BRPI0807045A2 - Antena para ensaios de compatibilidade eletromagnética - Google Patents

Antena para ensaios de compatibilidade eletromagnética Download PDF

Info

Publication number
BRPI0807045A2
BRPI0807045A2 BRPI0807045-8A BRPI0807045A BRPI0807045A2 BR PI0807045 A2 BRPI0807045 A2 BR PI0807045A2 BR PI0807045 A BRPI0807045 A BR PI0807045A BR PI0807045 A2 BRPI0807045 A2 BR PI0807045A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
plates
longitudinal
antenna according
antenna
plate
Prior art date
Application number
BRPI0807045-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Mael Godard
Original Assignee
Airbus Operations Sas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus Operations Sas filed Critical Airbus Operations Sas
Publication of BRPI0807045A2 publication Critical patent/BRPI0807045A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01PWAVEGUIDES; RESONATORS, LINES, OR OTHER DEVICES OF THE WAVEGUIDE TYPE
    • H01P1/00Auxiliary devices
    • H01P1/20Frequency-selective devices, e.g. filters
    • H01P1/207Hollow waveguide filters
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01RMEASURING ELECTRIC VARIABLES; MEASURING MAGNETIC VARIABLES
    • G01R29/00Arrangements for measuring or indicating electric quantities not covered by groups G01R19/00 - G01R27/00
    • G01R29/08Measuring electromagnetic field characteristics
    • G01R29/0864Measuring electromagnetic field characteristics characterised by constructional or functional features
    • G01R29/0878Sensors; antennas; probes; detectors
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01PWAVEGUIDES; RESONATORS, LINES, OR OTHER DEVICES OF THE WAVEGUIDE TYPE
    • H01P1/00Auxiliary devices
    • H01P1/06Movable joints, e.g. rotating joints
    • H01P1/061Movable joints, e.g. rotating joints the relative movement being a translation along an axis common to at least two rectilinear parts, e.g. expansion joints
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01PWAVEGUIDES; RESONATORS, LINES, OR OTHER DEVICES OF THE WAVEGUIDE TYPE
    • H01P1/00Auxiliary devices
    • H01P1/06Movable joints, e.g. rotating joints
    • H01P1/062Movable joints, e.g. rotating joints the relative movement being a rotation
    • H01P1/063Movable joints, e.g. rotating joints the relative movement being a rotation with a limited angle of rotation
    • H01P1/065Movable joints, e.g. rotating joints the relative movement being a rotation with a limited angle of rotation the axis of rotation being parallel to the transmission path, e.g. stepped twist

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Variable-Direction Aerials And Aerial Arrays (AREA)
  • Support Of Aerials (AREA)
  • Details Of Aerials (AREA)
  • Waveguides (AREA)
  • Waveguide Aerials (AREA)

