BRPI0807361A2 - Dispositivo pessoal de autenticação, e método para implementar uma aplicação de cartão-java em um dipositivo pessoal de autenticação. - Google Patents

Dispositivo pessoal de autenticação, e método para implementar uma aplicação de cartão-java em um dipositivo pessoal de autenticação. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0807361A2
BRPI0807361A2 BRPI0807361-9A BRPI0807361A BRPI0807361A2 BR PI0807361 A2 BRPI0807361 A2 BR PI0807361A2 BR PI0807361 A BRPI0807361 A BR PI0807361A BR PI0807361 A2 BRPI0807361 A2 BR PI0807361A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
html page
javacard
data
html
personal token
Prior art date
Application number
BRPI0807361-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Sylvain Chafer
Franck Dehlinger
Laurent Castillo
Original Assignee
Gemalto Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gemalto Sa filed Critical Gemalto Sa
Publication of BRPI0807361A2 publication Critical patent/BRPI0807361A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F16/00Information retrieval; Database structures therefor; File system structures therefor
    • G06F16/90Details of database functions independent of the retrieved data types
    • G06F16/95Retrieval from the web
    • G06F16/958Organisation or management of web site content, e.g. publishing, maintaining pages or automatic linking
    • G06F16/972Access to data in other repository systems, e.g. legacy data or dynamic Web page generation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L65/00Network arrangements, protocols or services for supporting real-time applications in data packet communication
    • H04L65/1066Session management
    • H04L65/1101Session protocols
    • H04L65/1108Web based protocols, e.g. webRTC
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/01Protocols
    • H04L67/02Protocols based on web technology, e.g. hypertext transfer protocol [HTTP]

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Data Mining & Analysis (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • General Business, Economics & Management (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Stored Programmes (AREA)
  • Information Transfer Between Computers (AREA)

