da câmara de pó e do meio de conexão para estabelecer uma conexão entre a câmara de pó e a unidade operacional, feito ao longo da linha l-l, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A figura 7b mostra outro corte transversal da câmara de pó e do meio de conexão ilustrados na figura 7a, feito ao longo da linha ll-ll.
A figura 7c mostra o meio de conexão da unidade operacional, conectado na câmara de pó nas figuras 7a-7b.
Descrição Detalhada da Invenção
A figura 1 mostra um dispositivo polidor dental de acordo com uma modalidade da presente invenção. Uma câmara de pó 2 está conectada a um instrumento polidor portátil 3 através de uma mangueira 4. A câmara de pó 2 compreende uma entrada 5 para conectar a câmara de pó 2 a uma fonte de ar pressurizado (não mostrada), e uma saída 6 na qual a mangueira
4 está conectada. O instrumento polidor portátil 3 está conectado destacável na mangueira por meio de um conector de aparelho manual 7, que permite que o profissional dental utiliza o instrumento polidor portátil 3 de sua escolha.
Durante a operação, um fluxo de ar pressurizado passa pela câmara de pó 2 e absorve parte do pó de polimento abrasivo contido na mesma, continua através da mangueira 4 para o instrumento polidor portátil
3, e é direcionado para uma área de tratamento por meio de um bocal 8, conectado destacável na porção dianteira do instrumento portátil 3.
Tipicamente, o fluxo de ar cria um "turbilhão" dentro da câmara de pó 2 fazendo as partículas de pó de grão fino misturar com o ar para formar um fluxo de polimento o qual é provido para o aparelho manual 3. No entanto, existem muitos outros modos de adicionar uma quantidade adequada de partículas de pó ao fluxo de ar pressurizado dentro da câmara de pó 2, e uma pessoa versada na técnica apreciará que a presente invenção não 5 está limitada a nenhum modo específico de fazê-lo.
Normalmente, mas não necessariamente, água pressurizada é também direcionada para a área de tratamento durante os procedimentos de polimento dental. Um fluxo de água pressurizada pode ser suprido para o dispositivo polidor 1 através da mesma entrada 5 que o ar pressurizado, em 10 cujo caso a câmara de pó compreende dois canais de fluido separados, um para receber o ar pressurizado e um para receber a água pressurizada. O canal de ar dentro da câmara de pó 2 é então disposto em comunicação de fluido com o pó abrasivo para prover a mistura de ar e pó para o instrumento portátil 3, enquanto que o canal de água não é. A água pode alternativamen15 te ser provida através de uma segunda entrada 9 da câmara de pó 2, como mostrado na figura 2, ou uma segunda entrada 9 de uma mangueira 10 que desvia da câmara de pó 2, como mostrado na figura 3.
A figura 4 mostra um diagrama em blocos esquemático de uma unidade operacional 11 que é conhecida na técnica, tipicamente realizada na forma de uma unidade dental (a cadeira dental e os dispositivos padrão conectados a esta ou integrados nesta) ou um dispositivo de mesa independente. A unidade operacional 11 serve para prover os fluxos controlados de ar e/ou água para diferentes instrumentos dentais, tais como brocas, raspadores, etc. A unidade operacional 11 está conectada a uma fonte de ar pressurizado 12 e adicionalmente a uma fonte de água pressurizada 13. O fornecimento de ar e água é controlado por um circuito de controle de fluido 14 regulado por um dispositivo de entrada do operador 15. A unidade operacional 11 compreende uma ou mais saídas 16, 17 para uma conexão a diferentes instrumentos dentais. A fonte de ar pressurizado 12 e a fonte de água pressurizada 13 podem estar integradas na unidade operacional 11, mas normalmente o ar e a água pressurizados são fornecidos para a unidade operacional 11 por um sistema de fornecimento central que existe em um consultório de dentista. O dispositivo de entrada do operador 15 pode ser qualquer regulador de fluido conhecido na técnica, por exemplo, um botão de controle rotativo preso na superfície externa da unidade operacional 11, ou um regulador controlado por pé destinado a apoiar no piso do consultório 5 dental, conectado na unidade operacional 11 através de um cabo elétrico ou uma interface de comunicação sem fio. O dispositivo polidor dental 1 de acordo com a presente invenção pode estar adaptado para ser conectado a uma saída 16, 17 de qualquer tal unidade operacional 11 existente.