Description

“ANTENA PARA ENSAIOS DE COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA”
DESCRIÇÃO
DOMÍNIO TÉCNICO E ARTE ANTERIOR
A presente invenção se refere a uma antena para efetuar ensaios de compatibilidade eletromagnética (CEM).
Os diferentes equipamentos eletrônicos de um avião ou de um veículo automóvel, interagem de modo eletromagnético entre si e com seu ambiente. Eles perturbam em uma certa medida esse ambiente e apresentam por sua vez uma certa susceptibilidade em relação às agressões eletromagnéticas.
O ambiente eletromagnético, cujo grau de poluição é variável em função das situações, compreende todas as ameaças eletromagnéticas potenciais, por exemplo as comutações de correntes fortes, as transitórias nas redes de energia, os emissores de radiodifusão, as redes de telecomunicações hertzianas, os impulsos de radares, as descargas eletrostáticas, as descargas de raio, o ruído cósmico ou ainda os impulsos eletromagnéticos de origem nuclear.
r
E nesse caso necessário, a fim de poder garantir o funcionamento dos diferentes equipamentos eletrônicos destinados a funcionar na proximidade uns dos outros, verificar a compatibilidade eletromagnética (CEM) por ocasião das etapas de concepção até as etapas de validação e de integração dos sistemas que compreendem esses equipamentos eletromagnéticos. A verificação da CEM visa portanto garantir o bom funcionamento de um equipamento eletrônico em presença de numerosos outros e isso em um ambiente eletromagnético com freqüência hostil.
Uma tal verificação impõe portanto a colocação no lugar de um certo número de ensaios CEM adaptados a cada etapa do processo de desenvolvimento. Esses ensaios podem ser classificados em quatro categorias:
- os ensaios de emissão conduzida,
- os ensaios de susceptibilidade conduzida,
- os ensaios de emissão irradiada, e
- os ensaios de susceptibilidade irradiada.
Os ensaios de emissão permitem verificar que o equipamento eletrônico não emite parasitas além de um certo limite julgado aceitável; os ensaios de susceptibilidade permitem verificar que o equipamento eletrônico é suficientemente imunizado em relação a parasitas.
Um equipamento eletrônico do tipo computador compreende
vários cartões eletrônicos que compreendem eles próprios vários componentes eletrônicos destinados a se comunicarem entre si.
Por ocasião dos ensaios de suscetibilidades, é controlado se os diferentes componentes eletrônicos dialogam corretamente juntos em presença de um campo eletromagnético.
Para efetuar ensaios de susceptibilidade irradiada, é conhecido utilizar antenas ditas Strip-Iine que permitem criar um campo magnético para iluminar os cartões eletrônicos.
Uma antena Strip-Iine forma um recinto no interior do qual um campo eletromagnético dado e relativamente uniforme pode ser criado. Os cartões eletrônicos são dispostos no interior desse recinto e são portanto expostos ao campo eletromagnético dado. Verifica-se então durante essa exposição o comportamento dos cartões eletromagnéticos.
A antena Strip-Iine de tipo conhecido, das quais um exemplo está representado na figura 1, compreende duas placas metálicas 102, 104 paralelas confrontantes, cada uma de duas extremidades longitudinais 102.1,
102.2, 104.1, 104.2 de forma triangular, cada extremidade triangular 102.1,
102.2, 104.1, 104.2 de uma placa 102, 104 se aproximando da extremidade triangular da outra placa 104, 102 disposta no mesmo lado. Assim, vista de frente, a antena tem a forma de um hexágono que tem dois lados paralelos de maiores comprimentos formados pelas placas paralelas 102, 104, os outros lados paralelos dois a dois e de menores comprimentos sendo formados pelas extremidades triangulares 102.1, 102.2, 104.1, 104.2.
As placas 102, 104 são separadas de uma distância dada fixa como auxílio de tirantes isolantes 106 de altura h.
As diferentes peças que formam a antena são imóveis umas em relação às outras em uma configuração imobilizada.
Uma extremidade longitudinal é atacada por um amplificador de potência de radiofreqüência, e a segunda extremidade é carregada em uma resistência de potência, de impedância de 50 ohms.
vertical. O valor do campo em volts por metro (V/m) é função da altura h e é dado pela relação seguinte:
O campo formado no interior dessa antena é de polarização
(D
P sendo a potência injetada em Watts,
Z sendo a impedância da antena, e
h sendo a distância que separa as placas superior 102, 104.