Description

I TOKEN PESSOAL ARMAZENANDO UM CÓDIGO DE APLICATIVO JAVACARD RESIDENTE NUMA ÁREA DA MEMÓRIA DO TOKEN PESSOAL, MÉTODO PARA IMPLEMENTAR UM APLICATIVO JAVACARD EM UM TOKEN PESSOAL, E MÉTODO PARA IMPLEMENTAR UM APLICATIVO JAVACARD 5 EM UM TOKEN PESSOAL, DE ACORDO COM A REIVINDICAÇÃO PRECEDENTE
A invenção diz respeito a tokens pessoais de segurança, quando hospedam aplicativos Javacard para fornecer páginas em HTML a um determinado dispositivo. Tais tokens pessoais são geralmente conhecidos como tokens pessoais incluindo um servidor HTML ou web.
Tokens pessoais são usados para autenticar um usuário, quando tal usuário acessa um equipamento de recursos limitados ou privados, como uma rede de 15 telecomunicação móvel, uma instalação ou rede bancária, um servidor remoto armazenando dados secretos, ou mesmo uma área protegida com acesso físico limitado à mesma.
0 dispositivo mais conhecido desse tipo é o cartão IC, tal como, p. ex., um cartão SIM (Módulo de 20 Identificação do Assinante) ou um cartão de crédito, mas ele pode ser também uma chave USB, um cartão de memória em massa, ou qualquer tipo de token contendo algumas credenciais necessárias.
Tais tokens são tipicamente compatíveis com a norma internacional ISO 7816. O dispositivo imaginado é tipicamente o terminal móvel numa rede de telefonia móvel, mas pode ser também um PC hospedeiro ou um terminal remoto numa rede IT, quer na internet, quer numa rede interna de companhia.
Javacard é um sistema de linguagem e programação,
que é derivado do Java, isto é, com funcionalidades simplificadas devido às reduzidas capacidades de cartões inteligentes, mas retendo os principais aspectos de Java, tal como descarregamento de arquivo .cap, inicialização, 10 registro, uso de Ids de aplicativo, e, mais importante, um grupo selecionado das instruções originais da linguagem Java, que fazem com que o Javacard mantenha a natureza orientada para objetos do Java original. Cartões inteligentes ou adaptadores USB ativados por Javacard são 15 bem conhecidos.
Muitas vezes, o Javacard é usado para fornecer dados em HTML a um dispositivo hospedeiro, cujo dispositivo hospedeiro roda um motor HTML, cujo motor lê esses dados em HTML fornecidos e constrói uma página em HTML a partir 20 desses dados fornecidos. Os dados em HTML fornecidos são dados suficientes para descrever o conteúdo a ser encontrado na página em HTML, isto é, objetos estáticos, objetos dinâmicos, e um modelo para organizar os objetos estáticos e dinâmicos na página.
Aplicativos Javacard são carregados em tokens de
segurança, quer pelo ar, quer por meios com fio, isto é, na fábrica durante a customização do token, ou mesmo em um ponto de vendas por meio de um computador local com algumas conexões dedicadas e um driver para esse fim.
Aplicativos Javacard são difíceis de serem 5 atualizados. Alguns dados de Javacard, que já estão presentes no token, são muitas vezes impossíveis de serem modificados, o que significa que todo aplicativo deve ser baixado numa nova versão que englobe os dados modificados. Isso também significa que o token precisa ser retornado à 10 fábrica, ou a um ponto de vendas, ou que um novo descarregamento do código de aplicativo completo, isto é, do arquivo . cap, precisa ser realizado pelo ar, o que é demorado e enfadonho para o operador, e demanda uma difícil gestão de memória no token.
Isso parece ser particularmente verdadeiro para
códigos de aplicativos, que são dedicados a fornecer dados de página em HTML, quando parece ser necessário emendar a página em HTML.
Por exemplo, a troca de um objeto na página em HTML, ou emenda do modelo da página em HTML para enfatizar um objeto específico ao invés de outro, requer que o aplicativo Javacard seja novamente baixado no cartão e interpretado pelo cartão na sua versão modificada.
0 objetivo da invenção é resolver esse problema, isto é, propor uma implementação de um aplicativo Javacard num token pessoal, que facilite o processo de emendar páginas em HTML a serem exibidas, quando um token pessoal for inferido.
Tal objetivo é alcançado pela invenção através das características, conforme descritas nas reivindicações 5 apensas.
Outros aspectos, objetivos e vantagens da invenção surgirão através da descrição a seguir, que é feita com referência às figuras, dentre as quais:
- a fig. 1 representa um cartão SIM incorporando um aplicativo Javacard, de acordo com a técnica anterior,