Pela conexão do dispositivo polidor dental 1 a uma saída de uma 10 unidade dental ou um dispositivo de mesa existente, a presente invenção provê um profissional dental com um dispositivo de polimento dental sem a necessidade de adquirir um dispositivo de polimento de mesa separado ou sem a necessidade de substituir ou ajustar a unidade dental existente. Mais ainda, como a câmara de pó 2 do dispositivo polidor 1 está conectada exter15 na à unidade operacional 11, nenhum pó vazará para dentro dos componentes do circuito de controle de fluido 14 e nenhuma obstrução aparecerá dentro da unidade dental ou do dispositivo de mesa, assim eliminando a necessidade de limpeza freqüente do dispositivo de mesa, da unidade dental, e dos componentes que formam parte da mesma.
É claro, uma obstrução pode ainda ocorrer dentro da câmara de
pó 2, da mangueira 4, do aparelho manual 3, e do bocal 8 do dispositivo polidor 1. Portanto, como mostrado na figura 5, estes componentes estão conectados destacáveis uns nos outros, tornando o dispositivo polidor 1 fácil de desmontar em peças que podem ser separadamente limpas e autoclava25 das. Como será visto nas figuras 7a e 7b, a câmara de pó 2 está composta de dois corpos principais os quais estão também conectados destacáveis um no outro. Com isto, a câmara de pó 2 é também facilmente limpa.
As conexões entre os componentes mostrados na figura 6, por exemplo, a conexão entre a saída 6 da câmara de pó 2 e a mangueira 4, podem ser qualquer tipo de conexão conhecido na técnica. O meio de conexão da saída 6 pode assim ser adaptado para adequar-se a qualquer dada interface de conexão utilizada por diferentes provedores de mangueira. A figura 6 mostra a unidade operacional 11 realizada como um dispositivo de mesa 11, conectado a um dispositivo de polimento 1 de acordo com a modalidade mostrada na figura 2. Assim, o dispositivo de mesa 11 e o dispositivo de polimento 1 constituem um aparelho de polimento de mesa 31. Pela conexão da câmara de pó 2 diretamente no dispositivo de mesa 11 no modo ilustrado, não há necessidade de mangueiras ou condutos intermediários, assim minimizando o tamanho e o número de componentes do dispositivo de polimento de mesa. No entanto, a câmara de pó 2 poderia também estar conectada na unidade operacional através de uma ou diversas mangueiras intermediárias e ser fixamente conectada em outra coisa, tal como um painel de instrumentos de uma unidade dental. Deste modo, um dispositivo de mesa no qual o dispositivo de polimento dental 1 está conectado pode estar disposto a uma distância da unidade dental, do profissional dental, e do paciente, em um espaço menos apertado, enquanto que a câmara de pó 2 ainda pode estar colocada próxima do profissional dental para o seu fácil e rápido reabastecimento durante os procedimentos dentais. Em tal caso, a câmara de pó 2 pode compreender um meio de conexão na forma de uma disposição de suspensão para suspender a câmara de pó 2 em um local conveniente, ou uma disposição de grampo para prender a câmara de pó 2 a um objeto na vizinhança do profissional dental.
O dispositivo de mesa 11 está conectado a fontes de ar pressurizado 12 e de água 13 e compreende um circuito de controle de fluido 14 e um dispositivo de entrada do operador 15, como mostrado na figura 4, para suprir um fluxo controlado de ar e água pressurizados para o instrumento 25 dental portátil 3 conectado no conector de aparelho manual 7. A câmara de pó 2 do dispositivo de polimento 1 está conectada no dispositivo de mesa 11 através de um meio de conexão 18. O meio de conexão 18 conecta as entradas 5, 9 do dispositivo de polimento 1 mostrado na figura 2 com as saídas 16, 17 da unidade operacional 11 mostrada na figura 4, isto é, as saídas do 30 dispositivo de mesa 11. Como acima mencionado, apesar da unidade operacional 11 ser realizada como um dispositivo de mesa 11 na figura 6, esta pode também ser realizada como uma unidade dental, conectada no dispositivo de polimento 1 no mesmo modo.