O campo é uniforme no espaço situado entre as placas 102,
104 até a freqüência de corte ^10, freqüência na qual a antena funciona em ressonâncias múltiplas e não mais em ressonância simples. Essa freqüência de corte é dada pela relação seguinte
(ii)
c sendo a celeridade, e
L a largura da antena, i.e. a largura das placas paralelas 102,
104.
A uniformidade do campo é assim assegurada até essa freqüência de corte; acima dessa freqüência, a strip-line pode ser utilizada mais é convenientes verificar a uniformidade do campo na zona de teste com o auxílio de uma sonda e de um wattímetro a fim de se assegurar que o valor de campo é em todos os pontos igual ou superior à especificação exigida.
A vantagem desse tipo de antena é permitir a obtenção de um forte campo em uma gama extensa de freqüências. O fato de ser banda larga limita o número de antenas a comprar e reduz o tempo de instalação. Os ensaios são assim realizados mais rapidamente do que em caso de utilização de antenas com banda passante estreita.
No entanto, as antenas strip-line do estado da técnica são de tamanho fixo. A potência disponível para o amplificador não é portanto utilizada de maneira ótima, por ocasião da utilização de uma antena superdimensionada em relação a cartões eletrônicos a testar. Por outro lado, o valor do campo eletromagnético obtido no interior da antena é limitado.
r
E portanto necessário para esse tipo de antena aumentar a potência do amplificador para compensar o espaço entre as placas. Ora, em vista da relação (I), é constatado que o campo eletromagnético é proporcional à raiz da potência. É portanto necessário aumentar de maneira importante a potência para ter um aumento significativo do campo.
Por outro lado, o preço de custo dos amplificadores de Alta Freqüência é elevado, e um aumento da potência dos mesmos aumenta seu custo de maneira importante.
Por outro lado, esse tipo de antena Strip-line quando ela funciona acima de sua freqüência de corte fixa, apresenta modos de ressonância não deslocáveis.
E em conseqüência disso um objetivo da presente invenção oferecer uma antena para efetuar ensaios de susceptibilidade irradiada otimizada para diferentes cartões eletrônicos cujo preço de custo é reduzido.
É também um objetivo da presente invenção oferecer uma antena para efetuar ensaios de susceptibilidade irradiada que têm acima da freqüência de corte modos de ressonância deslocáveis.
EXPOSIÇÃO DA INVENÇÃO
O objetivo precedentemente enunciado é atingido por uma antena de tipo strip-line, de dimensões variáveis, notadamente própria para oferecer um espaço entre as duas placas paralelas variáveis a fim de utilizar a potência do amplificador de maneira ótima. Evita-se então que se deva recorrer a amplificadores de potência maior.
De fato, em vista da relação (I)< o campo magnético é inversamente proporcional à distância que separa as placas paralelas. Assim, é fácil com uma antena da qual a altura é variável utilizar da melhor maneira possível a potência máxima que pode ser fornecida pelo amplificador.
A antena pode também ter um comprimento variável, quer dizer que as placas paralelas são extensíveis no sentido longitudinal. Assim, os modos de ressonância no caso de utilização da antena acima dessa freqüência de corte podem ser deslocados.
A presente invenção tem então principalmente como objeto uma antena para ensaios de compatibilidade eletromagnética que compreende uma placa superior e uma placa inferior de eixos longitudinais paralelos, mantidas a uma distância uma da outra ligadas mecanicamente em cada uma de suas extremidades longitudinais por placas longitudinais, as ditas placas superior e inferior e as ditas placas longitudinais delimitando um espaço, caracterizada pelo fato de que as placas superior e inferior e as placas longitudinais são montadas móveis umas em relação às outras a fim de delimitar um espaço de dimensões próprias para serem modificadas.
De maneira vantajosa, a placa superior e a placa inferior são mantidas a uma distância predeterminada com o auxílio de tirantes de altura variável. Os tirantes podem nesse caso ser do tipo telescópico.
Por exemplo, as placas longitudinais são montadas móveis com o auxílio de primeiras ligações pivôs em extremidades longitudinais da placa superior de maneira a poder modificar a distância que separa as placas superior e inferior. Isso permite otimizar a utilização da potência máxima que o amplificador pode fornecer.