- a fig. 2 representa um cartão SIM incorporando um aplicativo Javacard, de acordo com uma modalidade da presente invenção,
- a fig. 3 é um diagrama representando uma série de tarefas, conforme executadas pelo cartão SIM, de acordo com
a mesma modalidade da invenção.
Conforme representado na fig. 1, para hospedar um aplicativo Javacard, tal como um aplicativo de jogo, e- purse (carteira eletrônica) ou catálogo telefônico, um 20 cartão SIM 10, de acordo com a técnica anterior, é primeiro descarregado com um arquivo .cap 11, isto é, um conjunto de instruções Javacard, que foram previamente compiladas e convertidas em um servidor remoto. Tal arquivo .cap 11 ainda precisa ser interpretado, a fim de ser tornado 25 executável, isto é, o arquivo .cap precisa ser inicializado por uma Máquina Virtual Javacard, cuja Máquina Virtual Javacard se achava presente no cartão antes do descarregamento. 0 arquivo .cap então se torna, o que é chamado de, um miniaplicativo Javacard, como representado pela referência 12 na fig. 1.
5 Esse miniaplicativo Javacard 12 é feito de uma
série de instruções, que são agora acopladas a parâmetros, raças à etapa de iniciação realizada, cujos parâmetros também foram descarregados no arquivo .cap, mas não inicialmente acoplados às instruções correspondentes.
As instruções do miniaplicativo Javacard 12
descrevem dados em HTML a serem transmitidos ao terminal móvel hospedando o cartão SIM, após uma página em HTML ser solicitada por um usuário final. Tal página em HTML pode ser uma tela de proteção de boas vindas, projetada para ser 15 exibida, quando o usuário final ligar a sua unidade móvel, ou um menu permitindo que o usuário final escolha entre diversas funcionalidades implementadas no cartão SIM 10.
Esses dados em HTML no miniaplicativo Javacard compreendem dados de modelo 13, que descrevem o formato 20 global da página em HTML, bem como os locais onde alguns objetos devem estar na pagina, isto é, cada local reservado para um objeto estático ou para um objeto dinâmico na página.
O miniaplicativo Javacard também compreende instruções para construir objetos dinâmicos da página, que podem resultar tipicamente de um cálculo, ou de um estado particular do miniaplicativo Javacard, no momento em que a página é solicitada pelo usuário final.
0 miniaplicativo Javacard também compreende dados de objetos estáticos, isto é, dados que descrevem objetos, que não são projetados para mudança, nem ser adaptados durante a execução do miniaplicativo Javacard.
Esses objetos estáticos possuem as referências 14 na fig. 1.
Um cartão SIM rodando um aplicativo Javacard, de acordo com uma modalidade da invenção, será agora descrito com referência à fig. 2.
O cartão SIM da fig. 2 hospeda um miniaplicativo Javacard inicializado e registrado 12. O arquivo .cap original 11 é representado na fig. 2, mas não existe mais em termos operacionais no cartão 10, após o miniaplicativo Javacard ser inicializado.
O miniaplicativo Javacard 12 é salvo numa parte da memória do cartão SIM, que é normalmente dedicado aos miniaplicativos Javacard. Essa parte dedicada é localizada 20 dentro da porção não-volátil da memória do cartão, normalmente implementada como memória EEPROM (Memória Programável Somente de Leitura Eletricamente Apagável).
No lado direito da fig. 2, outra parte física da memória não-volátil é representada, que hospeda uma série de arquivos contíguos 17. Cada um desses arquivos está no formato TLV, isto é, é constituído de três partes. Uma primeira parte de cada arquivo TLV é uma parte de Etiqueta, a parte seguinte é uma parte de Comprimento, que inclui um valor de Comprimento, e a última parte do arquivo TLV é uma parte de Valor, que compreende um valor, cujo volume 5 determina o comprimento, conforme colocado na parte de Comprimento precedente do arquivo TLV.
Os arquivos TLV dessa parte da memória são normalmente usados para armazenar parâmetros de comunicação, conforme listados e requeridos nas normas de telecomunicação.
Além desse objetivo, esses arquivos TLV são aqui usados para armazenar dados, que são destinados ao miniaplicativo Javacard 12 e necessários à construção dos dados de página em HTML. O miniaplicativo Javacard 12 é 15 programado para buscar esses dados em HTML nos arquivos TLV durante a evolução da execução do miniaplicativo 12.
Aqui, os dados em HTML, assim armazenados nos arquivos TLV, são de dois tipos. Alguns arquivos TLV armazenam dados de modelos HTML, isto é, dados em HTML que descrevem o formato e a construção global da página.