Nas figuras 7a e 7b, o meio de conexão 18 para estabelecer uma conexão destacável entre o dispositivo de polimento 1 e uma unidade operacional 11, tal como o dispositivo de mesa 31 ilustrado na figura 6, está 5 mostrado em mais detalhes. Uma vista detalhada da câmara de pó 2 de acordo com uma modalidade preferida da invenção está também mostrada. As figuras à esquerda ilustram o meio de conexão 18 e a câmara de pó 2, como vistos por cima, enquanto que as figuras à direita ilustram cortes transversais dos mesmos, feitos ao longo das linhas I e II, respectivamente. 10 Referindo agora a ambas as figuras 7a e 7b, as saídas 16, 17 da
unidade operacional 11 estão providas com conectores machos 19, 20, que projetam-se de uma porção 21 da unidade operacional 11. A câmara de pó 2 compreende uma porção de contentor 22 para conter o pó abrasivo, a porção de contentor 22 sendo conectada destacável a uma porção de tampo 15 23, que compreende duas entradas 5, 9 dispostas para constituírem conectores fêmeas para uma conexão destacável com os conectores machos 19, 20. Os conectores machos 19, 20 estão dispostos em comunicação de fluido com uma fonte de ar pressurizado 12 e uma fonte de água pressurizada 13, respectivamente, para prover ar e água pressurizados para as entradas 5, 9 20 da câmara de pó 2. De preferência, os conectores machos 19, 20 estão também dispostos para prover os sinais elétricos da unidade operacional 11 para o dispositivo polidor 1. Isto pode ser conseguido, por exemplo, formando os conectores machos 19, 20 pelo menos parcialmente de um material condutor e controlar uma diferença de voltagem aplicada a estes de modo a 25 gerar uma corrente elétrica que pode ser provida para o instrumento portátil 3 conectado no conector de aparelho manual 7 através de cabos dentro da câmara de pó 2 e da mangueira 4. De preferência, os conectores machos 19, 20 e as entradas 5, 9 compreendem um meio de fixação que provê uma conexão forte e estável entre estes. Por exemplo, as entradas 5, 9 da câma30 ra de pó 2 podem compreender ressaltos 24 adaptados para montar apertados dentro de ranhuras 25 dispostas nos conectores machos 19, 20. Os conectores machos 19, 20 que compreendem tais ranhuras estão separadamente mostrados na figura 7c.
Com referência à figura 7a, o ar pressurizado entra na câmara de pó 2 através de dois canais de ar 26, 27 no conector macho 19. O conector fêmea 9 compreende duas aberturas as quais são colocadas em comuni
5 cação de fluido com os canais de ar 26, 27 quando o conector macho 19 e o conector fêmea 5 estão acoplados. As aberturas formam o ponto de partida de dois canais de ar separados dentro da câmara de pó 2, dos quais um canal está disposto em comunicação de fluido com a porção de contentor 22 para prover uma mistura de ar pressurizado e pó abrasivo para um aparelho 10 manual (não mostrado) conectado na câmara de pó através de uma mangueira presa na saída 6, e o outro canal está disposto para desviar da porção de contentor 22 para prover ar puro para o aparelho manual no caso em que uma operação de sopro puro seja desejada pelo profissional dental que manipula o aparelho manual. É claro, o conector macho 19 pode também 15 compreender um único canal de ar para prover um único fluxo de ar pressurizado para a câmara de pó 2 através do conector fêmea 9, em cujo caso o canal de ar dentro da câmara de pó 2 disposto para ser colocado em comunicação de fluido com o único canal de ar no conector macho 19 pode compreender ramificações no caso em que uma pluralidade de fluxos de ar seja 20 desejada. Com referência feita á figura 7b, a água pressurizada entra na câmara de pó 2 através do canal de água 28 substancialmente no mesmo modo. O canal de água dentro da câmara de pó 2 que está disposto para ser colocado em comunicação de fluido com o canal de água 28 do conector macho 20 está, é claro, disposto para desviar da porção de contentor 22 e 25 prover a água pressurizada para um aparelho manual através da saída 6. Referindo agora a ambas as figuras 7a e 7b, dois cabos elétricos 29, 30 estão dispostos dentro da câmara de pó 2 para prover os sinais elétricos dos conectores machos 19, 20 para a saída 6 na qual a mangueira que compreende os cabos elétricos está presa para prover os sinais elétricos para um 30 instrumento portátil conectado a um conector de aparelho manual na outra extremidade da mangueira. De preferência, a corrente através dos cabos elétricos 29, 30 é controlada pelo controle da voltagem aplicada nos conectores machos 19 e 20, respectivamente. Permitindo que a corrente seja provida para um instrumento dental portátil conectado na câmara de pó 2, os componentes elétricos compreendidos dentro do instrumento portátil podem ser energizados. Por exemplo, a corrente provida pelos conectores machos 5 19, 20 pode ser utilizada para energizar uma lâmpada integrada em tal instrumento portátil para aumentar a visibilidade durante os procedimentos de polimento. De preferência, tal lâmpada compreende uma pluralidade de diodos LED para assegurar uma longa vida útil e uma visibilidade adicionalmente aumentada. É claro, a corrente provida pelos conectores machos 19, 20 10 pode também ser utilizada para energizar outros componentes elétricos compreendidos dentro de um aparelho manual, e prover a operação de bocais eletricamente operados conectados no aparelho manual.