As primeiras ligações pivôs são por exemplo feitas de material
condutor elétrico para assegurar a condutividade entre a placa superior e as placas longitudinais e entre a placa inferior e as placas longitudinais.
Pode ser vantajosamente previsto que a antena de acordo com a presente invenção compreenda pelo menos uma placa superior de dimensão 10 longitudinal variável, ou que ao mesmo tempo a placa superior e a placa inferior sejam de dimensão longitudinal variável. Graças à presente invenção, os modos de ressonância quando a antena funciona acima de sua freqüência de corte da antena podem ser modificados.
As placas de dimensões longitudinais variáveis são por exemplo do tipo telescópico, compreendendo uma parte macho e uma parte fêmea, as partes macho e fêmea estando em contato elétrico permanente.
Pode ser previsto que a parte macho da placa superior esteja em frente à parte macho da placa inferior, a fim de repartir de maneira homogênea a massa da antena.
De maneira especialmente vantajosa, as juntas de molas
condutoras podem ser previstas entre a parte macho e a parte fêmea para assegurar de maneira confiável e simples o contato elétrico permanente entre a parte macho e a parte fêmea.
As placas superior e inferior são por exemplo de forma retangular, permitindo assegurar uma continuidade de forma das placas superior e inferior por ocasião da extensão longitudinal das mesmas.
Em uma variante de realização, as placas longitudinais são em número de quatro, de forma triangular, duas placas sendo ligadas por um lado aos lados de extremidade longitudinais da placa superior e duas placas sendo ligadas por um lado aos lados de extremidade longitudinais da placa inferior, as placas longitudinais que se estendem dos lados confrontantes das placas inferior e superior se conectando ao nível de um ângulo.
Por exemplo, os pares de placas longitudinais, que se conectam ao nível de um ângulo, se conectam com o auxílio de um elemento de conexão ligadas a cada uma das ditas placas longitudinais por uma segunda chameira, o dito elemento de conexão isolando eletricamente as placas longitudinais que elas ligam e sendo conectado eletricamente à placa inferior e à placa superior.
De maneira vantajosa, a antena compreende meios de sustentação das extremidades longitudinais da antena, os ditos meios de sustentação sendo de altura variável. Os meios de sustentação permitem aumentar a rigidez da antena, e assim manter uma configuração simétrica da antena em relação a um plano que passa pelas duas extremidades longitudinais da antena e paralelo às placas superior e inferior.
Em uma outra variante de realização, a placa inferior pode ser um plano de massa.
As placas longitudinais podem ser em número de duas de forma triangular, cada placa sendo ligada por um lado aos lados de extremidade longitudinais da placa superior e se conectando ao nível de um ângulo na placa inferior.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A presente invenção será melhor compreendida com o auxílio da descrição que vai se seguir e dos desenhos anexos, nos quais:
- a figura 1 é uma vista em perspectiva de uma antena Strip- line do estado da técnica,
- a figura 2 é uma vista em perspectiva de um exemplo preferido de realização de uma antena Strip-line de acordo com a presente invenção, - a figura 3 é uma vista de detalhe da antena da figura 2,
- a figura 4 é uma vista de um outro detalhe da antena da
10
5
EXPOSIÇÃO DETALHADA DE MODOS DE REALIZAÇÃO ESPECIAIS
de uma antena Strip-line de acordo com a presente invenção que compreende 15 uma placa superior 2 e uma placa inferior 4 dispostas paralelamente uma em frente à outra. Essas placas 2 e 4 são, no exemplo representado de forma retangular. Cada placa inferior 2 e superior 4 compreende em cada uma de suas extremidades longitudinais, uma placa longitudinal 6, 8, 10, 12 respectivamente. As placas longitudinais 6, 8, 10, 12 são, no exemplo 20 representado de forma triangular e são ligadas por um lado 6.1, 8.1, 10.1, 12.1 a um lado 2.1, 2.2, 4.1, 4.1 das placas superior e inferior 2, 4 respectivamente.
10.2, oposto ao lado 6.1, 10.1 ligado à placa superior 2, inferior 4 respectivamente.
inferior 4, dispostas do mesmo lado se conectam ao nível de um ângulo 8.2,
12.2, oposto ao lado 8.1, 12.1 ligado à placa superior 2, inferior 4 respectivamente.
Na figura 2, é possível ver um exemplo preferido de realização