Outros arquivos TLV armazenam dados, que descrevem objetos estáticos em HTML.
Um arquivo TLV descreve um modelo, diversos modelos sendo atualmente descritos em diversos arquivos TLV respectivos no presente caso. Um arquivo TLV também descreve um objeto estático, diversos objetos estáticos sendo atualmente descritos em diversos arquivos TLV respectivos no presente caso.
Em cada arquivo TLV de objeto estático, cada porção de Valor do arquivo é uma cadeia em HTML, que descreve c 5 conteúdo do objeto estático propriamente dito, cada porção de Comprimento armazena o comprimento real dessa cadeia em HTML, e cada porção de Etiqueta armazena um identificador do objeto estático propriamente dito, cujo identificador é usado para recuperar o objeto estático correto, que é 10 buscado.
Uma cadeia em Javacard é um conjunto de caracteres alfanuméricos compreendidos entre "<" e que descreve
um objeto visual, tal como um objeto estático a ser colocado numa pagina HTML.
Diferentes formatos de arquivos podem ser
considerados para a armazenagem dos modelos HTML e os objetos estáticos HTML, desde formatos binários até BER- TLV. BER-TLV é o formato preferido. Um formato de leve peso padrão é geralmente mais vantajoso.
A fim de recuperar os dados de modelo e os dados
dos objetos estáticos, o cartão 10 hospeda e roda uma API (interface de programação de aplicativo) identificada comor 18. A API 18 lê os dados do modelo, os analisa, e transmite os dados para o terminal móvel, ou de volta ao 25 miniaplicativo Javacard, dependendo do processamento que precisa ser feito nos dados considerados. Por exemplo, quando o modelo compreender dados estáticos e também identificar a necessidade de dados dinâmicos por meio de identificadores, os dados estáticos são transferidos pela API 18 diretamente para o terminal 5 móvel, e os identificadores de dados dinâmicos são transmitidos ao aplicativo 12 para posterior processamento desses dados dinâmicos.
Na fig. 3, as etapas identificadas como AaE são representadas, que correspondem às tarefas sucessivas executadas pelo terminal móvel, o miniaplicativo Javacard
12, a API 18. A fig. 3 também representa os dados recuperados pelos arquivos TLV 14 no processo de coletar os dados de página em HTML.
Como uma primeira etapa A, o terminal móvel faz uma solicitação em HTTP ao aplicativo 12. 0 código do aplicativo 12 inclui uma parte 12a, que é dedicada ao processamento da solicitação em HTTP. Essa parte processadora da solicitação em HTTP 12a evoca, na etapa B, a API 18. A API 18 então lê, na etapa C, o arquivo de modelo no arquivo de dados TLV correspondente, cujo modelo compreende dados estáticos incluindo cadeias estáticas, algumas delas descrevendo respectivos objetos estáticos, mas que podem também identificar dados estáticos em outros arquivos TLV, cujos dados estáticos podem descrever objetos estáticos.
A API de modelo 18, ou mecanismo de modelagem, então analisa o arquivo de modelo nos dados estáticos, na etapa D, e nos identificadores dinâmicos, que identificam objetos dinâmicos a serem criados. A API passa diretamentre os dados estáticos para o terminal móvel, e transfere os 5 identificadores dinâmicos ao aplicativo 12.
O aplicativo 12 compreende um módulo callback de modelo 12b, que gera os objetos dinâmicos identificados, quando evocado pela API de modelo 18. O aplicativo 12 implementa, assim, uma interface de callback. Para evocar o 10 módulo callback 12b, a API de modelo 18 transfere os identificadores de dados dinâmicos, bem como o objeto de solicitação em HTTP, ao módulo callback de modelo 12b, na etapa E.
Na etapa F, o módulo callback de modelo 12b gera os 15 dados dinâmicos identificados, baseado nos identificadores de dados dinâmicos e no objeto de solicitação em HTTP, e com base em qualquer fonte de dados específicos de aplicativos adicionais. Em outras palavras, a lógica de aplicativos usa as informações recebidas pela API, bem como 20 suas próprias fontes, a fim de gerar os dados dinâmicos. Os dados dinâmicos são então automaticamente adicionados à página em HTML emitida.
A invenção foi descrita, no caso dos objetos estáticos e modelos serem armazenados em locais, que não sejam incorporados ao código do aplicativo.
No escopo da invenção, o código do aplicativo Javacard pode incluir os dados de objetos estáticos neles incorporado, somente os dados de modelo sendo armazenados num local separado. Ao contrário, e ainda no escopo da invenção, um aplicativo Javacard pode buscar dados num 5 local separado para recuperar dados de objetos estáticos, mas englobar os dados de modelo dentro do código do aplicativo.