Apesar de uma interface de conexão preferida entre o dispositivo de polimento 1 e uma unidade operacional 11 ter sido acima descrita com referência feita às figuras 7a-7c, deve ser notado que a presente invenção não está limitada a nenhuma interface de conexão específica entre o dispositivo de polimento 1 e uma unidade operacional 11. Diferentes unidades dentais e dispositivos de mesa no mercado dental têm diferentes interfaces de conexão para conectar os instrumentos dentais a estes, e as entradas 5, 9 do dispositivo de polimento 1 mostradas nas figuras 1-3 podem ser providas com um meio de conexão adaptado para adequar-se à interface de conexão utilizada por diferentes fabricantes de unidades dentais e fabricantes de dispositivos de mesa. Por exemplo, as entradas 5, 9 podem estar providas com conectores machos para a conexão às saídas 16, 17 de uma unidade operacional 11 dispostas como conectores fêmeas. Deste modo, a unidade operacional não precisa ser provida com nenhuma porção protuberante. O modo de conduzir o ar, a água e os sinais elétricos da unidade operacional 11 para a câmara de pó 2 através do meio de conexão que compreende pelo menos um conector macho e um fêmea, como descrito com referência às figuras 7a-7b, é aplicável também a uma modalidade onde a câmara de pó 2 compreende o conector macho, ou conectores machos, e a unidade operacional 11 compreende o conector fêmea, ou conectores fêmeas. Mais ainda, as entradas 5, 9 da câmara de pó 2 não precisam prover a conexão com a unidade operacional 11. Isto é, a câmara de pó 2 pode compreender as entradas 5, 9 para receber os fluxos de ar e água pressurizados da unidade operacional 11, e ainda compreende um meio de conexão sepa5 rado para estabelecer a conexão fixa mas destacável com a unidade operacional 11. Neste caso, os sinais elétricos da unidade operacional 11 podem ser providos para a câmara de pó 2 através do meio de conexão em vez de através das entradas 5,9.
Mais ainda, apesar da modalidade do dispositivo de polimento 1 mostrado na figura 2 ter sido utilizada enquanto descrevendo uma interface de conexão preferida entre o dispositivo de polimento 1 e uma unidade operacional 31, isto não deve ser considerado como uma limitação da invenção. A interface de conexão macho - fêmea acima descrita pode também ser utilizada para conectar a modalidade do dispositivo de polimento mostrado na figura 1 a uma unidade operacional, em cujo caso todos os canais 26, 27, 28 para prover ar e água pressurizados para o dispositivo de polimento estão incluídos em um único conector macho. Neste caso, o dispositivo de polimento 1 pode ainda ser disposto para prover os sinais elétricos de uma unidade operacional para um instrumento portátil conectado no dispositivo de polimento. Isto pode ser conseguido, por exemplo, aplicando diferentes voltagens a dois pinos condutores separados dispostos para projetarem da porção dianteira do único conector macho da unidade operacional, e prover a extremidade traseira da única entrada da câmara de pó com dois contatos de receptor, os quais, quando a câmara de pó está conectada na unidade operacional, são colocados em contato com os pinos condutores do conector macho. Os cabos elétricos podem então ser dispostos para conduzir a corrente dos contatos de receptor através da câmara de pó 2 e por sobre o instrumento portátil, através da mangueira e co conector de aparelho manual. Se a presente invenção for realizada na forma da modalidade da figura 3, os sinais elétricos podem, é claro, ser também providos para um instrumento portátil conectado a esta através de cabos elétricos isolados dispostos dentro da mangueira separada 10, desviando da câmara de pó 2. Apesar da câmara de pó 2 ter sido descrita em detalhes com relação à modalidade específica mostrada nas figuras 7a e 7b, aqueles versados na técnica reconhecerão que outros projetos da câmara de pó 2 são possíveis sem afastar do conceito inventivo da presente invenção. Por e5 xemplo, a forma da câmara de pó 2 pode ser diferente, e as entradas 5, 9 e a saída 6 da câmara de pó 2 podem ser dispostas em outro lugar. Em outra modalidade exemplar da invenção, a câmara de pó 2 mostrada nas figuras 7a e 7b é "verticalmente virada" e o fundo (anterior) do contentor de pó 43 está provido com uma tampa. Este projeto de câmara de pó facilita o reabas10 tecimento do contentor de pó durante os procedimentos de polimento e até torna possível que o profissional dental recarregue o contentor de pó com uma manobra de uma mão enquanto segurando um instrumento dental com a outra mão.