As placas longitudinais 6, 10 de cada placa superior 2 e inferior 4 dispostas do mesmo lado se conectam ao nível de um ângulo 6.2,
As placas longitudinais 8, 12 de cada placa superior 2 e Assim vista de frente, a antena tem a forma de um hexágono que compreende dois lados paralelos de maior comprimento e quatro lados paralelos dois a dois de menor comprimento.
Uma extremidade longitudinal é atacada por um amplificador de potência de radiofreqüência, e a segunda extremidade é carregada em uma resistência de potência, de impedância de 50 ohms por exemplo.
As placas superior 2 e inferior 4 e as placas longitudinais 6, 8,
10, 12 delimitam um espaço interior E.
De acordo com a presente invenção, o espaço interior tem dimensões variáveis a fim de otimizar a antena aos cartões eletrônicos a testar.
A presente invenção prevê que se possa modificar a distância h que separa as placas superior 2 e inferior 4.
Para isso, é previsto que as placas longitudinais 6, 8, 10, 12 sejam montadas móveis em relação às placas superior 2 e inferior 4.
A fim de permitir a regulagem em altura da antena, toma-se a estrutura móvel. Essa mobilidade permite não deformar as partes ligadas ao amplificador e à resistência de 50 ohms.
Serão descritas em detalhe as placas longitudinais 6, 10, a descrição é similar para as placas 8, 12.
No exemplo representado, uma ligação pivô 16, por exemplo uma chameira de tipo chameira de piano é prevista entre a placa longitudinal
6 e a placa superior 2 ao longo dos lados 2.1 e 6.1.
Assim a placa longitudinal 6 é móvel em rotação em relação à placa superior em tomo de um eixo X situado ao longo do lado 2.1 da placa superior 2.
A placa longitudinal 10 é montada móvel em rotação na placa inferior 4 ao nível de um lado 4.1 ao longo de um eixo X’ com o auxílio de uma primeira ligação pivô 17, o eixo X’ sendo paralelo ao eixo X. A ligação pivô 17 é por exemplo uma chameira idêntica à chameira 16.
Por outro lado, as placas longitudinais 6, 10 se unem ao nível de um ângulo 6.2,10.2, também de maneira móvel.
São então previstas duas segundas ligações pivôs 18,20 que ligam as placas longitudinais 6, 10 a um elemento de conexão 22. Essas ligações pivôs são paralelas às primeiras ligações pivôs 16, 17.
As ligações pivôs 18, 20 são por exemplo chameiras 18, 20 do mesmo tipo que as chameiras 16,18.
Assim, é possível modificar a distância h entre as placas superior
2 e inferior 4.
Em conseqüência disso aplicando-se a relação (I), uma diminuição de h permite aumentar o campo eletromagnético.
Para duplicar o campo eletromagnético, basta dividir por dois a altura h, enquanto que é preciso multiplicar por quatro a potência fornecida pelo amplificador.
O custo global de um conjunto “amplificador e antena Strip-line de acordo com a presente invenção” é portanto muito inferior a um conjunto “amplificador e antena Strip-line padrão”. A antena de acordo com a presente invenção permite otimizar da melhor maneira possível a potência disponível e se adaptar o mais próximo possível das dimensões dos cartões eletrônicos.
As chameiras 16, 17, 18, 20 são realizadas em material condutor para assegurar uma boa condutividade elétrica entre as diferentes partes da antena.
Seria possível considerar utilizar condutores filares adaptados, que se sobrepõem às chameiras, esses últimos sendo repartidos de maneira homogênea na largura da antena.
O elemento de conexão 22 compreende um bloco isolante, por exemplo feito de teflon que liga mecanicamente as placas 6 e 10 e que as isola eletricamente, e um conector, de tipo tomada N, cuja alma é ligada à placa superior 2, e o corpo é ligado à placa inferior 4. Por outro lado, no caso em que a antena compreende tirantes 14, esses últimos são previstos de tal modo para que eles sejam de altura variável, como está representado na figura 5. Esses últimos podem ser por exemplo telescópicos. Esses tirantes são realizados por exemplo em material plástico isolante elétrico.
No exemplo representado, os tirantes 14 são dispostos nos quatro cantos em frente às placas superior 2 e inferior 4.
A regulagem dos tirantes pode ser efetuada manualmente com o auxílio de um parafuso. Seria possível prever outros meios, tipo cremalheira. Por outro lado a variação de altura os tirantes poderia ser comandada por motores elétricos.