Nessa modalidade alternativa, os objetos estáticos usados pelo aplicativo são armazenados em um ou diversos 10 arquivos separados dedicados a essas cadeias, e cada cadeia é identificada por um identificador, p. ex. , um valor escalar. Uma API de Javacard similar à API 18 acima descrita permite que o miniaplicativo 12 recupere os dados de objetos estáticos no arquivo separado, na forma de uma 15 matriz de bytes constituindo a cadeia, pelo uso do identificador dessa cadeia. A API abre o arquivo contendo tal recurso de cadeia estática, e obtém uma matriz de bytes de identificador da cadeia, conforme extraída do aplicativo.
Nessas modalidades distintas, as vantagens são as
seguintes:
Construção de páginas em HTML dinâmicas, demandando previamente intensas manipulações e concatenações de cadeia. A maioria das cadeias usadas em páginas dinâmicas da web é na verdade estática. A única possibilidade para descrever uma cadeia era uma matriz de bytes no código de aplicativo. Partes estáticas das páginas em HTML tinham que ser descritas em matrizes de bytes estáticas e ser codificadas no aplicativo Javacard. Por exemplo, cadeias estáticas usadas para construir páginas em HTML eram 5 codificadas no código de fonte do aplicativo, elas não podiam ser facilmente atualizadas para fins de customização/ internacionalização. A customização das cadeias estáticas é também útil, p. ex., para reparar um defeito.
Além de reinstalar um novo arquivo ".cap" com
constantes atualizadas, a internacionalização era também alcançada por codificação das diferentes cadeias de linguagem dentro do código do miniaplicativo, ou pelo gerenciamento das diversas versões do mesmo aplicativo no token.
0 Javacard também não oferecia qualquer modo eficiente para concatenar cadeias estáticas para construir páginas complexas em HTML. Assim, a lógica do aplicativo estava encarregada de concatenar as matrizes de bytes de 20 cadeias com elementos dinâmicos, a fim de construir o conteúdo dinâmico. Devido à falta de suporte para concatenação da matriz de bytes em Javacard, e não compreendendo nenhum objeto de cadeia em separado, conforme aqui proposto, a construção de uma página dinâmica em HTML 25 demandava muitas operações manuais de memória intermediária, sendo assim muito lenta. Em termos de tamanho de código e desempenho, a API descrita, que busca recursos de cadeia, permite limitar a manipulação da matriz de bytes em aplicativos Javacard. Além disso, identificadores escalares constantes são 5 usados, ao invés das cadeias de matrizes de bytes estáticas no aplicativo, o que reduz o tamanho do código e aumenta o desempenho.
As cadeias incluídas nos arquivos de recursos separados podem ser customizadas, de acordo com asa demandas do cliente. Por exemplo, uma cadeia contendo o nome do operador pode ser facilmente alterada, sem emendar o código do aplicativo.
Arquivos de cadeias estáticas podem ser atualizados a distância através das técnicas clássicas do gerenciamento de arquivos a distância, a fim de reparar defeitos em potencial, ou atualizar ligeiramente o aplicativo.
Diversos arquivos com recursos de
internacionalização podem existir no cartão, um para cada linguagem nacional. 0 aplicativo Javacard pode escolher 20 aquele adaptado às preferências de linguagem do usuário atual. Novas linguagens podem ser também facilmente desenvolvidas após a emissão, como atualizações baixadas de objetos estáticos em arquivos correspondentes.
Devido à armazenagem do modelo num local de arquivo separado, um modelo pode ser internamente processado pela API, usando serviços nativos. Isso também reduz a necessidade da manipulação de memória intermediária no Javacard e melhora o desempenho.
Modelos podem ser facilmente customizados, com base nas demandas do cliente, sem alterar o código do aplicativo.
Modelos podem ser atualizados a distância, através das técnicas clássicas do gerenciamento de arquivos a distância, a fim de reparar defeitos em potencial ou atualizar ligeiramente a aparência do aplicativo.
Diversos modelos podem existir no cartão, uma para
cada linguagem nacional. O aplicativo Javacard pode escolher aquele adaptado às preferências de linguagem do usuário atual. Novas linguagens podem ser também facilmente desenvolvidas após a emissão, como modelos de nova linguagem baixada num arquivo correspondente.