Para o bem da simplicidade, o dispositivo polidor 1 foi aqui des15 crito com referência a uma mangueira 4, um conector de aparelho manual 7, e um instrumento de polimento portátil 3. No entanto, estes componentes são bem conhecidos na técnica e não necessariamente formam parte da presente invenção. Assim, deve ser compreendido que a descrição detalhada da invenção é somente ilustrativa e exemplar e meramente serve ao pro20 pósito de prover uma descrição completa e capacitante da mesma. Consequentemente, é pretendido que a invenção deva ser limitada somente pelo escopo das reivindicações anexas aqui apresentados.

Claims (15)

1. Dispositivo de polimento dental (1), que compreende uma câmara de pó (2) para conter um pó abrasivo, a dita câmara de pó (2) compreendendo uma entrada (5) e uma saída (6) dispostas para serem colocadas em comunicação de fluido com uma unidade operacional (11) para controlar um suprimento de ar pressurizado através da câmara de pó (2) para um instrumento dental portátil (3) conectado na saída (6) da câmara de pó (2) através de uma mangueira (4), caracterizado pelo fato de que a câmara de pó (2) compreende um meio de conexão (5, 9) configurado para ser conectado destacável a um meio de conexão (19, 20) correspondente da unidade operacional (11), de modo que a câmara de pó (2) possa ser conectada destacável externa à unidade operacional (11) através do dito meio de conexão (5, 9) da câmara de pó (2).
2. Dispositivo de polimento dental (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a entrada (5) está disposta para constituir o meio de conexão (5, 9) da câmara de pó (2).
3. Dispositivo de polimento dental (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a câmara de pó (2) compreende um primeiro e um segundo canais de fluido para receber o ar pressurizado e a água pressurizada, respectivamente, da unidade operacional (11), o dito primeiro canal sendo disposto para prover uma mistura de ar pressurizado e de pó abrasivo para um instrumento dental portátil (3) conectado na saída (6) da câmara de pó (2) através de uma mangueira (4), enquanto que 25 o segundo canal está disposto para prover a água pressurizada para o instrumento dental portátil (3).
4. Dispositivo de polimento dental (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a câmara de pó (2) ainda compreende um meio para receber sinais elétricos da unidade operacional (11) e prover os sinais elétricos para um instrumento dental portátil (3) conectado na saída (6) da câmara de pó (2) através de uma mangueira (4).
5. Dispositivo de polimento dental (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a câmara de pó (2) compreende um meio para separar o fluxo de ar pressurizado recebido em dois canais, dos quais um é colocado em comunicação de fluido com o pó abrasivo contido na mesma, enquanto o outro é desviado do pó abrasivo de modo a prover tanto um fluxo misturado de ar e pó abrasivo, quanto um fluxo de ar puro, para o instrumento dental portátil (3) conectado na saída (6) da câmara de pó (2) através de uma mangueira (4).
6. Dispositivo de polimento dental (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que ainda compreende uma mangueira (4), da qual uma extremidade está conectada destacável na saída (6) da câmara de pó (2), um conector de aparelho manual (7) conectado na outra extremidade da mangueira (4), e um instrumento dental portátil (3) conectado destacável no conector de aparelho manual (7).
7. Dispositivo de polimento dental (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a entrada (5) da câmara de pó (2) está disposta para constituir um conector fêmea (5) adaptado para receber um conector macho (19, 20), que se projeta da unidade operacional (11), o conector fêmea (5) compreendendo pelo menos uma abertura disposta para ser colocada em comunicação de fluido com um canal de ar dentro do dito conector macho (19, 20) quando o conector fêmea (5) está acoplado no conector macho (19).