No exemplo preferido de realização, é vantajosamente previsto que as placas superior 2 e inferior 4 tenham um comprimento 1 variável, o que permite realizar uma antena Strip-line cujos modos de ressonância são deslocáveis quando a antena é utilizada acima da freqüência de corte.
Será descrita em detalhe a placa superior 2, a placa inferior 4 sendo de estrutura similar.
No exemplo representado, a placa superior 2 é telescópica. Essa última compreende uma parte fêmea 24, e uma parte macho 26, a parte macho penetrando na parte fêmea 24 e sendo própria para deslizar na parte fêmea 24 para modificar o comprimento 1 da placa superior 2. Por outro lado, o contato elétrico entre a parte macho 26 e a parte fêmea 26 é assegurado.
Assim é possível modificar o comprimento da placa superior em uma relação próxima de 2.
Uma folga j é prevista entre a parte macho e a parte femea a fim de tomar o deslizamento fácil.
De maneira especialmente vantajosa para evitar que a folga j produza rupturas de condução elétrica, é previsto dispor juntas de mola 28 feitas de material condutor elétrico entre a parte macho 26 e a parte femea 24, como está representado na figura 3, a fim de assegurar um contato elétrico permanente entre a parte fêmea 24 e a parte macho, ao mesmo tempo em que permite um deslizamento fácil. A placa superior 2 forma portanto, de um ponto de vista elétrico, uma só peça.
Meios, por exemplo de tipo de parafuso para imobilizar as duas
partes 24 e 26 uma em relação à outra podem ser previstos.
A junta condutora pode ser suficientemente rígida para assegurar uma imobilização relativa das duas partes 24,26.
Nos casos das antenas Strip-line do estado da técnica, as diferentes IO partes sendo rigidamente ligadas uma com a outra, a antena conserva naturalmente sua forma hexagonal.
Ora, de acordo com a presente invenção, as diferentes partes sendo móveis uma em relação à outra, é possível prever de maneira vantajosa meios de sustentação das extremidades da antena formadas pelos elementos de conexão 22, para melhorar a rigidez da antena.
No exemplo representado, esses meios de sustentação são formados por colunetas telescópicas 30 de altura regulável e cuja altura é ajustada em função da modificação de dimensões do espaço interior da antena. Assim a antena conserva uma forma determinada. As colunetas 28 são, por exemplo, do mesmo tipo que os tirantes telescópicos 14.
Seria possível prever que os atritos entre as diferentes peças móveis sejam suficientes para assegurar a manutenção da antena em uma posição determinada.
No esquema da figura 7, é possível ver uma variante da antena da 25 figura 2, na qual a parte macho 24 da placa superior 2 e a parte macho 32 da placa inferior 4 são dispostas em quincôncio, o que oferece a vantagem de repartir a massa da antena de maneira homogênea no conjunto da estrutura. De fato, as partes femeas 24, 34 têm geralmente uma massa superior àquela das partes machos. Na figura 1, é possível ver o exemplo de realização de uma antena no qual as partes machos estão uma acima da outra.
As partes machos e fêmeas podem ser realizadas no mesmo
material.
Fica bem entendido que é possível prever que a antena não compreenda placas superior 2 e inferior 4 de comprimento variável. Nesse caso, somente as placas de extremidades seriam móveis permitindo uma modificação da altura da antena.
Fica também bem entendido que uma antena, da qual somente as placas superior e inferior têm um comprimento variável não sai do âmbito da presente invenção.
Em um outro exemplo de realização representado na figura 8, a antena Strip-line de acordo com a presente invenção compreende uma placa superior 2’ e placas longitudinais 6’ e 8’ conectadas às extremidades longitudinais da placa superior 2’, esse conjunto repousando em um plano de massa 36.
O conjunto formado pela placa superior 2’, pelas placas longitudinais 6’ e 8’ é articulado de uma maneira similar àquela descrita precedentemente e permite realizar uma antena Strip-line de dimensões variáveis.
Nesse exemplo, a placa superior 2’ tem uma largura variável e as placas laterais são montadas móveis na placa superior 2’, mas seria possível prever que a antena compreenda unicamente uma placa superior T de comprimento variável ou unicamente placas laterais móveis na placa superior 2’.
As diferentes partes da antena são por exemplo feitas de cobre, de latão ou de alumínio.
Uma antena que compreende placas superior e inferior e placas longitudinais de formas diferentes daquelas descritas não sai do âmbito da presente invenção.