Claims (13)

1. TOKEN PESSOAL ARMAZENANDO UM CÓDIGO DE APLICATIVO JAVACARD RESIDENTE NUMA ÁREA DA MEMÓRIA DO TOKEN PESSOAL, caracterizado pelo fato do token pessoal ser capaz de rodar esse aplicativo javacard (12), a fim de fornecer dados de página em HTML a um dispositivo externo, para o dispositivo externo exibir uma página em HTML com base nesses dados de página em HTML fornecidos, dito token pessoal ainda armazenando dados a serem usados como uma parte construtora da página em HTML, e pelo fato dos dados, a serem usados como uma parte contribuidora da página em HTML, estarem em pelo menos um arquivo (17), que é separado da área de memória, sobre a qual o código de aplicativo Javacard está residindo, e do token pessoal ser programado para abrir pelo menos um arquivo armazenando a parte contribuidora da página em HTML, quando tais dados forem solicitados para fornecimento dos ditos dados de página em HTML ao dito dispositivo externo.
2. Token pessoal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato dele compreender uma API, que abre e lê o conteúdo de pelo menos um arquivo separado (17) armazenando a parte contribuidora, em resposta à solicitação dessa abertura para a dita API por parte do aplicativo Javacard.
3. Token pessoal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da parte contribuidora da página em HTML ser constituída de pelo menos um objeto estático (17) a ser introduzido na página em HTML a ser processada.
4. Token pessoal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da parte contribuidora (17) da página em HTML ser constituída de um modelo de página em HTML.
5. Token pessoal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da parte contribuidora (17) da página em HTML compreender um modelo da página em HTML e pelo menos um objeto estático a serem introduzidos na página em HTML.
6. Token pessoal, de acordo com as reivindicações 2 e 4, caracterizado pelo fato do aplicativo compreender um módulo callback (12b) para fornecer um objeto dinâmico da página em HTML, e da API ser programada para iniciar o módulo callback, toda vez que a API identificar que um objeto dinâmico é solicitado no modelo de leitura em HTML.
7. Token pessoal, de acordo com as reivindicações 2, 5 e 6 combinadas, caracterizado pelo fato de pelo menos um arquivo separado compreender pelo menos um identificador para um objeto dinâmico demandado da página em HTML, e da API analisar pelo menos um arquivo separado, que armazena a modelo dentro de pelo menos um objeto estático e pelo menos um identificador de objeto dinâmico, a API transmitindo pelo menos um objeto estático ao dispositivo de processamento externo, e transmitindo pelo menos um identificador de objeto dinâmico ao módulo callback do aplicativo.
8. Token pessoal, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato da API transmitir pelo menos um objeto estático ao dispositivo de processamento externo, sem transmiti-lo ao aplicativo.
9. Token pessoal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de pelo menos um arquivo armazenando a parte contribuidora ser um arquivo do tipo de Valor de Comprimento da Etiqueta - TLV.
10. Token pessoal, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de pelo menos um arquivo compreender diversos modelos, e do código de aplicativo compreender um identificador para o correto modelo a ser usado como uma parte contribuidora da página em HTML.
11. MÉTODO PARA IMPLEMENTAR UM APLICATIVO JAVACARD EM UM TOKEN PESSOAL, caracterizado pelo fato do aplicativo Javacard ser projetado para fornecer dados de página em HTML a um dispositivo de processamento externo, método de implementação compreendendo o descarregamento de um código de aplicativo (12) e dados a serem usados como uma parte contribuidora da página em HTML, e pelo fato do método compreender as etapas, que consistem de: a) descarga de um código do aplicativo Javacard sobre uma área da memória do token pessoal, b) descarga dos dados a serem usados como uma parte contribuidora da página em HTML para dentro de pelo menos um arquivo (17), que é separado da área de memória, sobre a qual o código de aplicativo javacard é baixado, c) programação do token pessoal para abertura de pelo menos um arquivo armazenando a parte contribuidora da página em HTML, quando tal parte contribuidora for solicitada pelo aplicativo.
12. MÉTODO PARA IMPLEMENTAR UM APLICATIVO JAVACARD EM UM TOKEN PESSOAL, DE ACORDO COM A REIVINDICAÇÃO PRECEDENTE, caracterizado pelo fato do código de aplicativo Javacard (12) e da parte contribuidora (17) da página em HTML serem baixados para dentro do token pessoal em diferentes momentos.
13. MÉTODO PARA IMPLEMENTAR UM APLICATIVO JAVACARD EM UM TOKEN PESSOAL, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato dele compreender a etapa, que consiste da atualização da parte contribuidora (17) da página em HTML, por descarregamento de uma parte contribuidora atualizada da página em HTML, sem baixar qualquer código de aplicativo javacard atualizado (12), conforme já armazenado na dita área de memória.
BRPI0807361-9A 2007-02-21 2008-01-22 Dispositivo pessoal de autenticação, e método para implementar uma aplicação de cartão-java em um dipositivo pessoal de autenticação. BRPI0807361A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07290222.4 2007-02-21
EP07290222A EP1962204A1 (en) 2007-02-21 2007-02-21 A personal token having enhanced abilities for delivering HTML data
PCT/IB2008/000205 WO2008102221A1 (en) 2007-02-21 2008-01-22 A personal token having enhanced abilities for delivering html data