8. Dispositivo de polimento dental (1) de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o conector fêmea (5) ainda compreende uma abertura disposta para ser colocada em comunicação de fluido com um canal de água dentro do dito conector macho (19, 20) quando o conector fêmea (5) está acoplado no conector macho (19).
9. Dispositivo de polimento dental (1) de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o conector fêmea (5) ainda compreende dois contatos de receptor dispostos para serem colocados em acoplamento elétrico com dois elementos condutores de um conector macho (19, 20) quando o conector fêmea (5) está acoplado no conector macho (19), os ditos contatos de receptor estando conectados a cabos elétricos para prover uma corrente gerada por uma diferença de voltagem entre os elementos condutores do conector macho (19, 20) para um instrumento dental portátil (3) conectado na saída (6) da câmara de pó (2) através de uma mangueira (4).
10. Dispositivo de polimento dental (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a câmara de pó (2) ainda compreende uma segunda entrada (9), tanto a primeira entrada (5) quanto a segunda entrada (9) estão dispostas para constituir conectores fêmeas (5, 9), cada um adaptado para receber um conector macho (19, 20) que projeta-se da unidade operacional (11), um conector fêmea (5) compreende pelo menos uma abertura disposta para ser colocada em comunicação de fluido com um canal de ar dentro de um dos conectores machos (19), e o outro conector fêmea (9) compreende pelo menos uma abertura disposta para ser colocada em comunicação de fluido com um canal de água dentro do outro conector macho (20), quando os conectores fêmeas (5, 9) estão acoplados nos conectores machos (19, 20)
11. Dispositivo de polimento dental (1) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que os conectores fêmeas (5, 9) compreendem um material condutor disposto para ser colocado em contato com uma porção condutora dos conectores machos (19, 20) quando os conectores fêmeas (5, 9) estão acoplados nos conectores machos (19, 20), o dito material condutor dos conectores fêmeas (5, 9) estando conectado a cabos elétricos para prover uma corrente gerada por uma diferença de voltagem entre as porções condutoras dos conectores machos (19, 20) para um instrumento dental portátil (3) conectado na saída (6) da câmara de pó (2) através de uma mangueira (4).
12. Dispositivo de polimento dental (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a entrada (5) da câmara de pó (2) está disposta para constituir um conector macho adaptado para ser conectado a um conector fêmea da unidade operacional (11), o conector macho compreendendo pelo menos uma abertura disposta para ser colocada em comunicação de fluido com um orifício de canal de ar disposto dentro do conector fêmea, quando o conector macho está conectado no conector fêmea.
13. Aparelho de polimento, que compreende: uma unidade operacional (11) que compreende um circuito de controle de fluido (14) e um dispositivo de entrada do operador (15) para controlar um suprimento de ar pressurizado de uma fonte de ar (12) para um instrumento dental, um instrumento dental conectado destacável externo à dita unidade operacional, caracterizado pelo fato de que o dito instrumento dental é o dispositivo de polimento (1) como definido em qualquer uma das reivindicações 1-12.
14. Aparelho de polimento de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a unidade operacional (11) é um dispositivo de mesa independente (11), o aparelho de polimento assim constituindo um aparelho de polimento de mesa (31).
15. Aparelho de polimento de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a unidade operacional (11) é uma unidade dental que compreende pelo menos uma cadeira dental, o aparelho de polimento assim constituindo um aparelho de polimento integrado.