Claims (17)

1. Antena para ensaios de compatibilidade eletromagnética que compreende uma placa superior (2) e uma placa inferior (4) de eixos longitudinais paralelos, mantidas a uma distância (h) uma da outra, ligadas mecanicamente em cada uma de suas extremidades longitudinais (2.1, 2.1,4.1, 4.2) por placas longitudinais (6, 8, 10, 12), as ditas placas superior (2) e inferior (4) e as ditas placas longitudinais (6, 8, 10, 12) delimitando um espaço (E), caracterizada pelo fato de que as placas superior (2) e inferior (4) e as placas longitudinais (6, 8, 10, 12) são montadas móveis umas em relação às outras a fim de delimitar um espaço de dimensões próprias para serem modificadas.
2. Antena de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a placa superior (2) e a placa inferior (4) são mantidas a uma distância (h) predeterminada com o auxílio de tirantes (14) de altura variável.
3. Antena de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que os tirantes (14) são telescópicos.
4. Antena de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que as placas longitudinais (6, 8, 10, 12) são montadas móveis com o auxílio de primeiras ligações pivôs (16, 17) em extremidades longitudinais (2.1, 2.1, 4.1, 4.2) da placa superior (2).
5. Antena de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que as primeiras ligações pivôs (16, 17) são feitas de material condutor elétrico.
6. Antena de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que pelo menos a dita placa superior (2) tem uma dimensão longitudinal variável.
7. Antena de acordo com a reivindicação precedente, caracterizada pelo fato de que a placa superior (2) é de tipo telescópico, compreendendo uma parte macho (26) e uma parte fêmea (24), as partes macho (24) e fêmea (26) estando em contato elétrico permanente.
8. Antena de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que a placa superior (2) e a placa inferior (4) têm uma dimensão longitudinal variável.
9. Antena de acordo com a reivindicação precedente, caracterizada pelo fato de que a placa superior (2) e a placa inferior (4) são do tipo telescópico, cada placa superior (2) e inferior (4) compreendendo uma parte macho (26, 32) e uma parte fêmea (24, 34), as partes macho (26, 32) e fêmea (24, 34) estando em contato elétrico permanente.
10. Antena de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que a parte macho (26) e a placa superior (2) está em frente à parte macho (32) da placa inferior (4).
11. Antena de acordo com a reivindicação 7, 9 ou 10 caracterizada pelo fato de que juntas de molas condutoras (28) são previstas entre a parte macho (26, 32) e a parte fêmea (24, 34) para assegurar o contato elétrico permanente entre a parte macho (26, 32) e a parte fêmea (24, 34).
12. Antena de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, caracterizada pelo fato de que a placas superior (2) e/ou inferior (4) são de forma retangular.
13. Antena de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que as placas longitudinais (6, 8, 10, 12) são em número de quatro de forma triangular, duas placas (6, 8) sendo ligadas por um lado (6.1,8.1) aos lados (2.1, 2.2) de extremidade longitudinais da placa superior (2) e duas placas (10, 12) sendo ligadas por um lado (10.1, 12.1) aos lados (4.1,4.2) de extremidade longitudinais da placa inferior (4), as placas longitudinais que se estendem dos lados confrontantes das placas inferior e superior se conectando ao nível de um ângulo.
14. Antena de acordo com a reivindicação precedente, caracterizada pelo fato de que os pares de placas longitudinais, que se conectam ao nível de um ângulo, se conectam com o auxílio de um elemento de conexão (22) ligadas a cada uma das ditas placas longitudinais por uma segunda ligação pivô (18, 20), o dito elemento de conexão isolando eletricamente as placas longitudinais que elas ligam e sendo conectado eletricamente à placa inferior e à placa superior.
15. Antena de acordo com a reivindicação 13 ou 14, caracterizada pelo fato de que ela compreende meios de sustentação (30) das extremidades longitudinais da antena, os ditos meios de sustentação sendo de altura variável.
16. Antena de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a7, caracterizada pelo fato de que a placa inferior (4) é um plano de massa.
17. Antena de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que as placas longitudinais são em número de duas de forma triangular, cada placa sendo ligada por um lado aos lados de extremidade longitudinais da placa superior e se conectando ao nível de um ângulo na placa inferior.
BRPI0807045-8A 2007-02-14 2008-02-12 Antena para ensaios de compatibilidade eletromagnética BRPI0807045A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR07/53258 2007-02-14
FR0753258A FR2912558B1 (fr) 2007-02-14 2007-02-14 Antenne adaptable pour essais de compatibilite electromagnetique.
PCT/EP2008/051651 WO2008101834A1 (fr) 2007-02-14 2008-02-12 Antenne adaptable pour essais de compatibilite electromagnetique