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0807361A2 true BRPI0807361A2 (pt) 2014-05-06

Family

ID=38234260

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0807361-9A BRPI0807361A2 (pt) 2007-02-21 2008-01-22 Dispositivo pessoal de autenticação, e método para implementar uma aplicação de cartão-java em um dipositivo pessoal de autenticação.

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8381235B2 (pt)
EP (2) EP1962204A1 (pt)
JP (1) JP5273397B2 (pt)
KR (1) KR101502977B1 (pt)
CN (1) CN101663664B (pt)
BR (1) BRPI0807361A2 (pt)
WO (1) WO2008102221A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5337686B2 (ja) * 2009-12-22 2013-11-06 京セラドキュメントソリューションズ株式会社 アプリケーションプログラム生成方法および画像形成装置
CN102799660A (zh) * 2012-07-04 2012-11-28 北京中电华大电子设计有限责任公司 一种java卡对象管理方法
US9917879B2 (en) * 2012-10-13 2018-03-13 Microsoft Technology Licensing, Llc Remote interface templates
DE102012020690A1 (de) * 2012-10-22 2014-04-24 Giesecke & Devrient Gmbh Verfahren zum Einbringen von Teilnehmeridentitätsdaten in ein Teilnehmeridentitätsmodul
US10108409B2 (en) 2014-01-03 2018-10-23 Visa International Service Association Systems and methods for updatable applets
EP3291088A1 (en) * 2016-09-02 2018-03-07 Gemalto Sa Java card application memory footprint optimization
CN108595245B (zh) * 2018-03-13 2021-08-13 深圳市文鼎创数据科技有限公司 Java卡外设访问方法及Java卡虚拟机
CN111563223B (zh) * 2020-05-12 2023-09-19 北京飞漫软件技术有限公司 一种网页页面本地化方法及装置