BRPI0808977-9A 2007-03-16 2008-03-06 Dispositivo de polimento dental BRPI0808977A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US89516107P 2007-03-16 2007-03-16
SE0700677A SE532461C2 (sv) 2007-03-16 2007-03-16 Tandpoleringsanordning samt polerapparat innefattande nämnda tandpoleringsanordning
SE0700677-8 2007-03-16
US60/895,161 2007-03-16
PCT/SE2008/050252 WO2008115129A1 (en) 2007-03-16 2008-03-06 Dental polishing device

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0808977A2 true BRPI0808977A2 (pt) 2014-09-02

Family

ID=39766147

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0808977-9A BRPI0808977A2 (pt) 2007-03-16 2008-03-06 Dispositivo de polimento dental

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20100151413A1 (pt)
EP (1) EP2124804A1 (pt)
JP (1) JP2010521220A (pt)
BR (1) BRPI0808977A2 (pt)
SE (1) SE532461C2 (pt)
WO (1) WO2008115129A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USD667554S1 (en) * 2010-07-05 2012-09-18 Societe Our la Conception des Applications des Techniques Electroniques-Satelec Dental airpolisher gun
KR101417306B1 (ko) * 2012-07-30 2014-07-09 기아자동차주식회사 차량용 배터리팩
EP2742898A1 (en) 2012-12-17 2014-06-18 3M Innovative Properties Company Powder jet device for dispensing a dental material
EP2742897A1 (en) * 2012-12-17 2014-06-18 3M Innovative Properties Company Nozzle head, hand piece and powder jet device for applying a dental material
US9662180B2 (en) 2012-12-17 2017-05-30 3M Innovative Properties Company Device for dispensing a dental material with locking mechanism
WO2023024430A1 (zh) * 2021-08-24 2023-03-02 桂林市啄木鸟医疗器械有限公司 一种牙科喷砂枪

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL206506A (pt) * 1949-02-24
US4094567A (en) * 1977-01-05 1978-06-13 The Hansen Manufacturing Company Combination quick connect-disconnect pneumatic/electrical coupling
US4492574A (en) * 1983-04-15 1985-01-08 Cavitron, Inc. Ultrasonic endodontic dental apparatus
US5125837A (en) * 1988-01-06 1992-06-30 Dentsply Management Corp. Apparatus and method for therapeutic lavage and scaling of teeth
DE4122979A1 (de) * 1991-07-11 1993-01-14 Kaltenbach & Voigt Bearbeitungsgeraet zum bearbeiten von feinwerktechnischen, insbesondere dentaltechnischen werkstuecken in einem von einem gehaeuse umgebenen bearbeitungsraum
US6238275B1 (en) * 1998-08-19 2001-05-29 Alva Wesley Metcalf Contained direct particle beam flow abrasion system
US6347984B1 (en) * 2000-10-30 2002-02-19 Barry Boaz Groman Micro abrasive blasting device and method
CA2428065A1 (en) * 2000-11-07 2002-05-16 Dentsply International, Inc. Dental/medical prophylaxis device with sterilizable components
WO2007014246A2 (en) * 2005-07-25 2007-02-01 Michael Migdal Tooth powdering device

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008115129A1 (en) 2008-09-25
JP2010521220A (ja) 2010-06-24
EP2124804A1 (en) 2009-12-02
US20100151413A1 (en) 2010-06-17
SE532461C2 (sv) 2010-01-26
SE0700677L (sv) 2008-09-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0808977A2 (pt) Dispositivo de polimento dental
US5951284A (en) Intraoral instrument
US20120021373A1 (en) Multi-Purpose Dental Instrument
EP0942687B1 (en) Dental scaler
ES2720436T3 (es) Sistema cableado e inalámbrico con interruptor de pie para operar un aparato de tratamiento médico o dental
US20140356808A1 (en) Irrigation tip adaptor for ultrasonic handpiece
US10952831B1 (en) Suction handpiece for a dental treatment unit
US6443729B1 (en) Illuminated dental mirror
EP3669822A1 (en) Sprayer for visual oral irrigator, and visual oral irrigator
US7534104B2 (en) Adapter for light emitting apparatus used in the medical field
US5762495A (en) Surgical instrument particularly for dental surgery
US20220395358A1 (en) Systems and methods for an evacuator adapter
US20220160481A1 (en) Instrument Support for a Treatment Device and Treatment Device Comprising Said Instrument Support
JP2005503833A (ja) 滅菌可能な構成部品を有する歯科/医療予防装置
US20090291410A1 (en) Dental delivery unit accessories
EP1354565A1 (en) A handpiece for cleaning tooth surfaces
EP3895598A1 (en) Device for viewing the inside of oral cavities
US5893716A (en) Dental instrument
US20210282910A1 (en) Work light
US6450811B1 (en) Dental scaler system and method
US20230263976A1 (en) Emergency ventilator with removable common cover for simultaneously covering filter and battery compartment
JP3883349B2 (ja) マルチジョイント診療装置、マルチジョイント診療機器、マルチジョイントアダプタ
JP3659949B2 (ja) インスツルメントホース用アダプタ
EP0421942A1 (en) An instrument for cleaning the surfaces ot teeth
JPH0714398B2 (ja) 加熱ユニットを有する歯科用ハンドピース装置

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 6A E 7A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.