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0807045A2 true BRPI0807045A2 (pt) 2014-04-22

Family

ID=38541936

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0807045-8A BRPI0807045A2 (pt) 2007-02-14 2008-02-12 Antena para ensaios de compatibilidade eletromagnética

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8421677B2 (pt)
EP (1) EP2122373B1 (pt)
JP (1) JP5139450B2 (pt)
CN (1) CN101646952B (pt)
BR (1) BRPI0807045A2 (pt)
CA (1) CA2677182C (pt)
FR (1) FR2912558B1 (pt)
RU (1) RU2465610C2 (pt)
WO (1) WO2008101834A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR3025658B1 (fr) * 2014-09-04 2016-12-23 Commissariat Energie Atomique Antenne a diagramme de rayonnement mecaniquement reconfigurable
CN105954621B (zh) * 2016-06-03 2019-01-01 广州市诚臻电子科技有限公司 一种射频天线驻波比自动调整系统
US9979494B2 (en) * 2016-10-13 2018-05-22 Delphi Technologies Ip Limited Electromagnetic compatibility test system with fixed and mobile ground planes

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR958781A (pt) * 1950-03-17
US2898562A (en) * 1946-11-26 1959-08-04 Jr John B Trevor Switching device for high frequency electrical energy
US3274602A (en) * 1963-09-16 1966-09-20 North American Aviation Inc Antenna having variable beamwidth achieved by variation of source width
US3621481A (en) * 1970-05-01 1971-11-16 Raytheon Co Microwave energy phase shifter
US3806943A (en) * 1972-10-02 1974-04-23 A Holloway Anechoic chamber
US4197545A (en) * 1978-01-16 1980-04-08 Sanders Associates, Inc. Stripline slot antenna
FR2415885A1 (fr) * 1978-01-27 1979-08-24 Thomson Csf Jonction pour guides d'ondes hyperfrequences, en particulier pour guides mobiles l'un par rapport a l'autre, et son application a la realisation d'une antenne telescopique
CA1133120A (en) * 1978-05-22 1982-10-05 Peter S. Hall Stripline antennae with phase-shifting slotted strip
US4443802A (en) * 1981-04-22 1984-04-17 University Of Illinois Foundation Stripline fed hybrid slot antenna
JPH0247805U (pt) * 1988-09-28 1990-04-03
JPH04269001A (ja) * 1991-02-25 1992-09-25 Kokusai Denshin Denwa Co Ltd <Kdd> 漏れ波アンテナ
US5430456A (en) * 1992-03-13 1995-07-04 The Electro-Mechanics Company Electromagnetic interference testing apparatus
JPH06242161A (ja) * 1993-02-19 1994-09-02 Kyoritsu Denshi Kogyo Kk Temセル
US7310072B2 (en) * 1993-10-22 2007-12-18 Kopin Corporation Portable communication display device
NL9401429A (nl) * 1994-09-02 1996-04-01 Hollandse Signaalapparaten Bv Striplijn antenne.
US5585808A (en) * 1994-12-13 1996-12-17 Comtest Limited Test apparatus for testing the susceptibility of electronic equipment to electromagnetic radiation and for measuring electromagnetic radiation emitted by electronic equipment
KR100289618B1 (ko) * 1998-09-29 2001-05-02 정선종 결합전송선로셀
FI113585B (fi) * 1999-11-17 2004-05-14 Nokia Corp Sähkömekaaninen rakenne kannettavaa radiolaitetta varten
US6501437B1 (en) * 2000-10-17 2002-12-31 Harris Corporation Three dimensional antenna configured of shaped flex circuit electromagnetically coupled to transmission line feed
US6690327B2 (en) * 2001-09-19 2004-02-10 Etenna Corporation Mechanically reconfigurable artificial magnetic conductor
CN1437284A (zh) * 2002-02-07 2003-08-20 天瀚科技股份有限公司 电磁感应系统的多重天线回路布局
RU2208879C1 (ru) * 2002-03-12 2003-07-20 Открытое акционерное общество "Центральное конструкторское бюро связи" Полосковая антенна

Also Published As

Publication number Publication date
RU2009134110A (ru) 2011-03-20
CN101646952A (zh) 2010-02-10
CA2677182C (en) 2016-09-06
CN101646952B (zh) 2013-12-18
CA2677182A1 (en) 2008-08-28
EP2122373B1 (fr) 2014-12-24
US20100007562A1 (en) 2010-01-14
RU2465610C2 (ru) 2012-10-27
FR2912558A1 (fr) 2008-08-15
FR2912558B1 (fr) 2009-05-15
EP2122373A1 (fr) 2009-11-25
JP2010518770A (ja) 2010-05-27
US8421677B2 (en) 2013-04-16
JP5139450B2 (ja) 2013-02-06
WO2008101834A1 (fr) 2008-08-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Junker et al. Input impedance of aperture-coupled dielectric resonator antennas
CN103852602A (zh) 射频非对称低阻抗测试夹具
BRPI0807045A2 (pt) Antena para ensaios de compatibilidade eletromagnética
Kozlov et al. Passive intermodulation in distributed circuits with cascaded discrete nonlinearities
CN104981707B (zh) 部分放电传感器测定运算方法以及部分放电传感器测定运算装置
DeRoy et al. Full-wave modeling of bulk current injection probe coupling to multi-conductor cable bundles
Xu et al. Rectangular spiral antenna with a Hilbert unit for detecting corona discharge in overhead lines
Ye et al. High-performance inter-PCB connectors: Analysis of EMI characteristics
Kiaee et al. Ground de-embedded source reconstruction using a planar array of H-field probes
Yuan et al. High frequency response sensitivity of electrically large enclosure with aperture and its statistical analysis method
Cai et al. Impedance measurement of RFID tag antenna based on different methods
JP6076604B2 (ja) プリント回路基板における高周波電磁雑音を測定する装置およびその測定方法
Kichouliya et al. Experimental simulation of low level hybrid electromagnetic pulse (EMP) for vulnerable studies on electronic sytems and cables
Raicevic et al. Equivalent electrode method application on anisotropic micro strip lines calculations
Yang Passive harmonic generation at spring contacts
US5397980A (en) Current probe calibration fixture
Mittra et al. A serial-parallel FDTD approach for modeling the coupling problem between two large arrays
Sørensen et al. Assessment of the usability of the workbench faraday cage method
Maffucci et al. Optimal Homogeneous Transmission Line Model for Graphene Interconnects
Xia et al. A full wave conductor modeling using augmented electric field integral equation
Wang et al. 4. Mitigation of EMI Associated with Heatsinks and Heatpipes in High-Speed Electronic Equipment
Li et al. Numerical Modeling of Graphene
Azizi et al. Electromagnetic Shielding Performance of a Metallic Enclosure with Apertures
Girard et al. Coupling of a method of moments adapted to planar circuit and volumic methods
Cole et al. EM modelling of lightning effects on SKA-low array antennas

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]