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6651108B2 (en) * 1995-08-14 2003-11-18 Next Software, Inc. Method and apparatus for generating object-oriented world wide web pages
JP2000250841A (ja) * 1999-03-02 2000-09-14 Hitachi Ltd ページ生成方法及び装置並びにページ生成プログラムを記録した記憶媒体および電子モールシステム
US7174506B1 (en) * 1999-11-05 2007-02-06 International Business Machines Corporation Method and system for producing dynamic web pages
US20010034839A1 (en) * 1999-12-24 2001-10-25 Guenter Karjoth Method and apparatus for secure transmission of data and applications
US6971108B1 (en) * 2000-09-28 2005-11-29 Sprint Communications Company L.P. Computer software framework and method for managing communication flow between a user interface and a computer application
US6970891B1 (en) * 2000-11-27 2005-11-29 Microsoft Corporation Smart card with volatile memory file subsystem
JP4054535B2 (ja) * 2001-01-19 2008-02-27 株式会社日立製作所 Icカード・サービス提供方法、カード端末機、及びicカード
US7587756B2 (en) 2002-07-09 2009-09-08 American Express Travel Related Services Company, Inc. Methods and apparatus for a secure proximity integrated circuit card transactions
EP1496480A1 (en) * 2003-07-11 2005-01-12 Axalto S.A. Device delivering a service using an associated portable memory, and relaying means for allowing activation of an application of the portable memory of the first device by a second device
US7356606B2 (en) * 2004-03-12 2008-04-08 Kagi Corporation Dynamic web storefront technology
US7685230B2 (en) * 2004-04-01 2010-03-23 Vaakya Technologies Private Limited System and method for program execution
EP1626349A1 (en) * 2004-08-10 2006-02-15 Axalto SA User interface for smart card applications

Also Published As

Publication number Publication date
KR101502977B1 (ko) 2015-03-16
US8381235B2 (en) 2013-02-19
US20100319009A1 (en) 2010-12-16
WO2008102221A1 (en) 2008-08-28
CN101663664B (zh) 2016-06-01
EP2137646A1 (en) 2009-12-30
CN101663664A (zh) 2010-03-03
KR20090113887A (ko) 2009-11-02
EP1962204A1 (en) 2008-08-27
JP5273397B2 (ja) 2013-08-28
JP2010519632A (ja) 2010-06-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0807361A2 (pt) Dispositivo pessoal de autenticação, e método para implementar uma aplicação de cartão-java em um dipositivo pessoal de autenticação.
CN109976761B (zh) 软件开发工具包的生成方法、装置及终端设备
ES2864179T3 (es) Sistema y método para implementar un contrato nativo en una cadena de bloques
JP6755954B2 (ja) インターフェースデータの提示方法及び装置
ES2300454T3 (es) Sistema y metodo para organizar un software para un dispositivo de comunicacion inalambrica actualizable sobre el terreno.
BRPI0007945B1 (pt) processo para conexão de código neutro de arquitetura transferido para um computador de recursos restritos
CN109814884A (zh) 一种根据游戏资源类型进行资源管理的方法及系统
US9449020B2 (en) Method for smart card to process CAP file
KR102229742B1 (ko) 동적 이미지를 프리뷰하기 위한 방법 및 디바이스, 그리고 표현 패키지를 디스플레이하기 위한 방법 및 디바이스
WO2023088469A1 (zh) 设备管理方法、装置、电子设备、存储介质和程序产品
US10430177B2 (en) Method for updating a package
NO985803L (no) Bµrbart, sikkert transaksjonssystem for programmerbare, intelligente utstyrsenheter
US9032359B1 (en) Method and apparatus for modifying a platform-independent programming language build tool
ES2687433T3 (es) Dispositivo y método de soporte de la generación de código de programa, dispositivo y método de ejecución del programa, dispositivo y método de compresión del código de programa, programa para el mismo
JP6560824B2 (ja) セキュアエレメント内のパッケージを管理する方法
CN104407903B (zh) 一种基于Bootloader的QSFP光模块远程升级方法
CN105407133B (zh) 一种移动应用自动化发布方法和系统
CN113448793A (zh) 一种兼容多操作系统的系统监控方法及装置
CN110413644B (zh) 一种数据缓存方法、电子装置及计算机可读存储介质
Mráz Component-based UI Web Development
WO2000023885A1 (en) Storage of static data for efficient access and field upgrade
CN113900742A (zh) 应用实例的管理方法、装置、电子设备及存储介质
CN116033047A (zh) 通信方法、装置、服务器和通信系统
CN116036611A (zh) 数据处理方法、装置、服务器及计算机可读存储介质
CN117931197A (zh) 集成sdk封装软件包的方法及装置

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2498 DE 21-11-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.